A receção do FC Porto ao Rio Ave e o dérbi em Alvalade entre Sporting e Benfica retirou parte do protagonismo do último dia do mercado de transferências mas, ainda assim, até durante o duelo lisboeta houve acordos fechados de futuros reforços para Rúben Amorim, como aconteceu com Matheus Reis que chegou a Lisboa pouco antes do pontapé inicial do jogo. No final, os leões acabaram por ser os mais ativos ao longo do dia que terminou não só com três contratações mas com aquela que foi a maior transferência de sempre do clube, Paulinho. Mas houve mais histórias além do avançado, não só em Portugal mas também lá fora e com destaque para a Premier League.

Último dia mercado. Três reforços em poucas horas para o Sporting, Veríssimo no Benfica e algumas surpresas lá fora

João Pereira, o primeiro a ser contratado três vezes pelo Sporting

A transferência de um jogador para um clube é cada vez mais o trajeto habitual de qualquer carreira (e as exceções a isso são cada vez menos). A contratação desse jogador duas vezes pelo mesmo clube, aí é mais raro. A aposta nesse mesmo jogador em três ocasiões distintas é um caso único – mas foi exatamente isso que aconteceu com João Pereira, que a menos de um mês de fazer 37 anos se tornou uma das grandes surpresas do dia, ocupando o espaço de “terceiro reforço” falado nos bastidores em Alvalade além de Paulinho e Matheus Reis. O antigo ala que fez a maior parte da carreira como lateral começou no Domingos Sávio mas fez quase toda a formação no Benfica, onde se sagrou campeão nos seniores em 2005. Após ter saído para o Gil Vicente, em 2006, chegou ao Sp. Braga e chegou pela primeira vez ao Sporting em 2010. No final da época de 2011/12, João Pereira foi para o Valencia, passou pelo Hannover e rumou pela segunda vez a Alvalade em 2015, num pedido expresso de Jorge Jesus. Um ano e meio depois, nova saída para o Trabzonspor. Ficou na Turquia até à última semana, altura em que rescindiu contrato por mútuo acordo com o clube e assinou esta segunda-feira pelos leões… pela terceira vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os mais ativos “chocaram” num jogador mas fizeram cinco contratações

O Famalicão, que anunciou oficialmente Silas na manhã desta segunda-feira após a saída na véspera de João Carlos Sousa, e o Rio Ave, que estreou no Dragão o regressado Miguel Cardoso no banco, foram dois dos clubes da Primeira Liga mais ativos no último dia, com o conjunto famalicense a assegurar os médios Lucas Henrique (ex-Figueirense) e Pepê (cedido pelo Olympiacos) e os vila-condenses a fecharem os brasileiros Sávio (lateral) e Júnior Brandão (avançado). Pelo meio, houve uma “luta” com o Famalicão a tentar desviar Rafael Camacho de Vila do Conde mas o Rio Ave a assegurar a cedência por empréstimo do Sporting do extremo ao abrigo do acordo que levou Matheus Reis para Alvalade. Menos sorte teve o Farense, que trocou também hoje de treinador com Sérgio Vieira a dar lugar a Jorge Costa: Hugo Vieira, avançado que brilhou no Campeonato sobretudo no Gil Vicente antes de rumar ao estrangeiro, deixou o Japão, tinha acordo com os algarvios mas a contratação caiu.

Gedson: do Tottenham para o Benfica, do Benfica para o Galatasaray

Que Gedson Fernandes não iria permanecer no Tottenham até ao fim do empréstimo do Benfica, já se sabia. O que não se sabia, pelo menos de forma confirmada, era o novo destino do médio português. O jogador de 22 anos vai jogar até ao final da temporada nos turcos do Galatasaray, num anúncio que não deixou de ter uma história curiosa: o clube da Turquia tornou pública a chegada do português, sendo que, instantes antes, o Tottenham tinha tornado público o regresso de Gedson ao… Benfica. Outra curiosidade: o médio tinha sido infetado por Covid-19 em Londres, cumprira o período de isolamento e voltara aos treinos após dez dias, sendo que continuava a testar positivo, o que fez com que os turcos tivessem de alugar um avião-ambulância para levar o jogador para o país, fazendo os exames médicos e cumprindo o resto das formalidades.

Uma chuva de centrais no Liverpool (que por pouco não veio parar a Portugal)

Com Van Dijk, Joe Gomez e Matip lesionados, Jürgen Klopp tem sido obrigado a adaptar Fabinho e Henderson à posição de centrais — ou seja, já se sabia que o Liverpool iria aproveitar esta janela de mercado para reforçar o eixo defensivo. O que não se sabia era que o clube acabaria por resgatar dois nomes praticamente desconhecidos. Ben Davies, de 25 anos, foi contratado ao Preston North End, do Championship, e Ozan Kabak, de apenas 20 anos, chegou por empréstimo do Schalke 04. David Carmo, central de 21 anos do Sp. Braga, chegou a estar nas contas dos reds e existiu um contacto nesse sentido mas os minhotos terão afastado desde logo a possibilidade de uma saída. Num último dia de transferências em que ainda emprestou Minamino ao Southampton, o Liverpool resolveu os problemas do centro da defesa: pelo menos a curto prazo.

Diego Costa esteve perto de um regresso à Premier League pela porta grande mas acabou com as portas fechadas

Uma história que teve tudo para dar certo e que acabou sem capítulo final. Depois de ser associado ao Wolverhampton nas últimas semanas, Diego Costa apareceu no radar de um dos big six ingleses — pelo menos foi o que disse a imprensa do país, durante este derradeiro dia de mercado, colocando o avançado espanhol muito perto de um regresso à Premier League pela “porta grande”, onde Arsenal e Tottenham pareciam os favoritos. O Manchester City demarcou-se desde logo e certo é que, com a janela de transferências já encerrada, Diego Costa não foi anunciado em clube algum. O jogador de 32 anos, que rescindiu contrato com o Atl. Madrid no passado mês de dezembro, vai permanecer sem clube pelo menos até ao final da época.

Os “portugueses”: Todibo seguiu para França, Jesé voltou a Espanha, Maxi Pereira tem novo clube dois anos depois

Outro dos destaques deste último dia de mercado de inverno foram os “portugueses” — e falamos de portugueses entre aspas porque falamos de jogadores de outras nacionalidades que representaram clubes portugueses. Todibo terminou o empréstimo do Barcelona ao Benfica e seguiu novamente emprestado para o Nice; Jesé, ex-Sporting, regressou ao Las Palmas, assinando até ao fim da temporada; Ferreyra, que rescindiu este domingo com o Benfica, regressou a Espanha e juntou-se ao Celta Vigo; Maxi Pereira, sem jogar desde que saiu do FC Porto em 2019, voltou ao Uruguai e reforçou o Peñarol; e Marco Rojo, antigo central do Sporting, rescindiu com o Manchester United e seguiu para o Boca Juniors.