PSD

Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
Rui Rio

CGD. Rui Rio acusa esquerda de "hipocrisia"

491
Rui Rio acusa os partidos de esquerda de "hipocrisia" ao dizerem que "é preciso continuar a investigar" a gestão da CGD, recordando que foram eles quem decidiu encerrar a comissão de inquérito.
PSD

PSD: Vai entrar ação para destituir Mota Pinto

976
Paulo Colaço, apoiante de Rui Rio desde o primeiro minuto, pediu a demissão do Conselho de Jurisdição Nacional para poder interpor uma ação disciplinar a exigir a demissão de Mota Pinto.
PSD

Marcelo, o conspirador /premium

136
O pior destes 10 dias no PSD foi a interferência de Marcelo. Que o PSD se queira autodestruir, é problema seu. Que o Presidente não saiba agir dentro dos seus limites institucionais, é problema nosso.
Corrupção

Marques Mendes: "Vara é a ponta do icebergue"

2.813
Comentador afirma que banqueiro é apenas parte de rede liderada por Sócrates que tinha como objetivo "controlar o país". E relembra que Vara teve "autorização do Banco de Portugal".
PSD

Rui Rio: Governo "engana os portugueses"

966
Líder do PSD acusou Executivo de António Costa de "vender ilusões" e de não ter estratégia económica. "Já diz o povo que há meias verdades que são piores do que mentiras", afirma.
Parlamento

Aguiar Branco formaliza saída do Parlamento

291
O deputado do PSD confirmou este domingo que vai deixar o Parlamento. "E pronto ... terminou o meu ciclo na vida parlamentar", afirmou no Facebook, acrescentando que foi uma honra representar o Porto.
PSD

Ao centro, o PSD não ganhará eleições /premium

302
Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS
PSD

Jardim. PM é "adversário" da autonomia da Madeira

O presidente honorário do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, apontou o primeiro-ministro como o "adversário" da autonomia e aconselhou os dirigentes sociais-democratas a "internacionalizarem" o tema.
Política

PSD/Madeira rejeita "imposição colonial" de Lisboa

128
Miguel Albuquerque disse no congresso regional do partido que os sociais-democratas do arquipélago rejeitam "a imposição colonial" a partir de Lisboa. E promete combater "jacobinismo centralista".
Miguel Albuquerque

Albuquerque aclamado líder do PSD/Madeira

Em ano de eleições na Madeira, arranca este sábado o XVII Congresso Regional do PSD/Madeira que vai aclamar Miguel Albuquerque como Presidente do partido. Rio encerra os trabalhos
PSD

Onde vais Rio que eu canto /premium

2.101
O dr. Rio passou pelo Colégio Alemão, pela Faculdade de Economia e pela vida em geral e, não obstante, conseguiu chegar aos 60 anos convencido de que o PSD é um partido de esquerda.
PSD

Rio 2.0. A estratégia do (novo) líder do PSD

410
Dirigiu-se uma última vez aos conselheiros, já perto das 4h da manhã, para explicar que ia mudar. Ouviu as críticas com "humildade" e disse-lhes o que queriam ouvir: agora sim, é hora de atacar Costa.
PSD

Montenegro promete paz. Até outubro, pelo menos

224
Desafiador reage à vitória de Rui Rio e promete não o atacar publicamente até às eleições. Luís Montenegro diz que "acordou um gigante adormecido" e não exclui voltar no pós-legislativas.
PSD

Porque é que Rui Rio ganhou e vai perder /premium

332
Porque é que Rui Rio vai perder? Por este pormenor: a manobra de António Costa resultou de uma bipolarização do debate político, notória desde a Guerra do Iraque (2003) e a Grande Recessão (2008).
PSD

11 horas de reunião num resumo de leitura rápida

122
Foi um Conselho Nacional que pareceu um Congresso à antiga. Críticos de Rio não pouparam nos ataques e líder recebeu apoio de Menezes. Batalha jurídica culminou em voto secreto e Rio saiu vencedor.
PSD

Vencedores e vencidos do "impeachment" (falhado) /premium

695
Rui Rio ganhou com margem suficiente para calar os críticos. Salvador Malheiro venceu o trono de novo homem do aparelho. Montenegro ficou a mais de 500 metros da liderança. Hugo Soares também perdeu.
PSD

Rio, maratonista, dá banho de política a críticos

2.112
Rio conseguiu fazer aprovar a moção de confiança com 25 votos de vantagem e relegitimou liderança. Com habilidade política, e em maratona, venceu os críticos e capitalizou apoios para onda eleitoral.
PSD

Rio e Menezes. Um abraço que selou uma guerra

169
Foi a surpresa do Conselho Nacional e uma reconciliação à antiga. Depois de anos "às turras", Menezes disse que apoiava Rio e que compreendia que não o tivesse apoiado no passado. No fim: o abraço
PSD

Rio lembra passado de derrotas de Montenegro

189
O presidente do PSD contra-atacou acusações dos críticos e diz que quem teve "falta de coragem" foi Luís Montenegro quando decidiu não avançar há um ano. Lembrou ainda que nunca perdeu eleições.
PSD

Conselho Nacional deixa bancada do PSD a meio gás

Quando a norte se preparava a batalha que vai decidir o futuro do PSD, a sul, havia uma sessão plenária na AR. Os deputados laranja tiveram de escolher a sua luta.
PSD

Rio fica. Moção aprovada por margem de 25 votos - como aconteceu

609
Foi o dia mais longo da vida recente do PSD. Críticos de Rio não pouparam nos ataques e líder recebeu apoio de Menezes. Batalha jurídica culminou em voto secreto e Rio saiu vencedor. Moção aprovada.
PSD

PSD: Rio ganha apoios importantes para a vitória

419
O segundo maior grupo de conselheiros do PSD, composto por 13 pessoas, vai votar maioritariamente a favor da moção de Rio. Apoio de Carlos Reis deixa Rui Rio mais perto da vitória.
PSD

Rio vs. Montenegro: o que lhes vai na cabeça? /premium

Montenegro lançou o desafio e é, até ao momento, o único adversário de Rio numas eventuais eleições diretas. Está tudo nas mãos dos conselheiros do PSD. Nesse frente-a-frente, que país idealizam?
PSD

São brancos, que se entendam /premium

Ninguém percebe qual é a partitura do PSD e qual a sinfonia que Rio ou Montenegro vão tocar, algo imprescindível para uma pessoa decidir se vai ou não ao concerto. Pode ser tudo e mais alguma coisa.
PSD

Críticos atacam Rio. Mais um possível candidato?

Em dia D para Rui Rio, a histórica Conceição Monteiro declara apoio a Luís Montenegro e o antigo dirigente da JSD, Pedro Duarte, não descarta candidatura à presidência do PSD.
Política

Da guerra do PSD, dos jovens e do jornalismo /premium

224
Vivemos tempos de enorme instabilidade. Cresce a percepção de existirem dois universos. O dos políticos, onde estão também as elites urbanas. E os outros. Os jornalistas estão dentro. Os jovens fora.
Galpgate

Euro2016. Montenegro suspeito de falsificação

2.439
Na véspera do Conselho Nacional, a Sábado diz que Montenegro — adversário de Rui Rio numa eventual disputa pela liderança — falsificou documentos. Hugo Soares e Campos Ferreira também são suspeitos.
Luís Filipe Menezes

PSD. Menezes contra "decisões de braço no ar"

125
Numa carta dirigida a Mota Pinto, o ex-líder do PSD afirmou-se contra decisões "de braço no ar", porque deixarão suspeitas sobre pressões "que um poder instituído sempre tem sobre quem de si depende".
PSD

Rangel nega convite de Rio para as Europeias

O eurodeputado nega ter sido convidado pelo líder para cabeça de lista às eleições Europeias e diz que ainda não esteve com Rui Rio em 2019. Reitera que situação criada é "negativa" para o PSD.
PSD

PSD: Os preparativos para a noite decisiva

Na véspera da decisão que vai ditar o futuro imediato do PSD, o partido apresenta-se dividido. E por isso, cada apoio conta. O guião da noite está a ser ultimado. Rio é o primeiro a falar
PCP

Jerónimo não se intromete "no convento" PSD

O secretário-geral do PCP prefere não se intrometer na crise interna do PSD, "por uma questão de princípio". Mas ressalva que o partido está a acompanhar a "evolução da situação."
PSD

Aguiar Branco renuncia ao cargo de deputado

418
Ex-ministro da Defesa de Passos Coelho anuncia que deixará de ser deputado até ao final do mês. Sinal é claro: não está contra Rio apenas porque quer "um lugarzinho". Relvas defende Montenegro.
PSD

Cá a direita vale menos do que na Venezuela? /premium

403
Se o PSD é um partido de esquerda, então a direita em Portugal está reduzida ao CDS. Ou seja, vale 7%. Ou menos. Como nem na Venezuela a direita é tão tristemente exígua, alguém anda enganado.
Política

A direita deve unir-se num só partido /premium

197
Perante a bipolarização escamoteada da política portuguesa uma coligação pré-eleitoral, de preferência uma fusão do PSD, CDS e Aliança num só partido de direita não só se torna necessária como natural
Crónica

O Rato rebolou a rir do repto a Rui Rio /premium

2.011
Eu acho estupendo. Propinas gratuitas, livros gratuitos, transportes gratuitos, tudo gratuito para toda a gente. Por este caminho o mais provável é acabarmos a trabalhar gratuitamente para o Estado.
PSD

A importância da regra do jogo /premium

108
Eis Montenegro, com uma velocidade igual á infelicidade: que o faz correr agora? Mas o que ele disse foi inversamente proporcional ao estrépito com que galopou para a sela do PSD (que não a do país).
PSD

Carlos César. "Já se fala no regresso de Passos"

2.169
O socialista revelou que "já se fala no interior do PSD" que o ex-primeiro-ministro "terá mudado de opinião" e que poderá vir a apresentar uma candidatura. Montenegro terá antecipado "contenda".
PS

Costa: proximidade com Rio é "mito urbano"

107
Primeiro-ministro considera alegada proximidade política com Rio um "dos maiores mitos urbanos que foram criados na sociedade portuguesa". Costa diz ter apenas boa relação pessoal com líder do PSD.
Luís Montenegro

Montenegro denuncia compra de votos no PSD

841
Adversário de Rui Rio recusa fazer "um caso" do tema, mas em entrevista à CMTV admitiu ter informações de "convites" feitos a sociais-democratas que vão definir o futuro do líder.
PSD

A mobilização dos barões para apoiar Rui Rio

1.487
Mota Amaral garantiu que estará no Porto para votar a favor de moção de confiança. Apoiantes de Rio esperam ainda presença de Balsemão, que tem Conselho de Estado nessa tarde, Ferreira Leite e Jardim.
PSD

"Aprovação da moção é uma derrota para Montenegro"

Pedro Rodrigues entende se a moção de confiança a Rio for aprovada há um perdedor na história: Montenegro. O ex-líder da JSD acrescenta que terão de ser retiradas "consequências políticas".
PSD

Requerimento vai tentar evitar voto secreto no CN

2.296
Mota Amaral revelou ao Observador que vai ser apresentado requerimento para votação nominal para "responsabilizar os conselheiros". Críticos ameaçam recorrer a tribunal
PSD

Mota Pinto diz a deputados que podem faltar

100
"Os deputados podem faltar e usar essas faltas" para ir ao Conselho Nacional extraordinário do PSD, aconselha Paulo Mota Pinto. Críticas à escolha do local e hora da reunião têm-se multiplicado.
PSD

Hugo Soares: "Sairei pelo meu próprio pé"

211
O ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares lembra que a direção não tem o exclusivo da escolha dos candidatos eleitorais e que sairá "pelo próprio pé" caso seja candidato novamente.
Rui Rio

A crise do PSD é a crise de todo o regime /premium

263
Rio não se distingue dos seus rivais no PSD por quaisquer ideias, mas por uma estratégia – ou melhor, por uma manha. Esta é clara: hostilização àquilo que ele trata como “direita”, e aproximação ao PS
PSD

PSD: O excel, a praia e a guerra que abre cedo

Os críticos de Rio estão indignados com a hora do Conselho Nacional. Os deputados lembram que há plenário a decorrer à mesma hora em Lisboa. Ambos os lados continuam os contactos na luta por apoios.
PSD

"Lamento falta de coragem para marcar diretas"

625
Depois de ter sido recebido em Belém pelo Presidente da República, Luís Montenegro criticou Rui Rio por não ter tido coragem de marcar eleições diretas. Mas diz que "ainda há tempo" para as convocar.
PSD

Conselho Nacional do PSD reúne-se na quinta-feira

106
O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se esta quinta-feira, às 17h00, no Porto, confirmou o Observador. Rui Rio, recorde-se, foi desafiado por Luís Montenegro para convocar eleições diretas no PSD.
Rui Rio

"Não contem comigo para animar comunicação social"

102
"Sou obrigado a vir trazer as coisas do partido à praça pública por aquela razão, agora não contem comigo para andar a animar a comunicação social esta semana com coisas internas", disse Rui Rio.
PSD

Mota Pinto: ação de Montenegro será julgada

317
Presidente do Conselho Nacional do PSD considera que acção de Montenegro provocou "tentativa de corte no ciclo democrático" do partido. E advertiu que isso não escapará ao julgamento dos militantes.
PSD

Montenegro e a loucura Kamikaze

194
A saída borda fora de Santana foi má conselheira para Montenegro. Transmitiu-lhe a sensação de ser o líder único da oposição interna. Um erro de que não tardará a aperceber-se.
PSD

Deixem Rui Rio trabalhar! /premium

473
O país agradece que Rui Rio chegue às legislativas para se juntar a Santana e a Ferreira Leite como os grandes promotores das maiorias do PS. O futuro do centro direita depende disso.
PSD

Luís Montenegro em Belém reunido com Marcelo

Depois de ter desafiado Rui Rio a convocar eleições diretas antecipadas no PSD, Luís Montenegro está a ser recebido por Marcelo em Belém. Rui Rio cumpre uma agenda intensa a norte.
Luís Marques Mendes

Mendes. "Rui Rio vai ganhar no Conselho Nacional"

448
Marques Mendes considera que é provável que moção de confiança de Rio seja aprovada no Conselho Nacional. Mas se assim for, Montenegro não sai a perder: fica na "pole position" para o pós-outubro.
PSD

A discussão do tempo perdido

107
Há um ano Rio ganhou o PSD - mas não o País. E o problema no PSD é que sem País não há PSD. Se a percepção de se perder o País existir o PSD não vale nada. Esta associação é de uma obsessão objectiva.
PSD

Maria Luís Albuquerque preferia diretas no PSD

850
A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque lamentou que o presidente do PSD não tenha marcado "de imediato" eleições diretas para "uma verdadeira clarificação".
PSD

Rui Rio: "Defendo uma diminuição da carga fiscal"

336
Quando deu a entrevista à Notícias Magazine, Rui Rio estava mais preocupado com a oposição ao Governo, criticando a falta de aposta no futuro.
PSD

A tentativa de riogicídio  /premium

Montenegro oferece a Rio o que ele não tinha: uma causa mobilizadora. Os autocratas necessitam e beneficiam de um inimigo externo e Rio, que nunca quis ser anti-Costa, cultivará o anti-montenegrismo.
Manuela Ferreira Leite

Os restos do Estado Novo no PSD /premium

366
Para mal de Portugal, a nossa democracia e a nossa economia continuam a viver com muitas heranças do Estado Novo. Também no PSD há uma linha Estado Novo, onde Ferreira Leite surge em destaque.
PSD

Rangel: Rio demonstrou "coragem" e "bom senso"

O eurodeputado do PSD elogiou o presidente do partido, considerando que demonstrou sentido de Estado", e defendeu que "não é bom nem positivo" abrir uma crise política a meses de eleições.
Rui Rio

Análise: Os ataques mais duros de Rio a Montenegro

2.128
Maçon, irresponsável, imaturo, inconsciente. Se Montenegro havia sido duro no dia anterior, Rui Rio carregou nas tintas para responder e atacou o adversário forte e feio.
PSD

Rio antecipa-se e apresenta moção de confiança

542
"A minha resposta é não". Rio anuncia que vai apresentar uma moção de confiança no Conselho Nacional para "facilitar a vida" aos "contestatários". Conselho Nacional será daqui a 15 dias.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)