267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

PSD

Rui Rio

Rio responde ao PS: "Não têm nada para dizer"

Rio diz que desgaste interno do PS já é notório e que mais momentos destes acontecerão até ao fim deste ciclo político. Críticas de Ana Catarina Mendes diz que são "de quem não tem nada para dizer".
Pandemia

Está na hora de libertar Portugal

A IL usou o direito político para fazer um evento para a cidade, como a Câmara do Porto fará para celebrar o São João, enquanto Medina não teve coragem nem capacidade para o fazer.
PS

PS acusa Rio de não ter ideias para o país

Líder parlamentar do PS diz que Rui Rio não tem uma visão estratégica para o país e advertiu que os sociais-democratas sem agenda política permitem aos extremos crescer no país.
PSD

Rui Rio acusa PS de “alimentar clientelas”

Rui Rio atacou a "justiça do PS", disse que a proposta de enriquecimento ilícito só apanhava um "corruptozito pequenito" e, sem nunca falar do Chega, desvalorizou o partido de Ventura.
PSD

Rio recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Presidente do PSD chegou às jornadas parlamentares do PSD, concordou com Adão Silva, que sugeriu uma revisão constitucional para que haja mais deputados no interior e fugiu do tema Costa/Marcelo.
PSD

PSD admite rever método de eleição de deputados /premium

O líder parlamentar do PSD esteve de visita a um tribunal em obras e à GNR de Portalegre, apontou o dedo a Costa que recebeu uma medalha ainda enquanto ministro e sugeriu uma alteração à Constituição.
PSD

Justiça. Costa Andrade critica atuação do Governo

142
Ex-presidente do Tribunal Constitucional considera propostas contra a corrupção demasiado “otimistas” e podem levar a “frustrações”. Costa Andrade lamenta afastamento de ex-PGR e critical a atual PGR.
PSD

PSD aumenta penas para corrupção por políticos 

O PSD propõe o "agravamento generalizado das penas" para crimes de corrupção, em especial para "titular de cargo político no exercício das suas funções", e pretende reduzir e evitar megaprocessos.
PSD

PSD arranca jornadas parlamentares em Portalegre

As iniciativas, centradas nas obrigações declarativas dos políticos e no combate à corrupção, serão apresentadas e debatidas durante a tarde e poderão ser aperfeiçoadas até ao debate em plenário.
Porto

PSD apresenta queixa à CNE contra Rui Moreira

Em causa está um post publicado na página de Facebook da Feira do Livro do Porto, dando conta da recandidatura de Moreira. PSD fala em "venuezilização" da autarquia, CMP fala em erro de funcionária.
Câmara Municipal Lisboa

JSD e JP manifestam-se contra partilha de dados

263
A manifestação 'pela Democracia e pela Liberdade' realiza-se sexta-feira, às 18h00, em frente à Câmara de Lisboa, nos Paços do Concelho e é destinada a "todos os jovens que acreditam na democracia".
PSD

Rio assume surpresa com "desistência" de candidato

O presidente do PSD, Rui Rio, assumiu surpresa pela desistência do candidato do PS à Câmara do Porto "um dia e tal depois de apresentado".
Câmara Municipal Lisboa

PSD chama Medina e Santos Silva ao Parlamento /premium

Rui Rio diz que, "na prática, a câmara municipal de Lisboa denunciou os ativistas pela liberdade e pela democracia contra um governo que não respeita essa liberdade e essa democracia".
Impostos

Há ou não um "Big Brother fiscal" para empresas? /premium

À direita chamam-lhe "Big Brother fiscal", mas o Governo garante que é benéfico. O que está em causa com o ficheiro que tanta polémica tem gerado? 6 respostas sobre a lei que foi votada esta 4ª feira.
Alberto João Jardim

"Marcelo gosta de estar sentado no colo de Costa" /premium

632
Em entrevista, Alberto João Jardim critica a falta de firmeza de Marcelo, critica Costa, defende Rio e alerta para o possível regresso de Passos Coelho, "o pior primeiro-ministro que Portugal teve".
25 de Abril

Costa. Declaração de Rio sobre Adão é "insultuosa"

2327
António Costa respondeu às declarações de Rui Rio sobre Adão e Silva dizendo: "É uma declaração tão insultuosa que, por uma questão de respeito com o líder da oposição, me exige que a ignore".
PSD

Rui Rio com Adão e Silva na mira: "Escandaloso"

2418
O presidente do PSD, Rui Rio, criticou a escolha de Adão e Silva para preparar as comemorações do 25 de Abril em 2024, recebendo 4.500 euros por mês durante cinco anos e meio: "É escandaloso".
PSD

PSD quer debater desafio da competitividade

O PSD marcou um debate parlamentar sobre competitividade, que classifica como "um desafio urgente para Portugal" para 17 de junho, disse hoje à Lusa o líder parlamentar.
Coronavírus

Usar máscara na rua. PSD não vai renovar diploma

O líder parlamentar considera que "não há razão" para que a obrigatoriedade parta da iniciativa do PSD e sublinha que, caso o Governo ou o PS entendam avançar, o partido "não deixará de a viabilizar".
Autárquicas 2021

Bragança. Apenas uma candidatura confirmada

António Morais, cabeça de lista da CDU, é o único anunciado num ano em que nem o atual presidente da Câmara, o social-democrata Hernâni Dias, ainda confirmou se concorre a um terceiro mandato.
Autárquicas 2021

Porto. Seis candidatos e apoios a Moreira /premium

O movimento independente "Porto, O Nosso Movimento", liderado por Moreira, aprovou por aclamação, em 2020, uma moção de apelo para que o autarca se recandidate. PS já tem candidato.
Justiça

Ex-autarca de Caminha absolvida

A presidente do coletivo de juízes considerou que, em sede de julgamento, não foi produzida prova para sustentar os crimes de que vinha acusada a ex-autarca do PSD e os restantes arguidos.
Coronavírus

PSD quer moratórias até ao final do ano

O partido recordou que no final de setembro acaba a maioria das moratórias de crédito de que têm beneficiado "milhares de empresas e particulares", na sequência da crise económico-social.
Política

O sonho federalista num pesadelo sem ideias

A direita encontra-se verdadeiramente órfã, não só de um líder mas também de ideias. É neste mesmo vazio ideológico que se vive a verdadeira crise da direita tradicional.
Autárquicas 2021

Rio quer locais verdes nas propostas autárquicas

O líder social-democrata considera que as autarquias têm responsabilidade em criar espaços verdes para todos contribuam para a neutralidade carbónica e pede que se assumam compromissos.
Noticiário

8h. Rio: PS dá "anel de noivado" ao PCP

“A revisão da lei laboral é uma espécie do anel de noivado, que António Costa quer dar ao PCP, como quem diz: ‘tens aqui este anel, se agora me votares o orçamento”, ironiza líder do PSD
Autárquicas 2021

Rio reafirma apoio total a presidente da Guarda

"O presidente da concelhia, queria ser ele, resolveu demitir-se, pronto, está no seu legítimo direito", disse Rui Rio, afirmando que a situação "não é a única" no partido nem em nenhum outro.
Rui Rio

Rio: Costa está a dar "anel de noivado" ao PCP

Para o presidente do PSD, o primeiro-ministro está a fazer "tudo o que está ao seu alcance para segurar o poder", deixando o país para segundo lugar, e adotando uma estratégia de propaganda.
Política

Do R(t) viral ao R(r) do PSD

Se as coisas estão mal, então convoque-se um Congresso Nacional Extraordinário do partido para exigir que se aprove uma estratégia de actuação objectiva e bem delineada para o futuro.
Política

O teste do MEL não engana

Francisco Rodrigues dos Santos reafirmou a mensagem da direita portuguesa: liberal na economia e conservadora nos costumes. Mas se a mensagem está certa, por que razão não passa a dita?
Política

A direita vegetariana não gosta de MEL

O relógio não pára, os milhares de milhões da bazuca em breve chegarão e poderão empolar ainda mais o PS. Até que ponto precisaremos de ver materializada a energia deste imaterial vazio?
Rui Rio

Conselho Nacional do PSD. Rio não quer "tumultos"

"Acho que é do interesse, neste caso, do PSD, mas seja de que partido for, que não haja tumultos internos para prejudicar o seu próprio partido", disse o líder social-democrata.
Resposta Pronta

Lista verde. "Clamorosa derrota diplomática"

O PSD pede uma audição urgente do MNE no Parlamento. Deputado Cristóvão Norte fala em "perplexidade" e exige que Governo denuncie "justificações falsas" dadas pelo Reino Unido sobre variante nepalesa.
PSD

PSD reúne Conselho Nacional na Guarda 

Rui Rio não quer levar para a reunião a recente polémica entre a direção do partido e o Conselho de Jurisdição Nacional. O objetivo é discutir os problemas do país na ótica do PSD" e as autárquicas.
PSD/CDS

O desgaste do governo e o desgaste do país /premium

197
Era fácil fazer oposição com a perspectiva de uma catástrofe iminente. É muito mais difícil num país em declínio, porque os declínios são graduais e ferem sobretudo as gerações futuras.
Autárquicas 2021

Rio aponta desgaste do Governo como ajuda para PSD

"Estou convencido de que vamos ter um bom resultado" nas autárquicas, afirma o presidente do PSD, sublinhado a importância dessa subida na implantação do partido, dando-lhe "uma ajuda".
Tribunal Constitucional

Adão Silva recorre a Tribunal Constitucional

O líder parlamentar social-democrata entregou esta quarta-feira no Tribunal Constitucional um recurso para anular a sanção de advertência aplicada pelo Conselho de Jurisdição Nacional do partido.
PSD

Rio defende combate a insultos nas redes sociais

630
"Tenho a certeza absoluta daquilo que quero: que seja combatida a desinformação, os insultos e a difamação que não podem continuar", frisa Rui Rio, que considerou que a IL "quer dar nas vistas".
Fundos Comunitários

Setúbal. PSD quer reformulação de mapa territorial

O PSD defendeu esta terça-feira que a península de Setúbal seja classificada de outra forma para poder aceder a fundos europeus de acordo com o seu "verdadeiro nível de rendimento".
Rui Rio

PSD reduz passivo em 2,4 milhões de euros

215
Partido continua a melhorar a situação financeira e tem já um ativo de 20,7 milhões de euros para um passivo de 6,1. Contas de 2020 vão a votos no Conselho Nacional da próxima sexta-feira, dia 4.
CM Porto

Contas de 2020 aprovadas com voto contra do PSD

Álvaro Almeida justificou o voto com o facto ser um ano de pandemia e o município apresentar um resultado líquido de sete milhões de euros. Rui Moreira disse que câmara fez aquilo que devia ter feito.
Autárquicas 2021

PS: PSD está desconfortável com candidato ao Porto

A 14 de maio, o presidente do PSD acusou o PS de desistir de ganhar. "Mostra que o PSD não está confortável com a escolha que fez e está com medo do candidato ou candidata que venha a aparecer do PS".
E o vencedor é...

Estará Rui Rio "a acordar em termos políticos"?

Rui Rio cancelou a ida do PSD ao Congresso do Chega. Criticou ainda o Governo e a autarquia sobre os acontecimentos no Porto. Estará o social democrata a tentar deixar de ser "oposição útil"?
PSD

Vladimiro Feliz critica restrições após Champions

128
Depois das críticas a Rui Moreira e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Vladimiro Feliz voltou ao Twitter com ironia para criticar o que aconteceu nos últimos dias na cidade invicta.
PSD

Champions. Rui Rio e Rui Moreira em duelo verbal 

Rio responsabiliza executivo de Costa e Câmara do Porto por desacatos causados por adeptos ingleses. Rui Moreira responde: "gosta mais de corridas de automóveis com vedetas, menos de futebol".
Política

A direita portuguesa e a tensão das cordas

A direita não está em crise, mas os seus partidos históricos sim. Se PSD e CDS-PP voltarem a ser uma casa para todas as sensibilidades que historicamente os constituem, então terão algo a dizer.
PSD

O que Rui Rio não percebeu

Rio não percebeu que o PSD se perde no centro porque no centro está o PS, as suas vastas clientelas e o funcionalismo público acomodado. Ao PSD só serve o centro-direita ou o conservadorismo político.
Resposta Pronta

"Não podemos perder o caráter de protesto"

Nuno Afonso deixa de ser o vice-presidente do Chega, mas confessa-se magoado. O coordenador autárquico do partido defende: "Para o Chega crescer é preciso aparecerem outras pessoas a falar"
Resposta Pronta

"Governar com o PSD não é um sonho vago"

Diogo Pacheco Amorim deixa a direcção do Chega. Em entrevista ao Observador, o ideólogo do partido prefere a repetição de eleições a eventuais cedências ao PSD. 
Política

Uma direita rica em princípios e pobre nos fins /premium

895
Não quero saber se um partido se diz ou não se diz de “direita”. Quero um partido que se oponha à esquerda na matéria que mais conta e que a esquerda mais ameaça: a liberdade. Esse partido não existe.
Política

Quinto Império

A ideia, sebastianista, de que o antigo Primeiro-Ministro seria não só a melhor, mas a única possibilidade de tirar a maioria parlamentar às esquerdas, talvez tenha pecado por excessiva ingenuidade.
Rui Rio

Rio diz que colagem de PSD ao Chega é "disparate"

Rio disse que a afirmação de Costa sobre a estratégia xenófoba do PSD, colada ao Chega, é um "disparate", reforçando que "quando o primeiro-ministro diz isso, significa que não tem nada para dizer".
Coronavírus

PSD quer audição urgente da DGS sobre vacinação

Os deputados sociais-democratas querem que a DGS esclareça se existe ou não a possibilidade de, "com consentimento informado", serem vacinadas pessoas com idades inferiores às restrições impostas.
Vichyssoise

"PSD tem enorme timidez em afirmar diferenças" /premium

162
Deputado e ex-líder da JSD não gostou de ouvir Rui Rio dizer que PSD não é de direita e aponta-lhe dificuldades em fazer oposição ao Governo. Garante "empenho" no debate interno nas próximas diretas.
Autarquias

O regresso da família Gonçalves em Lisboa /premium

Afastado por Passos, clã Gonçalves recuperou o poder na concelhia e na distrital e agora volta a concorrer à junta da freguesia onde vive Medina. Influência estende-se a Alvalade e zona de Benfica.
PSD

Passos Coelho fora da corrida pelo PSD

150
A presença do antigo primeiro-ministro no Congresso do MEL tornou-se o centro da discussão sobre o futuro da direita. Mas Passos Coelho não tenciona voltar tão cedo à política ativa, sabe o Observador
Rui Rio

Rio isolado? "Força de votos do PSD é brutal"

Depois de ouvir críticas da direita, Rui Rio recusa que esteja isolado e diz que procurou fazer pontes no congresso do MEL — porque, hoje em dia, "é muito muito difícil conseguir maioria absoluta".
Ovar

Buscas na Câmara de Ovar visaram cinco pessoas

A investigação está relacionada com processos de obras particulares e contratos programa. Salvador Malheiro reagiu nas redes sociais e criticou quem o denunciou de forma anónima: "Gente cobarde".
Noticiário

3h. "PSD não é um partido de direita", diz Rui Rio

No congresso Movimento Europa e Liberdade, o líder do PSD defendeu que o partido é de centro e não de direita. Rui Rio voltou a apontar armas ao Partido Socialista.
Política

A direita em busca de um discurso e um líder /premium

A direita tem de sair do divã e começar a discutir o país? Sem dúvida. Mas que ninguém tenha ilusões: o futuro próximo da direita decidir-se-á em Janeiro de 2022 — nas eleições internas do PSD.
Política

Direita suspira por líder, Rio suspira pelo centro /premium

141
Líderes de CDS, IL e Chega atacaram estratégia de Rio e pediram direita forte. Rio rejeitou direita e falou para o centro. Todos criticaram Costa, mas a união fez-se em torno de Passos, centro do MEL.
PSD

