771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD

Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
PSD

Militantes do PSD exigem acordo Montenegro-Ventura

Rui Gomes da Silva e outros seis sociais-democratas pedem a líder do PSD que reconsidere "não é a não" a Ventura, que coloque "interesses de Portugal em primeiro lugar" e feche acordo para quatro anos
Noticiário

20h Bolieiro diz não ter lições para dar à AD

José Manuel Bolieiro diz não ter lições a dar à AD, mas admite poder ser inspiração para Luís Montenegro. Ainda, as clarificações de André Ventura sobre a conversa com Marcelo.
Resposta Pronta

Emigrantes querem ter "real peso político"

Votos de portugueses no estrangeiro começam a ser contados e "podem ser decisivos". Pedro Rupio, ex-conselheiro das comunidades quer um reforço do "peso político". A solução? Eleger mais deputados.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Costa recusou Europeias

No balanço pós-eleitoral, o comentador defende que o Chega deve ter lugar na vice-presidência e entende que a IL pode ter dois lugares no Executivo de Montenegro. Deixa críticas ao BE e PCP.
Noticiário

13h.Próximo Orçamento com medidas sem retificativo

O orçamento em vigor, feito pelo Governo do PS, tem margem para acomodar os planos do novo Governo da AD para 2024. Ainda, empresários e trabalhadores partilham preocupações por causa das eleições.
Resposta Pronta

Chega. "Eu já tinha batido a porta a Montenegro"

António Pinto Pereira critica a "atitude indecorável" de Luís Montenegro face a acordos de governação com o Chega. Diz, no entanto, que o partido está disponível a viabilizar propostas da AD.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Direto ao Assunto

"Há medidas que AD, IL e Chega vão aprovar"

Bernardo Blanco, vice-presidente da IL, diz que liberais não põem de parte "diálogo parlamentar com todos, do PCP ao Chega". Sobre Rui Rocha ir ou não para o Governo: "Ninguém se pôs em bicos de pés".
Legislativas 2024

"A AD tem 100 dias para mostrar ao que vem"

Em entrevista, José Matos Correia, presidente do Conselho Jurisdicional do PSD, defende que só boa governação impedirá crescimento do Chega e culpa "inépcia" de Costa pela força que Ventura ganhou.
Noticiário

14h. Programa de Governo dos Açores aprovado

PSD, CDS e PPM votaram a favor. PS e BE votaram contra. Bolieiro promete estar aberto a negociações, mas alerta que existem linhas vermelhas. Ainda, Moedas pede responsabilidade à oposição.
Noticiário

13h. PS. Comissão Política reúne-se na 5ª feira

Pedro Nuno Santos convocou a reunião para o dia a seguir à audiência do PSD com o PR, de onde deve sair a indigitação de Montenegro como PM. Ainda, Benfica vai encontrar o Marselha na Liga Europa.
Fact Check

Igualdade de género. PS e PSD deixam pior legado?

André Ventura criticou políticas da governação PS e PSD nas últimas décadas. Será verdade que Portugal caiu para cauda da Europa em matéria de igualdade de género? Ou declarações são exageradas?
Legislativas 2024

A grande estupidez do regime

A exclusão do Chega vai impedir o PSD de ser realmente governo, e o PS de ser realmente oposição. 
Legislativas 2024

Montenegro deve abdicar de Orçamento Retificativo 

Contra planos iniciais, governo da AD deve mesmo abdicar de retificativo. No PSD, acredita-se que há folga para acautelar despesa. Equipa de Montenegro acredita que sobrevive pelo menos dois anos.
Direto ao Assunto

Estabilidade do novo executivo "só com AD e PS"

Histórico socialista diz que esse é um "cenário inevitável" mas, mesmo depois da contagem de votos dos residentes no estrangeiro, o PS deve ocupar um lugar na oposição.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Direto ao Assunto

PPM entende-se com Chega?"Quem manda é Montenegro"

António Leitão Amaro, vice-presidente do PSD, admite dialogar com todos os partidos "no quadro parlamentar", mas fecha a porta a negociações de governo com o partido de André Ventura.
PSD

PSD, um presente sem futuro?

Esses, que julgavam ir ganhar por muitos, perderam porque ganharam por muito pouco. Mas perderam por muito, por causa dos conselhos que deram, por julgarem ser o Chega um epifenómeno como o PRD.
Legislativas 2024

Santos Silva defende entendimentos entre PS e PSD 

Augusto Santos Silva mantém que ao PS cabe o "lugar da oposição" e afasta a ideia de um bloco central, mas defende entendimentos entre o PS e o PSD em certas matérias, como a Justiça.
Noticiário

13h. Santos Silva admite entendimentos com PSD

À Renascença, o presidente cessante da Assembleia da República diz não confundir o espírito de negociação com o apoio formal a um Governo. Ainda, Moedas garante que AD não governa com o Chega.
Noticiário

10h. PSD/Algarve relata descontentamento na região

Cristóvão Norte entende que essa é a causa principal do crescimento no Chega no Algarve. Ainda neste jornal, Presidente da Comissão Europeia diz que o conflito em gaza chegou a um ponto crítico.
A História do Dia

O ADN tirou deputados à AD?

