801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pessoas

Pessoas

A Montanha que ninguém vê. Só os "Alpolíticos"

Vivemos tempos em que não são as pessoas que não querem saber da classe política, é a classe política que não quer saber das pessoas.
Economia

PME portuguesas à conquista dos mercados externos

Expandir operações além-fronteiras em busca de crescimento é um passo ousado para muitas PME portuguesas, mas não deve ser um obstáculo. Trata-se de um desafio e a Yunit Consulting ajuda a superar.
Economia

Respect: a proposta de valor para colaboradores

No início do ano, a Auchan foi distinguida como Top Employer. A aposta da marca nos seus colaboradores tem sido uma constante e o Respect é mais uma prova disso.
Claro como Água

A origem da água que bebemos

Neste primeiro episódio de "Claro como Água", conversámos com a geóloga Manuela Azevedo sobre a origem da água que bebemos, a sua composição e a importância dos minerais que a constituem.
Promova Talks

Quebrar os estereótipos nas organizações

Neste episódio, Marlene Fernandes, Sales&Operations Diretor na Randstad, e Nuno Rodrigues, Chief of Staff na Worten, conversam sobre como os estereótipos afetam a cultura organizacional.
Noticiário

19h. Tróia. Corpos levados para a Medicina Legal

A embarcação levava cinco pessoas. Os corpos de uma criança e de um adulto foram recuperados sem vida. Prosseguem as buscas para localizar os outros dois homens que ainda estão desaparecidos.
Economia

Deve optar pelo IRS em conjunto ou separado?

A entrega do IRS está quase a começar e as dúvidas prestes a surgir. Até porque há sempre alterações a considerar. Procure aqui a resposta a todas as suas questões e não deixe passar o prazo.
Estudo Científico

Humanos transmitem mais vírus aos animais

O estudo feito através da monitorização da transmissão de vírus entre animais e pessoas com a reconstituição das evoluções e transições pode ajudar a preparar o mundo para novas pandemias e surtos.
Noticiário

9h. Moscovo. Sobe para 93 o número de vítimas

O último ponto de situação dava conta de cerca de 60 mortos. Mais de uma centena de pessoas, incluindo crianças, foram hospitalizadas e estão em estado grave. Entretanto, 11 suspeitos foram detidos.
Apoio Social

5 mil ficaram sem subsídio de desemprego em 2023

Anulação aconteceu mais em Lisboa. Principal motivo para retirada de subsídios foi a falta de comparência a convocatória do serviço de emprego. Em 2023, anulações foram menos do que em 2022.
Economia

Sabe quanta energia gasta a sua casa?

Para poupar energia é importante saber onde a gastamos. Neste artigo, indicamos onde e como gastamos mais energia em casa e ainda revelamos soluções para poupar energia de forma sustentável.
País

Fundação Galp: ensinar para o futuro mudar

Envolver os mais novos no futuro e preservação do planeta e na busca por soluções sustentáveis é o objetivo do Projeto Future Up. Com mais uma edição, a Galp propõe-se a premiar ideias vencedoras.
África

Sudão. Guerra já matou 13 mil e deslocou 8 milhões

Dados divulgados pela ONU mostram que desde o início do conflito, já morreram 13.900 pessoas. Segundo a ACNUR, 1,8 milhões de pessoas atravessaram as fronteiras para os países vizinhos.
Observador

Obrigado

Uma das lições que os leitores me ensinaram foi que, entre o ruído mediático, há uma ampla maioria de pessoas disponível para ler/ ouvir e que respeita a complexidade dos desafios sociais e políticos.
Pessoas

A caminho da liderança autêntica

A liderança autêntica é servir as pessoas, alinhando-as em torno de uma missão e valores comuns e capacitando-as nas suas jornadas de liderança.
Desemprego

Metade continuou desempregada no 4º trimestre

Do total de pessoas desempregadas no terceiro trimestre, 51,9% continuavam desempregadas no quarto trimestre. Número de pessoas que transitaram para desemprego foi superior às que saíram desse estado.
Acidente

Carro entra em escola e fere 3 pessoas em Gondomar

Alerta foi dado para um despiste de carro às 08h34. Duas crianças foram assistidas no local e a terceira vítima — professora da escola — transportada ao hospital. Situação está normalizada.
Vacinas

35.929 vacinados contra a gripe na última semana 

Cobertura vacinal contra a gripe nos maiores de 60 anos está nos 65,38% e entre os 60 e os 69 anos nos 51,14%. Maior parte das vacinas foi administrada nas farmácias.
Leiria

7 pessoas resgatadas após colisão de embarcações 

Colisão entre dois barcos ocorreu pelas 05h55 e envolveu as embarcações de pesca "Falcão Peregrino" e "Divino Espírito Santo". Tripulantes foram transportados para o Porto da Nazaré.
ADSE

ADSE: contribuições vão deixar de cobrir despesas

Pprojeções indicam que descontos efetuados pelos beneficiários titulares da ADSE passem, em 2030, de 948 milhões de euros para 1.448 milhões de euros no ano de 2050.
Serviço Nacional de Saúde

Cordão humano no hospital do Barreiro no sábado

Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Barreiro promove, no sábado de manhã, cordão humano com o objetivo de chamar a atenção do ministro da Saúde para a valorização dos profissionais de saúde.
Metro do Porto

Metro do Porto. Recorde de 79 milhões de viajantes

Metro do Porto registou aumento de 21,30% de validações. Números do ano passado ficam acima do anterior recorde de passageiros transportados, registado em 2019 (antes da pandemia de Covid-19).
IRS

Retenção na fonte baixa este mês

Redução do reembolso do IRS deverá sentir-se já em 2024, quando os contribuintes entregarem a declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2023, e vai acentuar-se em 2025.
Brasil

Tempestade no Brasil: 1 morto e milhões sem luz

Tempestade El Niño está a provocar um aumento das chuvas no sul brasileiro. 13.444 pessoas foram afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra, 12 ficaram feridas e 109 perderam as suas casas.
Moçambique

Moçambique. Mil detidos por violação da fronteira

De 6 a 12 de janeiro, a polícia moçambicana deteve 1.095 pessoas por violação da fronteira e 316 por imigração ilegal. São registadas mais de 600 detenções por violação da fronteira todas as semanas.
China

China. População diminui pelo segundo ano

O número de nascimentos na China foi de 9,02 milhões, comparativamente com os 9,05 milhões registados em 2022. O número de mortes no país foi superior ao de nascimentos, que passou para 11,1 milhões.
Tabaco

Consumo de tabaco tem recuado nos últimos anos

Novo relatório da OMS revela que pelo menos 37 milhões de adolescentes no mundo são consumidores de tabaco. E que fumar mata cerca de 1,3 milhões de não fumadores expostos ao fumo passivo.
Lisboa

Substituição de paragens em Lisboa com queixas

Contrato aprovado entre CML e JCDecaux prevê a instalação e exploração de publicidade da totalidade dos abrigos em paragens de autocarro. Mas, CML tem recebido queixas relativamente às obras.
Noticiário

14h. DGS alarga recomendação ao combate da gripe

A Direção Geral da Saúde vai alargar a recomendação para vacinação contra a gripe a pessoas com mais de 50 anos. Ainda, o MAI diz que o Estado não tem capacidade para responder às exigências da PSP.
Plástico

Plástico minúsculo recolhido à mão na Galiza

Só no ano de 2019 perderam-se no meio ambiente entre 52.140 e 184.290 toneladas. Na quinta-feira, "cerca de 300 pessoas" estavam a limpar as praias galegas, desde crianças a voluntários.
Morte

15 mortos durante tumultos na Papua Nova Guiné

Algumas pessoas aproveitaram o facto de a polícia estar em protesto pacífico e não estar a trabalhar para realizar saques em Port Moresby, a capital, e em Lae, a segunda cidade mais populosa do país.
Leiria

Leiria aciona plano de contingência para o frio

Há cerca de 20 pessoas em situação de sem-abrigo. Município ainda não procurou espaços para receber sem-abrigo, mas já identificou 3. Entretanto associação InPulsar tem fornecido refeições quentes.
Sismo

Japão: mau tempo exige precaução na zona do sismo

Mau tempo pode causar aluimentos de terra e avalanchas ou o desmoronamento de edifícios e casas. Devido a milhares de residências sem energia, autoridades alertam possíveis situações de hipotermia.
Segurança Social

ISS pode gastar 8,7 milhões em pessoas carenciadas

ISS tem autorização para efetuar despesa relativa à aquisição de bens alimentares no montante máximo global de 24.614.024,47 euros. Governo acha imprescindÍvel o fornecimento destes alimentos em 2024.
Pessoas

O espelho

Detestava os elogios, as lisonjas. Bastava-se de tal forma, que não só o incomodava ser valorizado por seres que considerava não estarem ao seu nível, como sentia não haver quem pudesse admirar.
INEM

INEM. Paragem de helicópteros vai atrasar socorro

Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar alerta para consequências da paragem dos dois helicópteros do INEM à noite. Situação deve manter-se no máximo durante seis meses.
Mortalidade

Infeções respiratórias fazem aumentar mortalidade 

No dia de Natal morreram 440 pessoas e no dia 26, dia mais mortífero do ano, 470, o número mais elevado dos últimos 10 anos. De 18 a 24 de dezembro identificaram-se 910 casos positivos, 837 do tipo A.
Irão

Funeral de comandante iraniano atrai milhares

O brigadeiro-general iraniano Razi Moussavi foi morto num ataque com mísseis na segunda-feira, a sul de Damasco, na Síria. O Irão acusou Israel do ataque, que não negou a alegação.
Reino Unido

Tempestade deixa milhares sem eletricidade

Tempestade "Gerrit", no norte do Reino Unido, deixa milhares de pessoas sem eletricidade e causa perturbações em algumas linhas ferroviárias, e no tráfego aéreo, com voos cancelados.
Migrantes

600 migrantes chegam a Itália em 24 horas

Os dois maiores grupos relatam ter saído de Zuara (Líbia), depois de pagarem 6.000 euros, enquanto o grupo de 15 migrantes afirma ter zarpado de Sfax (Tunísia) e cada um pagou 1.500 euros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa