Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

PSD
Política

A direita e o desencontro /premium

Há algo terrível para os partidos da área política não-socialista: não é apenas o eleitorado que se encontra distante da direita; são também os militantes que estão longe dos seus partidos tradicionais
Rui Rio

PSD: Rio venceu segunda volta com 53,2% dos votos

A ata de apuramento confirma: Rui Rio, venceu a segunda volta das diretas de sábado no PSD com 53,2% dos votos expressos e mais 2.071 votos do que o adversário Luís Montenegro.
PSD

PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia"

O presidente do PSD/Açores quer "nova cultura de autonomia". Para José Bolieiro, o interesse de cada uma das regiões autónomas de Portugal, Açores e Madeira, "é também interesse nacional".
PSD

"Ser de um partido é quase como ter cadastro"

Duarte Marques defende primárias no PSD com cadernos eleitorais nacionais. Também pretende reduzir o caciquismo, para restaurar a "confiança entre as pessoas e os partidos".
PSD

Felizmente há o Benfica /premium

Para que serve hoje o PSD e a quem serve? Não se pode ter medo de abordar esta inaudita decadência, nem assumir que no actual estado de coisas, tanto fazia ter ganho Montenegro como Rio.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

169
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
PSD

PSD de Loures quer demissão da ministra da Saúde

264
Concelhia do PSD de Loures diz que medidas como esta resultam da "deriva ideológica e cedência do governo PS à extrema-esquerda radical" e que ministra devia tomar "atitude responsável", demitindo-se.
Pedro Santana Lopes

Dois Papas, um partido submisso e outro à deriva /premium

Enquanto Rui Rio deixou de ter desculpas, o Livre está em modo de suicídio político. Têm muito a aprender com a unidade defendida por Ratzinger e Francisco. Pelo menos, o seu futuro seria mais risonho
PSD

Temos Corbin

357
O líder eleito exige respeito e lealdade. Lealdade é coisa de marido traído. Respeito é coisa que se conquista. Quem é que este senhor julga que é para me explicar se estou bem ou mal no meu partido?
Luanda Leaks

Isabel dos Santos deveria vender EuroBic  

135
Depois das revelações do Luanda Leaks, autoridades portugueses devem pressionar Isabel dos Santos a vender EuroBic. Marques Mendes acredita que Rio será candidato do PSD a primeiro-ministro.
Açores

Passagens aéreas: PSD/Açores quer novas regras

Novo líder do PSD/Açores quer "rever e alterar" as opções políticas em torno do espaço aéreo e diz que "ninguém compreende" os números de pobreza da região. Oposição reticente com ideias de Bolieiro.
PSP

Polícias. André Ventura pede demissão do MAI

669
Grupo parlamentar do PSD diz que afirmações de Eduardo Cabrita “revelam desfaçatez" e "falta de respeito pelas forças de segurança". André Ventura pede a demissão do ministro da Administração Interna.
PSD

Albuquerque disponível para diálogo com República

O Governo da Madeira vai manter "disponibilidade para o diálogo" com a República. Em entrevista à Lusa, Miguel Albuquerque afirmou estar num novo "ciclo de relacionamento".
PSD

7 opiniões rápidas sobre a vitória de Rui Rio   /premium

138
José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam o impacto no PSD da reeleição de Rio.
PSD

Rio também é Ronaldo

O capitão RR7 conta com todos no PSD, mas mediante condições: lealdade e seriedade. O contar é relativo, pois não vai negociar listas conjuntas com Montenegro. Objetivo: governar.
PSD

"Não há nenhum espaço para oposição a Rio "

Pode ouvir aqui na íntegra a emissão especial da Rádio Observador sobre as diretas do PSD. Com Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves.
PSD

47%, a tábua de salvação de Montenegro?

596
Voltará à função de "militante de base", respeita o resulta "inequívoco" desta noite, mas...há um 'mas'. Luís Montenegro vai ao congresso e avisa Rio de que tem 47% dos votos na manga. Não morreu aqui
PSD

"Rio começou muito mal e acabou muito bem"

"Não há qualquer espaço para a oposição interna". A análise de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves na Rádio Observador. Ouça aqui.
PSD

Rio não quer "lutas de galos nem de pintainhos”

143
O líder do PSD diz que aceita os derrotados: “Cabem todos cá dentro, desde que com seriedade e lealdade“. O adversário comum, diz Rui Rio, é “o PS” e a “geringonça”. Ouça aqui.
PSD

"Estes 47% não ficam à espera de Montenegro"

A análise de Miguel Pinheiro, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Abrantes Amaral e André Azevedo Alves ao discurso de Luís Montenegro na emissão especial da Rádio Observador.
PSD

Montenegro: "Que Rui Rio devolva a unidade ao PSD"

385
No discurso de derrota, Luís Montenegro pediu ao líder reeleito que não ignore os resultados. E avisou: "Não vale a pena anunciarem a minha morte política". Ouça aqui.
PSD

"PSD vai continuar a olhar para o umbigo"

"Rui Rio nunca deu mostras de querer unir o partido". José Manuel Fernandes comentou na emissão especial da Rádio Observador a provável vitória de Rui Rio. Ouça aqui.
Rádio Observador

PSD: ouça a emissão especial da Rádio Observador

A Rádio Observador está em emissão especial durante a noite eleitoral decisiva do PSD. Ouça os resultados, as reações e os comentários em direto.
PSD

Rio pede "estabilidade e lealdade” - como aconteceu

1358
Rui Rio venceu PSD. Luís Montenegro prometeu paz mas deixou avisos. Rio diz que com "lealdade" todos cabem no PSD, mas a sua lista ao Conselho Nacional não vai incluir apoiantes do adversário.
PSD

Apoiantes de Montenegro já chamam por Passos

553
Montenegro ainda é candidato às diretas e já destacados apoiantes seus pedem publicamente o regresso de Passos Coelho. Carreiras e Relvas fazem pressão, mas Passos não está para aí virado.
PSD

Cartas de Montenegro irritam militantes de Rio

796
Cartas enviadas para a caixa de correio de militantes deixaram irritado dirigente da JSD de Braga. Apoiante de Rui Rio acusa Montenegro de utilizar nome de militante falecido para ganhar votos
PSD

"A derrota de Luís Montenegro começou há um ano"

Deputado deixa críticas aos dois candidatos por terem "baixado o nível" na campanha. No programa Vichyssoise da Rádio Observador, ataca estratégia de Montenegro e não exclui liderança parlamentar.
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

598
Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
PSD

Porque é que Rui Rio não é um perigoso radical? /premium

496
Porque é que as esquerdas não estão a chamar “liberal”, “populista”, ou “fascista” a Rui Rio? Porque não têm medo que ele ganhe eleições como Sá Carneiro, Cavaco ou Passos ganharam.
PSD

Eleições no PSD, uma questão de fertilidade

455
Não pode a sociedade (nem podem os partidos) ambicionar mudanças e renovação e depois travarem esses mesmos processos ou quem os quer protagonizar. No PSD, quem fez diferente foi Rui Rio.
PSD

Rui Rio recusa entrar em "política de casos"

Rio recusa entrar em política de casos, para debate não descer para a "lama". Admite ainda que parte "com uma vantagem muito razoável", mas destaca que isso não "quer dizer que ganha".
PSD

Montenegro pede inquérito a "votos ilegais" em Rio

325
Montenegro quer inquérito do Conselho de Jurisdição (CJN) ao caso dos militantes que votaram nas diretas sem sair de casa. Se CJN confirmar factos, ato naquela secção tem de ser "inválido".
PSD

PSD. Militantes votaram sem sair de casa

1849
Militantes do PSD confessaram ao Observador que não saíram de casa e que disseram ao mandatário local de Rio para "fazer o risquinho onde quisesse". Presidente da secção desconhece o que se passou.
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
PSD

Quem é mais sério? O debate que (não) aconteceu

Um em Lisboa, outro em Oeiras. Corrida ao PSD aquece com troca de acusações: "Ele não é mais sério que eu". Candidatos apostam em desfile de apoiantes e dramatizam apelo. O debate que (não) aconteceu.
Orçamento do Estado

PSD também vai propor descida do IVA da luz

Os sociais-democratas não irão desvirtuar proposta de Orçamento do Estado, diz Rio. Mas PSD irá propor baixa do IVA para a eletricidade. Bloco e PCP já o fizeram. Coligação negativa pode impor medida.
PSD

Montenegro acusa atual direção de oferecer lugares

140
Luís Montenegro acusa membros da direção de Rio de oferecerem lugares em troca de votos. Diz que é "possível" ganhar autárquicas e que tem a certeza de que "antigos líderes" do PSD votam nele.
PSD

O PSD não ‘geringonça’

1010
A verdade é que quase 60% dos militantes consideram que Luís Montenegro não é o melhor dos 3 candidatos para liderar o PSD. Somos diferentes. Que legitimidade teria um líder eleito como “o mal menor"?
PSD

Montenegro suspeita que Rio "oferece lugares"

142
A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou andar "oferecer lugares em troca de apoios", acrescentando não ter as mesmas certezas em relação a Rio.
PSD

Retrato de Rio retirado de sede em dia de eleições

470
Líder dos TSD de Braga e apoiante de Rui Rio acusa comissão política de ter tirado retrato do líder por "revanchismo" e "mesquinhez". Concelhia, presidida por Hugo Soares, diz que prática é habitual.
PSD

Presidente da Concelhia do Porto apoia Montenegro

O presidente da concelhia do PSD do Porto anunciou que votará "sem hesitação" em Luís Montenegro, que "preconiza a esperança de mudança", na segunda volta da corrida à liderança do PSD.
PSD

PSD.Marco António Costa dá apoio a Luís Montenegro

526
O antigo vice-presidente do PSD Marco António Costa esteve ao lado de Miguel Pinto Luz na primeira eleição. Mas agora diz que apoia Luis Montenegro para a disputa da segunda volta.
Miguel Albuquerque

PSD-Madeira vai boicotar diretas no sábado

Miguel Albuquerque já tinha indicado de manhã que PSD/Madeira ia boicotar as diretas não abrindo as sedes na segunda volta. Comissão política regional confirmou esta tarde a decisão.
Rui Rio

Rio: "O PSD não pode andar a triturar líderes"

179
Em entrevista à Antena 1, Rui Rio defende que o PSD não deve andar a "triturar líderes" sob pena de perder a confiança do país. Diz que não tem "delfins", e que é ao centro que estão os votos.
PSD

Debate PSD no Twitter: a "arrogância" e o Zéquinha

Luís Montenegro não conseguiu um debate com Rui Rio na televisão, recusado pelo atual líder no sábado, mas foi ao Twitter responder a um ataque que o atual líder tinha feito em forma de anedota.
PSD

O PSD está a morrer como morrem as democracias /premium

1195
Um partido diminuto com um eleitorado encolhido, uma militância enquistada e dependente, uma enorme falta de energia e de capacidade para compreender o país. Só isso explica esta atracção pelo abismo.
Rádio Observador

Quem vai confiar o voto ao Livre depois disto?

É desta que Joacine Katar Moreira e o Livre metem os papéis para o divórcio? E ainda um Simplex para o Megxit e o Brexit, o Governo Sombra em dia de reflexão, e um post de Rui Rio.
PSD

Partido Social Derrocada /premium

220
Se me perguntarem qual dos dois, Rio ou Montenegro, é mais parecido com Sá Carneiro, terei de dizer que é Rui Rio. A forma como mobiliza o partido é muito parecida com a de um defunto.
PSD

Para onde mudaram os apoios de Pinto Luz em 48h?

Montenegro conseguiu dois líderes distritais e um líder concelhio em dois dias. Rio contou com Luís Mira Amaral e dois deputados que apoiaram Pinto Luz. Tudo em menos de 48 horas.
PSD

Rio perdeu na Alemanha e teve um terço em Espinho

Rui Rio conseguiu 103 votos na terra de Montenegro, mas perdeu na Alemanha. Já Luís Montenegro venceu em Lisboa e na terra da avó do antigo líder Marcelo Rebelo de Sousa.
PSD

Cabeça de lista por Aveiro apoia Rio na 2ª volta

Ana Miguel Santos é dos primeiros apoios a passar de Miguel Pinto Luz para Rui Rio. A deputada foi cabeça de lista do PSD por Aveiro, mas na 1ª volta apoiou o autarca de Cascais
PSD

Líder da distrital de Lisboa apoia Luís Montenegro

1024
Ângelo Pereira declara apoio a Luís Montenegro e explica em nota enviada ao Observador que o adversário de Rio é o único que pode oferecer "mudança" e ter uma "liderança agregadora".
PSD

Diretor de campanha de Pinto Luz apoia Montenegro

190
José Matos Rosa, que foi secretário-geral durante a liderança de Passos Coelho, era o diretor de campanha de Pinto Luz na primeira volta e agora apoia Luís Montenegro pela "mudança"
PSD

Manual para a destruição de um partido político

459
A democracia precisa de um PSD que permita equilibrar a força crescente do PS e da extrema esquerda nas instituições, nos media, sendo alternativa. Infelizmente não é essa a postura da atual direção.
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
PSD

Marques Mendes: "Em teoria, Rio tem eleição ganha"

Pode acontecer uma "surpresa" e Montenegro tornar-se líder do PSD, mas "é muito difícil". No seu espaço de comentário na SIC, o comentador fez ainda uma aposta: vai ser PSD a dar a mão ao PS em 2021.
PSD

Montenegro rejeita favoritismo de Rio na 2ª volta

Candidato que no sábado não quis responder a perguntas, publicou um video: "Vamos para uma segunda volta. É falsa a ideia de que faltam 300, 400 ou 500 votos a um dos candidatos para sair vencedor"
PSD

Líder do PSD-Setúbal apoia Montenegro

1453
Bruno Vitorino tinha apoiado Pinto Luz na primeira volta. O candidato foi derrotado, apesar de vencer em Setúbal, e prometeu não apoiar ninguém na segunda volta. Montenegro ganha apoio relevante.
PSD

PSD. Militantes impedidos de votar vão a tribunal

Cerca de 40 militantes do PSD em Seia foram impedidos de votar nas diretas por os seus nomes não constarem nos cadernos eleitorais e dois deles admitem participar o caso ao Ministério Público.
PSD

E agora? Passeio no parque ou vitória à Soares?

115
Rui Rio e Luís Montenegro vão voltar a medir forças. O que dizem os resultados para a segunda volta? Analisamos as probabilidades, as estratégias possíveis e as pistas deixadas pelos candidatos.
PSD

Pinto Luz: crónica de uma não vitória anunciada

Assumiu: “Não ganhámos”. Mas lembrou que as expectativas eram “modestas”, posicionou-se para o futuro e criticou quem tentou bipolarizar as eleições. Quem? Não esclareceu e ninguém lhe pôde perguntar.
Política

Os irrelevantes /premium

434
A sua opinião não conta. Os seus lĩderes trocaram a política pelo economês e eles, os eleitores de direita, tornaram-se irrelevantes. A despolitização da direita revelou-se uma armadilha.
PSD

PSD: Jardim impugna eleições

152
O ex-presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, anunciou ter impugnado as eleições internas nacionais do partido por considerar que o caderno eleitoral da região é "ilegal"
PSD

Rio/Montenegro em segunda volta inédita no PSD - como aconteceu

610
Rio e Montenegro vão mesmo à segunda volta. Duelo está marcado para o próximo sábado. Resultados oficiais anunciados: Rio com 49,44%, Montenegro com 41,26% e Pinto Luz 9,3%.
PSD

PSD: Candidatos à liderança já votaram

Os candidatos à liderança do PSD já votaram. Todos apelaram à participação eleitoral dos militantes que nestas diretas que funcionam com regras novas. Madeira pode ensombrar validação de resultados.
PSD

O que une (e separa) os candidatos do PSD /premium

As três moções seguem a mesma linha ideológica, embora em algumas áreas haja estratégias e propostas diferentes. Todos querem ganhar autárquicas, Rio ignora presidenciais.
PSD

PSD. As últimas 24 horas dos candidatos a líder

Rio teve dois terços do dia ocupado com o Parlamento e um evento à noite. Montenegro, entre um almoço com empresários e o comício teve tempo para estar em família. Pinto Luz ficou perto de casa
PSD

Centro-direita: ideais e convicções precisam-se

O nervo da perda de alma do centro-direita está na debandada nos debates das chamadas questões fracturantes: a oposição às propostas radicais é débil e as concessões vão-se somando.
PSD

As vidas cruzadas dos candidatos a líder do PSD /premium

Quando Montenegro entra para a AR em 2002, Rio sai para a câmara do Porto. Pinto Luz faz política em Lisboa, os outros dois a norte. Percursos pouco se cruzam, mas há ligações. Um perfil cruzado.
PSD

Caciques do PSD em lar de Aveiro: como aconteceu

1135
Uma carrinha do vencedor das eleições para a concelhia de Aveiro do PSD foi usada para levar idosos a votar. Lista que ganhou acusa a outra lista de uso de meios públicos. Veja como aconteceu.
PSD

PSD. Caciques angariaram votos em lar de idosos  /premium

172
Idosos de lar onde candidato vencedor trabalha foram transportados em carrinha para votar em eleições do PSD/Aveiro. Lista que ganhou também tem queixas: acusa lista derrotada de uso de meios públicos
PSD

Rio Versus Madeira. Batalha jurídica à vista?

O braço de ferro veio para ficar. Miguel Albuquerque não abdica do voto dos 2500 militantes inscritos no PSD Madeira, e Rio ameaça anular todos os votos, já que só 103 é que estão dentro das regras.
PSD

O dilema do PSD: ajudar o PS, ou ajudar o país? /premium

242
Para quem acha que a influência do PCP e da extrema-esquerda na governação é um problema, conviria talvez perceber que a única maneira de diminuir essa influência é afastar o PS do governo.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
PSD

Miguel Pinto Luz pede "recato" à direção do PSD

O candidato à liderança do PSD pediu à Direção Nacional do partido discrição quanto ao número de militantes que podem votar na Madeira e relembrou a autonomia da região.
PSD

Nêspera, nunca mais!

Enquanto social-democrata não me resigno a que o nosso PSD seja observado como um gabinete de crise que é chamado a governar para corrigir as irresponsabilidades cometidas pelos governos socialistas.
SIC

SIC quer que Pinto Luz altere reportagem fictícia

A SIC solicitou ao candidato social-democrata que retirasse o "material que pudesse relacionar o vídeo com o canal". Em causa está uma "reportagem fictícia" que simulava abertura do Jornal da Noite.
Madeira

PSD/Madeira contraria Conselho de Jurisdição

PSD/Madeira afirmou que todos os 2.500 militantes "estão em condições de votar" nas eleições internas. Rui Rio já reagiu, apelando ao bom senso e cumprimento de regras. Pinto Luz pediu "algum recato".
Rui Rio

Rio tem um desejo: que as eleições sejam "limpas"

PSD Madeira quer aceitar votos de todos os militantes (com quotas pagas na sede). Rio pede pulso firme: "Regras são para respeitar". E admite ambição de ganhar Lisboa com candidato competente e leal.
PSD

Pinto Luz criticou demora de Rui Rio a avaliar OE

O candidato à liderança do PSD congratulou-se com a decisão de o PSD votar contra a proposta de Orçamento do Estado, criticando o tempo que Rui Rio demorou a "avaliar um documento tão negativo".
PSD

Montenegro já só pensa em ganhar a Costa

265
O candidato à liderança, rodeado de rostos do passismo, já só pensa no embate com PS: "O meu adversário chama-se António Costa". Matos Correia pediu para diretas serem decididas na 1ª volta.
Orçamento do Estado

PS: Rio vota contra OE como resposta a adversários

Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, diz que Rio "não apresentou a real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dentro do seu próprio partido".
Orçamento do Estado

Oficial. PSD vai votar contra o OE 2020

724
Rui Rio anunciou finalmente o sentido de voto do PSD no OE 2020: sem surpresas, vota contra. Líder do PSD antevê ainda que Mário Centeno deixe Ministério das Finanças antes do final do ano.
Orçamento do Estado

Centeno de Rio defende voto contra no Orçamento

Ferreira Leite abriu jornada do PSD sobre OE a criticar bandeira do superávit, conseguida à custa de mais impostos. "No tempo da outra senhora também havia contas certas, mas povo estava na miséria".
Orçamento do Estado

Rio anuncia esta terça-feira sentido de voto no OE

O presidente do PSD anuncia esta terça-feira o sentido de voto do partido quanto à proposta de Orçamento do Estado para 2020, nas jornadas parlamentares.
PSD

Miguel Pinto Luz. Centeno "deixa alçapões" no OE

Para o candidato à presidência do PSD, o ministro das Finanças tem uma "forma pouco clara" de lidar com o Orçamento do Estado. "Foi propositado a esconder", acusou.
PSD

O índice de Felicidade Interna Bruta

398
O PIB passa ao lado dos quatro grandes desafios que a nossa sociedade irá enfrentar nos próximos anos: emergência climática, crescentes desigualdades, automação laboral e envelhecimento da população.
Assunção Esteves

Assunção Esteves. Montenegro "é o melhor" para PSD

332
A ex-presidente da Assembleia da República Assunção Esteves apontou Luís Montenegro como "o melhor candidato à liderança", realçando o papel deste durante o período da "troika".
Rui Rio

Rui Rio: "Nos próximos dois anos será igual"

832
O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou que vai continuar a optar "pelo interesse nacional e não pelo interesse tático do partido", acrescentando que pretende evitar dessintonias.
Rui Rio

Rio usou carro e motorista do PSD para candidatura /premium

2876
Rio e Silvano foram a ações das diretas nos carros do partido: um justifica com paragem a caminho do Porto, outro com paragem a caminho de Mirandela. Não houve "prejuízo" para o PSD, garantem.
PSD

Montenegro quer unir o PSD com diversidade

206
O candidato à presidência do PSD Luís Montenegro disse, no sábado à noite, em Penafiel, que quer unir o partido "respeitando a diversidade de pensamento".
PSD

À altura do momento

173
Decidir em quem votar nas eleições internas, sendo autista em relação ao sentimento do povo e tentando impor-lhe uma solução diferente daquela que tem mais adesão, acantonará o partido.
PSD

Pinto Luz disponível para alianças com todos

O social-democrata falava aos jornalistas à margem da apresentação da sua Proposta de Estratégia Global, no Porto, depois de questionado se estaria disponível para formar alianças com o partido Chega.
PSD

Montenegro critica Rio por só falar do OE 3ª feira

122
O candidato à liderança do PSD considera que o partido não tem "nenhuma hipótese de viabilizar" o OE2020 e "só podia votar contra", criticando Rui Rio por fazer esse anúncio apenas na terça-feira.
PSD

O PSD e o futuro /premium

O PSD vive, hoje, indiscutivelmente, uma das maiores crises da sua longa história. O partido tem que ser capaz de construir uma nova agenda reformista.
PSD

Rui Rio acredita em vitória na primeira volta

"Penso é que o mais normal é ganhar, eventualmente ganhar até à primeira volta. Mas, se não ganhar, não há desespero nenhum", afirmou Rui Rio relativamente às eleições para a liderança do PSD.
PSD

Orçamento. Rio anuncia posição na terça-feira

Rui Rio deverá anunciar a posição do partido em relação ao Orçamento de Estado para o ano de 2020 na terça-feira, depois das "pequenas jornadas parlamentares" do PSD.
PSD

PSD. Três candidaturas formalmente aceites

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz viram as suas candidaturas formalmente aceites pelo Conselho de Jurisdição Nacional do Partido. Rui Rio formalizou a candidatura na sexta-feira.
PSD

Rio pronto para governar já em 2021 ignora Marcelo

1889
Moção de Rio diz que o PSD terá condições "reforçadas" para governar já em 2021. Faz duras críticas ao PS, que acusa de gerir "poderosa central de informação". Não fala de presidenciais.
Rádio Observador

19h. As respostas dos partidos a Marcelo

BE ouve pedidos de convergência. PS garante que já trabalha com outros partidos. CDS promete que é uma oposição forte. PSD ainda não fala, e PCP não tem entusiasmo.
Luís Montenegro

Montenegro promete não dar descanso ao Governo 

1026
O candidato a líder do PSD acredita ser uma "oposição exigente" ao Governo e critica Rio, Costa e Santos Silva. Luís Montenegro sugere ainda que Portugal adira ao índice de felicidade interna bruta.
PSD

Os Deuses e as gentes do PSD

186
O partido é muito mais que os ódios pessoais que resultam da inveja. O partido é tudo aquilo que permitiu a Rio ser o seu líder, mesmo depois do seu percurso interno, crítico, desviante e até acintoso
Coimbra

Coimbra. PSD acusa câmara de autoritarismo

A concelhia do PSD de Coimbra diz que a cidade está "bloqueada não por esta oposição", mas por um executivo liderado por um PS "sem qualquer capacidade de diálogo".
PSD

Pinto Luz. Apoio a Marcelo depende de pressuposto

172
Na moção, candidato à liderança do PSD assume sem complexos a gestão privada na saúde e que escolas devem ser transformadas em fundações. Quer pensões mínimas ao nível do salário mínimo.
Luís Montenegro

PSD. Moção quer travar Rio e populismo de Ventura

4838
Moção do candidato do PSD diz que partido tem obrigação de travar populismos, numa alusão ao Chega. Critica tiques autoritários de Rio. Apoia recandidatura de Marcelo e quer ganhar todas as eleições.
PSD

Montenegro responsabiliza Governo por caos no SNS

270
O candidato à liderança do PSD responsabilizou o Governo pelo estado do SNS e sugeriu que na mensagem de Natal António Costa confessou ao país a sua "inoperância".
PSD

Pinto Luz quer que o PSD volte a ser maioritário

100
O candidato à liderança do PSD não quis detalhar nenhuma das suas prioridades para o partido. "São muitas e estão no programa que será apresentado no dia 4 de janeiro, no Porto", disse.
PSD

Montenegro desafia Rio a votar contra o OE2020

183
Luís Montenegro desafiou o presidente do PSD a assumir claramente o voto contra o Orçamento do Estado para 2020 e a pôr de lado "conversa fiada e de politiquês".
PSD

PSD: José Cesário apoia candidatura de Montenegro

Numa publicação, o deputado e ex-secretário de Estado das Comunidades afirmou “que Luís Montenegro saberá olhar todos os militantes por igual, sem qualquer tipo de discriminação".
PSD

Rio: gestão socialista do SNS "foi catastrófica"

O presidente e recandidato à liderança do PSD diz que Costa compreendeu "todas as críticas que lhe foram feitas" ao longo do tempo, relembrando a gestão "catastrófica" do SNS "pelo PS de 2016".
Saúde

PSD. Mensagem de Costa é "propaganda"

398
O deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite lamenta que António Costa "tenha escolhido um centro de saúde sem doentes, porque o SNS é um sítio com doentes que precisam de resposta".
Orçamento do Estado

Escasseia o ouro, o incenso mirra /premium

Está a mirrar o incenso, que é como quem diz, a bajulação, a Centeno. Neste momento o que Costa queria mesmo ter no Ministério das Finanças não era um Ronaldo. O que lhe dava realmente jeito era uma Bimby
PSD

Natal. Rio sem vídeo faz tweet com "Still Nacht"

Há um ano Rui Rio aproveitou a mensagem de Natal para atacar o governo. Desta vez, optou por uma versão minimal nas mensagens de boas festas. E partilhou um tweet da "Noite Feliz" cantada em alemão.
Sondagens

Sondagem. PSD reduz distância face ao PS

216
Sondagem da Intercampus mostra PSD a 8,2 pontos de distância do PS face à distância de 10,8 pontos que tinha em outubro. PAN e Chega sobem, enquanto o Livre tem uma grande queda.
PSD

PSD. 40 mil militantes vão poder votar nas diretas

Há dois anos, no duelo Rio-Santana, estavam inscritos para votar mais de 70 mil, mas só votaram cerca de 42 mil. Agora, universo de militantes com quotas pagas ronda esse valor.
PSD

Paulo Rangel assume apoio a Rui Rio

205
Já se adivinhava, admitiu o próprio eurodeputado do PSD em entrevista à TSF e ao DN, mas ainda não o tinha dito publicamente: nas diretas de janeiro, Rangel estará com o atual presidente do partido.
PSD

OE2020. Pinto Luz diz que PSD tem de votar contra

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse este sábado em Seia, à margem de um encontro com militantes, que o partido "não tem outra opção a não ser votar contra" a proposta de OE do PS.
PSD

Montenegro acusa Rio de ser "demasiado passivo"

132
Candidato à liderança do PSD criticou postura do líder do partido face ao OE para 2020. "Não há nenhuma razão para não anunciar o voto contra", acusa.
PSD

Montenegro canta com Tony no programa de Cristina

267
Não cozinhou, mas cantou. Depois de Rui Rio ter cedido, também Luís Montenegro foi ao programa de Cristina Ferreira. Tony Carreira deu o tom e Montenegro acompanhou-o a cantar "Sonhos de Menino".
PSD

"Rui Rio está com pressa e com enorme insegurança" /premium

151
Acredita que Rio tem parte da culpa pelo surgimento do Chega e IL, mas não exclui Ventura de coligações. Pinto Luz nega taticismo e diz que vai guardar para si voto da segunda volta (caso não ganhe).
PSD

PSD devolve 500 mil euros à AR seis anos depois

1284
Em 2013 o PSD recebeu uma subvenção partidária excessiva, no âmbito das eleições autárquicas. Seis anos depois o partido conseguiu "estabilizar recursos financeiros" e devolver parte desse valor.
PSD

Carreiras dos professores. PSD quer salvaguardas

O PSD está indisponível para apoiar iniciativas legislativas de recuperação integral do tempo de serviço dos professores se não estiverem salvaguardadas as condições financeiras.
Rui Rio

Rui Rio denuncia "fraude democrática" do OE

Citando tabelas e páginas concretas do OE para denunciar "fraude democrática", Rio avisou que Parlamento se prepara para votar despesa que não vai ser executada. Mas mantém tabu do voto contra.
Orçamento do Estado

Pinto Luz: "PSD só pode votar contra este OE"

228
Depois de ter dito que não decide sobre documentos que não conhece, Miguel Pinto Luz diz, em entrevista ao Observador, que já sendo conhecido o Orçamento, o PSD só pode "votar contra".
Orçamento do Estado

PS não teme chumbo e abre portas ao diálogo

100
O BE saiu da audiência do Presidente da República aos partidos com um recado ao PS: sem maioria absoluta, é preciso negociar o OE. PCP e PSD querem mais tempo para analisar o documento.
Orçamento do Estado

Rui Rio: aumento da carga fiscal é "evidente"

Rui Rio não disse como iria o PSD votar o orçamento, mas mostrou desagrado por este ir contra o desejo do partido de reduzir a carga fiscal e criticou o consistente aumento de impostos, ano após ano.
PSD

Montenegro denuncia pagamento de quotas em massa

256
Diretor de campanha do candidato à liderança do PSD pediu ao Conselho de Jurisdição Nacional uma auditoria ao pagamento de quotas em Boticas. Em causa estará "aumento excecional" no fim-de-semana.
Regionalização

Pinto Luz quer discutir regionalização sem dogmas

216
MIguel Pinto Luz, um dos candidatos à liderança do PSD, afirmou que está na hora de discutir a regionalização sem dogmas ou preconceitos, e que ao interior o que mais falta faz são as pessoas.
PSD

O próximo primeiro-ministro

Leio preocupado as notícias sobre contagem de “espingardas”, apoios negociados, listas de militantes erradas, cegadas com pagamentos de quotas, “malandrices” que nos lembram a América do Sul do Tintim
PSD

Montenegro: Governo e Costa são uns "empatas"

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro disse, em Coimbra, que o seu partido não pode ser "conivente" com os atuais Governo e primeiro-ministro, que não resolvem o que é importante.
PSD

Montenegro aponta falhas nos dados dos militantes

406
Menos 50 mil militantes nos cadernos eleitorais e falhas na nova plataforma. Campanha de Luís Montenegro denuncia irregularidades. Mas secretário-geral adjunto diz que erros foram logo resolvidos.
Política

PS e PSD entregam listas conjuntas para conselhos

A lista conjunta inclui a recondução de Vítor Manuel Pereira de Faria (Magistratura), Manuel de Magalhães e Silva (MP) e Mark Kirkby e Cristina Santos Penedos (CNE). Os órgãos irão a votos no dia 20.
PSD

PSD indica marido de deputada para Conselho do MP

2345
Marido de Mónica Quintela, advogada que ficou conhecida por defender o homicida Pedro Dias, surge indicado numa lista entregue pelo PSD. Rio diz que é de "má-fé" comparar este caso ao familygate.
PSD

"Querem inventar no Montenegro um Passos B"

186
José Eduardo Martins não vê características especiais a Montenegro para liderar o PSD, e de Rui Rio diz ter feito um "mandato péssimo". Só Pinto Luz foge da "cartilha". E elogia Passos Coelho.
PSD

"Se Miguel Pinto Luz não for à 2ª volta, não voto"

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado e ex-apoiante de Rui Rio está agora com Miguel Pinto Luz na corrida à liderança do PSD. Recusa escolher entre Rio e Montenegro. Ouça na Vichyssoise.
Luís Montenegro

"Também votarei a favor de propostas do governo" /premium

398
Candidato às diretas admite que votará a favor de várias propostas do governo quando for líder do PSD. Diria convictamente "não" à regionalização e diz que Cavaco Silva é a sua grande inspiração
Orçamento do Estado

Pinto Luz sobre OE2020: voto madeirense é natural

Miguel Pinto Luz afirmou encarar "com naturalidade" que os deputados do PSD na Madeira votem a favor do Orçamento de Estado dizendo que a única obrigação deste é "defender os interesses da região".
PSD

Rui Rio é líder parlamentar há um mês em part time

330
Foi eleito há mais de um mês e há mais de um mês que não reunia os deputados. Rio tem-se feito representar nas conferências de líderes pelo vice e esta terça não foi à reunião com Governo sobre OE.
PSD

Rio reafirma que autárquicas são objetivo nuclear

"Se voltamos a perder mais ainda do que já perdemos nas últimas três e, particularmente, nas últimas duas, o partido começa efetivamente a definhar de uma forma já estrutural", disse.
PSD

Direita contra mudanças na Lei da Nacionalidade

153
Socialistas lembram que o direito de solo já está consagrado na Lei da Nacionalidade, reconhecem pertinência da proposta do PAN, mas opõem-se, como toda a direita, à alteração da Lei.
PSD

Em direto/ Costa pediu a Bruxelas para mexer no IVA da luz

175
No debate quinzenal, em resposta ao Bloco de Esquerda, Costa revelou que ele próprio e Centeno já escreveram a Bruxelas a pedir autorização para mexer no IVA da eletricidade.
Luís Marques Mendes

"Um golpe de estado palaciano"

332
Uma regionalização sem consultar o povo seria "juridicamente possível e politicamente censurável", disse Luís Marques Mendes, no dia em que abordou também a "fraca prestação" de Rio no último debate.
PSD

Se Rio ganhar, "este Governo dura quatro anos"

611
O presidente da câmara do Porto diz que Rui Rio vai viabilizar governação se vencer as eleições diretas do PSD. E desmente Rosa Mota na polémica do pavilhão do Porto.
PSD

Rio contra oposição "que vota contra tudo"

285
Criticar, apresentar alternativa, denunciar e concordar. É assim que o candidato à liderança do PSD vê o trabalho de uma "oposição credível". "Eles não fazem tudo mal", disse Rio em Viana do Castelo.
PSD

Montenegro convencido que ganha à primeira volta

204
Candidato à liderança do PSD falava à entrada para uma reunião com militantes em Bragança, o distrito que deu a maior votação ao partido nas mais recentes eleições legislativas.
Venezuela

Portugueses na Venezuela estão alarmados 

O deputado do PSD e antigo secretário de Estado das Comunidades terminou uma visita de 3 dias à Venezuela onde contactou com a comunidade portuguesa. "A situação é muitíssimo complicada", diz.
PSD

Manuela Ferreira Leite volta a apoiar Rui Rio

No último dia de campanha para as legislativas de 6 de outubro, Ferreira Leite defendeu que Rui Rio deveria manter-se como presidente do PSD mesmo perdendo as eleições, o que veio a acontecer.
Rui Rio

Rui Rio não gostou da primeira parte do debate

Rui Rio rejeita que o debate se tenha tratado de um ajuste de contas, mas reconhece a importância de "esclarecer as pessoas", apesar de temer que o debate possa ter sido prejudicial ao PSD.
Madeira

PSD repudia comentários "xenófobos" do PS

212
"Não sabes falar nem ler português" disse o deputado socialista para o colega nascido na Venezuela. PSD não gostou e expressou o seu repúdio pela "atitude vergonhosa e manifestamente xenófoba".
PSD

Como Miguel e Luís se uniram para tramar Rui /premium

213
Para eles já é janeiro e no primeiro debate a três, Rio ficou à defesa contra Pinto Luz e Montenegro. Maçonaria, prestações eleitorais e acordos (ou não) com o PS marcaram a disputa
PSD

José Manuel Fernandes comenta debate do PSD

Pinto Luz terá sido o candidato que marcou mais pontos, apesar de ter assumido a ligação à maçonaria. Rui Rio terá saído mais a perder. O comentário de José Manuel Fernandes na Rádio Observador.
PSD

Hipocrisia, maçonaria e outras acusações no debate - como aconteceu

O debate começou com a tensão em alta com trocas de acusações sobre resultados eleitorais, "hipocrisia", "falta de respeito" e ligações à maçonaria. Os três só concordam no ataque a António Costa.
PSD

PSD. Primeiro debate entre candidatos esta quarta

Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz defrontam-se esta quarta-feira, data de aniversário da morte do fundador do partido Francisco Sá Carneiro, no primeiro debate a três.
PSD

Um Partido, três caminhos. Porque voto Montenegro

238
Um partido de militantes e participação política, essencial numa época de incertezas e de tendências políticas extremistas. Um partido no centro da vida política, no coração das opções para o futuro.
PSD

Francisco Sá Carneiro /premium

113
No dia seguinte, no meio do ambiente que continuava pesado e porque insisti em saber o que se passava, a minha mãe baixou-se e segredou-me ao ouvido: o Sá Carneiro morreu.
PSD

Montenegro: "António Costa é um empata"

305
O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro acusou também o atual líder social-democrata, Rui Rio, de se conformar com a posição de "muleta" do atual Governo.
PSD

Hugo Soares e os caciques: "São casos de polícia"

"O PSD tem um conjunto de pessoas que são vistas como caciques eleitorais. Esses casos têm de acabar, como é óbvio". Hugo Soares, opositor de Rio e braço-direito de Montenegro, veio à Vichyssoise.
PSD

Rio critica Maçonaria em Aveiro

1559
"Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o", afirmou o líder do PSD, associando à Maçonaria "interesses secretos, obscuros, pouco transparentes".
Eletricidade

IVA da eletricidade. PS quer explicação do PSD

260
O secretário-geral adjunto pediu aos três candidatos à liderança do PSD que expliquem como pretendem compensar a perda de receita do Estado, caso a proposta de diminuir o IVA seja aprovada.
PSD

Um novo caminho para Portugal

220
Miguel Pinto Luz tem colocado particular foco no serviço ao próximo e às pessoas, colocando o PSD dentro dos seus princípios humanistas, defensor da iniciativa privada e como partido de centro-direita
A página está a demorar muito tempo.