É possível que a subida meteórica do ADN face a 2022 possa ser explicada com o erro de milhares de eleitores? Ricardo Ferreira Reis, do centro de sondagens da Católica, é nosso convidado
Legislativas 2024

Como o "cansaço" deu força ao Chega no Algarve

Crescimento do Chega não surpreende descontentes que justificam voto com problemas do dia-a-dia: da estrada esburacada ao hospital que não avança há 16 anos, passando por barragem por construir.
Legislativas 2024

Um milhão de votos e ainda não perceberam

Em 2024, ainda há gente no PS (e à esquerda) que acha que chamar nomes aos eleitores do Chega e maldizer o país resolve alguma coisa. Além de ser uma reação infanto-juvenil, é absolutamente inútil.
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
Noticiário

23h. Ventura admite chumbar Orçamento da AD

O líder do Chega aponta para o fim do bipartidarismo com os resultados das eleições. Por isso, diz que se não existirem negociações com a AD trata-se de uma humilhação e vota contra.
Legislativas 2024

Montenegro aposta em raide para se pôr no centro

AD acredita que agenda de forte preocupação social (professores, polícias, Saúde) vai agarrar Pedro Nuno e Ventura. Em teoria, luz verde ao próximo OE permite aguentar governo até ao fim de 2026.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Resposta Pronta

AD: "Teremos Governo, pelo menos, para 2 anos"

Emídio Sousa, cabeça-de-lista da AD por Aveiro, venceu Pedro Nuno Santos no distrito. "Não é agridoce, é uma vitória saborosa". Assume também que é preciso refletir sobre os resultados do Chega.
Eleições

Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD

Depois de ter felicitado Montenegro por telefone, o líder do PP também deu os parabéns, nas redes sociais, aos portugueses por terem escolhido o "único projeto credível para a mudança em Portugal".
Noticiário

10h. Chega exige lugar no próximo governo

O Chega vai exigir um lugar no próximo governo. A garantia é dada pelo deputado Pedro Pinto à Rádio Observador. Ainda, PS e PSD trocam responsabilidades sobre a forma de governar.
Noticiário

7h. AD com vitória tangencial, PS assume oposição

Luís Montenegro pede "responsabilidade" aos partidos da oposição. Pedro Nuno Santos assume derrota, com avisos: AD não vai contar com o PS para levar o Governo ao colo.
Legislativas 2024

Governo de combate, pensado para mini-ciclo

Montenegro teve noite agridoce: venceu e vai governar, algo que não acontecia desde 2011. Mas resultado curto e ascensão do Chega indiciam aparente bloqueio. Próxima etapa: combater e dramatizar.
Reportagem Observador

"Exijo sentido de responsabilidade aos partidos"

No discurso de vitória, Luís Montenegro destaca a vitória da AD e a queda do PS. A Marcelo, Montenegro mostra-se disponivel para formar governo e espera "que PS e Chega não formem coligação negativa".
Legislativas 2024

Manual de bolso que explica eleições por distritos

Aliança Democrática venceu todos os distritos do Norte do país (e Leiria), enquanto PS manteve vantagem a sul. Chega furou bipolarização em muito distritos e até venceu no Algarve.
Emissão Especial

Montenegro: “É minha expectativa formar governo”

Luís Montenegro destaca que a vitória da Aliança Democrática é “incontornável”. O líder do PSD sublinha que ““a AD ganhou as eleições e o PS perdeu”. 
Emissão Especial

"Vai ter de haver aproximação entre AD e Chega"

O membro do programa "Fora do Baralho" considera que Luís Montenegro fez mal em impôr linhas vermelhas ao partido de André Ventura. Refere que Portugal está a caminhar para um "sistema tripolar".
Emissão Especial

AD. Hugo Soares: "Projeções apontam para mudança"

O deputado eleito pela AD fala num "dia histórico". Hugo Soares sublinha que as projeções apontam para "sentimento de mudança", "vitória da AD" e "piores resultados de sempre da esquerda".
Resposta Pronta

"Há centenas de pessoas a pedir para repetir voto"

Hugo Soares, secretário geral do PSD, denuncia relatos de centenas de eleitores a pedir para repetir votação. Garante que é preciso "voto esclarecido" num apelo feito à CNE
Noticiário

15h. AD pede à CNE para intervir nas eleições

AD pede à CNE que intervenha para garantir voto esclarecido após receber relatos de eleitores a pedir para repetir o voto. Ainda, Hugo Soares, secretário-geral do PSD explica queixa da AD.
Noticiário

11h. Montenegro está "tranquilo" e "otimista"

Líder da AD já votou em Espinho, acredita numa forte mobilização dos portugueses. Destaque ainda para a noite dos Óscares. Há um luso-descendente na corrida aos maiores prémios do cinema.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos