815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Acidente

Noticiário

20h. PM quer vigilância na luta contra fogos

Luís Montenegro admite estar preocupado com a época de incêndios, mas está confiante numa resposta à altura dos bombeiros caso seja necessário. Ainda neste jornal, o arranque do Euro 2024.
Acidente

Alenquer. Acidente no IC2 causa um morto

A circulação foi normalizada às 19h10, após acidente mortal na via. Para além de uma vítima fatal, dois feridos foram conduzidos para o Hospital de Vila Franca de Xira.
Proteção Civil

Montenegro pede união no combate aos incêndios

Às portas do verão, Luís Montenegro destacou a necessidade de união dos bombeiros perante uma altura crítica do ano. É preciso estar à altura da "ação mais nobre" existente: "o bem comum", afirmou.
Porto

Derrame de químico faz 1 ferido grave e 4 ligeiros

"A normalidade foi restabelecida” no Instituto Ricardo Jorge do Porto após acidente com ácido nítrico que provocou um ferido grave e quatro ligeiros, que foram conduzidos ao Hospital de São João.
Acidente

Colisão entre autocarro e ligeiro faz 2 feridos

Uma colisão entre um autocarro e ligeiro na manhã desta sexta-feira provocou dois feridos sem gravidade circulação na Estrada Nacional (EN) 203, em Ponte da Barca.
Porto

PJ realiza buscas na Câmara de Santo Tirso

Inspetores da Policia Judiciária estiveram presentes esta manhã nos paços do concelho para a realização de buscas. A autarquia do distrito do Porto "colaborou em tudo o que foi pedido".
Incêndios

Chamusca: Detido homem que fez arder 3,5 hectares

Detido tem 61 anos e está sob suspeita de sete crimes de incêndio: um domingo e seis na segunda-feira. Terá ateado o fogo "através de chama direta, por utilização de isqueiro, aplicado na vegetação".
Acidente Rodoviário

"Viajar sem pressa": 2 mortos e 2.510 acidentes 

Objetivo da campanha é alertar para os perigos da condução em excesso de velocidade. Comparando a 2023, verificam-se menos 186 acidentes, menos 12 vítimas mortais e menos 7 feridos graves.
Leiria

"Baixa energia mecânica" na queda de aeronave

Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários esclareceu que durante o voo preparativo a aeronave não apresentou qualquer anomalia.
Paris

Incêndio em Versalhes leva à evacuação do palácio

O incêndio começou numa zona de restaurações no telhado do palácio, mas foi extinto em menos de uma hora. Os turistas foram retirados do local enquanto os bombeiros apagaram o fogo.
Aviação

Avião aterra com cockpit estilhaçado por granizo

Airbus A320 que fazia a viagem Palma de Maiorca-Viena aterrou no aeroporto austríaco sem feridos a registar. Pilotos aterraram "às cegas" com a camada exterior dos vidros do cockpit estilhaçada.
África

Vice-Presidente do Malawi morre em desastre aéreo 

Avião militar onde seguia Saulos Chilima e mais nove pessoas desapareceu dos radares esta segunda-feira. As buscas terminaram sem terem sido encontrados sobreviventes.
E o vencedor é...

Pedrógão. 7 anos depois, o que valem as promessas?

Nas celebrações do 10 de junho, o discurso de Rui Rosinha chama atenção para o que foi prometido, mas que ficou aquém do esperado. Marcelo, fora de tom, já teve discursos com mais sentimento.
Reportagem Observador

10 junho. "Tragédias como as de 2017 nunca mais"

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu Pedrógão Grande como palco das comemorações do Dia de Portugal. Pelo meio, homenageou vítimas dos incêndios e voltou a abordar tema das reparações históricas.
Moçambique

Choque entre autocarro e camião provoca 23 mortos

Um violento choque frontal entre um autocarro e um camião, na província da Sofala, provocou a morte de 23 pessoas, além de 49 feridos, de acordo com informação das autoridades locais.
Noticiário

