O programa de debate político Quadratura do Círculo, transmitido na SIC Notícias desde 2004, vai acabar, avançou ao Diário de Notícias e confirmou o Observador junto de Ricardo Costa, diretor de informação da estação televisiva. A última emissão do programa, que é moderado por Carlos Andrade e tem como comentadores José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho, será na próxima quinta-feira, dia 24 de janeiro.

Explicando as razões para o fim do programa, Ricardo Costa referiu apenas que se deve a “várias alterações na grelha”, aproveitando a mudança de instalações de Carnaxide para Paço D’Arcos, no dia 28 de janeiro, como o momento certo para o fazer. Não foi adiantado, no entanto, se está nos planos a produção de um programa nos mesmos moldes. “O programa Quadratura do Círculo foi sempre importante para a SIC Notícias e faz parte da sua história, mas vamos apostar em novos formatos”, acrescentou o diretor de Informação ao DN.

Ao Observador, Ricardo Costa disse ainda que se tratou “de uma decisão que tomou o seu tempo e que não foi fácil”, mas que as alterações eram necessárias, com vista “a um canal mais ágil, que mantenha, obviamente, as suas características jornalísticas”.

A Quadratura do Círculo começou na TSF, no final dos anos 80, numa altura em que ainda se chamava Flashback e era transmitido aos domingos ao final da manhã. Nesta altura, era Emídio Rangel o moderador do debate, acompanhado de José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente, que foi mais tarde substituído por Miguel Sousa Tavares e depois por Nogueira de Brito.

Em 2003, a emissão do programa na TSF termina e em janeiro do ano seguinte a SIC Notícias retoma o programa de debate político, já com o nome de Quadratura do Círculo e com Carlos Andrade e Lobo Xavier na moderação. O primeiro-ministro António Costa chegou a fazer parte do painel, em 2008, até ser eleito líder do PS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR