Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar as notícias sobre a pandemia de Covid-19 neste liveblog.

    https://observador.pt/2020/07/20/covid-19-eua-com-mais-514-mortos-e-63-872-novos-casos-nas-ultimas-24-horas/

  • Brasil registou 23.529 novos casos de Covid-19 e 716 mortes em 24 horas

    O Brasil registou 23.529 novos casos de Covid-19 e 716 óbitos provocados pela doença em 24 horas, totalizando 2.098.389 infeções e quase 80 mil mortes (79.488), informou o Ministério da Saúde do país.

    Segundo a última atualização de um portal com dados fornecidos pelo Governo brasileiro, 1.371.229 pessoas já recuperaram da doença e 647.672 ainda estão sob acompanhamento.

    Neste domingo, dezenas de apoiantes do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, realizaram um ato na cidade de Brasília no qual muitos participantes foram apanhados em flagrante sem máscara de proteção facial, desrespeitando normas de proteção e distanciamento social impostas pelo governo regional.

    (Agência Lusa)

  • África do Sul passa barreira dos 5 mil mortos

    A África do Sul, o país mais afetado pela pandemia de Covid-19 no continente africano, ultrapassou a barreira dos 5.000 mortos, segundo os números oficiais divulgados este domingo.

    O país registou, no espaço de 24 horas, 85 novas mortes relacionadas com o novo coronavírus, elevando o número de mortes para 5.033 desde o início da doença. Um total de 13.449 novos casos de infeção foram também oficialmente diagnosticados num só dia, elevando o número total de casos para 364.328, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde.

    Até à data, a África do Sul é o quinto país do mundo mais afetado pela pandemia em número de casos confirmados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

    O ministro da Saúde da África do Sul, Zweli Mkhize, pediu às pessoas que respeitem o distanciamento social, afirmando-se “muito preocupado” com o laxismo observado, numa altura em que as contaminações estão a aumentar muito.

    “O governo mobilizou todos os recursos” para combater a pandemia, disse num comunicado divulgado no sábado.

    E advertiu: “Mas o governo não pode gerir isto unilateralmente. (…) Vemos que o distanciamento físico é pouco ou nada respeitado. O uso de máscaras é abandonado ou as máscaras são mal colocadas (…). Isto terá um impacto direto sobre o número (de casos) nas próximas semanas”.

    Quando o pico da pandemia é esperado nas próximas semanas no país o ministro salientou que a capacidade de “quebrar o ciclo da infeção” depende da vontade de os sul-africanos se manterem “concentrados e disciplinados”.

    As autoridades tinham imposto em finais de março um confinamento rigoroso, mas as medidas têm sido gradualmente flexibilizadas para evitar um colapso da economia da principal potência industrial do continente.

    (Agência Lusa)

  • Moçambique registou 56 novos casos de infeção

    Moçambique registou este domingo 56 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 64 recuperados, anunciaram as autoridades, elevando o total acumulado para 1.491, com 10 mortes e 472 recuperados.

    Até este domingo, Moçambique testou, cumulativamente, 46.556 casos suspeitos, dos quais 1.367 nas últimas 24 horas.

    Dos novos casos reportados, a maioria (38) foi registada na província de Maputo, oito na zona de Maputo-Cidade e há cinco províncias onde foram reportados dois casos em cada: Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete e Manica. “Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar” e “decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, acrescenta o comunicado das autoridades.

    No retrato do país, Cabo Delgado (233) e Nampula (221), duas províncias do norte, continuam a ser as que somam mais casos, mais deixaram de concentrar a maioria dos casos, como vinha acontecendo, passando agora a valer 45% do total. Seguem-se Maputo-Província (186) e Maputo-Cidade (174), registando as restantes sete menos de 50 casos cada.

    (Agência Lusa)

  • Cabo Verde confirma mais 28 infetados

    Cabo Verde confirmou este domingo mais 28 pessoas infetadas com Covid-19 no arquipélago nas últimas 24 horas, elevando o acumulado para 2.042 casos da doença diagnosticados desde 19 de março, segundo dados do Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério refere que entre as 395 amostras analisadas nos laboratórios de virologia do país, cinco deram resultado positivo para o novo coronavírus na Praia, sete em Santa Cruz, cinco em Santa Catarina, dois em Ribeira grande e um em São Salvador do Mundo, todos na ilha de Santiago, principal foco da doença em Cabo Verde.

    Foram ainda diagnosticados cinco novos casos da doença na ilha do Sal e mais três em Ribeira Grande, na ilha de São Nicolau.

    Ao final do dia de sábado, Cabo Verde contava com um acumulado de 2.014 diagnósticos positivos de Covid-19 desde 19 de março, pelo que o total subiu hoje para 2.042 casos em quatro meses, mantendo-se 21 óbitos associados à doença até ao momento.

    Cabo Verde registou ainda nas últimas 24 horas 67 recuperados da doença, dos quais 49 na cidade da Praia e oito na ilha do Sal, refere ainda o comunicado do Ministério da Saúde.

    (Agência Lusa)

  • GNR teve que fazer disparos para dispersar grupo de pessoas em Sines

    Uma pessoa foi detida e dois militares da GNR sofreram escoriações, esta madrugada de domingo em Sines (Setúbal), numa ação policial para dispersar um grupo de pessoas e em que foram feitos disparos de advertência para o ar.

    Questionado pela agência Lusa sobre a ocorrência, o Comando-Geral da GNR relatou que uma patrulha do posto de Sines abordou, cerca das 02h00, um grupo de cerca de 30 pessoas, que se encontrava na via pública, “sem o devido distanciamento social, sem uso de máscara e a consumir bebidas alcoólicas, em violação das normas em vigor” devido à pandemia de Covid-19.

    Indicando que, desde o início da abordagem, o grupo “adotou sempre uma atitude pouco colaborante”, face às indicações dos militares no sentido de fazer cessar as infrações, a GNR diz que houve necessidade de proceder à detenção de uma pessoa, por resistência e coação sobre funcionário.

    Na altura em que encaminhavam o detido para a viatura da guarda, os militares “foram cercados pelo grupo de pessoas presentes no local”, refere a nota da força de segurança enviada à Lusa.

    Já com o indivíduo detido e no interior da viatura da guarda, segundo a GNR, foram os militares “injuriados e agredidos” e, “vendo a sua integridade física colocada em causa, foram efetuados disparos de advertência para o ar”.

    Dois militares da GNR envolvidos na ação sofreram diversas escoriações e deslocaram-se às urgências do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, tendo recebido tratamento hospitalar.

    O detido foi constituído arguido e os factos remetidos para o Tribunal de Santiago do Cacém.

    (Agência Lusa)

  • Angola regista mais 18 casos de infeção por Covid-19

    Angola regista mais 18 casos de infeção por Covid-19, elevando o número total de infetados para 705, anunciou este domingo o secretário de Estado da Saúde Pública do país.

    Segundo Franco Mufinda, os 18 casos, todos de Luanda, referem-se a 14 pessoas de sexo masculino e quatro de sexo feminino. Foram igualmente recuperados onze doentes, sendo 10 do Cuanza Norte, acrescentou.

    Angola regista agora 705 casos confirmados, mais 18 do que sábado, entre os quais 29 óbitos, 221 recuperados e 455 ativos. Entre estes, 15 pessoas estão em estado crítico, sob ventilação mecânica e três têm necessidade de hemodialise.

    Os casos de Covid-19 em Angola estão concentrados na faixa entre os 20 e 69 anos, com predominância do sexo feminino, sendo nove em cada 10 assintomáticos. Os testes serológicos (testes rápidos) totalizam 22.367 em todo o país, dos quais 1.036 reativos, o que significa que as pessoas estiveram expostas ao vírus causador da doença e podem estar ainda em fase ativa.

    (Agência Lusa)

  • A Madeira mantém o total de 102 casos de Covid-19

    A Madeira mantém o total de 102 casos de Covid-19, já com 94 doentes recuperados e oito ativos, menos um do que no sábado, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASASÚDE).

    “Hoje há um novo caso recuperado a reportar, tratando-se de um residente no concelho de Santa Cruz [zona leste da ilha], que cumpriu isolamento no seu domicílio”, refere a entidade, em comunicado.

    O IASAÚDE esclarece que os oito casos ativos são importados e foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de Covid-19 do Aeroporto da Madeira, em funcionamento desde o dia 1 de julho.

    Do total de casos ativos, quatro encontram-se em isolamento na Unidade de Internamento Polivalente dedicada ao novo coronavírus no Hospital Central do Funchal.

    O IASAÚDE informa que, no contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total de 8.662 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 17h30 de hoje.

    Por outro lado, no que respeita ao total de testes realizados na Região Autónoma da Madeira, foram já processadas 34.421 amostras.

    “À data, 9.970 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso à aplicação ‘MadeiraSafeToDiscover’, 4.570 estão em vigilância ativa”, lê-se no comunicado.

    Até às 18h00 deste domingo, foram contabilizadas no arquipélago 1.559 notificações de casos suspeitos de Covid-19, 1.457 das quais não se confirmaram.

  • Itália registou mais três mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

    Itália registou mais três mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, numa altura em que as autoridades da região de Lácio, onde fica a capital, Roma, ponderam impor o confinamento se houver mais surtos de infeção.

    As mortes anunciadas este domingo elevam para 35.045 o número total de óbitos resultantes da pandemia, desde que o estado de emergência foi decretado em Itália, a 21 de fevereiro, indicou a proteção civil local.

    Na região da Lombardia (norte), a mais castigada do país, não houve registo de nenhuma morte, pela primeira vez desde 22 de fevereiro.

    O último balanço oficial dá conta de 218 novos contágios, num total de 244.434 pessoas infetadas com coronavírus, contando mortos, doentes e curados (entre sábado e domingo curaram-se 143 pessoas).

    O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, alertou hoje, nas redes sociais, para a necessidade de os cidadãos continuarem a respeitar as regras de prevenção de infeção e contágio.

    “Estamos a meio de uma batalha. É essencial continuarem a comportar-se corretamente: uso de máscara, distanciamento de pelo menos um metro e lavagem frequente das mãos”, recordou.

    Speranza é um dos ministros do Governo italiano que defende o prolongamento do estado de emergência — que termina a 31 de julho — até final do ano, mas será o parlamento a tomar essa decisão.

    Entretanto, o delegado de saúde de Lácio, Alessio D’Amato, informou que se registaram este domingo 17 novos casos de covid-19 na região, dez deles “importados” de outros países. Muitos dos casos que têm sido registados na zona de Roma dizem respeito a trabalhadores do Bangladesh que voltaram a Itália. “Apelo à utilização de máscaras, doutra forma teremos de fechar outra vez”, avisou, numa publicação na rede social Facebook.

    (Agência Lusa)

  • São Tomé e Príncipe registou mais cinco novos positivos de Covid-19 em 48h

    São Tomé e Príncipe registou mais cinco novos positivos de Covid-19 nas últimas 48 horas, elevando para 746 infeções acumuladas no país, de acordo com a porta-voz do Ministério da Saúde.

    De acordo com a fonte, destes cinco casos do novo coronavírus, três foram registados nas últimas 24 horas após 20 testes realizados pelos serviços sanitários, e outros dois foram detetados no sábado.

    A porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos, que apresentou o Boletim Diário Coronavírus aos jornalistas, sublinhou que o número de pacientes recuperados aumentou para 451, estando internadas cinco pessoas infetadas pelo novo coronavírus no hospital de campanha.

    Os pacientes em isolamento domiciliar baixaram, nas últimas 48 horas, de 398 para 276 cidadãos, mantendo-se em 14 o número de óbitos registados nos últimos quatro meses, desde que a doença foi declarada em São Tomé e Príncipe.

    (Agência Lusa)

  • Cuba sem novos casos de Covid-19 pela primeira vez em 130 dias

    Pela primeira vez em 130 dias, Cuba não regista oficialmente novos casos confirmados do novo coronavírus. Como avança do The Guardian, Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública do país, tirou a máscara durante a transmissão nacional de domingo para dar a notícia. De acordo com números oficiais, a maioria das ilhas das Caraíbas não tem tido casos de Covid-19 há mais de um mês.

    “Digo-vos sempre para ficarem seguros em casa, mas sei que muitos vão à praia hoje”, disse Duran, antes de lembrar que o distanciamento social continua a ser uma medida necessária. Atualmente, a capital de Cuba, Havana, está na primeira de três fases de desconfinamento, podendo os cidadãos começar a utilizar transportes públicos e frequentar parques. Além do distanciamento social, a utilização de máscaras continua a ser obrigatória na maioria das situações.

    Ao todo, Cuba, uma país com cerca de 11,34 milhões de pessoas, registou oficialmente 2.445 casos de Covid-19, 2.304 recuperados e 87 mortes.

  • Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria infetado com Covid-19

    Geoffrey Onyeama, o Ministro do Negócios Estrangeiros da Nigéria, testou positivo à Covid-19. A informação foi avançada pelo próprio através de uma publicação do Twitter. Na partilha, Onyeama escreveu: “Ontem fiz o meu quarto teste do Covid-19 ao primeiro sinal de irritação na garganta e, infelizmente, desta vez voltou positivo. É a vida! Ganhamos algumas vezes, perdemos outras. Estou a ir para o isolamento numa unidade de saúde e rezo pelo melhor”.

    Onyeama, que tem 64 anos, é o primeiro membro do governo deste país com Coivid-19. Nigéria tem 36.107 casos de Covid-19 confirmados e registou 778 vítimas. Ao todo, o país com cerca de 195 milhões de habitantes teve 14.938 pessoas recuperadas.

  • Reino Unido regista mais 27 mortos ligados à Covid-19

    O Reino Unido avança que teve mais 27 mortes ligadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas de acordo com os dados revelados pelo Departamento da Saúde. O número de casos com teste positivo subiu 726. Ao todo, o países tem agora 294.792 casos de Covid-19 e regista uma total de 45.300 mortes.

    Este sábado, os responsáveis governamentais do Reino Unido tinham afirmado, como avançou o The Guardian, que iam deixar de divulgar diariamente os números ligados à pandemia. A decisão foi tomada depois de um estudo da Universidade de Oxford revelar que a contagem no país pode ter erros e ter resultados exagerados.

    “Embora possa parecer simples, não existe um método acordado pela OMS para contar as mortes por Covid-19. Na Inglaterra, contamos todos os que morreram que tiveram um teste Covid-19 positivo a qualquer momento, para garantir que nossos dados estejam o mais completos possível”, explicou a responsável de saúde Susan Hopkins.

  • Alemanha com mais 202 casos de Covid-19

    A Alemanha registou mais 202 casos de Covid-19 e mais uma morte nas últimas 24 horas, elevando o número de infetados para os 201.574 e o de óbitos para 9.084, de acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

    Segundo o instituto pertencente ao Ministério da Saúde da Alemanha, houve ainda um número estimado de 400 novos casos dados como curados, elevando o número total destes para 187.400.

    Os números de novos casos conhecidos este domingo são inferiores aos de sábado, dia em que o Instituto Robert Koch reportou um aumento de 529 casos, mas o aumento de óbitos hoje foi igual (um).

    Os estados com maior número de casos continuam a ser a Baviera (sudeste), com 49.710 (8 hoje), a Renânia do Norte – Vestefália (noroeste), com 46.024 (114 hoje), e Baden-Württemberg (sudoeste), com 36.342 (nenhum hoje).

    As autoridades alemãs anunciaram hoje que há um novo surto de covid-19 num matadouro em Lohne com 66 casos já confirmados, mas consideram ser de proporções mais reduzidas do que o registado recentemente em Gütersloh.

    As 66 infeções de covid-19 são o resultado de 1.046 testes realizados a trabalhadores e pessoas que mantiveram contacto com um matadouro de Lohne, no estado federal da Baixa Saxónia (centro da Alemanha), refere a agência de notícias EFE.

    (Agência Lusa)

  • Catalunha alarga restrições a mais três municípios devido a segunda vaga de casos de Covid-19

    Os responsáveis catalães recomendam aos habitantes de Figueras, Vilafant e Sant Feliu de Llobregat que não saiam de casa a não ser para atividades essenciais e proibiram ajuntamentos de mais de 10 pessoas, avança o El País. As medidas surgem devido à segunda onda de contágios de Covid-19 na Catalunha.

    As medidas foram decididas este domingo pelo governo catalão e ainda têm de ser aprovadas por um juiz. Mal o sejam, entram em vigor durante 15 dias. Além destas regras nestes municípios, todos os bares e restaurantes na Catalunha têm uma ocupação máxima de 50% e as visitas a lares de idosos estão proibidas.

    Só neste domingo, a Catalunha registou 944 novos casos de Covid-19. Os dois grandes focos do surto são em Lérida e Barcelona.

  • Visitas a lares de Moura suspensas por mais 15 dias

    A Proteção Civil de Moura, no distrito de Beja, decidiu manter por um novo período de 15 dias a suspensão de visitas aos utentes dos lares do concelho, informou este domingo o município alentejano.

    A medida preventiva, segundo a autarquia, resulta da análise realizada à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região do Alentejo e, em especial no concelho de Moura, e como forma de “salvaguardar a segurança e saúde da população mais vulnerável à doença”.

    “Findo este período de suspensão, será realizada uma nova avaliação da situação epidemiológica, por forma a serem adotadas as medidas que se entendam mais adequadas no tocante à retoma das habituais visitas aos utentes” das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), lê-se num comunicado divulgado hoje pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

    As visitas aos utentes dos lares de Moura estão suspensas desde o dia 6 de julho.

    O concelho conta, segundo dados fornecidos hoje pelo município à Lusa, com duas dezenas de casos ativos de covid-19 nas localidades de Moura, Amareleja, Póvoa de S. Miguel e Santo Aleixo da Restauração.

    O concelho de Moura está localizado perto de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora), onde foi detetado um surto de covid-10 num lar, em 18 de junho, e que já provocou 17 mortos.

    (Agência Lusa)

  • José Calixto: "Utentes recuperados em Reguengos de Monsaraz é sinal de regresso à tranquilidade"

    O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, fala sobre a cura dos primeiros 21 residentes infetados com Covid-19 no lar de idosos. A situação está controlada, diz o autarca. O município espera reabrir creches já na próxima semana. Ao todo, há 50 curados. Utentes “têm todas condições de recuperação”, refere também.

    [Pode ouvir as declarações de José Calixto no programa Resposta Pronta, da Rádio Observador, aqui]

    José Calixto: “Utentes recuperados em Reguengos de Monsaraz é sinal de regresso à tranquilidade”

  • África supera 700 mil infeções e regista quase 15 mil mortos

    África superou este domingo a barreira dos 700 mil infetados por covid-19 e regista 14.937 mortos, mais 538 casos que na sexta-feira, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

    De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de casos positivos subiu para 701.573 (mais 37.522, nas últimas 48 horas), enquanto mais 23.799 pessoas foram consideradas curadas, totalizando hoje 369.120 o número de recuperações.

    A África Austral regista o maior número de casos (364.073) e 5.221 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 350.879 casos e 4.948 vítimas mortais. O Norte de África é a região com mais mortes (5.836), tendo 135.534 infeções. A África Ocidental contabiliza 106.066 casos, que resultaram em 1.691 mortos. Já a África Oriental tem 52.998 casos, incluindo 1.332 vítimas mortais, enquanto na África Central há 857 mortos e 42.902 infeções.

    Lusa

    Covid-19. África supera 700 mil infeções e regista quase 15 mil mortos

  • Pandemia já provocou mais de 601 mil mortes e 14,3 milhões de infetados

    A pandemia de covid-19 já provocou 601.822 mortos em todo o mundo, entre cerca de 14,3 milhões de casos, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais.

    Até ao meio-dia deste domingo (hora de Lisboa), 14.303.420 casos de infeção tinham sido oficialmente diagnosticados em 196 países desde o início da epidemia, dos quais 7.810.200 estão considerados curados.

    No sábado, foram registados 5.237 novos óbitos e 221.954 novos casos em todo o mundo, com o maior número de novos mortos a ser registado no Brasil (921), Estados Unidos (832) e o México (578).

    Os Estados Unidos são o país mais afetado tanto em número de mortos como em casos, com 140.120 mortos em 3.711.835 casos registados, segundo a contagem da Universidade John Hopkins, e pelo menos 1.122.720 pessoas foram consideradas curadas.

    Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 78.722 mortos em 2.074.860 casos, o Reino Unido com 45.273 mortos em 294.066 casos, o México com 38.888 mortos em 338.913 casos, e a Itália com 35.042 mortos em 244.216 casos.

    Lusa

    Covid-19. Pandemia já provocou mais de 601 mil mortes e 14,3 milhões de infetados

  • Trabalhadores da TAP retomam atividade em agosto com horários reduzidos

    Os trabalhadores da TAP deverão regressar ao trabalho em agosto, mas com horários reduzidos, em 70%, 50% ou 20%, segundo uma comunicação interna do diretor dos Recursos Humanos, a que a Lusa teve acesso.

    “Não haverá mais ‘lay-off’/suspensão de contrato de trabalho, pelo que todos os nossos colaboradores estarão em ‘lay-off’/redução de horário de trabalho. Ou seja, todos os trabalhadores estarão a trabalhar ainda que com uma qualquer redução de horário de trabalho aplicada”, explica a comunicação interna enviada pelos Recursos Humanos do Grupo TAP às direções dos vários departamentos.

    Lusa

    Trabalhadores da TAP retomam atividade em agosto com horários reduzidos

1 de 2