PSD

Rui Rio

Rio na bateria e Rangel na voz contra o voto fútil

104
O presidente do PSD voltou a tocar bateria na Malafaia e acusou o PS de puxar o país para trás e de querer esconder Pedro Marques. Já Rangel apelou ao voto útil ao invés do "voto fútil".
Eleições Europeias

Rangel e Costa estão numa relação. E é complicado /premium

Rangel foi mudando o alvo e elege António Costa como principal adversário. Na rua, o candidato dançou o vira para consumar viragem de atitude com as pessoas. Afetos para o povo, ataques para o PS.
Eleições Europeias

Rangel dançou o vira sem precisar de "pingaça"

Paulo Rangel dançou o vira no Minho ao terceiro convite para a roda. De manhã disse que António Costa tem uma obsessão com ele e disse que não lhe respondia, respondendo.
Eleições Europeias

Quem se mete com o Rangel, leva com cataplana /premium

Paulo Rangel elegeu um novo adversário principal: António Costa. E poupou mais Marques. Subiu o tom das críticas e chamou Cristina Ferreira à campanha contra o "candidato" Costa.
Eleições Europeias

Rangel sobe o tom e atira cataplana contra Costa

891
Paulo Rangel aparece com versão mais afetuosa com o povo, mas feroz com o PS e primeiro-ministro. Atacou António Costa com a ida em família ao programa de Cristina Ferreira.
Eleições Europeias

PSD. Sondagem chegou e Rangel meteu Euromilhões /premium

Paulo Rangel apareceu no quinto dia de campanha como se tivesse tido uma wake up call. Ao fim da tarde chegou uma sondagem má, mas o candidato viu ovelhas voadoras e está otimista na vitória.
Eleições Europeias

Rangel diz que Costa desautorizou Pedro Marques

130
O cabeça de lista do PSD diz que o primeiro-ministro desautorizou e desmentiu Pedro Marques ao dizer que há cortes nos fundos para Portugal na proposta da comissão. E introduziu a corrupção como tema
Comboios

Fertagus lamenta declarações de Rangel

Na quinta-feira à noite, Paulo Rangel disse ter descoberto o truque "que o governo faz para cumprir as metas europeias". E deu como exemplos a supressão de 57 comboios da Linha de Sintra em dois dias.
Eleições Europeias

Rangel joga ao Euromilhões com o azar à porta

O dia trouxe um Rangel mais solto nas ruas. Ao mesmo tempo que o candidato jogava ao Euromilhões, saía um resultado pouco favorável nas sondagens. Mas não perdeu o ânimo na rua
Eleições Europeias

Copos e mulheres. Rangel ataca "amigos de Marques"

227
Rangel aproveitou para atacar o candidato socialista à Comissão Europeia e disse que "amigos de Pedro Marques" querem cortar fundos porque acham que portugueses gastam tudo em "copos e mulheres".
Eleições Europeias

PSD. "Rangelistão" só na terra de Aquilino  /premium

Paulo Rangel sempre que pode vai à rua, mas é dentro de salas, perto dos militantes, que se sente como peixe na água. No pavilhão em Sernancelhe foi estrela, nas ruas de Viseu foi discreto.
PSD

PSD pede audição com ministro da Defesa

Apenas uma parte dos meios aéreos do dispositivo de combate a fogos está operacional. Deveriam estar operacionais 38 aeronaves. Cravinho diz que todas as naves estarão disponíveis na fase crítica.
PSD

Dois pulos que sabem a pouco no Cavaquistão

211
Rangel teve mobilização grande em Sernancelhe ao almoço, mas a arruada em Viseu, onde no passado o PSD teve ações com grande pujança, "soube a pouco" segundo as palavras do próprio candidato.
Eleições Europeias

Rio roubou a Celeste para chegar à Marlene

128
Rui Rio chegou ao Lust in Rio a conduzir a "Celeste", uma carrinha pão de forma que a JSD alugou para destacar as alterações climáticas. Jovens ficaram em êxtase, mas objetivo é reabilitar a Marlene.
Eleições Europeias

Rangel, o SEAL que foi menino do Rio /premium

Rangel decidiu encarar de frente o caso do helicóptero e mostrou a sua versatilidade ao completar a tríade: mar, ar e terra. Ao final da tarde teve o apoio de Rio, que atirou Berardo contra o PS.
Rui Rio

Berardo. Rio concorda com retirada de condecoração

131
O presidente do PSD disse concordar "plenamente" que seja retirada a Ordem do Infante D. Henrique a Joe Berardo e sugeriu que se devia avaliar se há mais personalidades nas mesmas condições.
Eleições Europeias

Rio defende "príncipe" com helicóptero e Berardo

Rui Rio entrou na campanha para defender o seu candidato a bordo do barco "Príncipe Perfeito". Atirou o caso do helicóptero e Berardo contra o PS.
Eleições Europeias

Rangel acusa PS de "brincar às eleições"

Paulo Rangel quer que Pedro Marques assuma se vai cumprir o mandato de deputado europeu ou se ambiciona ser comissário. E acusa o socialista de "não levar a sério" as eleições.
Eleições Europeias

Rangel e o "fogo amigo" que atingiu o helicóptero

186
Autarca do PSD criticou Rangel por ter cancelado visita e ter optado por o sobrevoar zona ardida em 2017 de helicóptero. Candidato diz que não quis "discriminar concelhos" nem "explorar drama humano".
Eleições Europeias

A culpa é do Marques numa campanha gira e boa  /premium

Rangel sobrevoou de helicóptero área ardida nos incêndios. Prometia ser a ação mais espectacular do dia, mas autarca do PSD arrasou o candidato. Nisto, a culpa não é do Marques. Em tudo o resto, é.
Ministério Administração Interna

PSD quer MAI a explicar-se sobre fogos

PSD apresentou um requerimento para que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, seja ouvido na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre incêndios e migrações.
Eleições Europeias

Rangel: "Vencemos Vital, vamos vencer virtual"

Candidato do PSD acredita que vai ganhar a Pedro Marques tal como ganhou a Vital Moreira há dez anos. A 13 de maio, negou milagre económico de Centeno. E atirou Berardo contra o PS.
PSD

PSD. Rangel não é bom na rua, mas não o esconde /premium

Rangel assumiu as suas fragilidades e voltou a enfrentar uma feira, no dia em que Luís Montenegro desceu à campanha. Entre surfistas, garantiu que a sua campanha não está flat. O que é verdade.
PSD

Perfis falsos. Consultor do PSD demite-se

348
Rodrigo Gonçalves demitiu-se depois de ter sido associado a uma rede de perfis falsos que espalhavam mentiras nas redes sociais sobre os adversários políticos do PSD. Ex-consultor nega acusações.
Eleições

Podcast Eurovisões: caça ao voto, baú e Bandex

A 13 dias para as eleições, o Observador estreia o podcast Eurovisões. Comentários, fact-checks, histórias da campanha de 1987 e uma música nova de Bandex. De segunda a sexta, pelas 17h00
Eleições Europeias

Rangel picadinho na onda da irritação de Marques

No dia em que Montenegro desceu à campanha, Paulo Rangel deixou a veia de comentador, para a tarde, altura em que surfou a onda das críticas a Pedro Marques e negou que a campanha esteja flat.
Galpgate

Vai o Parlamento interferir num processo judicial? /premium

144
Os deputados ainda vão a tempo de alterar uma proposta que significará o arquivamento do caso das viagens ao Euro 2016. Reações corporativas de políticos não aprofundam a democracia - destroem-na.
PSD

Rangel passou pelo Rio Ave e quer ser campeão

Rio teve um ataque de tosse. Aguiar-Branco apareceu na praia para contrariar um gato preto. E Rangel quer ser campeão contra um adversário virtual.
Eleições Europeias

Montenegro a abrir contra a balcanização do PSD

269
O maior crítico de Rui Rio, Luís Montenegro, vai acompanhar Paulo Rangel numa arruada na Feira de Espinho. Em tempo de campanha, o partido tenta mostrar unidade para vencer PS.
Eleições Europeias

Rangel faz repto a Costa para reconduzir Moedas

173
Rangel tenta evitar que PSD arranque da campanha com duas faces e desvaloriza palavras de Moedas. E faz repto a António Costa para que mantenha o mandatário como comissário até 2024.
Professores

Rio. "Costa tem défice de sentido de Estado"

340
Rui Rio insiste que PSD votou sempre da mesma forma em relação aos professores. Culpa Costa por ter propagado uma mentira e por tê-lo feito apenas porque a campanha eleitoral não estava a correr bem.
Professores

Professores. Parlamento chumba recuperação total

506
PS, PSD e CDS chumbam proposta para recuperação do tempo dos professores. "E assim acaba uma crise política", comentou-se no BE. Mário Nogueira mantém-se na Fenprof e não descarta greve às avaliações.
Professores

Rio promete devolver tempo total aos professores

6.714
O líder do PSD deu uma entrevista à Renascença onde garantiu que a manter-se a atual conjuntura financeira e com o travão financeiro vai ser possível devolver rendimentos aos professores.
Rui Rio

Travão financeiro é "o penúltimo teatro" de Costa

638
"Pedir ao PS que vote a favor de uma cláusula que vise pôr um travão financeiro é a mesma coisa que pedir ao peru para votar a favor do Natal", disse. Sobre Costa, Rio falou em "golpe de teatro".
Professores

Professores. PSD entre o "erro" e a "articulação"

133
Rio diz que nem é deputado mas Negrão insiste que houve "articulação" total no caso dos professores. Uma resposta a Hugo Soares que acusa Rio de passar culpas para deputados.
PSD/CDS

Um vazio de representação /premium

156
A pergunta que importa é se, desde 2018 e com a eleição de Rio no PSD, a direita recuou na representação dos ideais que a definem desde 2011. Este episódio com os professores parece indicar que sim.
Eleições Europeias

Um debate com muitas interrupções e pouca Europa /premium

O debate das europeias foi mais disputado do que o anterior, em momentos que mais pareceram de programa de comentário de futebol. Pedro Marques tentou, sem êxito, puxar por crise política.
Eleições Europeias

Melo diz que Marques é o "candidato das fake news" - como aconteceu

152
Os principais candidatos às Europeias voltaram a encontrar-se, desta vez na TVI, depois de um primeiro debate há uma semana. Temas nacionais voltaram a ser o principal destaque.
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2.148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Professores

Uma direita que não acredita em nada não vale nada /premium

O que choca é que PSD e CDS não digam o óbvio: que as exigências da Fenprof não são justas e que a direita existe para lutar pelos Portugueses que precisam e pelos que procuram vencer num mundo global
PSD

PSD quer Estado a "garantir" direito à habitação 

176
PSD congratula PS por ter deixado cair "propostas mais radicais" e por ir ao encontro do PSD. Mas quer mais. Grupo de trabalho vai discutir habitação para a semana. Entendimento à vista? "Aguardemos".
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
Matosinhos

Leixões. PSD quer conhecer impacto do paredão

381
O PSD Porto advertiu que o perigo da extensão do quebra-mar é real e apelou ao presidente da Câmara para encomendar um estudo de simulação sobre os impactos da subida do mar na Foz.
PSD/CDS

O momento PRD da direita /premium

168
O PSD e o CDS tiveram a semana passada o seu momento PRD: o momento em que começamos a suspeitar de que já não sabem o que representam nem para que servem.
PSD

Sem Sá Carneiro, Rio podia ter ido para o PS

4.239
O líder do PSD voltou a criticar o “golpe de teatro” do Governo e diz-se “duplamente agradecido” a Sá Carneiro por ter criado o partido, caso contrário poderia ter ido parar ao PS.
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Crise Política

A crise acabou. Cinco respostas sobre o que aí vem /premium

106
Uma crise que podia durar semanas e acabar em eleições antecipadas foi estancada pela oposição. Mas, até lá, ainda tem de enfrentar o sabor da derrota na AR. O que segue após o fim da crise.
António Costa

Há-de haver quem não lhes perdoe (eu, por exemplo) /premium

354
Até Outubro Costa tem o guião pronto, o centro e a direita escreveram-no diante de todos nós: graças a uma irresponsabilidade ainda turva, ele passou a ser “o” responsável, “o” patriota, “o" moderado.
PS

Costa para PSD e CDS: "Agora, votem contra"

1.482
Num discurso em que voltou a proteger a "geringonça" e onde ensaiou uma caça ao voto dos professores, António Costa respondeu aos recuos de PSD e de CDS. "Quem mentia não éramos nós", disse.
Luís Marques Mendes

Costa teve "a melhor prestação política" 

6.101
Para Marques Mendes, António Costa teve "um discurso responsável", bem como inteligência e oportunismo políticos. Já Rui Rio e Assunção Cristas "cometeram um grande erro".
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PSD

Terminou ameaça de crise política?

1.515
Presidente do PSD diz que Costa o acusa de querer "orgia orçamental", mas já diz que o seu partido só aprova contagem integral do tempo se for aprovado "travão financeiro".
Crise Política

Crise política. Rui Rio fala às 18h30

453
A informação foi confirmada através de um comunicado oficial do PSD. O líder do PSD poderá confirmar os rumores de que os sociais-democratas vão recuar no acordo dos professores
PSD

PSD assinala 45 anos com reposição de "Snu"

O presidente do PSD, Rui Rio, e o cabeça de lista do partido às europeias, Paulo Rangel, verão o filme numa sessão num centro comercial do Porto, juntamente com alguns atores.
Professores

Afinal quem é que anda a “brincar com o fogo”? /premium

1.439
Costa acusou a oposição de “brincar com o fogo” no caso dos professores, eu vejo é pirómanos por todo o lado. Quanto mais não seja porque a política não se faz queimando pontes ou caminhando sem rumo
Crise Política

Silêncio, para já. Rio só fala no domingo

649
O líder do PSD só fala amanhã sobre a ameaça de crise política. Rui Rio passou as últimas horas a ouvir e a falar com personalidades dentro e fora do partido. Cristas escreveu carta a militantes.
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1.260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
PSD

PSD pede apreciação de lei da Proteção Civil

100
O PSD pediu a apreciação da parlamentar da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em vigor deste 1 de abril. Para o partido, a lei consagra uma "incoerência territorial".
Matosinhos

PSD acusa Porto de Leixões de censura

142
Administração portuária mandou retirar cartaz de protesto do PSD contra obras no Porto de Leixões. O PSD fala em regresso do "lápis azul" mas a Comissão Nacional de Eleições autorizou a permanência.
Mário Centeno

Centeno critica PSD por tempo integral no ensino

221
O ministro das Finanças criticou o PSD devido à proposta de alteração ao decreto do Governo. "De uma coisa, senhores deputados, não se livram, cinismo e demagogia é o que está nessa proposta", disse.
Eleições Europeias

Europeias: PSD apresenta manifesto eleitoral

239
Rui Rio e Paulo Rangel apresentam, em Braga, o manifesto eleitoral para as europeias. A reforma da zona euro, o ambiente e alterações climáticas e a segurança são alguns dos temas chave do PSD.
CDS-PP

Vox é de extrema-direita? Melo e Rangel dividem-se

195
Nuno Melo rejeita que o Vox seja de extrema-direita mas admite "avaliar" eventual entrada no PPE. Rangel diz que não há lugar para Vox no PPE porque é "radical e nacionalista anti-europeu".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)