O patinador de velocidade de pista curta Viktor Ahn, seis vezes medalha de ouro olímpico, três como sul-coreano e três como russo, colocou esta segunda-feira um ponto final na carreira, devido a várias lesões.

“Devido à dor contínua no joelho, à recuperação após tratamento e à reabilitação muito longa depois das competições, é muito difícil treinar no máximo”, escreveu Ahn, numa carta aberta dirigida aos fãs, divulgada pela agência russa RIA Nóvosti.

O patinador, de 34 anos, nascido na Coreia do Sul, mas naturalizado russo em 2011, lembrou que “houve outras lesões” e que, por isso, tudo se tornou “cada vez mais difícil para manter a forma”.

“Desta forma, decidi que era a hora de deixar este grande desporto. Concluí que era impossível seguir uma carreira desportiva apenas com motivação. Acho que é a hora e é por isso que decidi retirar-me”, explicou patinador de velocidade, considerado um dos melhores de sempre da categoria.

Em 2006, Ahn ganhou três medalhas de ouro olímpicas e uma medalha de bronze pela Coreia do Sul, em Turim, Itália, tendo depois ido para a Rússia, em 2011, onde se juntou à equipa nacional daquele país, uma vez que sentiu falta de apoio da Coreia do Sul, quando falhou a qualificação para Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, no Canadá, devido a lesão.

Viktor Ahn também se sagrou por seis vezes campeão mundial da modalidade, tendo conquistado o título por cinco vezes consecutivas, de 2003 a 2007 e outra em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR