Dark Mode 44,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

PSD

Coronavírus

PSD pede medidas de segurança para idosos

Apesar de muitas das prestações sociais serem pagas por transferência bancária, há ainda muitos beneficiários, especialmente nos concelhos mais rurais, que as recebem através de vale postal.
Coronavírus

Somos todos soldados

162
Somos todos soldados nesta frente que tem evidenciado o que de melhor Portugal tem. Uma pandemia vence-se com informação séria e credível e com a multiplicação de gestos de boa vontade.
Coronavírus

PSD pede a governo para pagar dívidas a empresas

594
Conselho estratégico do PSD quer governo a segurar economia ao pagar o que deve a fornecedores em 15 dias. Propõe uso da almofada financeira do IGCP para injectar liquidez imediata nas empresas.
Presidente da República

Bastidores. Pico longo em maio e uma elite curiosa

287
Costa juntou políticos, parceiros sociais (nem todos apareceram) e especialistas numa sala. Marcelo quis saber se haveria vacina e porque é que gráfico apontava um pico de 10 dias a meio de maio.
Coronavírus

Cheiro a desinfetante e oposição só dentro do PSD

Em tempos diferentes, o problema dos deputados já não são as presenças-fantasma, mas aparecerem. No quinzenal com o primeiro-ministro, Rio só fez oposição à própria bancada. AR em serviços médios
Coronavírus

PSD: "Que motivos justificam a exoneração"?

O PSD quer uma justificação para a demissão do diretor do Hospital das Forças Armadas numa altura em que o país está a combater o surto da Covid-19 e depois de ser declarado estado de emergência.
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
Coronavírus

Malheiro: "Situação muito complicada em Ovar"

9756
Ovar já teve de fechar dois centros de saúde por causa da propagação do vírus no concelho. Salvador Malheiro fala em situação "muito complicada". Entre os 10 infetados há profissionais da saúde.
Parlamento

Rio apela a "consenso" com PS nos órgãos externos 

Rio admite pedir a deputados para aprovarem nomes propostos pelo PS para CES e TC se forem "razoáveis". Adão Silva já apresentou quais os 'vices' da bancada que fazem parte da sua lista
Coronavírus

O que pediram os partidos ao Governo

707
Costa está a receber os partidos em São Bento e depois anuncia novo plano: escolas fechadas até ao fim do mês e restrições no acesso a restaurantes, bares e centros comerciais são algumas das medidas
PSD

Ex-adjunto de Passos integra equipa de Rio

293
PSD criou comissão para reestruturar PSD e grupo parlamentar, nomeou dois novos secretários-gerais e já definiu a composição da nova comissão autárquica.
PSD

PSD avança com proposta de revisão constitucional

100
Líder do PSD diz que revisão da Constituição permitirá que Conselho Superior do Ministério Público seja composto maioritariamente por independentes para evitar que "juízos em causa própria".
PSD

Rio deixa liderança da bancada no dia 19 de março /premium

Eleições para a liderança da bancada do PSD serão no próximo dia 19 de março, apurou o Observador. Rio tinha dito que saia depois do Congresso. Sai agora, depois de ter garantido reforço de poderes.
PSD

Um líder para a aliança que Chega e IL rejeitam /premium

1626
Miguel Morgado insistiu na necessidade da direita ter uma liderança "intransigente" com o socialismo. Mas no seu apelo para que a grande família não-socialista se una, ouviu negas de Chega e IL.
Paulo Portas

Portas critica moda de "governar para os likes"

853
Passos Coelho apareceu na sala no início da intervenção de Portas no encontro das direitas e foi aplaudido. Antigo líder do CDS não resistiu a atirar farpa à moda de "governar para os likes".
PSD

Nem chefe, nem direita. Para o PSD o centro é tudo

213
PSD rejeita que direita precise de um chefe e também que tenha como prioridade uma grande união de direita. Mota Pinto avisa ainda Costa que coronavírus não pode ser álibi para economia
CDS-PP

“Chicão” pede "líder agregador" para a direita

239
Líder do CDS quer um "líder agregador" para o espaço político de que faz parte e apresenta um plano para a direita voltar ao poder. Pelo caminho opõe-se à ida de Centeno para o Banco de Portugal.
Incêndios

Incêndios. PSD quer reconstruir posto de vigia

Os deputados sublinham a importância da vigilância da floresta e deteção precoce das chamas, dadas as suas características geográficas, orográficas e o histórico de incêndios florestais do concelho.
Rui Rio

Rio recusa "violência verbal" de Costa

404
O líder do PSD disse que não deve responder ao primeiro-ministro, que o acusou de não ter "pensamento nenhum". É "degradar o diálogo democrático" e "escalada gratuita de violência verbal", diz Rio.
António Costa

Costa acusa Rio de não ter "pensamento nenhum" 

503
O primeiro-ministro António Costa disse que Rui Rio “não tem pensamento nenhum ou, se o tem, esconde-o” e acusou o PSD de usar “uma estratégia de guerrilha” para enfraquecer o Governo.
Proteção Civil

Ministro diz que PSD está "mal informado"

"Está muito mal informado, porque quando o PSD era Governo havia nomeações, agora vai haver concurso público", afirmou Eduardo Cabrita, referindo-se a críticas sobre nomeações para a Proteção Civil.
PSD

PSD chama Nuno Artur Silva ao Parlamento

102
Depois do BE, é a vez de o PSD chamar ao Parlamento o secretário de Estado do Cinema e o presidente do Conselho de Administração da RTP. Rui Rio já tinha alertado para "manifestas incompatibilidades".
PSD

PSD quer moratória à lei que proíbe abate em canis

1803
O objetivo é a que a moratória dure "o menor tempo possível", mas para os sociais-democratas é a saída para aquilo que consideram ser um "cocktail explosivo" depois da entrada em vigor da lei.
Política

À direita dos socialistas

A recriação política à direita do PS terá de ser também um passo decisivo para a inversão do ciclo da indiferença, de fragmentação do sistema e do crescendo da desconfiança da maioria dos portugueses.
Debate Quinzenal

Costa sobre caso Ana Leal: "É men-ti-ra!" - como aconteceu

340
Com o tema do Covid-19 a marcar o debate quinzenal, a discussão passou pelas PPP, incompatibilidades no Governo, governador do Banco de Portugal, e o novo aeroporto no Montijo.
Política

O grande comunicador /premium

A política para Luís Marques Mendes é o quê? Pesa quanto? Ah agora, “nada”. O adeus é “definitivo”, garante. Tínhamos entrado na zona reservada. Finjo que acredito e passo adiante.
Aeroportos

"O PSD não inviabiliza de certeza o aeroporto"

830
O PS pressionou, Costa disse estar "perplexo", mas Rio pôs os pontos nos is: não cabe ao PSD travar ou não travar o aeroporto no Montijo. PSD só se opõe a leis ad hominem.
Eutanásia

Eutanásia. Deputado insiste em propor referendo 

Pedro Rodrigues já enviou ao colegas projeto de resolução que pretende entregar para propor um referendo à despenalização da eutanásia. Ex-líder da JSD tinha provocado a confusão antes de dia 20.
Parlamento

PS insiste em nomes com chumbo pré-anunciado

591
PSD garante que houve "zero" negociação do PS sobre os nomes dos dois novos juízes do TC e sobre a reeleição de Correia de Campos para o CES. Votação é secreta, mas chumbo é quase certo. Embaraço?
Comissão de Inquérito

PSD força Inquérito aos donativos de Pedrógão

291
PSD acredita que "quem não deve não teme", por isso vai forçar uma comissão de inquérito a alegadas fraudes na distribuição dos donativos para Pedrógão. E quer ouvir ministras da Coesão e Agricultura.
Aeroportos

Montijo. António Costa "perplexo" com PSD 

O primeiro-ministro reiterou que não há "plano B" para o aeroporto no Montijo, acrescentando que o Governo está em diálogo com todos os municípios, de forma a perceber o ponto de vista de cada um.
Banca

Parlamento discute limitação a comissões bancárias

As 11 propostas sobre limitação e proibição de comissões bancárias vão ser debatidos esta quinta-feira a pedido do BE, que pretende que estes cheguem à fase de especialidade.
PSD

Montijo. PSD rejeita dar a mão ao governo

358
Salvador Malheiro diz que decisão de não aprovar alteração à lei foi aprovada por unanimidade na Comissão Política Nacional. Vice-presidente diz que alteração seria "ataque ao Estado de Direito".
Tribunal Constitucional

TC: PSD "não está confortável" com Vitalino Canas

952
A hipótese de Vitalino Canas ser chumbado no Parlamento para juíz do Constitucional ganha força. Depois do BE ter assumido voto contra, PSD diz não estar "confortável" com nome proposto pelo PS.
Eutanásia

Eutanásia. Queixa contra Rui Rio vai ser analisada

338
Queixa de militante que pede um processo disciplinar a Rui Rio será analisada pelo Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Em causa está um pedido de referendo à eutanásia que Rio não teve em conta.
PSD

Rui Rio diz que Governo "não teve estado de graça"

O presidente do PSD disse na sexta-feira à noite que o Governo socialista "não teve estado de graça" e que quando tomou posse, em outubro passado, era um executivo que "já parecia cansado".
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós /premium

174
Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
PSD

Rio condiciona contactos de deputados com imprensa

2385
Rui Rio enviou esta sexta-feira à tarde circular aos deputados a dizer que os contactos que fizerem com a imprensa devem ser "sempre" articulados "através da assessoria de imprensa".
PSD

Deputado do PSD assume problema de alcoolismo

629
Pedro Rodrigues assume publicamente problema de alcoolismo. Justifica que não estará hoje na votação da eutanásia, depois de ter protagonizado "rebelião" dentro do PSD para convocação de referendo.
Banca

PSD quer MB Way sem custos adicionais

PSD vai juntar-se aos partidos de esquerda e entregar proposta para incluir transações por MB Way na conta de serviços mínimos bancários. Tema vai ser discutido a 27 de fevereiro no Parlamento.
PSD

Liderar o futuro

329
Do PS, e da esquerda que timidamente o suporta, só podemos contar com imobilismo e incapacidade de transformar Portugal. Governam para existir em vez de existirem para reformar.
Eutanásia

Deputados em pé de guerra com Rio sobre referendo

290
Grupo de deputados do PSD quer proposta de referendo à eutanásia, mas direção rejeita algo feito "à revelia". Debate sobe de tom. Pedro Pinto critica seguidismo e diz ter tanta legitimidade como Rio.
PSD

O Regresso parte III: Passos critica António Costa

2747
Passos aproveitou para fazer críticas a Costa, de quem destacou a opção pela propaganda e pelo combate político, em detrimento do interesse nacional, nomeadamente na escolha da pasta na comissão.
FC Porto

Governo: "Os insultos a Marega envergonham todos"

1893
Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que o que aconteceu é "inaceitável e intolerável" e garante que autoridades já estão a trabalhar para "identificar responsáveis e punir exemplarmente".
Governo

Combatentes. Partidos vão negociar texto comum

1079
As propostas do Governo, do BE e do PSD baixam sem votação à comissão, onde será negociado um texto sobre um Estatuto do Antigo Combatente "o mais consensual possível".
PSD

Pedrógão. PSD avança com inquérito sobre donativos

Em causa estão alegadas fraudes relacionadas com os apoios na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande em 2017, tema que o Chega já tinha levado à Assembleia da República.
PSD

Rio prepara grande encontro de autarcas do PSD

Comissão Política Nacional aprovou proposta de Rio de substituir David Justino por Joaquim Sarmento na presidência do Conselho de Estratégia Nacional, bem como "grande encontro de autarcas"
PSD

"Simpática e solta". A nova aliança Rio-Chicão 

Se Portas e Passos cantavam Amigos para Siempre, Rio e Chicão aparecem em versão Anitta com nova aliança livre, leve e "solta" com vista a dança nas autárquicas. O mau tango já lá vai.
PSD

Rio dá liberdade de voto, mas ignora referendo

1509
Rio pediu a deputados que não se alongassem sobre serem a favor ou contra a eutanásia. Líder ignorou referendo na reunião e aos jornalistas disse que "não está em cima da mesa".
PSD

Passos contra "ligeireza" da eutanásia

3581
Embora contra o referendo da eutanásia, Passos Coelho elogia-o por "provocar um sobressalto cívico". Contra a aprovação, pede também um debate mais profundo antes de se tomar qualquer decisão.
Parlamento

Parlamento: novas regras para discutir votos

Conjunto de novas regras inclui a transferência de iniciativas do plenário para comissão especializada como forma de combater "a crescente banalização de discussão de votos em plenário".
PSD

Os nomes das coisas /premium

A estratégia de Rui Rio é boa para inserir o PSD no sistema socialista, e deixar o PSD, como disse Poiares Maduro, jogar “o jogo de António Costa”. Mas quem ganha quando se faz o jogo do adversário?
Eutanásia

Eutanásia. Referendo é arma a usar como em 1998

O Congresso do PSD aprovou uma moção pró-referendo e ouviu vozes de peso a defenderem essa ideia. Em 1998, votação favorável ao aborto no Parlamento foi contrariada por um referendo.
Óbito

Santana Lopes: Álvaro Barreto "devia ter sido PM"

"Tinha sempre uma piada em cada Conselho de Ministros". Pedro Santana Lopes recorda ao Observador os tempos com Álvaro Barreto, que foi vice-primeiro-ministro do seu governo em 2005.
PSD

Ninguém perdeu

729
Queriam a minha reação à “derrota” de Rui Rio e Negrão para o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Apesar do receio de parecer presunçoso, fui rápido e claro: “eles não perderam, eu é que ganhei!”
PSD

Morreu o ex-ministro Álvaro Barreto

1159
Álvaro Barreto morreu esta segunda-feira aos 84 anos. Foi seis vezes ministro pelo PSD. Santana Lopes defende que deveria ter sido primeiro-ministro. Pinto Balsemão recorda o seu "sentido de humor".
Congresso do PSD

Honra e glória. As entrelinhas do discurso de Rio /premium

Rio 2 não é diferente do Rio 1: as críticas ao PS continuam a ser cordiais, os apelos para reformas (e as área dessas reformas) também, mas há sinais de que acredita que vai chegar a São Bento.
Congresso do PSD

7 opiniões rápidas sobre o novo fôlego de Rui Rio /premium

José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral olham para o que podemos aprender com o Congresso do PSD.
Congresso do PSD

Poço: "AR tem legitimidade para decidir eutanásia"

594
Candidato à liderança da JSD diz que o Parlamento tem legitimidade para decidir sobre a legalização da eutanásia. Nesta 'mini' entrevista, critica ainda discurso da adversária por falar em "padrinhos"
Congresso do PSD

Nem revolução nem surpresas: Rio muda pouco

Sai Elina Fraga e Bolieiro, entra ex-autarca de Rio Maior e André Coelho Lima, de Braga. Centeno de Rio chega à direção (mas não à cúpula). Quem são os soldados de Rio para os próximos dois anos?
PSD

O PSD que Portugal precisa

187
O PSD deve ser o partido que acredita no cidadão, na iniciativa privada, tanto quanto na pública, na liberdade de escolha e num Estado focado nas suas atribuições fundamentais.
Congresso do PSD

PSD. Como Montenegro fez oposição à porta fechada

332
A 3 km do Congresso, Montenegro foi crítico do discurso de Rio: "Representamos uma maneira de pensar diferente e ontem foram-nos dadas muitas razões para isso". E pediu às tropas que não desmobilizem.
Congresso do PSD

Direto. Carpool com Poiares Maduro no Congresso

Miguel Poiares Maduro segue à boleia do Observador, a caminho do 38.º Congresso do PSD. São seis quilómetros de entrevista, para ver em direto aqui.
Congresso do PSD

"Moreira em declínio, Rangel um quadro de valor"

268
Hugo Carneiro diz que Rangel tem as "qualidades necessárias" para derrotar Rui Moreira. Numa 'mini' entrevista, sublinha ainda que o partido conseguiu preocupar o PS com o IVA da eletricidade.
Congresso do PSD

Albuquerque. "Quem cria riqueza é penalizado"

Em entrevista à Rádio Observador, Miguel Albuquerque, líder do PSD Madeira, garante que agora a comunicação com o líder do partido “está ótima” e insiste que o partido tem de clarificar a mensagem.
Congresso do PSD

Veja em direto todo o Congresso do PSD

Acompanhe aqui todos os discursos do 38.º Congresso do PSD, que acontece em Viana do Castelo este fim de semana.
Vichyssoise

Rangel sobre Porto e PSD: "Nunca descartei nada" /premium

185
Paulo Rangel diz que "há muitas condições" para Rio ser sucessor de Costa, elogia a atuação do PSD no IVA da eletricidade e diz que com Costa se está próximo da "claustrofobia" dos tempos de Sócrates.
Congresso do PSD

Rio encosta PS à esquerda radical mas pede pactos - como aconteceu

204
Direção de Rui Rio baixa ligeiramente votação de há dois anos: tem 62,4% (tinha tido 64,8%). Líder do PSD venceu no Conselho Nacional, mas perdeu no Conselho de Jurisdição.
PSD

Um 'drinking game' para animar o congresso do PSD /premium

A luta já lá vai e o PSD chega ao congresso com a liderança reforçada. Parece aborrecido? Preparámos um 'drinking game' com as pistas do congresso para animar.
PSD

Dois terços veem Rio líder até novas legislativas

208
Rio conquistou a liderança do partido numa segunda volta inédita no partido, mas os portugueses ainda não estão convencidos com a liderança do social-democrata. Passos Coelho? Um desejo de poucos.
Orçamento do Estado

Governo promete "grande baixa de impostos" em 2021

115
Rendimentos de filhos vão continuar a ser contados no acesso ao Complemento Solidário para Idosos, mas só a partir de 20 mil euros. Vistos Gold e Novo Banco aquecem debate. Baixa de IRS para o ano.
Lisboa

PSD e CDS contra condicionamento de trânsito

CDS defende os compromissos ambientais, afirmando que não devem ser atingidos por imposições aos cidadãos. PSD considera a proposta injusta e segregadora, "porque serve apenas uma minoria".
PSD

Autarca do PSD condenado por abuso de poder

121
O Tribunal de Oliveira do Bairro condenou o vereador da oposição na Câmara local, eleito pelo PSD, ao pagamento de uma multa por crime de abuso de poder. Os factos ocorreram em 2014.
Pedro Passos Coelho

Passos apresenta livro de Moedas. O regresso?

Depois de deixar recados ao PSD em Ponte da Barca, Passos Coelho vai voltar à praça pública para apresentar livro de Carlos Moedas. Agora em Lisboa. Intervenção será uma semana depois do congresso.
Orçamento do Estado

PSD não recua no IVA da luz, diz Morais Sarmento

"Não há pontos de fuga", garante o vice do PSD sobre eventuais desculpas que o PSD venha a dar para justificar um recuo no IVA da luz. Mas também avisa que a proposta do BE tem problemas.
PSD

PSD. Salvador Malheiro desafia críticos de Rio 

515
O vice-presidente do PSD rejeitou o apelo feito há uma semana pelo ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho para uma "união à direita" e desafiou críticos e Rio para autárquicas de 2021.
Partido Chega

A direita castradora contra a direita castrada /premium

318
Nas “presidenciais” do ano que vem, além de dois ou três exotismos leninistas, é provável que a direita-capacho, ou castrada, enfrente a direita-carrasco, ou sedenta de castrar.
PSD

Sofia Matos e Alexandre Poço candidatos à JSD

São ambos deputados e atuais membros da direção de Balseiro Lopes. Sofia Matos, apoiante de Rio, e Alexandre Poço, apoiante dos críticos, vão amanhã apresentar as candidaturas à liderança da JSD.
PSD

IVA. Rio alinha com esquerda, CDS quer afastá-la

126
Rio diz que a única exigência que coloca às propostas para baixar IVA da luz é a existência de contrapartidas, mas alinha com PCP e BE. Líder centrista quer acordo entre PS, PSD e CDS.
PSD

Rui Rio critica Costa devido a proposta sobre IVA

165
Rui Rio utilizou a rede social Twitter para afirmar que para António Costa "a alegada ilegalidade depende de quem a propõe e não da medida em si própria", referindo-se à proposta de redução do IVA.
Jornadas Parlamentares PS

10 mandamentos socialistas para o pós-geringonça

Nas primeiras jornadas parlamentares da legislatura, o PS define as linhas para se coser nos próximos tempos, a começar no processo orçamental. E teve três peças de António Costa nas primeiras horas.
Orçamento do Estado

PSD desafia Centeno a provar que proposta é ilegal

Em causa está a proposta do partido para a redução do IVA da eletricidade para consumo doméstico, considerada ilegal pelo ministro das Finanças. Sem contrapartidas proposta "não será votada", diz PSD.
Orçamento do Estado

PSD propõe IVA da luz mais baixo a partir de julho

229
Sociais-democratas avançam com propostas de alteração ao Orçamento e insistem, contra Governo e junto da esquerda, na baixa do IVA da eletricidade. Estimam impacto da medida em 175 milhões de euros.
PSD

PSD. Deputados que se abstiveram alvo de processo

Processo foi instaurado a pedido da direção do grupo parlamentar do partido, liderada por Rui Rio. Uma das deputadas visadas diz que não está preocupada. "Acima do PSD está e sempre estará a Madeira."
Pedro Passos Coelho

Passos pede aliança à direita para fazer reformas

4036
Ex-primeiro-ministro dirigiu "voto público" ao PSD e ao CDS de "afirmação" e "união" para que possam fazer as "ações reformistas importantes". "Está perfeitamente ao nosso alcance".
Política

A direita e o desencontro /premium

Há algo terrível para os partidos da área política não-socialista: não é apenas o eleitorado que se encontra distante da direita; são também os militantes que estão longe dos seus partidos tradicionais
Rui Rio

PSD: Rio venceu segunda volta com 53,2% dos votos

A ata de apuramento confirma: Rui Rio, venceu a segunda volta das diretas de sábado no PSD com 53,2% dos votos expressos e mais 2.071 votos do que o adversário Luís Montenegro.
PSD

PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia"

O presidente do PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia". Para José Bolieiro, o interesse de cada uma das regiões autónomas de Portugal, Açores e Madeira, "é também interesse nacional".
PSD

"Ser de um partido é quase como ter cadastro"

Duarte Marques defende primárias no PSD com cadernos eleitorais nacionais. Também pretende reduzir o caciquismo, para restaurar a "confiança entre as pessoas e os partidos".
PSD

Felizmente há o Benfica /premium

Para que serve hoje o PSD e a quem serve? Não se pode ter medo de abordar esta inaudita decadência, nem assumir que no actual estado de coisas, tanto fazia ter ganho Montenegro como Rio.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

175
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
PSD

PSD de Loures quer demissão da ministra da Saúde

264
Concelhia do PSD de Loures diz que medidas como esta resultam da "deriva ideológica e cedência do governo PS à extrema-esquerda radical" e que ministra devia tomar "atitude responsável", demitindo-se.
PSD

Dois Papas, um partido submisso e outro à deriva /premium

Enquanto Rui Rio deixou de ter desculpas, o Livre está em modo de suicídio político. Têm muito a aprender com a unidade defendida por Ratzinger e Francisco. Pelo menos, o seu futuro seria mais risonho
PSD

Temos Corbin

357
O líder eleito exige respeito e lealdade. Lealdade é coisa de marido traído. Respeito é coisa que se conquista. Quem é que este senhor julga que é para me explicar se estou bem ou mal no meu partido?
Luanda Leaks

Isabel dos Santos deveria vender EuroBic  

135
Depois das revelações do Luanda Leaks, autoridades portugueses devem pressionar Isabel dos Santos a vender EuroBic. Marques Mendes acredita que Rio será candidato do PSD a primeiro-ministro.
Açores

Passagens aéreas: PSD/Açores quer novas regras

Novo líder do PSD/Açores quer "rever e alterar" as opções políticas em torno do espaço aéreo e diz que "ninguém compreende" os números de pobreza da região. Oposição reticente com ideias de Bolieiro.
PSP

Polícias. André Ventura pede demissão do MAI

669
Grupo parlamentar do PSD diz que afirmações de Eduardo Cabrita “revelam desfaçatez" e "falta de respeito pelas forças de segurança". André Ventura pede a demissão do ministro da Administração Interna.
PSD

Albuquerque disponível para diálogo com República

O Governo da Madeira vai manter "disponibilidade para o diálogo" com a República. Em entrevista à Lusa, Miguel Albuquerque afirmou estar num novo "ciclo de relacionamento".
PSD

7 opiniões rápidas sobre a vitória de Rui Rio   /premium

138
José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam o impacto no PSD da reeleição de Rio.
PSD

Rio também é Ronaldo

O capitão RR7 conta com todos no PSD, mas mediante condições: lealdade e seriedade. O contar é relativo, pois não vai negociar listas conjuntas com Montenegro. Objetivo: governar.
PSD

"Não há nenhum espaço para oposição a Rio "

Pode ouvir aqui na íntegra a emissão especial da Rádio Observador sobre as diretas do PSD. Com Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves.
PSD

47%, a tábua de salvação de Montenegro?

596
Voltará à função de "militante de base", respeita o resulta "inequívoco" desta noite, mas...há um 'mas'. Luís Montenegro vai ao congresso e avisa Rio de que tem 47% dos votos na manga. Não morreu aqui
PSD

"Rio começou muito mal e acabou muito bem"

"Não há qualquer espaço para a oposição interna". A análise de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves na Rádio Observador. Ouça aqui.
PSD

Rio não quer "lutas de galos nem de pintainhos”

143
O líder do PSD diz que aceita os derrotados: “Cabem todos cá dentro, desde que com seriedade e lealdade“. O adversário comum, diz Rui Rio, é “o PS” e a “geringonça”. Ouça aqui.
PSD

"Estes 47% não ficam à espera de Montenegro"

A análise de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves ao discurso de Luís Montenegro na emissão especial da Rádio Observador.
PSD

Montenegro: "Que Rui Rio devolva a unidade ao PSD"

385
No discurso de derrota, Luís Montenegro pediu ao líder reeleito que não ignore os resultados. E avisou: "Não vale a pena anunciarem a minha morte política". Ouça aqui.
PSD

"PSD vai continuar a olhar para o umbigo"

"Rui Rio nunca deu mostras de querer unir o partido". José Manuel Fernandes comentou na emissão especial da Rádio Observador a provável vitória de Rui Rio. Ouça aqui.
PSD

Rio pede "estabilidade e lealdade” - como aconteceu

1358
Rui Rio venceu PSD. Luís Montenegro prometeu paz mas deixou avisos. Rio diz que com "lealdade" todos cabem no PSD, mas a sua lista ao Conselho Nacional não vai incluir apoiantes do adversário.
PSD

Apoiantes de Montenegro já chamam por Passos

553
Montenegro ainda é candidato às diretas e já destacados apoiantes seus pedem publicamente o regresso de Passos Coelho. Carreiras e Relvas fazem pressão, mas Passos não está para aí virado.
PSD

Cartas de Montenegro irritam militantes de Rio

796
Cartas enviadas para a caixa de correio de militantes deixaram irritado dirigente da JSD de Braga. Apoiante de Rui Rio acusa Montenegro de utilizar nome de militante falecido para ganhar votos
PSD

"A derrota de Luís Montenegro começou há um ano"

Deputado deixa críticas aos dois candidatos por terem "baixado o nível" na campanha. No programa Vichyssoise da Rádio Observador, ataca estratégia de Montenegro e não exclui liderança parlamentar.
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

598
Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
PSD

Porque é que Rui Rio não é um perigoso radical? /premium

496
Porque é que as esquerdas não estão a chamar “liberal”, “populista”, ou “fascista” a Rui Rio? Porque não têm medo que ele ganhe eleições como Sá Carneiro, Cavaco ou Passos ganharam.
PSD

Eleições no PSD, uma questão de fertilidade

455
Não pode a sociedade (nem podem os partidos) ambicionar mudanças e renovação e depois travarem esses mesmos processos ou quem os quer protagonizar. No PSD, quem fez diferente foi Rui Rio.
PSD

Rui Rio recusa entrar em "política de casos"

Rio recusa entrar em política de casos, para debate não descer para a "lama". Admite ainda que parte "com uma vantagem muito razoável", mas destaca que isso não "quer dizer que ganha".
PSD

Montenegro pede inquérito a "votos ilegais" em Rio

325
Montenegro quer inquérito do Conselho de Jurisdição (CJN) ao caso dos militantes que votaram nas diretas sem sair de casa. Se CJN confirmar factos, ato naquela secção tem de ser "inválido".
PSD

PSD. Militantes votaram sem sair de casa

1849
Militantes do PSD confessaram ao Observador que não saíram de casa e que disseram ao mandatário local de Rio para "fazer o risquinho onde quisesse". Presidente da secção desconhece o que se passou.
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
PSD

Quem é mais sério? O debate que (não) aconteceu

Um em Lisboa, outro em Oeiras. Corrida ao PSD aquece com troca de acusações: "Ele não é mais sério que eu". Candidatos apostam em desfile de apoiantes e dramatizam apelo. O debate que (não) aconteceu.
Orçamento do Estado

PSD também vai propor descida do IVA da luz

Os sociais-democratas não irão desvirtuar proposta de Orçamento do Estado, diz Rio. Mas PSD irá propor baixa do IVA para a eletricidade. Bloco e PCP já o fizeram. Coligação negativa pode impor medida.
PSD

Montenegro acusa atual direção de oferecer lugares

140
Luís Montenegro acusa membros da direção de Rio de oferecerem lugares em troca de votos. Diz que é "possível" ganhar autárquicas e que tem a certeza de que "antigos líderes" do PSD votam nele.
PSD

O PSD não ‘geringonça’

1010
A verdade é que quase 60% dos militantes consideram que Luís Montenegro não é o melhor dos 3 candidatos para liderar o PSD. Somos diferentes. Que legitimidade teria um líder eleito como “o mal menor"?
PSD

Montenegro suspeita que Rio "oferece lugares"

142
A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou andar "oferecer lugares em troca de apoios", acrescentando não ter as mesmas certezas em relação a Rio.
PSD

Retrato de Rio retirado de sede em dia de eleições

470
Líder dos TSD de Braga e apoiante de Rui Rio acusa comissão política de ter tirado retrato do líder por "revanchismo" e "mesquinhez". Concelhia, presidida por Hugo Soares, diz que prática é habitual.
PSD

Presidente da Concelhia do Porto apoia Montenegro

O presidente da concelhia do PSD do Porto anunciou que votará "sem hesitação" em Luís Montenegro, que "preconiza a esperança de mudança", na segunda volta da corrida à liderança do PSD.
PSD

PSD.Marco António Costa dá apoio a Luís Montenegro

526
O antigo vice-presidente do PSD Marco António Costa esteve ao lado de Miguel Pinto Luz na primeira eleição. Mas agora diz que apoia Luis Montenegro para a disputa da segunda volta.
Miguel Albuquerque

PSD-Madeira vai boicotar diretas no sábado

Miguel Albuquerque já tinha indicado de manhã que PSD/Madeira ia boicotar as diretas não abrindo as sedes na segunda volta. Comissão política regional confirmou esta tarde a decisão.
Rui Rio

Rio: "O PSD não pode andar a triturar líderes"

179
Em entrevista à Antena 1, Rui Rio defende que o PSD não deve andar a "triturar líderes" sob pena de perder a confiança do país. Diz que não tem "delfins", e que é ao centro que estão os votos.
PSD

Debate PSD no Twitter: a "arrogância" e o Zéquinha

Luís Montenegro não conseguiu um debate com Rui Rio na televisão, recusado pelo atual líder no sábado, mas foi ao Twitter responder a um ataque que o atual líder tinha feito em forma de anedota.
PSD

O PSD está a morrer como morrem as democracias /premium

1195
Um partido diminuto com um eleitorado encolhido, uma militância enquistada e dependente, uma enorme falta de energia e de capacidade para compreender o país. Só isso explica esta atracção pelo abismo.
Rádio Observador

Quem vai confiar o voto ao Livre depois disto?

É desta que Joacine Katar Moreira e o Livre metem os papéis para o divórcio? E ainda um Simplex para o Megxit e o Brexit, o Governo Sombra em dia de reflexão, e um post de Rui Rio.
PSD

Partido Social Derrocada /premium

220
Se me perguntarem qual dos dois, Rio ou Montenegro, é mais parecido com Sá Carneiro, terei de dizer que é Rui Rio. A forma como mobiliza o partido é muito parecida com a de um defunto.
PSD

Para onde mudaram os apoios de Pinto Luz em 48h?

Montenegro conseguiu dois líderes distritais e um líder concelhio em dois dias. Rio contou com Luís Mira Amaral e dois deputados que apoiaram Pinto Luz. Tudo em menos de 48 horas.
PSD

Rio perdeu na Alemanha e teve um terço em Espinho

Rui Rio conseguiu 103 votos na terra de Montenegro, mas perdeu na Alemanha. Já Luís Montenegro venceu em Lisboa e na terra da avó do antigo líder Marcelo Rebelo de Sousa.
PSD

Cabeça de lista por Aveiro apoia Rio na 2ª volta

Ana Miguel Santos é dos primeiros apoios a passar de Miguel Pinto Luz para Rui Rio. A deputada foi cabeça de lista do PSD por Aveiro, mas na 1ª volta apoiou o autarca de Cascais
PSD

Líder da distrital de Lisboa apoia Luís Montenegro

1024
Ângelo Pereira declara apoio a Luís Montenegro e explica em nota enviada ao Observador que o adversário de Rio é o único que pode oferecer "mudança" e ter uma "liderança agregadora".
PSD

Diretor de campanha de Pinto Luz apoia Montenegro

190
José Matos Rosa, que foi secretário-geral durante a liderança de Passos Coelho, era o diretor de campanha de Pinto Luz na primeira volta e agora apoia Luís Montenegro pela "mudança"
PSD

Manual para a destruição de um partido político

459
A democracia precisa de um PSD que permita equilibrar a força crescente do PS e da extrema esquerda nas instituições, nos media, sendo alternativa. Infelizmente não é essa a postura da atual direção.
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
PSD

Marques Mendes: "Em teoria, Rio tem eleição ganha"

Pode acontecer uma "surpresa" e Montenegro tornar-se líder do PSD, mas "é muito difícil". No seu espaço de comentário na SIC, o comentador fez ainda uma aposta: vai ser PSD a dar a mão ao PS em 2021.
PSD

Montenegro rejeita favoritismo de Rio na 2ª volta

Candidato que no sábado não quis responder a perguntas, publicou um video: "Vamos para uma segunda volta. É falsa a ideia de que faltam 300, 400 ou 500 votos a um dos candidatos para sair vencedor"
PSD

Líder do PSD-Setúbal apoia Montenegro

1453
Bruno Vitorino tinha apoiado Pinto Luz na primeira volta. O candidato foi derrotado, apesar de vencer em Setúbal, e prometeu não apoiar ninguém na segunda volta. Montenegro ganha apoio relevante.
PSD

PSD. Militantes impedidos de votar vão a tribunal

Cerca de 40 militantes do PSD em Seia foram impedidos de votar nas diretas por os seus nomes não constarem nos cadernos eleitorais e dois deles admitem participar o caso ao Ministério Público.
PSD

E agora? Passeio no parque ou vitória à Soares?

115
Rui Rio e Luís Montenegro vão voltar a medir forças. O que dizem os resultados para a segunda volta? Analisamos as probabilidades, as estratégias possíveis e as pistas deixadas pelos candidatos.
PSD

Pinto Luz: crónica de uma não vitória anunciada

Assumiu: “Não ganhámos”. Mas lembrou que as expectativas eram “modestas”, posicionou-se para o futuro e criticou quem tentou bipolarizar as eleições. Quem? Não esclareceu e ninguém lhe pôde perguntar.
Política

Os irrelevantes /premium

434
A sua opinião não conta. Os seus lĩderes trocaram a política pelo economês e eles, os eleitores de direita, tornaram-se irrelevantes. A despolitização da direita revelou-se uma armadilha.
PSD

PSD: Jardim impugna eleições

152
O ex-presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, anunciou ter impugnado as eleições internas nacionais do partido por considerar que o caderno eleitoral da região é "ilegal"
PSD

Rio/Montenegro em segunda volta inédita no PSD - como aconteceu

610
Rio e Montenegro vão mesmo à segunda volta. Duelo está marcado para o próximo sábado. Resultados oficiais anunciados: Rio com 49,44%, Montenegro com 41,26% e Pinto Luz 9,3%.
PSD

PSD: Candidatos à liderança já votaram

Os candidatos à liderança do PSD já votaram. Todos apelaram à participação eleitoral dos militantes que nestas diretas que funcionam com regras novas. Madeira pode ensombrar validação de resultados.
PSD

O que une (e separa) os candidatos do PSD /premium

As três moções seguem a mesma linha ideológica, embora em algumas áreas haja estratégias e propostas diferentes. Todos querem ganhar autárquicas, Rio ignora presidenciais.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
PSD

Centro-direita: ideais e convicções precisam-se

O nervo da perda de alma do centro-direita está na debandada nos debates das chamadas questões fracturantes: a oposição às propostas radicais é débil e as concessões vão-se somando.
PSD

As vidas cruzadas dos candidatos a líder do PSD /premium

Quando Montenegro entra para a AR em 2002, Rio sai para a câmara do Porto. Pinto Luz faz política em Lisboa, os outros dois a norte. Percursos pouco se cruzam, mas há ligações. Um perfil cruzado.
PSD

Caciques do PSD em lar de Aveiro: como aconteceu

1135
Uma carrinha do vencedor das eleições para a concelhia de Aveiro do PSD foi usada para levar idosos a votar. Lista que ganhou acusa a outra lista de uso de meios públicos. Veja como aconteceu.
PSD

PSD. Caciques angariaram votos em lar de idosos  /premium

172
Idosos de lar onde candidato vencedor trabalha foram transportados em carrinha para votar em eleições do PSD/Aveiro. Lista que ganhou também tem queixas: acusa lista derrotada de uso de meios públicos
PSD

Rio Versus Madeira. Batalha jurídica à vista?

O braço de ferro veio para ficar. Miguel Albuquerque não abdica do voto dos 2500 militantes inscritos no PSD Madeira, e Rio ameaça anular todos os votos, já que só 103 é que estão dentro das regras.
PSD

O dilema do PSD: ajudar o PS, ou ajudar o país? /premium

242
Para quem acha que a influência do PCP e da extrema-esquerda na governação é um problema, conviria talvez perceber que a única maneira de diminuir essa influência é afastar o PS do governo.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
PSD

Miguel Pinto Luz pede "recato" à direção do PSD

O candidato à liderança do PSD pediu à Direção Nacional do partido discrição quanto ao número de militantes que podem votar na Madeira e relembrou a autonomia da região.
PSD

Nêspera, nunca mais!

Enquanto social-democrata não me resigno a que o nosso PSD seja observado como um gabinete de crise que é chamado a governar para corrigir as irresponsabilidades cometidas pelos governos socialistas.
A página está a demorar muito tempo.