O inquérito de Buckingham às alegações de que a Duquesa de Sussex intimidava a equipa com quem chegou a trabalhar deverá ser entregue a investigadores externos independentes, não sendo assim conduzido de forma interna pelo Palácio, como inicialmente anunciado.

De forma inesperada, e num movimento raro que poderá adensar a tensão entre Harry e Meghan e A Firma, avança o Sunday Times, foi decidido que o processo será conduzido por esta terceira parte, um escritório de advogados à margem do conflito.

“Os piores incidentes ainda não foram divulgados. Há algumas histórias desconcertantes a contar”, comenta uma fonte real àquele jornal, num claro sinal de que a poeira estará ainda muito longe de assentar.

Foi a poucos dias da entrevista dos Sussex a Oprah que as acusações foram conhecidas. O The Times fazia eco das queixas de antigos assistentes, revelando ainda como Markle enfrentou uma acusação de bullying feita por um dos seus conselheiros mais próximos, durante a sua passagem por Kensington. De acordo com o jornal, a queixa remonta a outubro de 2018, antes do afastamento dos Sussex, e foi feita por Jason Knauf, que à época controlava a pasta da comunicação dos duques, e que entretanto passou a colaborar com o casal Cambridge.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Meghan acusada de bullying por staff do palácio. Markle rejeita “campanha de difamação calculada”

A mulher de Harry rejeitou então a “campanha de difamação calculada” e acusou o palácio de “perpetuar falsidades”, naquela que foi mais um teaser que antecipava o famigerado encontro com Winfrey.

Já esta semana, e ficando claro que Markle não ficará a assistir ao desenrolar do caso de braços cruzados, uma fonte do palácio confirmou que o escritório da duquesa “escreveu a pedir provas”, solicitando acesso a eventuais emails e mensagens citadas pelos queixosos. Depois deste pedido, Isabel II terá encaminhado a questão para o príncipe de Gales, cujos assistentes mais próximos, explica o Daily Mail, estarão agora a procurar os referidos ficheiros.

Entretanto, na noite deste sábado o Sunday Times adiantava também que William e Harry teriam “estado em contacto” pela primeira vez no rescaldo da entrevista do passado domingo.