Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os principais acontecimentos relacionados com a pandemia de Covid-19 aqui:

    Covid-19. Confirmados 25 novos casos relacionados com o surto de Pequim

  • Morte do primeiro médico no Hospital de São José "vem retratar da forma mais infeliz e concreta o risco que os médicos correm"

    O presidente da FNAM (Federação Nacional dos Médicos) fala em consternação e solidariedade para com familiares, amigos e colegas do médico que morreu por Covid-19. Trata-se do primeiro caso conhecido de um médico a morrer em Portugal vítima da doença.

    Em entrevista à Rádio Observador o presidente da FNAM, Noel Carrilho, reage afirmando que “são os riscos de trabalhar com estes doentes [infetados pela Covid-19]”.

    Noel Carrilho diz que esta morte é um retrato para o risco corrido pelos médicos: “Isto vem retratar da forma mais infeliz e concreta possível o risco que os médicos correm, para qual a FNAM tem chamado a atenção. Uma mensagem que tem sido difícil passar para o ministério [da saúde]. Insistem em não reconhecer e não valorizar este risco.”

    Mas o presidente da FNAM diz que a valorização dos médicos pela tutela tem de ser concreta e tece críticas às declarações do primeiro-ministro: “Este reconhecimento de jogos de futebol como reconhecimento pelo trabalho dos profissionais de sáude nem merece comentários. Contrasta com a dureza desta realidade que é trazida pela morte deste médico.”

    A FNAM exige que seja reconhecida de forma concreta o risco dos médicos e compensado com regime de penosidade e risco.

    Noel Carrilho diz no entanto que a morte de médicos por Covid-19 “era expectável que acontecesse. Esperaríamos que pudéssemos passar por este surto sem esta infelicidade mas tal não foi possível.”

    Ouça aqui a entrevista na íntegra.

    Médico morre com covid-19 em Lisboa. “Isto vem retratar da forma mais infeliz aquilo que é o risco que correm os médicos”

  • Número de novos infetados no mundo com maiores subidas diárias esta semana

    A pandemia de Covid-19 já matou 450.386 pessoas e infetou mais de 8,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG, baseado em dados oficiais dos países e citado pela Lusa. De acordo com os dados diários recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h TMG (20h de Lisboa) desta quinta-feira, 8.410.400 casos de contaminação foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, nos finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, e 3.866.200 pacientes são considerados curados.

    De acordo com o New York Times, esta semana foram registadas duas das maiores subidas diárias em número de infetados. Terça-feira foram reportados mais 140 mil casos, enquanto na quarta-feira foram mais 166 mil. Estes registos foram dois dos três mais altos desde que o surto começou. Para este enorme aumento de infetados, contribuíram os números da América Latina, Ásia e Estados Unidos. Mais de 70 países comunicaram mas casos novos e apenas 43 tiveram uma queda. Os números de quarta-feira estão inflacionados por mais de 30 mil casos não comunicados que o Chile somou ao seu registo de infetados. Também o Brasil viu os infetados crescer em 32 mil. Os Estados Unidos registaram mais 25 mil.

    A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, uma vez que alguns países estão a testar apenas pacientes gravemente doentes com internamento hospitalar, outros usam o teste como uma prioridade para o rastreamento e muitos estados pobres têm capacidade limitada de rastreamento.

    Desde a contagem às 19h TMG de quarta-feira, 5.087 pessoas morreram e 139.699 novos casos foram registadas em todo o mundo. Nas últimas 24 horas, os países com mais mortes são o Brasil (1.269), México (770) e os Estados Unidos (767).

  • Brasil perto das 50 mil mortes por coronavírus e um milhão de casos positivos

    O Brasil registou esta quinta-feira 978.142 casos contra os 955.377 anunciados no dia anterior, o que significa um aumento de 22.765 casos positivos, avança o The Guardian. Também o número de mortes está nos 47.748, quando 24 horas antes eram 46.510, ou seja, houve um aumento de 1.238 mortes pela Covid-19.

  • Médico morreu com Covid-19 no Hospital de S. José

    Um médico de 68 anos terá morrido na sequência de uma infeção pelo novo coronavírus no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado há mais de 40 dias, noticia o Público. É o primeiro caso conhecido de uma morte por Covid-19 neste grupo profissional. A morte foi confirmada à Rádio Observador pelo presidente da FNAM (Federação Nacional dos Médicos), Noel Carrilho.

    O médico, que colaborava com a equipa de gastrenteorologia do Hospital Curry Cabral, do mesmo centro hospitalar do S. José (Centro Hospitalar de Lisboa Central), terá sido infetado por um colega. Esta internados na Unidade de Cuidados Intensivos e não tinha problemas de saúde associados até ser infetado, segundo relata o Público.

    A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) receberam a notícia com consternação.

  • Os números globais do Covid: 450 mil mortos e mais de 8,4 milhões de infeções

    A pandemia de Covid-19 já matou 450.386 pessoas e infetou mais de 8,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG, baseado em dados oficiais dos países. De acordo com os dados diários recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h TMG (20h de Lisboa) desta quinta-feira, 8.410.400 casos de contaminação foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, nos finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, e 3.866.200 pacientes são considerados curados.

    Contudo, alerta a AFP, o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, uma vez que alguns países estão a testar apenas pacientes gravemente doentes com internamento hospitalar, outros usam o teste como uma prioridade para o rastreamento e muitos estados pobres têm capacidade limitada de rastreamento.

    Desde a contagem às 19h TMG de quarta-feira, 5.087 pessoas morreram e 139.699 novos casos foram registadas em todo o mundo. Nas últimas 24 horas, os países com mais mortes são o Brasil (1.269), México (770) e os Estados Unidos (767).

    Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetados em termos de número de óbitos e de casos, com 118.057 mortes e 2.173.804 infeções. Pelo menos 592.191 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades norte-americanas.

    Os outros países mais afetados pela Covid-19 são o Brasil, com 46.510 mortes e 955.377 casos, o Reino Unido, com 42.288 mortes (300.469 casos), a Itália, com 34.514 mortes (238.159 casos) e a França, com 29.603 mortes (195.142 casos). Entre os países mais atingidos, a Bélgica mantém-se como o país com mais mortos face à sua população, 84 óbitos por cada 100.000 habitantes, seguido pelo Reino Unido (62), Espanha (58), Itália (57) e Suécia (50).

    Lusa

  • França regista 28 mortos nas últimas 24 horas

    A França somou 28 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para um total de 29.603 os óbitos desde o inicio da epidemia no país, indicaram esta quinta-feira fontes sanitárias francesas.

    Desse total, 19.146 mortes foram registadas em hospitais e 10.457 em residências de idosos e instituições de assistência.

    A nível de casos de contágio confirmados, o país regista mais de 158.641 mil e 73.887 pessoas foram consideradas curadas da doença.

    Continuam hospitalizadas no país 10.125 pessoas, 752 das quais nas unidades de cuidados intensivos (UCI), apesar do saldo líquido entre entradas e saídas das UCI se mantém em queda, com menos 20 pacientes nas últimas 24 horas.

    Lusa

  • Canadá ultrapassa 100 mil contágios e lança aplicação de rastreio

    O Canadá vai lançar uma aplicação móvel de rastreio de contactos para seguir a propagação da pandemia de Covid-19, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, quando o país ultrapassou os 100.000 casos de contágio.

    O carregamento da aplicação será voluntário e a tecnologia, desenvolvida em parceria com as empresas canadianas Shopifyn (comércio online) e Blackberry, estará disponível em todo o país “no decurso das próximas semanas”.

    O chefe do governo canadiano garantiu que a informação pessoal não será guardada ou partilhada e ainda que nenhum serviço de localização será utilizado. Este tipo de aplicação, já lançada em várias dezenas de países, tem suscitado preocupações em relação ao respeito pela vida privada dos cidadãos.

    A aplicação alertará os utilizadores que tenham estado em contacto com uma pessoa que testou positivo ao novo coronavírus, lembrou Trudeau, apelando à população canadiana para a carregar no telemóvel.

    O anúncio de Trudeau surge no dia em que o Canadá ultrapassou a barreira dos 100.000 contágios pelo novo coronavírus, segundo uma compilação de dados oficiais feita pelas cadeias de televisão do país.

    A propagação do vírus tem vindo a diminuir ligeiramente nas últimas semanas em todo o país e a maior parte das diferentes províncias já começou o processo de desconfinamento.

    Com mais de 8.300 mortes, o que equivale a 220 óbitos por milhão de habitantes, o Canadá ocupa o 11.º lugar na lista dos Estados com vítimas mortais associadas à Covid-19.

    Cerca de 90% dos casos estão concentrados em Ontário e sobretudo no Quebec, província que conta com mais de metade dos casos e de mortos em todo o país. Dos cerca de 5.300 óbitos associados à Covid-19 registados no Quebec, mais de 80% são de pessoas idosas que se encontravam em lares.

