“Números? Só tem de jogar com os números em campo, não comecem já a colocar essa pressão ao jogador… Se é uma contratação importante? Todas as contratações são importantes e esta vai ser mais uma. Vai ter muito êxito”. Em passo acelerado da zona de chegadas para a garagem, Rui Costa, administrador da SAD do Benfica que teve de ficar mais um dia do que era suposto em Espanha para resolver algumas divergências de última hora na tentativa de desbloquear (como aconteceu) com sucesso a maior transferência de sempre dos encarnados e da Primeira Liga. Conseguiu. No entanto, o Almería fez algumas exigências quando o jogador já se encontrava a realizar os exames médicos, o que adiou a assinatura de contrato e a apresentação que chegou a estar marcada para as 19h desta quinta-feira. Os clubes voltaram a falar e o negócio ficou fechado de vez: Darwin Núñez é jogador das águias.

Uma verdadeira teoria da evolução: Darwin Núñez custa 24 milhões e torna-se o reforço mais caro da história do Benfica (e da Liga)

A apresentação, que estava marcada para esta quinta-feira às 19h, passou para hoje no Benfica Campus, no Seixal, às 19h30. A informação foi avançada pelo próprio clube. “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que adquiriu a totalidade dos direitos do jogador Darwin Gabriel Nuñez Ribeiro pelo montante de 24 milhões de euros ao UD Almería. Mais se informa que o UD Almería terá ainda direito a receber 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência”, anunciaram os encarnados em comunicado à CMVM, neste caso passando ao lado da questão do mecanismo de solidariedade que, com estes valores, ascende a 1,2 milhões de euros (5%). O clube confirmou também os cinco anos de duração de contrato e a cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Começando já pelas duas últimas questões em causa, o clube da Segunda Liga espanhola considerou que deveria ser o Benfica a pagar o mecanismo de solidariedade, no valor de 1,25 milhões de euros, e quis também salvaguardar que uma eventual antecipação de dívida até agosto de 2021 deixaria os encargos em juros para os encarnados. Foi desta forma que o acordo ficou fechado esta manhã, com a habitual troca de documentos para assinatura a terem esses dois pontos salvaguardados. Contas feitas, o uruguaio irá custar pouco mais de 25 milhões de euros, pagos de forma faseada em cinco tranches anuais de cinco milhões que começam apenas no próximo verão e se prolongam até 2025, tal como a duração do contrato com o internacional sul-americano. Darwin ficará ainda com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros, a mais alta de Portugal a par de Everton Cebolinha.

Em paralelo, e ainda no acordo alcançado entre as partes, o Almería reservou 20% da mais valia de uma futura transferência do avançado, que terá na Luz um salário bruto de três milhões de euros (1,5 milhões líquidos) além dos habituais bónus em valores mais pequenos (100 mil euros) mediante o número de jogos oficiais realizados.

“Vou trabalhar para fazer o melhor no Benfica e ser um grande jogador e ficar na história. Vim aqui para conquistar títulos e que tudo corra bem. Quero ficar todos os anos que puder aqui e quando me retirar que fique um ídolo no Benfica. Eram muitas ofertas mas quando me falaram do Benfica disse que queria vir para aqui. Agradeço ao João [Gonçalves] por me falar do projeto. O meu sonho era vir para aqui. É a primeira vez que vou jogar num clube grande da Europa. Valor pago? É um orgulho, trabalho para o meu futuro sempre com humildade. Vão pedir-me golos e confio em mim. Vou deixar tudo em campo para ajudar os colegas. Os golos chegarão”, comentou ao final do dia o avançado internacional uruguaio, na apresentação oficial no Seixal.

“O primeiro pedido que faço aos adeptos e o conselho que dou ao jogador é esse, ter calma. É um miúdo de 21 anos e vai dar muito que falar neste década no futebol mundial. Já tivemos outros jogadores mais caros. Pizzi foi o mais caro na altura e hoje tem sido um dos melhores do campeonato, Rafa e Raúl Jiménez igual. Que ele e os adeptos se abstraiam disso. Cavani? Vamos separar as águas. Fomos ambiciosos e aparecendo uma janela para trazer Cavani, tentámos. Fomos ambiciosos e procurámos até à última. A questão do Darwin não tem nada a ver com Cavani. Percebo a ligação, pois o país é o mesmo. O Darwin sempre esteve nas preferências, independentemente do Cavani. As três partes envolvidas no processo, Benfica, agentes, jogador e Almería, tiveram um comportamento exemplar numa negociação que não foi fácil mas houve uma vontade férrea para este dia ser realizado”, salientara antes Rui Costa, administrador da SAD dos encarnados.