15h. Europeias. PNS pede "humildade" a Montenegro

O líder do PS diz que resultados das europeias mostram que os portugueses não gostam de como a oposição está a ser tratada na AR. Pedro Nuno Santos quer Governo a repensar em como lidar com oposição.
Noticiário

14h. PNS admite que há muito a fazer no Interior

Pedro Nuno Santos diz que o governo socialista sempre acompanhou a região. O secretário-geral do PS aponta a habitação e o emprego como prioridades para o desenvolvimento do Interior.
Noticiário

13h. Montenegro prometo Governo atento ao interior

O primeiro-ministro admite abandono por parte do executivo à região de Pedrogão Grande durante os incêndiso de 2017. E ainda, Portugal foi o 5º país da UE onde a participação eleitoral mais subiu.
Emissão Especial

"Portugal é uno em diversidade"

Em Pedrogão Grande, Marcelo Rebelo de Sousa deixa mensagem de união no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Fala num país unido e deixa apelo: Tragédia como a de 2017 nunca mais.
Fogo de Pedrógão Grande

Marcelo lembra sucessores da tragédia de Pedrógão

No primeiro dia de celebrações, Marcelo deixou um pinheiro no palácio de Belém para que futuros dirigentes "não repitam 2017". Revelou ainda que a celebração do próximo ano será "original" e no sul.
Fogo de Pedrógão Grande

Marcelo presta homenagem às vítimas de Pedrógão

Presidente da República prestou homenagem às vítimas dos incêndios de 2017, numa cerimónia que marcou o início das comemorações do Dia de Portugal, após o hastear da bandeira nacional.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão pode voltar a acontecer

A grande maioria das atividades florestais não suporta os seus custos pela venda dos produtos lenhosos. É preciso que o Estado subsidie os gestores florestais.
Ministério da Saúde

O que se sabe (e falta saber) no acidente na A10

Ana Paula Martins esteve envolvida num despiste e fraturou o antebraço. Mas as primeiras horas após o acidente, e as informações erradas que circularam, deram lugar a várias conspirações.
Noticiário

18h. Ministra da Saúde teve alta hospitalar

Depois do acidente de ontem, Ana Paula Martins teve alta após ter estado em observação. Ainda neste jornal, a embaixada do Parlamento Europeu em Lisboa foi vandalizada por manifestantes.
Presidente Marcelo

Marcelo admite "continuidade" no pós-europeias

Cauteloso nas palavras, em dia de reflexão para as eleições europeias, Presidente da República foi a Pedrógão para assinalar o 10 de junho e lembrar os incêndios de 2017.
Noticiário

17h. Bombeiros não encontram acidente da Ministra

As autoridades foram chamadas ao local, mas não viram nenhum acidente. Também neste jornal, bombas em Gaza fazem pelo menos 40 mortos.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde já teve alta hospitalar

Ana Paula Martins esteve envolvida num acidente na A10, esta sexta-feira, e precisou de receber tratamento hospitalar. Outros dois membros do gabinete já tinham tido alta.
Acidente

Ponte de Lima. Homem morre após cair de telhado 

Um homem de 30 anos morreu na manhã de hoje depois de cair de um telhado na freguesia de Fojo Lobal, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Acidente

Homem morre atingido por árvore que foi cortada

Um homem de 65 anos morreu na manhã de hoje, em Viana do Castelo, depois de ter sido atingido por uma árvore que estava a ser cortada, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde fica em vigilância no hospital

Ana Paula Martins vai permanecer, para já, em vigilância no hospital São Francisco de Xavier após acidente na A10. Outras duas pessoas envolvidas tiveram alta.
Noticiário

7h. Ministra da Saúde está estável 

Ana Paula Martins eu entrada no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier perto das 20h30. E ainda, 10 distritos estão sob aviso laranja.
Natureza

Bisontes

Espanta-me a tranquilidade com que a introdução de espécies exóticas numa espécie de jardim zoológico de grande dimensão é apresentada como uma acção de conservação da natureza, sem discussão prévia.
Saúde

Açores. HDES retoma Imagiologia e Ortopedia

Aquando da conclusão dos testes do equipamento, a Imagiologia e Ortopedia regressam ao seu "agendamento e circuito normal". A rede elétrica do hospital também já está "totalmente reestabelicida".
Noticiário

20h. Caso das gémeas. PR vai enviar documentos

Marcelo Rebelo de Sousa revela que recebeu um requerimento da documentação e que vai ser cumprido. Ainda neste jornal, presidente da Câmara de Lisboa lamenta o incêndio na Avenida da Liberdade.
Incêndios

Bombeira na reserva detida por atear fogos

Uma bombeira de Pedrógão Grande, que está no quadro de reserva por incumprimento de serviço obrigatório, foi detida por suspeitas de ter começado dois incêndios florestais no passado domingo.
Noticiário

15h. Saúde: "Plano recai sobre administradores"

Ana Paula Martins coloca a responsabilidade do plano de verão do lado dos médicos. A ministra da Saúde afirma que o Governo está disposto a ajudar. Mais operacionais no combate a incêndio em Lisboa.
Reportagem Observador

Fogo causa forte estrago em futuro hotel de Lisboa

Os Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmam que o incêndio se agravou nas últimas horas. O comandante Alexandre Rodrigues diz que há indícios de que o fogo começou num dos quartos do futuro hotel.
Atores

Ator Dinarte Branco sofreu acidente em ensaio

Acidente no ensaio geral obrigou a cancelar espetáculos do musical "A madrugada que eu esperava", no Coliseu do Porto. Artista encontra-se internado, mas “estável e em franca recuperação".
Noticiário

13h. Lisboa. Fogo já está circunscrito.

O fogo da Avenida da Liberdade, em Lisboa já está sob controlo e não há registos de feridos. Ainda neste jornal,o Ministério dos Negócios estrangeiros foi vandalizado por ativistas.
Noticiário

12h. BdP avisa para risco de retorno ao défice

Banco de Portugal prevê que o saldo orçamental "deve deteriorar-se nos próximos anos". Mário Centeno faz balanço positivo sobre o mercado de trabalho e sobre a inflação.
Incêndios

Detida suspeita de atear fogo em Ovar

A mulher terá ateado o fogo numa zona de extensa mancha florestal com habitações nas proximidades. Investigadores não conseguiram determinar qualquer motivação racional ou explicação para os atos.
Lisboa

Fogo em futuro hotel da Av. da Liberdade extinto

Atualizado
Incêndio que deflagrou sexta-feira na Avenida da Liberdade, num edifício que dará lugar a um hotel, foi extinto. Bombeiros estiveram a noite no local para trabalhos de rescaldo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Afetados ainda recorrem a ajuda médica

As recordações dos incêndios em Pedrógão Grande ficam mais presentes próximo da data. Para alguns, o stress traumático dos incêndios que estava escondido manifestou-se repentinamente.
Fogo de Pedrógão Grande

Aqui, a qualidade de vida não basta para os jovens

Na região afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande, o mercado de arrendamento inexistente, a reduzida oferta de emprego qualificado ou ausência de espaços para socializar são o "resto" que falta.
Fogo de Pedrógão Grande

Alzira ainda espera por ver sua casa reconstruída 

Alzira, uma das sobreviventes dos incêndios de Pedrógão, receia já não ter capacidade para aproveitar a sua casa quando ficar concluída. Na origem, o impasse na chegada de apoios ou elevada burocracia
Fogo de Pedrógão Grande

Uma rua internacional no meio de Pedrógão Grande

Estrangeiros, trabalhadores remotos e reformados, têm chegado à região, um local que consideram "perfeito", perto da natureza, com bom clima, segurança, sistema de saúde, e custo de vida.
Violência Doméstica

Detido suspeito de atropelar mortalmente mulher

O homem será presente esta sexta-feira em tribunal. O mulher, vítima de violência doméstica, teria entre os 30 e 40 anos, referiu fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos