Começa nesta sexta-feira o Torneio Mundial de Fortnite, mas este não é apenas mais um campeonato de jogos de computador: o grande vencedor vai ganhar mais do que o salário mensal de Cristiano Ronaldo na Juventus (cerca de 2,5 milhões de euros) ou do que o prémio monetário que Simona Halep e Novak Djokovic levaram para casa por serem os vencedores do torneio de Wimbledon (2,6 milhões de euros cada um).

Quarenta milhões de jogadores tentaram qualificar-se para o torneio online — mas apenas 100 conseguiram chegar ao lugar de finalistas e competem agora pelo primeiro lugar em que levarão 3 milhões de dólares para casa (cerca de 2,7 milhões de euros). No entanto, apenas por constar na lista de finalistas, cada um já amealhou 5o mil dólares (44,9 mil euros).

Com um total de 30 milhões de dólares (27 milhões de euros), esta é uma das competições de eSports com o maior valor em prémios de sempre. Torneios de outros videojogos de sucesso, como Dota 2 ou Counter-Strike, podem também render mais milhões aos jogadores vencedores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para participar nestas competições profissionais, os jogadores preparam-se durante meses não só a jogar durante várias horas, mas também com sessões de exercício controlado.

Seis equipas, um jogo de computador e um prémio de 220 mil euros: a “Fórmula 1 dos eSports” passa por Lisboa

A competição realiza-se na arena que costuma receber o torneio de ténis US Open. Em vez de uma rede e duas áreas de jogo, estão agora instalados vários círculos de computadores, mas cada jogador poderá competidor com o rato e teclado que utilizam em casa.

Estão também instalados vários ecrãs gigantes, uma vez que se esperam milhares de pessoas no estádio Arthur Ashe.

Fortnite. “Tem valores educacionais e ensina a gerir o tempo”, dizem psicólogos

O Fortnite é um dos jogos online mais populares. Conta com 250 milhões de participantes em todo o mundo. Cada um dos jogadores cria um avatar, que é lançado de paraquedas para uma ilha onde tem de procurar armas e outros equipamentos. O objetivo é matar todos os outros jogadores ao mesmo tempo que tem de sobreviver aos ataques dos inimigos. No final, neste modo de jogo que é chamado de Battle Royale, ganha quem sobrevive por último.

Príncipe Harry apela à proibição do “Fortnite”, um jogo que foi “criado para viciar”

Nota: Notícia corrigida às 17h54 com mais informação e com a correção do tamanho do prémio (a última competição de Dota 2 teve um valor superior).