Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado. Vamos continuar a seguir os desenvolvimentos relacionados com a pandemia da Covid-19 neste novo liveblog:

    Número global de infeções ultrapassa os 17 milhões. Japão regista valor recorde de novos casos

  • Brasil ultrapassa 90 mil mortos e 2,5 milhões de infetados em cinco meses de pandemia

    O Brasil ultrapassou esta quarta-feira os 90.000 mortos e 2,5 milhões de pessoas infetadas pela Covid-19, cerca de cinco meses após o novo coronavírus ser clinicamente detectado num paciente no país, em 26 de fevereiro.

    Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde brasileiro, nas últimas 24 horas foram registados 69.074 casos de infeção de Covid-19 e 1.595 óbitos. O país totaliza assim 90.134 mortes e 2.552.265 pessoas infetadas

    O número de óbitos confirmados hoje estabelece um novo recorde para um único dia. Porém, este número foi alcançado de forma atípica, já que o estado de São Paulo, que lidera em número de infeções e óbitos, não divulgou dados na terça-feira, atualizando hoje os dados relativos a dois dias.

    Lusa

  • Estados Unidos ultrapassaram as 150 mil mortes

    Os Estados Unidos da América ultrapassaram esta quarta-feira as 150.000 mortes associadas à Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

    O país, de longe o mais atingido pela pandemia, tinha anunciado no final de fevereiro a primeira morte relacionada com o novo coronavírus.

    Desde o início da pandemia, os Estados Unidos registaram mais de 4,38 milhões de casos de infeção, de acordo com relatórios em tempo real daquela universidade, sediada em Baltimore.

    Com 150.034 mortes às 15:55 locais (20:55 em Lisboa), equivalente à cidade de Savannah, na Geórgia, os Estados Unidos estão à frente do Brasil (88.539), do Reino Unido (45.878), do México (44.876) e de Itália (35.123).

    Lusa

  • Angola regista mais uma morte e 79 novos casos

    Angola registou esta quarta-feira mais um óbito e 79 novas infeções de Covid-19, somando agora 1.078 casos e 48 mortes, desde o registo do primeiro caso no país, em março, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Franco Mufinda disse que todos os casos, com idades entre três meses e 74 anos, são da província de Luanda, capital de Angola, o foco da pandemia.

    Segundo o governante angolano, a morte ocorreu no Hospital Militar, uma mulher de 30 anos, mas foram recuperadas 35 pessoas, totalizando 301 casos recuperados da doença.

    Nesta altura, indicou o secretário de Estado para a Saúde Pública, estão 729 casos ativos, com 22 pessoas em estado grave, das quais cinco com um quadro crítico, uma delas a precisar de hemodiálise.

    Lusa

  • Portugal sem classificação como "país de risco" na Galiza, diz MNE

    O Ministério do Negócios Estrangeiros garantiu esta quarta-feira não existir “qualquer classificação” de Portugal como “país de risco” por parte da Galiza e que o registo decretado para portugueses que visitem a região “não significa qualquer restrição” à livre circulação.

    Não existe qualquer classificação de Portugal como país de risco por parte da Comunidade Autónoma da Galiza. O mecanismo de comunicação estabelecido para os cidadãos que entram na Galiza não significa, nem poderia significar, qualquer restrição, impedimento, condicionamento à livre circulação de cidadãos portugueses no território desta Comunidade Autónoma de Espanha”, refere um comunicado enviado esta quarta-feira às redações.

    https://observador.pt/2020/07/29/portugal-sem-classificacao-como-pais-de-risco-na-galiza-diz-mne/

  • APA faz balanço "muito positivo" sobre cumprimento de novas regras nas praias

    A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fez esta quarta-feira um balanço “muito positivo” sobre o cumprimento das novas regras de segurança nas praias, no âmbito da pandemia da Covid-19, tanto ao nível da implementação, como do “comportamento dos utentes”.

    O balanço é muito positivo, tanto em termos da implementação no terreno das regras definidas, como ao nível do comportamento dos utentes que maioritariamente têm respeitado o distanciamento social e outras normas definidas”, informou a APA, numa resposta escrita enviada à Lusa.

    Segundo a instituição, muitas das regras foram implementadas pela primeira vez, devido à pandemia da Covid-19, mas “os portugueses têm acolhido de forma tranquila e colaborante as recomendações que são feitas pelas autoridades”

    APA faz balanço “muito positivo” sobre cumprimento de novas regras nas praias

  • Número de casos ativos sobe para nove na Madeira

    A Madeira registou esta quarta-feira um novo caso de Covid-19 e assinalou dois suspeitos, elevando o número de ativos para nove, indicou o Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE), sublinhando que as três situações foram identificadas no Aeroporto Cristiano Ronaldo.

    Hoje há mais um caso positivo a reportar. Trata-se de um viajante que foi testado no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira”, refere a entidade em comunicado, esclarecendo que os dois casos suspeitos foram também detetados no mesmo local.

