Gás Natural
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Timor-Leste

Receitas de 907 milhões em novo campo de gás 

O regulador petrolífero timorense avançou que o novo campo de gás no Mar de Timor pode gerar receitas de mil milhões de dólares (907 milhões de euros).
Gás Natural

Poupança até 26 euros no gás natural liberalizado

A ERSE calcula uma poupança até 26 euros por ano no mercado liberalizado de gás natural, quando comparado com o do mercado regulado.
Mundo

Consórcio de gás investe 2.000 milhões em Angola

O novo consórcio junta a Sonangol à Chevron, Total e Eni, e pretende começar a produzir já em 2022. As negociações decorreram ao longo de 10 meses e estão finalmente concluídas.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Gás Natural

Tarifa do gás natural desce 50 cêntimos na fatura

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estabeleceu os preços de gás natural para 2019-2020. Tarifa desce na fatura mensal a partir desta terça-feira e até 30 de setembro do próximo ano.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Estados Unidos da América

Banco dos EUA dá 4,5 milhões a Moçambique

O Banco de Exportações e Importações vai pedir ao Congresso 4,5 mil milhões de euros de empréstimo para o projeto de gás natural no norte de Moçambique. Fundo pode apoiar a criação de 16.400 empregos.
Curiosidades Auto

Este Presidente é louco! Brinca à porta do inferno

Gurbanguly Berdymukhamedov, Presidente do Turquemenistão, sofre de uma doença crónica e foi dado como morto. Agora, a televisão local exibiu um filme em que fazia piruetas nas "portas do inferno".
Ambiente

Europa põe-nos a andar a gás natural. Será bom?

459
Depois dos eléctricos, a Europa aposta no gás natural para alimentar os motores de combustão. Para já, nos camiões, nos autocarros e nos navios. Mas também nos automóveis que não podem ser eléctricos…
Gás Natural

Consórcio anuncia investimento de grande dimensão

O anúncio formal de um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique está agendado para terça-feira pelo consórcio de exploração de gás natural liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko.
Inovação

UTAD cria modelo inovador de abastecimento de gás

365
O modelo desenvolvido pela UTAD está instalado no posto de abastecimento da empresa Dourogás, em Vila Real, e foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu Eco-Gate.
Moçambique

Moçambique. 85 mil milhões de euros em gás natural

198
Moçambique deverá receber cerca de 85 mil milhões de euros nos próximos 25 anos que resultam da soma dos 46 mil milhões de dólares de receitas do consórcio liderado pela Exxon Mobil.
Energia

Anadarko vai vender gás ao Japão e Taiwan

A Anadarko faz mais um contrato de fornecimento de gás natural com a Jera e CPC e prevê o fornecimento de 1,6 milhões de toneladas por ano ao longo de 17 anos a partir da data de início de exploração.
IVA

Descida do IVA da eletricidade e gás natural 

A redução do IVA aplica-se apenas aos consumidores que tenham uma potência de eletricidade que não ultrapasse 3,45 kVA e que tenham consumos de gás em baixa pressão até aos 10.000 m3 anuais.
Petróleo

Occidental vai vender a operação da Anadarko 

Com o negócio de cerca de 7,86 mil milhões de euros, a empresa Total acumula, além da rede de estações de serviço que já tem em Moçambique, a exploração das reservas de gás natural existentes no país.
Energia

Consumo. Electricidade recua e gás natural aumenta

O consumo de electricidade registou um decréscimo de 3% enquanto o gás natural amentou 17,3% no mês de abril. A REN apontou "condições hidrológicas muito desfavoráveis" como causa destes números.
Galp

Galp compra 58% da Tagusgás 

Quando a transação estiver concretizada, a Galp passará a deter 99,36% do capital social da Tagusgás. No nosso país, a Galp controla de oito das onze empresas de distribuição de gás natural.
Moçambique

Moçambique. Anadarko disputada por empresas 

A Occidental Petroleum oferece à líder Anadarko 68 euros por ação, mais 20% do que a Chevron propunha. Contudo, a Chevron já tinha anunciado a compra da Anadarko a 12 de abril.
Energia

O IVA da eletricidade e gás natural vai descer

223
O Conselho de Ministros aprovou a redução do IVA para 6% na componente fixa de eletricidade e gás natural para os consumidores com potência mais baixa, medida que entrará em vigor a 1 de julho.
Eletricidade

Bruxelas autoriza Portugal a descer IVA na luz

988
Se o Governo quiser, a taxa poderá descer para os 6% para consumidores com potência contratada mais baixa. Número de famílias abrangidas com poupança poderá superar os 3 milhões.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Gás Natural

Regulador propõe descida de tarifas de gás natural

Os preços têm vindo a descer continuamente nas últimas atualizações, sendo que os consumidores domésticos verificam uma redução média anual de 7,0% desde julho de 2016 e os industriais de 18,9%.
Bombeiros

Cheiro a gás leva a evacuação de prédio em Lisboa

Um edifício situado no número 60 da avenida D. Carlos I foi esta quarta-feira evacuado por precaução devido ao cheiro a gás. No local estiveram 14 elementos dos bombeiros e 4 viaturas.
Moçambique

Moçambique. Petrolífera vai extrair gás natural

Para a 1ª fase, "o programa de construção e conclusão de poços será de aproximadamente três anos", anunciou a petrolífera Anadarko. A empresa vai explorar a costa norte do país.
Energia

Moçambique diz ter quadros para explorar energia

A higiene e a segurança são o grande desafio para Moçambique, uma vez que a área do petróleo e gás tem requisitos específicos. O país está a direcionar cursos superiores para a área petrolífera.
Moçambique

Moçambique reforça segurança nas obras de gás 

A petrolífera Anadarko garantiu que a empresa continuará a "manter as medidas de segurança adequadas" num trabalho coordenado com as autoridades, de forma a salvaguardar o bem-estar dos trabalhadores.
Gás Natural

411 mil contadores de gás para trocar em 5 anos

O limite legal para os contadores é de 20 anos. A sua substituição nos próximos cinco anos vai implicar um investimento de mais de 17 milhões de euros.
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Gás Natural

Subida da taxa de carbono apanha gás natural 

667
Aumento de 87% na taxa de carbono apanha todos os combustíveis por igual. Incluindo o gás natural, produto mais limpo que tem sido a aposta na renovação de frota das empresas de transportes públicos.
Brasil

Produção de petróleo e gás no Brasil cai 3,2%

A produção de petróleo e gás natural no Brasil caiu 3,2% em novembro para 3,274 milhões de barris diários. A queda é provocada pelas obras em vários poços petrolíferos, segundo o regulador do setor.
Energia

ERSE autorizada a passar 3 milhões para os preços

Governo autorizou o regulador a transferir três milhões do saldo positivo da sua atividade para tarifas de luz e gás natural. É a primeira vez desde 2007. Conta de 9 milhões estava bloqueada no IGCP.
Moçambique

Moçambique vai rever plano de exploração de gás

Moçambique tem 9 meses para rever o plano de exploração do consórcio liderado pela ENI e pela ExxonMobil para a exploração de gás na bacia do Rovuma, já que as empresas apresentaram um novo plano.
Angola

Angola aprovou fim do monopólio dos diamantes

217
As decisões foram tomadas na tradicional reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo Presidente angolano, João Lourenço, cujo comunicado final foi enviado à agência Lusa.
Moçambique

Anadarko vai contratar seguradoras para Moçambique

A companhia Anadarko anunciou que vai contratar empresas de seguros para as suas operações em Moçambique, onde vai liderar um consórcio que vai produzir gás natural na região norte do país.
Galp

Política fiscal de curto prazo trava investimento

Presidente da Galp avisa que enquanto a Europa não tiver visão de longo prazo da política fiscal na energia, será muito difícil decidir investimentos e isso pode perturbar segurança de abastecimento.
Moçambique

Norte de Moçambique vai produzir gás natural

Todos os investimentos estão em marcha para que o Norte de Moçambique comece a produzir gás natural liquefeito dentro de cerca de quatro anos, disse à Lusa o vice-ministro da Energia.
Moçambique

