O último jogo oficial da temporada de 2019/20 realizou-se a 1 de agosto, com a final da Taça de Portugal entre FC Porto e Benfica, uma semana depois da derradeira jornada do Campeonato. Depois, a nível europeu, houve ainda a Final Eight da Liga Europa e da Champions, que terminou no passado domingo. Mas pelo meio já recomeçaram as ligas de França, da Rússia, da Escócia ou da Ucrânia, relativas a 2020/21. E haveria esta sexta-feira o sorteio da Primeira e Segunda Ligas de Portugal, com o principal escalão a começar no terceiro fim de semana de setembro, uma semana depois da segunda divisão. Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir e isso estaria também bem expresso na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, onde a Liga faria o kick off da nova época.

Além dos prémios relativos a 2019/20 que seriam atribuídos na cerimónia, o sorteio da Primeira Liga começava com uma série de condicionantes. A primeira, essa, é normal: a segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira (algo que por exemplo não aconteceu na Premier League na última época). A segunda também: entre Benfica-Sporting, FC Porto-Boavista, Sp. Braga-V. Guimarães, Marítimo-Nacional, Gil Vicente-Famalicão e Portimonense-Farense, só um pode jogar na condição de visitado por jornada. Mas não ficava por aí: na medida do possível, seria tentado que a mesma equipa não disputasse jogos consecutivos com as cinco equipas com a melhor classificação média; que a mesma equipa tivesse duas deslocações consecutivas às regiões autónomas da Madeira e dos Açores; que os conjuntos nas provas europeias disputem jogos seguidos com quem também está na Liga dos Campeões ou na Liga Europa; que Rio Ave, Benfica e Sporting não joguem nas primeiras três rondas com equipas das ilhas nem com algum dos cinco primeiros classificados no último Campeonato, entre outras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além dos representantes dos vários clubes envolvidos no sorteio, marcaram também presença João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Graça Freitas, diretora-geral de saúde, e Filipe Froes, médico pneumologista que, em conjunto com António Diniz, trabalhou com a Liga para a retoma do futebol (e a esse propósito contou à SportTV que foi Nelson Puga, médico do FC Porto, a fazer o primeiro contacto direto para cooperar no regresso), entre outros convidados num total de 100 presentes para cumprir todas as regras.

Logo a abrir a cerimónia, Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, entregou uma lembrança a Martha Gens, líder da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto. De seguida, apresentada a nova identidade da Liga de Clubes, foi altura de distinguir as equipas fair-play da Primeira e da Segunda Liga, Gil Vicente e Casa Pia, e os jogadores com mais fair-play da última temporada, Pawel Kieszek (Rio Ave) e Zé Tiago (Mafra). Os prémios para Melhores Jogadores Jovens do ano foram curiosamente para dois jogadores que hoje se encontram às ordens de Rúben Amorim no Sporting: Daniel Bragança, médio que esteve cedido pelos leões ao Estoril, e Pedro Gonçalves, médio que foi contratado este verão ao Famalicão, sendo que ambos terão esta noite um jogo treino no Algarve. A Direção-Geral da Saúde recebeu o prémio de Mérito, ao passo que a SportTV foi eleita como Media Partner do Ano. Nota ainda para a distinção de Valentim Loureiro, ex-líder do Boavista e da Liga, com o prémio Prestígio.

A lista completa de troféus entregues antes do sorteio do Campeonato de 2020/21 foi a seguinte:

Primeira Liga

  • Melhor Jogador: Corona (FC Porto)

  • Onze do ano: Marchesín (FC Porto); Ricardo Esgaio (Sp. Braga), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Alex Telles (FC Porto); Pedro Gonçalves (Famalicão), Otávio (FC Porto), Pizzi (Benfica); Taremi (Rio Ave), Corona (FC Porto) e Paulinho (Sp. Braga)

  • Melhor marcador: Carlos Vinícius (Benfica)
  • Golo do Ano: Zé Luís (FC Porto, frente ao P. Ferreira)

  • Melhor treinador: Sérgio Conceição (FC Porto)

  • Melhor guarda-redes: Marchesín (FC Porto)
  • Melhor Jogador Jovem: Pedro Gonçalves (Famalicão)

  • Prémio fair-play equipa: Gil Vicente
  • Prémio fair-play jogador: Pawel Kieszek (Rio Ave)
  • Prémio prestígio: Valentim Loureiro
  • Prémio melhor relvado: Portimonense

Segunda Liga

  • Melhor Jogador: Ryan Gauld (Farense)

  • Melhor marcador: Agdon (Oliveirense)
  • Golo do Ano: Rodrigo Dantas (Casa Pia, frente ao Estoril)

  • Melhor treinador: Joaquim Rodrigues (adjunto de Luís Freire no Nacional)
  • Melhor Jogador Jovem: Daniel Bragança (Estoril)

  • Melhor guarda-redes: Daniel Guimarães (Nacional)
  • Prémio fair-play equipa: Mafra
  • Prémio fair-play jogador: Zé Tiago (Mafra)
  • Prémio melhor relvado: Benfica B

De acrescentar que, como já era conhecido, haverá esta temporada um novo formato para a discussão da Taça da Liga, que irá ser jogada num jogo em eliminatória entre os seis primeiros da Primeira Liga e os dois primeiros da Segunda Liga em dezembro antes da Final Four em janeiro. A esse propósito, houve uma outra alteração: depois de três anos em Braga, a competição será disputada no próximo triénio na cidade de Leiria. O Funchal era a outra cidade finalista para suceder ao Minho. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Liga, Pedro Proença, e Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, esteve presente para receber o troféu. Helton, que antes de jogar no FC Porto passou pela U. Leiria, foi nomeado embaixador da Liga para a competição.

Mais de uma hora depois chegou o tão desejado sorteio da Primeira Liga, com o sorteio da chave que iria depois dar todo o emparelhamento dos jogos para a temporada de 2020/21. Entre as 999.999 combinações possíveis, saiu o número 145.548 das mãos do antigo internacional português Neno e assim se conheceram os encontros que irão abrir o Campeonato no fim de semana de 20 de setembro. Assim, o FC Porto recebe o Sp. Braga, o Benfica joga em Famalicão e o Sporting recebe o Gil Vicente na primeira jornada, sendo que o primeiro clássico da temporada será jogado logo na quarta ronda, com o Sporting a receber o FC Porto em Alvalade. O FC Porto vai receber o Benfica no Dragão à 14.ª jornada, ao passo que o Sporting joga em Alvalade com o Benfica à 16.ª ronda.

A primeira jornada da Primeira Liga, marcada para 20 de setembro, terá assim os seguintes jogos:

– Famalicão-Benfica
– Nacional-Boavista
– Santa Clara-Marítimo
– V. Guimarães-Belenenses SAD
– Moreirense-Farense
– FC Porto-Sp. Braga
– Portimonense-P. Ferreira
– Sporting-Gil Vicente
– Tondela-Rio Ave