830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Popular

Noticiário

21h. VOX rompe acordos com Partido Popular 

Castela e Leão, Comunidade Valenciana, Múrcia, Aragão e Extremadura são os governos regionais que vão ser afetados pela decisão do VOX. Ainda, Ventura contra dissolução da AR em caso de chumbo do OE.
Eleições Europeias

Yolanda Díaz demite-se no Sumar e PP ganha ânimo

Sumar obteve 4,7% dos votos e elege apenas 3 eurodeputados. Yolanda Díaz demite-se da liderança do partido, mas mantém-se vice-presidente do governo. PP ganha e pede demissão de Sánchez, PSOE rejeita.
A História do Dia

O número político de Pedro Sánchez serve a quem?

O presidente do Governo espanhol fica. Decisão tomada depois de 5 dias de profunda reflexão, mas tudo isto para quê e porquê? José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
Noticiário

13h. Feijóo diz que Espanha não tem PM à altura

O líder do PP acusa Pedro Sánchez de criar instabilidade política, mas indica que não vai apresentar moção de censura. Ainda, Ministério Público pede prisão para Fernando Madureira.
Espanha

Feijóo pede que espanhóis não se deixem enganar

Ameaça de demissão do primeiro-ministro é, diz líder do PP, uma "frivolidade absoluta". Sánchez tem "um problema judicial", atira Feijóo.
Mariano Rajoy

Extremismo "jamais trouxe algo útil à democracia"

Ao Observador, Mariano Rajoy antecipa que executivo de Sánchez "não pode aguentar muito tempo", porque está sob" chantagem permanente" dos independentistas. E apoia governação ao centro em Portugal.
Eleições

Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD

Depois de ter felicitado Montenegro por telefone, o líder do PP também deu os parabéns, nas redes sociais, aos portugueses por terem escolhido o "único projeto credível para a mudança em Portugal".
Espanha

Vitória do PP é "uma lição" para Pedro Sánchez

Para a dirigente do PP, a nova maioria absoluta do partido e o "pior resultado de sempre" dos socialistas na Galiza provamque a política de Sánchez "conta com a rejeição da sociedade espanhola".
Resposta Pronta

Galiza: "Sem maioria absoluta PP não forma gove...

Marcos Faria Ferreira, especialista em Relações Internacionais, considera que "é muito cedo para saber se há uma viragem à esquerda". No entanto, acredita que liderança do PP pode estar em risco.
TGV

Moedas e Ayuso atacam Pedro Nuno e Sánchez

Os autarcas de Lisboa e Madrid acusam os dois líderes socialistas de não cumprirem com o que já prometeram em matéria de TGV e denunciam forma "vazia" e "incompetente" de fazer política.
Espanha

PP e PSOE de acordo que UE medeie reforma judicial

Feijóo e Sánchez têm encontro para tentar desbloquear renovação do Conselho Geral do Poder Judicial. Acordo está longe, mas líderes concordaram na mediação da Comissão Europeia.
Espanha

Espanha. Vox corta relações com PP 

Decisão foi confirmada pelo líder do partido de extrema-direita esta manhã, que adiantou que o PP "não quer trabalhar de mãos dadas".
Partido Popular

Feijóo garante que fará tudo para travar amnistia

Na sua primeira entrevista enquanto líder da oposição, Feijóo assegura que vai combater "injustiça" que diz ser a lei da amnistia. À UE, manda recado e avisa que não pode colaborar com Sánchez.
Espanha

Sánchez reeleito, mas legislatura será "complexa"

Com uma megacoligação de oito partidos, Sánchez enfrentará "negociações diárias" e uma legislatura "complicada". PSOE promete "estabilidade", mas rivalidades entre aliados podem complicar cenário.
Espanha

Sánchez tentou unir congresso, mas Junts quis mais

Sánchez usou aliança PP e VOX para se assumir como um "muro" para impedir governo com extrema-direita. Feijóo critica "corrupção" que implicou lei da amnistia e Junts deixa investidura em aberto.
Política

JSD organiza Cimeira Ibérica com Partido Popular 

Juventude social-democrata vai organizar, em Madrid, II Cimeira Ibérica da Juventude em conjunto com as "Nuevas Generaciones", organização jovem do Partido Popular espanhol. Feijóo vai estar presente.
Explicador

"Geringonça" do PSOE pode sair cara a Espanha?

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, diz que "amnistia, por si só, será muito complicada". Dorotea Cevada, colunista do Observador, levanta dúvidas sobre "coerência política" de Sánchez.
A História do Dia

Espanha vai de novo a eleições?

Filipe VI pediu ao líder do PSOE, o segundo mais votado, para tentar formar um governo depois da tentativa falhada do PP. José Carlos Duarte, jornalista de Internacional, é o nosso convidado.
Espanha

PP perde, mas catalães complicam a vida a Sánchez

Feijóo sai derrotado da investidura, mas recebe aplausos dentro do PP e espera por novas eleições. Independentistas exigem referendo a Sánchez, mas essa deverá ser uma linha vermelha para o PSOE.
Espanha

Deputado do Junts engana-se e vota a favor do PP

Eduard Pujol enganou-se no momento em que tinha de revelar o sentido de voto e concordou com a investidura de Alberto Núñez Feijóo. No final, após um impasse da Mesa do Congresso, voto foi anulado.
Resposta Pronta

Espanha. "Os próximos passos são do Monarca"

O analista político Diogo Noivo afirma que muito provavelmente o Rei Felipe VI vai sugerir o nome de Sánchez, "que terá de se submeter a um debate de investidura".
Comentário

"Exigências de ERC/Junts ontem não são por acaso"

Politólogo Jorge Fernandes diz que Esquerda Republicana Catalã (ERC) e Junts Per Catalunya são "inimigos históricos" que se juntaram para conseguir "moeda de troca no apoio à investidura de Sánchez".
Madrid

Vereador demite-se por tocar na cara de autarca

"O senhor Viondi tocou-me na cara de modo ameaçador", denunciou autarca de Madrid, após episódio com vereador socialista. PSOE demarca-se e exigiu demissão do seu militante.
Espanha

Investidura. Feijóo espera por um milagre na sexta

Após deputados chumbarem governo de Feijóo, populares submetem-se a nova votação na sexta. Mas desfecho deverá ser o mesmo. Sánchez vai depois tentar reunir apoios, mas Rei ainda tem palavra a dizer.
Resposta Pronta

"Feijóo já prepara um regresso às urnas"

Diogo Noivo diz que discurso do líder do PP foi "para eleitores e não deputados". O politólogo refere que Feijóo espera eleições: "Ou por repetição eleitoral, ou porque governo de PSOE será efémero".
Noticiário

10h. Urgências. Médicos pedem que se evite rutura

O bastonário Carlos Cortes alerta para o início do inverno, que tem maior afluência às urgências e diz não estarem preparados. Ainda, Feijóo já sabe que não conta com apoio dos partidos Bascos.
Espanha

Independentistas criticam Feijóo e pedem referendo

Independetistas catalães não querem apenas amnistia; é "muito pouco" se não houver um referendo, diz Esquerda Republicana. Junts per Catalunya pede mesmo independência para não "retroceder" Catalunha.
Espanha

As críticas de Feijoo às cedências de Sánchez

Num discurso de quase duas horas, Alberto Núnez Feijóo criticou que Sánchez se submeta às exigências dos independentistas. “Nenhum fim, nem sequer a presidência do governo, justifica os meios”, disse.
Contra-Corrente

A agonia de Espanha pode começar hoje em Madrid

Começa hoje, nas Cortes de Madrid, o processo de investidura de Feijóo que deverá terminar com o seu chumbo. A seguir virá Sánchez que espera conservar o poder por via de uma amnistia muito contestada
Resposta Pronta

PSOE. "Governo frágil sequestrado por interesses"

Politólogo Diogo Noivo explica as hipóteses para o PP formar governo mas diz que "são todas improváveis". Sánchez irá ter governo "muito frágil" refém das eleições para governo regional do País Basco.
Resposta Pronta

"Feijóo é o Dom Quixote em busca do impossível"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, salienta que "dificilmente Feijóo terá aquilo que quer". Por outro lado, amnistia será "provavelmente a única solução" para Pedro Sanchéz.
Noticiário

14h. PP admite "fracasso" na formação de Governo

Alberto Nuñez Feijóo reconhece que não tem as possibilidades reais para que a investidura vá por diante. Ainda, inquilinos lisbonenses defendem intervenção do Governo no mercado de arrendamento.
Comentário

"Anti-Sanchista que agora oferece tudo a Sánchez"

João Diogo Barbosa, membro do Café Europa, diz que "não há caminho viável para PP governar". Aposta num governo "muito frágil" com maioria muito curta do PSOE à espera de eleições daqui a dois anos.
Resposta Pronta

Sánchez/Feijóo. "Não se esperam grandes novidades"

Politólogo Diogo Noivo refere que encontro entre Sánchez e Feijóo é um "gesto de normalidade institucional", algo que "não tem abundado em Espanha", e considera que a conversa será "pouco produtiva".
Noticiário

9h. "Ministério e SNS tomaram a decisão sozinhos"

Carlos Cortes diz que é preciso que o Governo abra a discussão aos intervenientes na Saúde para que sejam encontradas soluções. Ainda neste jornal, Pedro Sanchez e Alberto Nuñez Feijó estão reunidos.
Resposta Pronta

"Ninguém espera nada da reunião de Sánchez/Feijóo"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, refere que faltam só quatro deputados a Feijóo mas "esses quatro parecem inalcançáveis". Já PSOE e Sánchez "negoceiam por sua parte e calmamente".
5 Continentes

Desfazer do Grupo Wagner traz problemas a Putin?

Sem recrutamento do Grupo Wagner pode haver dificuldades para a Rússia. Candidatos republicanos não "alinham" no apoio à Ucrânia. Alberto Núñez Feijóo pode chegar a PM de Espanha? "É pouco provável".
Espanha

PP tenta negociar com partido de Puigdemont

PP não deita a toalha ao chão e vai negociar com quase todos os partidos. Exclui Eh Bildu, mas inclui nas conversações o Junts. Mas populares admitem que acordo com Puigdemont será "difícil".
A História do Dia

Espanha caminha para uma geringonça à portuguesa?

O Rei decidiu propor o líder do Partido Popular espanhol para formar governo, mesmo sem maioria parlamentar. Os socialistas ameaçam com uma geringonça ao estilo português. Será que podem conseguir?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas