Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog é encerrado por aqui, depois de ter acompanhado a atualidade sobre a pandemia Covid-19 ao longo do dia de sábado, 6 de junho. Continue a seguir as últimas notícias nesta ligação.

    Brasil. Mais 904 mortes num só dia, com 27 mil novos casos em 24 horas

    Muito obrigado por nos ter acompanhado.

  • França. 35 mortes e 579 casos nas últimas 24 horas

    O número de mortes por Covid-19 em França subiu este sábado para 29.142, um aumento de 35 mortes relativamente aos números de sexta-feira, de acordo com os dados oficiais revelados pelas autoridades de saúde francesas.

    Já o número de casos confirmados subiu para 153.634, um aumento de 579 casos de contágio nas últimas 24 horas.

    Atualmente, há 12.479 pessoas hospitalizadas em França e 70.806 já tiveram alta hospitalar desde o início da pandemia.

  • Migrantes detetados em Olhão testam negativo à covid-19 e seguem para Lisboa

    Os sete migrantes oriundos do Norte de África detetados ao largo de Olhão apresentaram resultados negativos nos testes à covid-19 e serão ainda hoje transferidos para Lisboa, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

    “O grupo, composto por elementos do sexo masculino entre os 20 e os 30 anos, será ainda hoje transferido para Lisboa e acolhido pelo Conselho Português para os Refugiados”, lê-se numa nota enviada pelo SEF.

    Segundo o SEF, ” ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado em outros casos de cidadãos estrangeiros resgatados no Mediterrâneo, será registado o pedido de proteção internacional destes sete migrantes”.

    Quando foram intercetados, ao final da manhã de hoje, os homens tinham consigo, no barco em que se faziam transportar, roupa, comida e jerricãs de combustível, referiu à agência Lusa a Autoridade Marítima.

    O barco, com seis metros, foi intercetado por duas embarcações da Polícia Marítima de Olhão e de Faro pelas 12:15, junto à ilha da Culatra, na Ria Formosa, no concelho e distrito de Faro.

    Lusa

  • Última ronda de testes na Premier League deu negativo

    A sexta ronda de testes da covid-19 para jogadores e treinadores dos clubes da Liga inglesa de futebol não registou qualquer positivo, revelaram hoje os organizadores da prova, quando falta pouco mais de uma semana para o reinício.

    No seu site oficial, em comunicado, a Premier League explicou que, em 04 e 05 de junho, um total de 1.195 pessoas, entre jogadores e membros das equipas técnicas, foram testadas para o novo coronavírus e que não existiu qualquer caso positivo.

    Na última ‘jornada’ de testes, efetuada em 01 e 02 de junho, existiu um caso positivo no Tottenham, do português José Mourinho, embora não tenha sido revelado se a pessoa em questão é um dos futebolistas do emblema londrino.

    A competição regressa em 17 de junho, com os jogos em entre Manchester City–Arsenal e Aston Villa–Sheffield United.

    Lusa

  • Pandemia causa mais de 397 mil mortos no mundo inteiro

    A pandemia do novo coronavírus já causou 397.179 mortos no mundo inteiro desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço da agência France Press feito a partir de fontes oficiais.

    Até às 19:00 de hoje (hora de Lisboa), mais de 6.827.260 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da pandemia, entre os quais pelo menos 2.963.800 são considerados como curados.

    Este valor de casos diagnosticados reflete apenas uma parte do número real de contaminações, já que alguns países testam apenas os casos considerados graves, outros utilizam os testes em prioridade para o rastreamento e muitos países pobres não têm capacidade para fazer esta despistagem.

    Nas últimas 24 horas foram registadas no mundo inteiro mais 4.295 mortes e 130.417 novos casos. O Brasil foi o país que teve mais vítimas mortais (1.005), seguido dos Estados Unidos (789) e México (625).

    Os Estados Unidos, que registaram em fevereiro a primeira morte ligada ao coronavírus, são o país mais afetado, tanto em número de mortos (109.497), como em infetados (1.908.235). Destes, 491.706 estão reabilitados.

    Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido com 40.465 morto, para 284.868 casos positivos, o Brasil com 35.026 mortos e 645.771 infetados, a Itália (33.846 mortos e 234.801 casos) e a França (29.111 e 190.052 infetados).

    Lusa

  • Moçambique declara Nampula como local de “transmissão comunitária”

    O ministro da Saúde de Moçambique declarou hoje a cidade de Nampula (norte) como o primeiro ponto do país com transmissão comunitária do novo coronavírus, devido à “evolução dramática de casos com cadeia de transmissão desconhecida”.

    “A cidade de Nampula pode ser declarada, com base na evidência e nos critérios usados por Moçambique e pela Organização Mundial da Saúde, como o primeiro local geográfico do nosso país que apresenta um padrão de transmissão comunitária”, afirmou Armindo Tiago.

    O governante falava em conferência de imprensa na cidade de Nampula, para onde se deslocou para avaliar a situação provocada por um crescimento acentuado de casos do novo coronavírus.

    A cidade de Nampula registou nas últimas duas semanas 115 casos de covid-19 desde o registo do primeiro no dia 24 de maio, passando a ser o segundo ponto do país com o maior número de infeções, atrás da província de Cabo Delgado, que soma 163 casos.

    O ministro da Saúde de Moçambique avançou que a cidade de Nampula regista uma elevada percentagem de amostras positivas para a covid-19, sendo de 21,7%, contra a média de todo o país, que é de 2,7%.

    Lusa

  • Angola com dois novos infetados totaliza 88 casos positivos do novo coronavírus

    Angola registou hoje dois novos casos positivos de covid-19, que fazem o total de 88 infeções, informou o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

    Durante o balanço da pandemia no país. Franco Mufinda explicou que foram registados três casos recuperados, dois adultos e uma criança, de um ano, somando 24 recuperações do total de casos.

    Segundo Franco Mufinda, os novos infetados, de onze e 14 anos, são de transmissão local, contactos indiretos de casos positivos, e até à data da testagem encontravam-se em quarentena institucional.

    “Temos por agora, 88 infetados, dos quais quatro óbitos, 24 recuperados, 60 infetados, sendo que um requer atenção especial. A transmissão local soma, por agora, 59 casos”, indicou Franco Mufinda.

    O governante referiu que o laboratório contabiliza 11.285 amostras colhidas até à data, das quais 88 positivas, 10.343 negativas e em processamento 854, acrescentando que os casos suspeitos são 456 e sob investigação estão 1.160.

    Lusa

  • Infarmed dá parecer positivo a kits de teste à Covid-19, mas com condicionantes

    O Infarmed deu, esta quinta-feira, um parecer positivo aos kits para testes de despistagem da Covid-19, mas com condicionantes: terão de ser realizados mais ensaios de esterilidade, tanto nas zaragatoas como no meio de transporte viral — os principais elementos dos kits — e um estudo alargado de desempenho da zaragatoa, com uma maior amostra. Leia mais aqui:

    Infarmed dá parecer positivo a kits de teste à Covid-19, mas com condicionantes

  • "Estamos numa situação persistente numa região específica", diz Marta Temido

    A ministra da Saúde termina a conferência de imprensa com a resposta a uma comparação com a situação em Espanha, que atualmente já tem a epidemia sob controlo.

    “O nosso país controlou a situação a níveis aceitáveis de novos casos por dia por força de medidas bastante assertivas e comportamento por parte de todos. Estamos aqui numa situação persistente numa região específica. Temos de continuar a manter-nos atentos”, explica Marta Temido.

    “Tínhamos um problema do país, passámos a ter um problema concentrado numa região, agora concentrado em cinco concelhos”, sublinha.

  • Graça Freitas alerta: "Se a máscara nos desse imunidade, o assunto no mundo estava resolvido"

    Fala agora a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sobre a situação da Covid-19 em Portugal e especificamente no caso de Lisboa e Vale do Tejo. “Quando falamos em ter uma doença controlada ou em vias de controlar, quer dizer que não temos um crescimento exponencial. Ainda não é tão baixo como gostaríamos, mas não é um crescimento exponencial”, diz Graça Freitas.

    “A nível nacional, não estamos a assistir a uma subida. Estamos a procurar ativamente casos, a tratá-los, a isolá-los, a procurar os seus contactos. Estamos convictos de que a epidemia em Portugal vai tender para uma situação de controlo, que não é zero casos, é ter a situação não epidémica e não com tendência crescente”, explica a responsável.

    “Acabei de ver imagens de manifestações e movimentos na cidade de Lisboa que, o controlo da doença, aquilo em que temos estado a investir depende do comportamento das pessoas. Seja em festas, seja em raves, seja em ajuntamentos no exterior, não nos podemos juntar, mesmo com a máscara. A máscara é uma medida adicional, ajuda-nos a proteger, é um método barreira, mas não nos dá imunidade. Se nos desse imunidade, o assunto no mundo estava resolvido. Fazíamos as nossas vidas, passávamos a incorporar a máscara e deixávamos de ter casos da doença”, argumenta.

  • Situação em Lisboa e Vale do Tejo "está controlada", diz Marta Temido

    “Desde sábado passado que 7 equipas do INEM têm estado na rua a realizar cada uma delas 300 colheitas. Cada um dos centros de atendimento à Covid na comunidade mobilizaram as suas equipas de saúde primários para realizarem rastreios locais aos utentes. Por outro lado, a ARS mobilizou os seus centros de testes para rastreio ativo”, explica Marta Temido, quando questionada sobre a situação em Lisboa e Vale do Tejo.

    “Esta estratégia de testes teria de ter como resultado um conjunto de casos que eram casos assintomáticos, mas que existiam. A situação, tudo indica, está controlada. Temos de seguir estes casos com grande atenção”, acrescentou, destacando que “só um tratamento ou uma vacina resolverão a situação”.

  • Aumento dos casos em Lisboa e Vale do Tejo resulta da estratégia de rastreio intensivo e não do incumprimento de regras, diz ministra

    A ministra da Saúde é também questionada sobre se o ajuntamento de jovens nas ruas na região de Lisboa e Vale do Tejo tem influenciado o aumento do número de casos na região, mas diz que não é esse o caso.

    “Em todos os países, e também em Portugal, a partir do momento em que introduziram algum alívio do confinamento, num cenário em que não existe nem tratamento nem vacina, houve algum recrudescimento”, diz Marta Temido.

    “O que sucede é que estes casos que estamos aqui a identificar, a maioria deles estão associados a um outro tipo de circunstância que não estimamos neste momento associada ao desconfinamento”, afirma.

    “Muitas destas atividades que estamos a falar são atividades que nunca estiveram confinadas. Eram indivíduos assintomáticos, que foram identificados que se adotou uma estratégia de procura ativa de casos”, acrescenta.

    Reforçando que deve haver respeito pelas regras de distanciamento social e utilização de máscaras, Marta Temido está a sublinhar que o aumento do número de casos em Lisboa está mais relacionado com a estratégia de rastreio intensivo do que com o incumprimento das regras na região.

  • Boletim DGS. Há 12.070 pessoas infetadas neste momento

    Com mais 382 novos casos nas últimas 24 horas e contando com os 281 recuperados desde sexta-feira, há neste momento 12.070 infetados pelo novo coronavírus em Portugal, contabilizou a ministra Marta Temido em conferência de imprensa.

  • Surto no Bombaral está controlado, garante Marta Temido

    A ministra da Saúde é questionada sobre um surto que apareceu numa empresa do setor das frutas no Bombarral. Marta Temido confirma que existem “alguns casos positivos associados a um local específico de trabalho”.

    “Estamos preparados, estamos a trabalhar com o Ministério da Agricultura num conjunto de orientações específicas para as colheitas”, explica, salientando que essas orientações se vão focar especialmente no “distanciamento físico e higienização”.

    “Estamos a falar de atividades maioritariamente ao ar livre, onde o risco pode estar associado a pessoas que têm um convívio em termos de habitação conjunta”, diz Marta Temido. “Tanto quanto sabemos, esta situação específica estará controlada.”

  • Boletim DGS. Recuperados representam 60,5% do total de casos

    Com os 281 novos recuperados da Covid-19 verificados nas últimas 24 horas, estes pacientes representam 60,5 % dos casos totais de infeções pelo novo coronavírus em Portugal.

  • Lisboa e Vale do Tejo. "É expectável que o número de novos casos na região se mantenha elevado nos próximos dias", diz ministra

    Marta Temido fala sobre a situação em Lisboa e Vale do Tejo. “Nos últimos 15 dias esta região tem resultado de um modo consistente cerca de 70% dos novos casos”, explica, sublinhando que os concelhos mais preocupantes são Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

    “Temos promovido o rastreio intensivo. Em pouco mais de 5 dias realizámos cerca de 14 mil colheitas, com colaboração da ACT, INEM e agrupamentos de centros de saúde dos concelhos. À data, foram processadas amostras e comunicados os resultados de 4.649 colheitas. Neste total de amostras já processadas, a percentagem de resultados positivos baixou ligeiramente e é agora de 3,9%”, detalha.

    “É expectável que o número de novos casos na região se mantenha elevado nos próximos dias. Devemos estar preparados para este efeito, que resulta de três causas prováveis:

    • Atraso na curva epidémica na região;
    • Estratégia intensiva de rastreio na região;
    • Especificidades associadas aos novos casos, jovens na idade ativa e assintomáticos.”

  • "R" em Portugal está nos 1,01

    De acordo com os dados do INSA, “a média do número efetivo de reprodução, o Rt, para 29 de maio a 2 de junho, foi de 1,01”.

    “Essa média variou de 0,89 no Norte, 1,09 na região Centro, e 1,02 na região de Lisboa e Vale do Tejo”, explicou Marta Temido.

    O “R” é o número de pessoas a que, em média, cada pessoa infetada transmite o vírus.

  • Atraso no boletim deveu-se a problema técnico que afetou sistemas de informação de vários países, diz ministra da Saúde

    Já começou a segunda conferência de imprensa com a ministra da Saúde e a diretora-geral da Saúde. Marta Temido começa por justificar o atraso, que se “prendeu com uma alteração técnica nas configurações de acesso a um sistema crítico, que levou a que os nossos sistemas de informação, tal como os de outros países, tivessem problemas de instabilidade, portanto o relatório ficasse comprometido”.

  • Boletim DGS. Concelhos com mais novos casos são Lisboa, Sintra e Amadora

    Lisboa registou mais 40 casos de infeção, Sintra mais 37 e Amadora mais 31 — os concelhos com mais novos casos nas últimas 24 horas. No entanto, Sintra é o concelho que menos novos casos registou nas últimas 24 horas em comparação com o dia anterior: de quinta-feira para sexta tinha havido mais 121 casos.

  • Boletim DGS. Mais 2.410 casos suspeitos de Covid-19

    O boletim da DGS contabiliza mais 2.410 casos suspeitos de Covid-19. Os casos não confirmados, 1.851 nas últimas 24 horas, uma subida percentual em linha com o que se tem verificado últimos dias.

1 de 4