    Lusa

  • Chile soma 4.475 novos casos e aproxima-se de Itália no total de contágios

    O Chile registou nas últimas 24 horas 4.475 novos casos de Covid-19, elevando o total de contágios desde o início da pandemia para 225.103, número próximo dos 237.800 registados em Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

    Segundo o Ministério da Saúde chileno, nas últimas 24 horas morreram mais 226 pacientes infetados, com o total de óbitos a subir para 3.841.

    O Chile, que vive há mais de três meses em estado de emergência, é já o nono país do mundo com maior número de casos de Covid-19.

    As autoridades chilenas anunciaram esta quinta-feira também terem começado a monitorizar os movimentos das pessoas infetadas através do GPS dos telemóveis.

    Lusa

  • "Vamos recusar camas a doentes com maior risco de morrer". Vídeo em hospital de Madrid revela medidas para evitar o colapso

    Um vídeo gravado nas primeiras semanas de março, quando se temia o colapso das Unidades de Cuidados Intensivos em Madrid, mostra uma ação de formação de médicos para lidar com o agravamento da pandemia. Uma parte circulou nas redes sociais, agora o El Pais mostra o resto.

    “Vamos recusar camas a doentes com maior risco de morrer”. Vídeo em hospital de Madrid revela medidas para evitar o colapso

  • Espanha vai atualizar em alta número de mortes inalterado há 12 dias

    O governo espanhol vai fazer na sexta-feira uma revisão em alta do número de mortes no país devido à Covid-19, para “cerca de 28.000”, a partir dos atuais 27.136, dado que está sem alterações desde 7 de junho.

    “Infelizmente, temos uma grande percentagem [de mortes], cerca de 28 mil. Amanhã [sexta-feira] vamos dar dados mais fiáveis e mais seguros, mas será à volta de 28 mil mortes”, avançou esta quinta-feira o diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón, durante a videoconferência de imprensa diária sobre a atualização da evolução da pandemia.

    O número oficial de mortos mantém-se inalterado em 27.136 desde 7 de junho, depois de os métodos de contagem de casos e mortes terem sido alterados no final de maio.

    Até ao final do mês passado, quando a epidemia estava em forte declínio, o Ministério da Saúde registava diariamente entre 50 a 100 mortes. Mas desde a mudança de método, o número caiu para menos de cinco, e até mesmo zero mortes durante vários dias.

    A oposição de direita e de extrema-direita tem acusado o governo de esquerda do primeiro-ministro Pedro Sánchez de esconder o número real de mortos.

    Fernando Simon admitiu recentemente que o número tinha sido “congelado” devido a “discrepâncias”, o que, segundo ele, se devia, em parte, a atrasos em algumas comunidades autónomas, que têm autonomia em matéria de saúde.

    O relatório diário com a atualização da situação epidemiológico no país avisa, há já vários dias, que “está a ser efetuada uma validação dos casos dos falecidos que permitirá a correção da série histórica que será atualizada semanalmente”.

    Lusa

  • Câmara de Ponta Delgada distribui vales com 25% de desconto nos restaurantes

    A Câmara de Ponta Delgada vai distribuir 10 mil vales de 25% de desconto numa refeição num restaurante do concelho, como forma de mitigar os efeitos da covid-19 na restauração, anunciou hoje a presidente da autarquia. Maria José Duarte falava numa conferência de imprensa de apresentação de oito medidas de apoio à retoma económica e dinamização social em Ponta Delgada, na sequência da covid-19.

    O “Vale Restauração PDL” pretende “incentivar o consumo local” ao assumir 25% de uma refeição até 20 euros em “todos os restaurantes do concelho” que queiram aderir previamente à medida.

    “Estes vales são descontados no restaurante, o apoio é para o restaurante. Depois, numa lógica semanal, quinzenal, os restaurantes aderentes fazem uma relação dos vales que são entregues e o município fará o reembolso”, declarou o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes, a quem coube a explicação das iniciativas. Os vales serão enviados para a residência de 10 mil pessoas de forma aleatória através de um sistema informático.

    A mesma lógica é aplicada à iniciativa “Vale Ler PDL”, que distribuirá vales que comparticiparão a compra de um livro em 30% e em 50%, caso o autor seja açoriano. Esta iniciativa engloba também a aquisição de livros a editoras para serem distribuídos por várias instituições do concelho.

    O município anunciou um apoio até mil euros à “reestruturação” de micro, pequenas e médias empresas e a empresários em nome individual, que tiveram de alterar o seu modelo de negócio devido à pandemia de covid-19.

    “As empresas têm de fazer prova que foram também afetadas por esta pandemia e nós fazemos uma avaliação para perceber se aquela empresa é elegível ou não na obtenção do subsídio”, assinalou o vereador social-democrata, sem especificar os critérios.

    Lusa

  • Quebra no consumo de combustíveis ainda é elevada, mas melhora face a abril

    O consumo de combustíveis continuou com queda ainda acentuada em maio, mas esteve menos mal do que em abril, de acordo com os dados da Apetro, que representa as empresas petrolíferas.

    Na gasolina houve uma redução de 34,5% em maio, face ao mesmo mês de 2019, e no gasóleo uma quebra de 21,7%. As quebras são mais drásticas no consumo de jet na aviação, atingindo 91,9%. O GPL e outros diminuíram 13,9%.

    Apesar de tudo, estes dados representam uma recuperação — em abril, num contexto de confinamento, o consumo homólogo de gasolina tinha caído 61,3% e o de gasóleo 44,6%. O que quase não mudou, tendo em conta a paragem generalizada no setor da aviação, foi a quebra no combustível jet, que em abril tinha atingido os 93,4%.

  • Municípios algarvios criticam “alarmismo” da Ordem dos Médicos

    O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) acusou esta quinta-feira a Ordem dos Médicos de ser “alarmista” sobre a capacidade de resposta regional a eventuais surtos de Covid-19 e enalteceu a atuação das autoridades regionais no surto de Lagos.

    “Apesar de o surto [de Lagos] ter tido efeito maior que qualquer episódio até agora, as situações estão identificadas, os contactos estão definidos, as pessoas estão controladas e faz parte do processo de desconfinamento [surgirem situações como esta]”, afirmou António Miguel Pina, em declarações à Lusa.

    O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta quinta-feira no Porto a necessidade de intensificar uma campanha de sensibilização para as regras de segurança face à Covid-19 no Algarve, apontando que uma eventual cerca sanitária é decisão da tutela, mas ouvindo os autarcas.

    António Pina considerou que “não se pode ser alarmista”, porque é conhecido de “todos os que têm responsabilidades” que, durante a atual fase, podem “surgir casos” como o que se registou em Lagos, onde várias dezenas de pessoas que participavam numa festa ilegal acabaram infetadas pelo novo coronavírus.

    “Agora, lamentavelmente, assistimos a declarações bombásticas e irresponsáveis, que no fundo têm como foco um combate quase sindicalista e uma luta daquela classe profissional pela exigência de mais profissionais, sem pensar no efeito que traz para os algarvios”, criticou António Miguel Pina.

    Lusa

  • Capital Airlines realiza voos de repatriamento entre Portugal e China

    A Beijing Capital Airlines vai realizar dois voos de repatriamento entre Portugal e a China, numa altura em que a redução dos voos intercontinentais impossibilitou o regresso a casa de cidadãos de ambos os países.

    A companhia aérea chinesa vai voar entre Xi’an, no noroeste da China, e Lisboa, nos dias 20 e 27 de junho, revelou fonte da empresa à agência Lusa.

    “Passageiros chineses poderão regressar à China e passageiros detentores do passaporte português poderão embarcar em Xi’an com destino a Portugal, bem como passageiros de outra nacionalidade na União Europeia que façam escala em Lisboa para o seu país”, explicou a mesma fonte.

    A Beijing Capital Airlines retomou, no final de agosto passado, o voo entre Portugal e a China, mas as autoridades chinesas reduziram as ligações aéreas com o exterior, no final de março, à medida que o novo coronavírus se alastrou pelo mundo.

    Lusa

  • Espanha. 143 novos casos num dia e 52 mortes na última semana

    O Ministério da Saúde espanhol informou esta quinta-feira que nas últimas 24 horas foram notificados 143 novos casos de Covid-19, mais dois do que na quarta-feira, tendo morrido na última semana 52 pessoas com a doença.

    O total de mortes desde o início da pandemia mantém-se nos 27.136, um número que não se altera desde 6 de maio último.

    O relatório diário com a atualização da situação epidemiológica no país avisa, há já vários dias, que “está a ser efetuada uma validação dos casos dos falecidos que permitirá a correção da série histórica que será atualizada semanalmente”.

    Os 143 novos casos com a doença das últimas 24 horas foram diagnosticados com o teste PCR, o mais eficaz na deteção do novo coronavírus, elevando para 245.248 o total de infetados desde o início da pandemia.

    Os dados que são revelados diariamente pelos serviços sanitários espanhóis também indicam que já passaram pelos hospitais 124.779 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 89.

    Lusa

  • Misericórdias suspendem visitas em 24 equipamentos sociais do Algarve

    As visitas aos utentes em 24 equipamentos sociais das Misericórdias do Algarve foram suspensas para salvaguardar utentes. Em causa está o surto de Covid-19 originado por uma festa ilegal em Lagos.

    Misericórdias suspendem visitas em 24 equipamentos sociais do Algarve

  • Investigadores avaliam rejuvenescimento das células estaminais de idosos infetados

    Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, vão tentar perceber, através de testes laboratoriais, se as células estaminais de doentes idosos com Covid-19 podem ser “rejuvenescidas” e “manipuladas” para regenerar os tecidos pulmonares.

    “A abordagem que nós propomos é a de tentarmos rejuvenescer estas células nos doentes idosos, onde o problema da mortalidade da Covid-19 é muito maior”, afirmou esta quinta-feira Pedro Correia de Sá, investigador do ICBAS.

    Em declarações à Lusa, o coordenador do projeto explicou que, como em “tempos de pandemia” não há dadores e é “difícil” o transporte de células estaminais, a equipa, composta maioritariamente por estudantes de doutoramento, vai estudar a possibilidade de realizar um “autotransplante”.

    Segundo Paulo Correia de Sá, a equipa de investigadores vai ainda “aproveitar um problema associado às células estaminais como uma vantagem” para a Covid-19: o facto destas, quando injetadas perifericamente, ficarem “aprisionadas” no pulmão.

    Paulo Correia de Sá salientou que “outra vantagem” associada à utilização das células estaminais, provenientes da medula óssea, é que não têm o ACE, recetor presente na membrana celular e através do qual o SARS-CoV-2 infeta as células humanas.

    “Logo, as células que ficam no pulmão são células que dificilmente são infetadas e que ainda por cima, têm grande capacidade de se diferenciarem noutros tecidos”, sublinhou.

    Durante os próximos seis meses, os investigadores do projeto, desenvolvido no âmbito da 2.ª edição da linha de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) RESEARCH 4 COVID-19, vão, em laboratório, “juntar” as células estaminais de dadores de medula óssea com células do pulmão que vão ser “infetadas com vírus modificado”.

    Lusa

  • Irão. Menos de 100 mortos pela primeira vez em cinco dias

    Teerão anunciou esta quinta-feira menos de 100 mortos ligados à doença da Covid-19, o que não acontecia há cinco dias, numa altura em que as autoridades restabelecem restrições em algumas províncias para combater o vírus.

    Entre quarta-feira e esta quinta-feira, morreram mais 87 pessoas devido ao vírus SARS-CoV-2, o que faz aumentar o total de mortos da pandemia no Irão para os 9.272, declarou à televisão estatal a porta-voz do Ministério da Saúde Sima Sadat Lari.

    No mesmo período, mais 2.596 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, adiantou. O número total de infetados confirmados oficialmente é agora de 197.647.

    Cinco das 31 províncias do país têm classificação vermelha, o nível de risco mais alto de propagação do vírus, precisou Lari. Trata-se das províncias de Azerbaijão Oriental (nordeste), Buchehr e Hormozgan (sul), Kermanchah (oeste) e Khuzestan (sudoeste).

    Segundo a televisão estatal, a província de Hormozgan determinou o encerramento de todas as lojas não essenciais, parques e serviços públicos até sábado, como acontece no Khuzestan (a primeira província a voltar ao nível vermelho) desde abril. As deslocações entre cidades também estão proibidas nas duas províncias.

    Lusa

  • "Pandemia está controlada mas não acabou", diz Ordem dos Médicos

    O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinhou esta quinta-feira que a pandemia da Covid-19 “está controlada, mas não acabou”, apelando para que ninguém facilite e defendendo medidas “mais fortes” para aviões e aeroportos.

    Esta pandemia está controlada, mas não acabou. Não podemos facilitar. Quando facilitamos os surtos acontecem. Temos de manter as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde e temos o problema dos aviões, o que daria para falar muito tempo. São um problema que se calhar vamos ter de controlar com medidas acessórias”, referiu Miguel Guimarães.

    O bastonário da Ordem dos Médicos disse que “nos aeroportos claramente vão ter de ser implementadas medidas mais fortes” e lembrou que “se nos aviões não há distanciamento social”, terão de ser encontradas “outras regras”.

    As companhias aéreas são empresas que colocam a segurança ao mais alto nível e podem encontrar alternativas para aumentar a segurança. As pessoas que estudam isto vão ter de encontrar medidas e vão ter de se fazer inquéritos epidemiológicos, podem-se fazer testes e regras grandes num avião. Num voo intercontinental não se pode dar de comer às pessoas todas de uma vez”, exemplificou.

1 de 4