Em abril, a editora Dom Quixote vai publicar Luto, de Eduardo Halfon. Neste livro, o autor guatemalaico regressa ao universo que tem vindo a construir em torno de uma personagem que carrega o seu nome, Eduardo Halfon. A narrativa é centrada no lado paterno da família, de emigrantes judeus libaneses que se radicaram nos Estados Unidos da América e Guatemala. Pela mesma editora vão ainda sair A Cadela, da colombiana Pilar Quintana, finalista do National Book Award em 2020, e Rio Profundo, do japonês Shusako Endo.

Dos Nossos Irmãos Feridos, obra que valeu o Goncourt a Josephn Andras, que o recusou por a sua “concessão de literatura” não ser “compatível com a ideia de competição”, vai ser publicada em Portugal pela Antígona, que o descreve como “uma reflexão radical sobre as injustiças dos conflitos, num estilo inesquecível”. Os Amores do Senhor Nishino, de Hiromi Kawakami, uma das escritoras contemporâneas mais populares no Japão, vai ser editado pela Casa das Letras. O livro, originalmente publicado em 2003, gira em torno de dez histórias de amor invulgares.

Por esta editora vai também sair A Casa, um romance da franco-alemã Emma Becker. O romance foi muito falado aquando da sua publicação em França, em 2019. A razão não foi tanto a história em si, mas o processo que a escritora seguiu para a contar: durante dois anos, viveu e trabalhou numa casa de prostituição na Alemanha, servindo-se depois da experiência para abordar a questão da condição da mulher na sociedade contemporânea.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Companhia das Letras vai publicar O Avesso da Pele, do brasileiro Jeferson Tenório, a história de de Pedro que, após a morte do pai, assassinado durante uma operação policial, sai à procura do passado familiar. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, o terceiro romance do brasileiro Jeferson Tenório revela um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, ao mesmo tempo que aborda as complexas relações entre pais e filhos. O livro foi publicado no Brasil em outubro do ano passado.

O novo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, Maremoto, vai ser editado também neste mês pela Relógio d’Água. Por esta editora, será ainda publicado Sr. Salário, um livro de ficção curta de Sally Rooney, autora de Pessoas Normais. A Estreia do Auto da Índia, um romance histórico de João Paulo Oliveira e Costa, vai sair pela Temas e Debates.

A Cavalo de Ferro vai prosseguir com a publicação dos romances essenciais do austríaco Joseph Roth a partir dos originais, com A Rebelião, publicado pela em 1924 e, segundo a editora, até hoje inédito em Portugal. A Elsinore vai editar Despertar os Leões, da israelita Ayelet Gundar-Goshen. O livro conta a história de Eyan Grin, um médico neurocirurgião com uma carreira promissora interrompida após ter matado acidentalmente um refugiado eritreu.

Pela Presença vai sair Antes que o Café Arrefeça, romance de estreia do japonês Toshikazu Kawaguchi. O terceiro romance de Michel Houellebecq, Plataforma, “que abalou França pela visão provocadora do cinismo e do desamor a que chegou a sociedade ocidental”, vai ser editado também este mês, mas pela Alfaguara.

A Companhia das Letras vai editar um novo livro de Afonso Cruz dedicado ao amor pelos livros. O Vício dos Livros é, segundo a editora, uma “colheita de relatos históricos e curiosidades literárias, de reflexões e memórias pessoais”, através das quais o autor vai dialogando com várias obras e escritores. Pela editora Tinta-da-China vai sair O Reino, de Emmanuel Carrère. Neste livro até agora inédito em Portugal, o escritor francês conta a história dos primórdios do cristianismo e de como dois homens, Paulo e Lucas, transformaram uma pequena seita de judeus numa religião que conquistou o mundo.

A correspondência de Augustina Bessa-Luís e o escritor argentino Juan Rodolfo Wilcock vai ser publicada este mês pela Relógio d’Água, com prefácio de Ernesto Montequin. A editora vai editar, também em abril, Rostos da Morte, um livro do filósofo germano-coreano Byung-Chul Han sobre a morte, e A Interrupção dos Sonhos, um conjunto de ensaios acerca de Fernando Pessoa de Humberto Brito. A Temas e Debates vai publicar Mulheres na História do Mundo, uma viagem ao longo dos séculos sobre o que as mulheres produziram e viveram ao longo dos últimos quinhentos anos.

A Antígona vai lançar A Aparência das Coisas, uma seleção de ensaios do crítico de arte inglês John Berger, escritos nos anos 60, e O Apoio Mútuo — Um Factor de Evolução, do célebre anarquista russo Piotr Kropotkine. “Texto essencial para compreender os fundamentos anarquistas, O Apoio Mútuo não só conserva a sua atualidade, como encerra a clarividência e o otimismo de que precisamos nos nossos dias”, destaca a editora.

Pela Oficina do Livro vai sair Portugal, Ano 2071, um livro de Isabel Lindim sobre o impacto das alterações climáticas, e Extraterrestres — os primeiros sinais de vida inteligente além da Terra, de Avi Loeb, astrónomo e professor na Universidade de Harvard. Stephen Hawking: Memórias de Amizade e Física, do físico teórico Leonard Mlodinow, é um relato das quase duas décadas de colaboração e amizade com o também físico Stephen Hawkin. Será publicado pela Vogais, que vai também editar Isso Nunca Irá Resultar: O Nascimento da Netflix e a Força das Ideias, a história do nascimento e expansão da Netflix contada por um dos seus fundadores e primeiro CEO, Marc Rondolph.

As Edições 70 vão fazer chegar às livrarias Conselho da Revolução (1975-1982) — Uma Biografia, de David Castaño e Maria Inácia Rezola. De acordo com a editora, trata-se da única obra sobre o órgão que moldou o regime pós-25 de Abril e permitiu a consolidação da democracia. Também pelas Edições 70, será publicado pela primeira vez em Portugal Antropologia e Vida Moderna, obra fundamental da antropologia, de Franz Boas.

As Dez Questões da Pandemia — O Efeito Económico da Catástrofe Covid-19, de João César das Neves, aborda os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia portuguesa e o início de um novo ciclo económico. Será publicado pela Dom Quixote. A Objectiva vai lançar Portugal e a Crise, da economista Susana Peralta, também sobre a crise económica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A Fábula vai publicar O Jaime no Casamento, de Jessica Love, autora de O Jaime É uma Sereia, e Olha para os Dois Lados, de Jason Reynolds. A Bertrand vai editar A Toupeirinha Tem Uma Surpresa, de Orianne Lallemand e Claire Frossard, e O Lobito Azul Adora a Mamã, de Daniel Picouly e Frédéric Pillot.

A ASA vai lançar uma versão juvenil de O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie, o primeiro mistério de Hercule Poirot.