A final do Festival da Canção vai realizar-se este ano no pavilhão Portimão Arena, no Algarve. O local da final acaba de ser confirmado pela RTP, em apresentação oficial da edição deste ano do festival. O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que este ano decorre em Tel Aviv. A final está agendada para dia 2 de março, um sábado.

Situado no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, este pavilhão tem uma área de mais de 6.000m2 e pode receber entre três mil espectadores (se estiverem sentados) e oito mil (de pé).

Os nomes dos compositores que apresentarão este ano canções originais e inéditas no Festival da Canção também já são conhecidos. Maioritariamente escolhidos pela RTP, dando seguimento a um modelo por convite que revitalizou a imagem do festival e permitiu dar a primeira vitória ao país na Eurovisão, estarão a concurso com canções os compositores André Tentúgal, Calema, Conan Osiris, D’Alva, D.A.M.A., Flak, Filipe Keil, Frankie Chavez, Lura, Mariana Braga, Miguel Guedes, NBC, Rui Maia, São Pedro, Surma e Tiago Machado.

Ouça aqui todas as músicas do próximo Festival da Canção

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira semifinal terá como apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, ao passo que a segunda semifinal será apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato. Os apresentadores da final, em Portimão, serão Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Na “green room”, a sala em que os concorrentes vão aguardar os resultados e comentar as suas participações, estará Inês Lopes Gonçalves.

“Queremos ganhar e organizar [Eurovisão] em 2020”

Na apresentação da próxima edição do concurso, o presidente da RTP, Gonçalo Reis, lembrou a vitória de Salvador e Luísa Sobral na Eurovisão em 2017, em Kiev, para elevar as expectativas quanto ao que aí vem: “Tivemos a sorte de ter o fenómeno Salvador Sobral. Ganhámos, organizámos e foi vista como a melhor [organização] dos últimos dez anos. Temos de ambicionar repetir a dose. Vamos apresentar uma candidatura forte para ganhar e organizar [a Eurovisão] em 2020”.

Quem também esteve presente foi Isilda Gomes, presidente da câmara municipal de Portimão. Desafiada a comentar a realização da final do Festival da Canção na sua cidade, a autarca referiu estar “entusiasmadíssima” e quis “saudar o espírito descentralizador da RTP, que está a cumprir a sua obrigação de chegar mais perto dos cidadãos. Todo o país merece a nossa atenção”.

Na edição de 2018 do Festival da Canção, a final realizou-se no pavilhão Multiusos de Guimarães, no Minho. Foi aí que Isaura e Cláudia Pascoal foram selecionadas (por votação mista de júri e público) para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, onde acabaram por ficar em 26º lugar da final, o último, após apuramento direto (por serem anfitriãs). As semifinais decorrem nos estúdios da RTP, em Lisboa.

As dúvidas, as críticas e os hambúrgueres de madrugada: as vencedoras do Festival contam tudo