Momentos-chave
- Estudo chinês indica factores de risco associados a morte em hospital. Idade e problemas de coagulação
- Uber vai pagar compensação a motoristas que fiquem de quarentena
- Costa avisou Bruxelas que não quer correr o risco de se repetir 2009, quando Portugal investiu e depois a política mudou
- Linha Saúde 24 com duas triagens, uma só para o Covid-19 e outra para as restantes doenças
- Doente que inspira maior cuidado com evolução positiva
- Itália: nas últimas 24 horas morreram 168
- Corrida aos supermercados? "Não açambarquem, recorram à horta de um amigo"
- Linha SNS24 reforçada com enfermeiros, diz DGS
- Câmara de Lisboa fecha teatros, museus e piscinas municipais até 3 de abril
- Câmara de Lisboa fecha teatros, museus e piscinas municipais até 3 de abril
- "Nós somos o nosso próprio ambulatório. Muitas das situações têm de ser tratadas em casa", diz Graça Freitas
- CDS quer autoridades a responder "a uma só voz" e força Parlamento a debater esta semana resposta do país à epidemia
- Avaliação externa adiada. Inspetores vão suspender visitas às escolas
- Pagamentos de hipotecas em Itália suspensos "para indivíduos e famílias"
- Freguesia de Idães/ Barrosas ameaça com processo quem não respeite a quarentena
- Parlamento vai avaliar visitas externas caso a caso. Suspensão de trabalhos "não está em cima da mesa"
- AR não cancela já visitas, avaliação vai ser caso a caso. Canceladas viagens de deputados e funcionários ao estrangeiro
- Parlamento espanhol "paralisa atividade" durante uma semana e governo proíbe viagens entre Espanha e Itália
- Oficial: Jogos da Primeira Liga à porta fechada – o que há, deixou de haver ou haverá à condição no desporto pelo coronavírus
- Subiu para 41 o número de infetados em Portugal
- "Não hesitaremos adotar as medidas que sejam necessárias"
- Jogos da Liga espanhola de futebol vão decorrer à porta fechada nas próximas duas jornadas
- Impacto do Covid-19 no turismo está a ser "fortíssimo"
- Presidente do Parlamento Europeu de quarentena voluntária após deslocação a Itália
- Plano de Contingência da DGS prevê "isolamento coercivo em situações extremas" e contratação de mais profissionais de saúde
- Os números do Covid-19 em todo o mundo
- Nas escolas, uma das hipóteses sugeridas é a antecipação das férias da Páscoa
Histórico de atualizações
-
Bom dia,
Vamos continuar a acompanhar, minuto a minuto, o avanço do surto do novo coronavírus neste novo liveblogue. O dia de hoje é esperado com bastante expectativa, já que o Conselho Nacional de Saúde reúne-se esta tarde para decidir medidas de contenção. Em cima da mesa está o fecho de escolas, que poderá acontecer através da antecipação das férias escolares da Páscoa já esta sexta-feira.
https://observador.pt/2020/03/11/conselho-nacional-de-saude-publica-decide-hoje-medidas-de-contencao/
-
Grupo Lusófona suspende atividades na maioria das instituições de ensino superior
O Grupo Lusófona decidiu suspender, preventivamente e até 24 de março, a atividade na maioria das suas instituições de ensino superior, devido à epidemia de Covid-19, visando “garantir a segurança de toda a sua comunidade académica”. “A suspensão, de efeito imediato e até 24 de março de 2020, abrange atividades letivas presenciais, provas académicas, eventos e atendimento”, refere o grupo de ensino superior, em comunicado divulgado na noite de terça-feira.
A medida aplica-se às seguintes instituições: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, em Lisboa, Universidade Lusófona do Porto, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia e Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
“Para já, e uma vez que se inserem em regiões do país onde não foram detetados casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus, mantêm-se em funcionamento o Instituto Superior Dom Dinis, na Marinha Grande, o Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria e o Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém”, indica a nota.
Lusa
-
Setúbal suspende atividades em equipamentos municipais
A Câmara de Setúbal anunciou que vai suspender as atividades previstas para os equipamentos municipais de utilização pública a partir desta quarta-feira, com o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus.
Segundo fonte do gabinete da presidência do município, não obstante não serem conhecidos quaisquer casos de contaminação com este vírus no concelho de Setúbal, a autarquia decidiu suspender as atividades previstas paras as salas de espetáculos do Fórum Municipal Luísa Todi e Auditório Charlot, bem como nos museus e equipamentos desportivos, incluindo pavilhões e piscinas, até ao dia 25 de março.
Lusa
-
DGS atualiza Plano Nacional de Preparação e Resposta para o novo coronavírus
A Direção-Geral de Saúde atualizou esta terça-feira o documento do Plano Nacional de Preparação e Resposta para o Covid-19.
-
Pais pedem intervenção do Governo após agência recusar cancelar viagens de finalistas
Pais de cerca de 10.000 alunos que pagaram 595 euros pela viagens de finalistas a Espanha pediram esta terça-feira a intervenção do Governo, após a agência XTravel se recusar a cancelar as deslocações, na sequência da epidemia de Covid-19.
Em carta aberta dirigida à ministra da Saúde, ao ministro da Educação e à Diretora-Geral da Saúde, os subscritores dizem que a XTravel emitiu um comunicado em que “recusa cancelar a viagem de finalistas/Festival Village (FV2020)” a Punta Umbría, entre 28 de março e 3 de abril.
“Face às preocupações dos pais que pediram o cancelamento da viagem, a agência recusa assumir essa responsabilidade e responde com uma proposta, com quatro hipóteses, nenhuma das quais contemplando a devolução das verbas já pagas pelos alunos”, lê-se na carta publicada, pelas 19h, na rede social Facebook, contando, pelas 23h, com mais de 1.000 comentários.
Lusa -
Benfica anuncia medidas preventivas
“No âmbito das medidas preventivas e de contingência à propagação do COVID-19, e na sequência das recentes recomendações e decisões provenientes da Direção-Geral da Saúde, Federações e Ligas das diferentes modalidades desportivas”, o Benfica anunciou uma série de medidas entre as quais o adiamento da corrida Benfica (que seria a 5 de abril); o encerramento dos complexos de piscinas e ginástica; a suspensão das visitadas ao estádio, ao museu e ao Benfica Campus; não realização das conferências antes e depois do jogo por Bruno Lage; e suspensão temporária do futebol de formação
-
Chile anuncia quarentena para quem vem de Itália e de Espanha
O Chile anunciou que vai colocar em quarentena as pessoas que entram no país vindas de Espanha e de Itália num período de 14 dias, avança a CNN.
O ministro da Saúde Jaime Mañalich confirmou que serão prestados cuidados médicos aos necessitados durante o período de isolamento.
-
Azul, companhia onde Neeleman é acionista, reduz voos para Portugal
A Azul, a terceira maior companhia aérea brasileira, vai reduzir os voos para Portugal e para a Florida para responder aos riscos do surto do coronavírus do lado da oferta. Segundo o presidente executivo, John Rodgerson, as operações dentro do mercado brasileiro estão sob o controlo, mas a companhia vai cortar alguns voos domésticos no segundo trimestre.
-
Trump quer ajudar produtores de petróleo e gás
Ainda pouco se sabe sobre o plano que administração de Trump está a preparar para relançar a economia, mas a Bolsa de Nova Iorque recuperou esta terça-feira uma boa parte das perdas registadas na véspera. O índice Dow Jones Industrial valorizou mais de 5%, contrastando com o ambiente negativo que ainda se viveu esta terça-feira na Europa.
O Washington Post adianta que uma das medidas que está a ser ponderada é o apoio financeiro, através de empréstimos federais com juros baixos, a empresas de gás e petróleo americanas. Segundo o jornal, que cita quatro fontes, o presidente está preocupado com o impacto da forte queda do preço do petróleo nestes produtores, na sequência do braço-de-ferro entre a Rússia e a Arábia Saudita por causa dos cortes na produção.
Esta situação está a afetar sobretudo as empresas que produzem gás e petróleo de xisto, uma matéria-prima que deixa de ser competitiva se o petróleo mantiver os baixos preços. Muitas destas empresas estão altamente endividadas e estão localizadas na Pensilvânia, estado que é apontado como um “swinger” (que oscila ente democratas e republicanos) que pode ser crucial nas eleições presidenciais.
-
Secretária de Estado da Saúde britânica infetada com Covid-19
Nadine Dorries, secretária de Estado da Saúde, foi diagnosticada com Covid-19, noticiam os jornais britânicos.
https://twitter.com/danbloom1/status/1237508584222519298?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1237508584222519298&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theguardian.com%2Fworld%2Flive%2F2020%2Fmar%2F10%2Fcoronavirus-update-latest-italy-shutdown-lockdown-who-pandemic-outbreak-quarantine-uk-cases-usa-america-australia-live-news-updates
Dorries, de 62 anos, é a primeira política britânica a ser diagnosticada com o novo coronavírus e está agora em isolamento (os primeiros sintomas chegaram na passada sexta-feira).
No Twitter, Nadine Dorries agradece os votos de recuperação e diz esperar que o pior já tenha passado. “Estou mais preocupada com a minha mãe de 84 anos que está comigo e que hoje começou a tossir. Amanhã vai ser testada”.
Thanks for so many good wishes. It’s been pretty rubbish but I hope I’m over the worst of it now. More worried about my 84yo mum who is staying with me and began with the cough today. She is being tested tomorrow. Keep safe and keep washing those hands, everyone.
— Rt Hon Nadine Dorries (@NadineDorries) March 10, 2020
-
Ordem dos Médicos apela através do Facebook os médicos a reforçarem a Linha de Apoio ao Médico (LAM)
A Ordem dos Médicos apelou através do Facebook que os médicos se voluntariem para reforçar a linha que dá apoio aos outros médicos.
“Solicitamos que os médicos interessados em cooperar com a Linha de Apoio ao Médico (LAM) nos enviem mensagem privada (via facebook) com o seu nome profissional, cédula, contacto telefónico, e-mail e cidade de trabalho ou residência e que autorizem que os dados sejam partilhados com a tutela”.
Num comunicado assinado pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, pede que médicos, de forma voluntária, ajudem a reforçar a Linha de Apoio ao Médico: “a Linha de Apoio ao Médico continua subdimensionada e com falhas graves, pelo que a DGS necessita de mais médicos para trabalhar neste serviço telefónico móvel”.
O comunicado em forma de apelo acrescenta ainda que: “Como é do conhecimento público, têm sido noticiadas, a um ritmo quase diário, as dificuldades que esta linha está a ter. Perante o aumento exponencial do número de contactos sobre o COVID-19, a LAM não tem tido capacidade de resposta para o fluxo de chamadas”.
Recorde-se que o bastonário esta semana já tinha feito um outro pedido aos médicos para que se disponibilizassem para voltar a trabalhar temporariamente no serviço nacional de saúde, caso a evolução da epidemia o viesse a justificar.
-
Chiara Ferragni cria campanha de recolha de fundos
A conhecida blogger e influencer italiana Chiara Ferragni e o marido Fedez lançaram uma campanha de recolha de fundos cujo dinheiro será destinado à “ativação de uma nova terapia intensiva no Hospital San Raffaele” em Milão. A campanha visa dotar os cuidados intensivos do hospital de mais camas e já angariou mais de 3.5 milhões de euros. O arranque foi dado pelo casal mediático que na segunda-feira fez uma doação no valor de 100 mil euros.
Itália já regista mais de 10 mil casos de infeção.
-
Final da Algarve Cup cancelada para que seleção italiana volte ao seu país
A final da 27.ª edição da Algarve Cup entre as seleções de futebol feminino da Alemanha e da Itália, marcada para esta quarta-feira, foi cancelada, devido à supressão de voos para Itália, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol.
“Devido à situação de emergência que se vive em Itália e à consequente supressão de voos com destino ao seu país, entendeu-se que a melhor solução seria o regresso da comitiva italiana o mais rápido possível”, pode ler-se na nota publicada no site oficial do organismo.
Desta forma, a organização do torneio decidiu cancelar a final que deveria realizar-se na quarta-feira, às 18h45, no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal (Lagoa).
Lusa
-
Suspensas missas e outras atividades paroquiais em Felgueiras
O bispo do Porto, Manuel Linda, suspendeu hoje a celebração de missas e de outras atividades paroquiais comunitárias no concelho de Felgueiras, devido à epidemia de Covid-19.
Uma nota publicada na página na internet da Diocese do Porto, assinada por Manuel Linda, explica que a medida foi tomada após uma reunião realizada hoje, na qual o clero de Felgueiras pediu a “suspensão das celebrações e outras atividades paroquiais comunitárias, em linha com o recomendado pelas autoridades para a não difusão do coronavírus”.
“Atendendo às razões invocadas, para bem do povo de Deus da Vigararia de Felgueiras, concedo autorização para a suspensão de todas as atividades comunitárias”, como litúrgicas, devocionais ou catequético-formativas, “com exceção de sacramentos muito urgentes e de funerais”, refere a nota, adiantando que, “nestes casos, participarão o menor número de pessoas”.
Lusa
-
Turquia confirma primeiro caso de Covid-19
O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, anunciou este terça-feira o primeiro caso de infeção por Covid-19. O paciente em questão está em isolamento e a respetiva família está sob observação.
-
Universidade Católica suspende aulas presenciais no Porto e em Braga
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou esta terça-feira a suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, e durante duas semanas, nos centros regionais do Porto e de Braga, devido à epidemia de Covid-19.
Em mensagem dirigida aos estudantes, docentes e colaboradores, publicada na página na internet da UCP, a reitora, Isabel Capeloa Gil, explica que nos centros regionais do Porto e de Braga “são suspensas as aulas presenciais por duas semanas”, acrescentando que estas faculdades “comunicarão oportunamente as medidas adotadas para a substituição da lecionação”, mantendo-se “todas as outras medidas restritivas entretanto adotadas”.
Na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, “são suspensos os eventos com participação externa (‘workshops’, reuniões, seminários, conferências) por tempo indeterminado”.
Lusa
-
Adiada entrega dos Prémios Sophia do cinema português e festival MIL cancelado
A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, agendada para 22 de março, foi adiada “até que o problema do coronavírus esteja solucionado”, anunciou esta terça-feira a Academia Portuguesa de Cinema, que atribui os galardões.
A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia foi “adiada em prol da saúde pública”, lê-se no comunicado divulgado pela Academia.
A 4.ª edição do Festival MIL – Lisbon International Music Network, que é também uma convenção dedicada à promoção e internacionalização da música dos países de língua portuguesa, anunciada para os próximos dias 25 a 27 deste mês, em Lisboa, foi cancelada, de acordo com o comunicado da organização, esta terça-feira divulgado.
Lusa
-
Hospitais de Lisboa Central restringem visitas a doentes a uma pessoa por dia
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) decidiu esta terça-feira limitar as visitas aos doentes a uma pessoa/dia e num período único entre as 12h30 e as 19h30, como medida de proteção contra o novo coronavírus.
Em comunicado, o CHULC, que agrupa os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, refere que estas e outras medidas constam do Plano de Contingência feito de acordo com recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e destinam-se a “acautelar a segurança, promover a continuidade da atividade da instituição e contribuir para as práticas de prevenção e controlo da infeção”.
Lusa
-
Autoridades angolanas admitem sinalizar Portugal caso número de casos aumente
O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola garantiu esta terça-feira que Portugal não integra a lista de Estados sinalizados pelo executivo angolano devido ao surto do novo coronavírus, mas admite que é algo que pode mudar “se continuarem os casos a aumentar”, garantindo que, por enquanto, este é um cenário que ainda não está em cima da mesa.
“Sabemos que temos bastante comunicação aérea com Portugal, acompanhamos também essa cadência epidemiológica e isso poderá ditar a entrada ou não entrada” na lista de países assinalados, referiu o governante.
Lusa
-
Estudo chinês indica factores de risco associados a morte em hospital. Idade e problemas de coagulação