Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 16
  • Ovar. “A cidade está toda parada, parece que nos desligaram as máquinas”

    Na sexta-feira, a situação era “complicada”. Esta terça, foi declarado estado de calamidade. Com comércio e serviços não essenciais fechados, os habitantes antecipam prejuízos e já pedem ajuda. Um texto das jornalistas Ana Catarina Peixoto e Maria Martinho:

    Ovar. “A cidade está toda parada, parece que nos desligaram as máquinas”

  • Fundação Benfica adquire três ventiladores e ajuda idosos isolados

    A Fundação Benfica, juntamente com a Guarda Nacional Republicana (GNR), vai ajudar cerca de 3 mil idosos isolados, uma população que poderá ficar mais exposto à pandemia de Covid-19, tendo ainda adquirido três ventiladores.

    “O Sport Lisboa e Benfica, através da Fundação Benfica, e a GNR estabeleceram e iniciaram uma parceria que permitirá atribuir um apoio social de emergência a cerca de 3 mil idosos isolados e já sinalizados ao abrigo do ‘Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança’, iniciativa do Ministério da Administração Interna, e implementada pela GNR”, lê-se num comunicado das ‘águias’.

    De acordo com a mesma nota, esta “trata-se de uma decisão e medida implementada de forma atempada e que procura atuar, desde já, junto de um dos grupos de maior fragilidade a nível nacional e que, face ao contexto de pandemia associada ao novo coronavírus, ficará, naturalmente, mais exposto pela quebra de parte da sua rede de suporte que se perspetiva”.

    Numa primeira fase serão atribuídos 3 mil packs alimentares individuais “Juntos cuidamos de si”. “Adicionalmente foram já adquiridos três ventiladores que serão colocados à disposição do Serviço Nacional de Saúde, designadamente com destino a hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, Porto e Coimbra”, adiantam ainda as “águias”.

    Lusa

  • Espinho ativa plano de emergência

    O presidente da Câmara de Espinho, no distrito de Aveiro, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil para o concelho, onde existem cinco casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (Covid-19).

    No despacho, a que a Lusa teve acesso, Joaquim Pinto Moreira justifica a medida com o “elevado número de casos confirmados com a infeção Covid-19 nos municípios limítrofes de Espinho, nomeadamente em Santa Maria da Feira e Ovar”, sendo que este último, que faz fronteira a sul com Espinho, declarou hoje o “estado de calamidade pública”.

    Ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil, que se pronunciou unanimemente favorável à ativação do plano de emergência, esta apelou ainda para o “reforço da capacidade e meios de resposta ao controlo e proteção da cadeia epidemiológica” e das “medidas de emergência social”.

    Em declarações à Lusa, Joaquim Pinto Moreira diz tratar-se de um reforço das medidas de contenção já em vigor em Espinho. Recordando que existem “dinâmicas sociais, territoriais e fluxos consideráveis de pessoas” entre os dois concelhos, o autarca apelou aos munícipes para, nesta fase, evitarem relações de proximidade com os habitantes de Ovar.

    Lusa

  • Hospital de Abrantes perde Maternidade e Ortopedia devido ao novo coronavírus

    O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou hoje, em comunicado, que vai transferir duas unidades do Hospital de Abrantes para outros hospitais, no âmbito do reforço das medidas do plano de contingência face à pandemia do Covid-19.

    O CHMT vai transferir temporariamente a Maternidade e o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia para o Hospital de Torres Novas, para passar a receber doentes infetados com o novo coronavírus no Hospital de Abrantes. O serviço de ortopedia, também situado na Unidade Hospitalar de Abrantes, será transferido para a Unidade Hospitalar de Tomar.

    “Estas transferências temporárias permitirão reforçar, na Unidade Hospitalar de Abrantes, as condições operacionais ao nível da urgência e emergência e nos aspetos críticos da salvaguarda da vida, para prestarmos os cuidados assistenciais que os doentes necessitam, preservando-se, tanto quanto possível, a segurança de profissionais e utentes”, pode ler-se no comunicado.

    O comuniado refere ainda que foi criada uma “task force” — o Grupo para a Coordenação da Resposta em Medicina Intensiva, que integra mais de 12 especialistas — para operacionalizar estas medidas, com vista a reforçar a segurança dos utentes e profissionais de saúde.

  • China anuncia vacina e autoriza testes em humanos

    O Ministério da Defesa chinês anunciou que “desenvolveu” com sucesso uma vacina contra a Covid-19. Num comunicado emitido esta terça-feira e citado pela agência EFE, é ainda adiantando que foram autorizados os testes em humanos — embora não seja detalhado exatamente quando é que estes vão avançar.

    Segundo a nota, a vacina foi desenvolvida por uma equipa de investigação da Academia Militar de Ciências e foi desenvolvida de acordo com “padrões internacionais e regulamentos locais”, estando pronta para se avançar para uma “produção em larga escala, segura e eficaz”.

  • Turquia regista a primeira vítima mortal da Covid-19A

    Um doente de 89 anos morreu esta terça-feira depois de ter ficado infetado com o novo coronavírus, na Turquia, escreve o The Guardian, um país onde há 51 pessoas contaminadas. É a primeira vítima mortal registada neste país, anunciou o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, em conferência de imprensa.

  • Professor em Arcos de Valdevez é o quarto caso confirmado no concelho

    Um professor que leciona em Arcos de Valdevez é o quarto caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus no concelho, o que eleva para sete o número de casos confirmados no distrito de Viana do Castelo, foi hoje anunciado.

    “É o primeiro caso positivo de um colega infetado pelo novo cornavírus”, lê-se na nota hoje publicada na página oficial do agrupamento escolar no Facebook. O documento acrescenta que “será a delegada de saúde a estabelecer a comunicação com os professores, os assistentes técnicos e operacionais e os alunos que estiveram em contacto com o professor em causa”.

    “Todos os esclarecimentos e medidas preventivas serão emanados pela Direção-Geral da Saúde. Nesse sentido, aguardamos orientações oficiais das entidades competentes”, acrescenta a nota publicada cerca das 20:00.

    No sábado, as autoridades de saúde confirmaram a infeção pelo novo coronavírus em três outras pessoas daquele concelho, um casal e uma filha.

    Lusa

  • PS/Madeira apela a Marcelo e Costa para que fechem aeroportos do arquipélago

    O grupo parlamentar do PS/Madeira apelou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, para que o Estado proceda ao encerramento dos aeroportos do arquipélago como medida de contenção da pandemia de Covid-19.

    “Vivemos tempos de exceção onde todos temos de ser responsáveis e solidários”, afirmou o deputado e candidato a líder da estrutura regional do PS Paulo Cafôfo, adiantando que transmitiu o apelo a Marcelo Rebelo de Sousa por telefone.

    “O contacto com o Presidente da República, por via telefónica, visou salientar a premência do encerramento do Aeroporto da Madeira, uma decisão que já deveria ter sido tomada aquando do pedido das regiões autónomas dos Açores e Madeira”, disse, em conferência de imprensa, no Funchal.

    No dia 15 de março, o presidente do Governo da Madeira, o social-democrata Miguel Albuquerque, anunciou ter exigido ao primeiro-ministro “o encerramento imediato” dos aeroportos do arquipélago – em Santa Cruz, na ilha da Madeira, e na ilha de Porto Santo – devido à pandemia do Covid-19.

    O deputado socialista indicou, no entanto, que o encerramento dos aeroportos do arquipélago deve assegurar as “especificidades da região” e a “solidariedade” com as comunidades madeirenses.

    Paulo Cafôfo sublinhou que deve ser garantida a saída dos turistas que o pretendam fazer, o abastecimento normal de produtos essenciais, a deslocação dos residentes por motivos médicos inadiáveis ou outros assuntos urgentes, bem como o regresso dos madeirenses residentes no continente, estudantes ou emigrantes.

    Lusa

  • Há pessoas infetadas em todos os estados norte-americanos

    Com Virgínia Ocidental a confirmar o primeiro caso de Covid-19 esta terça-feira, todos os estados norte-americanos têm, pelo menos, uma pessoa infetada. Nos EUA, o número já ultrapassa os 6.400 contaminados.

    Os EUA atingiram também esta terça-feira a barreira dos 100 mortos ligados ao novo coronavírus: são agora 109 vítimas mortais. Cerca de metade das mortes foram registadas no estado de Washington. O surto fez ainda 12 mortos em Nova Iorque e 11 na Califórnia.

  • Ceferin, o advogado cinturão negro no karaté que esteve na Guerra dos Dez Dias e hoje lidera a UEFA

    O avô tinha sido advogado. O pai, além de jornalista e dramaturgo (com duas peças escritas a chegarem depois ao Teatro de Ljubljana), seguiu também pelo Direito e estudou na Universidade de Ljubljana, onde o pai tinha sido professor. O neto, esse, dificilmente poderia ter seguido outro caminho. Ainda assim, o caminho dentro da mesma estrada foi outro. O avô era especialista em direito cooperativo agrícola. O pai especializou-se e fez escola nas posições e no exercício da advocacia. O neto, que também andou na mesma Universidade, preferiu outro mundo, mais ligado à representação de desportistas e aos clubes de futebol. O neto é Aleksander Ceferin, o nome que esta terça-feira todos ouviram a propósito das decisões do futebol europeu a breve e médio prazo.

    O advogado de cinturão negro no karaté que esteve na guerra da independência da Eslovénia: Ceferin, o líder que decide o futebol na Europa

  • EUA vão recusar imigrantes ilegais nas fronteiras para evitar propagação da Covid-19

    A administração Trump está a planear recusar todos os requerentes de asilo e outros imigrantes que tentem entrar ilegalmente nos Estados Unidos a partir do México. Segundo o The New York Times, que cita quatro fontes da administração, na base desta medida — que será anunciada nas próximas 48 horas — está o facto de o país não querer arriscar que o novo coronavírus se espalhe nos centros de detenção e que acabe por contaminar os agentes que se encontram na fronteira.

    Assim, os requerentes de asilo ou imigrantes ilegais vão ser enviados de volta para o México, em vez de serem mantidos nas instalações norte-americanas enquanto aguardam autorizações. Fontes da administração Trump explicaram ao The New York Times que muitos dos imigrantes que tentam atravessar a fronteira já estão doentes ou não têm documentos suficientes com o seu historial clínico.

  • Merkel admite pela primeira vez analisar emissão de dívida conjunta na UE. Estarão as "Coronabonds" a caminho?

    A chanceler alemã admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de os estados-membros se juntarem para emitirem dívida europeia. Após a reunião extraordinária do Conselho Europeu desta terça-feira, Angela Merkel revelou aos jornalistas que pediu ao ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, que analise a possibilidade, remetendo a discussão para o Eurogrupo — que reúne os ministros das finanças do euro sob a liderança de Mário Centeno. De acordo com a agência Bloomberg, a questão foi levantada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

    Normalmente apelidados de eurobonds (obrigações europeias), desta vez, estão em causa os “coronabonds”, como apelidou a agência Bloomberg, para fazer face às consequências económicas da pandemia.

    A hipótese de a União Europeia pedir emprestado (substituindo-se aos estados-membros) é já antiga e a discussão ganhou mais força durante a crise do euro, na última década, mas nunca chegou a avançar.

    Agora, pela primeira vez, a Alemanha parece estar disponível para esta solução, numa altura em que os juros da dívida pública de alguns países, incluindo Portugal, estão a subir. A emissão de dívida europeia permitiria proteger países em situação financeira mais débil (nomeadamente os que têm dívidas elevadas), oferecendo aos investidores garantia de estabilidade.

  • Instituto Português do Sangue alerta para forte redução de dadores

    O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) admitiu hoje “uma forte redução no número de dadores”, devido ao surto de Covid-19 no país, tendo decidido avançar para o nível amarelo de alerta.

    Em resposta enviada à Lusa, o IPST, presidido por Maria Antónia Escoval, reconheceu também “uma redução” na reserva estratégica nacional de sangue, acompanhada de “uma diminuição de 22 por cento no número de colheitas realizadas”. No entanto, o organismo público garantiu que as necessidades imediatas estão asseguradas.

    “Neste momento, permite responder às necessidades, uma vez que a diminuição nas colheitas de sangue e componentes sanguíneos foi acompanhada de uma redução nos consumos devido ao adiamento de intervenções programadas nos hospitais”, referiu o IPST, salientando que “não é possível antever com exatidão a quebra até ao final de março”.

    A reserva estratégica nacional de sangue contempla quatro níveis de alerta no seu plano de contingência: verde, amarelo, laranja e vermelho, sendo este último o mais grave ativado quando as reservas do país não forem além de três dias.

    Por agora, o alerta amarelo levou já a um reforço de medidas do IPST. “Envolve o reforço do envio de SMS [mensagens curtas via telemóvel] de convocatória de dadores ativos, o aumento da atividade da colheita de componentes por aférese, o reforço do planeamento das sessões de colheita com alargamento dos horários e o agendamento prévio com hora marcada, que permite não ter tantos dadores em simultâneo nos locais fixos de colheita, sendo um garante de segurança para profissionais de saúde e dadores”, adiantou.

    Face à propagação do novo coronavírus, o IPST revelou também ter alterado as estratégias relativas à área de gestão do contacto com dadores e de planeamento das sessões móveis de colheita, que estão agora “interditas por razões de segurança, uma vez que não cumprem as condições de distanciamento e a existência de um espaço para isolamento”, como definido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Lusa

  • Conmebol aponta 6 de maio para regresso da Taça Libertadores

    O presidente da Confederação sul-americana de futebol (Conmebol) apontou hoje o dia 6 de maio como a data provisória para o reinício da Taça Libertadores, após a sua suspensão por causa da pandemia de Covid-19.

    “A Taça Libertadores, na melhor das hipóteses, só voltará em 6 de maio. É uma previsão otimista, que estará dependente da situação de cada país num futuro próximo. Cada país é uma realidade distinta. Em primeiro lugar está a saúde, sempre”, disse Alejandro Domínguez, em declarações ao canal Fox Sports.

    O dirigente paraguaio mostrou-se otimista de que haverá tempo ainda durante este ano para ajustar os calendários e confirmou que a Copa América se disputará em 2021, na Colômbia e na Argentina, recordando que cabe à FIFA anunciar as datas das eliminatórias sul-americanas para o Mundial2022, no Qatar. “Nós somos apenas intermediários, fazemos propostas e a FIFA é que decide. Os nossos calendários têm de estar unificados”, disse Alejandro Domínguez.

    A Taça Libertadores foi suspensa na passada quinta-feira, 12 de março, para evitar a propagação do novo coronavírus, após as primeiras jornadas da fase de grupos.

    Lusa

  • PGA Championship é o segundo "major" de golfe a ser adiado

    O PGA Championship, um dos quatro torneios de golfe mais importantes do calendário internacional, que seria disputado entre 11 e 17 de maio, foi adiado devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização da prova.

    “Durante o processo de avaliação, comprometemo-nos a seguir as indicações das autoridades de saúde pública, pelo que o adiamento é a melhor decisão para todos os envolvidos”, justificou o presidente da PGA America, Seth Waugh.

    O torneio, que seria disputado entre 11 e 17 de maio, em São Francisco, nos Estados Unidos, é o segundo ‘major’ a ser adiado devido ao novo coronavírus, depois de na semana passada o Masters de Augusta também ter sido reagendado.

    Lusa

  • Agências de viagens trabalham para acudir turistas portugueses no estrangeiro, garante Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo

    A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) garantiu hoje que as agências estão “a fazer todos os esforços para acudirem” os turistas portugueses no estrangeiro, depois do encerramento de várias fronteiras devido à pandemia de Covid-19.

    “Tal como todos os agentes de viagens em todo o mundo, os agentes de viagens portugueses estão a fazer todos os esforços para acudirem a esta situação de exceção”, refere a APAVT num comunicado. O documento foi emitido em resposta ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, que hoje apelou às agências de viagens para que não deixem os turistas “sozinhos nestas circunstâncias difíceis”.

    “O Estado, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), da nossa embaixada (em Jacarta) e dos serviços centrais apoia, mas evidentemente que o Estado não pode substituir-se às agências de viagens com os quais foram contratados estes percursos”, afirmou Augusto Santos Silva, destacando a situação que se verifica no continente asiático.

    No comunicado hoje emitido, a APAVT adianta que “não ‘encontrou’, até à data, qualquer cliente de agências de viagens nas Filipinas que não esteja a ser devida e profissionalmente acompanhado”. A APAVT acrescenta que um grupo de turistas portugueses nas Filipinas “terá marcado as suas viagens sem o auxílio de uma agência de viagens”.

    Lusa

  • Como se proteger, dentro e fora de casa: um manual animado

    Que cuidados deve ter com a comida? Que cuidados deve ter ao partilhar refeições? Quando deve usar máscara? Está mesmo a lavar bem as mãos? Há gestos automáticos difíceis de mudar. Este vídeo vai ajudá-lo — com desenhos.

  • Lisboa vai ter dois centros de rastreio e diagnóstico da Covid-19 já esta semana

    A Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, vai instalar duas unidades em Lisboa de diagnóstico da Covid-19. A abertura destes dois centros está já prevista para esta semana, segundo informações obtidas pelo Observador. Uma unidade será instalada na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, havendo ainda um Centro de Rastreio Móvel (drive-thru) no Parque das Nações.

    Estes dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. O Centro de Rastreio da Quinta dos Frades terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes, funcionando com dois médicos e seis técnicos laboratoriais. Já o Centro de Rastreio Móvel, instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, terá capacidade para 150 análises diárias – podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

    Os testes nestas unidades de despistagem, a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs, serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada unidades de saúde do SNS. Todos os testes serão gratuitos e as unidades vão estar abertas ao fim desta semana.

    Lisboa vai ter dois centros de rastreio da Covid-19 já esta semana

  • Dois vizinhos, dois quintais, um saxofone e uma guitarra: todos os dias, às 16h, eles tocam juntos à distância

    O saxofonista Ricardo Toscano e o guitarrista Bruno Santos são vizinhos e têm quintais. Esta terça-feira, cada um no seu, tocaram juntos. A ideia é repetir todos os dias — e esta 4ª com Rita Redshoes. Leia aqui:

    Dois vizinhos, dois quintais, um saxofone e uma guitarra: todos os dias, às 16h, eles vão tentar tocar juntos à distância

  • Casos confirmados no Brasil aumentam para 291

    O Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus e monitoriza 8.819 casos suspeitos, após ter sido hoje anunciada a primeira morte causada pela Covid-19 no país, informou o Ministério da Saúde.

    Segundo o governo brasileiro, a idade média dos infetados é de 42 anos, sendo que o país já descartou 1.890 casos suspeitos.

    São Paulo continua a ser o estado mais afetado pela Covid-19, com 164 infetados, seguindo-se o Rio de Janeiro com 33 casos confirmados. Estes são também os únicos estados brasileiros que registam casos de transmissão comunitária, que é quando há uma maior difusão do vírus, e as autoridades de saúde já não conseguem identificar a trajetória de infeção.

    Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apelou para que os doentes sem sintomas graves façam os seus tratamentos no domicílio, de forma a libertar camas para os pacientes em estado mais grave.

    Lusa

1 de 16