Direção acusa Jurisdição de prejudicar partido

A direção do PSD diz que "esta atuação (do Conselho de Jurisdição) é causadora de um clima que prejudica o foco que o partido deve ter nas eleições autárquicas", perturbando o trabalho do mesmo.
PSD

Jurisdição Nacional fala em ataque inaceitável

O presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, Paulo Colaço, reagiu a uma nota na qual a direção acusou o órgão de prejudicar o partido num momento de "foco" nas autárquicas.
Política

Rio no MEL: "O PSD não é um partido de direita"

1479
O líder social-democrata aceitou o convite para participar pela primeira vez no congresso do Movimento Europa e Liberdade (MEL), mas deixou mais uma vez claro não vê o PSD como um partido de direita.
Comentário

MEL. "André Ventura é o epicentro deste debate"

Análise do editor-adjunto de Política, Miguel Santos Carrapatoso, ao último dia do MEL. Passos Coelho, o discurso de Ventura e o que virá de Rio: "Este Congresso não traz grandes novidades à direita".
Política

"Politicamente correto é uma ameaça à liberdade"

4964
No congresso das direitas, Sérgio Sousa Pinto, deputado do PS, insurgiu-se contra os tiques "totalitários" de uma parte da esquerda, que pretende controlar as narrativas do passado, presente e futuro.
Política

Ventura acusa Rio de falhar na oposição 

4813
O líder do Chega acredita que a direita tem de se unir para derrotar Costa, diz estar disposto a fazer cedências, mas recusa ser parte da "direita fofinha". Ventura aumenta pressão sobre Rio.
Política

É o regresso de Passos? "Nada disso"

“Não tenho intenção disso”, respondeu Passos quando foi questionado sobre ter sido o protagonista dos encontros à direita. E sobre um possível regresso à vida política, foi taxativo: “Nada disso".
Política

"A democracia está transformada numa gritaria" /premium

162
No arranque do segundo dia de trabalhos da 'Aula Magna da Direita', com Passos novamente na plateia, Paulo Portas alertou para os riscos dos populismos de esquerda e de direita.
PSD

Adão Silva recorre de advertência para o TC

Tribunal do partido deixou cair sanções a Rui Rio, mas fez advertência ao líder parlamentar. Adão Silva já tinha garantido ter o recurso "preparadíssimo". Em causa está posição sobre eutanásia.
Política

Cotrim: "Há sensação de que o PS em tudo manda" /premium

115
O presidente da IL centrou discurso no congresso do MEL com denúncias dos erros de António Costa e com avisos a Rio e Ventura. Passos marcou presença e prometeu ouvir discurso do líder do PSD.
Explicador

MEL. "André Ventura é uma voz como outra qualquer"

MEL junta líderes dos partidos da direita parlamentar. Álvaro Beleza também vai para pedir "entendimentos entre PS e PSD". Combate à extrema-direita é prioridade? "Prioridade é crescimento económico"
Noticiário

1h. Jurisdição do PSD decide não sancionar Rio 

Apesar de considerar que Rui Rio violou os estatutos por não ter defendido um referendo à Eutanásia, o Conselho de Jurisdição do PSD decidiu não aplicar sanções ao líder do partido.
Iniciativa Liberal

MEL. Dirigente da IL decide não participar /premium

527
Maria Castello Branco, militante que integra a comissão executiva da Iniciativa Liberal, ia falar no "encontro das direitas" mas já não irá. E critica convite a Ventura para falar sem contraditório.
Política

A direita à procura do MEL /premium

Rio quer mostrar ser alternativa. Rodrigues dos Santos tenta provar ser útil. Cotrim quer crescer para lá do ruído. E Ventura fazer do ruído a força. Objetivos e riscos dos líderes da direita no MEL.
PSD

Tribunal do PSD recua e deixa cair sanções a Rio 

Líder social-democrata venceu braço de ferro com o Conselho de Jurisdição e forçou tribunal do partido a recuar nas sanções que queria aplicar. Cenário de suspensão de mandato pode estar afastado.
Autárquicas 2021

Carlos Moedas junta mais de 50 independentes /premium

Moreira Rato e Raul Galamba (CTT), Diogo da Silveira (GALP Distribuição), Pedro Rebelo de Sousa, Maria do Céu Machado (ex-Infarmed), Sir Paul Dujardin e Marcelino Sambé. Os independentes com Moedas.
Açores

Novo cenário político tem sido positivo na região

Os partidos "têm revelado sentido de responsabilidade e contribuído para um amplo debate" que tem sido "deveras deveras proveitoso" para o desenvolvimento dos setores da região, disse o deputado.
PSD

Morreu antigo deputado do PSD José Barradas

Considerado um histórico do PSD em Portalegre, José Manuel Pinheiro Barradas foi deputado entre 1980 e 1983. Morreu aos 74 anos.
Novo Banco

PSD quer ouvir sócio do dono da Ongoing

Depois de uma audição "infrutífera", o PSD propõe chamar Rafael Mora, o principal parceiro de Nuno Vasconcellos na Ongoing para dar explicações sobre a dívida de 600 milhões ao Novo Banco.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes."Sem moderados PSD não vence"

110
Comentador considera que "perceção pública" de "uma aproximação ao Chega" "é um erro que envenena o PSD" e afasta o eleitorado moderado do centro. "Sem os eleitores moderados não se vencem eleições."
XII Convenção BE

BE. Vencedores, vencidos e o ausente da convenção /premium

Catarina, que renovou a liderança. Mariana, a estrela pop do BE. E os críticos internos, que ganharam muito peso. Numa convenção com ausências notadas, Costa e Jerónimo foram os mais visados.
Autárquicas 2021

Uma nova AD em Odivelas contra o socialismo

Estamos certos que o nosso projeto político é uma verdadeira alternativa política ao socialismo enraizado em Odivelas ao longo dos últimos 22 anos, mas ao qual não estamos inexoravelmente sujeitos.
Autárquicas 2021

PSD do Bombarral critica câmara PS 

A concelhia do PSD afirma que o "estudo de opinião não passa de uma sondagem encapotada de medidas para uma recandidatura do atual presidente" e que é "paga com o dinheiro de todos os bombarralenses".
Partido Chega

Justino critica convenção MEL que reconhece Chega

105
"Sinceramente, para mim, o Chega é um deputado, mais nada", defende Justino, admitindo que os organizadores tenham alargado excessivamente o âmbito da convenção, quer para esquerda quer para direita.
Autárquicas 2021

Rio não se candidatava na situação de Moreira

No Porto, "há obviamente um entrosamento entre o PS e Rui Moreira", afirmou Rio acrescentando que "seria muito mau para o Porto um presidente ter de sair não pela porta da frente, mas pela de trás".
CM Porto

Vladimiro Feliz questiona recandidatura de Moreira

O candidato do PSD à câmara do Porto acusa Rui Moreira, que irá ser julgado no caso Selminho, de ser “precipitado” e “irresponsável”, considerando que este não tem condições para se recandidatar.
Explicador

Novo Banco. "Objetivo conseguido. Com que custo?"

PS, PSD, PCP e CDS discutem as conclusões da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. "Resolução e alienação tinham objetivo de estabilidade e isso foi conseguido. Mas com que custo?"
Autárquicas 2021

Fernando Ruas é candidato a Viseu pelo PSD

Fernando Ruas, 72 anos, foi presidente da Câmara de Viseu entre 1989 e 2013. Na atual legislatura, foi eleito deputado à Assembleia da República por Viseu.
PSD

"Maldade" do PR causa mal-estar. Rio desvaloriza /premium

241
Marcelo lembrou que PSD vai a votos e deixou a porta de saída aberta a Rio. Próximos do líder do PSD não gostaram, mas Rui Rio diz agora ao Observador estar em "total sintonia" com o Presidente.
Sporting

PSD quer saber se Cabrita desautorizou PSP

104
O PSD cita informação do Sexta às 9, onde "o Diretor Nacional da PSP terá enviado um ofício ao Gabinete do senhor Ministro da Administração Interna" para "impedir" cortejo dos autocarros do Sporting.
PSD

JSD diz que lotaria promove "vício"

226
JSD não compreende a criação desta lotaria e lembra mesmo um estudo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que diz que 80% dos jogadores de raspadinhas são de classes mais baixas.
Política

Plano de recuperação para a oposição /premium

Fazer como o cábula tradicional, assobiar para o lado, esperar que um estudo rápido no fim do ano seja suficiente, são soluções que só podem conduzir a um desfecho. Chumbo pela certa.
Forças Armadas

Forças Armadas. Rio responde a Cavaco

283
Rui Rio foi ao baú de programas de governo PSD para justificar a importância de dar a mão ao PS na aprovação da reforma das Forças Armadas, mas tranquiliza apontando para mudanças na especialidade.
Noticiário

8h. Jardim ataca Rui Rio: "PSD tem que mudar já"

Antigo presidente do governo regional não quer que o partido espere pelas autárquicas: é preciso "acordar". António Costa "quer ser um Nicolás Maduro à Europeia", acusa usando caso de Odemira
Sondagens

PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

625
Direita toda junta não consegue ultrapassar esquerda. António Costa é o líder com melhor avaliação e 27% diz que Cabrita é o pior ministro. Livre pode voltar a eleger deputados.
PSD

Jardim: "Acordem! PSD nacional tem de mudar já"

403
"Exorto todos os sociais-democratas a não estarem à espera das eleições autárquicas, para então se mexerem", escreveu o antigo chefe do Governo Regional da Madeira.
Rui Rio

Maçonaria e Opus Dei. Rio critica nega da CNPD

Líder social-democrata diz que decisão vem mostrar importância de "total transparência" na política e que se evitem "tentáculos escondidos".
Política

Sá Carneiro, Cavaco Silva, Passos Coelho

529
Trata-se de fazer com que o país possa crescer para além do Estado e que a sociedade seja suficientemente adulta e livre para não ter de viver no sobressalto da pedinchice e das «bazucas» europeias.
Rui Rio

Autárquicas são "muito importantes" para o PSD

Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Rio acusou PS de ir a jogo no Porto "com as reservas".
Autárquicas 2021

Moedas agarra-se às “promessas falhadas” de Medina /premium

Centros de saúde que não saíram do papel, casas para renda acessível que ficaram aquém dos objetivos e parques dissuasores que não existem. Máquina de Moedas aposta fichas no insucesso de Medina.
Política

Cavaco Silva critica Governo de António Costa

3935
“O Governo português atual rege-se pelos princípios da ilusão fiscal e da dispersão. Nesse sentido, criou uma multiplicidade de impostos adicionais para financiar o ‘monstro'", criticou Cavaco.
Autárquicas 2021

A Odivelas adiada

442
Não é aceitável continuarmos a assistir a assimetrias sociais gritantes, potenciadas por uma inexistente política municipal de habitação, que continua a não ser uma prioridade.
Entrevista

"Se o PSD retirar apoio, vou até ao fim" /premium

246
Suzana Garcia diz que é "cretino intelectual" quem não reconhece trabalho autárquico do PCP. Candidata à Amadora iria até ao fim se PSD lhe retirasse o apoio, mas garante que o "namoro" está sólido.
País

PSD pede "prioridade nacional" ao interior 

O deputado do PSD Fernando Ruas disse que Ana Abrunhosa "tem capacidade para uma boa condução" do Ministério, mas criticou o executivo dizendo que a ministra não encontra apoio no resto do Governo.
Resposta Pronta

Suzana Garcia: "Não seria eu. Repito: extermínio"

102
A candidata a Amadora garante que avança, mesmo sem o PSD. A advogada tenta distanciar-se do Chega e afirma-se como "democrata". Tenta também explicar a expressão: "geneticamente antirracista".
Rui Rio

Rio. É "impensável" PSD continuar a perder câmaras

"É impensável continuar a perder, aquilo que é pensável é começar a subir e não subir pouco, subir bastante", defendeu Rio indicando que quer chegar ao fim da campanha com o mínimo de défice possível.
Resposta Pronta

Festejos. Carlos Moedas sugere "marcas no chão"

Candidato a Lisboa acusa Fernando Medina de "não ter criado condições de segurança". Ao Observador, Carlos Moedas afirma que o autarca da capital devia "dar a cara" e justificar-se pelos incidentes.
Venda do Novo Banco

Novo Banco. PSD insiste na divulgação de contratos

PSD volta a pedir à dona do Novo Banco e ao Fundo de Resolução autorização para divulgar contratos de venda do Novo Banco, excluindo fora para já, nome de devedores abrangidos por proteção de perdas.
União Europeia

PSD. Falta de "realismo" nas metas do Pilar Social

Os cidadãos precisam de ver a aplicação "concreta" das medidas assumidas na Cimeira Social do Porto, defende deputado Paulo Moniz frisando que o plano de ação é uma iniciativa "que não é legislativa".
Coronavírus

PSD propõe vacinar profissionais do turismo

Vacinar no imediato os profissionais do Turismo que têm "contacto direto com o cliente-turista" na hotelaria e restauração é uma das 15 propostas apresentada pelo PSD.
PSD

Rio recusa ostracizar extrema-direita

Num evento da JSD, Rio defendeu que hostilizar partidos como o Chega só lhes dá mais força e admitiu que Suzana Garcia mostra "algum excesso verbal", mas sem colidir com princípios do PSD.
CDS-PP

O náufrago

Nenhuma das forças de direita tem tido o suficiente impulso mobilizador para retirar a sua putativa base eleitoral do mutismo de outros tempos que lhe deram o epíteto de “maioria silenciosa”.
Autárquicas 2021

Paulo Cunha não será recandidato a Famalicão

O autarca entende que é preciso começar um novo ciclo e decidiu antecipar a sua saída da Câmara de Famalicão - se fosse a votos, este seria o seu terceiro e último mandato. Bastião do PSD em risco.
Autárquicas 2021

Santana Lopes será candidato à Figueira da Foz

1132
“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil", disse o ex-primeiro-ministro, exatamente 24 anos depois de ter sido candidato pela Figueira da Foz pela primeira vez.
Autárquicas 2021

Presidente de São Vicente recandidata-se à câmara

José António Garcês foi eleito nas autárquicas de 2013 pelo movimento de cidadãos Unidos Por São Vicente (UPSV) e volta agora a ser candidato numa coligação PSD/CDS.
Autárquicas 2021

Marinha Grande. Presidente retira confiança a vice

Vice-presidente foi aprovado pela comissão política distrital do PSD e passa da condição de vice-presidente socialista a candidato independente na lista do PSD. Cidália Ferreira já nomeou nova vice.
Administração Pública

Rio quer otimizar administração pública

Rui Rio considera que a Administração Pública tem dificuldades e que "nos últimos anos se tem vindo a degradar" e que "é preciso eliminar o desperdício".
Ministério Administração Interna

Rio: Cabrita não tem condições para continuar

Não é a primeira vez que Rui Rio se coloca na pele do primeiro-ministro para pedir a demissão de um ministro. Rui Rio diz que Eduardo Cabrita "tem um desempenho muito fraco".
Educação

AR. Recuperação de aprendizagens vai ser debatida

O objetivo do PSD é "de forma construtiva, ajudar e espevitar o Ministério da Educação a fazer algo, a agir urgentemente", quanto à recuperação de aprendizagens perdidas durante o período pandémico.
Vichyssoise

Adão Silva: "Costa fez ataque soez e mesquinho" /premium

Líder parlamentar do PSD ataca atitude "rasteira" de Costa que, diz, serviu para "desviar atenções" de Sócrates, num "exercício estapafúrdio". Adão Silva denuncia "irresponsabilidade" em Odemira.
Segurança Social

PSD questiona Governo sobre troca de informações 

O PSD questionou o Governo se "tem consciência das dificuldades que muitos cidadãos conhecem para tratar dos assuntos relativos à Segurança Social" e ainda deu sugestões.
Política

Um problema que Pacheco Pereira tem com ele mesmo /premium

195
Sete anos de silêncio é muito tempo e por isso abro hoje uma excepção. O que basta, basta. Há limites para tanto delírio, tanta teoria da conspiração, tanto umbiguismo. Até porque há muito mais mundo.
PSD

Rui Rio usa escutas da Casa Pia contra Costa

1512
Líder do PSD recordou escutas da Casa Pia e sugeriu que Costa não o pode acusar de tentar interferir na Justiça dado o "historial" que tem. Rio quer Ministério Público a olhar para Novo Banco.
Resposta Pronta

"PSD sabe que tem desvantagem para ultrapassar"

Autarca de Matosinhos fala das ambições autárquicas do PS e do "susto" com a Covid-19, mas também da polémica com o socialista Manuel dos Santos. "Não preciso de expulsão para desconsiderá-lo".
Autárquicas 2021

Líder da JSD vai ser candidato a Oeiras /premium

Rio desistiu de apoiar a candidatura independente de Isaltino Morais e deve apostar em Alexandre Poço, líder da JSD. Pressão do caso Sócrates acabou por alterar estratégia inicial da direção do PSD.
Resposta Pronta

Carreiras. "Política não pode sobrepor-se à saúde"

Presidente da Câmara de Cascais refere que cabe ao Ministério da Saúde decidir se mantém o concurso para encontrar um novo parceiro ou se o Estado passa a assumir a administração do hospital.
Novo Banco

Novo Banco. Da "imoralidade" à "falta de decoro" 

177
PS e PSD criticam a atribuição de prémios à equipa de gestão do Novo Banco, liderada por António Ramalho e o PCP coloca também culpas no governo liderado por António Costa.
Bloco de Esquerda

Um extermínio mais do que desejável

2708
A esquerda sectária nunca abandonou o radicalismo. Nós é que nos fomos habituando a conviver com ele. Se uns são hipócritas, outros preferem ser apenas sonsos. Eu não padeço de nenhum desses males.
Desporto

PSD acusa Governo de "empobrecimento do deporto"

O deputado do PSD criticou que o desporto seja "um parente pobre" no Plano de Recuperação e Resiliência "por opção do Governo", ao contrário do que aconteceu em outros Estados-Membros.
Novo Banco

PCP responsabiliza PSD, CDS e PS por Novo Banco

O PCP considera que confirma o que "tem denunciado": tanto a resolução do BES (governo PSD/CDS) como a privatização do Novo Banco (governo PS) "não acautelaram o interesse público".
Natalidade

PSD quer ouvir Comissão para a Natalidade

O PSD salienta que "Portugal regista há várias décadas uma taxa de natalidade inferior ao índice de renovação de gerações" e pede "uma avaliação das políticas públicas" para "inverter a tendência".
Resposta Pronta

"Aquilo que Rui Rio tem feito é uma hipocrisia"

Eduardo Vítor Rodrigues critica candidatura do ex-futebolista António Oliveira à Câmara de Gaia. Atual autarca diz ainda que as "contas dos municípios são preocupantes" e "devem fazer refletir".
Fact Check

PSD vai candidatar "senhora do Chega" à Amadora?

António Costa sugeriu que Rui Rio foi buscar a candidata do PSD à Câmara da Amadora às hostes do Chega. Suzana Garcia tem sido conotada com as posições do partido de Ventura, mas nunca foi militante.
PSD

Rio: "Costa não teve o nível que deve ter"

606
Rio não acredita que seja possível convencer o PS a reformar a justiça, mas diz que não amua por ter sido insultado. O líder da oposição diz ainda que nos Açores, Costa "provou do próprio veneno".
Governo

PRR: PSD exige conhecer versão final do plano

Na pergunta enviada ao chefe do Governo, o PSD quer saber "como justifica a ocultação aos portugueses e à Assembleia da República da versão final do PRR".
PSD

Rio acusa Costa de hipocrisia e de baixa política

794
António Costa tinha acusado o líder social-democrata de ser pior que um cata-vento e de abdicar dos princípios para retirar dividendos políticos. Rui Rio fala em "hipocrisia" e em "nível rasteiro".
Política

Costa ataca Rio e diz que é pior que um cata-vento

295
"Se o PS há de tirar conclusões sobre a matéria, seguramente que sim, mas acho que as deve tirar no momento próprio", diz António Costa. Críticas duras a Rui Rio, pior de que um "cata-vento".
Coronavírus

Odemira. PSD acusa Governo de perpetuar condições 

António Costa afirmou que "alguma população vive em situações de insalubridade habitacional inadmissível, com hipersobrelotação das habitações". Para o PSD, estas afirmações são "da maior gravidade".
Resposta Pronta

PSD. Governo "perpetua" situação dos migrantes

Cristóvão Norte, deputado do PSD, diz que problema de habitabilidade "está para lá da pandemia" e critica as declarações do primeiro-ministro, que falou em "violações dos direitos humanos".
PSD

PSD quer que Governo ajude mais Moçambique

O PSD quer que o Governo envie esforços “junto dos Estados-membros das Nações Unidas, para que seja dada uma resposta à crise humanitária e também à reconstrução de Moçambique”.
PSD

Bolieiro sai em defesa do Chega

2402
José Manuel Boleiro diz que "não se pode acusar o Chega de querer cortar beneficiários do RSI". Acordo com partido de André Ventura para as autárquicas não está nos planos.
Partido Chega

Chega espera que PSD tenha "mais Suzanas Garcias"

1051
André Ventura comentou a qualidade da direita portuguesa com Suzana Garcia: "Se o dr. Rui Rio colocasse mais Suzanas Garcias no PSD, certamente teríamos um futuro brilhante na direita em Portugal".
Autárquicas 2021

Apoio do PSD a Isaltino em Oeiras em risco /premium

100
Sociais-democratas estavam dispostos a apoiar a candidatura independente de Isaltino Morais a Oeiras, mas divisões internas e caso de Sócrates abalaram as convicções da cúpula. Decisão tomada em breve.
Resposta Pronta

JSD. "Residência mostra país de filhos e enteados"

775
Presidente da JSD pede que a residência seja atribuída a quem mais precisa. Alexandre Poço acusa Governo de estar a alimentar um país dividido e de não disponibilizar camas para os estudantes.
Amadora

PSD/Amadora sai em defesa de Suzana Garcia

579
Suzana Garcia disse esperar que o Bloco de Esquerda seja "exterminado" e Fabian Figueiredo usou o Twitter para pedir a demissão da candidata. O PSD já saiu em defesa da antiga comentadora.
PSD

"Governo lançou-se na TAP sem medir consequências"

Presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD diz que foi um "grande erro" ter-se "revertido a privatização" em 2016 e acusa Governo de não ter medido as consequências financeiras do apoio.
Resposta Pronta

Leal Coelho critica adiamento de obras em Lisboa

A vereadora do PSD na CM Lisboa critica o adiamento de obras de reposição dos sentidos de trânsito nas laterais da Av. da Liberdade. Teresa Leal Coelho questiona justificação dada por Fernando Medina.
Autárquicas 2021

Alta pressão. Moedas obrigado a endurecer o tom /premium

448
Sondagem desastrosa deixou equipa de Moedas arrepiada. Fosso para Medina e ataques do PS forçam discurso mais duro. Máquina já está no terreno e há novos protagonistas na calha. Plano B no pós-Lisboa?
Política

Suzana Garcia espera que BE seja "exterminado"

3093
Questionada sobre o Chega, a candidata à Câmara da Amadora pelo PSD disse esperar que todos os extremos sejam exterminados. Fabian Figueiredo, dirigente do BE, desafia Rio a "demitir Suzana Garcia".
Coronavírus

PSD quer audição do coordenador da "task-force" 

O PSD justifica o pedido de audição urgente com declarações do vice-almirante Gouveia e Melo, "em que o mesmo admite a possibilidade de serem desperdiçadas mais de 3 milhões de vacinas em Portugal".
PSD

Teletrabalho. PSD quer contrato para despesas

O PSD entregou no parlamento um diploma que remete o pagamento de despesas para um contrato entre o empregador e o trabalhador e que, para efeitos fiscais, sejam consideradas custos das empresas.
PSD

PSD quer alterar Lei da Nacionalidade

O PSD considera que é uma situação que "vem criar casos de enorme injustiça para muitas pessoas" que a paternalidade apenas seja reconhecida já na idade adulta.
Fact Check

Chega apanhou o PSD na última sondagem?

1888
O partido liderado por André Ventura surge numa publicação de Facebook com uma intenção de voto que nunca registou nas sondagens feitas para eleições legislativas.
Amadora

Declaração de Consciência

7223
Não descendo de viscondes e famílias fidalgas.Sou cidadã portuguesa de origem moçambicana, filha orgulhosa de um casal inter-racial cujas raízes multiculturais partilho com tantos que moram na Amadora
Procriação Medicamente Assistida

Inseminação pós-morte. PS acredita na promulgação

PR diz que medida levanta dúvidas jurídicas. PS acredita que podem ser trabalhada "sem que haja dificuldades de entendimento". PSD, que votou contra, diz que "o veto era expectável".
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. PSD: "veto era expectável"

"O veto era expectável", avança Sandra Pereira (PSD). "A prova testemunhal é feita perante quem? Normalmente é admitida por um juiz, mas não parece ser este o caso"
Autárquicas 2021

Alberto João Jardim apoia candidato PSD a Alenquer

Ex-presidente do governo da Madeira confirmou que preside à comissão de honra do cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Alenquer. O lema da candidatura é "Mudança com Confiança, Mais, Melhor e Diferente".
Noticiário

10h. Veto de PR. PS diz que lei não está perdida

Do lado do PSD, o veto presidencial era esperado., porque há falhas graves no diploma aprovado pela esquerda. Conselho de Procriação Medicamente Assistida acredita que ainda pode esbarrar no TC.
PSD

Aula Magna da direita volta a juntar-se e com Rio

160
Líder social-democrata junta-se pela primeira vez à grande reunião das direitas. Rodrigues dos Santos, Ventura e Cotrim Figueiredo também vão, num congresso que terá Portas, Júdice e Nogueira Pinto.
TAP

PSD critica Governo sobre a TAP. PS responde 

Para Cristóvão Norte, o Governo traduz "uma forma incapaz de tratar dos assuntos da TAP". Mas o PS responde: "existem muitas críticas", mas "nunca percebemos o que é que o PSD defende".
A página está a demorar muito tempo.