PSD
PSD

Apoiantes de Pinto Luz criticam Montenegro

Antigo líder do PSD/Lisboa, que apoia Pinto Luz, diz não conhecer o projeto de Montenegro para o país e o que conhece "cheira a troika". José Eduardo Martins diz que nem à 2ª volta votaria Montenegro.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
PSD

TC rejeita queixa do PSD sobre voto dos emigrantes

346
Tribunal Constitucional rejeita queixa do PSD sobre o voto dos emigrantes e assim a CNE já pode publicar resultado das eleições em definitivo. AR já pode tomar posse.
Hospitais

Guarda. PSD questiona Governo sobre saúde

Carlos Peixoto, deputado do PSD, questionou a ministra da Saúde, através da Assembleia da República, sobre vários problemas de uma área que "está moribunda".
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

270
Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
PSD

Regresso ao futuro no PSD

271
Há no PSD uma terceira via, a de Miguel Pinto Luz, que é mais abrangente e contemporânea na conceção de Portugal e no papel do partido, com uma conceção das políticas públicas assente na liberdade.
PSD

Deputado apela a PR a que não dê posse a Cabrita

1511
Duarte Marques pede a Marcelo Rebelo de Sousa que não dê posse ao ministro da Administração Interna "enquanto Cabrita não pagar o que deve aos bombeiros". Honorários estarão em atraso há 22 dias.
PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio /premium

Criticou os adversários com muitas indiretas, defendeu que se não aceitasse candidatar-se o partido corria riscos, cedia a interesses obscuros e a derivas liberais. Afinal, o que quis dizer Rui Rio?
PSD

Rio ao centro do PSD para levar PSD para o centro

1240
Rui Rio vai a jogo e já tem slogan para a candidatura: "Portugal ao centro". No Porto, Rio criticou "vaidade pessoal" dos adversários que ambicionam o cargo e vai mesmo ser líder parlamentar.
PSD

Rui Rio é mesmo candidato à liderança do PSD

1606
É hoje que Rui Rio desfaz o tabu. Ao que o Observador apurou, Rio vai anunciar que é mesmo candidato à liderança do partido nas diretas de janeiro. Apoios já estão a ser recrutados.
Governo

Parlamento só reúne depois de recurso do PSD

Posição surge na sequência do recurso interposto na quinta-feira pelo PSD junto do Tribunal Constitucional, pedindo a revisão da contagem dos votos nos dois círculos da emigração.
Legislativas 2019

Pedido do PSD suspende resultados eleitorais

472
PSD pediu ao Tribunal Constitucional revisão dos votos dos círculos de emigrantes. A publicação dos resultados está suspensa e a tomada de posse do governo já não será na quarta, como queria Marcelo.
PSD

PSD não exclui viabilizar Orçamento para 2020

1103
Justino não afasta a possibilidade de o PSD se abster no OE 2020, desde que o PS integre medidas do PSD. Diz que Rio até poderá já ter decidido sobre recandidatura e que "falta pouco" para anunciar.
PSD

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

136
'Vice' da câmara de Cascais quer construir um projeto político "capaz de ser alternativa ao projeto socialista". E atirou: "No PSD sabemos quando perdemos e, no dia 6, perdemos todos".
Política

E agora direita portuguesa?

251
A crise da direita em 74-75 gerou a sua crise de identidade quando se albergou em partidos que não eram de direita, mas do centro (CDS) ou centro-esquerda (PPD). Essa crise identitária durou até hoje.
PSD

Rio ouviu, não falou. Direção pede que continue

Direção foi "quase unânime" a pedir recandidatura, mas Rio ouviu mais do que falou. Tabu mantém-se. Conselho Nacional entre fim de outubro e início de novembro. Diretas em janeiro: não há antecipação.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
PSD

Rio candidato a líder da bancada do PSD?

306
Hipótese ganha força entre dirigentes: Rio poderá liderar a bancada para defrontar Costa no Parlamento e, assim, esvaziar mais-valia de Montenegro. Para já, silêncio. Rio mantém críticos em espera.
Política

PSD: a desgraça de uma estratégia redutora

592
As únicas coisas que a liderança do PSD tem para oferecer são o “recentramento” do partido e acordos de regime com o PS. Talvez sirvam para afugentar o rótulo de direita, mas não fazem uma alternativa
PSD

Açores. Gaudêncio demite-se da liderança do PSD

Alexandre Gaudêncio demitiu-se do cargo de líder do PSD/Açores e vai pedir eleições internas diretas. Alvo de uma investigação da Judiciária, não diz se avança com uma recandidatura.
Madeira