    O total de casos positivos no arquipélago é agora de 106, já com 97 recuperados.

    Lusa

  • Cabo Verde regista a 23.ª morte e mais 19 casos de infeção

    Cabo Verde registou esta quarta-feira mais uma morte por causa do novo coronavírus, aumentando para 23 o total de óbitos no país, que diagnosticou mais 19 casos positivos da doença, num total acumulado de 2.373 infeções, segundo dados oficiais.

    De acordo com as autoridades de saúde de Cabo Verde, o óbito ocorreu no Hospital Agostinho Neto, na Praia, e trata-se de homem, de 64 anos, que apresentava outros problemas de saúde.

    No mesmo dia, foram registados mais 19 casos positivos de Covid-19, dos quais 14 na Praia, quatro em Santa Cruz e um na Ribeira Grande, todos concelhos da ilha de Santiago, o número mais baixo dos últimos 20 dias.

    Cabo Verde registou ainda mais 78 casos recuperados nas últimas 24 horas, aumentando o total de altas para 1.694.

    Lusa

  • São Tomé e Príncipe regista mais um óbito somando 15 mortes e 868 casos

    São Tomé e Príncipe registou esta quarta-feira mais uma morte por Covid-19, aumentando para 15 o número de óbitos desde que, em meados de março, a doença foi declarada no país, indicou fonte do Ministério da Saúde.

    Temos mais um óbito ocorrido nas últimas 24 horas, no hospital de campanha. É um paciente de 60 anos, do sexo masculino que residia no distrito de Mé Zóchi”, o segundo mais populoso do país, disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

    Entre sábado e esta quarta-feira, foram registados mais oito casos positivos do novo coronavírus, resultantes de cerca de uma centena de testes laboratoriais realizados.

    Lusa

  • Espanha regista mais 1.153 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas

    Espanha registou nas últimas 24 horas mais 1.153 novos casos de infeção por Covid-19, registaram-se também 5 mortes relacionadas com a doença do novo coronavírus.

    Madrid reportou mais dois surtos na comunidade, que totalizaram 28 novos infetados e 84 pessoas que ficarão sob vigilância das autoridades de saúde espanholas.

  • Infarmed assume "complexidade" no processo de aquisição de vacinas

    O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Rui Santos Ivo, admitiu esta quarta-feira “alguma complexidade” na articulação do processo europeu de aquisição de futuras vacinas para a Covid-19, por estas ainda estarem numa fase de desenvolvimento.

    Estamos a trabalhar com os restantes 26 países da União Europeia para que possa haver um procedimento conjunto no sentido de disponibilizar as vacinas a todos os cidadãos. É um processo com alguma complexidade, porque temos de coordenar a fase em que estão as vacinas, as quantidades que vão ser produzidas e as condições em que as diferentes empresas vão disponibilizá-las”, afirmou, em declarações prestadas na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país.

    https://observador.pt/2020/07/29/infarmed-assume-complexidade-no-processo-de-aquisicao-de-vacinas/

  • Epidemiólogos britânicos defendem fim dos "corredores de viagem"

    Os epidemiólogos britânicos David Hunter e Neil Pearce defenderam esta quarta-feira o fim dos “corredores de viagem” e fazer cumprir quarentena a todas as pessoas que cheguem do estrangeiro para eliminar a presença da Covid-19 no Reino Unido.

    Num artigo escrito para o diário The Guardian, os dois académicos dizem que “encorajar as viagens para o estrangeiro no meio de uma pandemia não faz sentido” e que o Reino Unido pode seguir o exemplo da Nova Zelândia ou Coreia do Sul, onde a ausência de casos de infeção permitiu retomar a vida normal, nomeadamente o encontro de famílias, eventos desportivos e atividade económica interna sem restrições.

    Além de uma maior eficácia e transparência do sistema de rastreamento, sugerem que seria necessário dar apoio financeiro às pessoas necessitarem de ficar em auto isolamento, e alojamento num hotel, se forem consideradas um risco para a família.

    Epidemiólogos britânicos defendem fim dos “corredores de viagem”

  • Cabo Verde com baixa prevalência do vírus na população

    Cabo Verde regista uma prevalência muito baixa (0,4%) do novo coronavírus na sua população, segundo dados de um estudo esta quarta-feira apresentado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), que pediu, por isso, “medidas preventivas rigorosas”.

    O inquérito sero-epidemiológico da Infeção por Sars-Cov-2 em Cabo Verde foi realizado desde finais de junho pelo Ministério da Saúde e Segurança Social, através do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), tendo sido inquiridas 5.348 pessoas, dos 10 aos 80 anos, em todos os 22 concelhos do país.

    Do total de inquiridos, 21 pessoas (0,4%) testaram positivas ao teste rápido para deteção de anticorpos, um número considerado “baixíssimo” pela presidente do INSP, Maria da Luz Lima.

    Cabo Verde com baixa prevalência do vírus na população

  • Itália ultrapassa os 246.700 casos ao somar mais 289 contágios

    A Itália contabilizou hoje 289 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, o que aumenta o número total para 246.776 infeções desde que começou a emergência sanitária no país a 21 de fevereiro, informou a Proteção Civil.

    Nas últimas horas morreram seis pessoas, num total de 35.129 óbitos.

    Foram realizados 56.000 testes, face aos 48.000 de terça-feira, um número distante dos 70.000 diários que o país realizava quando a curva de transmissão não estava controlada.

    Além disso, existem hoje 12.616 casos positivos e foram curados 275 desde terça-feira.

    Lusa

  • Reino Unido registou 83 mortes, total perto dos 46 mil

    O Reino Unido registou mais 83 mortes de Covid-19 e 763 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde britânicas.

    Durante a pandemia de Covid-19, o país somou até agora 45.961 mortes e 301,455 casos de contágio confirmados.

    Na segunda-feira o Reino Unido tinha registado 119 mortes e 581 novos casos.

    As cidades de Leicester, Bradford e Blackburn são aquelas com surtos mais graves, tendo sido introduzidas algumas restrições, mas sem necessidade de confinamento total.

    Lusa

  • Companhias aéreas africanas podem perder 1.700 milhões de euros em 2020

    A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estimou esta quarta-feira que as companhias aéreas africanas podem perder dois mil milhões de dólares (1.700 milhões de euros) em 2020 devido à Covid-19, o que as colocaria à beira do colapso.

    Sem assistência financeira urgente, a indústria está em risco de colapso, colocando em jogo 3,3 milhões de empregos e 33 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros) do Produto Interno Bruto (PIB)”, disse o organismo internacional através de uma declaração.

    Vários governos africanos, incluindo os do Ruanda, Senegal, Costa do Marfim e Burkina Faso, prometeram um total de 311 milhões de dólares (264 milhões de euros) para apoiar o transporte aéreo.

    Companhias aéreas africanas podem perder 1.700 milhões de euros em 2020

  • Creche encerra em Baião após caso positivo em educadora

    Uma creche do concelho de Baião foi hoje encerrada depois de uma educadora ter testado positivo à Covid-19, informou fonte da entidade gestora. Sérgio Pereira, presidente da instituição de solidariedade social Ober, indicou que a situação determinou que 33 crianças e 10 funcionários da creche, situada na localidade de Gove, fossem mandados para a casa.

    Segundo o dirigente, “mais ninguém apresenta sintomas da doença, mas vão todos realizar testes nos próximos dias”. A escola, acrescentou, só deverá reabrir em setembro. Sérgio Pereira lamenta a situação e refere “que todas as medidas estavam a ser tomadas para segurança das crianças e colaboradores”.

    Anotou ainda que, após a deteção do caso de Covid-19 na colaboradora, foram realizados os procedimentos recomendados pela Direção-Geral da Saúde

    Lusa

  • Mais um caso positivo registado nos Açores

    A Autoridade de Saúde dos Açores revelou hoje que foi diagnosticado nas últimas 24 horas mais um caso positivo da Covid-19, na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago e a que concentra mais população. O novo caso refere-se a um homem de 46 anos, não residente nos Açores há dois anos, que chegou ao arquipélago num voo oriundo do continente americano, na terça-feira, obtendo resultado positivo no teste à Covid-19, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde.

    O homem apresenta uma “situação clínica estável e tem permanecido em isolamento na unidade hoteleira na qual está hospedado”, tendo já sido diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os “procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.

    Lusa

  • Graça Freitas insiste na utilização de máscaras apenas em ambientes fechados ou onde exista risco

    Depois da imposição da Região Autónoma da Madeira de utilização de máscara em todos os espaços públicos, Graça Freitas nota que as regiões autónomas têm “autoridades de saúde próprias” e frisa que até ao momento a evidência científica disponível não aponta no sentido de se alargar a utilização de máscara também ao exterior.

    “A recomendação para utilização das máscaras é sobretudo e sempre que num ambiente fechado não for possível garantir a distancia entre as pessoas, ou que exista risco”, notou a diretora-Geral da Saúde.

  • Regras para os Centros de Dia serão publicadas em breve

    A direção-geral da Saúde e a Segurança Social já “consensualizaram” um documento que servirá de base, com regras, à reabertura dos centros de dia.

    Segundo Graça Freitas serão publicadas “brevemente” as regras que permitirão “com a segurança possível e o mínimo risco reabrir os centros de dia”.

    Já sobre a situação dos lares, a diretora-Geral da Saúde diz que têm sido alvo de uma grande atenção das autoridades de saúde. “Lares são o local que merece melhor atenção, um dos pilares é tratar todos de acordo com as necessidades mas dar muita atenção às populações vulneráveis que muitas vezes vivem nos lares”, apontou.

1 de 3