A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) atingiu esta semana a marca de 600 livros indexados no Diretório de Livros em Acesso Aberto, depois do reforço do número de obras inseridas na plataforma nos últimos meses.

“O reforço da quantidade de livros presentes na plataforma faz parte das ações da Semana Internacional do Acesso Aberto, que se comemora de 19 a 25 de outubro, com o objetivo de promover a disponibilização do conhecimento científico em acesso livre para toda a comunidade académica e sociedade civil”, salienta esta quinta-feira a instituição, em comunicado.

De acordo com a nota, com este reforço de livros a IUC “posiciona-se no limiar do top 2% das mais de 400 editoras internacionais referenciadas”, depois de, em junho, ter conseguido “figurar no top 3% das editoras com mais publicações no Diretório de Livros de Acesso Aberto”, com 575 obras.

Além da inclusão de 24 novos livros esta semana na plataforma, a UC participa também na Semana Internacional do Acesso Aberto com duas iniciativas online abertas a toda a comunidade académica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o comunicado, na quarta-feira os vice-reitores para a Investigação e 3.º Ciclo e para a Cultura e Ciência Aberta discutiram a recomendação da UNESCO para a Ciência Aberta, tornada pública há poucos dias, na qual a UC participou ativamente na sua elaboração.

Para sexta-feira, está prevista uma sessão que vai abordar o património cultural e científico do acervo Alma Mater, fundo bibliográfico antigo da UC, que foi renovado em 2019.

A sessão contará com a participação de Ana Luísa Silva, do Serviço Integrado de Bibliotecas da UC.

“O acervo Alma Mater é considerado o mais significativo, historicamente, dentre as bibliotecas digitais da UC, e teve um importante papel durante a pandemia do covid-19, na medida em que permitiu aos visitantes explorarem a partir de casa o seu acervo, com parte dos documentos mais preciosos da instituição”, lê-se no comunicado.

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma iniciativa global, promovida internacionalmente pela Aliança de Publicações e Recursos Académicos e liderada, a nível nacional, pelos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.

A edição deste ano tem como lema “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”.