Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Sete opiniões rápidas sobre a vitória de Rui Rio e o futuro do PSD

  • RR7. Rio também é Ronaldo, quer o campeonato nacional e no congresso só conta com a própria equipa

  • Este liveblog fica por aqui. Daqui a pouco o Observador vai publicar artigos dos repórteres que estiveram nas sedes das duas candidaturas, com a análise desta noite de eleições sociais-democratas.

    Fique bem e até à próxima!

  • "Não há nenhum espaço para a oposição interna a Rio"

    “Não há nenhum espaço para a oposição interna a Rui Rio nos próximos tempos”. Pode ouvir aqui os comentários finais de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves, na emissão especial da Rádio Observador.

    “Rio começou muito mal e acabou muito bem”

  • Pode ouvir aqui o discurso de vitória de Rui Rio.

    Rio não quer “lutas de galos nem de pintainhos”

  • Resultados já são oficiais: Rio teve mais 1.873 votos que Montenegro

    José Manuel Nunes Liberato, presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, declarou oficialmente a vitória de Rui Rio na eleição pela presidência da Comissão Política Nacional do partido. “As eleições decorreram com toda a normalidade e muito poucos incidentes”, diz Liberato. Resultados oficiais:

    Candidato Rui Rio: 16.420 votos, 53,02%

    Candidato Luís Montenegro: 14.547 votos, 46,98%

    Universo eleitoral: 40.628

    Número de votantes: 31.295 votantes

    Votos brancos: 199

    Votos nulos: 129

    Rui Rio no final do seu discurso de vitória. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Rui Rio diz que conta com Luís Montenegro se ele estiver pela “estabilidade” e pela “lealdade”. O presidente do PSD diz que “todas as diferenças de opinião” são positivas, mas não aceita quando se “inventam diferenças de opinião”.

  • Rio fará lista própria ao Conselho Nacional, sem apoiantes de Montenegro

    Rio acredita que o resultado é, no seu entender, importante para a “unidade” do partido, mas lembra que “não depende” dele o que os outros farão. O líder do PSD disse ainda que não voltará a fazer uma lista com nomes da candidatura adversária e que vai “ceder” aos que lhe pediram para fazer uma lista própria ao Conselho Nacional. Com Santana Lopes “não correu bem”.

    Rui Rio no seu discurso num hotel no Porto. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Rio: "Hoje ganhei o PSD, amanhã quero, com o PSD, começar a ganhar o país"

    Rui Rio defendeu uma “oposição forte ao PS”, mas reiterou que isso passa por uma oposição “responsável e credibilizadora”. O líder do PSD lembra que o partido serve “o governo tanto no governo como na oposição”, e que será com essa “postura” que vai liderar “o maior partido da oposição, o serviço ao país”. O líder do PSD acrescenta que “na política” não vê “os outros como inimigos”, mas “como adversários”.

    O objetivo de Rio é o governo: “Hoje ganhei o PSD, amanhã quero, com o PSD, começar a ganhar o país.”

    Chegada de Rui Rio na sala onde está a fazer o seu discurso de vitória nestas eleições diretas do PSD. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Estes 47% não vão ficar em casa à espera de Luís Montenegro"

    Pode ouvir aqui os comentários de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves ao discurso de Luís Montenegro, feitos na emissão especial da Rádio Observador.

    “Estes 47% não ficam à espera de Montenegro”

  • Rio lança mais um aviso de que no PSD não pode haver “lutas de galos nem de pintainhos” como tem havido até agora e diz que quer continuar a apostar na discussão de propostas por via do Conselho Estratégico Nacional.

    O líder do PSD desafiou ainda as pessoas que participam e são independentes no CEN a entrar no PSD.

    Chegada de Rui Rio na sala onde está a fazer o seu discurso de vitória nestas eleições diretas do PSD. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Rio deixa aviso para as autárquicas: "Não podemos escolher os amigos"

    Rio quer ambição nas próximas eleições locais. E faz um aviso para o partido e até para os próprios apoiantes: “Nas autárquicas não podemos escolher os amigos, nem aqueles que são líder de facção em cada secção. Só podemos escolher os melhores“.

    O reeleito líder do PSD diz que tem para esta tarefa “uma vantagenzinha: não prometi nada a ninguém”, vai por isso decidir livremente. E acrescenta: “Não estou preso a nada.”

  • Rio: "Cabem todos cá dentro, desde que com seriedade e lealdade"

    O líder do PSD diz que aceita os derrotados: “Cabem todos cá dentro, desde que com seriedade e lealdade“. O adversário comum, diz Rui Rio, é “o PS” e a “geringonça”.

    Chegada de Rui Rio na sala onde está a fazer o seu discurso de vitória nestas eleições diretas do PSD. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Rio apela à "unidade" e diz que espera "estabilidade e lealdade"

    Rui Rio lembra que há seis meses quando anunciou a recandidatura disse que o fazia por “espírito de missão ” e que “aceitaria qualquer resultado”, mesmo que fosse a derrota, que não encararia com “azedume”. O líder do PSD foi para estas eleições com “sentido de responsabilidade”.

    Puxou ainda a fita até há um ano. Rio lembra que o Conselho Nacional, “há precisamente um ano”, votou pela “estabilidade” no partido ao aprovar a moção de confiança a que se propôs. Hoje, diz Rio, voltaram a votar na “estabilidade”.

    Rio manda mensagem aos críticos: “Espero que possamos trabalhar com estabilidade e lealdade”. O líder nega que o partido esteja partido, estava simplesmente a “marcar as diferenças” próprias de uma disputa eleitoral. Agora, diz, é “momento de marcar a unidade”.

  • A sétima e última mensagem foi para o “fundador do PSD”, de quem lembra que teve “sempre o apoio”: Francisco Pinto Balsemão. Rio promete que continuará a “defender a social-democracia em Portugal” e a “honrar o legado de Francisco Sá Carneiro.

  • Rio quer disputar regionais nos Açores "taco-a-taco" com o PS

    A sexta mensagem de Rio é para o PSD/Açores, região que Rio quer reconquistar oara o PSD. O presidente do PSD diz que depois de “24 anos de poder tentacular”, o PSD tem hipótese de disputar “taco-a-taco”.

  • Rio cumprimenta Montenegro e confirma telefonema

    Rio fala, em quarto lugar, para os militantes que lhe disseram que se filiavam caso ganhasse: “Têm a porta aberta”.

    Em quinto lugar, Rio quis cumprimentar Pinto Luz e Luís Montenegro, confessando que o adversário da segunda volta lhe “ligou” a felicitá-lo. E saudou quem votou nos adversários.

  • Rio insiste: "Não ofereci lugares a ninguém"

    Terceira mensagem de Rio é para os que votaram em Rio, que regista que são “mais 1670 do que foram há uma semana” e que o “fizeram por convicção”, já que “não prometi nada a ninguém em troca de votos”. O líder do PSD agora reeleito diz que na segunda volta como na primeira: “Quem votou, não teve nada em troca”

  • Malheiro recebe o segundo maior aplauso da sala

    A segunda mensagem de Rui Rio vai para as estruturas que contribuíram para vitória. Deixou uma palavra especial para quatro pessoas “pelas horas não dormidas”: José Silvano, Flobela Guedes, Salvador Malheiro (o maior aplauso na sala a seguir a Rio) e Maló de Abreu.

  • Rio volta a fazer sete mensagens à "Ronaldo"

    Rio lembra que há uma semana deixou “sete mensagens, o número com que Ronaldo joga“.

    A primeira palavra é, como há uma semana, para os militantes do PSD que participaram, que agora ainda foram “um bocadinho mais”. “Engrandeceram o PSD”, comentou.

1 de 4