O último jogo oficial da temporada de 2019/20 realizou-se a 1 de agosto, com a final da Taça de Portugal entre FC Porto e Benfica, uma semana depois da derradeira jornada do Campeonato. Depois, a nível europeu, houve ainda a Final Eight da Liga Europa e da Champions, que terminou no passado domingo. Mas pelo meio já recomeçaram as ligas de França, da Rússia, da Escócia ou da Ucrânia, relativas a 2020/21. E haveria esta sexta-feira o sorteio da Primeira e Segunda Ligas de Portugal, com o principal escalão a começar no terceiro fim de semana de setembro, uma semana depois da segunda divisão. Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir e isso estaria também bem expresso na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, onde a Liga faria o kick off da nova época.

Além dos prémios relativos a 2019/20 que seriam atribuídos na cerimónia, o sorteio da Primeira Liga começava com uma série de condicionantes. A primeira, essa, é normal: a segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira (algo que por exemplo não aconteceu na Premier League na última época). A segunda também: entre Benfica-Sporting, FC Porto-Boavista, Sp. Braga-V. Guimarães, Marítimo-Nacional, Gil Vicente-Famalicão e Portimonense-Farense, só um pode jogar na condição de visitado por jornada. Mas não ficava por aí: na medida do possível, seria tentado que a mesma equipa não disputasse jogos consecutivos com as cinco equipas com a melhor classificação média; que a mesma equipa tivesse duas deslocações consecutivas às regiões autónomas da Madeira e dos Açores; que os conjuntos nas provas europeias disputem jogos seguidos com quem também está na Liga dos Campeões ou na Liga Europa; que Rio Ave, Benfica e Sporting não joguem nas primeiras três rondas com equipas das ilhas nem com algum dos cinco primeiros classificados no último Campeonato, entre outras.

Além dos representantes dos vários clubes envolvidos no sorteio, marcaram também presença João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Graça Freitas, diretora-geral de saúde, e Filipe Froes, médico pneumologista que, em conjunto com António Diniz, trabalhou com a Liga para a retoma do futebol (e a esse propósito contou à SportTV que foi Nelson Puga, médico do FC Porto, a fazer o primeiro contacto direto para cooperar no regresso), entre outros convidados num total de 100 presentes para cumprir todas as regras.

Logo a abrir a cerimónia, Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, entregou uma lembrança a Martha Gens, líder da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto. De seguida, apresentada a nova identidade da Liga de Clubes, foi altura de distinguir as equipas fair-play da Primeira e da Segunda Liga, Gil Vicente e Casa Pia, e os jogadores com mais fair-play da última temporada, Pawel Kieszek (Rio Ave) e Zé Tiago (Mafra). Os prémios para Melhores Jogadores Jovens do ano foram curiosamente para dois jogadores que hoje se encontram às ordens de Rúben Amorim no Sporting: Daniel Bragança, médio que esteve cedido pelos leões ao Estoril, e Pedro Gonçalves, médio que foi contratado este verão ao Famalicão, sendo que ambos terão esta noite um jogo treino no Algarve. A Direção-Geral da Saúde recebeu o prémio de Mérito, ao passo que a SportTV foi eleita como Media Partner do Ano. Nota ainda para a distinção de Valentim Loureiro, ex-líder do Boavista e da Liga, com o prémio Prestígio.

A lista completa de troféus entregues antes do sorteio do Campeonato de 2020/21 foi a seguinte:

Primeira Liga

  • Melhor Jogador: Corona (FC Porto)

  • Onze do ano: Marchesín (FC Porto); Ricardo Esgaio (Sp. Braga), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Alex Telles (FC Porto); Pedro Gonçalves (Famalicão), Otávio (FC Porto), Pizzi (Benfica); Taremi (Rio Ave), Corona (FC Porto) e Paulinho (Sp. Braga)

  • Melhor marcador: Carlos Vinícius (Benfica)
  • Golo do Ano: Zé Luís (FC Porto, frente ao P. Ferreira)

  • Melhor treinador: Sérgio Conceição (FC Porto)

  • Melhor guarda-redes: Marchesín (FC Porto)
  • Melhor Jogador Jovem: Pedro Gonçalves (Famalicão)

  • Prémio fair-play equipa: Gil Vicente
  • Prémio fair-play jogador: Pawel Kieszek (Rio Ave)
  • Prémio prestígio: Valentim Loureiro
  • Prémio melhor relvado: Portimonense

Segunda Liga

  • Melhor Jogador: Ryan Gauld (Farense)

  • Melhor marcador: Agdon (Oliveirense)
  • Golo do Ano: Rodrigo Dantas (Casa Pia, frente ao Estoril)

  • Melhor treinador: Joaquim Rodrigues (adjunto de Luís Freire no Nacional)
  • Melhor Jogador Jovem: Daniel Bragança (Estoril)

  • Melhor guarda-redes: Daniel Guimarães (Nacional)
  • Prémio fair-play equipa: Mafra
  • Prémio fair-play jogador: Zé Tiago (Mafra)
  • Prémio melhor relvado: Benfica B

De acrescentar que, como já era conhecido, haverá esta temporada um novo formato para a discussão da Taça da Liga, que irá ser jogada num jogo em eliminatória entre os seis primeiros da Primeira Liga e os dois primeiros da Segunda Liga em dezembro antes da Final Four em janeiro. A esse propósito, houve uma outra alteração: depois de três anos em Braga, a competição será disputada no próximo triénio na cidade de Leiria. O Funchal era a outra cidade finalista para suceder ao Minho. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Liga, Pedro Proença, e Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, esteve presente para receber o troféu. Helton, que antes de jogar no FC Porto passou pela U. Leiria, foi nomeado embaixador da Liga para a competição.

Mais de uma hora depois chegou o tão desejado sorteio da Primeira Liga, com o sorteio da chave que iria depois dar todo o emparelhamento dos jogos para a temporada de 2020/21. Entre as 999.999 combinações possíveis, saiu o número 145.548 das mãos do antigo internacional português Neno e assim se conheceram os encontros que irão abrir o Campeonato no fim de semana de 20 de setembro. Assim, o FC Porto recebe o Sp. Braga, o Benfica joga em Famalicão e o Sporting recebe o Gil Vicente na primeira jornada, sendo que o primeiro clássico da temporada será jogado logo na quarta ronda, com o Sporting a receber o FC Porto em Alvalade. O FC Porto vai receber o Benfica no Dragão à 14.ª jornada, ao passo que o Sporting joga em Alvalade com o Benfica à 16.ª ronda.

A primeira jornada da Primeira Liga, marcada para 20 de setembro, terá assim os seguintes jogos:

– Famalicão-Benfica
– Nacional-Boavista
– Santa Clara-Marítimo
– V. Guimarães-Belenenses SAD
– Moreirense-Farense
– FC Porto-Sp. Braga
– Portimonense-P. Ferreira
– Sporting-Gil Vicente
– Tondela-Rio Ave