PSD

Debate Quinzenal

Pingue-pongue, propaganda e um amuo parlamentar

387
Primeiro-ministro trazia economia para brilhar no debate quinzenal, mas a oposição foi direta às canelas eleitorais da redução dos passes. Temas multiplicaram-se e houve até um pequeno amuo de Costa.
Rui Rio

Rio questiona tarifa reduzida nos passes de Lisboa

292
À saída de um encontro com o Presidente da República, o presidente do PSD disse que "o grosso do país" é "completamente abandonado nesta matéria" e questionou a concentração dos apoios em Lisboa.
Ensino Superior

PSD quer limitar taxas no ensino superior

O PSD apresentou na Assembleia da República um pacote legislativo com quatro medidas que vai discutir a votar no debate potestativo marcado para 27 de março. A cobrança de taxas é um dos temas na mesa
Novo Banco

PSD diz que auditoria deveria incluir atual gestão

O presidente do PSD defendeu que a auditoria deveria incluir "aquilo que, neste momento, se está a passar no Novo Banco", ressalvando que isso não quer dizer que "haja desconfianças" sobre a gestão.
Debate Quinzenal

PSD protesta e Costa interrompe resposta a meio - como aconteceu

214
O primeiro-ministro está no Parlamento para fazer o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. Mas em semana quente de críticas sobre eleitoralismo, já houve acusações, protestos e um amuo.
PSD

Europeias. Mota Amaral contra ausência dos Açores

Mota Amaral manifestou-se desiludido com a ausência dos Açores na lista do PSD para as eleições europeias e afirmou que com esta decisão a credibilidade de Rui Rio fica debilitada.
Eleições Europeias

Rio comenta escolha do PS para as europeias

141
O líder do PSD afirmou que o cabeça-de-lista do PS para as europeias não foi "a melhor escolha", sendo "natural" que seja "atacado" pelos adversários.
Eleições

PSD e PS podem alterar lei que irrita autarcas

127
Os dois partidos com mais representação autárquica estão disponíveis para alterar lei que proíbe os autarcas de publicitarem obras durante período de campanhas eleitorais.
PSD

Negrão defende deputado acusado de homofobia

716
BE fez queixa de Bruno Vitorino (PSD) por causa de um post sobre sessão LGBT em escola. Líder parlamentar do PSD sai em sua defesa, em nome da liberdade de expressão, e envia carta a Ferro Rodrigues.
PSD

A lição de Rangel: Portugal e o PSD primeiro

118
Paulo Rangel revelou que já disse várias vezes a Rui Rio que "em muitos aspetos, António Costa é pior que Sócrates". E ainda reinventou o slogan do PSD e uma célebre frase de Sá Carneiro.
PSD

A ambição de um "tipo modesto" e o voto secreto

Presidente do PSD define como objetivo ganhar as eleições. Discurso do líder gerou desconforto em candidata da Madeira. Pedro Pinto insistiu no voto secreto, mas lista foi aprovada por 91%.
Eleições Europeias

PSD/Açores ameaça não fazer campanha 

180
Presidente do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, não gostou que a região autónoma não tivesse representação em lugar elegível e diz que "provavelmente" aquela estrutura não fará campanha no arquipélago.
Eleições Europeias

Rio divulga finalmente a lista do PSD às Europeias

247
Num combate ao centralismo de Lisboa, Rio coloca apenas um único militante abaixo do Mondego nos seis primeiros lugares. Há paridade na lista e os Açores saem das contas por não aceitarem o lugar.
Montepio

PSD fala em cumplicidade entre PS e Tomás Correia

Adão Silva, deputado do social-democratas, disse haver "um jogo cúmplice entre o Governo socialista e o socialista Tomás Correia". "Porquê esta cumplicidade que roça o ridículo?", perguntou.
PSP

Acordo PSD/PS leva lei sindical da PSP a discussão

Deputados do BE e do PCP admitiram que não tinham conhecimento do estado de aprovação do diploma. O diploma original, parado desde dezembro de 2016, procurava acabar com o abusos das folgas sindicais.
Política

BE apresenta queixa contra deputado do PSD

6.196
As deputadas do Bloco de Esquerda vão apresentar uma queixa junto da CIG contra Bruno Vitorino, que criticou uma palestra de sensibilização sobre questões de orientação sexual numa escola do Barreiro.
Política

Movimento "não-socialista" já tem nome: "5.7"

612
Movimento "cívico" cujo rosto é o deputado Miguel Morgado junta dirigentes do PSD, CDS, Aliança e independentes. Nome é alusivo ao dia em que foi assinada a Aliança Democrática, a 5 de julho de 1979.
Associação Mutualista

Presidente do regulador dos seguros ouvido na AR

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sobre a Associação Mutualista Montepio Geral e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia.
Democracia

A democracia em causa  /premium

745
Perante o actual socratismo sem Sócrates, agora apoiado pelo PCP, pelo BE e pelo PSD de Rio, cada vez precisamos menos do populismo para a democracia estar em causa.
Eleições Europeias

Líder da "jota" europeia é a nº 2 às Europeiras

761
Lídia Pereira, de 27 anos, é a escolha de Rui Rio para número dois da lista encabeçada por Paulo Rangel. O presidente do PSD escolheu o Twitter para fazer o anúncio.
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Eleições Europeias

Pedro Marques "agradece" ao PSD

O cabeça de lista europeu do PS agradeceu ao "número um" do PSD, Paulo Rangel, estar a valorizar as propostas socialistas e disse que ficaria preocupado se os seus adversários não falassem mal de si.
PSD

Rio diz que Portugal tem de ter excedente 

168
O líder social-democrata, Rui Rio, defendeu que Portugal tem de saber construir um Orçamento do Estado que tenha um excedente (superavit) nas contas em tempos de crescimento económico.
Eleições Europeias

Paulo Rangel acusa PS de prometer o que já existe

O cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, acusou o PS de prometer no seu manifesto eleitoral medidas que já existem e de não ter usado instrumentos financeiros de que dispunha.
Eleições Europeias

Pedro Marques tutelou área "mais fraca" do Governo

401
Rui Rio diz que o PSD vai ter a vida "mais facilitada" nas eleições europeias por causa das escolhas do PS. E deu a entender que a candidata da JSD seguirá em lugar elegível nas listas do partido
Eleições Europeias

Mota Amaral não avança em lugar "não elegível"

306
"Não serei candidato numa posição claramente não elegível como essa", disse o antigo presidente da Assembleia da República sobre uma eventual integração na lista nacional do PSD às europeias.
Ovar

Euro 2016. CDS/Ovar exige explicações a Malheiro

459
Depois de o Observador revelar que o vice-presidente do PSD e presidente da CM de Ovar viajou a convite de um construtor a quem a autarquia adjudicou contratos, dirigente do CDS exige respostas.
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1.562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Ordem dos Enfermeiros

Polémica ou incendiária. Quem é Ana Rita Cavaco? /premium

1.376
Tornou-se a cara da contestação dos enfermeiros e acabou processada pelo Governo. As polémicas, as guerras e as ligações ao PSD da bastonária que atrai elogios e críticas.
Debate Quinzenal

"Maria Albertina" e outras variações do quinzenal

Garantia dada pelo Estado ao Novo Banco foi rebaptizada por Catarina Martins. Costa está curioso com auditorias do Banco de Portugal. E os outros temas que fizeram este debate quinzenal.
Debate Quinzenal

Costa "curioso" sobre auditorias internas do BdP - como aconteceu

Debate Quinzenal começou com Novo Banco. António Costa diz-se "curioso" com auditorias internas do Banco de Portugal que nunca foram publicadas. Governo confirma que vai clarificar lei das idoneidades
PSD

Tancos. PSD propõe acareação com ex-CEME

Tenente-general Faria Meneses relatou à comissão de inquérito ao furto de Tancos que Rovisco Duarte lhe disse ter sido pressionado para exonerar cinco comandantes. Ex-CEME nega pressão política.
PSD

Rio, Moedas e Rangel na Universidade Europa

Universidade Europa é uma organização conjunta do Grupo Parlamentar do PSD no Parlamento Europeu, do PSD, da JSD e do Instituto Francisco Sá Carneiro e realiza-se na Figueira da Foz.
Euro 2016

Euro 2016. Construtor é que convidou Malheiro /premium

1.231
Autarca de Ovar disse que tinha sido convidado pela Olivedesportos para ir ao Euro 2016. Mas documento confirma que foi mesmo a convite de construtor com quem a câmara fez 13 contratos de 3,9 milhões.
Política

JSD diz que Governo é campeão das desigualdades

136
Numa iniciativa em Castelo Branco, a presidente da Juventude Social Democrata acusou o Governo de ter acentuado as assimetrias do ponto de vista social.
PSD

PSD acaba com pagamento de quotas "por atacado"

193
O partido vai pôr um fim ao pagamento massivo de quotas. Os militantes têm de solicitar uma referência bancária aleatória para regularizar a situação, evitando que o pagamento seja feito por terceiros
PSD

Rio ataca "meias-verdades" do Governo Costa 

Na mesma sala onde há um mês e meio ganhou o partido, no Porto, Rio avisou que é o único que pode derrotar Costa e denunciou "meias-verdades" do Governo. Usou "Fado do 31" para atacar Pedro Marques.
Governo

PSD acusado de se aproveitar da crise na Venezuela

Governo responde a Paulo Rangel, que o desafiou a esclarecer se há portugueses entre os milhões de refugiados que deixaram a Venezuela. Paulo Rangel fala em "diplomacia de pantufas".
PSD

Rangel diz que o diabo chegou pela janela

526
Para o candidato do PSD às europeias, Pedro Marques ajudou a que tudo continuasse infernal. Acusou o seu adversário de produzir fake news, de fugir ao debate e de ser Marquês de Pombal falhado.
Eleições Europeias

Os candidatos dos lugares que contam pouco

Distritais escolheram nomes para os lugares da lista do PSD às Europeias que vão desde o 11º ao 30º lugar. A maioria são anónimos sem grande relevo no partido, mas também há Carlos Coelho e Ruas.
PSD

PSD quer simplificar salário dos deputados

179
O PSD quer simplificar a forma como os deputados recebem o salário através da junção dos vários abonos de deslocação. Fernando Negrão adverte que isso não significa aumentar vencimentos.
PSD

Slogan escolhido por PSD é igual ao do PS

1.340
O slogan escolhido pelo PSD para as jornadas parlamentares que decorrem no Porto é igual ao escolhido pelo PS de António Costa desde 2017.
Fernando Negrão

Negrão no ataque ao "Governo dos Pequeninos"

Sem olhar ao calendário, Negrão arranca campanha eleitoral com ataques cerrados ao governo PS e ao cabeça de lista do PS às Europeias, que diz ser um "candidato pré-fabricado" e "oportunista".
PSD

Jurisdição do PSD arquiva queixa contra Mota Pinto

Conselho Nacional de Jurisdição optou (por 5-3) pelo arquivamento da ação disciplinar que pedia a destituição de Mota Pinto de presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional.
Política

Negrão "indignado" com ala pediátrica do S. João

265
No primeiro dia das Jornadas Parlamentares do PSD, os deputados visitaram a ala pediátrica do S. João, o IPO e o estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo, deixando várias críticas ao governo.
PSD

PSD aprova a 13 de março candidatos às europeias

O presidente do PSD afirma que não irá falar "em público" sobre a lista do partido às eleições europeias e não esclarece quando fará a divulgação da lista completa.
PSD

Negrão. "Nada justificava uma moção de censura" /premium

259
Em dia de arranque das jornadas parlamentares, líder da bancada do PSD admite que "não valia a pena" investir nesse debate, anuncia sanções para deputados faltosos e diz que há "plenários a mais"
PSD

PSD. Deputado desvaloriza 'fake news'

O deputado do PSD Miguel Morgado desvalorizou o problema das 'fake news' e do populismo nas eleições europeias e lembrou que "houve sempre forças extremistas nas comunidades".
PSD

Mota Amaral rejeita ir em 8º na lista às europeias

1.122
O antigo presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, não aceita integrar o oitavo lugar na lista do PSD às eleições europeias. Exige ir num dos seis primeiros lugares.
PSD

MP investiga eurodeputado por prevaricação

529
As autoridades portuguesas solicitaram a Bruxelas o levantamento da imunidade parlamentar do eurodeputado José Manuel Fernandes para que seja constituído arguido num eventual crime de prevaricação.
PSD

Rio defende Passos de acusações de Salgado

2.291
Presidente do PSD defende o antecessor dizendo que é preciso Ricardo Salgado "ter lata" para acusar Passos Coelho de ter responsabilidade no colapso do BES.
Mário Centeno

Governo retomou negociações por estar "assustado"

Comentador diz que Governo admitiu negociar com enfermeiros porque estava "assustado" com sondagens, mas diz que não haverá cedências porque Centeno quer chegar a junho com superávite ou défice zero.
PSD

Rio usa notícia com dois anos para atacar Costa

195
Líder do PSD partilhou notícia com mais de dois anos, sem referir esse facto, para atacar relações familiares do Governo. Trata-se do caso do presidente do Azerbaijão que nomeou a mulher sua "vice".
Política

PS diz Passos torce para que "coisas corram mal"

2.391
Ana Catarina Mendes diz que o PS assistiu com a "maior das perplexidades" às críticas de Passos e diz que o antigo primeiro-ministro só aparece publicamente para "torcer que as coisas corram mal".
Saúde

Rio: Má gestão da ADSE levou a abusos de privados

Rio diz que têm existido abusos inaceitáveis e que a culpa disso ter acontecido é da "má gestão" do sistema. O líder do PSD defendeu ainda que a ADSE "não pode acabar" já que presta um "bom serviço".
Enfermeiros

Enfermeiros. Governo tem discurso contraditório

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que não pode haver duas versões diferentes sobre as revindicações dos enfermeiros, uma dada pelo primeiro-ministro e outra pelo ministro das Finanças.
PSD

Não são de direita, não têm o nosso voto /premium

1.582
Se Rangel e Rio não são de direita, então os eleitores de direita não devem votar neles. Votem no CDS, na Aliança ou na Iniciativa Liberal. Reduzidos aos eleitores de esquerda, verão o que lhes sucede
Pedro Passos Coelho

Passos regressa para denunciar cortes da esquerda

7.101
Pedro Passos Coelho regressou ao combate político por duas horas atacando os parceiros de esquerda, que acusou de cortarem mais nas despesas de educação, saúde e investimento do que o seu governo.
Política

"Costa é o travão, Centeno é um operacional" /premium

425
Em plena guerra institucional entre Governo e enfermeiros, Eduardo Vítor Rodrigues diz que a decisão de negociar é do primeiro-ministro. Dirigente do PS pressiona Costa com listas para europeias.
PSD

Quando o Papa não é católico /premium

301
Para o PSD, a exclusão do PCP e do BE é a grande prioridade nacional. Mas para isso, é indiferente votar PSD ou PS. Como explicaram os quadros do BCP, uma maioria absoluta do PS também serve.
PSD

Rui Rio defende salário mínimo igual para todos

2.568
O líder do PSD afirmou que o salário mínimo está "abaixo daquilo que é justo e, portanto, tem que ser igual para todos", quer no setor público quer no privado. Rio diz que 600 euros é pouco.
PSD

PSD ia debater moção de censura, mas faltou quórum

218
Negrão convocou reunião de segunda para terça, mas desconvocou por falta de quórum. Deputados veem debate de quarta-feira como "oportunidade de ouro" para PSD separar as águas e atacar governo.
PSD

Rio: "Senta-se marido e mulher, filha e pai no CM"

4.011
O líder do Partido Social Democrata refere que o Governo, em três anos, mudou 10 ministros e 21 secretários de Estado, considerando que estas mudanças apresentam uma ausência de "estratégia".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)