PSD

CDS-PP

PSD questiona Cristas sobre centristas acusados

PSD de Oliveira do Bairro diz que silêncio de Cristas sobre acusação de 17 centristas de violação da lei do Orçamento é "inadmissível". PSD quer que Cristas diga se concorda ou não com acusação.
Eleições

PSD. Ruas corre por Viseu, Sonia Ramos por Évora

Fernando Ruas é candidato por Viseu. Sónia Ramos por Évora. Filipa Roseta em Lisboa e Hugo Carvalho pelo Porto. PSD apresenta 16 cabeças de lista que nunca estiveram nesta posição e cinco repetentes.
Estradas

Requalificação da EN 125 é urgente, diz PSD

112
O cabeça de lista do PSD por Faro fala de uma obra "muito urgente para milhares de cidadãos que se sentem abandonados" e pede para o Governo "não cometer os mesmos erros".
PSD/CDS

A beira do precipício

449
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

213
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
PSD

Deputado vai testemunhar em caso que desconhece

O deputado social democrata viu a sua imunidade parlamentar ser levantada para testemunhar em defesa do suspeito do fogo que queimou Monchique, em 2018. Problema: nem sequer conhece o arguido.
Parlamento

Presenças-fantasma. Duas deputadas do PSD arguidas

433
Aprovado levantamento da imunidade de 5 deputados. Quatro no caso das presenças, em que só Mercês Borges e Emília Cerqueira serão arguidas. Noutro um deputado será testemunha num crime de incêndio.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
PSD

PSD chumba lei do lóbi depois de veto de Marcelo

O grupo parlamentar do PSD anunciou esta sexta-feira que irá votar contra a proposta de alteração à lei do lóbi, depois do veto de Marcelo Rebelo de Sousa ao diploma.
Sondagens

PSD 14 pontos atrás do PS. CDS a um ponto do PAN

844
Sociais-democratas até conseguiram subir meio ponto percentual nas intenções de voto, em comparação com a sondagem anterior da mesma Aximage, mas o PS conseguiu avançar dois pontos percentuais.
PSD

PSD diz ter margem para atualização de salários

O PSD disse que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória de funcionários públicos. Foi assegurado que "pelo menos" serão possíveis aumentos à taxa de inflação.
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação /premium

124
PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
Política

PSD admite votar contra Lei do lóbi

Consenso entre todos os grupos parlamentares permite que a lei do lóbi seja reapreciada já na sexta-feira, último dia de plenário antes das férias de verão, mas PSD deverá alterar sentido de voto.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS /premium

1.224
Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
PSD

Financiamento de hospitais em função de resultados

154
PSD quer que os hospitais públicos passem a ser financiados em função de resultados e não fecha a porta às PPP. Rui Rio quer mudar nome do Ministério para "Ministério da Promoção da Saúde."
Serviço Nacional de Saúde

Lei de bases da saúde. Rio acusa o PS de encenação

401
Líder social-democrata defende que o PS fez uma "encenação" ao tentar negociar a nova lei de bases da saúde com o PSD. E diz que o partido de António Costa está "encostado" ao BE e PCP.
Justiça

Mãe de ex-secretária de Amaro destrói documentos

5.371
SIC avança que mãe de uma ex-secretária de Álvaro Amaro foi apanhada pela PJ a destruir dezenas de documentos da Câmara da Guarda. Eurodeputado do PSD é arguido no processo Rota Final.
Offshores

Offshores. PSD admite pedir explicações a Centeno

204
Nos últimos três anos, Portugal colocou 30 mil milhões de euros em paraísos fiscais. Mário Centeno está de férias, mas o PSD quer explicações e não vai hesitar em pedi-las ao ministro das Finanças.
Vichyssoise

A pré-despedida de Fernando Negrão

226
O líder da bancada do PSD anunciou esta sexta-feira no programa "Vichyssoise" que vai voltar a candidatar-se a deputado, mas que este será o seu último mandato. E nem garante cumpri-lo até ao fim.
Vichyssoise

Negrão na Rádio Observador esta sexta-feira

O presidente da bancada do PSD no parlamento é o convidado da terceira Vichyssoise a ser servida na Rádio Observador. O programa pode ser ouvido em direto a partir das 13h.
PSD

Rio gostaria de ter "menos tumultos" no PSD

O líder do PSD admitiu esta quarta-feira que gostaria de ter "menos tumultos" no seu partido, numa entrevista à Rádio Renascença em que se recusou a comentar a demissão do seu vice-presidente.
Estado da Nação

Os episódios mais peculiares do "Estado da Nação"

No calor do debate que mede o país, Manuel Pinho não se conteve e caiu. Anos depois, o termo "geringonça" passou de pejorativo a emblema acarinhado. São alguns momentos que marcam o "Estado da Nação".
Governo

Propostas orçamentais do PSD são "inconsistentes"

Ricardo Mourinho Félix considerou as propostas orçamentais já apresentadas "inconsistentes", dizendo que "não conhecendo as hipóteses subjacentes, é difícil perceber se é um cenário credível".
PSD

Rio. Manter as 35 horas e ter críticos nas listas 

428
O líder do PSD quer manter as 35 horas de trabalho e garante que vai ter críticos nas listas. À TVI não revelou o que fará se os resultados das legislativas forem semelhantes aos das europeias.
PSD

Eventos da 'rentrée' do PSD no mesmo fim de semana

Os dois eventos marcam tradicionalmente a 'rentrée' do partido social-democrata. A Festa do Pontal realizar-se-à em Monchique. No dia seguinte, Rio encerra a Universidade de Verão do partido.
PSD

A credibilidade do choque fiscal de Rui Rio /premium

122
É difícil acreditar num corte fiscal generoso no IRS, IRC, IVA e IMI em vésperas de eleições e com projeções que indicam o arrefecimento da economia. Soa a desespero de um líder em apuros.
PSD

PSD. Já foi escolhido o novo vice-presidente

163
José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara de Ponta Delgada, é o novo vice-presidente do PSD. Vai substituir Manuel Castro Almeida, que apresentou a demissão por discórdias com Rui Rio.
PSD

PSD. Castro Almeida afasta-se em desacordo com Rio

629
Desiludido com forma como partido é gerido por Rui Rio — sem ouvir os outros membros da direção para tomar decisões —, Manuel Castro Almeida saiu da direção. Demissão concretizada a 20 de junho.
Política

É hora de dizer chega, antes que venha aí o Chega /premium

826
Entre politiquices e manobras de bastidores, os dois líderes desagradam aos seus partidos e revelam-se incapazes de fazer verdadeira política. Contudo o problema da Direita em Portugal é mais profundo
Habitação e Urbanismo

Aprovada primeira Lei de Bases da Habitação 

Entre as medidas que compõem a Lei de Bases, destaca-se a criação do Programa Nacional de Habitação e da Carta Municipal de Habitação, assim como a proteção no despejo.
Sata

Prejuízos da SATA são "perturbadores" diz o PSD

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros diz que os prejuízos "perturbadores" da transportadora SATA no primeiro trimestre desmentem as "fantasias" do presidente do Governo Regional.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Eleições Legislativas

Rio revela mais caras novas para as legislativas

205
O presidente do PSD escolheu mais quatro caras novas para cabeças-de-lista nas legislativas de outubro para os círculos eleitorais de Beja, Castelo Branco, Setúbal e Santarém.
PSD

Filipa Roseta: Costa "recupera política socrática"

2.238
Cabeça de lista pelo PSD em Lisboa acusa Governo de "recuperar as políticas socráticas de adjudicação direta". Em entrevista à Rádio Observador diz que só está na política por causa de Sócrates.
Rádio Observador

Filipa Roseta vai estar na Rádio Observador

A deputada do PSD eleita por Rui Rio para ser cabeça de lista pelo PSD em Lisboa vai ser entrevistada nas "Manhãs 360", a partir das 8h30.
PSD

PSD/Açores solidário com Gaudêncio

Alexandre Gaudêncio é suspeito dos crimes de peculato, prevaricação, abuso de poder e falsificação de documentos. PSD diz que líder do partido regional é "homem sério e humilde".
Rádio Observador

Porta-voz explica contas do PSD na "Manhã 360"

Joaquim Miranda Sarmento, porta-voz do PSD para os assuntos financeiros, foi o convidado do "Direto ao Assunto" desta quarta-feira, na Rádio Observador.
PSD

Álvaro Amaro imune até dezembro

402
Imunidade de Álvaro Amaro obriga PGR a pedir levantamento de imunidade ao Parlamento Europeu. Processo pode levar meses. Até lá, MP não pode ouvir o eurodeputado no caso Rota Final
Rui Rio

Rio aos jovens: o apoio a Soares e o maior sonho

Sem tabus, Rui Rio respondeu a 45 perguntas dos jovens da JSD Talks. O apoio à "esquerda moderada" de Soares, as namoradas, a prenda que mais gostou de receber. Arrependimentos? Nenhum.
PS

PS acusa PSD de abrir "buraco negro"

João Paulo Correia diz que o PSD vai abdicar de receita de impostos e aumentar a despesa de investimento, criando assim um "buraco negro". O deputado do PS fala em "números impressionantes".
PSD

Rui Rio promete reduzir impostos

543
Rio apresentou o cenário macroeconómico do PSD para a próxima legislatura, onde prevê uma redução da carga fiscal na ordem dos 3,7 mil milhões de euros. IRS e IRC na mira (mas detalhe só sexta-feira).
Corrupção

Líder do PSD dos Açores suspeito de corrupção

13.409
Alexandre Gaudêncio, o líder do PSD/Açores e presidente da Câmara da Ribeira Grande foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas de peculato, participação económica e outros crimes.
PSD

Rui Rio faz a sua Aliança /premium

254
Santana Lopes saiu do PSD para fundar um partido novo. Rui Rio ficou, mas também ele está a fundar um partido novo, só que dentro do PSD. Os dois novos partidos têm as mesmas características.
PSD

Hugo Carvalho quer "menos conservadorismo" no PSD

620
Tem 28 anos, é a escolha de Rio para o Porto, e diz que não se vai limitar a representar os jovens. Em entrevista à Rádio Observador, Hugo Carvalho disse acreditar que pode influenciar programa do PSD
Rádio Observador

Da lista de Rui Rio ao "charuto" de Santana Lopes

Neste "O Bom, o Mau e o Vilão", Miguel Pinheiro não garantiu que a pontaria estivesse afinada, mas esteve otimista com Rui Rio. A Santana Lopes reservou o papel de Mau e a António Calvete o de Vilão.
PSD

Pedro Duarte elogia opções de Rio para listas 

151
Apesar de já ter expressado opiniões divergentes do actual responsável dos sociais democratas, Pedro Duarte não hesitou em lançar elogios via Facebook. É um dos possíveis candidatos à sucessão de Rio.
PSD

Rui Rio não será cabeça de lista pelo Porto

910
Os seis principais círculos eleitorais para o PSD – Lisboa, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Braga – serão encabeçados por caras menos conhecidas. Nomes fortes vão em segundo.
Eleições Legislativas

PSD/Braga quer Hugo Soares na lista de candidatos 

191
Hugo Soares, que foi um dos principais rostos da oposição ao presidente do PSD, será a "primeira indicação" para a lista final de candidatos a deputados do PSD/Braga.
PSD

"Caso PSD perca legislativas haverá eleições"

"Será inevitável que o PSD procure um novo caminho, novos protagonistas e se possa assumir como alternativa ao Partido Socialista", disse o antigo secretário-geral do PSD.
PSD

"PSD não está aqui para ser muleta"

158
O líder do PSD reagiu esta tarde ao fim das negociações com o PS sobre a lei de bases da Saúde e atacou forte os socialistas. Prefere que a lei fique como está e avisa: "Não somos muleta".
Ministério Público

Ao intervalo: Democracia 1, Oligarquia 0 /premium

513
Como se viu no caso do Estatuto do Ministério Público, não precisamos de "populistas" para o Estado de direito democrático correr riscos. Bastam este PSD e este PS.
Eleições Legislativas

PSD: Candidata a deputada não sabia que o era

1.168
Polémica no caso da candidata que não sabia que o era. José Eduardo Martins lamenta "caminho para a irrelevância do PSD Lisboa". Em Santarém, Duarte Marques ficou fora das listas.
PSD

PSD receia "injustiças" derivadas de parque eólico

Em causa está o projeto de uma central 'offshore' (no mar), orçado em 125 milhões de euros e coordenado pela EDP. Deputada do PSD diz que sustentabilidade empresas ligadas à pesca está "em risco".
Assembleia Da República

Parlamento debate dificuldades no acesso à saúde

O PSD marcou para um debate parlamentar sobre "as dificuldades no acesso dos cidadãos à saúde", menos de um mês depois de ter feito uma interpelação ao Governo sobre a mesma área.
Ambiente

A intervenção do PSD na área do Ambiente

312
O PSD é detentor de um legado riquíssimo em matéria de política ambiental, pelo que a sua intervenção na área do Ambiente foi, é e continuará a ser determinante para o desenvolvimento de Portugal
PSD

Setúbal quer Maria Luís como cabeça de lista

272
Distrital de Setúbal não se limita a indicar o nome de Maria Luís Albuquerque e apontou por "esmagadora maioria" o nome da antiga ministra para cabeça de lista. Decisão é, no entanto, de Rio.
PCP

PCP acusa PS e PSD de pressões no poder judicial

166
O PCP criticou as propostas do PS e do PSD que pretendem alterar a composição do Conselho Superior do Ministério Público, em discussão no parlamento.
Parlamento

Aprovada a lei de Infraestruturas Militares

A Lei que visa rentabilizar imóveis militares devolutos ou sem uso, por exemplo, através de arrendamento ou modernização, foi aprovada pelo pelo PS, PSD e CDS. BE foi o único partido a votar contra.
PSD

Indicação de críticos para a AR pressiona Rio

340
Hugo Soares, Maria Luís Albuquerque, Pinto Luz ou Matos Rosa foram indicados pelas concelhias para as listas de deputados. Apoiantes de Rio dizem que é jogada para passarem por "mártires"
PSD

PSD disponível a revisitar lei de bases da Saúde

152
Rui Rio disse que o PS fez uma negociação com PCP e BE e que "a maioria das propostas do PSD" para a lei de bases da Saúde "foram reprovadas", mas mostrou-se disponível para "revisitar algumas áreas".
PSD

Demitiu-se o líder da concelhia de Lisboa

404
Escolha dos deputados agita clima de guerra em Lisboa. Líder da concelhia demitiu-se durante reunião daquela estrutura do partido. Luta pelo poder na distrital já tem data marcada: 9 de novembro.
Governo

PS e PSD em acordo sobre terras sem dono conhecido

Governo decretou que terras sem dono podem reverter para o Estado ao fim de 15 anos. PCP votou a favor da suspensão da lei. PSD diz que PS e Governo estão disponíveis para aceitar proposta do partido.
PSD

Maioria dos prédios dos partidos não paga IMI

1.553
O PSD é agora o partido com mais imóveis declarados, depois de o valor ter quadruplicado num ano na sequência de um pedido de reavaliação ao Fisco. PCP vem em segundo lugar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)