Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Todas as notícias sobre a pandemia de coronavírus, em Portugal e no mundo, seguem neste novo liveblogue:

    Brasil ultrapassa a barreira das 69 mil vítimas mortais, após 1220 óbitos nas últimas 24 horas

  • Número de mortes no Brasil ultrapassa as 69 mil

    O número de mortes devido à Covid-19 no Brasil ascendeu hoje para 69.184, depois de terem sido confirmadas pelo menos 1.220 vítimas mortais, anunciou o Ministério da Saúde brasileiro.

    O número de casos confirmados é agora 1.755.779, depois de terem sido anunciados mais 42.619 infeções, de acordo com a revista de economia do Globo, a Época Negócios. Os estados mais afetados são São Paulo e Ceará, onde existem 349.715 e 131.000 casos de Covid-19, respetivamente.

  • Anthony Fauci: as coisas "não estão a ir bem" nos EUA e a culpa é do "partidarismo"

    O principal imunologista dos Estados Unidos da América, Anthony Fauci, admitiu no podcast semanal sobre a Covid-19 que as coisas “não estão a ir bem” no país e que a culpa é do “partidarismo”.

    “Têm de estar vendados ou ter tapados os ouvidos para pensarem que agora não vivemos numa sociedade muito dividida de um ponto de vista político”, disse o diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, de acordo com a CNN. “É uma infelicidade, mas é o que é. E sabe, por experiência histórica, quando não temos unanimidade na forma como lidamos com uma coisa, não somos tão eficazes. Acho que temos de assumir que se não houvesse tanta divisão, teríamos uma abordagem mais coordenada.”

    Na opinião de Fauci, comparativamente com outros países, os Estados Unidos “não podem dizer que estamos a ir bem. Quer dizer, simplesmente não estamos”. Em alguns estados, como a Florida e o Arizona, a reabertura foi feita demasiado depressa e ignorando alguns “checkpoints” importantes.

    Apesar da situação, o imunologista considerou que algumas zonas do país estão a lidar “muito bem” com a pandemia, nomeadamente nas comunidades onde as diretrizes das autoridades de saúde são seguidas à risca.

  • Texas com maior número de mortes por Covid-19 desde início da pandemia

    Depois da Florida, também o estado do Texas anunciou esta quinta-feira o número mais alto de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. De ontem para hoje, foram confirmadas 105 mortes devido ao novo coronavírus, elevando o total para 2.918, refere a CNN. Os novos casos foram 9.782, num total de 230.346.

  • Mayor de Nova Iorque suspende eventos de grandes dimensões até setembro

    Bill de Blasio suspendeu todos os eventos de grandes dimensões em Nova Iorque até 30 de setembro. Num comunicado citado pela CNN, o mayor admitiu que lhe custava avançar com o cancelamento, mas que o foco da administração deve ser “a priorização do espaço da cidade para uso público e para a continuação do distanciamento social”.

    O anúncio chega no mesmo dia em que a frase “Black Lives Matter” foi pintada a amarelo em frente à Trump Tower, em Manhattan, num aberto desafio ao Presidente norte-americano. A execução do projeto foi acompanhada pelo próprio De Blasio, que afirmou: “Vamos mostrar a Donald Trump o que ele não entende. Vamos pintar isto para ele em frente ao seu prédio”.

    “Black Lives Matter” pintado na estrada que passa em frente à Trump Tower em Nova Iorque

  • CML: Refeições escolares gratuitas no escalão A e B até ao 12º ano

    Foi aprovado, esta quinta-feira em reunião de câmara, o concurso para contratação de refeições escolares no valor de 2,5 milhões de euros para os alunos do 2º, 3º ciclo e Secundário com os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção do PCP. São mais de 36 mil crianças abrangidas.
    A gratuitidade das refeições estende-se a todos os alunos do município dos escalões A e B a frequentar o 2º, 3º ciclo e secundário. “Em Lisboa, para responder à crise, nenhum aluno carenciado pagará a sua refeição”, assume o pelouro de Educação e Direitos Sociais da CML.

    Para colocar em prática este investimento, caberá à equipa para a Qualidade da Alimentação Escolar garantir a contratação do fornecimento destas refeições nas próximas semanas, cabendo ao Plano Municipal de refeições Saudáveis, delineado por nutricionistas e engenheiros alimentares, garantir a qualidade nutricional das refeições escolares.

  • Mortes ultrapassam as 550 mil e infeções superam os 12 milhões em todo o mundo

    A pandemia de Covid-19 já matou 550.910 pessoas e infetou 12,1 milhões em todo o mundo desde dezembro. Pelo menos 6.461.200 são agora considerados recuperados.

    Nas últimas 24 horas, 5.290 novas mortes e 205.624 novos casos foram registados em todo o mundo.

    Mortes ultrapassam 550 mil e infeções superam os 12 milhões em todo o mundo

  • Angola regista recorde de 62 novos casos e mais uma morte

    Angola registou, nas últimas 24 horas, 62 novos casos de Covid-19, o maior número desde o início da pandemia, e mais um óbito, elevando o total para 23, anunciou a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.

