PSD

Governo

Foi você que pediu um copo de oposição? /premium

346
Os socialistas nunca mudam para melhor: na ex-AD não havia dinheiro pois a governação PS tinha dado cabo dele. Hoje começa a não haver dinheiro porque os mesmíssimos socialistas estão a dar cabo dele
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

620
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Descentralização

Bloco central na descentralização irrita esquerda

Acordo entre PS e PSD ganhou corpo com a aprovação no Parlamento do que faltava para fazer avançar a descentralização de competências para as autarquias. PCP queixou-se e César veio acalmar parceiros.
PSD

Marcelo, Santana e a direita arrumadinha /premium

155
Marcelo não resiste: quer tutelar a direita a partir de Belém. O Presidente tenta telecomandar o PSD, controlar o CDS e domesticar Santana. Tal como aconteceu com Eanes e Soares, vai dar mau resultado
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
Parlamento

Rio evoca Santana no meio da "adrenalina"

Rio continua a entusiasmar pouco a bancada do PSD, mas não se importa. Puxou dos galões ao mesmo tempo que evocou Santana. A divisão é o novo normal no PSD. Ou como lhe chama Negrão, "adrenalina".
Parlamento

Aprovadas alterações à Lei das Finanças Locais

As alterações à Lei das Finanças Locais foram aprovadas esta terça-feira na especialidade na Assembleia da República, com os votos a favor de PS e PSD.
Rui Rio

Rio: PSD com ambição para ganhar todas as eleições

110
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que o partido "tem condições" para ir para as eleições europeias, legislativas e autárquicas com a "ambição de ganhar".
Assalto em Tancos

Tancos. Rui Rio não exclui comissão de inquérito

130
O presidente do PSD considerou o caso do desaparecimento de armas de Tancos como um “problema grave, político e de segurança nacional” e uma questão de Estado.
PSD

Gabinete do PSD atingido por disparo

115
A PSP esteve duas vezes no local para investigar a origem dos disparos. Líder da bancada municipal do PSD não descarta a hipótese do gabinete do partido ser o alvo dos disparos: "Não nos intimidarão".
Maioria de Esquerda

Da geringonça de gestão à maioria absoluta?

Como se constata, não foi preciso esperar pelo abrandamento da economia europeia para se perceber que a pretensa recuperação da economia portuguesa não passava de uma falácia temporária.
Assalto em Tancos

PSD diz que "está em causa segurança nacional"

O PSD exige esclarecimentos urgentes sobre a existência de material militar furtado de Tancos ainda por localizar e promete confrontar, na terça-feira, o ministro da Defesa com este assunto.
Estado da Nação

Como António Costa assistiu ao Estado da Nação  /premium

Quatro horas e meia. Quatro-horas-e-meia de um longo debate em que o primeiro-ministro perdeu ministros, torceu o nariz ao Bloco e recorreu ao gabinete de apoio para preparar o contra-ataque.
Estado da Nação

O nosso check-up ao estado da Nação /premium

207
O país político tem dado sinais de claro mal-estar: maioria à esquerda a sofrer de hipertensão, oposição com fraturas expostas e dores de crescimento. Eis o check-up do Observador ao Estado da Nação.
Pedro Santana Lopes

Santana quer "arejamento" na política

252
Santana não saiu do PSD nem fundou partido nenhum, mas foi orador-convidado de um novo movimento que junta personalidades da direita. Vai aderir a este? "Nem pensei nisso". Quer é "arejamento".
PSD

PSD garante "concertação impecável" com Rio

A bancada do PSD garantiu uma "concertação impecável" com a direção de Rui Rio nas propostas de alteração do projeto do CDS para eliminar o adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
PSD

Urgentemente

Manter o sistema é coisa que a oligarquia faz com gosto perpetuando-se quer através de todos os canais para falarem do futuro do PSD, quer garantindo o acesso a família e amigos ao circuito “familiar"
Crescimento Económico

Portugal não tem silly season – é todo ano silly /premium

1.033
Um país que está de novo a crescer pouco devia debater como ter um melhor futuro, mas ocupa-se a lutar por voltar depressa ao passado. E até celebra: “Meu deus como é bom morar/Modesto primeiro andar”
PSD

Justiça. O teste de algodão de Rui Rio /premium

301
Para quem se apresenta com uma suposta vontade reformar o regime, transformar-se no aliado que José Sócrates gostava de ter não é o melhor cartão de visita para um líder do PS. Quanto mais do PSD.
PSD

A ameaça de Rio contra si mesmo /premium

Rio mantém uma visão conflituosa e redutora da comunicação social. Se isso não mudar até 2019, os seus valores democráticos não terão o vigor recomendável a quem exerce o cargo de primeiro-ministro.
PSD

É hora de polir a arma

101
Rui Rio anuncia o regresso do PSD ao poder após a decomposição da geringonça e o regresso de barões e caudilhos centristas, desprovidos de objectivo além da perpetuação de um capitalismo de compadrio.
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
PSD

Justiça. PSD critica reformas do Governo de Passos

1.025
O PSD de Rui Rio critica as reformas do Governo de Passos, quando Teixeira da Cruz era ministra da Justiça. Críticas recaem sobre mapa judiciário, código de processo civil e processo de inventário.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
TAP

PSD exige que TAP explique cancelamentos

Os deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República anunciaram que exigem a "rápida presença" da comissão executiva da TAP no parlamento para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento voos.
PSD

Acabou-se a festa? Pontal muda à imagem de Rio

259
Rui Rio não concorda com a "filosofia" da festa do Pontal: uma rentrée política a meio de agosto. O que se faz? Encurta-se a festa, mas ainda ninguém sabe bem em que moldes. Só que o orçamento é curto
PSD

Rio admite viabilização de mudanças da lei laboral

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu que a proposta de lei para alterar a legislação laboral deve ser viabilizada para debate na especialidade, referindo que lhe é indiferente se é ou não votada.
Rui Rio

Rio em Luanda "como secretário pessoal" de Costa

O investigador luso-angolano Eugénio Costa Almeida considera que o presidente do PSD foi a Angola "como secretário pessoal" do primeiro-ministro.
PSD

Rui Rio saúda investigação da PJ ao PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "muitíssimo bem" que o Ministério Público e a PJ investiguem as suspeitas de corrupção no partido, defendendo que "é a saúde da democracia que está em causa".
PSD

Reunião acesa leva Negrão a admitir voto contra OE

Hugo Soares fez "intervenção arrasadora" na reunião do PSD: criticou posição dúbia do partido sobre votação do OE e atacou reação à Operação Tutti Frutti. No final, Negrão admitiu vota contra.
Lisboa

PSD em Lisboa às turras por causa da Feira Popular

354
Teresa Leal Coelho não gostou de ver o partido em Lisboa a criticar projeto de que assume "co-autoria". Vereadora também não gostou do caso Tutti Frutti: "Se for verdade, PSD não pode pactuar".
PSD

Rui Rio. OE2019 é teste às fragilidades do governo

O líder do PSD considerou que o arranque das negociações em torno do Orçamento do Estado para 2019 permite constatar as "fragilidades óbvias" da solução governativa.
Pedro Santana Lopes

Não se riam de Santana Lopes (ainda) /premium

130
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes: "Relação com o PPD/PSD acabou"

121
Santana Lopes falou pela primeira vez, no espaço de comentário na SIC, depois da entrevista a anunciar que iria deixar PSD. E confirmou: a relação "acabou".
Rui Rio

Rui Rio acusa governo de não cumprir compromissos

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou o Governo por assumir compromissos nos setores da saúde e da educação que não tem condições para cumprir.
PSD

Rio discute baixa natalidade com bispo do Porto

130
O presidente do PSD, Rui Rio, foi recebido pelo bispo do Porto, Manuel Rodrigues Linda, com quem disse ter abordado as questões da baixa natalidade e da pobreza em Portugal.
PSD

Rio acusa Mendes de ter "interesses" em Angola

111
O presidente do PSD respondeu a Marques Mendes que disse que o governo angolano usou Rio para dar uma bofetada em António Costa. Rio nega que a deslocação a Angola tenha causado mal-estar no Governo.
Trabalho

"Não percebi bem que mudança Rio trouxe ao PSD"

Vieira da Silva disse que as leis laborais "não fogem ao espírito" da geringonça, apesar de não contar com os seus votos. Sobre o PSD, que deverá aprová-las, diz que há "uma dupla forma de expressar".
PSD

Foi Rio que começou as divisões na direita /premium

690
Os factos têm um poder enorme. Passos Coelho herdou o segundo maior partido de Portugal. Rio herdou, de Passos, o maior partido de Portugal. Veremos que partido Rio deixará ao seu sucessor.
PSD

Rio: Portugal vai pagar preço pelas 35h na saúde

116
O presidente do PSD disse que Portugal vai pagar um preço político elevado pela redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde.
PSD

Semana horribilis (parte 2). PSD nervoso com Rio

347
Operação que põe caciques do PSD de Lisboa no centro do esquema foi gota de água. Rio está a aproveitar falhas do PSD para preparar limpeza no partido e justificar derrota nas eleições, dizem.
PSD

Tutti Frutti. Deputado PSD serviu de intermediário

482
Sérgio Azevedo serviu de intermediário para uma reunião que está na origem de um apoio de 200 mil euros da Câmara de Lisboa. Deputado do PSD recebeu dinheiro emprestado por assessor social-democrata.
PSD

Dinheiro desviado em Ovar. Tema aquece reunião

737
O vice-presidente da autarquia não gostou da intervenção de um deputado municipal. "Devia mandá-lo à merda", disse ao presidente de Ovar e vice de Rio. Auditoria confirma desvio de 75 mil euros.
PSD

PSD questiona Governo sobre apanha de bivalves 

186
Os deputados do PSD do distrito de Setúbal questionaram o Governo sobre a apanha, transporte e comercialização dos bivalves no Estuário do Tejo, referindo que é necessário regulamentar esta atividade.
Rui Rio

PSD. Reuniões em Luanda foram de "grande relevo"

O presidente do PSD, Rui Rio, classificou as reuniões com o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, e com o Presidente angolano, João Lourenço, como "de grande relevo" para Portugal.
Corrupção

Tudo sobre a Operação Tutti Fruti /premium

559
Adjudicações superiores a 1 milhão de euros de juntas de freguesia de Lisboa a militantes do PSD estão no centro da Operação Tutti Frutti -- que cruza com o caso Huawei. PS também está na mira do MP.
Pedro Santana Lopes

Santana Lopes deixa o PSD e prepara novo partido

3.402
Antigo primeiro-ministro, recentemente derrotado à liderança dos sociais-democratas, estará a preparar o lançamento de uma nova força política. "A minha intervenção política no PSD acabou", diz.
Parlamento

Um debate que era para ter sido sobre natalidade

Num plenário com muitas cadeiras vazias, deputados iam discutir natalidade a pedido do PSD. Mas só discutiram quem é que teve primeiro a ideia. E em que comissão ou grupo o assunto deve ter discutido.
PSD

Rio vai a Angola para se encontrar com Presidente

O líder do PSD viaja esta quarta-feira para Luanda e tem encontro marcado com o Presidente João Lourenço amanhã. O regresso está marcado para sexta-feira. Costa deverá ir a Angola em julho.
PSD

PSD debate natalidade e política para a infância

O PSD vai apresentar num debate parlamentar as propostas já apresentadas pelo partido sobre natalidade e política para a infância, presentes no documento "Uma política para a infância".
Política

Pequeno dicionário das desgraças da direita /premium

Assunção Cristas nem consegue ganhar no partido, Rui Rio não parece querer ganhar no país e o CDS pode cair nas mãos de Chicão. Sobra Marcelo? É isso: à direita portuguesa sobra Marcelo.
Rui Rio

A política por linhas tortas /premium

O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS.
Euro 2016

Ex-líderes parlamentares do PSD vão ser arguidos

1.345
Os ex-líderes parlamentares Luís Montenegro, Hugo Soares e o ex-secretário de Estado Luís Campos Ferreira vão ser constituídos arguidos por suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Rui Rio

PSD: tanta Silva e Penedos no Rio

As sondagens provam que a erosão do PS de Costa não é acompanhada pela subida firme ou sustentada do PSD. Há uma orfandade que pode abrir espaço para o surgimento de uma nova proposta partidária.
PSD

Rio, Negrão e o PSD. Uma semana de contradições

Se a "geringonça" não se entender no OE, não será o PSD a dar a mão ao governo. Antes haja eleições antecipadas. Bancada do PSD revoltada com Rio depois de raspanete via jornais. Negrão por um fio.
PSD

PSD. Luís Pais de Sousa sucede a Matos Correia 

Depois de o deputado do PSD José Matos Correia confirmar a demissão do Conselho Estratégico, partido avançou que será o ex-secretário de Estado Luís Pais de Sousa a ocupar o lugar de coordenador.
PSD

PSD. Matos Correia saiu do Conselho Estratégico

José Matos Correia, deputado do PSD, confirmou que se demitiu do cargo de coordenador do Conselho Estratégico por "razões de natureza pessoal e profissional".
PSD

PSD propõe comissão para averiguar IURD

O PSD propôs esta sexta a criação de uma comissão eventual no parlamento para averiguar eventuais irregularidades na adoção de crianças, na sequência do caso da Igreja Universal do Reino de Deus.
PSD

Combustíveis. PSD aprovou projeto à revelia de Rio

463
Fonte da direção do PSD disse à agência Lusa que a decisão da bancada do PSD de votar a favor do projeto do CDS sobre combustíveis foi tomada "à revelia" de Rui Rio. É "gravíssimo", diz.
Reforma judiciária

Ensaio sobre a Lucidez na Justiça

A reforma do sistema de Justiça de que Rui Rio diz que ”todos falam mas não se faz” afinal está a ganhar forma e a trazer resultados porque se tem colocado ao serviço da cidadania e do desenvolvimento
PSD

Rio ataca "aldrabice do milagre económico"

138
Rio não quer saber de "falhas pequeninas" do Governo. Na Guarda, desmontou "aldrabice" do milagre económico, ao mesmo tempo que se manteve "colaborante". Eis a "receita", gostem os deputados ou não.
PSD

PSD pode dar a mão ao Governo no OE? "Veremos" /premium

217
PSD já admite que não há dinheiro para pagar aos professores. Em entrevista, Negrão desvaloriza fraca assistência durante discurso de abertura das jornadas, e não dá como garantido chumbo ao OE.
Rui Rio

PSD paga a Rio salário de vice-primeiro-ministro /premium

329
Líder do PSD recebe salário igual ao de um vice-primeiro-ministro, mas que é quase metade do que auferia no privado. Passos chegou a ganhar mais como líder da oposição do que como primeiro-ministro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)