O Instagram está a testar um novo modo de visualização das imagens nos feeds dos utilizadores. Para isso, estão a ser feitas atualizações da aplicação instalada nos smartphones que trocam o tradicional método de arrastar para cima e para baixo (‘scroll’) para um movimento lateral (‘swipe’) como já acontece nas Instastories. Rapidamente houve queixas desta nova forma de funcionar com o Instagram e, como conta o Business Insider, a rede social afirma: “isto era para ser um pequeno teste mas foi maior do que antecipámos”.

[Foi no Twitter que Adam Mosseri, responsável do Instagram, assumiu o erro, em resposta a um dos muitos posts a criticar a medida e que mostram a nova forma de navegação]

https://twitter.com/mosseri/status/1078321786586951680

Para já, e de acordo com o TechCrunch, que já tinha noticiado esta funcionalidade em outubro, é só um teste que está a ser feito pela empresa detida pelo Facebook apenas com alguns utilizadores que começaram a receber esta quinta-feira uma mensagem de aviso com a atualização automática da app. À mesma publicação, responsável do Instagram afirmou que se tratou “de um bug [erro informático]”. Os utilizadores que receberam esta atualização vão voltar a navegar da mesma forma como o podiam fazer até hoje.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem que surge para quem recebe esta atualização

Ao mesmo meio, o Instagram tinha afirmado em outubro que esta funcionalidade faz parte de testes que a rede social faz constantemente para “melhorar a experiência do utilizador”. Esta nova forma de interagir com a app facilita, supostamente, a navegação na rede social com uma mão, mas há vários utilizadores que já estão a demonstrar descontentamento com esta atualização. É possível que, no futuro, depois deste teste, o Instagram não disponibilize ou teste esta nova atualização.

[No Twitter, vários utilizadores criticaram a atualização ou brincam com a situação]

O Observador pediu mais informações ao Facebook e Instagram esta tarde, mas até ao momento não obteve resposta.

(em atualização)