Governo PSD/CDS tomou posse na Madeira

É a primeira vez em 43 anos que a maioria parlamentar na Madeira é composta por dois grupos parlamentares e o governo regional integra membros de dois partidos.
Rui Rio

PSD. Rui Rio continua "em ponderação" sobre futuro

O líder social-democrata não falará publicamente sobre o seu futuro político na quarta-feira, dia em que a Comissão Política Nacional do PSD reúne para analisar os resultados eleitorais.
Eleições na Madeira

Madeira. Governo Regional é para quatro anos

O presidente do PSD Madeira, Miguel Albuquerque diz que a coligação entre o primeiro e terceiro partidos mais votados é para durar quatro anos.O acordo para a governação foi assinado na terça-feira.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
RTP

Rui Rio questiona emissão do Sexta às 9 no Twitter

583
Líder do PSD regressa ao Twitter, após legislativas, para deixar críticas a programa de Sandra Felgueiras que, antes, também tinha motivado uma reação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
PSD

Irá o PSD sobreviver a Rio? /premium

194
Com Rio, o PSD continuará o caminho para se transformar num partido regional, cuja ambição é fazer do norte do país uma grande Madeira. Triste destino para um partido que já foi o maior de Portugal.
PSD

Relvas: Passos e Portas "em caso de emergência"

2003
O antigo dirigente do PSD deu uma entrevista onde aproveitou para criticar Rui Rio e falar do futuro da direita. Caso "a nova geração" falhe, diz, o caminho pode ser um regresso a figuras do passado.
PSD

Tudo a postos para Rio avançar. Quem apoia quem?

895
Rui Rio estava só à espera de Costa: não vai haver acordo de governo, estável, para quatro anos. Direção pressiona e acredita que Rio vai à luta. Decisão final está para breve. Quem apoia quem.
PSD

Luís, o "vice-rei" de Passos, não aprova OEs do PS

874
Hugo Soares apareceu de surpresa ao mesmo tempo de João Félix. Num comício-zero na sua terra, Montenegro fez avisos a Costa, usou Cavaco contra Rio e quer Maria Luís no combate político (ao seu lado).
Direitos de Autor

PS e PSD multados por uso indevido de "Despacito"

556
A música foi usada por candidaturas às eleições autárquicas em 2017, em Vila Pouca de Aguiar e em Póvoa de Lanhoso. Partidos tentaram argumentar que concelhias são autónomas, mas foram condenados.
Política

A direita de que a democracia portuguesa precisa /premium

316
Estar à direita hoje é, em primeiro lugar, querer ser alternativa ao PS enquanto partido de governo da esquerda e eixo de uma política confusa e imobilista que já pôs metade dos eleitores a abster-se.
PSD

O novo ciclo político do PSD

No PSD é tempo de virar a página, dando novo protagonismo a uma geração que teve a sorte de crescer em Democracia, a uma geração para quem a computação e a inteligência artificial são o seu dia-a-dia.
PSD

PSD. Deputado investigado pelo Ministério Público

119
O deputado do PSD eleito no domingo por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, está a ser investigado pelo Ministério Público em dois processos. Um dos casos é uma "denúncia anónima".
PSD

PSD reúne para analisar resultados eleitorais

O presidente do PSD, Rui Rio, ainda não esclareceu se irá continuar e recandidatar-se à liderança do partido. Luís Montenegro já anunciou que será candidato às próximas diretas.
PSD

Rui Rio /premium

Não consigo deixar de experimentar, aqui e ali, mesmo nos seus maus momentos, uma certa simpatia pela sua pessoa. Acontece, no entanto, que foi um desastre à frente do PSD. Azar dele – e azar nosso.
PSD

Rio não gosta do PSD

1807
Se dúvidas houvesse sobre a natureza autoritária e a prática ditatorial do seu mandato, elas dissiparam-se ao vermos Rio, à moda da CDU, tentar transformar na noite eleitoral uma derrota numa vitória.
PSD

Resultado "curto" não impede candidatura de Rio

146
Morais Sarmento faz a defesa de Rio. Compara-o a Barroso, que perdeu europeias e legislativas para Guterres que, dois anos depois, entrou no pântano. Diz que resultado curto não impede recandidatura.
Legislativas 2019

Um governo cansado e uma oposição perdida

130
O PS apresenta-se com as mãos limpas de princípios inegociáveis, um quadro em branco perfeito para acomodar as linhas vermelhas anunciadas na noite eleitoral. Sendo assim, o PS vai governar para quê?
PSD

Que país quer o recém-candidato a líder do PSD? /premium

1144
Menos impostos, setor privado na saúde, não reconhecer tempo integral aos professores ou um referendo à eutanásia são algumas das propostas de Luís Montenegro — que não teme a palavra "direita".
PSD

Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD

1455
Luís Montenegro é candidato à liderança do PSD e desafia Rio a ir a jogo, anunciou em entrevista à SIC. Diz que Costa era "batível" e que não se sente "limitado" por ser arguido nas viagens ao Euro.
PSD

A novidade

A ambição não pode ser a de querer ter também um Centeno mas saber fazer a diferença. O PSD terá que saber liderar uma grande agenda de crescimento da riqueza e não se focar só no controle do défice.
PSD

O segundo é o primeiro dos últimos /premium

Saber perder é indispensável para que se corrijam os erros. Se o PSD não o fizer também não o conseguirá exigir ao PS quando for preciso que o país mude de política.  
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
PSD

Montenegro avança esta 4ª. Rio dá luta até ao fim /premium

585
Apoiantes de Montenegro coordenaram ataques e afinaram mensagem para encurralar Rio. Antigo líder parlamentar anuncia candidatura esta quarta-feira. Rio não abre o jogo, mas vai dar luta até ao fim.
Legislativas 2019

Rio espera por Costa, opositores esperam por Rio

Depois de um dos piores resultados de sempre, Rui Rio passou a bola aos críticos, que já começaram a pressionar. Os proto-candidatos aguardam mas o lugar do líder do PSD já está a ser posto em causa.
Legislativas 2019

PSD com mais votos nos concelhos mais envelhecidos

292
O PSD obteve os melhores resultados nos concelhos onde a percentagem de população com mais de 65 anos é superior à média nacional, mas com um ganho médio mensal inferior.
Ministério Público

Viana do Castelo. MP investiga deputado do PSD

Eduardo Teixeira foi eleito neste domingo, por Viana do Castelo. Queixa-crime contra o deputado do PSD acontece por alegadas falsas presenças durante o seu primeiro mandato na AR, entre 2011 e 2015.
PSD

Como transformar derrota em vitória, by Rui Rio

686
PS não teve maioria, esquerda não teve mais de 66% e PSD não teve o pior resultado. Os críticos dificultaram, as sondagens idem. Como Rio viu a vitória que não teve. E como disse que ficava, sem dizer
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
PSD

Rio admite ficar como líder se tiver meia-vitória /premium

114
Rio não tem "número mágico" para domingo mas, em conversa com o Observador, admite manter-se à frente do partido. Para isso, há quem aposte em cenário de instabilidade política. Críticos sobem fasquia
Legislativas 2019

Em casa, Rio fala ao PSD: aqui não há familygate

Reforços de último dia: Jardim leva 44 vitórias no bolso e foi ao Porto atirar contra Sócrates, PCP, BE, Costa e Tancos. Só se esqueceu de elogiar Rio. Rio pediu voto contra geringonça e deixou recado
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

PSD. Creches, IVA da luz e outros impostos

268
O PSD quer creches tendencialmente gratuitas, baixa do IVA na eletricidade, do IRS e do IRC. Desafiámos os partidos a elegerem prioridades. Acrescentámos animações para as descodificar.
PSD

PSD vai validar assinaturas pedida pelo TC

O grupo parlamentar do PSD anunciou que “já está a proceder” à regularização das assinaturas de deputados no pedido de fiscalização sucessiva do diploma que alterou o estatuto da Casa do Douro.
PSD

Assinaturas do PSD: PS remete para MP e AR

Carlos Césa considerou que este caso de o PSD ter falsificado assinaturas num pedido de fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional, constitui um "ilícito criminal de abuso de confiança".
PSD

TC avisa PSD e CDS para corrigirem assinaturas

O TC notificou o PSD e o CDS a corrigirem as listas de deputados que pedem a fiscalização da lei que nacionaliza a Casa do Douro. Deputados do PSD dizem ter nome inserido na lista sem autorização.
PSD

PSD diz ter margem para aumentar funcionários

341
O economista do PSD, o "Centeno" de Rio, diz que o partido tem 1,2 mil milhões de euros para descer o IRS a partir de 2021 e 800 milhões para alterar carreiras e recrutar no Estado.
Política

E Carlos Moedas? /premium

Vai ter um gabinete na Avenida de Berna no andar reservado aos administradores da Gulbenkian, enquanto a política espera. Ou ele por ela.
Legislativas 2019

Rio ("Tejo") dramatiza apelo ao voto ao centro

160
É no centro que está "a virtude, a mudança, a moderação". Não é à esquerda, nem à direita. No primeiro grande jantar-comício, Rio comparou-se ao Tejo, que chega a Lisboa com o maior estuário do país.
Madeira

Já há acordo para governo PSD-CDS na Madeira

579
O PSD e CDS definiram "linhas orientadoras e estratégicas para um acordo político para 2019-2023", avançou o vice-presidente do Governo Regional. CDS fala em "maioria parlamentar estável para 4 anos".
PSD

Assinaturas. "Obviamente não é normal", diz Rio

3371
Rio diz que não sabia do caso das assinaturas para a fiscalização do projeto da Casa do Douro, mas que já falou com Fernando Negrão. Visto de fora, diz que "não é normal". De dentro, não é bem assim.
Legislativas 2019

Falta lá chegar, mas Rio já tem Governo na cabeça

Ex-ministro de Cavaco, Arlindo Cunha, será o ministro da Agricultura de Rio (já lhe ligou). Quanto à Saúde, também já tem "nome na cabeça", e Finanças é Sarmento. Em Lamego, Rio ajudou a apanhar maçãs
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
PSD

PSD. Deputados não autorizaram assinaturas

374
Em causa, um documento sobre a lei que altera o estatuto de associação pública da Casa do Douro. Deputados dizem não ter sido pedido consentimento para o uso da sua assinatura. Negrão pediu desculpa.
Assalto em Tancos

Ferro convoca reunião para avaliar pedido do PSD

1495
O líder parlamentar do PSD pediu uma reunião com "urgência" sobre Tancos. PS diz não ser "razoável". Ferro Rodrigues convocou reunião para apreciar pedido dos sociais-democratas.
Legislativas 2019

Sobe, sobe, Rio sobe (carros, varandas, sondagens)

1430
No dia em que o PSD jogou a cartada final (e formal) de Tancos, Rio foi implacável com a dupla Centeno/Costa, que "baralha" de propósito os números. E mostrou, em Viana, que a onda laranja ainda vive
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Sondagens

Sondagem. PS perdeu 3,5 pontos na última semana

1103
Numa semana marcada pelo caso Tancos, o PS perdeu gás. Intenções de voto caíram 3,5 pontos percentuais e o PSD está agora a 10,7 pontos de distância.
Legislativas 2019

Três arruadas por dia nem sabe o bem que lhe fazia

479
Rio ganha vantagem em ruas laranja e pede vitória. Volta a Tancos para acusar Costa de "dizer coisas sem nexo" sobre cabala do MP, e diz que chegou ao taco a taco com o PS. "Está tudo em aberto".
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

Rio lembra Sá Carneiro: "Só sei dizer o que penso"

2144
Contra as "manhas" e o "politicamente correto", Rui Rio garante que só sabe fazer política de uma maneira: a dizer o que pensa. No palco que Sá Carneiro pisou, não falou de Tancos -- mas quase.
Legislativas 2019

Tancos, tancos e o desejo de "uma nova AD"

954
Tancos continua. Rio admite que Costa nem tenha ouvido bem o que disse, garante que não está a explorar a parte judicial e pede reunião extra da AR. PSD segue na Guarda, com um encontro saudosista.
Legislativas 2019

O dia em que a bomba explodiu mesmo na campanha /premium

Foi uma espécie de bomba ao retardador. Depois de confirmadas as notícias da acusação no caso Tancos, a temperatura política subiu e Rio e Costa intensificaram os ataques. Os outros foram atrás.
Legislativas 2019

Rio ataca. "Não me antecipei a nenhum tribunal"

433
No contra-ataque a Costa sobre Tancos, Rio diz que não se antecipou a nenhum tribunal e que Costa se limitou a comentar o que ele "não disse". "Não quebrei a presunção de inocência de ninguém", afirma
Mário Centeno

Centeno: não é momento para debate com Sarmento

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse em Leiria que não é momento para debater com o porta-voz das Finanças do PSD, Joaquim Sarmento, as contas e os modelos económicos.
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Legislativas 2019

"Não vejo como [Costa] não tenha responsabilidade"

982
Sabendo ou não da encenação de Tancos, Costa tem responsabilidades -- e tem de falar sobre isso. Rio sugere ainda que Governo orquestrou plano para envolver PR e desviar atenções. Campanha teve baile.
Legislativas 2019

"Posso cair, mas quando caio, caio de pé"

Rui Rio esteve em Évora onde garantiu a reformadas que cortes foram repostos. No "Feito ao Bife", garantiu que vai bater-se pelo que acredita, não pelos votos. Se cair, cai de pé.
Legislativas 2019

O dia em que Marcelo levou Tancos à campanha  /premium

Mesmo do outro lado do oceano, Marcelo Rebelo de Sousa acabou a entrar em todas as caravanas dos partidos. O assunto era tóxico e poucos lhe quiseram chegar próximo.
Legislativas 2019

PSD. O eleitor que gosta e não gosta de Rui Rio

300 metros de rua e Rio parte ao ataque: a Centeno, que tem o desplante de falar em rigor, a Costa, que tem o tique da dramatização, e aos críticos internos. Sobre Tancos, é "leviano" envolver PR.
Legislativas 2019

O enigmático aviso de Rio numa talk no Aliança

No dia em que o PSD estreou um novo modelo de "teatro" nas suas talks ao pôr do sol, Rui Rio deixou um aviso: depois dos professores, está aí a rebentar uma nova encenação do Governo. Tancos à vista?
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Legislativas 2019

Rio desafia Centeno para luta de Sarmentos

Campanha arrancou no hospital e seguiu para encontro com (poucos) empresários. Rio não promete revoluções, promete reformas; desafia Centeno para duelo de Sarmentos e ainda faz elogio rasgado a Merkel
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
Proteção Civil

PSD com "surpresa e choque" no Parlamento Europeu

Sendo "evidente que a capacidade de prevenção e resposta de Portugal é frágil e insuficiente", o PSD não percebe porque está Portugal fora da fase de transição do programa da UE RescEU.
Legislativas 2019

Luta de Centenos. Debate em versão de bolso /premium

Último debate entre Costa e Rio ficou marcado pelo momento em que os adversários disputaram quem tem o melhor Centeno, para mostrar solidez das propostas. Mas houve mais picardias.
Madeira

Jardim: PSD paga o preço de 2 anos "desastrosos"

384
"Não estou satisfeito. Ainda tentei deitar a mão. O PSD paga, neste momento, o preço dos dois primeiros anos desastrosos de governo que fez aqui na Madeira", afirmou Alberto João Jardim.
Eleições Legislativas

A sociedade fechada de Rui Rio /premium

531
Rio quer aproximar Portugal da Hungria de Orban com um ataque cerrado à liberdade de imprensa e o controle da Justiça. Tudo para construir um país de segredos e evitar o escrutínio ao poder político.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Eleições

Rio. Distanciamento entre PS e BE “dá jeito"

306
"Enquanto foi útil para o PS, o PS andou quatro anos com o BE ao colo, e o BE com o PS ao colo. Agora, como dá jeito nas eleições fazer uma demarcação do BE, faz a demarcação", disse Rui Rio.
Rui Rio

"Family gate". Lei é "absurda", diz Rui Rio

144
Para o líder social-democrata, o parecer da PGR é claro em relação ao caso "family gate": "Há uma incompatibilidade claríssima”, defende. Mas "a lei é absurda".
PSD

Rui Rio promete menos impostos 

224
Na região de Paris para uma série de encontros com a comunidade portuguesa local, o presidente do PSD prometeu este sábado uma "revolução" na redução dos impostos se ganhar as eleições.
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
Legislativas 2019

200 milhões para aumentos "não chega para nada"

O presidente do PSD considerou que se o Governo só tem 200 milhões de euros para aumentar os funcionários públicos, estes estão "desgraçados" porque este dinheiro "não chega para nada".
Madeira

"Uma geringonça seria trágica para a Madeira" /premium

202
Em entrevista ao Observador, o Presidente do governo Regional fala da possibilidade de perder a maioria absoluta e diz que entendimentos só com o CDS. Se não conseguir? "Obviamente, demito-me".
PSD

Jardim: “Vamos a isto, porrada de cima a baixo"

193
O histórico líder do PSD-Madeira pediu o voto aos indecisos, aos que querem correr riscos e aos "ressentidos do PSD". "Não é hora de ressentimentos: é hora de um por todos e todos por um".
Eleições

A campanha alegre de Albuquerque e Cafôfo /premium

PS e PSD apostam tudo nas ruas. Entre o entusiasmo e o conforto, a mudança e a estabilidade, a campanha na Madeira vai-se fazendo com o ritmo de sempre, mas com a incerteza de nunca.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
PSD

Carreiras lamenta ausência de Pinto Luz no PSD

Autarca de Cascais diz não gostar de "cinismos e de hipocrisia" e diz que o PSD prescindiu do "melhor". Pinto Luz foi a primeira indicação da distrital de Lisboa para a lista de candidatos.
PSD

O que é que fizeram à direita? /premium

306
O PSD que vai a votos a 6 de Outubro não é o que governou entre 2011 e 2015. É o PSD de Rui Rio, de Pacheco Pereira e de Ferreira Leite. É o PSD dos que concertadamente comentam realidades virtuais.
PSD

De megafone, Albuquerque pede "votação expressiva"

A crescer nas sondagens, mas ainda longe da maioria absoluta, Miguel Albuquerque discursou na Calheta para associar Paulo Cafôfo e a esquerda à Venezuela.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
PSD

Rui Rio com mais 'talks' e menos comícios

Campanha oficial do PSD começa dia 24 e vai percorrer 17 distritos, com maior aposta de Rio em "talks" (sessões de perguntas-respostas mais descontraídas) do que em comícios. Volta acaba em Lisboa.
Legislativas 2019

Debate Costa-Rio visto por 2,7 milhões de pessoas

266
Debate dos líderes do PS e PSD foi transmitido nos três canais generalistas nacionais, em direto do Pavilhão do Conhecimento. SIC liderou audiências, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

132
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Legislativas 2019

António Costa vs Rui Rio. O debate do desencontro

233
A divergência começou nos valores da emigração e não mais parou. António Costa e Rui Rio desencontraram-se nos números, num debate marcado por contas públicas, SNS e pela carreira dos professores.
Eleições Legislativas

Costa: "Rui Rio tem uma obsessão com a Justiça" - como aconteceu

814
Mais de uma hora a debater contas públicas, o estado da economia, o Serviço Nacional de Saúde, os números do investimento, os da emigração, impostos, justiça e os professores.
Partidos e Movimentos

Fogos. PSD e PCP defendem política florestal comum

As bancadas do PSD e do PCP no Parlamento Europeu defenderam criação de uma política comum na União Europeia para gestão das florestas, visando que a região tenha medidas para prevenir incêndios.
Eleições Legislativas

BE atira privatizações, Rio responde com Sócrates

126
Rio diz que programa do BE parece o "PREC de 75", e que se fosse cumprido haveria em Catarina um novo Sócrates. Catarina atira com promiscuidade entre público e privado. Um debate com pouco debate.
Ambiente

Ser ambientalista agora é muito fácil

838
Qual é a estratégia de descarbonização quando, neste mandato, o Bloco quis a todo o custo taxar as energias renováveis, se opôs à construção de barragens, à energia eólica e à exploração de lítio?
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
PSD

PSD. As cartas dentro e fora do baralho /premium

Rio assume que a sua liderança pode estar em causa a 6 de outubro. Montenegro, Rangel, Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva e Miguel Morgado podem ir a jogo no day after. Que trunfos tem cada um?
PSD

Rio admite que a sua liderança estará em jogo

Rui Rio diz que oposição interna “não está assim tão calada como isso”, mas acredita ter maioria do partido consigo. Em entrevista à Antena 1, admite que liderança está em jogo mas não define fasquia.
Parlamento

Parlamento condena criação do museu Salazar 

1738
O Parlamento condenou a criação de um museu dedicado a Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do ditador, Viseu, aprovando um voto do PCP por considerar ser uma “afronta à democracia”.
PSD

Rio: com PS, conflito com professores é inevitável

O presidente do PSD diz que o PS "não faz rigorosamente mais nada e os professores não aceitam isso". Rio garante que, se vencer as eleições, vai sentar-se na mesa de negociações com os professores.
Rui Rio

Rio diz que pasta atribuída a Portugal tem relevo

O líder do PSD ficou satisfeito com a pasta atribuída a Elisa Ferreira na Comissão Europeia. "Vai ter de ter muita habilidade para gerir uma pasta onde Portugal é um país interessado", avisa Rio.
PSD

Almoço-(pouco)debate. Rio mostra-se a empresários

Rui Rio resumiu programa eleitoral a empresários da Câmara de Comércio. Com Portas na plateia, serviu-se vichyssoise. Houve críticas ao Banco de Portugal, defesa das PPP, mas de debate, houve pouco.
PSD

PSD. Chumbo? "Não estou preocupado", diz Capucho

Histórico do PSD diz que desconhece o teor da moção no PSD e afirma que não está preocupado. "Vão ter que fundamentar", aponta, no entanto, Capucho, que admite fazer campanha ao lado de Rio.
PSD

Resposta de António Capucho a quem o “expulsou”

Não me recordo de qualquer manifestação rancorosa da minha parte (faço um esforço diário para não responder a ataques rasteiros de que sou alvo) e aceito posições contrárias ao meu regresso.
Eleições Legislativas

"Ecologia dos anos 80!". PAN ditou regras com Rio

2069
Debate de Rio com André Silva foi dominado por temas que são a praia do PAN. O PSD já era "crescido" quando o PAN não era "nascido" ou o "PSD não largou a ecologiazinha dos anos 80"? O debate aqueceu.
Política

PS já chumbou Erasmus no interior no Parlamento

793
PS ou PSD? Erasmus+Interior ou Erasmus Interior? Talvez seja Almeida Garrett. O objetivo é levar os estudantes universitários até ao interior do país.
PSD

Não é inocente a oposição interna a Rui Rio

100
Estamos para ver se a diatribe anti-Rui Rio se continua a desenvolver ou se prevalece o elementar bom senso daqueles que devem dar prioridade ao combate ao verdadeiro adversário eleitoral do PSD, o PS
PSD

O caso Capucho pela ótica de quem o expulsou

345
Não me venham com a história do “que fizeste no verão passado”, porque no verão passado todos fizemos algo de mal a alguém. Apenas para no verão seguinte nos abraçarmos e rirmos, porque isto é o PSD.
Eleições Legislativas

Rio diz que foi PSD a propor Eramus para Interior

359
O presidente do PSD concorda com um programa Erasmus Interior agora proposto por Costa, mas recorda que a "boa ideia" já tinha sido apresentada pelos sociais-democratas há "meses largos."
Eleições Legislativas

TGV. Costa "deixou-se levar pelas notícias"

O líder do PSD nega que queira iniciar a construção de uma rede de alta velocidade. Apenas quer estudar o dossiê e assegura que a execução do TGV depende da situação das finanças públicas.
Eleições Legislativas

Ser deputado "não me entusiasma completamente"

137
O presidente do PSD diz que qualquer acordo sobre reformas que possam vir a ser feitas com um Governo PS teria de ser "por escrito". Rio diz que ainda há tempo para o partido recuperar nas sondagens.
Eleições

A grande vitória de Passos Coelho /premium

841
Costa e o PS não mudaram porque descobriram de repente as virtudes do controlo da despesa pública. Mudaram porque os portugueses os forçaram a mudar e perceberam-no quando perderam as eleições de 2015
PSD

Rio: PS não está tão "confortável como dizem"

123
"Se estivesse [confortável] não precisava António Costa de inventar uma coisa que não só eu não disse, como não está no programa" do PSD às legislativas de 6 de outubro.
PSD

Rio diz que Costa se "deixou levar pelas notícias"

355
O presidente do PSD di que o PSD não fala na execução do TGV, mas no estudo de uma ligação mais rápida entre Porto e Lisboa. Acrescenta que António Costa "deixou-se levar pelas notícias".
PSD

Rui Rio: "Sócrates e Costa falharam"

222
Na apresentação do programa eleitoral do PSD, no Porto, Rio disse ter perfil, vontade e coragem para o colocar em prática, aliados a um “desprendimento de poder”, rejeitando vaidades e ambições.
PSD

PSD/Açores: meta é vencer regionais

Rio visita os Açores este fim de semana, naquela que é a primeira passagem do social-democrata pela região depois das eleições europeias de maio. Gaudêncio tem os olhos postos na vitória regional.
Paulo Rangel

Rangel elogia arranque da pré-campanha do PSD

Rangel afirma que é um "militante empenhado" e "uma voz" do partido. O eurodeputado diz que Rio tem representado "muito bem" o PSD, que defende ser a única alternativa ao PS.
PSD

PSD/Cascais chumba regresso de Capucho ao partido

620
À mesma hora em que Rio defendia o regresso de Capucho ao partido na televisão, a concelhia de Cascais aprovava moção contra o regresso do histórico do PSD. "Cobardia política", reagiu este.
Eleições

Quem não for socialista, vota em quem?

179
O campo da direita moderada está fragmentado, sem identidade nem liderança apelativa, mas certo é que optar pela abstenção é validar as duplicidades de Costa e essencialmente o mesmo que votar no PS.
Luís Montenegro

Luís Montenegro na pré-campanha do PSD

495
O antigo líder parlamentar do PSD considera que militantes, dirigentes e candidatos têm de se esforçar para contrariar os resultados das sondagens e reforçar a capacidade eleitoral do partido.
Eleições Legislativas

Rio/Cristas. Quem dá mais na baixa de impostos?

203
No duelo da direita, Rio e Cristas concordaram em baixar impostos mas disputam quem é mais ambicioso. Cristas recusou defender líder da JP sobre identidade de género. E Rio "não errou" nos professores
Agricultura

PS, PSD e CDS rejeitam cortes na agricultura

Portugal precisa de investimento na agricultura “como de pão para a boca”, disse Lima Costa no debate "A Agricultura e as Legislativas de 2019", onde também estiveram representantes do PS e CDS.
PSD

Rio insiste nos professores (e mais 6 medidas) /premium

PSD não tem medo do "papão" dos professores e insiste na medida. Versão final do programa vai ser apresentada esta sexta-feira. Há redução de impostos, gestores de tribunais e aeroporto em Alcochete.
PSD

Um desenho para Rui Rio /premium

Numa frase, ao colocar o BE na “social-democracia” e, portanto, a disputar o mesmo espaço político que o PSD, a líder bloquista tornou confrangedora a visão de Rio para o maior partido da “direita”.
PSD

Rui Rio: "O PSD não é um partido de direita"

1206
"O CDS é um partido de direita (...) o PSD não é um partido de direita genuinamente desde a sua fundação. É social-democrata, somos um partido do centro" explicou Rui Rio em entrevista à Lusa.
Rui Rio

Rio admite apoiar Costa se for para fazer reformas

406
Em entrevista à TVI, Rui Rio admite que, se não ganhar, pode viabilizar governo (do PS) com um acordo para reformas estruturais. E só no day after decide se fica ou sai: depende se for útil ao país.
PS

PS/Maia acusa PSD de "condicionar" tribunais

PS da Maia acusa PSD de tentar “condicionar a independência dos tribunais”, por ter considerado “absurda e injusta” a decisão que confirmou a perda de mandato do presidente da câmara e de um vereador.
PSD

PSD: PM quer cortar reembolso das passagens aéreas

Sociais-democratas querem manter os "valores máximos de 134 euros para os residentes e 99 euros para os estudantes, nas viagens de ida e volta ao continente". PM fala em subsídio "absurdo e ruinoso".
PSD

Perda de mandato de presidente de Maia é "absurda"

Em causa está uma dívida contraída de 1,4 milhões de euros, que o Fisco imputou ao presidente da câmara, ao seu antecessor e atual presidente da Assembleia Municipal, bem como um vereador.
PSD

António Capucho de regresso ao PSD

590
Antigo vice-presidente foi expulso em 2014 por apoiar lista adversária à Câmara de Sintra. Agora, António Capucho regressa ao partido como sinal de apoio ao atual líder do PSD, Rui Rio.
PSD

Rio: Costa é "oportunista e mestre da propaganda"

1324
Rio avisa: Costa "enganou" eleitorado com caso dos professores e ganhou Europeias, agora vai repetir dose. E ganhar? Talvez. Rio até já tinha um ministro, mas se não o usar, que o aproveite o próximo.
PSD

Marcelo na universidade do PSD em homenagem a Zeca

109
Antes de Rio discursar, universidade de verão do PSD homenageou o histórico assessor Zeca Mendonça, falecido este ano. Marcelo aparece em vídeo a enaltecer a sua "paixão pela vida" e "pelo PSD".
Rui Rio

Rio. Um poema para o PS e uma guerra para comprar

860
Inspirou-se em António Aleixo e dedicou um poema a Costa. Rio chegou inspirado ao Pontal, onde esqueceu a "geringonça" e só teve olhos para atacar Costa. Eis as 10 razões de Rio para não votar no PS.
CDS-PP

"O PS já exerce o poder de forma absoluta"

786
Numa aula dedicada aos desafios da democracia, Adolfo Mesquita Nunes, ex-vice do CDS, acusou o PS de já exercer o poder de forma absoluta mesmo sem maioria. Até a “má memória” de Sócrates foi lembrada
PSD

Vitorino critica SEF e elogia "governo anterior"

2152
"Ilustre socialista" António Vitorino foi à universidade de verão do PSD deixar "elogio" ao governo de Passos Coelho, que não estigmatizou imigrantes. Problema maior, diz, é a falta de resposta do SEF
Paulo Rangel

"Boris Costa". Rangel acusa Costa de "populismo"

1342
Foi preciso uma hora e três minutos de aula de história e filosofia política para Paulo Rangel chegar a uma conclusão: tal como Boris ou Salvini, também Costa tem discurso "perigosamente populista".
Pedro Santana Lopes

Santana: leilão "quase pornográfico" nos impostos

159
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, critica o leilão “quase pornográfico” de propostas de descida de impostos. O Aliança defende como prioridade uma baixa de impostos.
Rui Rio

Motoristas. Rio comenta a dissolução do sindicato

281
Rui Rio afirma que "é muito difícil as pessoas olharem para este procedimento e não acharem que há uma intenção política", referindo-se as ações do Ministério Público quanto ao sindicato.
Rui Rio

Rio quer investir na justiça na área da corrupção

118
O presidente do PSD defendeu a " formação dos magistrados e monitorização dos setores de atividade com maior risco de corrupção" afirmando que, nesses casos de justiça “a eficácia é próxima de zero".
União Europeia

Um discípulo e uma cética na igreja da Europa

Numa antiga igreja, Marisa Matias disse que foi Bruxelas e não Deus ou o Espírito Santo que limitaram investimento público. Já Duarte Marques lembrou que discípulos comunicavam melhor que a UE.
A página está a demorar muito tempo.