Moçambique quer investidores para projetos do gás

O Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique sublinha que o país está aberto a convidar empresários. A produção dos projetos na área do gás natural tem arranque previsto para 2022.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
Gás Natural

Eni anuncia "marco significativo" em Moçambique

O casco da plataforma flutuante de exploração de gás natural do Norte de Moçambique começou esta quinta-feira a ser construído e representa "um marco significativo" para o projeto.
Moçambique

Nyusi preside a seminário sobre exploração de gás

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, preside esta sexta, em Pemba, no norte do país, a uma sessão de informação a empresas moçambicanas sobre oportunidades locais na exploração de gás natural.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

981
Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Diplomacia

Ministra australiana visita Timor após disputa

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália visita esta segunda-feira Timor-Leste para reparar as relações bilaterais, depois de uma disputa sobre receitas de gás e petróleo.
Moçambique

Projeto de extração de gás arranca em setembro

O início da construção da plataforma flutuante que vai extrair gás natural e torná-lo liquefeito ao largo de Moçambique está previsto para setembro, de acordo com um portal especializado.
Gás Natural

Famílias pagam 103 euros a mais no gás natural

822
O valor pago de taxa de ocupação do subsolo corresponde a 10,8% da fatura final do gás natural. A taxa deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há um ano e meio.
Moçambique

Gás natural é oportunidade para empresas

O arranque de grandes projetos de gás natural em Moçambique representa uma oportunidade para empresas portuguesas, disse o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Gás Natural

DECO quer devolução da taxa de ocupação do subsolo

Em janeiro, a taxa municipal de direitos de passagem e a taxa municipal de ocupação do subsolo passariam a ser pagas pelas empresas, mas esta medida ainda não foi implementada.
Moçambique

Decisão sobre gás natural de Moçambique em 2019

As petrolíferas ENI e ExxonMobil preveem anunciar em 2019 a decisão final de investimento em mais jazidas de gás natural da Área 4, ao largo da costa norte de Moçambique.
Moçambique

Moçambique prolonga licença de prospeção de gás

A extensão foi pedida devido à situação de segurança em Mocímboa da Praia, Palma e arredores do bloco Tembo, em Moçambique, que tem impedido um acesso seguro à zona pelos trabalhadores da Wentworth.
Gás Natural

Tarifas do gás natural descem 0,2% em julho

As tarifas de gás aplicadas às famílias que se mantêm no mercado regulado vão descer em média 0,2% a partir de 1 de julho, aprovou esta sexta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Energia

Portugal tem a energia mais cara da Europa

1707
O relatório do Eurostat relativo ao primeiro semestre concluiu que Portugal tem a energia mais cara da Europa face ao nível de vida. O preço real da eletricidade só é mais alto na Alemanha.
Gás Natural

Gás natural. PGR aceita transferência de custos

O Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 'luz verde' à transferência dos custos com a tarifa social do gás natural para as empresas transportadoras e comercializadoras.
Gás Natural

Prospeção de gás natural só com avaliação

ZERO defende que prospeção de gás natural em Aljubarrota iria comprometer a imagem de uma região de grande riqueza ambiental e ecológica, pondo em causa as principais atividades económicas.
Gás Natural

Gás natural vai descer 0,2% em julho

Regulador propôs a descida nos preços do gás natural a partir de julho, pelo quarto ano consecutivo. Preços só baixam 0,2% em julho para consumidores domésticos. Baixa será maior para as empresas.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Gás Natural

Ucrânia resolve falta de gás causada por russos

A Ucrânia comunicou hoje que está resolvida a falta de gás no país, depois de a Rússia ter recusado o abastecimento, o que causou uma inquietude na Europa, a atravessar uma vaga de frio.
Moçambique

2,3 mil milhões para entrar em projeto da Anadarko

268
O Governo moçambicano pode arriscar uma dívida de mais 2,3 mil milhões de euros para entrar no projeto de gás natural da Anadarko. O FMI indica que o endividamento do país é insustentável.
Moçambique

Anadarko negoceia venda de gás moçambicano à Índia

A norte-americana Anadarko está a negociar a venda do gás que vai explorar em Moçambique com nove empresas indianas. A empresa também está em contactos com firmas da China, Japão e Coreia do Sul.
Líbano

Hezbollah sozinho na "guerra do gás" contra Israel

O líder do Hezbollah garante que o partido xiita é a "única força" do Líbano na "guerra do gás" contra Israel. O Líbano assinou o seu primeiro contrato de prospeção de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.
Moçambique

Aeródromo apoia investimento em gás natural

O aeródromo da vila de Mocímboa da Praia reabre esta segunda-feira a voos internacionais para apoiar o investimento em gás natural. O transporte de equipamentos é um dos objetivos da abertura.
Angola

Angola legisla sobre exploração de gás natural

A lei sobre Exploração e Produção do Gás Natural em Angola já está praticamente concluída. O Governo angolano diz que o diploma vai igualmente salvaguardar o direito das empresas exploradoras.
Gás Natural

Negócio do gás na Madeira e Açores "benéfico"

A Rubis defendeu que o negócio de aquisição dos ativos de gás na Madeira e nos Açores "é plenamente conforme as boas práticas" e "benéfico para os consumidores".
EDP

Fusão com EDP. Gas Natural terá reunido com Costa 

Segundo o "El Confidencial", a gigante elétrica espanhola terá manifestado abertura para entregar o cargo de presidente a um português, caso avançasse a fusão que há vários anos se fala.
Londres

Fuga de gás obriga a evacuação

Cerca de 1.450 pessoas foram retiradas de um hotel e da discoteca Heaven, no centro de Londres, devido a uma fuga de gás natural numa canalização principal. As causas ainda são desconhecidas.
Endesa

Endesa com oferta de gás natural mais económica

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos analisou os preços praticados durante o terceiro trimestre de 2017 pelos comercializadores de gás natural do país. Concluiu que a Endesa é o mais barato.
Combustível

Gás à venda nas bombas passa a ser obrigatório

A comercialização de garrafas de gás nas bombas de gasolina passou a ser obrigatória. O diploma permite que os consumidores troquem as garrafas em qualquer posto de venda.
Gás Natural

Consumo de gás dispara 25% em 2017

O consumo de gás natural em Portugal subiu quase 25% em 2017 e atingiu o valor mais elevado de sempre. Consumiram-se 69,7 TeraWatt-hora.
Moçambique

ExxonMobil quer valorizar recursos energéticos

A norte-americana ExxonMobil quer valorizar os recursos energéticos de Moçambique. Esta quarta-feira foi anunciada a entrada da empresa para a Área 4 de exploração de gás natural.
Gás Natural

Consumo de gás natural atinge máximo histórico

O consumo de gás natural em Portugal atingiu um novo máximo histórico. O aumento da utilização está relacionado com a quebra da produção hídrica.
Moçambique

Presidente do BAD elogia desempenho de Moçambique

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento elogia a transparência de Moçambique demonstrada depois da crise da dívida pública e considera que o país pode ser "o Qatar da África" em gás natural.
Energia

Simulador Poupa Energia permite comparar tarifas

As famílias têm um novo simulador com as ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado, através do endereço poupaenergia.pt.
Moçambique

Base Logística de Pemba com obras em novembro

As obras da Base Logística de Pemba (BLP), no norte de Moçambique, vão ser retomadas em novembro de forma a acompanharem a dinâmica dos projetos de hidrocarbonetos na região.
Autoridade da Concorrência

Gás. Barreiras à concorrência e preços altos

Autoridade da Concorrência detetou barreiras à entrada de novos operadores na venda de gás natural para a indústria e confirma que preços em Portugal estão entre os mais altos da União Europeia.
Moçambique

Moçambique espera duplicação das reservas de gás

Moçambique espera que em 2030 tenha descoberto o dobro das reservas de gás natural que tem hoje. O país quer aumentar as oportunidades no Médio Oriente e no subcontinente indiano.
Economia

Moçambique. Decorre a Cimeira do Gás em Maputo

Moçambique deve encontrar uma estratégia de venda eficaz para o seu gás natural face às perspetivas de uma super-produção no mundo, afirmou esta quinta-feira o presidente da ENH.
Parlamento

Aprovadas propostas para fixação de preços do gás

Os projetos de lei do PCP e do PAN, que propõem preços máximos para o gás de garrafa e canalizado, foram aprovados na generalidade, com abstenção do PSD e do PS e votos contra do CDS-PP.
EDP

Fusão de Gas Natural com EDP é assunto "acionista"

O ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, diz que a alegada fusão da espanhola Gas Natural com a EDP é assunto do "foro empresarial e dos acionistas".
Petróleo

Sasol pode dar poucos ganhos a Moçambique

O Centro de Integridade Pública considera que o Estado moçambicano poderá não obter "receitas significativas" dos projetos de exploração de petróleo leve e gás natural.
Energia

ERSE mantém perfis de consumo de gás natural

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos manteve os seis perfis de consumo de gás natural e a respetiva discriminação mensal, segundo a diretiva divulgada esta sexta-feira.
Eletricidade

Seca. Recordes na produção das centrais a gás

A produção de eletricidade nas centrais a gás está a atingir recordes por causa da seca. O pico do consumo de gás foi atingido dia 13. Térmicas abasteceram 68% do consumo e venderam para Espanha.
Presidente Marcelo

Alteradas obrigações nas inspeções de gás e luz

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou os novos regimes de instalação de gases combustíveis e de eletricidade em edifícios.
Moçambique

Capital Economics. Fundo soberano para gerir gás

A Capital Economics que segue Moçambique considerou que o país devia criar um fundo soberano para gerir as receitas do gás e apostar mais na construção de infraestruturas que diversifiquem a economia.
Energia

5,85 millhões para o fundo de sustentabilidade

O fundo para a sustentabilidade do setor energético receberá 5,85 milhões de euros. Montantes deduzidos na tarifa de uso do sistema aplicável a clientes finais e comercializadores de Gás Natural.
Galp

Galp avança com exploração de gás em Moçambique

Consórcio que inclui a Galp deu a luz verde final à exploração de gás natural no Norte de Moçambique. O investimento no Coral Sul ascende a 6,2 mil milhões de euros. Galp tem 10%.
Energia

Energia. Avisos e conselhos sobre más práticas

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou esta segunda-feira, Dia Mundial da Energia, um conjunto de avisos na sua página na Internet que procuram identificar práticas comerciais erradas.
Petróleo

Produção de petróleo no Brasil recua em março

A produção de petróleo e gás no Brasil recuou em março para 3,187 milhões de barris por dia, o nível mais baixo desde maio do ano passado, caindo cerca de 5% face à produção de fevereiro.
Energia

Armazéns de GPL têm interesse público

O Conselho Nacional dos Combustíveis deu parecer favorável à proposta de declaração de interesse público das instalações de armazenagem de gás de petróleo liquefeito (GPL) da Sigás e Pergás.
Gás Natural

Tarifas transitórias do gás natural só até 2020

O Governo anunciou esta segunda-feira que prolongou até final de 2020 o prazo para a extinção das tarifas transitórias de fornecimento de gás natural.
Gás Natural

Preços do gás natural descem 1,1% em julho

Proposta da ERSE aponta para descida de 1,1% na tarifa de gás natural dos clientes domésticos em julho. É a terceira descida anual, mas efeito da contribuição extraordinária deve terminar este ano.
REN

REN compra redes de gás à EDP

Transação exclui a atividade de comercialização. Os clientes de gás natural vão continuar a ser fornecidos pela EDP. A REN vai aumentar o capital para financiar negócio de 532 milhões de euros.
Gás Natural

EDP defende legalidade da cobrança de taxa no gás

101
A EDP Comercial assegura que a cobrança da taxa de subsolo na fatura do gás natural é legítima face ao quadro legal. Reguladores vão ter avaliar o impacto desta taxa nas empresas de infraestruturas.
Gás Natural

Empresas de gás natural dizem cumprir a lei

A Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN) garantiu que as empresas estão a cumprir o calendário previsto na alteração legislativa relativa à taxa de ocupação do subsolo (TOS).
Gás Natural

Quatro empresas de gás acusadas de cobrar a mais

582
A Deco acusou a EDP Comercial, a Galp, Goldenergy e Lisboagás de cobrarem desde janeiro pelo menos dez milhões de euros aos clientes de gás natural pela taxa de ocupação do subsolo.
Ministério da Economia

Governo quer baixar preço do gás de garrafa

O ministro da Economia afirmou que o estudo da Autoridade da Concorrência vai levar à implementação de medidas ainda este ano para baixar preço do gás de garrafa.
Eletricidade

Baixar preço do gás? Só com um mercado ibérico

Regulador volta a responder ao Governo, para explicar porque o gás natural é mais caro em Portugal. A culpa é da falta de integração e da criação do mercado ibérico do gás que compete aos governos.
Brasil

Recorde de produção de petróleo e gás no Brasil

A produção de petróleo e gás natural no Brasil bateu em dezembro o recorde do ano, chegando aos 3,4 milhões de barris por dia.
Moçambique

Moçambique deve absorver investimentos de gás

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), principal organização patronal, defendeu que o país deve preparar-se para absorver os investimentos na produção de gás.
REN

REN compra participação em gasoduto no Chile

162
REN vai investir 172 milhões de euros na compra de 42,5% da Eletrogas, empresa que gere o maior gasoduto do Chile. Negócio é um marco importante na internacionalização da gestora das redes de energia.
Ucrânia

Fornecimento de gás russo à Europa ameaçado

O presidente russo Vladimir Putin avisou a chanceler alemã Angela Merkel da existência de uma ameaça aos fornecimentos de gás russo à Europa através da Ucrânia.
Galp

Gás rende 1.158 milhões de euros à Galp

Titularidade dos contratos de "take or pay" que asseguram o fornecimento de gás natural a Portugal transformaram-se num negócio altamente rentável para a Galp, segundo as contas da ERSE.
Moçambique

Moçambique. Exxon e Eni na corrida ao gás natural

A petrolífera Exxon Mobil está em conversações avançadas com a Eni para comprar uma participação minoritária em novas descobertas de gás natural no offshore de Moçambique.
Tarifa Social

Luz mais barata vai chegar já a 630 mil clientes

220
A atribuição da tarifa social aos clientes economicamente mais vulneráveis passa ser automática desde julho. Estimativas apontam para 630 mil beneficiários na eletricidade e 32 mil no gás natural.
Gás Natural

Preço do gás desce a partir de 1 de julho

O preço do gás natural vai descer 13,3% para consumidores domésticos anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Os consumidores empresariais pagam menos 14,6% e os industriais 20,2%.
Energia

Gás natural vai descer 18,5% até julho

512
Tarifas de gás natural para as famílias vão descer duas vezes. 6,1% já em maio. E 13,3% a partir de 1 de julho. No total, os preços vão baixar 18.5%. É a maior descida de sempre na energia.
Galp

Gás. Galp quer rever contrato com a Argélia

Contrato para comprar gás argelino termina em 2020. Galp diz que é altura de preparar a revisão. Há mais ofertas no mercado, mas é preciso manter a segurança. Galp admite comprar petróleo ao Irão.
Energia

Troca de botijas de gás sem restrições

Troca da botija de gás passa a partir de hoje a poder ser feita em qualquer ponto de venda independentemente da marca, sem custos para os consumidores, com o objetivo de aumentar a concorrência.
Inglaterra

Explosão em central de energia causa uma morte

Foi registada uma explosão na central energética de Didcot, perto de Oxford, em Inglaterra. Já foi confirmada uma vítima mortal. A demolição da infraestrutura está planeada para este ano.
Energia

REN tem fundos da UE para o terceiro gasoduto

A REN tem financiamento comunitário para investimento na terceira interligação de gás natural. Mas o regulador continua a ter dúvidas sobre a viabilidade do projeto e alerta para impacto nos preços.
Economia

Licenças para prospeção de petróleo mantêm-se

Ministério da Economia diz que licenças para prospeção e exploração de petróleo foram atribuídas por adjudicação direta e que se mantém, ao contrário do que tinha sido avançado pelo Diário Económico.
Economia

Energia. Compensação por falhas no atendimento

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos vai rever o regulamento da qualidade de serviço na eletricidade e gás e propõe compensações por incumprimento de serviços mínimos de atendimento.
Goldenergy

ERSE multa Goldenergy por falhas no atendimento

Regulador de energia aplicou coima de 50 mil euros à operadora de gás e eletricidade por incumprimento do nível mínimo de atendimento telefónico e exigiu medidas corretivas.
Gás Natural

EDP compra participação francesa na Portgas

A EDP vai pagar 43 milhões mais suprimentos na compra da participação de 25,3% da Engie (antiga Gaz de France) na Portgas, a distribuidora de gás natural do Litoral Norte.
Economia

Rede ibérica de gás natural em marcha

940
O gás natural é uma alternativa ao gasóleo, sobretudo nos transportes pesados de mercadorias e pessoas. Associação de operadores portugueses e espanhóis propõe rede ibérica com mais de 200 postos.
Energia

Galp duplica produção, mesmo com o barril a cair

Galp mantém a estratégia de aumentar a produção de petróleo, apesar da forte queda dos preços. A empresa tem planos para duplicar a produção até 2017 e superar os 100 mil barris diários.
Economia

Já se investiu 236 milhões à procura de petróleo

Investimento em pesquisa e exploração de petróleo em Portugal movimentou 236 milhões de euros entre 2007 e 2013. Bacia do Porto e Algarve vão a concurso em 2016.
Gás Natural

Empresa pública suíça compra 25% da Goldenergy

Operação vai permitir que a comercializadora de eletricidade e gás natural fique "dotada dos meios necessários para suportar" os planos de crescimento, disse Nuno Afonso Moreira, líder da Goldenergy.
Gás Natural

Empresa pública suíça investe na Goldenergy

O grupo suíço Axpo vai adquirir uma participação na comercializadora do Grupo Douro Gás. A Goldenergy é o terceiro maior distribuidor de gás junto do mercado residencial.
Energia

Descoberta a maior jazida de gás do Mediterrâneo

A descoberta da companhia italiana ENI deverá ajudar a cobrir as necessidades de gás natural do Egito durante décadas.
Gás Natural

Investimentos nas redes de gás devem ser revistos

A ERSE alerta para falta de informação e fundamentação das planos para investir 267,4 milhões até 2019. Se o consumo de gás se mantiver estagnado, o custo dos planos fará subir os preços.
Economia

Gás natural volta a baixar 3,5% em julho

A segunda fase da descida do gás natural vai chegar aos consumidores a partir de julho. Para a maioria das famílias, a tarifa irá baixar mais 3,5%.
Tarifa Social

Energia. Apoio do Estado foi só 16% do prometido

Quando aumentou o IVA sobre a electricidade e o gás em 2011, o governo prometeu ajudar 700 mil famílias com apoio de 30 milhões por ano. A despesa com o ACESE em 2013 ficou em 16% do valor anunciado.
Gás Natural

Gás natural desce já em maio e depois em julho

140
O preço do gás natural vai descer já em maio, mas a descida mais acentuada será sentida em julho, quando entram em vigor as tarifas anuais agora proposta. Descida acumulada para famílias será de 7,3%
Galp

"Ninguém acredita" que Galp vai pagar contribuição

Apesar da nova contribuição estar aprovada, o presidente da Galp diz que "ninguém acredita que isso pode acontecer". A empresa cumpre as leis do país, mas também as usa para defender os seus direitos.
Galp

Poço em Sines. Consórcio Galp investe 100 milhões

372
O consórcio ENI/Galp vai investir mais de 100 milhões de dólares no primeiro poço de pesquisa em águas profundas em Portugal, ao largo de Sines. Hipótese de sucesso é inferior a 20%.
Galp

Galp prevê petróleo a 55 dólares este ano

Em um ano, a previsão da cotação do petróleo baixou drasticamente. Plano de investimento e resultados da Galp vão refletir a queda do preço no ouro negro
Galp

Efeito Petrobras. Galp prudente investe menos 20%

Galp vai reduzir em 20% o investimento. Novo plano corta investimento em resposta a alterações operacionais que vão atrasar projetos no Brasil, devido ao caso Petrobras, e à baixa do petróleo.
Gás Natural

DECO recebe 900 queixas contra ex-parceira no gás

Goldenergy foi a surpresa na liberalização do gás, ultrapassando a Galp em número de clientes. Mas queixas contra angariação dispararam após fim da parceria com a DECO e já houve sanções.
Galp

De que se queixa a Galp? E tem razão?

O presidente da Galp queixa-se de leis dirigidas contra a empresa, multas da Concorrência, intervenções no mercado e taxas sobre os ativos. As maiores dores serão a baixa do petróleo e a Petrobras.
Galp

Galp diz que está a ser perseguida pelo Governo

Presidente Ferreira de Oliveira diz que a Galp é tratada em Portugal como uma empresa que abusa do poder que não tem. As leis contra a Galp afectam a reputação no mercado de capitais e até do país
Gás Natural

Gás desce em julho.Galp tem 3 anos para pagar taxa

Contribuição extraordinária de 150 milhões de euros sobre contratos de gás vai ser já cobrada este ano, para permitir uma descida de 3% a 5% dos preços em julho. Mas Galp tem até três anos para pagar.
Energia

Taxa sobre contratos da Galp baixa preços do gás

O governo alargou a contribuição sobre a energia aos contratos de abastecimento de gás natural da Galp. Receita de 150 milhões vai permitir baixar preços do gás em 3% a 5% já em 2015.
Energia

Nem o petróleo trava o pesadelo dos preços da luz

316
Mesmo com subidas acima da inflação, o preço da eletricidade continua a ser curto para travar o défice tarifário. Petróleo barato não ajuda, porque as centrais a gás estão paradas. Preço sobe à noite.
Gás Natural

Guerra fria a todo o gás

110
A construção do “South Stream" enfraqueceria as posições de trânsito da Ucrânia, correndo o risco de ver transformado o seu obsoleto complexo de transporte de gás para a Europa num monte de sucata.
Economia

As três guerras entre a Galp e o Governo

214
Preço dos combustíveis, preço do gás natural e agora contribuição sobre a energia, são os três pontos quentes. O Governo quer que a Galp pague mais ao Estado e cobre menos aos clientes,
Gás Natural

Petróleo a 80 dólares baixa preço do gás em 2015

Se o petróleo se mantiver a 80 dólares, o preço do gás natural vai descer no próximo ano, antecipa Francisco Rueda da Endesa. Resta saber se esta baixa chega ao preço final que em 4 anos subiu 17%
Energia

Rússia e Ucrânia falham acordo no gás natural

Falhou o acordo entre a Rússia e a Ucrânia para retomar o fornecimento de gás natural russo, interrompido desde junho. Há uma nova reunião agendada para a próxima semana, em Bruxelas.
Conflito na Ucrânia

Eslováquia fornece gás à Ucrânia

Gasoduto pode assegurar 14% das necessidades do país vizinho e a Ucrânia está a tentar garantir novas fontes de gás para eliminar a total dependência da Rússia.
Energia

Ucrânia está há um mês sem receber gás russo

Autoridades de Kiev desmentem a Gazprom, que alega ter a Ucrância falhado o pagamento do gás relativo a junho.
Gás Natural

Gás natural aumenta 2,4% para as famílias

As tarifas transitórias de gás natural vão aumentar em média 2,4% a partir de terça-feira, de acordo com o regulador. A tarifa social sobe menos: 1%.
País

De onde vem o gás que lhe chega a casa? 

Sabia que o Gás Natural não tem cheiro? E que para o passar do estado gasoso para o líquido é preciso baixar a temperatura para os 162 graus centígrados negativos? Agora já sabe. Mas há mais.
Gás Natural

Rússia faz acordo de fornecimento de gás à China

O negócio é válido para os próximos 30 anos e vale 292 mil milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.