Histórico de atualizações
  • Bolsonaro ameaça retirar país da Organização Mundial da Saúde

    O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ameaçou na sexta-feira retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), após acusar a entidade de atuar de forma “política”, “partidária” e “ideológica” num momento de pandemia de covid-19.

    “Eu adianto aqui, os Estados Unidos saíram da OMS. Nós estudamos isso, no futuro… ou a OMS trabalha sem viés ideológico, ou saímos de lá também. Não precisamos de gente de lá de fora a dar palpite na saúde aqui dentro”, afirmou Bolsonaro a jornalistas e apoiantes à entrada do Palácio da Alvorada, a sua residência oficial em Brasília. “Ou a OMS realmente deixa de ser uma organização política e partidária ou nós estudamos sair de lá”, acrescentou.

    Bolsonaro aproxima-se assim da posição tomada pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que no final de maio afirmou que os Estados Unidos iriam deixar de financiar a OMS e “redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir”. Donald Trump alegou que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas.

    Agência Lusa

  • Este liveblog é encerrado por aqui. Deixamos aqui a ligação para o artigo que vai acompanhar a atualidade sobre a Covid-19 ao longo deste sábado.

    Época balnear arranca com regras de distanciamento social e lotação

  • Nova Iorque regista apenas 42 mortos — o número mais baixo desde sempre

    O estado de Nova Iorque registou na última 24 horas 42 mortes por Covid-19 — é o número diário mais baixo de vítimas mortais registado desde o início da pandemia, anunciou o governador Andrew Cuomo. Note-se que, há cerca de oito semanas, Nova Iorque estava a registar cerca de 800 mortos diários. Segundo o governador, o estado regista também o número mais baixo de internamentos.

    “Sabemos que podemos mudar, e sabemos que podemos mudar de forma drástica. As pessoas estão focadas, temos um plano e é aí que a reforma social acontece ”, afirmou.

  • "Obviamente que o nosso défice vai-se agravar significativamente", diz Siza sem revelar o valor exato

    Siza Vieira não quis adiantar o valor exato do défice que o Governo prevê para 2020, afirmando que apenas na terça-feira, quando o executivo aprovar o Orçamento Retificativo em Conselho de Ministros, esses números “estarão fixados”. O ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha afirmado hoje de manhã, em entrevista à Antena 1, que o défice deverá ficar entre os 6 e os 7%, o que está em linha com as previsões da Comissão Europeia (6,5%).

    “Obviamente que o nosso défice vai-se agravar muito significativamente. Vamos ter um crescimento grande em despesa, despesa em Saúde, despesas sociais e um conjunto de outras respostas que temos de dar para chegar aqueles que mais precisam nesta altura. E quebra de receita, as empresas vão ter menos lucros, vão pagar menos IRC, vamos ter o IVA a cair muito. Mas estamos preparados para esse défice e é assim que as coisas devem funcionar”, disse Siza Vieira à RTP.

    “Quando havia um crescimento da economia, o Governo disse que era importante termos um excedente para abatermos a dívida passada, mas quando temos uma crise é assim que as coisas devem funcionar”.

  • Siza Vieira rejeita que estimativa do governo de quebra de 6,9 no PIB seja "demasiado otimista"

    O ministro do Estado e da Economia rejeita a ideia de que o Governo esteja a ser demasiado otimista ao estimar uma quebra do PIB português este ano de 6,9%. Esta estimativa, aliás, é uma décima mais grave do que a previsão da Comissão Europeia para Portugal, mas mais leve do que a do FMI (-8,0%).

    “Eu estou onde de pensar que 6,9% de quebra da economia possa ser demasiado otimista. É um número muito severo, que reflete aquilo que foi a contração muito brusca e rápida da nossa economia – aliás, das economias europeias e mundial – durante aquele período de março e abril deste ano. Esse foi o máximo dessa contração”, disse Siza Vieira em entrevista à RTP.

    Desde esse momento, considerou o ministro, “todas as semanas nós vamos vendo um pouco mais de atividade económica, mas obviamente ainda estamos a tatear e é por isso que foi necessário apresentar um plano de estabilização económica e social”. Para apoiar as famílias “nestes meses em que ainda vamos estar a meio gás”.

  • Mais de 390 mil mortos e mais de 6,6 milhões de infetados no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 390.868 pessoas e infetou mais de 6,6 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 2.867.400 já recuperaram.

    Mais de 390 mil mortos e mais de 6,6 milhões de infetados no mundo

  • Mais 46 mortes e 611 casos positivos em França

    Mais 46 pessoas morreram em França nas últimas 24 horas devido à Covid-19, totalizando 29.111 óbitos com a doença. Há mais 611 casos confirmados, para um total de 153.055, o que representa uma subida de 0,4%.

    Estão internadas devido ao coronavírus menos 405 pessoas do que no dia anterior (são agora 12.696, número que chegou a estar acima de 32.000, em meados de abril). O número de pessoas nos cuidados intensivos desceu 5,9% (menos 69), para 1.094.

  • Argentina critica forma como Bolsonaro lida com pandemia

    A Argentina criticou a forma como Bolsonaro está a combater a pandemia da Covid-19 no Brasil. A circulação transfronteiriça entre os dois países está a preocupar os responsáveis argentinos.

    Argentina critica forma como Bolsonaro lida com pandemia

  • Crianças e funcionários de creche em Torres Vedras em quarentena depois de caso positivo

    Uma dúzia de crianças e quatro funcionários da creche do Centro Paroquial de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, estão em isolamento profilático, depois de uma criança ter testado positivo à Covid-19, disse esta sexta-feira a sua diretora.

    Crianças e funcionários de creche em Torres Vedras em quarentena depois de caso positivo

  • Ensaio clínico britânico conclui que hidroxicloroquina não tem efeitos benéficos

    A hidroxicloroquina não demonstra efeitos benéficos nos doentes com Covid-19, de acordo com os autores do ensaio clínico britânico Recovery, que anunciaram esta sexta-feira o fim imediato do tratamento de novos pacientes com esse medicamento, adiantou a agência AFP.

    Ensaio clínico britânico conclui que hidroxicloroquina não tem efeitos benéficos

  • DGS corrige boletim. Afinal, há menos pessoas internadas

    Afinal, há menos pessoas internadas devido à Covid-19. Ao contrário do que foi divulgado no boletim desta sexta-feira, há 421 pessoas internadas — e não 475 como tinha sido inicialmente avançado. Também o número de pessoas nos cuidados intensivos foi corrigido: são 58 e não 64.

    A Direção Geral da Saúde acaba de emitir uma nota onde faz essa retificação e dá conta de que foi apurado “um número de internamentos hospitalares por Covid-19 que foi inferior ao hoje [sexta-feira] reportado no relatório de situação”.

  • Itália tem mais 85 mortes e 518 infetados

    Itália registou mais 85 mortes nas últimas 24 horas, contabilizando 33.774 óbitos devido à pandemia. O país tem mais 518 infetados, para um total de 234.531.

    Dos 518 novos casos confirmados, 402 foram na região da Lombardia — que, aliás, tem sido a mais afetada no país. Há, atualmente, 36.976 pessoas infetadas, menos 1.453 do que no dia anterior.

  • Praias de Oeiras com acesso direto a partir do passeio marítimo delimitadas com baias

    As praias de Oeiras que têm acesso direto a partir do passeio marítimo foram delimitadas com baias para que os banhistas entrem e saem do areal em locais específicos, com “torniquetes virtuais”. O objetivo é “controlar a capacidade das praias” quando a época balnear começar, a 10 de junho, explicou ao Observador fonte oficial da Câmara de Oeiras.

    Autarquia colocou baias na praia de Santo Amaro para impedir o acesso a partir do passeio marítimo de Oeiras

    Praias terão locais específicos para a entrada e saída dos banhistas

    A época balnear em Oeiras só começa dia 10 de junho, mas a autarquia já está a preparar a abertura das praias. A partir desse dia, haverá locais específicos com “torniquetes virtuais” (eletrónicos) por onde os banhistas terão de passar para entrarem na praia e que irão registar as entradas e saídas.

    Nas várias praias, a época balnear não começa ao mesmo tempo. Veja aqui a data de abertura de todas as praias do país:

    Época balnear não começa ao mesmo tempo para todos. Veja aqui a data de abertura de todas as praias do país

  • Espanha com total de 27.134 mortes e apenas uma nas últimas 24 horas

    O Ministério da Saúde espanhol registou uma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas e 52 nos últimos sete dias, sendo o total de mortes no país devido à pandemia de 27.134. Segundo os números divulgados, há 177 novos casos diagnosticados com a doença, elevando para 240.978 o total de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

    Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.244 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 162.

    O governo espanhol aprovou esta sexta-feira mais uma etapa, a implementar na segunda-feira, no alívio das medidas de confinamento em vigor desde meados de março para lutar contra a pandemia.

    As regiões espanholas mais povoadas de Madrid e Barcelona vão passar à chamada “fase dois” das dimensões de desconfinamento, podendo-se por exemplo passar a realizar, a partir desse dia, reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos.

    Lusa

  • Mais dois casos em Moçambique e total acumulado passa para 354

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois casos positivos de Covid-19, elevando o total de infetados pelo novo coronavírus de 352 para 354 e mantendo dois óbitos, anunciou esta sexta-feira a diretora de Saúde Pública.

    “As pessoas encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos contactos”, acrescentou.

    Dos 354 casos registados em Moçambique, 327 são de transmissão local e 27 são importados, havendo registo de dois mortos e uma pessoa internada. As autoridades indicam ainda que 119 pessoas estão recuperadas.

    Do total de casos já registados, 150 estão na província de Cabo Delgado, 87 em Nampula, dois na Zambézia, 61 na cidade de Maputo, cinco em Niassa, 24 na província de Maputo, 12 em Sofala, cinco em Tete, um em Manica, quatro em Inhambane e três em Gaza.

    Lusa

  • Taxa de desemprego nos EUA baixa para 13,3% em maio. Foram criados 2,5 milhões de empregos

    A taxa de desemprego nos Estados Unidos registou uma descida inesperada para 13,3% em maio, apesar da pandemia de Covid-19, informou esta sexta-feira o Departamento do Trabalho do país.

    Segundo os dados divulgados esta sexta-feira, foram criados 2,5 milhões de empregos no mês passado. Os analistas esperavam que a taxa de desemprego subisse e ficasse perto de 20%, numa altura em que muitas empresas estavam ainda encerradas devido às medidas de confinamento para conter a pandemia.

    Taxa de desemprego nos EUA baixa para 13,3% em maio

  • Reino Unido regista mais 357 mortes e ultrapassa as 40 mil

    O Reino Unido registou mais 357 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, o dobro do dia anterior, somando 40.261 óbitos durante a pandemia, informou esta sexta-feira o ministério da Saúde britânico.

    O aumento de mortos é superior às 176 mortes registadas na quinta-feira, mas os especialistas tem evitado dar demasiada importância à flutuação dos balanços diários porque estes incluem mortes decorridas há vários dias e registadas mais tarde devido ao processo administrativo.

    De acordo com o ministério da Saúde, foram identificados mais 1.650 infetados nas últimas 24 horas, fazendo subir para 283.311 o número de casos de contágio no país.

    Lusa

  • Ministro do Ambiente confiante: "Acesso à praia é livre" e "vamos ter um ótimo verão"

    “Vamos ter sem dúvida um ótimo verão”. Esta é a convicção do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, que foi esta sexta-feira à Costa da Caparica antecipar o início da época balnear. Em muitas praias da zona centro e sul, esta começa amanhã, sábado, 6 de junho.

    Vamos ter um verão em que as pessoas vão fruir da praia e o podem fazer em segurança”, apontou o ministro.

    Matos Fernandes lembrou que a data de início da época balnear “é uma decisão sobretudo das autarquias” e houve algumas “no norte e centro do país” que “quiseram que a época balnear abrisse mais tarde e por isso será só a 27 de junho. Algumas autarquias até desejariam que fosse em julho, o que já não nos pareceu bem”.

    O ministro falou ainda da app, a InfoPraia, que permitirá perceber como está a lotação de cada praia digitalmente e a partir de casa, para evitar concentração de pessoas. “A app está disponível, a informação sobre a ocupação das praias é que só vai ser carregada amanha que é quando abre a época balnear. Ao longo dos próximos dias vai ser melhorada, mas amanhã a partir do meio da manhã em todas as praias em que a época balnear abre as pessoas vão poder antes de sair da casa saber se a praia tem pouca gente, se está medianamente ocupada ou muito ocupada”.

    A lei, lembrou o ministro do Ambiente, não prevê qualquer coima para quem for para praias já lotadas. O que a lei prevê é que em caso incumprimento reiterado dos limites de lotação as autoridades de saúde possam encerrar determinadas praias, coisa que o ministro espera que não venha a acontecer. “O acesso à praia é livre”, lembrou.

  • Cabo Verde regista mais 34 novos casos e aumenta total para 536

    Cabo Verde registou mais 34 casos do novo coronavírus, 29 dos quais na cidade da Praia, e o total acumulado desde 19 de março aumentou para 536, informou hoje o Ministério da Saúde. Do total de casos registados, contabilizam-se cinco óbitos, dois doentes foram transferidos, 239 recuperados e o país tem neste momento 290 doentes internados nos isolamentos institucionais.

    O Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde avançou, em comunicado, que o Laboratório de Virologia analisou 152 amostras, das quais 34 deram resultado positivo para o novo coronavírus.

    A maior subida ocorreu na cidade da Praia (mais 29), seguida da ilha do Sal (mais quatro) e do concelho de Santa Cruz, em Santiago, com mais um caso registado.

    Lusa

  • Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho. Aeroporto do Montijo vai para a frente

    António Costa visitou esta manhã o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para dar um sinal: os aeroportos estão prontos para aumentar a atividade em segurança. O dia 15 de junho vai ser o dia zero para o turismo e a aviação, com o primeiro-ministro antecipar que será esse o dia em que serão “reativadas rotas, abertas fronteiras” e que toda a União Europeia “vai fazer um esforço para que o turismo retome a sua atividade em pleno”. António Costa deixou ainda uma vez mais a garantia de que, mesmo com a crise, “o futuro vai contar com o Novo Aeroporto do Montijo”.

    Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho. Aeroporto do Montijo vai para a frente

1 de 4