482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Lançamentos

Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de julho

"Memória da Memória", de Maria Stepánova, um romance histórico de Amin Maalouf e o novo livro de José Luís Peixoto: estas são algumas das novidades literárias do mês de julho.
Lançamentos

O que revela a nova biografia de Pessoa?

A biografia de Fernando Pessoa de Richard Zenith é um trabalho agregador importante que contribuirá para a divulgação da obra do poeta. Mas não inclui nenhuma descoberta verdadeiramente importante.
Pré-Publicação

A ascensão de Cristóvão Colombo

Em "No Limiar da História", o historiador Patrick Wyman relata a vida de nove indivíduos que simbolizam uma época: 1490 a 1530. O Observador pré-publica um excerto do capítulo sobre Cristóvão Colombo.
Lançamentos

Zenith: "Tentei que os leitores sentissem Pessoa"

A biografia de Pessoa de Richard Zenith, finalista dos prémios Pulitzer, será lançada em Portugal na próxima semana. Numa apresentação para jornalistas em Lisboa, Zenith falou do processo de escrita.
Lançamentos

Margaret Atwood: a violência de um amor desigual

Em "Políticas de Poder", livro de poesia publicado originalmente em 1971, Margaret Atwood explora a desigualdade e violência das relações de poder através da história de um casamento onde tudo falhou.
História

Relação com a PIDE "assemelha-se a clientelismo"

Duncan Simpson analisou diferentes formas de interação entre os cidadãos portugueses e a PIDE, concluindo que estas eram muito mais matizadas do que a historiografia sobre o tema tem sugerido.
Livros

Tome nota: estes são os lançamentos de abril

Um álbum fotográfico de José Saramago, a história da vida na Terra e o vencedor do Prémio Leya 2021: eis algumas das novidades editoriais do novo mês que agora começa.
Lançamentos

Edições 70 lança coleção de poesia estrangeira

A "Rosa Esquerda" pretende ser uma coleção que enche "as medidas de todos os apreciadores de poesia". Os três primeiros livros, com poemas de Goethe, Nietzsche e Saint-Pol-Roux, saem a 17 de março.
Lançamentos

Benjamin Moser à procura de Susan Sontag

Em entrevista ao Observador, o vencedor do Pulitzer de 2020 contou como foi escrever a biografia de Sontag, mulher polémica, complexa e tão culta que é capaz de fazer inveja ao maior dos leitores.
Lançamentos

"Obra Poética" publicada nos 95 anos 

A "Obra Poética" de David Mourão-Ferreira vai sair numa nova versão, revista e aumentada, para assinalar os 95 anos de nascimento do escritor. Está ainda prevista reedição de "Gaivotas Em Terra".
Lançamentos

Daniel Jonas traduziu um guia para a humanidade

Durante cinco anos, Daniel Jonas trabalhou na tradução da obra-prima de Chaucer, o projeto mais ambicioso da sua carreira como tradutor. A sua publicação deixou uma espécie de vazio: "E agora?".
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

"Os Contos da Cantuária", de Geoffrey Chaucer; "Malina", de Ingeborg Bachmann; "Doramar ou a Odisseia", de Itamar Vieira Júnior; e "Domínio", de Tom Holland: eis algumas das novidades de fevereiro.
Lançamentos

Livro "Quem traiu Anne Frank?" editado em Portugal

A investigação liderada por um ex-FBI sobre quem traiu a família de Anne Frank, contada pela autora canadiana Rosemary Sullivan, vai ser editada em Portugal no início de março, pela HarperCollins.
Lançamentos

Os livros que vamos querer ler em 2022

As novidades literárias incluem, mas não só, novos livros de Colson Whitehead, Itamar Vieira Júnior e Cláudia Andrade, um ensaio de Leïla Slimani ou o díptico de Abdulrazak Gurnah passado na Tanzânia.
Lançamentos

Séneca: a vida, a tragédia e a morte

Menos conhecidas do que os tratados filosóficos, as tragédias de Séneca serviram ao pensador para explorar temas centrais do pensamento estoico. O corpus completo vai estar disponível em português.
Lançamentos

Os livros que pode esperar até ao final do ano

Com o ano a aproximar-se do fim, reunimos algumas das últimas novidades literárias, como o regresso de Viet Thanh Nguyen ao romance, o novo livro de Sally Rooney ou um volume de receitas imaginárias.
Lançamentos

O impostor que se fez passar por D. Sebastião

O rei português morreu em África, mas muitos não quiseram acreditar. Os boatos atravessaram fronteiras e alimentaram a narrativa de um falso rei em Veneza. André Belo investigou o extraordinário caso.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

O teatro completo de Beckett, uma antologia de Emily Dickinson, o romance de Judith Schalansky nomeado para o Booker e o novo livro de poesia de Ana Luísa Amaral: eis algumas das novidades de outubro.
Lançamentos

Sally Rooney e Rachel Cusk chegam às livrarias

Antes do final do ano chegam a Portugal os romances de Sally Rooney e Rachel Cusk. Já o "Políticas de Poder", de Margaret Atwood, sai em Novembro e para breve o livro de poesia de Louise Gluck.
Lançamentos

Diário de Witold Gombrowicz publicado em Portugal

Considerado a grande obra-prima de Witold Gombrowicz, nome grande da literatura polaca e europeia do século XX, "Diário" é também o seu livro mais pessoal. Será publicado este ano, pela Antígona.
Lançamentos

Ana Luísa Amaral. Novo livro de poesia em outubro

"Mundo" é editado dois anos depois de "Ágora" e apenas alguns meses após a poeta ter recebido o Prémio Rainha Sofia de Poesia. Livro é uma das novidades da Assírio & Alvim para o final do ano.
Lançamentos

Valter Hugo Mãe com novo romance este mês

"As doenças do Brasil" é o título do oitavo romance do escritor português. O livro, que chega às livrarias a 23 de setembro, será apresentado no Porto no dia 25, quando o autor celebra 50 anos.
Lançamentos

29 livros para ler antes que 2021 acabe

Com os principais lançamentos concentrados nos meses de setembro a novembro, não faltarão boas leituras até ao final do ano. Escolhemos 29 a que vale a pena ficar atento.
Lançamentos

Contraponto edita biografia de Manuel António Pina

Intitulada "Para Quê Tudo Isto?", a biografia foi escrita por Álvaro Magalhães, companheiro de longa data do jornalista e escritor. Manuel António Pina, Prémio Camões em 2011, morreu em 2012.
Lançamentos

Fátima. Livro sobre arquiteto da primeira basílica

O novo livro de António Borges da Cunha e Pedro Moniz percorre no tempo a vida e o e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou projeto da da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Lançamentos

Sequela de "O Simpatizante" publicada em novembro

"O Comprometido" segue os passos de Vo Danh, o espião vietnamita que protagoniza o romance anterior, que vive como refugiado em Paris. Editado em março nos EUA, chega em novembro a Portugal.
Lançamentos

Biografia. Carlos Rates, o líder "maldito" do PCP

Morreu esquecido o primeiro líder do PCP que era contra a revolução comunista em Portugal, mas a partir de quinta-feira chegará às livrarias a sua nova biografia, escrita por Pedro Prostes da Fonseca.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de agosto

Os poemas de Maria Teresa Horta, as crónicas de Fernando Assis Pacheco, o romance póstumo de Forster e o aclamado livro de Reni Eddo-Lodge: eis algumas das novidades deste querido mês de agosto.
Barack Obama

Livro de memórias de Obama adaptado para jovens

A publicação, que relata os anos de infância e juventude do ex-Presidente dos Estados Unidos, fala sobre questões de etnia e identidade a partir da própria história.
Lançamentos

Quetzal publica biografia de Pessoa por Zenith

"Pessoa", de Richard Zenith, será publicado em inglês neste mês de julho nos EUA e Reino Unido. Edição portuguesa, a cargo da Quetzal, só chegará em 2022, no final do primeiro semestre.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de julho

O vencedor do International Booker Prize, o último volume do “quarteto das estações” de Ali Smith e as entrevistas de Alexandre O'Neill: eis algumas das novidades literárias deste novo mês que começa.
Fernando Pessoa

Vicente Guedes, autor e tradutor na Empresa Íbis

É um dos pré-heterónimos pessoanos mais famosos, mas a ligação ao "Livro do Desassossego" fez com as outras funções que desempenhou fossem esquecidas. Um novo livro recupera-o e reavalia o seu papel.
Lançamentos

International Booker. Vencedor editado em Portugal

"At Night All Blood Is Black", de David Diop, vai ter edição portuguesa já este mês de junho, pela Relógio d'Água, anunciou a editora. Diop é o primeiro autor francês a vencer o prémio.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de junho

O poema de Amanda Gorman, o último romance de Laurent Binet, um novo encontro de Mário Cláudio com Tiago Veiga e o novo livro de Rentes de Carvalho: eis algumas das novidades literárias de junho.
Lançamentos

Da segregação à inclusão dos judeus lisboetas

A história dos judeus de Lisboa é marcada pela segregação e perseguição mas também por momentos de tolerância e solidariedade. Há um novo livro que recorda o percurso desta comunidade.
Livros

Entre Israel e Palestina há uma "verdade profunda"

O irlandês Colum McCann entrou nos corações e mentes de duas "personagens maiores do que a vida" para mostrar o lado humano do conflito israelo-palestiniano. Falámos com escritor sediado nos EUA.
Coronavírus

CEO da Pfizer escreve livro sobre vacina

"Moonshot: Inside Pfizer’s Nine-Month Race to Make the Impossible Possible" narra as circunstâncias em que a vacina foi criada e os falhanços do processo. Será publicado em Portugal em novembro.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de maio

Maio trará livros como o primeiro romance de Marieke Lucas Rijneveld, os contos de Silvina Ocampo, a vida e morte de Hamnet por Maggie O'Farrell e um ensaio sobre o luto de Chimamanda Ngozi Adichie.
Lançamentos

Primeiro volume das obras de Santareno sai em maio

O início da publicação das obras completas do dramaturgo português devia ter começado no ano passado, mas foi adiado devido ao novo coronavírus. Centenário de Bernardo Santareno celebrou-se em 2020.
Lançamentos

"Hamnet", de Maggie O’Farrell, editado em Portugal

O aclamado e galardoado romance baseado na vida e morte do único filho de Shakespeare vai sair pela Relógio d'Água. Editora chama-lhe "uma das mais importantes obras deste início do século XXI".
Lançamentos

Livro de Marieke Rijneveld publicado em Portugal

"O Desassossego da Noite", de Marieke Lucas Rijneveld, dos Países Baixos, vai ser editado em maio pela editora Dom Quixote. Romance venceu o International Booker Prize no ano passado.
Lançamentos

Vida de António Guterres retratada em biografia

Pedro Latoeiro e Filipe Domingues preparam-se para lançar "O Mundo Não Tem de Ser Assim", a obra biográfica sobre a vida do "político e humanitário" António Guterres, o 1º português a liderar a ONU.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.