    Os novos casos, 12 de sexo feminino e os restantes de sexo masculino, com idades entre os 2 e os 59 anos, resultaram dos rastreios que estão a ser feitos nos “centros-sentinela” aos contactos com casos positivos, de passageiros e vários aglomerados, adiantou a ministra, numa conferência de imprensa em Luanda.

    Quanto ao óbito, trata-se de um homem de 41 anos, doente crítico que já estava internado há vários dias num centro de tratamento.

    Angola regista já 458 casos positivos da doença, dos quais 23 óbitos, 117 recuperados e 319 ativos.

    Lusa

  • Florida com novo recorde diário de mortes por Covid-19

    A Florida confirmou 120 mortes por Covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia. O recorde anterior era de 83 vítimas mortais, e tinha sido registado a 28 de abril, há mais de dois meses, segundo a CNN. O estado norte-americano divulgou também 8.935 novos casos.

    São agora mais de 232 mil os casos do novo coronavírus detetados na Florida, onde já mais de 4 mil pessoas morreram. O estado é um dos que tem registado uma subida abrupta no número de infeções desde o início do desconfinamento.

  • Autoridades gregas podem voltar às restrições já esta segunda-feira

    As autoridades gregas estão preparadas para, se necessário, voltarem a impor restrições nas deslocações se o número de casos começar a aumentar, o que poderá acontecer já esta segunda-feira.

    O porta-voz do governo grego, Stelios Petsas, garantiu hoje, de acordo com a Associated Press que as autoridades estão “determinadas a proteger a maioria dos poucos frívolos”, admitindo ser muito provável que novas restrições fossem anunciadas na segunda-feira.

    A Grécia foi muitas vezes apontada como um exemplo no combate à Covid-19, tendo sido capaz de manter os números relativamente baixos em comparação à maioria dos países europeus. Contudo, os números têm aumentado nas últimas semanas desde o início do desconfinamento e a retoma dos voos internacionais. As orientações das autoridades sanitárias têm também sido muitas vezes ignoradas.

    Segundo Petsas, tem sido prestada especial atenção à subida do número de casos perto dos Balcãs e a turistas que viajam por terra, através da fronteira com a Bulgária, o único local de passagem reaberto a viagens que não sejam necessárias.

    A Grécia tem, de acordo com a Johns Hopkins University, 3.672 casos confirmados do novo coronavírus e 193 mortes relacionadas com o vírus.

  • França com 14 mortes nas últimas 24 horas

    França anunciou 14 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 29.979 as vítimas mortais provocadas pela doença desde o início da pandemia.

    De ontem para hoje, foram hospitalizadas 79 pessoas, num total de 7.177, segundo o Le Figaro. Destas, 512 permanecem nos cuidados intensivos (menos 17 do que ontem).

    Os dados mais recentes divulgados pelas autoridades de saúde francesas referem ainda a existência de 129 surtos ativos, que estão neste momento a ser acompanhados e avaliados.

  • Reino Unido regista 85 mortes, menos do que na véspera

    O Reino Unido registou 85 mortes nas últimas 24 horas, menos do que no dia anterior, tendo o total de óbitos durante a pandemia Covid-19 subido para 44.602, informou esta quinta-feira o Mnistério da Saúde britânico. O número de infeções confirmadas por teste aumentou em 642 para 287.621, indicou a mesma fonte.

    No balanço diário de quarta-feira, o governo tinha contabilizado 126 mortes e 630 novos infetados.

    Desconfinamento não provocou aumento de casos, diz governo

    O ministro da Cultura britânico, a quem coube conduzir o briefing desta quinta-feira, garantiu não ter existido um aumento dos casos diários na sequência do desconfinamento. “Não temos visto um aumento nos números em resultado do desconfinamento”, afirmou esta tarde Oliver Dowden. “Na verdade, continuam a descer.”

    O Reino Unido continua a ser o país com o terceiro maior número de mortes no mundo durante a pandemia de Covid-19, atrás dos EUA e Brasil.

    Agência Lusa com Rita Cipriano

  • Espanha regista cinco mortes e 241 novos casos nas últimas 24 horas

    Espanha registou cinco mortes nas últimas 24 horas com a Covid-19 e 241 novos casos de pessoas infetadas com a doença, segundo o relatório divulgado esta quinta-feira com a atualização da situação epidemiológica no país.

    O Ministério da Saúde espanhol atualizou para 28.401 o número total de óbitos devido ao novo coronavírus, mais cinco do que quarta-feira, havendo 10 pessoas que faleceram na última semana com a doença.

    Por outro lado, o total de pessoas infetadas desde o início da doença é de 253.056, dos quais 241 diagnosticados nas últimas 24 horas, uma ligeira descida em relação ao dia anterior. A comunidade de Aragão é a região com mais novos casos (59), seguida da Catalunha (52), da Andaluzia (32) e de Madrid (22).

    O relatório diário com a atualização da situação epidemiológica no país informa que já passaram pelos hospitais 125.660 pessoas com a Covid-19, tendo dado entrada na última semana 150.

    Lusa

  • Itália com 229 novos casos e 12 mortos

    O número de casos continua a aumentar em Itália pelo terceiro dia consecutivo. Hoje, foram confirmados 229 novos casos de Covid-19, contra os 193 de ontem e os 138 de terça-feira, refere o La Reppublica. O número de vítimas mortais é 12, menos do que ontem, quando foram confirmadas 15.

    A região da Lombardia continua a ser a mais preocupante, com 119 dos 229 casos anunciados e 5 das 12 mortes devido ao novo coronavírus.

    São agora 242.363 os casos de Covid-19 confirmados em Itália desde o início da pandemia, que já fez 34.926 mortes no país.

  • Reino Unido. Esteticistas, spas e lojas de tatuagem abrem na segunda-feira

    Oliver Downden anunciou também que os centros de estética, spas e lojas de tatuagens podem voltar a abrir as portas na segunda-feira, 13 de julho, “com algumas restrições”.

    “Todas as medidas que estamos a tomar são condicionais e reversíveis”, garantiu o ministro.

  • Reino Unido. Espetáculos ao ar livre podem ser retomados a partir deste fim de semana. Ginásios só a partir de 25 de julho

    O ministro da Cultura britânico anunciou que, a partir deste fim de semana, podem ser retomados os espetáculos ao ar livre.

    “Também vamos retomar os desportos recreacionais, seguidos pela reabertura dos nossos ginásios, piscinas e centros de lazer”, afirmou Oliver Dowden, a quem coube conduzir o briefing desta quinta-feira. Esta reabertura está prevista para 25 de julho, com número limitado de utilizadores (garantido através de um sistema de marcação) e com a garantia de redução do número de alunos por aula, de um maior espaçamento entre equipamentos e melhoria na limpeza.

    “A vida está gradualmente a voltar ao normal”, garantiu Dowden.

  • Directora dos serviços de informação e análise da DGS abandona o cargo. É segunda baixa de peso, mas já tem substituto

    A diretora de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Lima, abandonou o cargo. A saída de Graça Lima acontece com poucos dias de intervalo em relação à saída de outra figura-chave, a epidemiologista Rita Sá Machado. A DGS diz já ter encontrado substitutos.

    Directora dos serviços de informação e análise da DGS abandona o cargo. É segunda baixa de peso, mas já tem substituto

  • Câmara de Lisboa rejeita testes obrigatórios para passageiros que cheguem a Portugal

    A Câmara de Lisboa rejeitou esta quinta-feira uma moção do CDS-PP que pedia a testagem obrigatória para os passageiros que cheguem a Portugal por fronteiras aéreas ou marítimas, no âmbito da pandemia da Covid-19.

    O documento, apreciado em reunião privada do executivo municipal, teve os votos contra dos socialistas e do BE – que têm um acordo de governação da cidade -, a abstenção do PCP e os votos favoráveis do CDS-PP e PSD.

    Os centristas destacam na moção que atualmente Portugal “é o segundo país da União Europeia mais Reino Unido a registar o maior número de novos casos de infeção por Covid-19 por milhão de habitantes”, defendendo que “a medição de temperatura corporal” em vigor no aeroporto da capital “é uma medida básica que não permite identificar casos assintomáticos” e “aplicada em qualquer empresa, estabelecimento comercial ou edifício público”.

    Câmara de Lisboa rejeita testes obrigatórios para passageiros que cheguem a Portugal

  • EUA registam 1,314 milhões de novas inscrições no desemprego numa semana

    Os Estados Unidos registaram 1,314 milhões de novas inscrições no desemprego na semana passada, uma descida em relação à semana anterior e ligeiramente menos do que era esperado pelos analistas, indicou esta quinta-feira o Departamento do Trabalho.

    Os analistas antecipavam 1,35 milhões de novos pedidos de subsídio de desemprego, numa altura em que vários estados do sul dos Estados Unidos registaram um novo aumento de casos de Covid-19 e pediram a bares e restaurantes para encerrarem de novo.

    No total, há 18 milhões de pessoas no desemprego, um número que também desceu em relação à semana precedente, mas que continua a um nível bastante elevado. No mesmo período do ano passado, havia 1,7 milhões de norte-americanos a receber subsídios de desemprego.

    Lusa

  • PSP adverte que futebol não é exceção às regras de saúde pública

    A Polícia de Segurança Pública (PSP) advertiu hoje que o futebol não é exceção às regras de saúde pública, reiterando a proibição de ajuntamentos, no dia em que o FC Porto se pode sagrar campeão nacional.

    No comunicado emitido hoje, a PSP “apela a todos os cidadãos que, não obstante a preferência clubística, cumpram de forma muito rigorosa as indicações das autoridades de saúde e o quadro legal em vigor”.

    Covid-19. PSP adverte que futebol não é exceção às regras de saúde pública

1 de 3