O Serviço Nacional de Saúde irá receber o seu primeiro robô cirúrgico, com capacidades específicas para o tratamento de doenças oncológicas, que irá ser instalado no bloco operatório do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

A informação foi confirmada pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, em comunicado enviado às redações, onde se dá conta de que o equipamento de cirurgia robótica consegue “alcançar com grande rigor zonas do organismo de difícil acesso, aumentando a precisão cirúrgica e reduzindo as perdas de sangue e o risco de dano anatómico involuntário”.

[Atenção: as imagens que se seguem podem ferir a sensibilidade de alguns espectadores]

O robô é particularmente eficaz em cirurgias relacionadas com o tratamento de cancros da próstata e do reto e também em tumores no fígado e no pâncreas. Este equipamento robótico pode ser também usado em cirurgias da obesidade.

O equipamento, no valor de dois milhões de euros, foi oferecido ao Centro Hospitalar de Lisboa Central pelo Imamat Ismaili, entidade liderada pelo príncipe Aga Khan. A cerimónia oficial de entrega ocorrerá esta sexta-feira, no Hospital Curry Cabral, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da ministra da Saúde, Marta Temido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR