PSD
PSD

Manuela Ferreira Leite volta a apoiar Rui Rio

No último dia de campanha para as legislativas de 6 de outubro, Ferreira Leite defendeu que Rui Rio deveria manter-se como presidente do PSD mesmo perdendo as eleições, o que veio a acontecer.
Rui Rio

Rui Rio não gostou da primeira parte do debate

Rui Rio rejeita que o debate se tenha tratado de um ajuste de contas, mas reconhece a importância de "esclarecer as pessoas", apesar de temer que o debate possa ter sido prejudicial ao PSD.
Madeira

PSD repudia comentários "xenófobos" do PS

204
"Não sabes falar nem ler português" disse o deputado socialista para o colega nascido na Venezuela. PSD não gostou e expressou o seu repúdio pela "atitude vergonhosa e manifestamente xenófoba".
PSD

Como Miguel e Luís se uniram para tramar Rui /premium

184
Para eles já é janeiro e no primeiro debate a três, Rio ficou à defesa contra Pinto Luz e Montenegro. Maçonaria, prestações eleitorais e acordos (ou não) com o PS marcaram a disputa
PSD

José Manuel Fernandes comenta debate do PSD

Pinto Luz terá sido o candidato que marcou mais pontos, apesar de ter assumido a ligação à maçonaria. Rui Rio terá saído mais a perder. O comentário de José Manuel Fernandes na Rádio Observador.
PSD

Hipocrisia, maçonaria e outras acusações no debate - como aconteceu

O debate começou com a tensão em alta com trocas de acusações sobre resultados eleitorais, "hipocrisia", "falta de respeito" e ligações à maçonaria. Os três só concordam no ataque a António Costa.
PSD

PSD. Primeiro debate entre candidatos esta quarta

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz defrontam-se esta quarta-feira, data de aniversário da morte do fundador do partido Francisco Sá Carneiro, no primeiro debate a três.
PSD

Um Partido, três caminhos. Porque voto Montenegro

230
Um partido de militantes e participação política, essencial numa época de incertezas e de tendências políticas extremistas. Um partido no centro da vida política, no coração das opções para o futuro.
PSD

Francisco Sá Carneiro /premium

113
No dia seguinte, no meio do ambiente que continuava pesado e porque insisti em saber o que se passava, a minha mãe baixou-se e segredou-me ao ouvido: o Sá Carneiro morreu.
PSD

Montenegro: "António Costa é um empata"

305
O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro acusou também o atual líder social-democrata, Rui Rio, de se conformar com a posição de "muleta" do atual Governo.
PSD

Hugo Soares e os caciques: "São casos de polícia"

"O PSD tem um conjunto de pessoas que são vistas como caciques eleitorais. Esses casos têm de acabar, como é óbvio". Hugo Soares, opositor de Rio e braço-direito de Montenegro, veio à Vichyssoise.
PSD

Rio critica Maçonaria em Aveiro

1559
"Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o", afirmou o líder do PSD, associando à Maçonaria "interesses secretos, obscuros, pouco transparentes".
Eletricidade

IVA da eletricidade. PS quer explicação do PSD

260
O secretário-geral adjunto pediu aos três candidatos à liderança do PSD que expliquem como pretendem compensar a perda de receita do Estado, caso a proposta de diminuir o IVA seja aprovada.
PSD

Um novo caminho para Portugal

220
Miguel Pinto Luz tem colocado particular foco no serviço ao próximo e às pessoas, colocando o PSD dentro dos seus princípios humanistas, defensor da iniciativa privada e como partido de centro-direita
PSD

Hugo Soares: "Rio instiga o confronto interno"

434
Hugo Soares acusa Rui Rio de promover a guerrilha interna no partido, recusa-se a classificar o PSD como sendo de direita ou centro e diz que há caciques eleitorais no PSD que são "casos de polícia".
PSD

Montenegro quer inverter "ciclo de definhamento" 

106
Luís Montenegro espera "apoio massivo" dos militantes de todo o país nas eleições para a liderança do PSD para "inverter o ciclo de definhamento" do partido.
Saúde

Saúde. PSD interpela Governo esta quinta-feira

O PSD vai interpelar o Governo sobre a "situação da saúde em Portugal", uma das principais áreas da governação criticadas por Rio durante a campanha, tendo já sido tema na legislatura anterior.
PSD

Um líder não se demarca da marca que lidera

304
A Montenegro não se pode negar a combatividade assertiva, a maturidade de quem esteve na linha da frente sem “estados de alma”, a lealdade ao PSD no momento em que por facilidade tantos se demarcaram.
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Governo

Matos Fernandes e Galamba ouvidos esta quarta

O ministro do Ambiente e o secretário de Estado da Energia são esta quarta-feira ouvidos no contexto dos contratos de concessão assinados para a exploração de lítio em Montalegre.
PSD

Líder da JSD, Balseiro Lopes, apoia Montenegro

630
A líder da JSD afirmou num artigo de opinião, publicado no jornal Público, estar convicta que Luís Montenegro é a melhor opção para tornar o PSD numa alternativa ao Partido Socialista.
PSD

PSD. Rio, Montenegro e Pinto Luz debatem no dia 4

152
O primeiro debate entre Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz irá realizar-se dia 4 de dezembro, na RTP. As eleições diretas para escolher o novo líder do PSD estão marcadas para 11 de janeiro.
PSD

Rui Rio criticado por "jota" por atacar jornais

Jovem perguntou a Rio se não era "perigosa para a democracia" a atitude de criticar recorrentemente a comunicação social. Trump veio à conversa. Na resposta Rio endureceu críticas e foi aplaudido.
PSD

Ataques e defesas no primeiro round das diretas /premium

Rui Rio foi ao ringue do Fundão sem atacar diretamente os adversários. Montenegro deu golpes duros, mas houve no público quem não gostasse. Pinto Luz ficou, como sempre, ao meio.
Orçamento do Estado

Rio vai bater-se pela redução do IVA na luz

151
À margem de um evento da JSD, Rui Rio confirma que vai insistir na redução do IVA na eletricidade para ser "consentâneo" com programa eleitoral. Mas garante: não é para "cometer loucuras".
PSD

Jotas criticam 'traição' de Montenegro a Rio

1574
Os três candidatos à liderança do PSD discursaram no mesmo evento. Rio (quase) ignorou os outros, Pinto Luz acha que no meio é que está a vitória e Montenegro fez das diretas primárias (e foi criticado).
PSD

Distrital de Lisboa não vai apoiar candidatos

105
Posição foi comunicada na reunião alargada da distrital de Lisboa, que decorreu na sexta-feira à noite. “Cada um tomará as suas posições individuais”, disse uma fonte à Lusa.
Política

Por uma oposição ideológica não socialista

168
Após governações recentes de má memória e um presente atribulado, a direita só regressará ao poder se for suficientemente abrangente e aglutinadora, mas convergindo numa clara oposição ao socialismo.
Orçamento do Estado

IVA na energia pode levar a coligação negativa

BE já disse a Centeno: desta vez IVA na eletricidade é para descer. Governo diz: ou isso ou descongelamento de carreiras. PSD também fez disso prioridade eleitoral. Coligação negativa à vista?
PSD

PSD. 20 mil com quotas em dia

Pelas 16h desta sexta-feira eram 19.843 os militantes com quota válida no mês das eleições, janeiro de 2020, cerca de 18,7% de um total de 105.921 militantes ativos.
Vichyssoise

"Há mais legitimidade se ganhar à primeira volta"

104
José Silvano é o convidado da Vichyssoise. Admite que Rio terá mais legitimidade se vencer à primeira volta, e fixa número de militantes com quotas pagas que acredita ser possível de alcançar: 40 mil.
PSD

PSD. Miguel Morgado não será candidato

O ex-deputado do PSD desistiu da sua candidatura por não ter reunido apoios. Mas insiste na “necessidade de derrotar a estratégia ruinosa para o partido e sobretudo para o país" de Rui Rio.
Sem-abrigo

Sem-abrigo. PSD vai reunir com entidades

105
O PSD vai reunir com os parceiros sociais e com as entidades no terreno para recolher informação sobre o que está a falhar na Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de sem-abrigo
PSD

A ficção partidária de Rui Rio /premium

154
Rui Rio acha que o PS e o PSD estão de boa saúde. De facto, PS e PSD são pequenas organizações, que vivem do Estado e dependem do sistema eleitoral e da abstenção para dominarem o parlamento
PSD

PSD. Militantes de Ovar contrariam concelhia

PSD Ovar tinha aprovado deliberação de não-apoio a nenhuma candidatura. Militantes daquela secção de Salvador Malheiro, vice de Rio, aprovaram moção a vincar apoio a Rio. Mas concelhia mantém posição.
PSD

Rio: "Estou na Croácia, não no Montenegro"

503
O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da 'manif' dos polícias. Luís Montenegro fica, para já, sem resposta.
PSD

Rangel reeleito vice-presidente do PPE

Rangel diz que "a seu tempo" anuncia quem apoia nas diretas do PSD. O momento é agora de festejar a eleição para um cargo de topo do PPE, posição que lamenta que o governo não saiba aproveitar.
Congresso do PSD

Paulo Colaço é candidato à jurisdição

833
O antigo membro da Jurisdição já foi eleito em oito mandatos, mas no último demitiu-se em rutura com Paulo Mota Pinto. No último congresso ficou a 40 votos de ser o mais votado.
PSD

Uma troika entre quem costuma "rule the world"

Rio fez um discurso em alemão, Rangel teve de fazer um pitch para ver se continua vice-presidente do PPE e Merkel deu um abraço de consolação a Weber.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde chamada ao parlamento

112
O PSD quer ouvir a ministra sobre o relatório de Acesso a Cuidados de Saúde, referindo que o relatório contém "alguns dados preocupantes e que revelam uma crescente degradação do acesso a cuidados".
PSD

"Não me vejo a assumir um cargo europeu"

135
Rui Rio, em entrevista ao Observador, diz que já não está em "franja etária" que permita aventura europeia. Quer é ser primeiro-ministro. Líder do PSD diz ainda que Merkel será difícil substituir
Rui Rio

Rio descansa Europa: "PS e PSD ficaram maiores" 

946
Rio vai dizer ao PPE em Zagreb que PS e PSD juntos até cresceram a 6 de outubro, tendo 81% dos deputados, o que significa que há estabilidade. Exorta governo a baixar défice estrutural pela despesa.
PSD

Ex-consultor de Rio apoia Luís Montenegro

Rodrigo Gonçalves apoiou Rui Rio há dois anos, aquando da disputa interna entre o agora líder do PSD e Santana Lopes, mas "as circunstâncias mudaram”, e Gonçalves está hoje do lado de Montenegro.
RTP

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas

As audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9" foram esta terça-feira aprovadas "por unanimidade". Comissão irá agendar um dia para que sejam ouvidos.
Sem-abrigo

Sem-abrigo. PSD pede "rápida audição" da ministra

O PSD questionou "a razão porque não foram transferidas as verbas prometidas para ajudar os cidadãos em situação de sem-abrigo, conforme denunciado publicamente pelas autarquias".
PSD

Pinto Luz contra PSD no campeonato dos pequeninos

107
Miguel Pinto Luz apresentou candidatura à liderança do PSD focado em tirar o partido do "campeonato dos pequeninos". Quer ganhar autárquicas e não admite cenários que não o de ganhar à primeira volta.
PSD

Rio espera mais militantes com quotas pagas

Líder do PSD reconhece que o número de militantes com quotas pagas é "relativamente baixo"., cerca de 20 mil. Mas espera que este número suba bastante, a tempo de eleições para presidência do partido.
Aeroportos

"O ministro Pedro Marques andou a empatar"

186
O chairman da ANA considera que o atual ministro Pedro Nuno Santos recuperou "três anos perdidos" e acredita que o novo aeroporto do Montijo "vai mesmo acontecer."
PSD

Rio diz que autárquicas serão decisivas para o PSD

130
O presidente do PSD disse que as próximas eleições autárquicas serão decisivas para o futuro do partido, reconhecendo que um mau resultado em 2021 "seria dramático".
Rui Rio

Rio e Ventura reuniram-se. Tema foi o Orçamento

3189
A reunião aconteceu por iniciativa do líder do Chega! que pediu para falar com Rui Rio. Este aceitou recebê-lo e debater o que defendem em relação a propostas orçamentais. Não houve qualquer acordo.
PSD

O New Deal da Direita e o PSD

103
Se o PSD falhar na missão é bom que os portugueses esqueçam a reforma do Estado e se contentem no lento definhar na pobreza disfarçada até o dia em que a UE imponha um desesperado tratamento de choque
PSD

PSD propõe 1.30 minutos para deputados únicos

O PSD propôs um minuto e meio de intervenção para os deputados únicos nos principais debates parlamentares. Na proposta não constam alterações à periodicidade dos debates com o primeiro-ministro.
Vichyssoise

"Marcelo é inimitável, foi o Papa do comentário"

Luís Marques Mendes afastou a ideia de querer imitar Marcelo Rebelo de Sousa no comentário político e disse ainda que a não recandidatura de Marcelo à Presidência é "do domínio da ficção científica".
Luís Montenegro

Debates mensais com primeiro-ministro não chegam

O candidato à liderança do PSD criticou a possibilidade levantada pelo próprio partido de tornar os debates quinzenais da Assembleia em debates mensais, intercalados com debates temáticos.
Conselho de Estado

Conselho de Estado. PSD leva Rio; PS repete nomes

O PS vai voltar a indicar os nomes de Francisco Louçã, Domingos Abrantes e Carlos César para o Conselho de Estado. Já o PSD repete Balsemão e acrescenta Rui Rio. Sai Adriano Moreira, indicado pelo CDS
PSD

Um partido forte e unido

237
O PSD não é, nem pode ser submisso, expectante ou oportunista. Deve ser arrojado, forte e liderante. Deve apresentar propostas alternativas, afirmar os seus ideais e ser dono da sua própria voz.
PSD

Montenegro não "satisfeito" com apoios em campanha

354
Montenegro diz estar “confortável”, mas ainda não “satisfeito” com o apoio que tem recebido na campanha como líder ao PSD e considera esta uma eleição que “não se esgota no partido”.
Parlamento Europeu

Eurodeputado do PSD perde imunidade

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade a José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD. Em causa está um eventual crime de prevaricação.
Política

JSD quer regulamentação do lóbi

"É uma questão tão elementar da transparência no jogo político que espero que o tempo que já perdemos possa ser recuperado", disse a líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes.
PSD

Se for eleito, Montenegro conta com Rio

Luís Montenegro diz que, caso seja eleito, contará com Rui Rio e os restantes deputados da Assembleia da República para o PSD, e define uma estratégia que passa pela diferenciação do PS.
PSD

Lítio. PSD quer ouvir RTP sobre reportagem

PSD quer ouvir no parlamento a jornalista, a diretora de Informação e o presidente da estação, Gonçalo Reis, sobre a data de emissão da reportagem sobre o lítio.
PSD

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar 

444
Menos de dois em cada 10 militantes poderiam votar se eleições fossem hoje. Na Madeira, em 10.794 militantes só 9 é que têm as quotas pagas. No Porto, menos de um quinto poderia votar.
PSD

Miguel Pinto Luz já iniciou candidatura ao PSD

Miguel Pinto Luz foi o primeiro a entregar as 350 assinaturas necessárias para uma candidatura à liderança do PSD. Vice-presidente da Câmara de Cascais apresenta candidatura para a semana
Saúde

Doentes vão ter cartão prioritário para WC

398
PSD, CDS e PCP deram entrada de projetos de resolução que recomendam atribuição de um cartão para acesso prioritário a casas de banho para cidadãos com Doenças Inflamatórias do Intestino.
Luís Marques Mendes

Mendes critica falta de tempo para novos partidos

231
Comentador da SIC considera que a decisão dos partidos de esquerda mostra "falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo". "É desta maneira que o populismo vai crescendo."
PSD

Montenegro lança candidatura para 12 anos

568
Montenegro lança candidatura para 12 anos a prometer ganhar as duas próximas legislativas, além das autárquicas. Promete baixar impostos e a velha bancada de Passos voltou para o aplaudir.
PSD

PSD. Ângelo Pereira eleito líder distrital por 82%

475
Ângelo Pereira venceu com 82% dos votos, contra 18% de Sofia Vala Rocha. Em Lisboa, a lista de delegados apoiada por Morais Sarmento perdeu por 108 votos para a lista da linha de Ângelo e Pinto Luz.
PSD

Luís Montenegro no futuro do PSD /premium

339
Precisamos de um PSD que não tenha medo de criticar as opções erradas do Governo. De um PSD que saiba que este Governo é e será sempre orgulhosamente apoiado pelas esquerdas.
PSD

PSD. Rui Rio lança site de candidatura 

Com o slogan "Portugal ao Centro", Rui Rio vai defrontar Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz nas próximas eleições diretas do PSD. Página promete "uma interação muito próxima com a candidatura".
Pedro Passos Coelho

Um almoço com Pedro Passos Coelho /premium

3991
Achei Pedro Passos Coelho um homem provavelmente justo e evidentemente decente. Mesmo as pessoas que obviamente despreza são por ele desprezadas com decência, e ridicularizadas com adjectivos justos.
PSD

Quotas, diretas? Rio já só pensa nas autárquicas

O período é de eleições, mas em Bragança pouco se notou. Rio, presidente, já só pensa nas autárquicas e nem tentativa de apoiantes de Montenegro de mexer no regulamento o abalou. Que comece a corrida.
PSD

Concelhia de Salvador Malheiro não dá apoio a Rio

184
Numa reunião na passada quarta-feira, o PSD/Ovar -- onde o vice de Rio Salvador Malheiro milita e onde é presidente da câmara -- decidiu não apoiar nenhuma das candidaturas às diretas do PSD.
PSD

PSD. Presidente da CIP apoia Pinto Luz 

182
António Saraiva, o 'patrão dos patrões', não é militante do PSD, mas declarou um apoio simbólico a Miguel Pinto Luz, elogiando as características do autarca.
PSD

PSD. Leitão Amaro anuncia apoio a Luís Montenegro

1863
Depois de ter apoiado Rui Rio nas últimas diretas do partido, António Leitão Amaro anunciou que vai trocar o apoio ao atual líder do PSD pelo apoio a Luís Montenegro.
PSD

Conselho Nacional do PSD reúne-se em Bragança

O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se em Bragança para marcar a eleição direta do presidente do partido e o próximo congresso. O novo regulamento de quotas promete ser o tema mais polémico.
Política

A direita que nos é permitido ser

686
A esquerda não pode ser o bastião da moralidade, nem tão pouco usar isso como um ataque à direita. Peço às pessoas que acreditem naquilo que defendem. E que defendam aquilo em que acreditam.
PSD

Ex-apoiante de Rui Rio em lista afeta a Pinto Luz

Rodrigo Gonçalves e Luís Newton, dois dos mais influentes em Lisboa, apoiam a mesma candidatura à liderança da distrital de Lisboa do PSD. Mas rutura com Rio é negada por Rodrigo Gonçalves.
PSD

Montenegro ataca Rio, Pinto Luz atira com StarWars

Um dia depois de Rio se insurgir contra "vigarices" nas diretas do PSD em janeiro, Luís Montenegro contra-ataca no Facebook e vaticina "resultados medíocres". E Pinto Luz responde com Star Wars.
Maria Luís Albuquerque

A esquerda "nunca assume responsabilidade de nada"

597
Ex-ministra das Finanças critica a esquerda portuguesa, a "que conhece melhor" por não assumir responsabilidades da crise de 2011. Em apresentação de livro, Maria Luís Albuquerque evitou falar do PSD.
PSD

Rio eleito líder parlamentar com 89,9% dos votos

117
71 deputados (em 79) deram o "sim" para Rui Rio ser líder parlamentar do PSD. Rio criticou "vigarices" do pagamento de quotas e diz que já não é possível abrir diretas a quem não tem quotas em dia.
PSD

Leal Coelho. PSD retira confiança por WhatsApp

714
Decisão da concelhia foi tomada por unanimidade. Vereadora diz que já teve conhecimento dela, via whatsApp, e que resulta de "um certo nervosismo do partido". Vai continuar "em serenidade".
Câmara Municipal Lisboa

Leal Coelho deve perder confiança política de PSD

249
Direção da concelhia de Lisboa do PSD já tem pronta deliberação para que Teresa Leal Coelho deixe de representar o partido na Câmara. Em causa está apoio da vereadora a nomeação de Salgado para a SRU.
Luís Montenegro

Montenegro quer abertura dos cadernos eleitorais

O candidato à presidência do PSD considera que é do interesse do partido a abertura dos cadernos eleitorais aos militantes com quotas em atraso porque isso pode facilitar a participação nas eleições.
PSD

PSD. Direção vai propor diretas a 11 de janeiro

Até agora há três candidatos à presidência do PSD: o atual líder, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.
PSD

PSD. Rio é o único candidato a líder parlamentar

O presidente do PSD, Rui Rio, é o único candidato a líder parlamentar do partido, em eleições que se realizarão na quarta-feira. O prazo para a entrega de candidaturas terminava esta segunda-feira.
PSD

PSD. "Candidatos devem falar no Conselho Nacional"

247
Miguel Pinto Luz considera que os candidatos à liderança dos sociais-democratas devem poder falar já na próxima reunião do Conselho Nacional, na sexta-feira.
PSD

PSD. Carlos Lopes candidato a concelhia de Coimbra

222
O atual vice-presidente da concelhia do PSD de Coimbra anunciou em carta enviada aos militantes que será candidato à liderança.
Drogas

JSD faz referendo interno sobre drogas leves 

996
Juventude social-democrata pretende perceber quais são as posições dos seus membros sobre a despenalização das drogas leves. Referendo interno deverá acontecer em fevereiro.
PSD

Montenegro quer PSD "forte" sem depender do PS

243
O candidato à liderança social-democrata Luís Montenegro defendeu um partido "suficientemente forte" para ter "maioria absoluta" e fazer "as reformas de que o país precisa" sem "depender do PS".
PSD

Luís Montenegro lança site de candidatura

838
No discurso de apresentação, Luís Montenegro apresenta o slogan da candidatura: "A força que vem de dentro". Site inclui ainda apoios de Maria Luís Albuquerque, Pedro Duarte e Matos Correia.
PSD

Rio joga ao meinho... /premium

168
Falta um PSD revoltado contra a TINA socialista e falta um líder digno desse nome e que não seja um tarefeiro que se limita a oferecer os seus préstimos ao Governo se este deles necessitar.
Emigração

PSD quer emigrantes portugueses a votar em França

Carlos Gonçalves é deputado europeu pelo PSD e fez um apelo, numa cata aberta, para que os portugueses emigrados em França se inscrevam para votar. "Quem vota conta".
RTP

RTP responde a Rio: "RTP não guarda notícias"

1740
A RTP respondeu a Rio sobre uma reportagem do "Sexta às 9" que envolve o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, que foi emitido apenas depois das eleições. "RTP não guarda notícias na gaveta".
Programa de Governo

IL desafia PSD e CDS a apresentarem moção

"A IL não pode colocar o programa a votação, mas PSD e CDS podem", afirmou o deputado João Cotrim Figueiredo, desafiando o PSD e o CDS a apresentarem uma moção de rejeição ao Governo.
Rui Rio

Rio. Programa vai ser discutido a "mata-cavalos"

258
Rui Rio afirma que "nunca aconteceu" os deputados terem apenas dois dias úteis para analisar o Programa do Governo, uma pressa que critica por "enganar os próprios portugueses".
PSD

Pinto Luz diz que tomou posse um "elefante pesado"

120
O candidato à liderança do PSD utilizou a sua página de Facebook para exprimir o desagrado perante o maior executivo português "desde 1976". Teme falta de agilidade e sobreposição de pelouros.
Luís Montenegro

Montenegro diz que o novo Governo "é um susto"

639
O candidato à presidência do PSD Luís Montenegro criticou o novo Governo que tomou posse, considerando que "é um susto". Discurso de Costa é "a fantasia socialista em todo o seu esplendor".
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
PSD

O PSD no seu melhor

É difícil identificar caminhos alternativos para revitalizar um grande partido político que pode, deve e tem de fazer muito mais para transformar um país afundado em décadas de esquerdismo.
PSD

Candidato ao PSD? "Falta o que não depende de mim" /premium

416
Quer disputar as diretas do partido mas, ao Observador, Miguel Morgado admite "não ter conseguido reunir os meios" necessários. E não "esconde" que Montenegro é quem mais se afasta de Rui Rio.
País

PSD vai indicar Negrão a vice-presidente da AR

Cada um dos quatro partidos mais votados (PS, PSD, BE e PCP) tem direito a propor um nome para o cargo. O nome sugerido pelo PSD é o atual líder partidário Fernando Negrão.
PSD

Apoiantes de Pinto Luz criticam Montenegro

201
Antigo líder do PSD/Lisboa, que apoia Pinto Luz, diz não conhecer o projeto de Montenegro para o país e o que conhece "cheira a troika". José Eduardo Martins diz que nem à 2ª volta votaria Montenegro.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
PSD

TC rejeita queixa do PSD sobre voto dos emigrantes

370
Tribunal Constitucional rejeita queixa do PSD sobre o voto dos emigrantes e assim a CNE já pode publicar resultado das eleições em definitivo. AR já pode tomar posse.
Hospitais

Guarda. PSD questiona Governo sobre saúde

127
Carlos Peixoto, deputado do PSD, questionou a ministra da Saúde, através da Assembleia da República, sobre vários problemas de uma área que "está moribunda".
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

333
Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
PSD

Regresso ao futuro no PSD

326
Há no PSD uma terceira via, a de Miguel Pinto Luz, que é mais abrangente e contemporânea na conceção de Portugal e no papel do partido, com uma conceção das políticas públicas assente na liberdade.
PSD

Deputado apela a PR a que não dê posse a Cabrita

1765
Duarte Marques pede a Marcelo Rebelo de Sousa que não dê posse ao ministro da Administração Interna "enquanto Cabrita não pagar o que deve aos bombeiros". Honorários estarão em atraso há 22 dias.
PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio /premium

Criticou os adversários com muitas indiretas, defendeu que se não aceitasse candidatar-se o partido corria riscos, cedia a interesses obscuros e a derivas liberais. Afinal, o que quis dizer Rui Rio?
PSD

Rio ao centro do PSD para levar PSD para o centro

1499
Rui Rio vai a jogo e já tem slogan para a candidatura: "Portugal ao centro". No Porto, Rio criticou "vaidade pessoal" dos adversários que ambicionam o cargo e vai mesmo ser líder parlamentar.
PSD

Rui Rio é mesmo candidato à liderança do PSD

1657
É hoje que Rui Rio desfaz o tabu. Ao que o Observador apurou, Rio vai anunciar que é mesmo candidato à liderança do partido nas diretas de janeiro. Apoios já estão a ser recrutados.
Governo

Parlamento só reúne depois de recurso do PSD

Posição surge na sequência do recurso interposto na quinta-feira pelo PSD junto do Tribunal Constitucional, pedindo a revisão da contagem dos votos nos dois círculos da emigração.
Legislativas 2019

Pedido do PSD suspende resultados eleitorais

472
PSD pediu ao Tribunal Constitucional revisão dos votos dos círculos de emigrantes. A publicação dos resultados está suspensa e a tomada de posse do governo já não será na quarta, como queria Marcelo.
PSD

PSD não exclui viabilizar Orçamento para 2020

1103
Justino não afasta a possibilidade de o PSD se abster no OE 2020, desde que o PS integre medidas do PSD. Diz que Rio até poderá já ter decidido sobre recandidatura e que "falta pouco" para anunciar.
PSD

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

136
'Vice' da câmara de Cascais quer construir um projeto político "capaz de ser alternativa ao projeto socialista". E atirou: "No PSD sabemos quando perdemos e, no dia 6, perdemos todos".
Política

E agora direita portuguesa?

251
A crise da direita em 74-75 gerou a sua crise de identidade quando se albergou em partidos que não eram de direita, mas do centro (CDS) ou centro-esquerda (PPD). Essa crise identitária durou até hoje.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
PSD

Rio candidato a líder da bancada do PSD?

306
Hipótese ganha força entre dirigentes: Rio poderá liderar a bancada para defrontar Costa no Parlamento e, assim, esvaziar mais-valia de Montenegro. Para já, silêncio. Rio mantém críticos em espera.
Política

PSD: a desgraça de uma estratégia redutora

592
As únicas coisas que a liderança do PSD tem para oferecer são o “recentramento” do partido e acordos de regime com o PS. Talvez sirvam para afugentar o rótulo de direita, mas não fazem uma alternativa
PSD

Açores. Gaudêncio demite-se da liderança do PSD

Alexandre Gaudêncio demitiu-se do cargo de líder do PSD/Açores e vai pedir eleições internas diretas. Alvo de uma investigação da Judiciária, não diz se avança com uma recandidatura.
Madeira

Governo PSD/CDS tomou posse na Madeira

É a primeira vez em 43 anos que a maioria parlamentar na Madeira é composta por dois grupos parlamentares e o governo regional integra membros de dois partidos.
Rui Rio

PSD. Rui Rio continua "em ponderação" sobre futuro

O líder social-democrata não falará publicamente sobre o seu futuro político na quarta-feira, dia em que a Comissão Política Nacional do PSD reúne para analisar os resultados eleitorais.
Eleições na Madeira

Madeira. Governo Regional é para quatro anos

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque diz que a coligação entre o primeiro e terceiro partidos mais votados é para durar quatro anos.O acordo para a governação foi assinado na terça-feira.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
RTP

Rui Rio questiona emissão do Sexta às 9 no Twitter

583
Líder do PSD regressa ao Twitter, após legislativas, para deixar críticas a programa de Sandra Felgueiras que, antes, também tinha motivado uma reação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
PSD

Irá o PSD sobreviver a Rio? /premium

194
Com Rio, o PSD continuará o caminho para se transformar num partido regional, cuja ambição é fazer do norte do país uma grande Madeira. Triste destino para um partido que já foi o maior de Portugal.
PSD

Relvas: Passos e Portas "em caso de emergência"

2003
O antigo dirigente do PSD deu uma entrevista onde aproveitou para criticar Rui Rio e falar do futuro da direita. Caso "a nova geração" falhe, diz, o caminho pode ser um regresso a figuras do passado.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

895
Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
PSD

Luís, o "vice-rei" de Passos, não aprova OEs do PS

874
Hugo Soares apareceu de surpresa ao mesmo tempo de João Félix. Num comício-zero na sua terra, Montenegro fez avisos a Costa, usou Cavaco contra Rio e quer Maria Luís no combate político (ao seu lado).
Direitos de Autor

PS e PSD multados por uso indevido de "Despacito"

556
A música foi usada por candidaturas às eleições autárquicas em 2017, em Vila Pouca de Aguiar e em Póvoa de Lanhoso. Partidos tentaram argumentar que concelhias são autónomas, mas foram condenados.
Política

A direita de que a democracia portuguesa precisa /premium

316
Estar à direita hoje é, em primeiro lugar, querer ser alternativa ao PS enquanto partido de governo da esquerda e eixo de uma política confusa e imobilista que já pôs metade dos eleitores a abster-se.
PSD

O novo ciclo político do PSD

No PSD é tempo de virar a página, dando novo protagonismo a uma geração que teve a sorte de crescer em Democracia, a uma geração para quem a computação e a inteligência artificial são o seu dia-a-dia.
PSD

PSD. Deputado investigado pelo Ministério Público

119
O deputado do PSD eleito no domingo por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, está a ser investigado pelo Ministério Público em dois processos. Um dos casos é uma "denúncia anónima".
PSD

PSD reúne para analisar resultados eleitorais

O presidente do PSD, Rui Rio, ainda não esclareceu se irá continuar e recandidatar-se à liderança do partido. Luís Montenegro já anunciou que será candidato às próximas diretas.
PSD

Rui Rio /premium

Não consigo deixar de experimentar, aqui e ali, mesmo nos seus maus momentos, uma certa simpatia pela sua pessoa. Acontece, no entanto, que foi um desastre à frente do PSD. Azar dele – e azar nosso.
PSD

Rio não gosta do PSD

1807
Se dúvidas houvesse sobre a natureza autoritária e a prática ditatorial do seu mandato, elas dissiparam-se ao vermos Rio, à moda da CDU, tentar transformar na noite eleitoral uma derrota numa vitória.
PSD

Resultado "curto" não impede candidatura de Rio

146
Morais Sarmento faz a defesa de Rio. Compara-o a Barroso, que perdeu europeias e legislativas para Guterres que, dois anos depois, entrou no pântano. Diz que resultado curto não impede recandidatura.
Legislativas 2019

Um governo cansado e uma oposição perdida

130
O PS apresenta-se com as mãos limpas de princípios inegociáveis, um quadro em branco perfeito para acomodar as linhas vermelhas anunciadas na noite eleitoral. Sendo assim, o PS vai governar para quê?
PSD

Que país quer o recém-candidato a líder do PSD? /premium

1144
Menos impostos, setor privado na saúde, não reconhecer tempo integral aos professores ou um referendo à eutanásia são algumas das propostas de Luís Montenegro — que não teme a palavra "direita".
PSD

Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD

1455
Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD e desafia Rio a ir a jogo, anunciou em entrevista à SIC. Diz que Costa era "batível" e que não se sente "limitado" por ser arguido nas viagens ao Euro.
PSD

A novidade

A ambição não pode ser a de querer ter também um Centeno mas saber fazer a diferença. O PSD terá que saber liderar uma grande agenda de crescimento da riqueza e não se focar só no controle do défice.
PSD

O segundo é o primeiro dos últimos /premium

Saber perder é indispensável para que se corrijam os erros. Se o PSD não o fizer também não o conseguirá exigir ao PS quando for preciso que o país mude de política.  
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
PSD

Montenegro avança esta 4ª. Rio dá luta até ao fim /premium

585
Apoiantes de Montenegro coordenaram ataques e afinaram mensagem para encurralar Rio. Antigo líder parlamentar anuncia candidatura esta quarta-feira. Rio não abre o jogo, mas vai dar luta até ao fim.
Legislativas 2019

Rio espera por Costa, opositores esperam por Rio

Depois de um dos piores resultados de sempre, Rui Rio passou a bola aos críticos, que já começaram a pressionar. Os proto-candidatos aguardam mas o lugar do líder do PSD já está a ser posto em causa.
Legislativas 2019

PSD com mais votos nos concelhos mais envelhecidos

292
O PSD obteve os melhores resultados nos concelhos onde a percentagem de população com mais de 65 anos é superior à média nacional, mas com um ganho médio mensal inferior.
Ministério Público

Viana do Castelo. MP investiga deputado do PSD

Eduardo Teixeira foi eleito neste domingo, por Viana do Castelo. Queixa-crime contra o deputado do PSD acontece por alegadas falsas presenças durante o seu primeiro mandato na AR, entre 2011 e 2015.
PSD

Como transformar derrota em vitória, by Rui Rio

686
PS não teve maioria, esquerda não teve mais de 66% e PSD não teve o pior resultado. Os críticos dificultaram, as sondagens idem. Como Rio viu a vitória que não teve. E como disse que ficava, sem dizer
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
PSD

Rio admite ficar como líder se tiver meia-vitória /premium

114
Rio não tem "número mágico" para domingo mas, em conversa com o Observador, admite manter-se à frente do partido. Para isso, há quem aposte em cenário de instabilidade política. Críticos sobem fasquia
Legislativas 2019

Em casa, Rio fala ao PSD: aqui não há familygate

Reforços de último dia: Jardim leva 44 vitórias no bolso e foi ao Porto atirar contra Sócrates, PCP, BE, Costa e Tancos. Só se esqueceu de elogiar Rio. Rio pediu voto contra geringonça e deixou recado
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

PSD. Creches, IVA da luz e outros impostos

268
O PSD quer creches tendencialmente gratuitas, baixa do IVA na eletricidade, do IRS e do IRC. Desafiámos os partidos a elegerem prioridades. Acrescentámos animações para as descodificar.
PSD

PSD vai validar assinaturas pedida pelo TC

O grupo parlamentar do PSD anunciou que “já está a proceder” à regularização das assinaturas de deputados no pedido de fiscalização sucessiva do diploma que alterou o estatuto da Casa do Douro.
PSD

Assinaturas do PSD: PS remete para MP e AR

Carlos Césa considerou que este caso de o PSD ter falsificado assinaturas num pedido de fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional, constitui um "ilícito criminal de abuso de confiança".
PSD

TC avisa PSD e CDS para corrigirem assinaturas

O TC notificou o PSD e o CDS a corrigirem as listas de deputados que pedem a fiscalização da lei que nacionaliza a Casa do Douro. Deputados do PSD dizem ter nome inserido na lista sem autorização.
PSD

PSD diz ter margem para aumentar funcionários

341
O economista do PSD, o "Centeno" de Rio, diz que o partido tem 1,2 mil milhões de euros para descer o IRS a partir de 2021 e 800 milhões para alterar carreiras e recrutar no Estado.
Política

E Carlos Moedas? /premium

Vai ter um gabinete na Avenida de Berna no andar reservado aos administradores da Gulbenkian, enquanto a política espera. Ou ele por ela.
A página está a demorar muito tempo.