Histórico de atualizações
  • Este liveblog vai ser encerrado, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias relativas à pandemia da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo. Obrigado por nos acompanhar.

    Covid-19. Número de casos a nível global aproxima-se dos 18 milhões. Já morreram mais de 685 mil pessoas

  • Brasil regista mais de 45 mil novos casos e mais de mil mortes em 24 horas

    O número de casos de Covid-19 no Brasil subiu este sábado para 2.707.877, depois de se terem registado 45.392 novos casos da infeção no país.

    De acordo com os dados oficiais atualizados pelo Ministério da Saúde brasileiro ao fim da tarde, nas últimas 24 horas foram também registadas mais 1.088 mortes na sequência da infeção, elevando o total para 93.563.

    Com mais de 2,7 milhões de casos diagnosticados, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de contágio, superado apenas pelos Estados Unidos, com mais de 4,6 milhões.

  • África do Sul já tem mais de meio milhão de infetados

    A África do Sul ultrapassou os 500 mil casos de infeção por covid-19, o que representa mais de metade de todos os casos confirmados no continente africano, foi hoje anunciado.

    De acordo com o ministro sul-africano da Saúde, Zwelini Mkhize, hoje foram confirmados 10.107 novos casos de infeção com o novo coronavírus, totalizando agora 503.209, incluindo mais de 8.100 mortes.

    Com uma população de cerca de 58 milhões de habitantes, a África do Sul é o quinto país, a nível global, com mais casos confirmados, depois dos Estados Unidos, Brasil, Rússia e Índia.

    Mais de 35% dos casos confirmados ocorreram na província de Gauteng, que inclui as cidades de Joanesburgo e Pretória.

    Lusa

  • Mais 16 casos e dois óbitos em Angola num acumulado de 1164 infeções

    O secretário de Estado angolano da Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje mais 16 casos de covid-19 e duas mortes, num acumulado de 1164 infeções.

    Há ainda a registar 23 doentes recuperados nas últimas 24 horas, com idades entre os 18 a 69 anos, indicou, durante o balanço epidemiológico diário.

    Entre os novos casos, 13 são do sexo masculino e três feminino, um deles identificado no Bié que se junta agora a outras dez províncias angolanas afetadas pela doença, que tem o epicentro na província de Luanda.

    O caso identificado no Bié é relativo a uma pessoa que violou a cerca sanitária de Luanda e observou quarentena, tendo fugido e sido posteriormente capturado, adiantou o responsável.

    Há também mais um caso na base petrolífera “Kwanda”, no município do Soyo (província do Zaire), que conta já com cinco infeções, estando 808 trabalhadores em cerca sanitária, sendo os restantes de Luanda.

    Os óbitos foram registados na Clínica Girassol, uma jovem de 16 anos “com doença crónica descompensada”, e no Hospital Militar, um homem de 69 anos que tinha sido transferido para a unidade de saúde com quadro respiratório agudo grave.

    Angola conta agora com um total 1164 casos, com 54 óbitos, 460 recuperados, 650 ativos, 18 graves e cinco críticos todos ventilados, um necessitando de hemodiálise.

    Lusa

  • Comité de Emergência da OMS antecipa que pandemia durará muito tempo

    O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) antecipou hoje que a pandemia de covid-19 irá durar muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para a sua contenção em todo o mundo.

    Segundo dados oficiais da OMS, a pandemia já provocou 675.060 mortos e infetou quase 17,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

    O grupo de cientistas, que se reuniu por videoconferência na sexta-feira, avaliou a evolução da pandemia de covid-19, tendo em conta toda a informação científica que surgiu sobre o novo coronavírus nos últimos três meses, data da última reunião.

    O Comité de Emergência da OMS é composto por 18 cientistas de vários países.

    “A pandemia é uma crise sanitária que ocorre uma vez em cada século e os seus efeitos serão sentidos nas décadas seguintes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao Comité, segundo um comunicado da organização.

    O responsável fez também um balanço do que tem acontecido, salientando que “muitos países que pensavam que o pior já tinha passado estão agora a enfrentar novos surtos, outros que tinham sido menos afetados estão a ver os casos e os mortos a aumentar, enquanto países que tiveram grandes surtos conseguiram controlá-los”.

    Entre as principais recomendações que o Comité de Emergência dirigiu à OMS está a necessidade de continuar a apoiar os países serviços médicos mais fragéis, bem como a necessidade de continuar a impulsionar as investigações em curso para se encontrar um ou mais tratamentos e vacinas para a covid-19.

    O objetivo é que, quando existir uma vacina, os países com menos recursos não fiquem de fora por incapacidade de as comprar.

    Ou seja, defendeu o Comité, a distribuição de vacinas deve ser o mais equitativa possível.

    Atualmente três potenciais vacinas (dos Estados Unidos da América, Inglaterra e China) estão na fase três dos ensaios clínicos, para testar a sua segurança e eficácia.

    A OMS referiu a este propósito que poderá ser possível que uma vacina esteja pronta para comercialização “na primeira metade de 2021”.

    Relativamente às viagens, o Comité indicou que os países devem tomar medidas proporcionais e aconselhar os cidadãos em função dos riscos, avaliando as suas informações de forma regular.

    Por outro lado, recomendou que os serviços de saúde sejam reforçados para permitir a identificação de novos casos e o rastreio de contactos.

    Lusa

  • Madeira regista dois novos casos, total de infetados sobe para 11

    A Madeira sinalizou hoje dois novos casos de covid-19, elevando o número de infetados para 11 e o total de registados para 108, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Os novos casos foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira.

    “No total, a região registou até à data 108 casos confirmados de COVID-19, dos quais 97 são casos recuperados e 11 são casos ativos”, esclarece o IASAÚDE, em comunicado, indicando que, destes, três são casos de transmissão local e oito são importados.

    Nenhuma das pessoas infetadas necessita de cuidados hospitalares, sendo que duas se encontram em isolamento no respetivo domicílio e nove numa unidade hoteleira dedicada, incluindo os dois casos confirmados hoje.

    No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total de 16.848 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17h00 de hoje, o que corresponde a cerca de 50% dos passageiros desembarcados.

    “À data, 14.068 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso à aplicação ?MadeiraSafeToDiscover’, 6.124 destas pessoas estão em vigilância ativa”, refere o IASAÚDE.

    No que respeita ao total de testes ao novo coronavírus realizados na RAM, foram já processadas 44.467 amostras.

  • Mais 29 casos em Cabo Verde e total sobe para 2.480 infeções

    Cabo Verde confirmou mais 29 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas ilhas de Santiago e Sal, e o total acumulado subiu para 2.480, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele Ministério adiantou que foram analisadas 416 amostras nos laboratórios de virologia do país nas últimas 24 horas, dos quais 29 deram resultado positivo para o novo coronavírus.

    Os novos casos foram registados nas ilhas de Santiago (28), distribuídos pelos concelhos da Praia (21), Santa Catarina (2), Ribeira Grande (3), Santa Cruz e São Miguel com um cada, e na ilha do Sal (1).

    Com estes novos casos, o país passa a contabilizar um acumulado de 2.480 infeções desde 19 de março, continuando com 23 óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e 1.824 casos dados como recuperados.

    Lusa

  • Moçambique regista 12.ª morte e aproxima-se das duas mil infeções

    Moçambique registou hoje o 12.º óbito de um paciente com covid-19 e mais 43 novas infeções, elevando o total para 1.907, informou o Ministério da Saúde.

    “Trata-se de um adolescente de 12 anos de idade, com quadro de complicação de doença crónica”, refere um comunicado do Ministério da Saúde distribuído hoje à comunicação social.

    A vítima foi internada no Hospital Central de Maputo no dia 20 e, dois dias depois, foi transferida para o Centro de Tratamento de Pacientes com covid-19 no Hospital Geral da Polana Caniço, onde faleceu nas primeiras horas de hoje.

    “Durante o internamento, a sua evolução não foi satisfatória”, acrescenta o comunicado do Ministério da Saúde.

    Nas últimas 24 horas, o país registou 43 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.907.

    “Dos 43 casos novos, trinta são do sexo masculino e treze do sexo feminino”, acrescenta o documento, avançando ainda que os novos doente estão em isolamento domiciliar e que decorre o mapeamento dos seus contactos.

    Os novos casos estão distribuídos pelas províncias de Maputo (01), Cabo Delgado (06), Sofala (08), Nampula (11), Maputo Cidade (17).

    Do total de casos já registados desde o anúncio da primeira infeção, a 22 de março, o país tem 645 (33.82%) pessoas dadas como recuperadas.

    A maioria dos casos ativos estão na Cidade de Maputo e província de Cabo Delgado, com 290 e 265 pessoas infetadas, respetivamente, seguida de Maputo província, com 245, e Nampula, com 241 infeções.

    As restantes sete províncias do país registam menos de 55 casos.

    O país, que viveu os últimos quatro meses em estado de emergência, realizou 58.991 testes de casos suspeitos, desde o anúncio do primeiro caso de covid-19, tendo rastreado mais de 1,5 milhões de pessoas.

    Um total de 24.814 pessoas suspeitas de infeção foram colocadas em quarentena domiciliária e 3.542 continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde.

    Lusa

  • Boletim DGS. Pela primeira vez esta semana morreu uma pessoa infetada que não era da zona de Lisboa e Vale do Tejo

    Analisando os novos dados sobre a Covid-19 em Portugal em termos de regiões vê-se que pela primeira vez esta semana houve uma morte fora da região de Lisboa e Vale do Tejo, que continua a liderar a lista de áreas com maior número de casos — 26231, até este sábado, mais 164 em 24 horas. A região do Alentejo registou uma das duas mortes do dia, apesar de ter assinalado apenas dois novos casos (é a quinta zona do país menos afetada).

    Na região Norte houve mais 67 novos casos (aumento de 0,4%) enquanto na zona Centro, a terceira mais afetada do país, houve um aumento de 0,2% (10 novos casos). Na zona Sul não houve novos casos (mas sim quatro recuperações).

    Continua a não haver qualquer registo de novos casos nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

  • Boletim DGS. Menos seis internados, e menos um internado em Unidade de Cuidados Intensivos garantem a tendência de diminuição destes casos

    Nas últimas 24 horas registaram-se em Portugal zero novos internamentos (houve, aliás, uma diminuição de seis casos) por causa da Covid-19 (uma diminuição de 1,6%) e zero entradas em Unidades de Cuidados Intensivos (decréscimo de 2,4%). O número de casos recuperados aumentou para 36783, mais 300 que ontem.

    No geral, estes novos dados colocam a taxa de letalidade do novo coronavírus em Portugal nos 3, 39%, valor que mantêm a tendência decrescente registada há várias semanas.

  • Boletim DGS. Morreram mais duas pessoas nas últimas 24 horas e foram registados 238 novos casos

    Morreram mais duas pessoas vítimas da Covid-19 em Portugal no dia em que se registaram mais 238 novos casos positivos, um aumento de 0,5% que eleva o número total de casos confirmados para 51310. O aumento do número de mortes é de 0,1%, valor que coloca o total de óbitos nos 1737.

  • Governo regional de Madrid sugere cancelamento do Masters1000 de ténis

    O governo regional de Madrid recomendou o cancelamento do Masters 1000 de ténis, agendado para setembro na capital espanhola, devido ao aumento de casos de covid-19, anunciaram hoje os organizadores da prova do calendário ATP.

    O Masters 1000 de Madrid, um dos mais importantes do calendário de terra batida, estava inicialmente agendado para maio, mas foi reagendado para 12 a 20 de setembro devido à pandemia de covid-19.

    Em comunicado, a organização do torneio explica que o aparecimento de novos surtos de covid-19 em Espanha, país no qual a doença já causou 28.445 mortos, leva o governo regional a recomendar o cancelamento do torneio, tendo em conta as condições sanitárias.

    A organização garante que vai “analisar o assunto tendo em conta todos os detalhes”.

    Lusa

  • Alojamento local nos Açores prevê perdas de 80%

    O presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA), Rui Correia, estima que as unidades na região venham a registar perdas de cerca de 80% em 2020 devido à pandemia de covid-19.

    O dirigente declarou à agência Lusa que, apesar de só a partir da segunda quinzena de agosto haver dados concretos sobre as taxas de ocupação, através do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), “é muito provável que haja quebras perto ou acima dos 80% face ao mês de junho de 2019”.

    Segundo o Indicador de Turismo (IT) do Serviço Regional de Estatística dos Açores, as dormidas na hotelaria tradicional, no turismo no espaço rural e no alojamento local durante o mês de junho de 2020 terão ascendido a cerca de 10 mil.

    De acordo com o IT dos Açores, desde meados de março a atividade do setor do turismo sofreu uma “forte quebra, situação que se manteve até ao final do mês de maio”, mas durante o mês de junho, à semelhança do sucedido noutros setores de atividade, os alojamentos turísticos começaram a reabrir e alguns voos de ligação ao exterior foram retomados, estimando-se que “entre um terço e metade dos alojamentos turísticos estariam reabertos”.

    Rui Correia disse que as perspetivas “são desanimadoras”.

    Em maio, referiu, a associação previa perdas da ordem dos 70%, mas, “neste momento, e atendendo que as reservas deste verão poderão não ser suficientes, é expectável que se feche o ano com um cenário ainda pior, em que as perdas podem ficar próximas de 80%”.

    O responsável pela ALA recordou que no início da pandemia da covid-19 “já se perspetivava que a retoma nunca seria antes da Páscoa de 2021”.

    “Todavia, com o avançar do presente ano, e analisando os sinais que nos chegam do exterior, seja pela mudança de hábitos e exigências e receios da pessoas, seja pelas medidas adotadas nos países emissores dos nossos turistas, parece-nos que a lenta e demorada remota só começará no verão de 2021”, admitiu.

    Lusa

  • Índia com 764 mortes e recorde diário de casos

    A Índia registou um novo recorde de 57.118 infetados nas últimas 24 horas, levando o número de casos de coronavírus para perto de 1,7 milhão, com o mês de julho a ser responsável por quase 1,1 milhão de infeções.

    O Ministério da Saúde anunciou hoje também mais 764 mortes, elevando o total para 36.511.

    Lusa

  • Covid-19: EUA com 1 344 mortos e mais de 60 mil casos nas últimas 24 horas

    Os últimos números elevam o total de mortes para 153.138 e o de casos confirmados para 4.550.247.

    O balanço realizado às 20:00 de sexta-feira (01:00 de hoje em Lisboa) pela agência de notícias Efe confirmou ainda que apesar de Nova Iorque não ser mais o estado com o maior número de infeções, ainda é a mais atingido em termos de mortes nos Estados Unidos, com 32.689, mais do que França ou Espanha.

    Somente na cidade de Nova Iorque morreram 23.531 pessoas.

    O saldo provisório de mortes já excedeu em muito as mais baixas estimativas da Casa Branca.

    Trump estava confiante de que o número final seria entre 50 mil e 60 mil mortes, embora mais tarde tenha subido a estimativa para 110 óbitos, um número que também foi excedido.

    Já o Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos de previsão da evolução da pandemia têm servido de base para os cálculos feitos a partir da Casa Branca, indica atualmente que os Estados Unidos vão chegar às eleições presidenciais de 03 de novembro atingir os 230 mil.

    A pandemia de covid-19 já provocou mais de 673 mil mortos e infetou mais de 17,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

    A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

    Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

    Lusa

  • Bom dia, retomamos neste liveblog o acompanhamento ao minuto da evolução da pandemia em Portugal e no mundo. Fique connosco.

1 de 1