Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Este liveblog acaba por aqui mas o acompanhamento ao minuto da evolução da pandemia pelo mundo continua no novo criado este sábado. Fique connosco.

    https://observador.pt/2020/08/01/covid-19-eua-com-1-344-mortos-e-mais-de-60-mil-casos-nas-ultimas-24-horas/

  • Fauci confiante de que norte-americanos terão em 2021 vacina contra o vírus

    Fauci, principal especialista em doenças infecciosas do Governo, afirmou numa audiência estar “cautelosamente otimista” de que existirá uma vacina “até ao final deste ano” e ao entrar-se “em 2021”.

    Fauci confiante de que norte-americanos terão em 2021 vacina contra o vírus

  • Brasil regista mais de 50 mil novos contágios pelo terceiro dia consecutivo

    São 52.383 novos casos positivos nas últimas 24 horas, cumprindo-se o terceiro dia consecutivo em que o Brasil supera a fasquia dos 50 mil novos infetados. O número eleva o total de contágios por Covid-19 para 2.662.485, anunciou o ministro da saúde esta sexta-feira. Quanto a vítimas mortais, há mais 1.212 a lamentar — são agora um total de 92.475.

  • Bolsonaro: "Tem medo de quê? Enfrenta!"

    Distribuiu apertos de mão, aceitou presentes, abraçou apoiantes e chegou mesmo a segurar uma criança ao colo. Foi à margem de qualquer regra de distanciamento social que o presidente do Brasil foi recebido esta sexta-feira por uma multidão eufórica, numa visita a Bagé, na fronteira do estado do Rio Grande do Sul. “Tem medo de quê? Enfrenta!”, terá mesmo atirado Jair Bolsonaro, citado pelo G1, que deu conta da passagem do presidente, a propósito do lançamento de um bairro de habitação social naquela localidade. “Eu já estou imunizado, se alguém quiser apertar a minha mão”, acrescentou ainda Bolsonaro, que elogiou o prefeito local por não ter chegado a encerrar o comércio e voltou a defender o uso da hidroxicloroquina. De resto, à saída do avião que o transportou até Bagé, exibiu o referido e pouco consensual medicamento.

    “Eu sabia que um dia ia pegar. Como infelizmente eu acho que quase todos vocês vão pegar um dia”, disse ainda Jair Bolsonaro sobre a Covid-19. Recorde-se que depois de três testes, o presidente brasileiro revelou esta quinta-feira que tem uma infeção pulmonar, depois de ter recuperado do novo coronavírus, e afirmou que está a ser tratado com antibióticos.

    Logo após a cerimónia de descerramento da placa, rodeado de um mar de gente, Bolsonaro tirou a máscara, montou um cavalo e ergueu a bandeira do Rio Grande do Sul.

  • Mais 33 casos em Santiago e Sal aumentam total para 2.451 em Cabo Verde

    Cabo Verde registou mais 33 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, distribuídos pelas ilhas de Santiago e do Sal, aumentando para 2.451 o total acumulado de infeções no país, segundo dados oficiais.

    Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do novo coronavírus em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, revelou que os novos casos foram registados em Santiago (26), distribuídos pelos concelhos da Praia (21), Santa Cruz (2), São Domingos (2) e Ribeira Grande com um, e sete na ilha do Sal.

    Com os novos casos, o país passou a somar um total de 2.451 infetados de Covid-19, desde 19 de março, continuando também com 23 óbitos e dois doentes transferidos para os seus países.

    Lusa

  • Angola aumenta para 1148 infeções, com mais 39 casos e um óbito

    O secretário de Estado angolano para a Saúde Pública anunciou esta sexta-feira mais 39 casos de Covid-19 e uma morte, com o acumulado de infeções a subir para 1148 e a alastrar para mais duas províncias. Franco Mufinda que fazia o balanço epidemiológico diário adiantou que entre os novos casos, há quatro da província do Zaire e um da província do Moxico, neste caso importado de Luanda.

    Estes dois territórios juntam-se assim a Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Cabinda, Huíla, Uíje e Lunda Norte, estando 11 das 18 províncias angolanas com casos identificados da doença. A lista dos novos infetados inclui 28 homens e 11 mulheres.

    Quanto ao óbito, tratava-se de um doente crítico, uma mulher de 62 anos, que sofreu “complicações” relacionadas com a hipertensão arterial e desenvolveu um quadro respiratório agudo grave.

    Franco Mufinda informou igualmente que já tiveram alta 269 passageiros que regressaram de Portugal na semana passada, mantendo-se em quarentena apenas uma pessoa “por ser um caso reativo”. Na quinta-feira chegaram ao país mais 283 angolanos, provenientes do Porto que estão em quarentena, acrescentou.

    (Lusa)

  • Uso de máscaras provoca prejuízos de 100 mil euros no turismo da Madeira, segundo ACIF

    A direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal considerou esta sexta-feira que a resolução que obriga ao uso de máscaras na Madeira foi comunicada de forma “desastrosa”, provocando prejuízos turísticos superiores a 100 mil euros em cancelamento de reservas.

