O Sporting detetou três casos positivos de Covid-19 entre jogadores nos testes realizados antes do encontro desta noite com o Nápoles em Alvalade, a contar para o Troféu Cinco Violinos. Vai agora realizar-se mais uma ronda de testes a todos os elementos que compõem o plantel, sendo que o encontro foi entretanto cancelado, segundo a imprensa italiana. A decisão, entretanto confirmada, era ainda assim aguardada pelo clube, com os italianos a reagendarem a sua passagem pelo país realizando apenas um treino e regressando ainda este domingo. E não deverá ficar por aqui porque também a primeira jornada do Campeonato, marcada para Alvalade no próximo sábado, deve ser adiada, tendo em conta os 15 casos positivos detetados no plantel do Gil Vicente.

Os responsáveis leoninos contactaram a DGS e aguardaram indicações para saber os passos seguintes. E havia dois exemplos concretos que podiam explicar os cenários possíveis: no Ac. Viseu-Académica, e após terem sido detetados três casos entre jogadores viseenses, as autoridades de saúde regionais consideraram que, até pelo contexto de transmissão comunitária ativa no concelho, não deveria haver jogo; no Feirense-Desp. Chaves, antes de se saber que o plantel dos transmontanos tinha feito um jantar conjunto na noite de quarta-feira, a indicação inicial passava por não haver obstáculos à realização do encontro apesar dos quatro testes positivos entre os flavienses, algo que mudaria mais tarde e que levou também ao cancelamento do encontro.

“Confirmamos que nos últimos testes feitos [ontem, sábado], três jogadores acusaram positivo à Covid-19. A identidade dos jogadores não será divulgada. Os mesmos encontram-se em isolamento e completamente assintomáticos. O protocolo estabelece como regra base 14 dias de isolamento, durante o qual, e a exemplo do que aconteceu durante o confinamento obrigatório, o Sporting Clube de Portugal lhe dará todo o acompanhamento necessário. Foram hoje feitos novos testes a toda a equipa e a todo o staff“, confirmou o clube em comunicado. De acordo com o que começou a ser avançado, os infetados seriam Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Rodrigo Fernandes. No entanto, o Observador sabe que Pedro Gonçalves e Maximiano tiveram testes inconclusivos, ao passo que Borja terá testado mesmo positivo e é o terceiro infetado confirmado pelo conjunto verde e branco. Há ainda um elemento do staff infetado, sendo que os próprios responsáveis admitem que o número aumente.

Assim, e de acordo com as informações recolhidas, Nuno Santos, Borja e Rodrigo Fernandes terão de cumprir a quarentena obrigatória e vão falhar também o jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa no dia 24 de setembro, contra Viking ou Aberdeen. Todos os outros jogadores ficarão apenas em isolamento até à realização de novos testes. Se houver suspeitas de transmissão, aí todo o plantel ficará em quarentena obrigatória. Daí que seja importante a nova ronda de testes, para perceber se o número de infetados sobe muito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Sporting Clube de Portugal informa que o jogo entre o Sporting e o SSC Napoli, agendado para as 19h30 de hoje, foi cancelado por indicação da Direção-Geral da Saúde por ‘não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo’. As Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local tomaram esta decisão na sequência da’“avaliação de risco, face a resultado obtido em teste de pesquisa de SARS-CoV-2′, no cumprimento das suas competências. O Sporting lamenta, por fim, as consequências para todos os seus sócios, adeptos e parceiros pela não realização do jogo”, explicaram os leões em comunicado.

O Observador sabe que, pelo menos numa ocasião nesta pré-temporada, já foi feita uma chama de atenção aos jogadores que para que evitem a todo o custo qualquer tipo de comportamento de risco, no seguimento de uma festa de aniversário. Também os testes positivos de Battaglia e Vietto no regresso aos trabalhos, depois de terem passado férias em Espanha, não tinham caído bem na estrutura verde e branca. No final de abril, o Sporting tinha revelado em comunicado que “se verificou um teste positivo para IgG (Imoglobulina G – Anticorpo) com IgM negativa, que indica provável imunidade adquirida desse atleta”, sem revelar a sua identidade.

Agora, fica a dúvida em relação ao primeiro jogo do Campeonato, no próximo sábado, em Alvalade, frente ao Gil Vicente. De recordar que os minhotos também cancelaram esta semana um jogo-treino com o V. Guimarães, mais concretamente na sexta-feira, por terem sido detetados quatro casos positivos (um entre os jogadores, três em técnicos). Este domingo, soube-se que esse valor subiu de quatro para 15, com a nova ronda de testes feita entre o plantel (jogadores, técnicos e elementos do staff), o que aponta para que o encontro seja mesmo adiado, tendo em conta a impossibilidade de o conjunto de Barcelos contar com dez jogadores. A informação foi confirmada pelo Observador, sendo que a Liga e a DGS (tal como as estruturas regionais e locais) já foram entretanto informadas do facto. O plantel entrou todo em quarentena obrigatória o que, tendo em conta os 14 dias em causa, deve levar à remarcação do jogo caso exista acordo de datas entre Sporting, Gil Vicente e Liga.