681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Popular

Noticiário

14h. PP admite "fracasso" na formação de Governo

Alberto Nuñez Feijóo reconhece que não tem as possibilidades reais para que a investidura vá por diante. Ainda, inquilinos lisbonenses defendem intervenção do Governo no mercado de arrendamento.
Comentário

"Anti-Sanchista que agora oferece tudo a Sánchez"

João Diogo Barbosa, membro do Café Europa, diz que "não há caminho viável para PP governar". Aposta num governo "muito frágil" com maioria muito curta do PSOE à espera de eleições daqui a dois anos.
Resposta Pronta

Sánchez/Feijóo. "Não se esperam grandes novidades"

Politólogo Diogo Noivo refere que encontro entre Sánchez e Feijóo é um "gesto de normalidade institucional", algo que "não tem abundado em Espanha", e considera que a conversa será "pouco produtiva".
Noticiário

9h. "Ministério e SNS tomaram a decisão sozinhos"

Carlos Cortes diz que é preciso que o Governo abra a discussão aos intervenientes na Saúde para que sejam encontradas soluções. Ainda neste jornal, Pedro Sanchez e Alberto Nuñez Feijó estão reunidos.
Resposta Pronta

"Ninguém espera nada da reunião de Sánchez/Feijóo"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, refere que faltam só quatro deputados a Feijóo mas "esses quatro parecem inalcançáveis". Já PSOE e Sánchez "negoceiam por sua parte e calmamente".
5 Continentes

Desfazer do Grupo Wagner traz problemas a Putin?

Sem recrutamento do Grupo Wagner pode haver dificuldades para a Rússia. Candidatos republicanos não "alinham" no apoio à Ucrânia. Alberto Núñez Feijóo pode chegar a PM de Espanha? "É pouco provável".
Espanha

PP tenta negociar com partido de Puigdemont

PP não deita a toalha ao chão e vai negociar com quase todos os partidos. Exclui Eh Bildu, mas inclui nas conversações o Junts. Mas populares admitem que acordo com Puigdemont será "difícil".
A História do Dia

Espanha caminha para uma geringonça à portuguesa?

O Rei decidiu propor o líder do Partido Popular espanhol para formar governo, mesmo sem maioria parlamentar. Os socialistas ameaçam com uma geringonça ao estilo português. Será que podem conseguir?
Espanha

PP respira mas governar é difícil. O que se segue?

Rei permitiu que Feijóo formasse governo, mas será difícil PP ter mais apoios. PSOE tenta ganhar tempo para segunda investidura. Mas novas eleições estão sempre no horizonte — e podem calhar no Natal.
Espanha

Rei dá oportunidade a Feijóo para formar governo

Rei Felipe VI justifica possível investidura de Feijóo com o facto de o PP ter sido o partido mais votado e diz que à esquerda não encontrou "maioria suficiente". Sumar deixa críticas ao monarca.
Resposta Pronta

Pedro Sánchez "tem muitas razões para festejar"

O especialista em assuntos europeus, Paulo Sande, diz que Sánchez é "um dos grandes sobreviventes das novas democracias" e que existe possibilidade do líder do PSOE continuar como primeiro-ministro.
Espanha

Sánchez confiante que vai chefiar "maioria social"

Num vídeo nas redes sociais, líder do PSOE diz que o "retrocesso que propõem o PP e Vox" perdeu nas urnas e está "confiante" de que vai haver "maioria" que lhe permitirá continuar a governar Espanha.
Espanha

Sánchez rejeita encontrar-se com Feijóo

Líder do PSOE não vai encontrar-se com Alberto Feijóo até que o Rei escolha candidato para liderar a investidura, o que impossibilita acordo entre partidos. E reitera que direita perdeu eleições.
E o vencedor é...

Medina é mais político do que economista

Se existe dinheiro para o SNS como diz Medina, então é mesmo incompetência. Sobre Certificados de Aforro, fica a faltar uma conferência de imprensa. Ainda a indigestão da nossa direita sobre Espanha.
A História do Dia

Como as direitas portuguesas olham para Espanha?

O PP venceu, mas o PSOE poderá manter o governo. Por cá, os partidos do centro-direita estão a tomar notas? Uma conversa com o editor adjunto de Política do Observador Miguel Santos Carrapatoso.
Semáforo Político

Espanha deve preocupar direita portuguesa?

Resultados das eleições espanholas não têm "tradução direta" para a realidade portuguesa mas deixam alguns avisos à direita portuguesa. Justiça espanhola emite mandado de captura a Carlos Puidgemont.
Contra-Corrente

Espanha: será que são precisas de novas eleições?

O Partido Popular ganhou as eleições espanholas mas sem maioria para governar. Os socialistas perderam mas vão tentar o apoio de extremistas e independentistas. O melhor mesmo era repetir as eleições.
Resposta Pronta

"Feijóo vai tentar investidura e vai fracassar"

Politólogo José Filipe Pinto diz que PP ficou "abaixo do esperado". Feijóo "não tem condições" para investidura. Sánchez susteve "morte do sanchismo": líder do PSOE "sem baias éticas" sobre acordos.
Emissão Especial

"Eleições espanholas deram grande trapalhada"

Raquel Abecasis afirma que "já é costume as eleições espanholas serem uma trapalhada". A colunista do Observador diz que "a fragmentação do xadrez político torna a voz do eleitorado menos evidente".
Emissão Especial

"Sánchez tem enorme flexibilidade"

Ana Gomes afirma que não quer comparar o que se passa em Espanha com Portugal. A antiga eurodeputada do PS afirma que este resultado é "a legitimidade da matemática na democracia".
Emissão Especial

Espanha. "PP teve vitória com sabor a derrota"

Paulo Rangel diz que  PP "precisa sempre do VOX". Já para Carlos Zorrinho, "o VOX sai brutalmente derrotado" o que prova que "os espanhóis não querem extrema direita no Governo".
Emissão Especial

"Criatividade de Sánchez pode dar Governo"

André Azevedo Alves afirma que PP "ou conseguia deputados ou a maioria absoluta com o VOX". Na opinião do colunista do Observador Governo à esquerda "ainda é possível" com a criatividade de Sánchez.
Emissão Especial

Espanha. "Feijóo deve forçar solução sem o VOX"

A análise de Vítor Gabriel Oliveira à contagem dos votos em Espanha. O Secretário-Geral da SEDES Europa prevê um governo minoritário do PP.
Emissão Especial

Espanha. "PP está mais curto do que se pensava"

A análise de Jaime Nogueira Pinto aos primeiros números das eleições gerais. O politólogo fala num "PP curto", mas diz que ainda "é cedo para fazer previsões".
Resposta Pronta

"Bipartidarismo acabou em Espanha"

O analista de risco político afirma que dois grandes partidos "precisam de coligações". Diogo Noivo diz que "esquerda tem condições para bloquear formação de Governo ou criar um de esquerda".
Partido Popular

PP pede "votação massiva por um novo tempo"

"Peço-vos que no domingo votem massivamente por um novo tempo", apelou Feijóo, no comício de encerramento da campanha eleitoral do Partido Popular para as legislativas espanholas do próximo domingo.
Resposta Pronta

"Dar a vantagem ao PSOE é uma sondagem solitária"

Jorge Fernandes diz que última sondagem de Espanha é "solitária" porque "todas as sondagens dão vitória ao PP". O politólogo afirma que os eleitores podem fazer "voto estratégico" devido às sondagens.
Espanha

A campanha quente do PP e do PSOE na Estremadura

Na Estremadura, PP e VOX destronaram a hegemonia do PSOE e formaram governo na comunidade da Estremadura. Solução pode repetir-se nas eleições gerais, o que inquieta socialistas — e anima populares.
Resposta Pronta

"Feijóo desmontou paraíso de Éden económico"

O politólogo Diogo Noivo diz que foi uma "clara vitória" de Feijóo neste debate e que Sanchéz surge com "nervosismo". O autor de estudos sobre Espanha garante que o "bipartidarismo espanhol acabou".
Noticiário

10h. Espanha. PP favorito à vitória nas eleições

Uma sondagem do jornal El Mundo dava a vitória ao Partido Popular, mas sem maioria absoluta. Ainda neste jornal, Jorge Jesus está de regresso ao futebol saudita.
Noticiário

11h. Sánchez alerta para riscos de alianças PP/VOX

Pedro Sánchez convocou eleições antecipadas depois de o PSOE, que lidera, ter saído derrotado das municipais e regionais que se realizaram em maio. As legislativas estão marcadas para 23 de julho
Ensaios do Observador

Morte do Ciudadanos: vidas efémeras do liberalismo

Em Espanha, o padrão parece imutável desde o século XIX: desentendimentos, egolatrias e erros iliberais impuseram a projectos políticos promissores uma vida efémera. Ensaio de Diogo Noivo.
A História do Dia

Espanha pode inspirar PSD e Chega em Portugal?

Um eventual acordo de governo entre o Partido Popular espanhol e a extrema-direita do Vox pode ser replicado em Portugal? Falamos com Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de política. 
PSD

Espanha pode servir de laboratório a Montenegro

Eventual acordo entre Feijóo e Abascal, em Espanha, seguido com atenção pelo PSD. Costa pode repetir estratégia de Sánchez. Aliança PP-Vox pode desarmadilhar questão do Chega. Ventura aumenta pressão
Resposta Pronta

"Sánchez sabe que o seu tempo de governo acabou"

"Está a pensar na sobrevivência do seu partido". A análise de Jorge Fernandes, politólogo que vive em Madrid onde a "conversa mudou": "os resultados das eleições de 23 de Julho estão anunciados".
Noticiário

14h. PP reage à convocação de eleições antecipadas

Depois do anúncio do chefe do governo espanhol o PP pede uma maioria clara e incontestável. Ainda neste jornal, a reação dos restantes partidos espanhóis à convocação de Pedro Sánchez.
Explicador

Espanha/Turquia. Qual o significado das eleições?

Sánchez "diz o mesmo que Costa", mas dados económicos "não serviram". Na Turquia, "deve ser a última vitória de Erdoğan e do partido". Análise de Paulo Sande, José Filipe Pinto e Bruno Cardoso Reis.
Noticiário

23h. Espanha. PP vence as eleições regionais

Os socialistas do PSOE ficaram pelos 28%, uma diferença de praticamente 700 mil votos para os populares. Nas últimas eleições, tinha sido precisamente o PSOE a ficar à frente.
Noticiário

19h. Espanha. Fecham urnas para eleições regionais

Votaram 51% dos eleitores até às 18h00, avança o El País, que cita dados do Ministério Interior Espanhol. O partido do Governo, o PSOE, fala em sensações positivas. Quanto ao PP, pede prudência.
Península Ibérica

Montenegro recebe líder do PP espanhol em Lisboa

Luís Montenegro recebe o líder do Partido Popular espanhol em Lisboa para discutir o mercado ibérico da energia e as interconexões com a Europa, de forma a discutir os interesses da Península Ibérica.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.