437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Gás Natural

Noticiário

10h. Portugal e Polónia negociam gás

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou na manhã de sexta-feira que Portugal e Polónia estão a negociar a distribuição de gás, a partir do porto de Sines.
Noticiário

8h. Greve da função pública fecha escolas

Sentem-se os efeitos da greve da função pública, reportagem para ouvir. Portugal está a negociar enviar gás de Sines para Alemanha e Polónia. Costa vai a Kiev, como se prepara a capital ucraniana?
Guerra na Ucrânia

Portugal quer distribuir gás para a Europa

Atualizado
Governo português está em negociações “ao mais alto nível” para distribuir gás a partir de Sines para Alemanha e Polónia. António Costa confirma contactos com governo polaco e outros da UE.
Guerra na Ucrânia

UE prevê "grave rutura" de gás no inverno

Para combater os problemas no fornecimento russo, Comissão Europeia propõe mais armazenamento e admite recurso ao mecanismo de compras conjuntas.
Noticiário

8h. Julgamento por crimes de guerra na Ucrânia 

Militar russo responde em tribunal por matar civil em Sumy. A reportagem do Observador revela que para circular em Odessa tem de se ter uma password.
Guerra na Ucrânia

Gazprom volta a reduzir combustível fornecido

A empresa dá conta de uma queda de quase 30% no fornecimento do combustível, após a redução de 18% registada na quarta-feira. Cerca de 50,6 milhões de metros cúbicos deverão passar pela estação Sudzha
Noticiário

22h. Metadados. PM admite revisão constitucional

Ainda assim, António Costa sublinha que primeiro é preciso aguardar pelo recurso interposto pela procuradora-geral da República. E, mecanismo ibérico vai permitir poupar até 18% no preço do gás.
Guerra na Ucrânia

AM de Lisboa pede embargo de importações russas

A moção foi aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa com o objetivo de incentivar o Governo a que embargue as importações de todas as matérias-primas energéticas da Rússia.
Boa moeda, má moeda

Alimentos e gás menos caros

Em Abril, os preços dos produtos alimentares caíram ligeiramente em termos globais. E em Portugal e Espanha vai avançar a nova fórmula de cálculo para baixar o preço do gás.
Noticiário

21h. Acordo ibérico com “informações pendentes”

É um esclarecimento da Comissão Europeia, que pretende “decisões sólidas". Mecanismo temporário para fixar preço médio do gás na Península Ibérica nos 50 euros por MWh, ainda tem informação em falta.
Gás Natural

Abastecimento de gás a Portugal está assegurado?

Sem o gás da Argélia que vinha por gasoduto, o abastecimento português está muito dependente da Nigéria, fornecedor que tem falhado entregas, e de uma única porta de entrada, Sines.
Eletricidade

Bruxelas já tem proposta para teto no preço do gás

Comissão Europeia está empenhada em avaliar com urgência se as medidas temporárias de emergência no mercado da eletricidade propostas por Espanha e Portugal estão alinhadas com as regras da UE.
Gabinete de Guerra

"Putin fará tudo para Azovstal cair até 9 de maio"

O historiador Bruno Cardoso Reis considera que a destruição deste "bastão de resistência" é prioridade. O militar Francisco Proença Garcia admite que as novas sanções à Rússia "já abrem brechas no UE"
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Afinal, ainda importamos gás da Rússia?

Chegou mais um barco ao porto de Sines, o segundo em dois meses que mostra como é difícil passar das palavras aos atos. Ou se encontra outro fornecedor ou as sanções não vão funcionar.
Galp

Galp não está a receber todo o gás contratado

O CEO da Galp afirmou que a empresa não está a receber dos fornecedores "a totalidade do gás natural contratado" e antecipou que estas limitações se irão manter nos próximos trimestres.
Galp

Galp lucrou mais 500%. O que explica os ganhos

Galp teve lucros de 155 milhões de euros até março. Grande parte de subida de quase 500% face ao mesmo período do ano passado resulta de ganhos na venda de petróleo e gás gerados fora de Portugal.
Gás Natural

Alemanha admite embargo a petróleo russo

Governo alemão dá sinais de que está preparada para viabilizar o embargo europeu ao petróleo russo, apesar do custo. Medida pode fazer parte do próximo pacote de sanções da Comissão contra a Rússia.
Gás Natural

Qualquer país da UE pode sofrer corte de gás russo

A Comissão Europeia admitiu que "qualquer Estado-membro" da UE pode seguir-se à Bulgária e à Polónia no corte de gás pela energética russa Gazprom, pedindo planos de contingência para eventual rutura.
Polónia

Lituânia abastece gás à Polónia por novo gasoduto

Para suprir parte do gás que a Rússia deixou de fornecer a Polónia, a Lituânia inaugurou um gasoduto que permite à Polónia receber gás natural liquefeito (GNL).
Noticiário

15h. Quatro mortos em bombardeamentos no Donbass

A informação é avançada pelo jornal Kyiv Independent, que cita fonte da polícia regional. Ainda neste jornal, O ministro alemão das Finanças garante que a Alemanha não vai ser chantageada pela Rússia.
Gás Natural

Empresa alemã pronta para pagar gás em rublos

A Uniper prepara-se para converter pagamento de gás para rublos, apesar de Bruxelas considerar que viola sanções. Empresa de energia alemã diz que ficar sem gás russo no curto prazo seria dramático.
Guerra na Ucrânia

Polónia compra gás russo através da Alemanha

Declarações da Polónia, que disse não precisar de gás russo, foram postas em causa pela Gazprom, que garantiu que Varsóvia continua a comprar gás russo através da Alemanha.
Eletricidade

Teto ao preço protege Portugal da escalada do gás?

Acordo ibérico para travar preço do gás não podia ser mais oportuno. Mas há dúvidas sobre quem ganha. 10 perguntas sobre como vai funcionar o mecanismo complexo que protege Portugal, até certo ponto.
Gás Natural

Europa acelera busca por alternativas a gás russo

A Rússia ameaçou e cumpriu. O fornecimento de gás à Polónia e Bulgária foi interrompido porque o pagamento não foi feito em rublos. Um ato "inaceitável" para Bruxelas, que garante estar preparada.
Noticiário

20h. Guterres. "Retirada de civis é a prioridade"

O secretário-geral da ONU defende que a prioridade mais imediata é criar condições para salvar os civis que se encontram retidos em Mariupol. Ainda, Polónia acolheu corte "tranquilamente".
Polónia

Gás. Polónia anuncia medidas legais contra Rússia

Gazprom anunciou que cortou o fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária, por estes países não pagarem as faturas em rublos, como exige Moscovo em resposta às sanções ocidentais.
Guerra na Ucrânia

Corte de gás é uma "medida unilateral agressiva"

O presidente do Conselho Europeu garante que os Estados-membros da União Europeia se vão manter solidários enquanto não se libertarem totalmente da dependência da energia russa.
Noticiário

10h. Gás: UE preparada para corte

Presidente da Comissão Europeia garante que a UE está prepara para o corte de gás da Rússia; Associação Portuguesa dos Cuidadores não fica surpreendida com número de cuidadores com direito a descanso.
Gabinete de Guerra

Continuarão os cortes no gás ou ficará por aqui?

O coronel Carlos Mendes Dias considera que uso de gás como arma de arremesso da Rússia "não surpreende". O historiador Bruno Cardoso Reis afirma que pagamentos em rublos é "apenas um pretexto".
Noticiário

7h. Rússia suspende fornecimento de gás

Rússia suspende fornecimento de gás à Bulgária e Polónia; A presidente do Parlamento Europeu, defende um embargo total ao petróleo, gás e carvão russo;
Noticiário

22h. Rússia corta gás a Polónia e Bulgária

A decisão da empresa estatal russa Gazprom Export é justificada com a recusa de Varsóvia em pagar o gás natural em rublos. Ainda neste jornal, Rússia reclama avanços na Ucrânia
Eletricidade

Luz. Plano beneficia mais Espanha do que Portugal

Carta de presidentes das elétricas ibéricas, incluindo a EDP, avisa Bruxelas que consumidores portugueses não vão beneficiar do mecanismo para travar preços da eletricidade. Espanhóis beneficiam mais.
Galp

Galp. Gás caro é maior problema que petróleo

O presidente executivo da Galp admite que o preço do petróleo continue caro por mais um ano, mas avisa que o alto preço do gás e da eletricidade é um problema maior a longo prazo.
Guerra na Ucrânia

Energia. Apoio por empresa pode chegar a 2 milhões

Para além do programa Apoiar indústrias intensivas de gás até 400 mil euros por empresa, há outras ajudas públicas para aumentos excecionais do gás e da eletricidade. Total pode chegar a 2 milhões.
Noticiário

15h. "Exceção Ibérica" preocupa Comissão Europeia

Estratégia de Portugal e Espanha para baixar preços da energia pode por em causa o mercado único europeu. Aidna neste jornal, Moscovo acusa Kiev de planear ataques a igrejas durante a Páscoa.
Gás Natural

Gás natural. Navios libertam muito metano

Os navios movidos a GNL foram promovidos como alternativa limpa aos combustíveis tradicionais, mas um estudo divulgado pela T&E alerta que estes libertam grandes quantidades de metano.
Resposta Pronta

Carvão. "O ministro ainda tem muito para aprender"

Governo decidiu não reativar centrais a carvão. Clemente Pedro Nunes, especialista do Observatório Energia e Indústria da SEDES, avisa: "Se guerra se arrastar, Portugal não tem alternativas ao gás".
Sines

Porto de Sines pode duplicar capacidade

O presidente do Conselho de Administração refere que Sines tem condições para chegar aos 10 milhões de toneladas, sendo para isso necessário duplicar as atuais infraestruturas.
Estados Unidos da América

EUA afasta-se de gasoduto no Mediterrâneo oriental

Os Estados Unidos consideram que o projeto é demasiado caro, economicamente inviável e demorado, procurando outras opções que possam dar mais gás e petróleo com um curto período de transição.
Guerra na Ucrânia

Portugal apoiaria embargo da UE a gás e petróleo

MNE assume que a dependência energética de Portugal face à Rússia "é relativamente limitada", mas frisa que tal "não quer dizer que [eventual decisão] não tenha algumas consequências negativas".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.