Partido Popular

Espanha

Espanha. Santamaría e Cospedal lutam pelo PP

A ex-vice-presidente do governo Soraya Sáenz de Santamaría e a ex-ministra da Defesa Maria Dolores Cospedal apresentaram esta manhã a sua candidatura à liderança do PP para suceder a Mariano Rajoy.
Espanha

Perante o silêncio dos barões do PP, Casado avança

Vice-secretário de Comunicação do Partido Popular quer protagonizar mudança geracional no partido. Nomes de peso como Alberto Núñez Feijóo ou Soraya de Santamaría ainda não anunciaram candidaturas.
Mariano Rajoy

De presidente do Governo à conservatória

Depois de deixar liderança do PP, Mariano Rajoy também renuncia a cargo de deputado. El País conta que ex-presidente do Governo espanhol pediu para voltar a ser conservador do registo de propriedade.
Espanha

Aznar: "O centro-direita está desarticulado"

O antigo primeiro-ministro espanhol afirmou que o centro direita em Espanha está "desarticulado". As declarações de José María Aznar surgem no dia em que Mariano Rajoy se demitiu da liderança do PP.
Mariano Rajoy

Rajoy perde moção de censura, Sánchez é Presidente - como aconteceu

595
O socialista Pedro Sánchez conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy — e suceder-lhe na liderança do governo de Espanha. O voto de independentistas foram cruciais.
Espanha

Sondagem. Líder do Ciudadanos bate todos os rivais

204
Se Espanha fosse hoje a votos, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, ganharia a preferência dos eleitores, revela uma sondagem do El Espanol. Socialista Pedro Sanchez segue-o, mas a distância aumenta.
Espanha

Sondagem coloca Ciudadanos em primeiro com 28,9%

Subida do Ciudadanos é feita à custa do PP e do PSOE, que perdem votos para o partido formado por Albert Rivera. Unidos Podemos fica em quarto lugar.
Espanha

Sondagens. Cuidadanos reforça vantagem

É um resultado à condição: se as eleições gerais espanholas fossem hoje, o partido de Albert Rivera deixaria o Partido Popular a mais de seis pontos de distância. Socialistas são a terceira opção.
Espanha

Ex-dirigente do PP assume financiamento ilegal

Ricardo Costa foi secretário-geral do Partido Popular em Valência e revelou em tribunal que o financiamento do partido envolvia "dinheiro negro". Também conta como funcionava o esquema de opacidade.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Espanha

Sondagem El País: Ciudadanos à frente do PP e PSOE

Sondagem do maior jornal espanhol põe partido de Albert Rivera à frente dos tradicionais partidos mais votados em Espanha, o partido popular (PP) e o partido socialista (PSOE).
Catalunha

PP: Governante belga violou princípios da UE

186
O porta-voz do PP no Parlamento Europeu criticou o secretário de Estado belga que disse que Puigdemont poderia pedir asilo, acusando-o de violar o princípio da solidariedade entre países da UE.
Espanha

PP espanhol ensombrado por mais dois casos

Chefe da unidade anticorrupção demitiu-se depois de se saber que detinha uma sociedade offshore no Panamá. Autoridades descobriram na Suíça milhões em ouro de um ex-responsável da Câmara de Madrid.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Catalunha

Espanha. Governo volta a recusar referendo catalão

Espanha não é a Escócia. Responsáveis do governo regional querem que Madrid siga os passos de Londres e aceite dialogar os termos de um referendo. Governo não dá qualquer hipótese.
Espanha

Oposição unida para investigar o dinheiro do PP

O Ciudadanos, que apoiou o Governo do Mariano Rajoy do PP, conseguiu o apoio do PSOE e do Podemos para criar uma comissão que vai investigar o financiamento ilegal ao Partido Popular.
Parlamento Europeu

Populares Europeus levam 15 portugueses a Madrid

A "Escola Europa" nasce da mistura entre a Universidade de Verão do PSD e a Universidade Europa. Em quatro dias estarão presentes de membros do Governo espanhol. Passos e Rajoy encerram o encontro.
Espanha

Mariano Rajoy reeleito para a liderança do PP

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, foi reeleito líder do Partido Popular, tendo recordado os anos em que José Maria Aznar esteve à frente do partido como "um orgulho" para os populares.
Óbito

Espanha. Morreu senadora investigada por corrupção

Rita Barberá, antiga presidente da Câmara de Valência, estava a ser investigada no âmbito de um caso de corrupção e branqueamento de capitais que envolveu o Partido Popular naquela comunidade autónoma
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Eleições Espanha 2016

PP e Ciudadanos assinam acordo governamental

Depois de uma semana de negociações intensas, o Partido Popular e o Ciudadanos assinaram esta manhã um acordo governamental que esperam vir a fazer alguma pressão sobre o PSOE.
Espanha

A volta ao panorama político espanhol em 45 dias

O impasse político em Espanha dura desde o final de 2015 e parece que ainda tem algumas voltas para dar antes que haja governo. O El Confidencial explica como os próximos 45 dias serão cruciais.
Espanha

Rajoy. Carta branca para negociar com Ciudadanos

O líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, disse hoje que o Comité Executivo Nacional do partido o autorizou a negociar com Albert Rivera, do Ciudadanos, e assegurou que fará todos os possíveis para formar um governo.
Eleições Espanha 2016

Governo. PP deve aprovar condições do Ciudadanos

Comissão executiva do Partido Popular deverá aceitar as condições do partido de centro-direita Ciudadanos para negociar a investidura de Mariano Rajoy na chefia do governo e encerrar impasse político.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Eleições Espanha 2016

No bairro da direita em Madrid pede-se um acordo

Chamartín é o bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado em Madrid: 57% escolheram Rajoy. A nível nacional não foi bem assim e um acordo parece distante. Em Chamartín, desespera-se por um pacto.
Eleições Espanha 2015

A brincadeira começa a chegar ao fim?

739
Com o Brexit, viu-se pela primeira vez que algo podia acontecer. Talvez a sanidade não tenha voltado ao continente. Mas a partir da semana passada, a loucura passou a ter um preço.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Espanha

PSOE, Ciudadanos e Podemos reúnem quinta-feira

Ciudadanos querem entrar no governo de Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista de Espanha. Próximo objetivo é puxar o Podemos para garantir apoios suficientes para a investidura até 3 de maio.
Eleições Espanha 2015

Espanha. Como as laranjas podem resolver o impasse

Dois meses depois das últimas eleições, Espanha continua sem governo. Enquanto o PSOE se debate com o Podemos, as suspeitas de corrupção no PP ferem o partido. E servem o discurso dos adversários.
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Espanha

Líder do PP demite-se por suspeitas de corrupção

187
Esperanza Aguirre é uma cara incontornável do PP e agora demite-se após buscas na sede regional do PP em Madrid. Sobre uma eventual demissão de Rajoy, disse: "Ele saberá o que tem de fazer".
Espanha

Guarda Civil espanhola faz buscas na sede do PP

A Guarda Civil espanhola entrou esta tarde na sede do PP, em Madrid. As autoridades investigam o ex-dirigente Beltrán Gutiérrez Moliner e um alegado financiamento ilegal do PP Madrid.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Rivera: Rajoy deve sair e PSOE tentar governar

O líder do Ciudadanos dá uma entrevista ao jornal El Mundo e parte para o ataque. "Rajoy e Sánchez jogam ao gato e ao rato. É uma irresponsabilidade. Estão a passar a batata quente ao rei".
Eleições Espanha 2015

PSOE reage a entrevista demolidora de González

O PSOE já reagiu às declarações do ex-primeiro-ministro socialista Filipe González: respeita a opinião, mas mantém o "não" a um governo de Rajoy. Sábado reune-se o comité federal do partido.
Espanha

"PP e PSOE não devem impedir que o outro governe"

958
O ex-primeiro ministro de Espanha dá uma entrevista ao El País e deixa fortes críticas ao líder do PSOE, por não ter percebido a derrota e pelo possível aliado Podemos: "São puro leninismo 3.0".
Espanha

Valência. Quem é o homem que assombra o PP?

Foram detidas 24 pessoas em Valência, entre elas o ex-líder do PP dessa comunidade, Alfonso Rus. O material investigado baseia-se em gravações de Marcos Benavent, um hippie "yonqui del dinero".
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

PSOE acusa Podemos de chantagem. Em que ficamos?

571
O PSOE emitiu um comunicado no qual reitera a ideia de que deve ser o PP a tentar formar governo. Numa alusão ao Podemos, fala de chantagem para um acordo governativo à esquerda.
Eleições Espanha 2015

Espanha: Mariano Rajoy recusa formar Governo

418
Mariano Rajoy recusa a indigitação do rei de Espanha, Felipe VI, para formar Governo. É a primeira vez na democracia espanhola que o candidato proposto pelo Rei não aceita.
Espanha

PP imputado por destruição de computadores

Uma juíza de Madrid imputou o PP de Rajoy no processo de destruição dos discos rígidos dos computadores utilizados pelo anterior tesoureiro Luis Bárcenas. É a primeira vez que um partido é imputado.
Eleições Espanha 2015

Rajoy não abdica e vai a votos no parlamento

O líder do Partido Popular ainda não conseguiu fazer acordos para governar e falava-se na possibilidade de abdicar do cargo de candidato a PM. Mas Rajoy confirma que vai a votos no parlamento.
Espanha

Impasse. Espanhóis não querem novas eleições

Sondagem publicada pelo El Pais revela que novas eleições não iriam alterar de forma significativa o impasse político em Espanha. 61% dos inquiridos é contra outra ida às urnas.
Eleições Espanha 2015

Grupo ligado ao PP pede saída de Rajoy

O think-thank espanhol Floridablanca (ligado ao PP) quer um congresso aberto no partido. A renovação é "inevitável", defendem, e só um novo líder pode "salvar o centro-direita" espanhol.
Eleições Espanha 2015

Presidente do Congresso será um socialista

O PSOE e o Ciudadanos chegaram a acordo para levar o socialista Patxi López à presidência do Congresso de Espanha. O PP aceitou o acordo e retirou a sua candidatura.
Catalunha

Catalunha: o que aí vem

O novo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, tem 18 meses para criar um Estado independente. Mas não é certo que consiga. Para o país, o acordo independentista traz (ainda mais) incertezas.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Governo do PSOE não é "o mais conveniente"

O líder do Partido Popular criticou Pedro Sánchez por se recusar a viabilizar um novo governo de Rajoy. O Presidente do Governo em funções diz que está em "conversas discretas" com outros partidos.
Eleições Espanha 2015

PP quer PSOE a olhar para Alemanha e não Portugal

O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
Eleições Espanha 2015

"Se houver eleições, serei novamente candidato"

À saída do último Conselho de Ministros do ano, Mariano Rajoy garante que, caso sejam marcadas novas eleições, será novamente o candidato do PP. Mas este é um cenário que quer evitar.
Eleições Espanha 2015

Governo em Espanha. O que impede um acordo

Os quatro partidos espanhóis têm linhas vermelhas, das quais não querem abdicar: mas se não o fizerem não haverá governo. Saiba o que está a impedir um acordo de governação.
Eleições Espanha 2015

Podemos quer independente à frente do Governo

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, propôs hoje uma "figura independente de prestígio" como presidente do Governo espanhol, caso os próprios socialistas impeçam Pedro Sánchez de "tentar sê-lo".
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

Rajoy: as primeiras cedências para chegar a acordo

O líder do Partido Popular quer negociar com o PSOE. Está disposto a oferecer aos socialistas o lugar da presidência do Congresso, ou, em alternativa, uma reforma constitucional.
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre negociações com Ciudadanos e PSOE

O vencedor das eleições espanholas lembra que é tempo de "ser responsável" e ter "vistas largas". Rajoy disse ainda que haverá um congresso do PP depois do processo de formação do Governo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)