“Não sei nada do Benfica”, disse Darwin Núñez no fim de semana passado, quando questionado sobre uma eventual transferência para os encarnados. Em poucos dias, porém, tudo mudou. Foi o próprio avançado uruguaio que confirmou a saída do Almería e que avançou desde logo que tinha assinado por cinco temporadas com o Benfica. Enquanto deixava as instalações do clube espanhol, Darwin falou pela última vez como jogador do Almería e pela primeira como jogador do Benfica.

“O Almería vai no meu coração. Queria despedir-me pessoalmente das pessoas do clube, porque a forma como me trataram foi sempre muito boa desde o primeiro dia em que cheguei ao Almería. Muito obrigado por tudo, de verdade. Assinei por cinco anos com o Benfica, é um bom salto na minha carreira. Vou sempre seguir o Almería”, disse o avançado de 21 anos ao jornal La Voz de Almería. A publicação refere ainda que o jogador deixou o estágio do clube em Marbella e chegou ao Estadio de los Juegos Mediterráneos a meio da manhã precisamente para se despedir pessoalmente dos funcionários e de todo o staff. Além de Edgardo Lasalvia, o representante de Núñez, também Rui Costa foi visto a sair do recinto do Almería depois de se ter deslocado à região para encerrar as negociações.

Oficial: Vertonghen apresentado, Waldschmidt custou 15 milhões e Everton Cebolinha fica com cláusula de 150 milhões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de apenas uma época no clube espanhol, que está no segundo escalão de Espanha, o avançado de 21 anos vai tornar-se a contratação mais cara da história do Benfica: a transferência deve chegar aos 24 milhões de euros, segundo o jornal espanhol, acima dos 22 milhões que os encarnados pagaram ao Atl. Madrid por Raúl Jiménez em 2015 e que eram ainda o valor máximo que o clube da Luz tinha dado por um jogador. Além disso, esta torna-se ainda a transferência mais valiosa da história da Segunda Liga espanhola (o recorde durava há 20 anos e era de Jimmy Floyd Hasselbaink, quando trocou o Atl. Madrid pelo Chelsea por 23 milhões) e a maior venda de sempre do Almería (superando largamente os oito milhões que a Fiorentina pagou por Felipe Melo em 2009). Internacional pela seleção uruguaia – regista apenas uma aparição, em setembro do ano passado, e estreou-se desde logo a marcar –, Darwin Núñez é produto da formação do Peñarol e chegou à Europa apenas em agosto do ano passado.

Em 2017, com apenas 18 anos, o avançado chegou à equipa principal do clube uruguaio mas passou a época a braços com uma lesão no joelho que o forçou a duas cirurgias. Só se estreou a marcar no ano seguinte e deixou o Peñarol com um registo magro: em três anos, fez 22 jogos e apontou apenas quatro golos. Algo que não afastou o interesse do Almería, que em agosto de 2019 e quando era Pedro Emanuel o treinador desembolsou quase cinco milhões de euros pelo avançado. Na época passada e ao longo de três treinadores – depois de Pedro Emanuel apareceu Guti, substituído por Mário Silva, que também saiu para orientar o Rio Ave e já foi rendido por José Gomes –, Darwin Núñez tornou-se uma das principais caras do projeto e das pretensões de Turki Al-Sheikh, o milionário saudita que adquiriu o clube em 2019 e que se comprometeu a devolvê-lo à primeira liga espanhola.

PANAM-2019-FBL-PER-URU

O avançado tem apenas uma internacionalização pela seleção A do Uruguai mas marcou logo no jogo de estreia

Esteve perto na época que ainda agora terminou, ao acabar no quarto lugar da classificação que garante uma vaga no playoff de acesso ao escalão superior – perdeu com o Girona nas meias-finais e não chegou a marcar presença na decisiva final, onde o Elche bateu os catalães e agarrou a promoção. Ao longo da temporada, Darwin Núñez marcou 16 golos no Campeonato e foi o quarto melhor marcador da competição, atrás de Stuani, Suárez e Yuri. O avançado trabalhou de perto com Nandinho, treinador da equipa B do Almería que foi adjunto de Mário Silva na equipa principal,  jogou no Benfica no final dos anos 90 e garante que o uruguaio pode “tornar-se num dos melhores avançados do futebol atual”.

“Trabalhei com ele na época que terminou. Pude constatar que é um miúdo que gosta de trabalhar, de treinar e de aprender. É muito competitivo, em todos os exercícios ele quer sempre mais e mais. Quando treinávamos a finalização tinham de tirar-lhe a bola porque ele não descansava. Isso mostra que não estava acomodado apesar de já ser o melhor jogador da equipa, aos 21 anos. Tem grande margem de progressão e pode tornar-se num dos melhores avançados do futebol atual”, disse o técnico à Rádio Renascença, acrescentando que existe a forte possibilidade de o Benfica conseguir rentabilizar o investimento feito no avançado.

A turma do Adel tem uma nova personagem de fazer chorar por mais (ou como o Benfica venceu o Bournemouth)

Em Darwin Núñez, Jorge Jesus ganha poder de fogo na frente de ataque e uma referência ofensiva que fez falta ao Benfica na temporada anterior. Sem acordo com Cavani, sem contar com Dyego Sousa, com um Carlos Vinícius a poder ser vendido e um Seferovic perdulário, o treinador encarnado queria um avançado de raiz que pudesse oferecer golos e vitórias à equipa. Algo que é a carta de apresentação do uruguaio, ainda que Núñez se tenha de adaptar e habituar a entrar numa equipa que não joga em sua função, como acontecia no Almería. E chega com uma curiosidade: é apontado como o próximo Cavani, de acordo com a imprensa local.

O avançado de 21 anos torna-se assim o sétimo reforço do Benfica para a próxima temporada, depois de Helton Leite (ex-Boavista), Vertonghen (ex-Tottenham), Gilberto (ex-Fluminense), Cebolinha (ex-Grémio), Waldschmidt (ex-Friburgo) e Pedrinho (ex-Corinthians), sendo que este último foi contratado ainda em março mas só agora integrou o plantel encarnado.

Gilberto, o lateral do Fluminense que começou a jogar na escola de Zico e passou pela Fiorentina, vai ser reforço do Benfica