PSD

Rui Rio

Políticos à beira mar plantados

Costa quer surgir, aos olhos dos portugueses, como o grande agregador moderado da política nacional. Rio quer parecer, aos olhos de Costa, o seu novo pequeno parceiro que apenas quer uns lugarzinhos.
PSD

O vice-primeiro-ministro Rui Rio

327
Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa.
PSD

Mendes exige explicações públicas de Pinho

369
O antigo líder do PSD diz que Manuel Pinho tem de dar explicações aos portugueses, como ex-ministro, sobre os 15 mil euros mensais que recebeu do grupo GES, o que considera "inédito e grave".
Bloco Central

O novo acordo de Rio e Costa e a "gorda"

Numa manhã, Rio e Costa voltaram a estar de acordo. Há três dias assinaram acordos, mas este sábado rejeitaram criar um "Bloco Central". Humorista lembrou a Costa que só não fez acordo com o CDS.
PSD

"Liderança de Rio está em linha com o que propôs"

O ex-líder da JSD Pedro Rodrigues considera que a liderança de Rio "está em linha" com o que propôs aos militantes, mas espera que "num futuro próximo" traga o Governo para as prioridades do PSD.
Rui Rio

Rio denuncia caso de serviço fechado no S. João

O líder do PSD criticou a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a unidade de cuidados intermédios pediátricos S. João, porque "não se contratam três técnicos".
Rui Rio

O regime da irresponsabilidade

333
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.
Presidente da República

Marcelo cumprimenta Governo e PSD por acordos

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que viu "com agrado" os acordos assinados entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, mas que espera consensos mais alargados.
Economia

PSD quer redução "mais saudável" do défice

O "caminho completamente diferente" que o PSD anunciou para a política económica é apoio à redução de dívida e do défice. Diferença: mais investimento e reformas estruturais que puxem pela economia.
PSD

Fim dos cortes na política. Rio aceita, Negrão não

138
Rio falava na sede do partido: concordava com o fim dos cortes salariais nos gabinetes dos políticos. Minutos depois, Fernando Negrão falava no Parlamento: não concordava e via "com preocupação".
PSD

PSD vai ter projeto sobre Programa de Estabilidade

Tema "não foi discutido" na reunião de deputados mas Fernando Negrão anunciou: afinal, PSD vai ter projeto de resolução sobre Programa de Estabilidade, mas ainda não decidiu se rejeita o do Governo.
Política

Acordos fechados, mas negociação bicuda em aberto

Há alinhamento de princípios negociais genéricos e de prazos para as medidas. Mas há intenções que ficam por definir e a parte bicuda da distribuição de fundos não está fechada em nenhuma área
Governo

Elefante de que (quase) não se falou marcou debate

Governo e PSD iam assinar dois acordos importantes poucas horas depois. E só no final do debate Heloísa Apolónia (PEV) falou do elefante na sala, mas o tema marcou as intervenções do quinzenal.
Luís Montenegro

PSD "corre o perigo" de ser "muleta do PS"

Ex-líder parlamentar Luís Montenegro alertou para o risco de o PSD ser visto como "uma muleta" do PS ao comentar os acordos celebrados com o executivo na descentralização ou os fundos comunitários.
Política

Uma fotografia com Rio, em plena "geringonça"

121
Rio e Costa juntos para um acordo, numa imagem que o socialista não conseguiu com os parceiros com que governa há três anos. O último pacto de regime foi há 11 anos, também com o PSD.
Assembleia Da República

"Aperto de mão vale mais que muitas assinaturas" - como aconteceu

200
Depois do debate, Costa e Rio fecharam acordos sobre descentralização e Portugal 2030. Costa sugeriu aperto de mão e disse que "identidade" dos dois se mantinha: Rio na oposição, Costa no Governo.
PSD

Ângelo Correia: "Centeno tem influência decisiva"

O homem forte da Defesa no "governo sombra" de Rui Rio compara influência de Centeno à de Vítor Gaspar e defende que os três partidos que fizeram acordo com o governo se devem manter até às eleições.
Política

Costa e Rio formalizam primeiros acordos

O primeiro-ministro e o presidente do PSD vão estar hoje presentes na formalização dos acordos entre Governo e sociais-democratas sobre descentralização e o futuro quadro comunitário de apoio.
Rui Rio

Rio: situação do país não é tão boa como diz PS

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu terça-feira, no Barreiro, que a recusa do Governo em aumentar os funcionários públicos demonstra que a situação do país não é tão boa como diz o executivo do PS.
Parlamento

Sete respostas sobre a polémica das ilhas

176
Deputados das ilhas têm recebido dois subsídios de deslocação, mas a acumulação de apoios é questionável. É legal? Pode fazer-se? Quem fez? Que apoios a deslocações têm os deputados?
Projeto de Lei

PSD devolução de juros de taxas inconstitucionais

PSD quer municípios e outras entidades a devolverem aos contribuintes juros sobre taxas e impostos ilegalmente cobrados ou declarados inconstitucionais.
PSD

UAL decide que Feliciano tem de voltar às aulas

531
Comissão científica deliberou que Feliciano Barreiras Duarte tem de voltar às aulas. Acusa-o de ter "induzido em erro" a universidade e ainda diz que livros publicados não têm valor científico.
País

Descentralização. Acordos formalizados na quarta

Fonte do PSD confirmou anúncio da reunião entre António Costa e Rui Rio, feito esta terça pelo ministro da Administração Interna. Acordo relativo ao Portugal 2030 também vai ser assinado.
País

Descentralização. Costa e Rio reúnem-se na quarta

O primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, reúnem-se na quarta-feira com vista a "uma convergência" para a descentralização de competências para as autarquias.
PSD

O guru que Rio segue para "chegar novo a velho"

331
Rio confessou, ao anunciar a candidatura à liderança do PSD, que estava "amarrado" ao livro do amigo Manuel Pinto Coelho "Como Chegar Novo a Velho". O polémico médico esteve em S. Bento com Santana.
Parlamento

Deputada do PSD promete devolver apoios públicos

937
Sara Madruga da Costa assume que acumulou apoios de deslocação à Madeira e promete devolver o dinheiro. Luís Vilhena, deputado do PS, admite deixar o cargo se a prática for considerada ilegal.
Parlamento

Ilhas. PSD deixa em aberto saída de deputados

745
PSD vai pedir parecer à subcomissão de ética sobre deputados das ilhas que duplicaram subsídios. Fernando Negrão diz que consequências estão "em aberto". Deputado do BE já tinha intenção de renunciar.
Descentralização

Álvaro Amaro espera acordo até terça-feira

O social-democrata Álvaro Amaro espera que se chegue a acordo sobre o processo de descentralização "tão depressa quanto possível", pode mesmo acontecer esta segunda ou terça-feira.
Descentralização

Descentralização: Governo e PSD à beira do acordo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Álvaro Amaro do PSD encontram-se esta segunda-feira. Acordo para a transferência de poderes para as autarquias está quase finalizado.
Política

Especial/ JSD. Por um gin se ganha e por um whiskey se perde

1.006
No 25º Congresso da JSD, Salvador Malheiro e Marques Mendes foram protagonistas secundários. Houve traições, ataques pessoais, tensão — e copos. E seria uma quiche caseira a dominar as conversas.
PSD

Rui Rio defende aumentos na função pública

1.087
O líder do PSD questionou este domingo o facto de António Costa ter toda a disponibilidade para injectar dinheiro público na banca portuguesa e continuar sem fazer nada em relação à função pública.
Política

Margarida Balseiro Lopes é a nova líder da JSD

1.086
A deputada social-democrata, próxima da ala passista do partido, sucede assim a Cristóvão Simão Ribeiro e torna-se a primeira mulher a liderar a JSD. "Este é o maior desafio da minha vida", afirmou.
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade rejeitado pela oposição

As reações dos partidos ao Programa de Estabilidade têm um ponto em comum: PSD, CDS, BE e PCP rejeitam as ideias do documento apresentado. Mas por razões diferentes.
PSD

Especial/ JSD. Denúncias de ingerência em debate no WhatsApp

O Observador organizou um debate no WhatsApp entre os dois candidatos à liderança da JSD, que se decide este fim de semana. Houve denúncias de ingerência da direção de Rio e de Marques Mendes.
PSD

Moções na JSD. Voto aos 16, prostituição e sismos

192
Militantes da JSD vão debater mais de 72 moções sectoriais que incluem voto aos 16 anos, defesa de ajuda no desemprego na prostituição e abertura de escolas secundárias. E até a defesa da atual PGR.
PSD

Cristas vê com agrado Conselho Estratégico do PSD

Assunção Cristas vê com bons olhos a constituição do Conselho Estratégico Nacional do PSD apresentado na quinta-feira por Rui Rio, que, entre outros, integra seis ex-ministros e nove mulheres.
PSD

De Elina a Pedro Dias: a aposta de Rio na Justiça

677
Rio não escolheu Elina Fraga como porta-voz para a área da Justiça mas escolheu uma pessoa próxima: Mónica Quintela, a vistosa advogada de 51 anos, que defendeu Pedro Dias e arquitetou a sua rendição.
Fundos Comunitários

Há acordo entre Governo e PSD sobre fundos da UE

140
Governo e PSD já chegaram a acordo sobre o próximo quadro de fundos comunitários do Portugal 2030. Documento está prestes a ser assinado, mas não é certo se Rio e Costa aparecerão juntos na fotografia
PSD

Quem são os ministros sombra de Rui Rio

582
A cúpula nacional do Conselho Estratégico de Rui Rio tem 32 nomes. 60 anos é a média de idades dos coordenadores. Há apenas 9 mulheres, e Rio admite que "nível de êxito" pode ser de apenas "40 ou 50%"
Tribunal Constitucional

Alterações do Estatuto Gestor Público são legais

O TC decidiu não declarar a inconstitucionalidade da norma em causa, considerando que não viola a lei, ao contrário do que defenderam os 30 deputados do PSD que requereram fiscalização do diploma.
PSD

Rio revela governo-sombra do PSD

Nomes vão finalmente ser revelados esta tarde. Entre coordenadores e porta-vozes de 16 áreas sectoriais, organismo presidido por David Justino vai preparar o futuro programa eleitoral do PSD.
Fundos Comunitários

PSD não vai permitir desvio de fundos do interior

134
PSD está "preocupado" com reprogramação de fundos comunitários do Portugal 2020 e apresentou "linhas vermelhas" ao Governo: dinheiros destinados ao interior não podem ser alocados aos centros urbanos.
Presidente da República

Marcelo em Espanha na próxima semana

Chegada a Espanha vai acontecer no domingo à noite mas programa oficial só começa segunda-feira de manhã. A acompanhar o presidente estará Augusto Santos Silva, além de alguns deputados.
Rui Rio

Rio "estava à espera" de tensão entre BE, PS e PCP

Rui Rio afirmou, no Congresso da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que já esperava tensões entre Bloco de Esquerda, PS e "provavelmente PCP" "à medida que se aproximam as eleições".
Saúde

Mário Centeno vai explicar problemas na Saúde

Audição ao ministro Mário Centeno já tinha sido pedida pelo grupo parlamentar do PSD há um mês. Atendimento pediátrico no Hospital de S. João é um dos temas centrais.
PSD

Incêndios. PSD quer observatório independente

O observatório seria formado por "personalidades que produziram relatórios da maior importância" sobre os incêndios do Verão passado, explicou Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD.
Incêndios

Apoios. PSD acusa Governo de discriminação

Para o PSD, Governo prepara-se "para financiar a 100% a reconstrução de equipamentos destruídos em determinados concelhos, mas apenas a 60% em concelhos como Mação".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Milagre na economia" começou com Passos

4.523
Em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia, Presidente da República diz que a recuperação económica em Portugal foi um "milagre a dois tempos". Passos iniciou o "milagre", Costa preservou-o.
País

Parlamento condena "violência" de Israel

O Parlamento condenou esta sexta-feira a "violência desproporcional do exército de Israel" contra palestinianos em Gaza e pediu "um apuramento independente" sobre estes incidentes.
NATO

Parlamento saúda 69 anos da NATO

O Parlamento aprovou, com os votos contra do PCP, BE e PEV, um voto de saudação pelos 60 anos da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, reafirmando o "empenho de Portugal" na Aliança Atlântica.
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
PSD

Rio: "O país não está bem, mas está melhor"

Rio defende "superávites" nas contas públicas e, a partir daí, evoluir para a redução da carga fiscal e da dívida. O líder da oposição diz ainda que "o país não está bem, mas está melhor".
Eutanásia

Negrão defende referendo à eutanásia

Líder parlamentar do PSD quer partido a refletir sobre hipótese de referendar matéria que Parlamento apreciará até ao verão. Já o líder do partido, Rio, é a favor da eutanásia e contra o referendo.
Luís Montenegro

Deputados criticam Negrão na saída de Montenegro

276
Miguel Santos, Paula Teixeira da Cruz e Hugo Soares enviam emails críticos de Negrão a toda a bancada onde manifestam "tristeza" pela atitude do líder parlamentar. Negrão fala em "compreensão errada".
Igualdade de Género

PSD contra mudança de sexo sem relatório médico

598
Mudar de sexo aos 16 anos no Cartão de Cidadão e sem relatório médico, não. É a "opinião generalizada" no PSD que definiu ainda que não dará liberdade de voto. PS dá liberdade de voto.
País

PSD chama presidente do INEM ao Parlamento

O PSD anunciou que quer ouvir com urgência o presidente do INEM no Parlamento, para dar explicações sobre a "situação de atraso no atendimento" aos cidadãos e os meios daquele organismo.
Governo

PSD questiona capacidade operacional da PSP

O PSD questionou o Governo sobre que medidas serão tomadas de imediato para que a PSP mantenha a capacidade operacional, e abordou também a diminuição do efetivo policial.
Luís Montenegro

Montenegro deseja ver Rio como primeiro-ministro

218
Luís Montenegro disse que "só no PCP e BE é que pensam todos da mesma maneira" e deixa várias propostas que gostaria que o PSD colocasse na sua agenda política e que espera ver Rio primeiro-ministro.
Descentralização

Costa entrega até 1,2 mil milhões/ano a autarquias

O Executivo está a preparar um envelope financeiro anual de 1,2 mil milhões de euros para as autarquias. Compensação acompanha reforço de competências previsto no processo de descentralização.
PSD

Rio. Críticos em silêncio e Marcelo à espreita

Com Santana na televisão e Montenegro com um jantar marcado para o dia seguinte, o Conselho Nacional de Rio quase não teve críticos. Mas Marcelo andou à espreita, e fez Rio mudar de hotel.
Rui Rio

Incêndios, Saúde e Montepio: como fazer oposição

Rui Rio fez uma intervenção descrita como "morna", "sem novidades". Sem nomes do governo-sombra, elegeu 3 prioridades para fazer oposição ao PS: incêndios, saúde e Montepio. Silvano eleito com 78%.
PSD

Santana fica em Lisboa, mas elogia Rio

Santana não foi ao Conselho Nacional ao Porto, mas elogiou o facto de Rui Rio cortar com o funcionamento tradicional a partir de Lisboa. Comparou o presidente do PSD a Cavaco Silva e lembrou série.
PSD

Ângelo Correia ministro no "governo sombra" de Rio

417
O antigo ministro do PSD e antigo patrão de Passos diz que o facto de integrar "governo sombra" não é um regresso à política ativa: "Ai de mim, meter-me na política. Vou apenas dar opiniões".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site