    Uso de máscaras provoca prejuízos de 100 mil euros no turismo da Madeira, segundo a ACIF

  • São Tomé e Príncipe com mais três casos positivos e aumenta total para 871

    São Tomé e Príncipe registou mais três casos positivos de Covid-19, nas últimas 48 horas, resultantes de 60 testes efetuados pelas autoridades sanitárias, elevando para 871 infeções acumuladas no país, indicou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

    De acordo com a porta-voz do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, Isabel dos Santos, o número de pacientes recuperados aumentou para 778, não havendo nenhum doente internado no hospital de campanha.

    Os casos positivos em isolamento domiciliar baixaram para 78 e o número de mortos mantém-se em 15.

    Lusa

  • Madeira. PSP vai atuar em casos de desobediência ao uso de máscara

    PSP informou que vai atuar em situações de desobediência e resistência às ordens para fazer cumprir a obrigatoriedade do uso de máscara. Ainda assim, a PSP informa que quer manter abordagem pedagógica.

    Covid-19. PSP na Madeira vai atuar em casos de desobediência ao uso de máscara

  • Governo brasileiro soma sexto ministro infetado

    É já o sexto ministro do governo de Jair Bolsonaro a testar positivo para a Covid-19, depois do próprio presidente, e até da sua mulher, Michelle Bolsonaro, terem anunciado que se encontravam infetados. O caso mais recente envolve Wagner Rosário, com a pasta da Controladoria Geral da União (o equivalente nacional ao Tribunal de Contas, que no contexto brasileiro é um órgão do governo).

    Foi através de uma nota oficial divulgada esta sexta-feira pelo seu gabinete, citada pela Folha de São Paulo, que foi tornado público o teste realizado esta quinta-feira. Sem adiantar grandes detalhes sobre em que condições se encontra o ministro, foi apenas indicado que Wagner Rosário se manterá em funções de forma remota e que permanecerá “em isolamento até novo teste e alta médica”.

    Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Milton Ribeiro (Educação), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), e Bento Albuquerque (Minas e Energia) são os outros responsáveis que testaram positivo anteriormente.

  • Mais de mil contraordenações e 48 detenções por incumprimento das regras em julho

    A GNR e a PSP realizaram entre 1 de julho até quinta-feira 1.056 autos de contraordenação e 48 detenções, por incumprimento das regras previstas no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta devido à pandemia de Covid-19.

    Segundo os dados destas duas forças de segurança, divulgados esta sexta-feira em comunicado pelo Ministério da Administração Interna, dos 1056 autos, as infrações mais frequentes foram o incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas na via pública (500 autos), seguido do incumprimento das regras de ocupação nos locais abertos ao público (153) e a falta de uso de máscara nos estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos (137).

    Estas autoridades indicaram ainda 117 autos por incumprimento do uso de máscara nos transportes públicos, 66 por aglomeração de pessoas, 56 por desobediência dos horários de funcionamento dos estabelecimentos.

    Neste período, foram ainda encerrados 112 estabelecimentos e suspensa a atividade de outros 55, pelo incumprimento das regras de funcionamento (nomeadamente ao nível da possibilidade de abertura ao público, horário de funcionamento ou regras de permanência no espaço reservado a clientes).

    Foram ainda efetuadas 48 detenções por desobediência ao acatamento das ordens emanadas pelas Forças de Segurança.

    (Lusa)

  • OMS regista recorde de aumento de infeções diárias

    É um recorde registado pela Organização Mundial de Saúde ao nível dos novos casos de infeção por dia, que esta sexta-feira chegam aos 292.527 em todo o mundo — o valor mais elevado era de 24 de julho (com 284.196 novos contágios). Os maiores aumentos, segundo esta organização, dizem respeito ao contexto nos EUA, Brasil, Índia, e África do Sul

    Quanto ao números de mortes, são já 6.812 assinaladas esta sexta-feira — a média de mortes diárias em julho tem sido de 5.200.

  • Afinal, bares e discotecas que retomem atividade podem ter 'layoff' simplificado

    O Governo esclareceu esta sexta-feira que os estabelecimentos encerrados por decisão legal ou administrativa como os bares ou discotecas que decidam retomar a atividade parcialmente funcionando como cafés ou pastelarias podem continuar a recorrer ao ‘layoff’ simplificado. “As áreas governativas da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social informam que os estabelecimentos sujeitos a medida legislativa ou administrativa de encerramento podem continuar a aceder ao designado mecanismo de ‘layoff’ simplificado”, começa por lembrar a nota do gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

    “O recurso a este apoio continua também válido para estabelecimentos que, continuando encerrados por medida legislativa ou administrativa, possam, com base em outras atividades económicas, retomar parcialmente a sua atividade de acordo e em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de contingência e alerta, no âmbito da pandemia da doença Covid-19”, acrescenta o gabinete.

    Assim, continua o ministério, “bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos de bebidas com espaço de dança que entendam retomar a sua atividade enquanto cafés ou pastelarias, cumprindo as regras vigentes em cada território, poderão continuar a usufruir do mecanismo de ‘layoff’ simplificado”.

    A resolução do Conselho de Ministros aprovada na quinta-feira “renovou a declaração da situação de alerta e contingência, consoante o território em causa, deixando assim de vigorar a situação de calamidade em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa”, lembra a mesma fonte. A resolução determina que permanecem encerrados “os bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e os estabelecimentos de bebidas com espaço de dança”. Porém, continua o gabinete de Siza Vieira, é dada a esses estabelecimentos a possibilidade de “funcionarem como cafés ou pastelarias, sem necessidade de alteração da respetiva classificação de atividade económica, desde que cumpridas todas as regras em vigor, designadamente as de higiene, saúde e segurança, e permaneçam inutilizados os espaços destinados a dança ou similares, ainda que possam ser ocupados com mesas destinadas aos clientes”.

    (Lusa)

  • Madeira mantém nove casos ativos

    As autoridades de saúde da Madeira não detetaram novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se nove infeções ativas na região, havendo porém uma suspeita em investigação, indicou esta sexta-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Durante o dia de hoje, temos a reportar uma situação que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde”, disse a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, em videoconferência, esclarecendo que se trata de um viajante identificado no contexto das atividades de vigilância epidemiológica no aeroporto da Madeira.

    Bruna Gouveia disse, por outro lado, que as nove infeções ativas consistem em seis casos importados, todos identificados à chegada à região, e três de transmissão local.

    Lusa

  • União Europeia doa 20 milhões de euros adicionais a Angola

    O embaixador cessante da União Europeia em Angola anunciou esta sexta-feira um apoio adicional de 20 milhões de euros para o país africano, no âmbito das medidas de alívio do impacto da Covid-19, que o Governo poderá aplicar numa área à sua escolha.

    O anúncio foi feito por Tomas Ulciny, que terminou o seu mandato de quatro anos em Angola e esta sexta-feira despediu-se do Presidente angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.

    Angola faz parte do nosso programa de apoio orçamental e a União Europeia tem um pacote de 20 milhões de euros adicionais para uma área que vai ser escolhida pelo Governo”, adiantou o checo, sublinhando que o valor pode ser aumentado no futuro e que vai ser transferido até ao final do ano.

    https://observador.pt/2020/07/31/uniao-europeia-doa-20-milhoes-de-euros-adicionais-a-angola/

  • Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras retomam este fim de semana

    As feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras, em Lisboa, voltam a abrir este fim de semana, depois de terem sido suspensas devido ao agravamento do número de infetados por Covid-19, anunciou a câmara.

    A decisão foi tomada na sequência do decreto aprovado na quinta-feira pelo Conselho de Ministros, refere o município numa informação publicada nas redes sociais.

    Esta, porém, “proibida a venda de bebidas alcoólicas e o uso de máscara e o distanciamento social devem ser cumpridos pelos feirantes e clientes”, salienta a autarquia lisboeta, liderada por Fernando Medina (PS).

    Feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras retomam este fim de semana

  • França regista mais 1.346 novos casos de infeção por Covid-19

    França registou mais 1.346 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, que elevam o total de infetados desde o início da pandemia para 187.919.

    Esta sexta-feira representa o terceiro dia consecutivo acima das 1.300 novas infeções.

    Nas últimas 24 horas morreram 11 pessoas, elevando o total de mortos para 30.265.

  • Marcelo diz que resultados da auditoria ao Novo Banco devem "chegar o mais rapidamente possível aos portugueses"

    À margem de uma reunião no Algarve — onde espera ouvir as associações sobre os planos para a recuperação até ao verão do próximo ano —, o Presidente da República diz esperar que os resultados da auditoria ao Novo Banco “cheguem o mais rapidamente possível”.

    “O importante é saber o que se passou. Enquanto se não sabe é importante olhar com atenção aquilo que se passa sobretudo porque é uma instituição onde está envolvida a garantia do Estado que somos nós, os portugueses. Quanto mais rápido soubermos da auditoria, melhor”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Mais 56 novas infeções em Moçambique elevam total para 1.864

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, 56 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.864, mantendo-se com 11 mortos, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

    Dos 56 casos hoje reportados, 53 são indivíduos de nacionalidade moçambicana, um sul-africano, um zambiano e um hondurenho”, refere-se no comunicado de imprensa do Ministério de Saúde.

    Os novos casos estão distribuídos pelas províncias de Maputo (3), Cabo Delgado (30), Niassa (1), Sofala (6), Nampula (4), Zambézia (1) e Maputo Cidade (11).

    Lusa

  • Contágios em Espanha continuam a aumentar e passam os 1.500 diários

    O número de novos casos de contágio diário de Covid-19 em Espanha atingiu, nas últimas 24 horas, 1.525 casos, mais 296 do que na véspera, e mantém uma tendência de aumento, indicou esta sexta-feira o Ministério da Saúde espanhol.

    Segundo as autoridades sanitárias locais, o total de infetados desde o início da pandemia do novo coronavírus ascende a 285.522 e o de mortes a 28.445, 12 deles nos últimos sete dias.

    Aragão, com 511 novos casos, Madrid (372), País Basco (158) e Andaluzia (107) são as comunidades que acumulam 75% dos casos ativos.

    Lusa

1 de 4