Depois de ter estado internado vários dias em estado crítico, Mauricio Hanuch surpreendeu os próprios médicos ao deixar a UCI na primeira semana de maio. No entanto, o antigo jogador argentino acabou por não resistir a um cancro no estômago e acabou por morrer esta terça-feira. “El Turco”, como era conhecido, tinha 43 anos. “Acaba de falecer o meu irmão, estamos destruídos. Era um lutador”, confirmou a irmã, Yanina, à rádio La Red.

Formado no Platense, onde deu nas vistas antes de rumar ao Independiente, Hanuch chegou ao Sporting no verão de 1999 depois de uma grande temporada no conjunto de Avellaneda e numa altura em que era dado como certo no Benfica. Apesar de nunca ter sido titular indiscutível, o extremo realizou um total de 15 jogos em 1999/00, fazendo parte da equipa que quebrou o longo jejum de 18 anos sem ganhar o Campeonato dos verde e brancos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas épocas seguintes, El Turco esteve emprestado ao Estudiantes (Argentina), ao Santa Clara e ao Badajoz (Espanha), terminando depois o vínculo com o Sporting antes de regressar ao país de origem. Entre passagens por Olimpo, Talleres Córdoba, Defensores Belgrano, Nueva Chicago e Platense, onde terminaria a carreira em 2009, o ala passou ainda pelo Brasil (Rio Branco) e pela Albânia (Dínamo Tirana). Após ter feito um transplante de um rim, Hanuch tornou-se representante de alguns jogadores, trabalhando na Argentina e na Europa.

No final de abril deste ano, através do programa Campanas del Infierno da rádio Rojo, Yanina Hanuch, irmã do ex-jogador, tinha explicado o seu estado débil. “Ontem tivemos uma boa noite, está melhor e está a evoluir bem. O seu estado é crítico, está muito fraco, há um mês que não come. No sábado os médicos pensaram que não ia aguentar mas graças a Deus não foi assim. Agora está nos cuidados intensivos”, contou a 23 de abril, numa altura em que, além da quimioterapia para debelar um cancro, o antigo extremo estava também com problemas num rim.

Duas semanas depois, a 7 de maio, Yanina abordou a recuperação do irmão, que entretanto saíra da Unidade de Cuidados Intensivos e passara para uma zona de internamento, dizendo que os próprios médicos não acreditavam na evolução tão positiva de Hanuch. Quase 20 dias depois, El Turco não resistiu mesmo e acabou por falecer.