Passou uma vez em direto. Uma vez em repetição. E outra. E mais outra. E mais duas uns minutos depois. Se a fotografia para ilustrar esta crónica pode parecer estranha, por não mostrar propriamente uma celebração, uma disputa de bola ou uma emoção durante o jogo, a própria realização televisiva do Rangers-Sp. Braga também andou meio atrapalhada depois daquilo que aconteceu logo aos 11 minutos. A imagem mostra o início do momento e o nome do grande protagonista da noite em Glasgow: o capitão dos minhotos, Fransérgio.
Golo do @SCBragaOficial ! Golaço de Fransérgio! Que tiro do capitão dos bracarenses, a bater sem hipótese o guarda-redes do Rangers, num remate ainda bastante longe da baliza escocesa. Vantagem para os "guerreiros". pic.twitter.com/atRkPLlWo2
— sport tv (@sporttvportugal) February 20, 2020
Numa altura em que o Sp. Braga levava já cinco remates e duas oportunidades flagrantes, com Raul Silva, Wallace e Bruno Viana a desperdiçarem um livre lateral batido por Sequeira que terminou num remate às malhas laterais antes de Trincão combinar bem com o estreante Abel Ruíz e rematar ao lado, o médio brasileiro encheu-se de fé e marcou um golos desta edição da Liga Europa com um grande tiro ao ângulo de fora da área que gelou o Ibrox Stadium e colocou em delírio os muitos adeptos bracarenses presentes na Escócia (11′).
Wallace, que se tinha lesionado poucos minutos antes, teve mesmo de sair para a entrada de Galeno, o que mexeu um pouco nas peças mas não na identidade da equipa de Rúben Amorim, que voltou a surpreender na entrada o Rangers de Steven Gerrard. Morelos, uma das grandes referências ofensivas dos escoceses e melhor marcador da Liga Europa (agora com os mesmos golos de Sporar, avançado do Sporting que se destacou na prova pelo Slovan Bratislava), obrigou depois Matheus a duas grandes intervenções que seguraram a vantagem antes de Trincão, perto do intervalo, rematar de pé esquerdo e ficar muito perto do 2-0 para os minhotos.
⌚️Apito final: RAN 3-2 SCB
????????Rúben Amorim sofre a primeira derrota ao fim de 10 jogos no comando do SC Braga (8V 1E 1D) e com uma reviravolta que já não se via há 4 anos na "pedreira". pic.twitter.com/scU3HMaqtk
— Playmaker (@playmaker_PT) February 20, 2020
No segundo tempo, com algumas correções posicionais à mistura por parte de Rúben Amorim que tiveram o condão de condicionarem ainda mais a saída do Rangers logo na sua área, Fransérgio voltou a agarrar na batuta e, explorando o jogo entre linhas, encontrou espaço com uma receção orientada para rematar de pé esquerdo à trave da baliza de McGregor (51′) antes de mais duas defesas milagrosas de Matheus e o 2-0 por Abel Ruíz, avançado espanhol que chegou do Barcelona B e não demorou a mostrar todo o seu potencial com um grande golo (59′).
Golo do @SCBragaOficial ! Mais um golaço para os "guerreiros" do Minho! Desta feita foi Abel Ruiz através de um excelente trabalho culminado num potente disparo. Estreia para o jogador dos bracarenses a marcar. pic.twitter.com/sQ88CP4dvR
— sport tv (@sporttvportugal) February 20, 2020
Palhinha, em mais uma grande transição ofensiva, teve nos pés a hipótese de praticamente “matar” o jogo mas o coração do Rangers acabou por falar mais alto, num ambiente verdadeiramente frenético que acabou por trazer os seus frutos: Ianis Hagi, filho da antiga glória romena que passou por Barcelona e Real Madrid (e que estava na bancada a ver o encontro), reduziu com um remate colocado na área que bateu ainda no poste (67′) e Aribo, com uma jogada de pé esquerdo “à Messi” a fintar vários adversários, empatou (75′). Ficava tudo em aberto mas com a alma dos visitados a encher mais um pouco o tanque de forças para o que restava jogar e que ficou marcado por um lance com muita sorte à mistura onde Hagi marcou um livre, a bola desviou na barreira, mudou de trajetória, enganou Matheus e fez a reviravolta no encontro em 15 minutos (82′), naquela que foi a primeira derrota na era Rúben Amorim, dura pelo contexto mas ainda assim recuperável no jogo da segunda mão no Minho.
Golo do Rangers! Marca Hagi através de mais um bom golo, desta feita para a equipa da casa. pic.twitter.com/PdtFUcfgcl
— sport tv (@sporttvportugal) February 20, 2020
Golo do Rangers! Empata a equipa da casa através de Aribo. pic.twitter.com/9IAEmbDv1L
— sport tv (@sporttvportugal) February 20, 2020
Golo do Rangers! Reviravolta no marcador. Volta a marcar Hagi. pic.twitter.com/ZvJJ5Wud5F
— sport tv (@sporttvportugal) February 20, 2020