Jaden Ashman, um jovem britânico de 15 anos, passa cerca de oito horas por dia a jogar Fortnite. Uma rotina vista com maus olhos pela mãe, Lisa Dallman, que admite ter tentado várias vezes impedir o filho de dedicar tanto tempo aos videojogos. Agora, Ashman é um dos grandes vencedores do Mundial de Fortnite e vai levar para casa mais de um milhão de euros.

“Sou honesta, tenho sido bastante contra ele jogar. Tenho tentado pressioná-lo a fazer mais tarefas da escola. Na verdade, eu atirei uma Xbox fora, destruí uns auscultadores — passámos um pesadelo”, confessou, citada pelo The Guardian.

No entanto, os tempos de maior desentendimento terminaram. Lisa garante que atualmente apoia a carreira do filho, Jaden Ashman, que competiu pelo nome de Wolfiez e que, em conjunto com o seu companheiro de equipa Dave John, conseguiu alcançar o segundo lugar na competição em duos. Em conjunto, arrecadaram mais de 2 milhões de euros, que agora vão dividir.

“A minha mãe não entendia como isto funcionava. Ela achava que eu passava oito horas por dia no meu quarto a perder o meu tempo. Agora porque que eu consegui fazer algo, estou muito feliz”, afirmou Ashman.

Mas a jogada de sorte que tornou este jovem milionário chegou a estar em risco — tudo porque o seu cão comeu a certidão de nascimento que precisava para conseguir um visto e voar para Nova Iorque, onde decorreu o torneio. “Isto não é uma piada, aconteceu mesmo”, confirmou.

Um lugar acima de Jaden e do companheiro Dave ficaram Emil Bergquist Pedersen, da Noruega, e o parceiro austríaco, David W. Nyhrox e Aqua, nomes que adotaram durante o jogo, que levaram para casa 2,7 milhões de euros.

Kyle Giersdorf também ganhou 2,7 milhões de euros, mas não terá de dividir o prémio com nenhum parceiro. O jovem de 16 anos da Pensilvânia foi o grande vencedor do Mundial de Fortnite, já que conquistou o torneio a solo. “Não há palavras que expliquem o que sinto neste momento, estou tão feliz”.

Kyle Giersdorf segura no troféu ao fim do torneio, no estádio Arthur Ashe.

O Fortnite é um dos jogos online mais populares. Conta com 250 milhões de participantes em todo o mundo. Cada um dos jogadores cria um avatar, que é lançado de paraquedas para uma ilha onde tem de procurar armas e outros equipamentos. O objetivo é matar todos os outros jogadores ao mesmo tempo que tem de sobreviver aos ataques dos inimigos. No final, neste modo de jogo que é chamado de Battle Royale, ganha quem sobrevive por último.