Trendy Market

Sábado e domingo

Para quem não perde uma oportunidade para ir às compras: parece que a moda dos mercados online já pegou. O próximo na agenda é o Trendy Market e junta mais de 120 expositores numa única plataforma, durante dois dias. A iniciativa é mensal e teve origem no concelho de Oeiras. A sua natureza local permite-lhe privilegiar as pequenos produtores e empreendedores, que agora mais do que nunca precisão de uma alavanca nos seus negócios. Moda, joalharia, plantas, decoração, cosmética e estacionário são as secções abrangidas por mais de uma centena de marcas. Esta edição arranca às 10h de sábado e decorre até às 22h de domingo.

© Facebook

Europa Film Fest

A partir de sexta-feira e até 21 de maio

Para cinéfilos inveterados: a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, recebe uma programação que assinala os 70 anos do primeiro passo dado para a criação da União Europeia. O ciclo é de acesso gratuito e, durante uma semana, disponibiliza dezenas de filmes ao público, ao alcance de um mero registo. O programa arranca já esta sexta-feira com oito fitas, entre elas “Deus Existe, o Seu Nome é Petrunya”, vencedor do Prémio Lux de cinema do Parlamento Europeu em 2019 e ainda “Mustang”, filme de 2015, realizado por Deniz Gamze Ergüven.

© Deus Existe, o Seu Nome é Petrunya

Aruki Friends & Family

Entregas em Lisboa

Para quem não acha graça a comer sushi sozinho: este restaurante com serviço de entregas lançou um novo menu para até quatro pessoas. O objetivo é que, mesmo em casas diferentes, familiares e amigos possam partilhar uma refeição, ligados pelas novas tecnologias, mas também pelos sabores que têm no prato. O Aruki Friends & Family inclui entrada, prato principal, bebida e gelado e tem um preço de 79 euros (para quatro pessoas).

© Aruki Sushi/Facebook

Movement Project

Sábado, das 18h30 às 20h

Para quem não gosta de ficar parado: já ouviu falar no Movement? Tiago Martins, o primeiro professor desta prática em Portugal, pode estar à distância, mas continua ativo. Todos os sábados, ao fim da tarde, recorre ao Zoom para dar uma aula que, desde o início da quarentena, já chegou a juntar 70 pessoas em torno destes movimentos que parecem ser uma mistura de dança contemporânea e locomoção animal. As inscrições podem ser feitas através de e-mail, para tiago.fmartins@yahoo.com, e tem um valor de seis euros.

© MELISSA VIEIRA/OBSERVADOR

Ninguém Dorme Live Set

Sábado, a partir das 16h

Para dançar noite e dia: muitos DJs e discotecas têm apostado em diretos cheio de ritmo e energia. Agora, Progressivu, um músico e DJ português, vai mais longe e propõe-se a dar música à quarentena durante 24 horas seguidas. A proeza está marcada para este sábado, a partir das 16h, e vai contar com alguns convidados, entre eles Ana Moura, Jel, DJ Riot e Pedro Mafama. Habituado a passar música fora de casa, nas noites Na Surra e em pistas como o Lux Frágil, o Musicbox e o Maus Hábitos, Progressivu atua agora a partir de casa. O set pode ser visto em direto, a partir da conta do DJ no Twitch. Quem quiser assistir, vai poder deixar alguma contribuição através de MB WAY, PayPal ou IBAN.

© Divulgação

O Pato faz 10 anos

Até ao final do mês

Para fãs de ilustração: a editora portuguesa Pato Lógico está de parabéns e para assinalar o seu 10º aniversário as prendas vão mesmo para os leitores. Até ao final do mês de maio, há 35% de desconto numa seleção de livros na loja online. São 27 títulos e clássicos como “Domingo Vamos à Luz”, escrito por José Jorge Letria e ilustrado por André Letria, publicado em 2010, e “São Paulo”, editado no ano passado, de Andrés Sandoval.

© Pato Lógico

Dia Internacional da Família nas pizzarias Luzzo

Sexta-feira

Para comer pizza em família: a Luzzo preparou uma campanha a pensar nesta iguaria como o prato da partilha. Os restaurantes podem ainda estar fechados, mas em todas as encomendas feitas, esta sexta-feira, ao serviço de take-away,  são oferecidas as entradas e as bebidas. A oferta — uma entrada e de uma bebida na compra de duas pizzas — vigora em qualquer um dos 17 restaurantes em funcionamento, em Lisboa e no Porto, mas também em Guimarães, Figueira da Foz, Alverca, Loulé e Tavira.

Concurso Tronos de Santo António 2020

Inscrições até às 18h de dia 2 de junho

Para quem tem jeito para trabalhos manuais: o concurso acontece, pela primeira vez, em formato digital. Os Tronos de Santo António podem ser uma tradição lisboeta, mas este ano a competição abre-se a todo o país. A estrutura deve pôr à prova a criatividade de cada de um. Devem privilegiar-se os materiais reciclados na hora de decorar e, claro, não pode faltar o próprio do santo no topo da estrutura. O formulário de inscrição está disponível no site do Museu de Lisboa e o prazo termina às 18h de dia 2 de junho. Depois do concurso, haverá uma exposição, também digital, a partir de 13 de junho, onde serão anunciados os três vencedores. Ao contrário dos anos anteriores, os três irão receber um prémio monetário, no valor de 500 euros cada.

© Fábio Pinto

“Nunca mais acaba sábado” é a versão para os tempos de isolamento de “Nunca mais é sábado”, a rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.