Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 10
  • Bom dia. Vamos continuar a acompanhar todas as notícias sobre esta pandemia aqui. Até já.

    Três quartos dos portugueses concordam com estado de emergência

  • "O pior da pandemia está para vir". Editorial do The New York Times apela a que Trump apoie lockdown nacional

    O conselho editorial do New York Times, um dos principais jornais norte-americanos, diz que chegou o momento de Donald Trump promover o encerramento de espaços e o isolamento social a nível nacional durante 15 dias para ganhar tempo para uma verdadeira estratégia de combate ao coronavírus. Os Estados Unidos tinha esta terça-feira 54,808 infetados e um total de 775 mortes.

    “O pior da pandemia está para vir”. Editorial do The New York Times apela a que Trump apoie lockdown nacional

  • Associação Nacional das Farmácias pede intervenção do Governo para repor abastecimento de produtos

    A Associação Nacional das Farmácias (ANF) pediu esta terça-feira a intervenção do Governo para repor o abastecimento de produtos de saúde de primeira necessidade, para combater a crise sanitária provocada pela Covid-19.

    “Máscaras, gel desinfetante, paracetamol, termómetros, matéria-prima para manipulados e equipamento de proteção individual desapareceram quase totalmente das farmácias”, alerta a direção da ANF em carta enviada ao primeiro-ministro.

    Associação Nacional das Farmácias pede intervenção do Governo para repor abastecimento de produtos

  • ONU pede "atenuação" urgente das sanções contra países como o Irão

    A ONU pediu esta terça-feira que as sanções internacionais impostas contra o Irão e outros países, como Venezuela, Cuba e Coreia do Norte, sejam “atenuadas ou suspensas” durante o atual “período crucial” da pandemia da Covid-19.

    ONU pede “atenuação” urgente das sanções contra países como o Irão

  • Lar de idosos de Vila Real vai ser evacuado

    O presidente da Câmara de Vila Real disse hoje à agência Lusa que o Lar da Nossa Senhora das Dores vai ser evacuado e os 15 utentes infetados com Covid-19 transferidos para o hospital militar do Porto. Rui Santos adiantou que os restantes cerca de 60 utentes da instituição vão ser encaminhados, durante a manhã de quarta-feira, para o hospital militar de Braga, que está entregue à Cruz Vermelha.

    Estamos a ver quantos precisam de ambulâncias, de cadeiras de rodas, alguns irão de autocarro, portanto estamos a operacionalizar isso aqui no Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS)”, explicou Rui Santos.

    Depois da evacuação, vai ser desinfetado o edifício, localizado no centro histórico da cidade, e “à medida que for possível, irá reabrir”, acrescentou.

    Autarca de Vila Real alerta para situação grave de 20 infetados em lar

  • Netflix pode ser bloqueada caso serviços prioritários sejam prejudicados durante a pandemia

    O governo aprovou esta segunda-feira um decreto-lei que permite aos operadores suspenderem serviços como os streaming de séries e filmes (como a Netflix ou a HBO), clubes de videojogos, plataformas para downloads e a funcionalidade de assistir a programas em diferido se isso colocar em causa a integridade da rede de telecomunicações.

    Netflix pode ser bloqueada caso serviços prioritários sejam prejudicados durante a pandemia

  • Agricultura reforça segurança alimentar para produzir mas escoa menos

    A corrida aos supermercados da semana passada correspondeu a um esforço acrescido das explorações e das centrais hortofrutícolas. Já esta semana, a procura de hortofrutícolas em fresco é menor.

    Agricultura reforça segurança alimentar para produzir mas escoa menos

  • Investigadores do Técnico produzem viseiras de proteção em impressoras 3D

    Investigadores do Instituto Superior Técnico criaram um projeto de viseira para profissionais de saúde que pode ser descarregado da internet e fabricado numa impressora 3D. Projeto vai envolver toda a comunidade do IST e convida quem tiver impressoras 3D a colaborar.

    Investigadores do Técnico produzem viseiras de proteção em impressoras 3D

  • Metade da população do Reino Unido pode estar infetada com o novo coronavírus

    Uma investigação da Universidade de Oxford indica que número de infetados pelo coronavírus no Reino Unido pode ser superior aos dados oficias. A imunidade de grupo pode ser real. Falta testar.

    Metade da população do Reino Unido pode estar infetada com o novo coronavírus

  • Carris altera horários

    A Carris anunciou hoje alteração de horários nas carreiras, passando a vigorar nos dias úteis os horários de sábado, na sequência da pandemia da Covid-19.

    A Carris implementou, juntamente com a sua equipa de operação, motoristas e guarda-freios, procedimentos de monitorização da lotação dos autocarros e elétricos e vai fazer reforços pontuais sempre que se justificar”, pode ler-se no comunicado.

    A Carris adianta que ao fim de semana o serviço vai ser feito consoante os horários de sábado e domingo, respetivamente, com exceção das carreiras de bairro, dos ascensores e do elevador de Santa Justa.

    Lusa

  • Portway deixa de renovar contratos a termo após quebra na atividade superior a 90%

    A Portway decidiu não renovar os contratos a termo para assegurar que continua em funcionamento. Em causa está uma quebra na atividade superior a 90% devido à pandemia de Covid-19. Porém, a Portway garantiu que tenciona voltar a contratar, “à medida que o volume do negócio for recuperando”.

    Portway deixa de renovar contratos a termo após quebra na atividade superior a 90%

  • Costa reuniu-se com bancada do PS e ficou o aviso de que a crise "está para durar"

    O secretário-geral do PS explicou hoje à bancada socialista as medidas do Governo para travar a pandemia da Covid-19, numa reunião em que ficou o aviso de que os efeitos da crise económica estão para durar.

    De acordo com a líder da bancada socialista, ao longo da reunião, António Costa explicou cada uma das medidas tomadas pelo Governo, mas ouviu igualmente aquilo que os deputados em cada uma das regiões “sentem e identificam no terreno”.

    Costa reuniu-se com bancada do PS e ficou o aviso de que a crise “está para durar”

  • Universitários vão continuar a receber bolsas durante interrupção das aulas

    O Governo vai manter o pagamento das bolsas de estudo no Ensino Superior durante a interrupção das aulas, bem como das bolsas e contratos de investigação pela FCT e das bolsas de apoio à realização de períodos de estudo em mobilidade.

    Universitários vão continuar a receber bolsas durante interrupção das aulas

  • Hospitais privados prontos a receber e tratar doentes e aliviar SNS

    Os hospitais privados adiantaram esta terça-feira que vão acolher e tratar doentes com Covid-19, dando cumprimento à norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a fase de mitigação da pandemia, manifestando-se também disponíveis para internar outros doentes, aliviando o SNS.

    Hospitais privados prontos a receber e tratar doentes e aliviar SNS

  • Isolamento profilático de 14 dias para não residentes no distrito da Guarda

    Todos os cidadãos que regressem do estrangeiro ou de outras zonas do país e que se instalem na região da Guarda estão obrigados a cumprir um isolamento profilático de 14 dias, foi esta terça-feira anunciado. Em comunicado, a delegada de saúde coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, Ana Isabel Correia Viseu, tornou pública a determinação, “perante a atual situação epidemiológica da infeção por Covid-19”.

    O comunicado refere que a medida é divulgada “através da colaboração da Comissão Municipal de Proteção Civil de cada município [abrangido pela ULS da Guarda], para atuação imediata”.

    Lusa

  • Funcionárias de lar de Vila Real gritam à janela: “ajudem-nos”

    “Queremos ajuda. Queremos fazer os testes”, gritaram esta terça-feira à janela as funcionárias de um lar de Vila Real onde 20 pessoas estão infetadas com Covid-19. Presidente da câmara, que falava à comunicação junto ao Lar da Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade, momento que foi aproveitado por algumas funcionárias para lançarem um grito de socorro, exigiu ao Estado uma “resposta imediata”.

    Funcionárias de lar de Vila Real gritam à janela: “ajudem-nos!”

  • Câmara de Lisboa adia pagamento de rendas municipais até 30 de junho

    A Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai adiar o pagamento das rendas em todos os fogos municipais até 30 de junho devido à covid-19, medida que abrange 24 mil famílias, num valor estimado de 5 milhões de euros.

    Numa informação enviada à Lusa, fonte da autarquia explicou que, após este período de suspensão do pagamento das rendas, “o valor que não foi cobrado poderá ser liquidado durante 18 meses, sem qualquer juro ou penalização”.

    “A qualquer momento as famílias poderão solicitar a reavaliação do valor das rendas, nomeadamente por diminuição de rendimentos do agregado, por razão de desemprego ou acentuada quebra de rendimentos”, avançou fonte do município de Lisboa.

    Lusa

  • Eurogrupo não exclui "coronabonds" mas privilegia linha de crédito

    O Eurogrupo não excluiu hoje a possível criação de coronabonds como resposta à pandemia de Covid-19, mas focou-se sobretudo na possibilidade de ativar uma linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), disse Mário Centeno.

    Numa [tele]conferência de imprensa após mais uma reunião do Eurogrupo por videoconferência, o presidente do Eurogrupo indicou que houve um “amplo apoio” à ideia de o MEE, o fundo de resgate permanente da zona euro, disponibilizar uma linha de crédito específica para todos os Estados-membros, que poderiam receber imediatamente fundos num montante equivalente a 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) para medidas de combate ao novo coronavírus.

    Sublinhando por diversas vezes que esta ainda é apenas uma possibilidade que começou a ser discutida e que “é preciso mais trabalho para se chegar à meta”, Centeno, questionado sobre a possibilidade de emissão comum de dívida, ou os chamados coronabonds, defendida por muitos economistas e líderes políticos, apontou que “nenhuma solução foi hoje afastada” e garantiu que serão “exploradas todas as possibilidades”.

    Todavia, quer o presidente do Eurogrupo, quer o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, quer o diretor do MEE, Klaus Regling, centraram-se na possibilidade de recurso a um instrumento de precaução já existente, uma linha de crédito condicional, que, apontaram, teve bom acolhimento entre a generalidade dos ministros das Finanças, um fator que apontaram ser importante, dado esta questão exigir consensos.

    Lusa

  • Brasil ultrapassa os 2.000 infetados e regista 46 mortos

    O número de casos positivos do novo coronavírus no Brasil ultrapassou hoje os dois mil, com o país a registar 2,201 infetados e 46 mortos, informou o Ministério da Saúde brasileiro. Na segunda-feira, o Brasil tinha 1.891 infetados, ou seja, registou-se um aumento de 310 casos em 24 horas.

    São Paulo é o estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus, contabilizando 40 mortos e 810 infetados. Segue-se o Rio de Janeiro com seis óbitos e 305 casos confirmados de infeção. Assim, o sudeste brasileiro, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, é a região com o maior número de infetados, totalizando 1.278 casos confirmados da Covid-19.

    Lusa

  • Messi doa um milhão de euros para ajudar no combate à Covid-19

    O Hospital Clínico de Barcelona anunciou esta terça-feira que o jogador Lionel Messi vai doar um milhão de euros para ajudar na luta contra o novo coronavírus. O dinheiro será repartido entre este hospital e outro centro médico na Argentina.

1 de 10