Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Continuaremos a acompanhar a pandemia de Covid-19 num novo liveblog, aqui:

    China regista 67 novos casos vindos do exterior

  • Wall Street encerra sem rumo por discussão sobre estímulos à economia continuar no Senado

    A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo, devido a um recuo do Nasdaq, mas com os ganhos do Dow Jones e S&P500 a reduzirem-se no final da sessão perante um impasse na aprovação do pacote de ajuda económico. Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 2,39%, para os 21.200,55 pontos. Na terça-feira este índice conhecera a sua subida mais alta desde março de 1933, ao avançar mais de 11%.

    Para este índice emblemático da praça nova-iorquina esta foi a segunda sessão consecutiva de subida, o que aconteceu pela primeira vez desde há mais de um mês.

    Lusa

  • Já há mapa das 35 áreas de diagnóstico Covid-19 em centros de saúde. Veja aqui quais são

    O mapa com a rede das Áreas de Diagnóstico Covid-19 acabou de ser divulgado. São 35 áreas de diagnóstico da Covid-19 que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai abrir, dentro de alguns centros de saúde, complementares à rede hospitalar.

    São áreas reservadas a utentes com suspeitas de Covid-19, compostas por duas salas de observação, com áreas de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos demais pacientes. Cada unidade é composta por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

    Grande Lisboa 35 áreas de diagnóstico Covid-19 em centros de saúde. Veja aqui quais são

  • Reino Unido regista cerca de 1.500 novos casos

    O Reino Unido atualizou o número de casos positivos — 1.452 novos casos desde o balanço feito na passada terça-feira, ou seja, até às 9h de hoje. O número de infetados sobe assim para 9.529. O número de vítimas mortais tinha sido atualizado horas antes pelo Serviço Nacional de Saúde britânico — foram registadas 41 mortas, fazendo subir a contabilização de 422 para 463.

  • Quatro emigrantes detidos em Chaves por desobediência à quarentena

    Quatro emigrantes de Ribeira de Pena, com idades entre os 19 e 46 anos e que trabalham no Luxemburgo, foram detidos pela PSP de Chaves por “desobediência e desrespeito à quarentena que foi imposta”, disse hoje à Lusa fonte da força policial.

    Segundo o comandante da divisão de Chaves, Luís Alves, os emigrantes entraram em território português dia 22 de março e foram notificados pela GNR presente na fronteira a permanecer em quarentena durante os 14 dias determinados por lei.

    Lusa

  • Madeira estima "impacto negativo" de 580 milhões de euros até setembro e mil milhões no final ano

    As medidas de contenção da pandemia de covid-19 terão um “impacto negativo” na economia da Região Autónoma da Madeira superior a 580 milhões de euros até setembro, afirmou esta quarta-feira o vice-presidente do Governo regional.

    Pedro Calado indicou também que, até ao final do ano, o impacto vai rondar os mil milhões de euros, razão pela qual a região pediu ao Governo da República a “suspensão imediata” das Lei das Finanças Regionais, mas ainda não obteve resposta.

    Madeira estima “impacto negativo” de 580 milhões de euros até setembro e mil milhões no final ano

  • Tesla. Elon Musk reabre fábrica de Nova Iorque para produzir ventiladores

    Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que vai reabrir a fábrica de Nova Iorque para produzir ventiladores, “tão cedo quanto for humanamente possível”.

    A atividade fabril foi suspensa na segunda-feira para proteger os trabalhadores de potenciais infeções por SARS-CoV-2.

  • Governo de São-Tomé autoriza TAP a aterrar para transportar cidadãos europeus

    Um avião da transportadora portuguesa (TAP) desloca-se esta quinta-feira a São Tomé para transportar “cidadãos europeus, sobretudo portugueses” retidos no país desde que as autoridades encerraram o espaço aéreo para evitar contaminação por Covid-19, informou fonte governamental.

    O executivo são-tomense refere, em comunicado esta quarta-feira divulgado, que o voo da TAP foi autorizado a entrar no país pelo seu “cariz humanitário”.

    Uma fonte da delegação da companhia na capital são-tomense disse à Lusa que o avião deverá transportar “mais de 100 passageiros”.

    Governo de São-Tomé autoriza TAP a aterrar para transportar cidadãos europeus

  • Pelo menos 25 governadores do Brasil contrariam Bolsonaro e mantêm isolamento

    Pelo menos 25 dos 27 governadores do Brasil anunciaram esta quarta-feira que vão manter as regras de isolamento como medida preventiva face ao novo coronavírus, contrariando o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que pediu o fim do “confinamento em massa”.

    Segundo o portal de notícias G1, apenas os governadores dos estados de Rondônia e de Roraima, ambos do Partido Social Liberal (PSL), antiga formação política de Bolsonaro, não se pronunciaram sobre o assunto.

    “Enquanto líderes de vários países tomam medidas necessárias para conter o avanço no novo coronavírus, aqui no Brasil, o Presidente Jair Bolsonaro vai na contramão do que defendem autoridades sanitárias e o próprio Ministério da Saúde”, escreveu na rede social Twitter o governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara.

    Pelo menos 25 governadores do Brasil contrariam Bolsonaro e mantêm isolamento

  • Depois da morte de uma idosa por Covid-19, lar recorre a laboratório privado para testar os restantes 25 utentes

    No lar Geriabranca, em Albergaria-a-Velha, as medidas de prevenção à Covid-19 foram implementadas ainda no mês de fevereiro. Além de trabalharem com máscaras e luvas, aos funcionários foi-lhes também pedido que reduzissem o contacto social. Mas isso não impediu a propagação da doença na residência, provocando a morte de uma idosa, de 89 anos, na madrugada de segunda-feira.

    As duas residentes que com ela partilhavam o quarto estão, ainda, hospitalizadas e testaram positivo para a Covid-19. Tal como oito funcionários do lar. A aguardar o resultados dos testes que fizeram, esta quarta-feira, estão ainda cinco colaboradores. Todos já se encontram em isolamento nas suas residências.

    Depois da morte de uma idosa por Covid-19, lar recorre a laboratório privado para testar os restantes 25 utentes

  • Ministro dos Negócios Estrangeiros: portugueses na Austrália devem procurar "alternativas" comerciais

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através do gabinete da secretária de Estado das Comunidades, reiterou hoje a recomendação para que os portugueses retidos na Austrália por causa da pandemia procurem alternativas de voos comerciais.

    “A situação dos cidadãos nacionais na Austrália está a ser acompanhada atentamente através da rede diplomática e consular no país, estando já identificadas as situações de algumas dezenas de nacionais que solicitaram apoio e que se encontram transitoriamente no país, como é o caso de turistas ou estudantes Erasmus”, afirmou o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

    Ministro dos Negócios Estrangeiros: portugueses na Austrália devem procurar “alternativas” comerciais

  • Governo finlandês decide bloquear Helsínquia

    A decisão foi tomada esta quarta-feira. Durante três semanas, a região de Uusimaa, onde fica a capital Helsínquia, estará sob um bloqueio para evitar que que os cidadãos saiam da cidade rumo a outras áreas do país, espalhando assim o vírus.

    A medida foi tomada depois de o governo finlandês ter feito as contas aquele que pode vir a ser, nos próximos meses, o pior cenário possível no país: entre 11.000 e 15.00 pessoas hospitalizadas, das quais entre 3.600 e 5.000 podem necessitar de cuidados intensivos.

    Neste momento, a Finlândia contabiliza 3 mortos e 880 casos confirmados.

  • Nova investigação diz que hidroxicloroquina pode causar falência cardíaca

    Uma nova investigação levada a cabo pela Mayo Clinic, uma organização médica sem fins lucrativos, indica que drogas como a hidroxicloroquina, quando usadas fora do propósito para o qual foram desenvolvidas, pode conduzir à falência cardíaca, logo, à morte.

    A investigação tirou esta conclusão, não só a hidroxicloroquina, mas também a Kaletra (resultado da combinação de dois antivirais usado no tratamento do HIV), outro medicamento que está a ser testado na sua capacidade de combater o novo coronavírus).

    Segundo a organização, ambas as substâncias podem fazer com que o músculo cardíaco demora mais do que o normal para recarregar entre os batimentos.

    Os testes com hidroxicloroquina foram anunciados pela equipa de Donald Trump na semana passada. O presidente dos Estados Unidos adiantou-se Food and Drug Administration, afirmando mesmo que o medicamento estaria pronto para ser disponibilizado à população.

  • Turquia: número de mortos sobre de 15 para 59. Infetados mais do que quadruplicam

    Os números do surto de Covid-19 na Turquia dão conta de 44 mortos desde o último balanço, fazendo aumento o total vítimas mortais para 59. Já o número de infetados mais do que quadruplicou, passando de 561 para 2.433, segundo revelado esta quarta-feira pelo ministro da Saúde turco. No Twitter, Fahrettin Koca disse que foram feitos 5.035 testes nas últimas 24 horas, fazendo aumentar o total de testes feitos na Turquia para cerca de 33 mil.

  • Sobe para dois número de casos positivos em Núcleo da Maia da Comarca do Porto

    O Tribunal Judicial da Comarca do Porto revelou hoje que uma procuradora da República que exerce funções na Maia testou positivo à infeção da covid-19, sendo este o segundo caso confirmado naquele núcleo, que foi encerrado na terça-feira.

    “Trata-se de uma procuradora da República que ali exerce funções. É o segundo caso comunicado no período de poucos dias”, refere a nota do tribunal, acrescentando que “está prevista para amanhã [quinta-feira] a desinfeção geral do edifício onde funcionam os Juízos do Núcleo da Maia”.

    Lusa

  • Trump diz que apoios à economia americana são de 2.2 biliões de dólares. E lembra New Deal

    Na conferência de imprensa de esta quarta-feira, Donald Trump afirmou ainda que “os democratas e os republicanos no Senado estão quase a aprovar” um pacote de medidas estatais de apoio à economia “para os trabalhadores, famílias e negócios” do país.

    Temos muita coisa prevista para os trabalhadores e para as famílias mas temos [sobretudo] uma tremenda provisão para pagamentos de licenças de ausência [dos trabalhadores] por motivos de saúde, sem qualquer custo para os empregadores. Ao todo, temos um pacote legislativo de 2.2 biliões de dólares”, ou seja, aproximadamente 2 biliões de euros à taxa de câmbio atual.

    Trump diz que este pacote de medidas de estímulo à economia “é maior do que qualquer outra coisa” e “é maior, acredito, do que qualquer um jamais aprovado no Congresso”. Se recuarmos, por exemplo, até ao pacote de apoios à economia americana “New Deal”, aprovado por Franklin D. Roosevelt depois da “Grande Depressão”, ver-se-á “algo” semelhante, mas “em termos de dólares é certamente o maior pacote de medidas já implementado”.

    O presidente dos EUA referiu ainda: “Vamos tratar do trabalhador americano, destas empresas que fazem avançar este país e o tornam-no excelente. Não têm a culpa por isto”. No entanto, apontou: “Muito deste dinheiro vai regressar” e parte será cedido em “empréstimos”. Trump está convicto que quando a economia retomará, retomará com grande força.

    Estados Unidos podem ser o próximo foco, mas Trump não parece preocupado. Porquê?

    Trump queixou-se ainda de que os EUA são “tratados de forma muito injusta” pela União Europeia. “Fazemos o melhor equipamento médico do mundo e temos algumas pessoas, como acontece com a União Europeia, que não o querem porque têm especificidades que não permitem a importação do nosso equipamento, por ser feito de forma diferente. Apesar de ser feito de uma maneira melhor…”. Acrescentou Trump: “É uma coisa terrível. E sabem uma coisa, algumas das pessoas que se aproveitaram mais de nós são aliados. Aproveitaram-se de nós de muitas maneiras, mas financeiramente e militarmente… se olharmos para a NATO, o abuso de que fomos alvo na NATO, eles não pagavam e nós pagávamos por todos. Agora, por minha causa, pagam muito”.

  • Trump: "Estamos a fazer muito mais testes do que qualquer outro" país

    O Presidente dos Estados Unidos da América refere que o Estado de Nova Iorque é “de longe” o mais afetado e o que mais preocupações causa quanto à propagação da pandemia. “Estamos a construir numerosos hospitais e centros de saúde em certas áreas de Nova Iorque”, garantiu Trump.

    Quero que saibam que estou a fazer tudo o que está em meu poder para ajudar a cidade a ultrapassar este desafio. É de longe o nosso maior problema”, referiu.

    Donald Trump vincou ainda que os EUA estão a fazer “uma grande quantidade de testes por todo o país”. E revelou que acabou de falar com “o presidente Moon”, isto é, com o sul-coreano Moon Jae-in, com quem teve “uma grande conversa”.

    A Coreia do Sul é tida como exemplo internacional na capacidade de rastreio e contenção da propagação da pandemia, tendo-o conseguido através de testes em grande escala e uma análise minuciosa dos passos dos sul-coreanos infetados de modo a conter grandes ondas de contágio. “Fizeram um grande trabalho nos testes mas neste momento estamos a fazer muito mais testes do que qualquer outro” país, apontou o presidente dos EUA.

    Itália vai usar modelo sul-coreano de geolocalização para rastrear infetados e combater pandemia

  • Trump decreta Emergência máxima em 7 Estados mas diz: "A América continua a ganhar terreno na luta contra o vírus"

    O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, está a fazer o “briefing” diário de acompanhamento à evolução da pandemia do novo coronavírus no país. As primeiras frases foram: “Então… é bom estar convosco. A América continua a ganhar terreno na luta contra o vírus”. Elogiou de seguida a população norte-americana por comprometer-se com as recomendações de distanciamento social: “É mesmo muito importante”.

    Trump fala já do horizonte de regresso de trabalhadores às empresas e alunos às escolas, mas admite: “Haverá grandes partes do nosso país que poderão voltar muito mais depressa do que outras e, claro, também estamos a pensar nisso”. E anunciou: “Acabei de aprovar Major Disaster Declarations para os estados de Nova Iorque, Califórnia, Washington, Iowa, Louisiana, Texas e Florida“.

    @ MANDEL NGAN/AFP via Getty Images

    Estas declarações de Grande Desastre, que podem ser decretadas em caso de iminência de desastre, são o Estado de Emergência máximo previsto nos EUA e significam que os Estados em causa precisam de toda a ajuda possível para se preparar para um desastre nacional iminente. São habitualmente decretadas em Estados quando as autoridades locais e estatais já não têm capacidade para responder sozinhas a situações de emergência. “Isto tem um grande significado, como sabem, e um [grande] significado legal”.

    No decreto que prevê estas declarações, refere-se que podem aplicar-se quando um evento de grande gravidade, como “qualquer furacão, tornado, tsunami” ou outros, é visto pelo Presidente como algo “que pode causar danos de tal severidade que excede as capacidades de resposta combinadas dos Estados e dos governos locais”. Este decreto “permite uma vasta gama de programas de assistência federal para indivíduos ou infraestruturas públicas” estatais.

  • Sindicato denuncia que jornalistas estão a ser intimidados na Venezuela

    O Sindicado dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) da Venezuela denunciou hoje que vários jornalistas foram intimidados pelas autoridades depois de divulgarem informação relacionada com casos suspeitos do novo coronavírus no país.

    O SNTP alerta para a intenção (do regime de Maduro) deliberada de impor o silêncio através do medo e da intimidação”, explica o sindicado na sua conta do Twitter.

    Segundo o SNTP, vários jornalistas foram gravados pelas forças de segurança quando faziam entrevistas. Foram detidos, citados para interrogatório e alvo de processos em tribunais.

    Sindicato denuncia que jornalistas estão a ser intimidados na Venezuela

  • Primeiro caso de coronavírus na Líbia

    Na Líbia foi confirmado o primeiro caso de infeção com o novo coronavírus. A confirmação foi dada pelo ministro da Saúde do país, Ehmed Ben Omar, de acordo com a estação Al Jazeera, que alerta para o baixíssimo investimento do país no seu sistema de saúde e pelas dificuldades económicas resultantes das sanções internacionais e da guerra civil que devastou o país.

    A capacidade de obter meios de teste e diagnóstico, por exemplo, é considerada “extremamente limitada”, pelo que a propagação da pandemia na Líbia pode ter efeitos difíceis de prever.

1 de 9