Uma entrevista feita há 16 anos e esquecida desde então nos arquivos de um canal de televisão britânico pode ser a única a mostrar o rosto, ainda que parcialmente, de um dos artistas mais conhecidos do mundo. As imagens, captadas em 2003, mostram um jovem de cara tapada que explica chamar-se Banksy e esconder a sua identidade porque não é possível ser um graffitter e tornar o seu nome público. “As duas coisas não são compatíveis”, afirma.

As declarações foram recolhidas pelo jornalista Haig Gordon, correspondente do canal de televisão britânico ITV, em 2003, antes da inauguração da exposição Turf War, que tornou Banksy famoso. Foram recentemente descobertas por Robert Murphy, da mesma estação, que estava à procura de material sobre o artista de rua nos arquivos da ITV.

Nas imagens é possível ver vários animais pintados, semelhantes aos que apareceram na Turf War, e ver o suposto Banksy a trabalhar. Em declarações ao jornal The Guardian, Haig Gordon recordou que o artista estava “relaxado” e que era “amigável”. Apesar dos indícios, o jornalista reformado disse que não era possível afirmar com certeza de que o jovem do vídeo era de facto Banksy.

De acordo com o The Guardian, os representantes do street artist mostraram-se pouco impressionados com as imagens. “Temos muito disso aqui”, disseram, referindo-se ao facto de existirem inúmeras teorias sobre a identidade de Banksy, que permanece até hoje um mistério.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR