Já são conhecidos os dez finalistas da edição de 2020 do prémio literário Oceanos, que distingue anualmente obras literárias publicadas em língua portuguesa.

Os escolhidos foram A Cidade Inexistente, de José Rezende (ed. 7 Letras), A Ocupação, de Julián Fuks (ed. Companhia das Letras), As Durações da Casa, de Julia de Souza (ed. 7 Letras), As solas dos pés de meu avô, de Tiago D. Oliveira (ed. Patuá), Autobiografia, de José Luís Peixoto (ed. Quetzal e TAG), A Visão das Plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida (ed. Relógio d’Água), Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende (ed. Alfaguara), Obnóxio de Abel Barros Baptista (ed. Tinta da China), Sombrio Ermo Turmo, de Veronica Stigger (ed. Todavia) e Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (ed. Todavia e Leya).

Entre as dez obras finalistas do prémio, estão assim três livros de escritores portugueses (José Luís Peixoto, Djaimilia Pereira de Almeida e Abel Barros Baptista) e sete livros de autores brasileiros (os restantes), publicados em dez editoras distintas em Portugal e no Brasil.

O anúncio foi feito através de uma transmissão em direto pela internet, que incluiu uma apresentação dos autores finalistas e uma discussão das obras com os próprios escritores, que participaram através de videoconferência. Pode ver aqui:

O prémio propõe-se a distinguir anualmente as melhores obras publicadas em língua portuguesa, tendo o patrocínio do Banco Itaú e da República de Portugal, o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e ainda o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A coordenação do prémio é assegurada por Selma Caetano e há curadores escolhidos em Portugal (Isabel Lucas), Cabo Verde (Adelaide Monteiro) e Brasil (Manuel da Costa Pinto).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já tinha sido revelada uma primeira lista de 54 semifinalistas da edição de este ano do prémio, que incluía 37 escritores brasileiros, 15 autores portugueses, um escritor moçambicano e um autor cabo-verdiano. Esta pré-seleção foi feita por 88 especialistas oriundos de seis países de língua portuguesa, de professores de literatura a escritores, poetas e jornalistas.

A lista anterior tinha sido feita a partir de um conjunto de 1.872 obras concorrentes — e, como noticiou a agência Lusa, incluía 22 romances, 22 livros de poesia, cinco livros de contos e cinco de crónicas, publicados por 34 editoras.

Já a escolha dos finalistas foi feita por um júri formado pelos portugueses Clara Rowland, Gustavo Rubim e Isabel Pires de Lima, pelo cabo-verdiano Nataniel Ngomane e pelos brasileiros Ana Paula Maia, Edimilson Pereira de Almeida e José Castello. Um júri final irá agora avaliar as dez obras finalistas da edição de este ano do prémio, para eleger os três vencedores.

Quinze autores portugueses entre os 54 finalistas do Prémio Oceanos de Literatura