435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Partido Popular

Espanha

A encruzilhada da direita espanhola

Neste ensaio sobre a direita espanhola, o primeiro de três sobre a vida política em Espanha, procuram-se os factos e as dinâmicas que definiram o estado actual da direita. Ensaio de Diogo Noivo.
Partido Popular

Casado lamenta, "mas não mereço o tratamento"

Congresso extraordinário do PP espanhol para escolher o novo líder vai realizar-se a 1 e 2 de abril. Pablo Casado admite erros, mas diz que não merecia o tratamento que recebeu de setores do partido.
Espanha

Como Pablo Casado caiu em desgraça (em 10 dias)

Esta quarta-feira, a única dúvida que resta é o quando — a demissão de Pablo Casado da presidência do PP é uma certeza, exigida por barões, deputados e militantes. Como o líder caiu em apenas 10 dias.
Espanha

Secretário-geral do PP demite-se

O número dois do Partido Popular apresentou esta terça-feira a sua demissão do PP, assegurando que foi uma decisão pessoal. “Ser secretário-geral de um partido político é ser o mau da fita."
Espanha

PP. Feijóo, o barão que todos querem que seja rei

Barões querem ver o problema sanado. Demissão de Egea já não basta e querem que Feijóo force um congresso extraordinário, subindo ao poder. Casado não se demite e convoca órgão máximo do partido.
Zoom

PP. "Pablo Casado está a prazo no partido"

Diogo Noivo, analista de risco político, afirma que "serão certamente ventos de mudança no PP". Considera que o líder, Pablo Casado, "já não tem condições para continuar no cargo". 
Rádio Observador

Qual o futuro de PSD e CDS? Ligue 910024185

No PSD continua o impasse e no CDS as dúvidas sobre o futuro. Em Espanha o PP começa a desaparecer. O que se passa no centro-direita ibérico? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Espanha

Espanha. Sondagem põe Vox à frente do PP

Guerra interna no PP poderão estar a ajudar Abascal. Vox surge pela primeira vez à frente do Partido Popular nas intenções de voto numa das mais recentes sondagens em Espanha.
Espanha

Ayuso e Casado. No final, só um ficará de pé

A guerra interna pode ter custos elevados para um partido que ambicionava mudar o ciclo político em Espanha naquilo que mais importa quando se quer ser governo, a contagem de votos.
Noticiário

6h. Espanha. Lutas internas no PP

Nesta edição, o Partido Popular, em Espanha, está com lutas internas a meses das eleições com trocas de acusaões entre Díaz Ayuso e Pablo Casado
Zoom

Castela e Leão. PP nas mãos do Vox para governar

PP vence eleições de Castela e Leão sem maioria absoluta e continua a depender de outros partidos. Marcos Faria Ferreira, professor de Relações Internacionais no ISCSP, analisa resultado das eleições.
Espanha

Ayuso diz que não vai disputar liderança do PP 

Presidente da comunidade de Madrid foi recebida como estrela de rock na convenção do PP, mas surpreendeu ao jurar lealdade a Pablo Casado e a garantir que não vai concorrer à liderança do partido.
Espanha

Milhares juntam-se em Madrid com Sánchez na mira

Em Madrid, algumas dezenas de milhares de pessoas — o El País calcula que tenham sido 60 mil —, juntaram-se para criticar Pedro Sánchez e indultos a independentistas. PP, Ciudadanos e Vox presentes.
PSOE

Liderança do PSOE Andaluzia decidida em primárias

Impacto da vitória do PP na capital espanhola começa a fazer-se sentir nas hostes socialistas. Susana Díaz vai disputar primárias na Andaluzia com Juan Espadas e pede disputa "sem empurrões".
Partido Popular

De desconhecida a estrela da direita em dois anos

Isabel Ayuso começou no jornalismo, geriu o perfil de Twitter de um cão e agora venceu em Madrid. Perfil da estrela em ascensão da direita espanhola que um político já comparou a Madonna.
Espanha

Madrid: vencedores, vencidos e o "nim" 

Isabel Ayuso teve vitória arrasadora, com mais votos do que toda a esquerda, e só precisa da abstenção do Vox para governar. Pablo Iglesias abandona vida política. PSOE ultrapassado pelo Más Madrid.
Espanha

O que está em causa nas eleições de Madrid

Campanha eleitoral foi marcada por uma retórica agressiva e momentos de grande tensão. Direita parte em vantagem, mas esquerda ainda acredita numa surpresa. Partidos jogam em Madrid o seu futuro.
Espanha

Madrid. Ayuso ataca Sánchez e prevê queda do PSOE

Candidata do PP lidera as sondagens endurece o discurso contra Pedro Sánchez, ofuscando Angel Gabilondo, candidato do PSOE. Eleições autonómicas realizam-se na próxima terça-feira.
Espanha

PP usou frases truncadas para atacar Sánchez

O partido acusou o Governo de Sánchez de ter "ignorado 11 alertas oficiais" sobre a Covid-19 entre janeiro e março. Problema: as frases com os "alertas" foram truncadas e o seu significado alterado.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas

O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
Espanha

Os discursos da noite eleitoral nas entrelinhas

O líder do PSOE deixou a porta aberta para negociar com todos. Casado passou culpas, Rivera reclamou estatuto de partido de poder e Iglesias chutou para canto. Abascal disparou em todas as direções.
Atualidade

Espanha. As reações dos candidatos aos resultados

Pedro Sánchez fez o discurso da vitória, e o líder do Vox comemorou entrada no parlamento. Pablo Casado, do PP, assumiu a culpa pelos maus resultados, enquanto Albert Rivera prometeu ser governo.
Atualidade

Espanha. Os três incidentes que marcam as eleições

Do dia de votos em Espanha, destacam-se 3 incidentes: uma candidata teve de enfrentar separatistas catalães, outra ficou pendurada num cumprimento e um elemento do Vox quis atrapalhar a imprensa.
B.I.C.A.

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Espanha. "Guerra dos Tronos" na campanha eleitoral

Partido Popular e PSOE tentam tirar partido da estreia da última temporada da série de George R. R. Martin. Os populares dizem que Espanha não tem sete reinos e o PSOE fala em "caminhantes brancos".
Espanha

Direita pode recuperar o governo em Espanha

PP, Ciudadanos e Vox estão a 3 deputados de controlar a maioria do parlamento espanhol. O PSOE é o partido mais votado, com 28,6%. Há eleições em Espanha a 28 de abril.
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Partido Popular

PP espanhol promete "pôr ordem" na Catalunha

Pablo Casado garante que vai libertar a Catalunha de uma "sociedade sequestrada por fanáticos, racistas e supremacistas". Critica ainda a política económica "suicida" de Pedro Sánchez
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Andaluzia. PP e Ciudadanos dividem governação

Acordo fechado na Andaluzia deixa PP com o governo autonómico e o Ciudadanos com a presidência do Parlamento. A extrema-direita não entrou no acordo político, mas terá um lugar na Mesa do Parlamento.
Espanha

Espanha volta a discutir pena de prisão perpétua

A morte violenta de uma professora em Espanha está a chocar o país, agora os partidos voltaram a discutir em pleno Congresso uma possível revisão à pena de prisão perpétua renovável.
Espanha

Espanha. Vox é o 5.º partido nas intenções de voto

Destacou-se nas eleições andaluzas e agora está a marcar as sondagens para as eleições no Parlamento nacional. As sondagens já apontam para 16 ou mais deputados eleitos.
Atualidade

O partido que quer Espanha "orgulhosa do passado"

Dizem-se de "extrema necessidade", não de "extrema-direita". O VOX abalou o bastião socialista da Andaluzia. Nacionalista, contra a imigração, que partido é este que quer "Espanha grande de novo"?
Espanha

Espanha. PP pede eleições caso falhe orçamento

O presidente do Partido Popular espanhol, Pablo Casado, instou o primeiro-ministro, esta quarta-feira em Helsínquia, a convocar eleições caso falhe a aprovação do Orçamento do Estado para 2019.
Espanha

Gravações mostram escândalo de espionagem no PP

María Dolores de Cospedal, ex-secretária-geral do PP e antiga ministra da Defesa de Rajoy, pagou por informação sobre um rival interno. As reuniões foram gravadas pelo comissário da polícia subornado.
Espanha

PP espanhol apoia Weber para Comissão Europeia

O presidente do Partido Popular espanhol declarou oficialmente o apoio ao eurodeputado alemão Manfred Weber para ser o candidato do Partido Popular Europeu à presidência da Comissão Europeia.
Partido Popular

Líder do PP espanhol reúne-se com Rio e Cristas

Na agenda do primeiro encontro entre Cristas e Casado estarão as eleições europeias de 2019, a União Europeia (UE) e a situação política em Portugal e em Espanha.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.