Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado, o liveblog do Observador sobre a Covid-19 termina aqui. Pode acompanhar todos os desenvolvimentos desta quarta-feira aqui:

    EUA voltam a registar mais de mil mortos nas últimas 24 horas

  • Brasil bate recorde com 1.262 mortes num dia

    O Brasil contou 1.262 mortes — o maior número registado até agora — em 24 horas e passou a barreira dos 30 mil óbitos. Até agora, o valor mais alto estava nos 1.188 óbitos, datados de 21 de maio. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, foram contabilizados também 28.936 novos casos.

    Sós quatro países ultrapassaram a marca das 30 mil mortes: Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Brasil.

    Os números totais no Brasil são agora de 555.383 contágios e 31.199 óbitos, sendo o país considerado pela OMS o epicentro da pandemia no mundo. Em contrapartida, 223.628 doentes já recuperaram.

  • Ponto da situação

    Aqui fica um resumo das principais notícias que temos estado a acompanhar neste liveblogue:

    • O número de infetados no mundo já passou os 6,3 milhões e matou pelo menos 377.213 pessoas, segundo o balanço diário da AFP, feito a partir de fontes oficiais às 19h00 GMT.
    • 10 mil pessoas começam a testar a vacina da Universidade de Oxford, que entra já esta semana na fase III de testes clínicos, a de testagem em massa. Há 133 potenciais vacinas a ser testadas em todo o mundo, segundo os números são da Organização Mundial de Saúde.
    • Registados 34 casos positivos na obra do Monumental, em Lisboa, que é assim uma das seis grandes obras onde, segundo a DGS, foram identificados 140 trabalhadores infetados
    • Novo recorde em São Paulo: 327 mortes em 24 horas, aumentando as mortes para 7.994. O número de infetados também foi o mais alto de sempre: 6.999, totalizando 118.295 pessoas contagiadas.
    • O Reino Unido ultrapassa as 50 mil mortes. O ONS, o instituto nacional de estatística do país, revelou que desde o início da pandemia (e até 22 de maio) morreram 44.401 pessoas. Somando os óbitos ocorridos a partir daquela data, a imprensa britânica afirma que foi ultrapassada a barreira dos 50 mil mortos.
    • Número de mortes diárias sobem em França (107), mas a subida é explicada pelo facto de ter sido atualizado o número de vítimas mortais em lares. França tem agora um total de 28.940 mortes por Covid-19.
    • Novos casos em Itália quase dobraram de segunda para terça-feira. A Lombardia é o principal motor do aumento do número de infetados, já que é naquela região italiana que estão 137 dos casos agora contabilizados. Em apenas 24 horas, a região passa de 50 para 187 novos contágios. Apesar disso, o país está abaixo dos 40 mil casos ativos (39.893).
    • Espanha sem novos óbitos pelo segundo dia consecutivo. Assim, o número total de óbitos mantém-se nos 27.127 desde domingo.

  • Gilead quer criar nebulizadores de Remdesivir

    A Gilead Sciences está a desenvolver versões que tornem o Remdesivir mais fácil de administrar fora de hospitais, incluindo nebulizadores, confirmou a empresa à agência Reuters, sem avançar mais detalhes. O antiviral tem sido usado em centros hospitalares com alguma eficácia em doentes de Covid-19, pela via intravenosa.

    A longo prazo, a Gilead quer encontrar uma forma de administrar o fármaco através de injeção subcutânea, mas está também a trabalhar numa versão de pó seco que possa ser inalada. O Remdesivir não pode ser administrado como comprimido já que possui uma composição química que se degradaria no fígado.

  • O coronavírus está mais fraco? Ainda é cedo para relaxar

    O virologista italiano Arnaldo Caruso diz que o novo coronavírus pode estar a ficar enfraquecido, mas cientistas portugueses e italianos não encontram dados que apoiem a afirmação.

    Leia mais aqui.

    O coronavírus está mais fraco? Ainda é cedo para relaxar

  • 10 mil pessoas começam a testar a vacina da Universidade de Oxford

    Pelo menos 10 mil pessoas vão a testar a vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford. O medicamento vai entrar já esta semana na fase III de testes clínicos, a de testagem em massa, segundo avança o jornal O Estado de S. Paulo, que falou com um dos membros da equipa de investigação do Instituto Jenner, que pertence àquela instituição universitária, a brasileira Daniela Ferreira.

    Embora não se tenha querido comprometer com uma data, a especialista em infeções respiratórias e desenvolvimento de vacinas afirmou que “entre dois a seis meses” já se saberá se a vacina é eficaz. O grande problema, explicou, é que não basta saber se a vacina combate o vírus.

    Leia mais aqui.

    10 mil pessoas começam a testar a vacina contra a Covid-19 da Universidade de Oxford

  • Registados 34 casos positivos na obra do Monumental, em Lisboa

    Entre as seis grandes obras onde, segundo a DGS, foram identificados 140 trabalhadores infetados está a do Monumental, no Saldanha, em Lisboa. A notícia é avançada pela SIC.

    Contactada pelo canal de televisão, a empresa proprietária do edifício confirmou que foram detetados 34 trabalhadores contagiados na obra pelas autoridades sanitárias. Apesar disso, garante a remodelação do edifício continua dentro da possível normalidade.

  • Itália vai medir a temperatura a passageiros de comboios de alta velocidade

    A medida será obrigatória. Em Itália, os passageiros de comboios de alta velocidade e de viagens de longo curso terão de medir a temperatura antes de embarcar. Se tiverem febre não entram.

    O anúncio foi feito pela ministro italiana dos Transportes, Paola de Micheli, através de comunicado. “Em todas as estações de alta velocidade, vão ser criadas entradas para os passageiros dos comboios de alta velocidade e intercidades de forma a que seja medida a temperatura antes do embarque. Se a temperatura for superior a 37,5ºC não será permitida a entrada no comboio.”

  • 6,3 milhões de infetados, 377 mil mortos em todo o mundo

    A pandemia já matou pelo menos 377.213 pessoas em todo o mundo desde que surgiu na China, em dezembro passado, segundo o balanço diário da AFP, feito a partir de fontes oficiais às 19h00 GMT.

    Os contágios estão fixados nos 6.320.480 (número de casos acumulados) diagnosticados oficialmente em 196 países e territórios. Já estão curadas 2.662.300 pessoas.

  • Mais de 1,8 milhões de casos nos Estados Unidos

    São os mais recentes números do Instituto Johns Hopkin. Pelo menos 1.820.523 de pessoas já foram infetadas com o SARS-CoV-2 nos Estados Unidos. Os óbitos são já 105.644.

    Só nesta terça-feira, o balanço do Johns Hopkins aponta para 9.163 novos contágios e 479 mortes.

  • Protestos dos EUA marcam reunião sobre Covid-19

    Os protestos sobre o assassinato de George Floyd foram hoje debatidos na reunião da task-force responsável pelo combate ao coronavírus nos EUA. O motivo? O receio de que os protestos, que reúnem multidões, sejam um novo gatilho para a propagação do vírus. A notícia é avançada pela CNN que cita fonte próxima do grupo de trabalho.

    O Observador está a seguir, ao minuto, o que se passa nos Estados Unidos. Pode ver as últimas notícias no nosso liveblogue.

    Minnesota apresenta queixa contra Polícia de Minneapolis

  • Clubes da I Liga apelam a adeptos que cumpram regras de segurança

    Os presidentes de várias SAD de clubes da I Liga de futebol, que será retomada na quarta-feira, apelaram aos adeptos que cumpram todas as regras definidas pelas entidades de saúde, na defesa de um regresso seguro do futebol.

    Leia mais aqui.

    Clubes da I Liga apelam a adeptos que cumpram regras de segurança

  • Revista inglesa The Spectator devolve dinheiro de layoff ao governo britânico

    A revista britânica The Spectator vai devolver o dinheiro que recebeu do governo no âmbito do sistema de layoff aplicado na sequência da pandemia. Numa mensagem aos assinantes da revista, o presidente do Conselho de Administração da revista, Andrew Neil, explica que o impacto financeiro do coronavírus “não foi tão mau como o esperado” e que a empresa continua “rentável e em crescimento”.

    Ler mais aqui.

    Revista inglesa The Spectator devolve dinheiro de layoff ao governo britânico

  • Tribunais reiniciam na quarta-feira a sua atividade normal

    Os tribunais reiniciam na quarta-feira a sua atividade normal, mas dirigentes do setor anteveem que a retoma da atividade será assimétrica e progressiva e nalguns casos será difícil assegurar totalmente as medidas de segurança contra a Covid-19. Ler mais aqui.

    Tribunais reiniciam atividade quarta-feira mas arranque poderá ser gradual e desigual

  • Barcelona. Sete infetados no clube de futebol, já recuperados

    Cinco jogadores e dois membros da equipe técnica do Barcelona foram infetados pelo coronavírus. A notícia foi avançada pela rádio espanhola RAC1 que diz também que todos os sete infetados estavam assintomáticos e já recuperados.

    Os testes foram feitos depois de o clube de futebol ter regressado aos treinos.

  • Número de mortes diárias sobem em França devido a atualização de óbitos em lares

    Mais 107 mortes no espaço de 24 horas. O mais recente balanço da pandemia em França mostra uma subida nos óbitos em relação aos dias anteriores, mas que é explicada pelo facto de ter sido atualizado o número de vítimas mortais em lares. França tem agora um total de 28.940 mortes por Covid-19.

    No mesmo período de tempo, destaca o Le Figaro, mais 229 pessoas foram hospitalizadas, o que fixa o total acumulado em 101.932 internamentos. Pelos cuidados intensivos já passaram 17.993 doentes, sendo que 33 casos graves foram admitidos nas últimas 24 horas. O balanço foi feito como habitualmente por Jérôme Salomon, diretor geral de Saúde.

    • 28.940 pessoas morreram (18.590 em hospitais)
    • 14.028 pessoas estão hospitalizadas
    • 1.253 doentes estão nos cuidados intensivos (saldo permanece negativo, com 49 pessoas a menos que na véspera)

    https://twitter.com/MinSoliSante/status/1267882401570729985

  • Graça Freitas já respondeu aos Super Dragões

    O líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, escreveu um email à diretora-geral da Saúde pedindo instruções para que nenhuma regra de segurança seja quebrada pelos adeptos na quarta-feira, dia em que a I Liga é retomada. Graça Freitas já respondeu, avança o Jornal de Notícias.

    Esta quarta-feira, o FC Porto defronta o Famalicão no estádio do adversário e a claque pretende apoiar a equipa dos azuis e brancos do lado de fora do estádio. Na resposta, divulgada pelo JN, a diretora-geral de Saúde aconselha distanciamento social, uso de máscaras e relembra que os aglomerados de pessoas estão proibidos.

    O email enviado por Graça Freitas

  • Nova Zelândia. Jacinda Ardern revela hoje as novas regras

    Com apenas 1 caso ativo e sem nenhuma nova infeção detetada nos últimos 11 dias, a expetativa é a de que Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, anuncie esta quarta-feira o fim da maioria das restrições impostas no país para travar a propagação do coronavírus. Devido à diferença horária, em Wellington, capital do país, é já dia 3 de junho (6 horas da manhã locais, 19h em Lisboa).

    “Se não tivermos mais nenhum caso inesperado nos próximos dias, estaremos em posição de baixar o alerta em mais um nível”, disse Ardern esta semana. No nível de alerta 1 não haverá restrições quanto aos ajuntamentos e a vida será “muito, muito normal”, sublinhou a primeira-ministra.

  • Há 133 potenciais vacinas a ser testadas em todo o mundo

    Um total de 133 vacinas estão a ser testadas em todo o mundo para tentar encontrar a cura da Covid-19. Os números são da Organização Mundial de Saúde, citados pela CNN.

    Dez delas estão a ser testadas em ensaios clínicos nos Estados Unidos, Reino Unido e China, enquanto que as restantes 123 estão espalhadas pelo mundo, avança o canal de televisão norte-americano.

  • Novo recorde em São Paulo: 327 mortes em 24 horas

    Em 24 horas, o estado de São Paulo contou mais 327 mortes por Covid-19, segundo o balanço da Secretaria de Saúde, aumentando as mortes para 7.994. Até à data, o maior número de óbitos em 24 horas tinha sido registado a 19 de maio, quando morreram 324 pessoas.

    O número de infetados também foi o mais alto de sempre: 6.999, totalizando 118.295 pessoas contagiadas.

    Apesar disso, na conferência de imprensa, o governo de São Paulo frisou que está a haver uma desaceleração no aumento de casos de Covid-19 em todo o Estado.

1 de 5