271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Lançamentos

Fernando Pessoa

Vicente Guedes, autor e tradutor na Empresa Íbis /premium

É um dos pré-heterónimos pessoanos mais famosos, mas a ligação ao "Livro do Desassossego" fez com as outras funções que desempenhou fossem esquecidas. Um novo livro recupera-o e reavalia o seu papel.
Lançamentos

International Booker. Vencedor editado em Portugal

"At Night All Blood Is Black", de David Diop, vai ter edição portuguesa já este mês de junho, pela Relógio d'Água, anunciou a editora. Diop é o primeiro autor francês a vencer o prémio.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de junho /premium

O poema de Amanda Gorman, o último romance de Laurent Binet, um novo encontro de Mário Cláudio com Tiago Veiga e o novo livro de Rentes de Carvalho: eis algumas das novidades literárias de junho.
Lançamentos

Da segregação à inclusão dos judeus lisboetas /premium

127
A história dos judeus de Lisboa é marcada pela segregação e perseguição mas também por momentos de tolerância e solidariedade. Há um novo livro que recorda o percurso desta comunidade.
Livros

Entre Israel e Palestina há uma "verdade profunda" /premium

O irlandês Colum McCann entrou nos corações e mentes de duas "personagens maiores do que a vida" para mostrar o lado humano do conflito israelo-palestiniano. Falámos com escritor sediado nos EUA.
Coronavírus

CEO da Pfizer escreve livro sobre vacina

"Moonshot: Inside Pfizer’s Nine-Month Race to Make the Impossible Possible" narra as circunstâncias em que a vacina foi criada e os falhanços do processo. Será publicado em Portugal em novembro.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de maio /premium

Maio trará livros como o primeiro romance de Marieke Lucas Rijneveld, os contos de Silvina Ocampo, a vida e morte de Hamnet por Maggie O'Farrell e um ensaio sobre o luto de Chimamanda Ngozi Adichie.
Lançamentos

Primeiro volume das obras de Santareno sai em maio

O início da publicação das obras completas do dramaturgo português devia ter começado no ano passado, mas foi adiado devido ao novo coronavírus. Centenário de Bernardo Santareno celebrou-se em 2020.
Lançamentos

"Hamnet", de Maggie O’Farrell, editado em Portugal

O aclamado e galardoado romance baseado na vida e morte do único filho de Shakespeare vai sair pela Relógio d'Água. Editora chama-lhe "uma das mais importantes obras deste início do século XXI".
Lançamentos

Livro de Marieke Rijneveld publicado em Portugal

338
"O Desassossego da Noite", de Marieke Lucas Rijneveld, dos Países Baixos, vai ser editado em maio pela editora Dom Quixote. Romance venceu o International Booker Prize no ano passado.
Lançamentos

Vida de António Guterres retratada em biografia

Pedro Latoeiro e Filipe Domingues preparam-se para lançar "O Mundo Não Tem de Ser Assim", a obra biográfica sobre a vida do "político e humanitário" António Guterres, o 1º português a liderar a ONU.
História

Como os portugueses reagiram ao apocalipse /premium

170
Houve vários momentos em que o fim do mundo foi anunciado em Portugal — por causa de epidemias, invasões marcianas ou pelas visões de pseudo-profetas. Joaquim Fernandes revisitou-os no seu novo livro.
Lançamentos

Booker. Livro de Schalansky editado em Portugal  

"An Inventory of Losses", da alemã Judith Schalansky, nomeado para o International Booker Prize, vai ser lançado em Portugal em outubro pela Elsinore. Longlist do prémio foi revelada esta terça-feira.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril /premium

As editoras portuguesas começam a pouco e pouco a retomar o lançamento de novos livros. Fique a conhecer algumas das novidades literárias que o mês de abril trará nas áreas de ficção e não ficção.
Banda Desenhada

"Astérix". Revelado título do novo álbum

144
O 39.º álbum da série "Astérix" irá levar o pequeno gaulês numa longa viagem em busca de uma estranha e aterradora criatura. Fique a conhecer o título e a capa provisória da edição em português.
Lançamentos

Melvin Kelley: esquecido mas finalmente recuperado /premium

Décadas após um aclamado primeiro romance, William Melvin Kelley caiu no esquecimento. Até que uma reedição e um artigo o resgataram e o proclamaram “o gigante perdido da literatura americana”.
Lançamentos

Rosa Oliveira num "balanço da escrita e da vida

Novo livro junta poemas novos e antigos da autora e rompe com a estrutura das suas publicações anteriores através de uma edição com formato em plaquete com 40 páginas agrafadas.
Escritores

"A escrita era a arma que Orwell utilizava" /premium

Com George Orwell no domínio público, o que tem a sua obra ainda para nos dizer? Falámos com Jacinta Maria Matos, especialista no autor e responsável pela mais recente edição dos seus ensaios.
Lançamentos

Os livros que vamos querer ler em 2021 /premium

102
Os ensaios de Zadie Smith, o novo de Cynan Jones, os romances já antigos, mas ainda poderosos, de Ogawa e Evaristo, e um clássico de Bohumil Hrabal: estes são alguns dos livros que não vamos perder.
Lançamentos

Poesia de Cruzeiro Seixas publicada em dezembro

O volume, que reúne poesia escrita maioritariamente em África, será publicado a 3 de dezembro, o dia em que o artista completava 100 anos. Artur do Cruzeiro Seixas morreu este domingo, em Lisboa.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro

As memórias de Barack Obama, o "elogio da leitura" de Proust, o novo romance de Mia Couto e uma coletânea de contos de Carlos Ruiz Zafón: estas são algumas das novidades literárias de novembro.
Lançamentos

Obra de Louise Glück publicada em Portugal

240
Até ao final deste ano, a editora irá lançar quatro das principais obras da poeta norte-americana, incluindo "The Wild Iris" e "Averno". Louise Glück foi laureada com o Nobel da Literatura em 2020.
Literatura

Revelados nomes que integram o cânone português

459
Ricardo Araújo Pereira revelou numa sessão transmitida online a partir de Lisboa os autores que integraram "O Cânone", uma lista dos mais importantes escritores e movimentos da literatura portuguesa.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro /premium

Novos livros de Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe, a história de Trump contada pela sobrinha e a declaração de amor de Proust aos livros: estas são algumas das novidades de outubro.
Booker Prize

Booker adiado por causa de livro de Obama

O anúncio do vencedor do Booker Prize 2020 foi adiado dois dias para não coincidir com a publicação das memórias de Barack Obama. "Uma Terra Prometida" é lançado a 17 de novembro.
Lançamentos

"Os Pilares da Terra". Prequela sai em outubro

260
"Kingsbridge: O Amanhecer de Uma Nova Era" será publicado a 7 de outubro pela Presença. A prequela de "Os Pilares da Terra" passa-se em Inglaterra, no ano de 997, numa pequena aldeia anglo-saxónica.
Lançamentos

Colson Whitehead: em busca do refúgio da realidade /premium

Depois de "A Estrada Subterrânea", Colson Whitehead voltou a mergulhar na realidade para escrever a história de Elwood, um rapaz negro "à procura de um refúgio da dura realidade". Falámos com o autor.
Livros

"As memórias dos outros também são as minhas" /premium

122
No ano em que celebra 20 anos de literatura, Ondjaki regressa às histórias da infância com "O Livro do Deslembramento", capítulo final de uma série ("três livros mais um") sobre os anos 80 em Luanda.
Lançamentos

Valter Hugo Mãe na rentrée da Porto Editora /premium

Até ao final do ano, a Porto Editora vai lançar o novo livro de Valter Hugo Mãe, a poesia reunida de Luís Miguel Nava, há muito esgotada, novas edições de Ruben A. e o último romance de Javier Cercas.
Lançamentos

Livro de sobrinha de Trump publicado em Portugal

"Too Much and Never Enough", o livro de Mary L. Trump, sobrinha de Donald Trump, sobre o Presidente norte-americano e a família Trump, vai ser publicado até ao final deste ano pela Porta Editora.
Lançamentos

"Tyll" publicado em Portugal em setembro

O romance do alemão Daniel Kehlmann sobre um bobo na Guerra dos Cem Anos esteve nomeado para o International Booker Prize. "Tyll" vai sair pela Bertrand, que vai lançar 100 livros até ao final do ano.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de setembro /premium

Novos livros de Elena Ferrante e Gonçalo M. Tavares, um dos vencedores e um dos candidatos ao Booker Prize e ainda o teatro completo de Camões: eis algumas das novidades literárias de setembro.
Lançamentos

"The Memory Police" sai em novembro em Portugal

Romance da japonesa Yoko Ogawa, finalista ao International Booker Prize, vai ser publicado em Portugal em novembro pela editora Relógio d'Água. Livro fala sobre o poder da memória e o trauma da perda.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de agosto /premium

Agosto costuma ser um mês fraco, mas a pandemia obrigou muitas editoras a empurrarem os lançamentos para o final do verão. Novos livros de Peixoto, Ondjaki e Teresa Veiga são algumas das novidades.
Lançamentos

Novo livro de Hilary Mantel publicado em setembro

"O Espelho e a Luz" vai ser publicado a 2 de setembro pela Editorial Presença, que vai disponibilizar também os dois primeiros volumes da trilogia originalmente editados pela editora Civilização.
Monarquia

D. Maria I achava-se louca "por força da Igreja" /premium

D. Maria ficou conhecida como louca, mas Mary del Priore acredita que não terá sido de loucura que a rainha padecia. Conversámos com a autora de uma biografia da primeira mulher a governar Portugal.
Lançamentos

Eduardo Lourenço: novos volumes da obra completa

487
A obra completa de Eduardo Lourenço, que tem vindo a ser editada desde 2011 pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem dois novos volumes. Um deles é dedicado à crítica pessoana e inclui alguns inéditos.
Poesia

"A Eneida é a obra-prima da literatura ocidental" /premium

A complexidade com que Vergílio dotou a "Eneida" fazem dela "a grande obra-prima da literatura ocidental". É esta a opinião do tradutor Carlos Ascenso André, responsável pela nova tradução do poema.
Poesia

"A poesia sempre lhe importou mais do que parece" /premium

Valter Hugo Mãe voltou a editar os poemas de Cruzeiro Seixas. O livro foi ponto de partida para uma conversa sobre o surrealista que nem quase aos cem anos se deixou convencer pela velhice.
Lançamentos

"É urgente voltar a proporcionar grego e latim" /premium

1206
Frederico Lourenço tem uma nova edição da sua há muito esgotada "Poesia Grega". Ao Observador, falou da importância das edições bilingues, raras em Portugal, e de oferecer grego e latim no secundário.
Escritores

"Bocage era diferente, remava contra a maré" /premium

345
Bocage dificilmente encaixaria no Portugal do seu tempo. Transgressor, amante da liberdade e crítico dos costumes instituídos, foi perseguido pela censura e preso. Falámos com o biógrafo Daniel Pires.
Lançamentos

Fomos nós que tornámos Pessoa apenas poeta /premium

249
Ficou conhecido como poeta e foi como poeta que se afirmou, mas a maioria dos papéis de Pessoa estão em prosa. Uma nova antologia de Jerónimo Pizarro mostra este lado menos divulgado do escritor.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de julho /premium

O novo livro de José Eduardo Agualusa, o segundo volume da nova trilogia de Philip Pullman, os contos de Graça Pina de Morais e a autobiografia de Woody Allen: eis algumas das novidades de julho.
Lançamentos

Novo livro de Philip Pullman sai em julho

"A Aliança Secreta" passa-se 20 anos depois dos acontecimentos narrados no primeiro volume da nova trilogia do autor inglês, "O Livro do Pó", e sete depois da conclusão de "O Telescópio de Âmbar".
Literatura

"Ocupar e resistir são a palavra de ordem" /premium

Depois de "A resistência", Julián Fuks regressa com "A ocupação". Falámos com o autor sobre o livro, a necessidade de resistir e de ocupar e o choque de descobrir que os bisavós morreram em Auschwitz.
Pré-Publicação

Pré-Publicação. O coração rebelde de Arundhati Roy /premium

Apesar de conhecida pelos seus dois romances, Arundhati Roy tem-se dedicado mais à não-ficção e à escrita de ensaios ligados à sua faceta de ativista. Os 6 mais emblemáticos foram reunidos em livro.
Lançamentos

Prequela de "Jogos da Fome" com edição portuguesa

185
"The Ballad of Songbirds and Snakes" vai ser editada em Portugal pela Presença em outubro, confirmou a editora. Versão em inglês do romance de Suzanne Collins foi publicada na semana passada.
Lançamentos

A espera acabou: eis os lançamentos de junho /premium

229
A Covid-19 levou as editoras portuguesas a suspenderem as publicações durante cerca de dois meses. Com o fim do estado de emergência e a subida das temperaturas, chegaram novos livros para ler.
Lançamentos

Biografia política de Amália sai no final de junho

567
O trabalho de Miguel Carvalho sobre Amália e a ditadura vai sair em livro a 30 de junho. Este mostra como, ao contrário do que muitas vezes se disse, a fadista apoiou a causa antifascista.
Lançamentos

Toda a poesia de Cruzeiro Seixas editada em junho

O livro "Obra Poética" será editado no âmbito da coleção de poesia coordenada por Valter Hugo Mãe, "elogio da sombra". É uma das novidades da Porto Editora para o regresso aos lançamentos em junho.
Lançamentos

Novo romance de Julián Fuks publicado em junho

O mais recente romance do Prémio Saramago chama-se “A ocupação" e é um relato da viagem de Sebastián e da sua pequena tragédia familiar. Será publicado em Portugal em junho, pela Companhia de Letras.
História

3 mulheres que pegaram em armas e foram à guerra /premium

Ian Kershaw disse que as mulheres guerreiras são a exceção, não a regra. A historiadora Pamela D. Toler decidiu refutar isso: no seu livro, não faltam mulheres armadas. Eis a história de três delas.
Lançamentos

Álbum inédito de Astérix publicado em outubro

414
Escrita por René Goscinny e ilustrada por Albert Uderzo, a história "O Menir de Ouro" foi disponibilizada em formato livro-disco em 1967. Em outubro, será publicada em álbum pela primeira vez.
Literatura

De Herculano a Sá-Carneiro: o gótico em Portugal /premium

Introduzida tardiamente em Portugal, a literatura gótica teve pouca expressão entre os autores nacionais. Existem, porém, alguns exemplos do género, agora resgatados num novo livro.
Lançamentos

A Caveira: o conto gótico de Camilo Castelo Branco /premium

Apesar de o género gótica ter tido pouca expressão em Portugal, alguns autores nacionais produziram textos em que exploraram o mundo do sobrenatural. Uma antologia recentemente publicada reúne alguns.
Coronavírus

Grupos editoriais suspendem publicações

112
Porto Editora, Leya, Penguin e Bertrand decidiram suspender a publicação de novos livros para as próximas semanas e até que o mercado normalize. Editoras vão, no entanto, continuar a trabalhar.
História

Amor na Idade Média: "As pessoas arriscavam muito" /premium

197
Arriscava-se até a própria vida. Reis puniam severamente o adultério, menos o deles. Homossexualidade masculina era mais censurada do que a feminina. E o amor não ficava sempre à porta dos mosteiros.
Lançamentos

Novo livro de Hilary Mantel editado em Portugal

O volume final da trilogia sobre a ascenção e queda de Thomas Cromwell, ministro de Henrique VIII, vai ser publicado em Portugal pela Presença. A edição inglesa vai ser lançada na próxima semana.
História

Os mistérios de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques /premium

580
Foi filha de um rei, mãe de outro e governou com "mão forte" uma região estratégica, o Condado Portucalense. Apesar disso, pouco se sabe sobre ela e até existem dúvidas quanto ao seu lugar de enterro.
Poesia

Cotovia lança nova edição dos versos de Amália

No ano em que se assinala o centenário da fadista, a editora disponibilizou uma nova edição do livro de versos de Amália. A 10.ª edição já está disponível nas livrarias.
Lançamentos

Cinco mauzões da Mitologia Clássica

169
Poucas personagens mitológicas são inteiramente boas ou inteiramente más e muitas delas cometeram crimes capazes de deixar o cabelo em pé. O dicionário de Pierre Grimal reúne estas e outras histórias.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

O novo romance de José Gardeazabal, a estreia em Portugal de "O Mocho Cego" de Sadeq Hedayat e de "As Horas" de Annie Ernaux: eis algumas das novidades literárias do segundo mês do ano.
Lançamentos

Publicada edição especial de "A Guerra dos Tronos"

A edição especial, limitada a 3.000 cópias, tem um design exclusivo e único no mundo. Os dois volumes do primeiro livro das "Crónicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin, saem a 31 de janeiro.
Harry Potter

"Harry Potter". Editora lança edição comemorativa

O segundo livro da saga de J.K. Rowling saiu em português há 20 anos. Para assinalar a data, a editora Presença vai lançar uma edição especial com sobrecapas dedicadas às quatro equipas de Hogwarts.
Lançamentos

Imprensa Nacional edita teatro de Natália Correia

339
O teatro completo de Natália Correia é uma das novidades para da editora, que irá publicar em 2020 a poesia de Sá de Miranda, novos volumes da coleção de Nemésio e uma reedição das "Confissões".
Lançamentos

Livros: estes são os lançamentos de janeiro

183
O segundo volume das "Mil e Uma Noites", o vencedor do Booker International de 2019 "Corpos Celestes", e uma coletânea de cartas enviadas para Miguel Torga: eis algumas das novidades de janeiro.
Lançamentos

Livro de Herberto Helder de 1968 terá nova edição

125
Publicado em 1968 e imediatamente apreendido pela censura, "Apresentação do rosto" nunca mais voltou a ser editado. Obra de Herberto Helder terá nova edição em março, com alterações feitas pelo autor.
Lançamentos

Vencedor do Booker International editado este mês

"Corpos Celestes", de Jokha Alharthi, vai ser lançado em português pela Relógio d'Água. A autora foi a primeira de língua árabe a vencer o prémio de tradução para o inglês em 2019.
Lançamentos

Mil e Uma Noites. Nova tradução terá três volumes

A tradução de Hugo Maia, feita a partir dos mais antigos manuscritos árabes, vai ter um volume a mais do que previsto. Deverá sair em maio e incluirá a segunda parte da última história de Xerazade.
Lançamentos

Editado livro inédito de poesia erótica medieval

111
Trata-se de uma compilação de poemas eróticos reunidos pelo professor e investigador Victor Correia. Constam textos produzidos em Portugal, Castela, Galiza e Leão que foram traduzidos para português.
Lançamentos

Editora lança novela gráfica de clássico de Atwood

A Betrand vai publicar em fevereiro a novela gráfica da distopia de Margaret Atwood, "A História de uma Serva". Um mês depois, vai sair a edição portuguesa do último romance da autora canadiana.
Lançamentos

ASA publica coleção de ensaios de Arundhati Roy

Com apenas dois romances publicados, a escritora indiana é autora de uma vasta obra de não-ficção. A coletânea que será publicada em 2020 inclui, entre outros, o ensaio "O Fim da Imaginação".
Lançamentos

Bram Stoker achava "que os vampiros eram reais"

121
No seu mais recente livro, Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do escritor, fala sobre a juventude do seu "famoso familiar" e as origens de "Drácula", que acredita ter sido inspirado em relatos reais.
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

125
A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Livros

"Grande Sertão": o "monstro" de Guimarães Rosa /premium

Um dos mais importantes romances brasileiros, "Grande Sertão: Veredas" tem nova edição em Portugal. Falámos com Silviano Santiago, que nos guiou por rios e afluentes rumo ao coração negro do Brasil.
Livros

Fausto Neves lança livro sobre Lopes-Graça

O pianista Fausto Neves lança esta sexta-feira o livro "Em torno de Lopes-Graça — Pensamento, Resistência, Criação", que aborda a vida do compositor, maestro e político português.
País

Edgar Morin: Portugal "é um país extraordinário"

3511
O filósofo apontou a riqueza cultural do país como um dos pontos fortes e exaltou o papel da lusofonia, mas deixou a crítica à língua inglesa que vai perdendo o sabor pelo valor comercial.
Lançamentos

Segundo volume das "Mil e Uma Noites" em dezembro

Dois anos depois, vai ser lançado o segundo e último volume da tradução de "As Mil e Uma Noites" de Hugo Maia. Esta é primeira em português feita a partir dos manuscritos árabes mais antigos.
Lançamentos

Bíblia. Novo volume da tradução do grego

O Tomo 2, do Volume IV, completa a publicação dos Livros Sapienciais. A tradução da "Bíblia" de Frederico Lourenço foi iniciada em 2016 e deve ser concluída no decorrer do próximo ano.
Lançamentos

Dois livros novos no centenário de Jorge de Sena

Os dois livros, um volume de correspondência com o capitão Sarmento Pimentel e uma fotobiografia, são da responsabilidade da filha do escritor, Isabel de Sena. Devem sair "em breve" pela Guerra & Paz.
Livros

Autobiografia de Pedro Canavarro editada

Foi esta quarta-feira editada a autobiografia do antigo eurodeputado e líder do extinto PDR nos Paços do Concelho de Santarém. O livro é testemunho de quem viveu a vida do país.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro /premium

A amizade improvável entre D. Maria I e o fundador da fábrica da Marinha Grande, a biografia de Kim Jong Un e o regresso do autor de "O Silêncio dos Inocentes": eis alguns dos livros de novembro.
Livros

"O catecismo responde, a literatura faz perguntas"

158
Num novo livro, Alberto Manguel fala de "monstros fabulosos", criaturas imaginárias que marcaram gerações de leitores e que continuam, ainda hoje, a oferecer perguntas a quem se atreve a procurá-las.
Lançamentos

Nova tradução das "Bucólicas" sai em novembro

300
Esta é a primeira nova edição em anos daquele que é considerado o primeiro poema do autor da "Eneida". A tradução é do latinista Gabriel A. F. Silva, que traduziu as "Geórgicas".
Lançamentos

Novo livro de Chico Buarque sai também em Portugal

"Essa Gente", o novo romance do escritor e compositor brasileiro, vai ser publicado a 14 de novembro no Brasil e também em Portugal. O livro conta a história Manuel Duarte, um escritor decadente.
Lançamentos

João Tordo vai publicar o primeiro thriller

Chama-se "A Noite em que o Verão Acabou" e gira em torno de um homicídio ocorrido nos Estados Unidos no final dos anos 90. O thriller de estreia do escritor português chega às livrarias em novembro.
Lançamentos

Livro de Atwood que venceu Booker sai em março

Já há data de lançamento para a edição portuguesa de "The Testaments", o novo romance de Margaret Atwood que venceu o Booker Prize juntamente com "Girl, Woman, Other". Livro vai sair em março de 2020.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

159
O último romance de Olga Tokarczuk, a segunda parte da trilogia de Virginie Despentes, um novo livro de John le Carré e as biografias de Cohen e Churchill: estes são alguns dos destaques de outubro.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

577
Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
Livros

Margaret Atwood avisa: o perigo ainda não passou /premium

Trinta e quatro anos depois, a muito aguardada sequela. "The Testaments" não é "The Handmaid's Tale", mas está perto o suficiente para deixar um aviso e a possibilidade de um final mais feliz.
Lançamentos

Eis os livros que pode esperar até ao final do ano /premium

Vencedores do Booker e do Pulitzer, um novo volume da "Bíblia" de Frederico Lourenço, a segunda parte de "As Mil e Uma Noites" e o regresso de Ferlinghetti: são estas algumas das novidades literárias.
Lançamentos

Novo livro de Marlon James publicado em novembro

A edição portuguesa de "Leopardo Negro, Lobo Vermelho", o último livro de Marlon James, vai chegar às livrarias em novembro. O jamaicano venceu o Booker Prize em 2015.
Lançamentos

Cartas inéditas de Agustina publicadas este mês

287
A correspondência trocada entre Agustina Bessa-Luís e Juan Rodolfo Wilcock vai ser publicada pela Relógio d'Água, no mês em que a editora fará regressar às livrarias o romance "O Sermão do Fogo".
Lançamentos

Aos 100 anos, Lawrence Ferlingheti tem novo livro

517
Um dos autores mais importantes da Beat Generation, foi co-fundador da icónica City Lights. Aos 100 anos, decidiu olhar para trás e escrever "Rapazinho". A edição portuguesa chega no final do ano.
Lançamentos

Agualusa e Mia Couto juntos no mesmo livro

4980
"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" reúne três novelas escritas a quatro mãos pelos dois amigos com base em peças de teatro encomendadas por grupos de teatro portugueses.
Lançamentos

5 anos depois, Matilde Campilho tem um novo livro

O novo livro de poesia vai sair até ao final do ano, pela editora Tinta-da-China. "Jóquei", a estreia literária de Matilde Campilho, foi publicado em maio de 2014.
Lançamentos

Novo livro de Ali Smith publicado em outubro

Para este trimestre, a Elsinore guardou os novos livros das aclamadas autoras Ali Smith e Virginie Despentes, um candidato ao Booker inspirado em "Frankenstein" e o regresso de Bret Easton Ellis.
Lançamentos

Livro que ganhou Booker em 2018 sai em setembro

O romance de Anna Burns passa-se durante a época dos "troubles" e é baseado nas memórias e experiências da autora, nascida em Belfast, na Irlanda do Norte. Chega às livrarias no próximo mês.
Lançamentos

Editado livro de Olivier Rolin escrito em Portugal

104
"Peregrinação", o título escolhido pelo autor para a edição portuguesa do seu novo livro, foi escrito parcialmente em Cascais, onde esteve em residência literária no final do ano passado.
Lançamentos

Sarah Affonso em nome próprio num novo livro

272
Na mesma altura que será inaugurada uma exposição no Museu do Chiado, será publicado o primeiro grande livro sobre Sarah Affonso, desconhecida pintora modernista, pela Tinta-da-China.
Lançamentos

Novo livro de António Lobo Antunes em setembro

147
Um ano depois de "A Última Porta Antes da Noite", o escritor regressa ao romance com uma narrativa passada em Portugal. Por agora, pouco se sabe além do título: "A Outra Margem do Mar".
Lançamentos

Afonso Reis Cabral tem um novo livro

519
Durante 24 dias, o escritor percorreu, sozinho, a maior estrada do país. No fim de cada dia, relatava os principais acontecimentos na sua página do Facebook. Esse diário foi agora ampliado.
Lançamentos

Dom Quixote publica biografia de Jorge Amado

1246
Da autoria de Joselia Aguiar, ex-jornalista e historiadora brasileira, trata-se da mais completa biografia do autor, com base em manuscritos inéditos e documentos de família. É editada a 27 de agosto.
Livros

"O principal talento de Mário Cesariny era a vida" /premium

321
O Surrealismo português foi atirado para um lugar periférico juntamente com todos os que fizeram parte dele. António Cândido Franco quis fazer a sua parte e escrever sobre o maior deles todos.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de julho

293
O novo livro de Jaume Cabré, o regresso ao romance de José Luís Peixoto, a grande revelação da literatura brasileira e a "Ilíada" trocada por miúdos: eis algumas das novidades literárias de julho.
Lançamentos

Importante obra de Guimarães Rosa chega a Portugal

"Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, vai ser publicado em Portugal pela Companhia das Letras. Livro sai no outono.
Escritores

Yukio Mishima, o escritor que sonhou com a morte /premium

683
Yukio Mishima viveu como escreveu e morreu como sonhou. Um dos nomes mais importantes da literatura japonesa do século XX, transformou-se numa lenda depois de se suicidar através do ritual "seppuku".
Lançamentos

Voltaire e a filosofia que é para todos

199
Esgotada há muito, a ficção de Voltaire está novamente disponível em Portugal. A edição com mais de 600 páginas mostra uma pequena parte da extensa obra de um dos nomes grandes do Iluminismo francês.
Lançamentos

Mário-Henrique Leiria. Novo volume este mês

127
O terceiro volume das obras de Mário-Henrique Leiria, editado este mês, reúne manifestos, críticas e textos que não se enquadram em nenhuma categoria. Apresentação será feita por Cruzeiro Seixas.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de junho

107
Um dos últimos livros de Yukio Mishima (até agora inédito em Portugal), o último romance de Han Kang e uma biografia do poeta Mário Cesariny: eis algumas das novidades literárias deste mês de junho.
Lançamentos

Novas edições de duas obras de Agustina

A Relógio d'Água, que tem vindo a disponibilizar a obra completa da autora, vai publicar neste mês "Vento, Areia e Amoras Bravas" e "O Sermão do Fogo". Até ao final do ano, deverão sair dois inéditos.
Lançamentos

O livro queimado e escondido durante 80 anos

320
"Schlump" foi proibido e queimado pelos nazis. Com medo de ser descoberto, o seu autor, que o tinha publicado anonimamente anos antes, escondeu-o na parede de casa. Agora chegou a Portugal pela PIM!.
Lançamentos

Cruzeiro Seixas "em toda a sua dimensão criativa"

Aos 98 anos, Cruzeiro Seixas continua "ativo e empenhado". Um novo livro, "Diário não Diário", pretende fazer "um ponto de situação sobre a obra" de um dos percursores do surrealismo em Portugal.
Poesia

John Freeman: "Escrevo para recordar a minha mãe" /premium

245
Depois de anos sem escrever um verso, o ex-editor da "Granta", John Freeman, voltou a encontrar a poesia depois da morte da mãe. "Mapas", o seu primeiro livro de poemas, é uma viagem ao encontro dela.
Moçambique

Um livro de José Saramago para ajudar Moçambique

993
"O Conto da Ilha Desconhecida" vai ter uma edição exclusiva de apoio às vítimas do ciclone Idai em Moçambique. Os lucros das vendas vão reverter para a missão da Cruz Vermelha Portuguesa.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril

182
Uma biografia de Friedrich Nietzche, uma antologia poética de Maria Teresa Hora e a primeira novela gráfica candidata ao Man Booker: estas são algumas das novidades literárias do mês de abril.
Fernando Pessoa

"A 'Mensagem' não caiu do céu aos trambolhões" /premium

438
Luiz Fagundes Duarte foi responsável pela primeira edição crítica da "Mensagem" da INCM. Ao Observador, explicou que o único livro editado por Pessoa foi fruto de um longo trabalho de mais de 20 anos.
Livros

Christopher Paolini dá aula aberta em Lisboa

O autor de "Eragon" vai estar em Lisboa na próxima semana para apresentar o seu mais recente livro, "O Garfo, a Bruxa e o Dragão". A 26 de março, vai dar uma aula aberta na Faculdade de Letras.
Fernando Pessoa

Pessoa: a biografia desaparecida durante décadas /premium

2083
"The Poet with Many Faces", biografia que devia ter sido lançada em 1974, andou perdida durante décadas. Foi encontrada por acaso num sótão na África do Sul. Agora, está finalmente em Portugal.
Lançamentos

Lembra-se da coleção "Livro B"? Está de volta

411
A icónica coleção de pequenos livros pretos foi publicada de 1970 a 1991, pela Editorial Estampa. A E-Primatur decidiu recuperá-la e o Observador dá-lhe a conhecer os primeiros títulos.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de março

100
A segunda parte do novo romance de Murakami, a ficção completa de Voltaire e uma nova gramática de Latim, concebida por Frederico Lourenço: estas são algumas das novidades literárias do mês de março.
Livros

"A falta de educação é estruturalmente planeada" /premium

278
"Torto Arado", o primeiro romance de Itamar Vieira Junior, fala sobre a ruralidade do Brasil, onde os trabalhadores vivem num estado de servidão igual ao da escravatura. Falámos com o Prémio Leya.
Lançamentos

Quetzal lança coleção de literatura de viagens

"Terra Incógnita" reúne "títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento". Predrag Matvejevitch e Paul Theroux inauguram a coleção.
Lançamentos

A revista dedicada a Fernando Pessoa está de volta

109
34 anos depois de ter acabado, a "Persona", revista do Centro de Estudos Pessoanos, tem uma nova edição. Durante a apresentação, recordou-se a importância de uma publicação pioneira.
Livros

"Um escritor nunca deve ser um missionário" /premium

161
Depois do avô morrer, Hertmans descobriu dois cadernos com as suas memórias. Para o autor belga, o mais impressionante não foram as histórias da guerra mas a descrição de um mundo que já não existe.
Lançamentos

Única peça de Nemésio voltou a ser publicada

296
"Amor de Nunca Mais" foi impressa uma única vez por altura da sua estreia no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo, em 1920. Caiu no esquecimento e só agora, passado um século, voltou a ser editada.
Lançamentos

"Persona". Nova edição apresentada no Porto

A edição fac-similada da mítica revista do Centro de Estudos Pessoanos vai ser lançada no Porto, cidade onde nasceu em 1977, depois de ser apresentada em Lisboa. Sessão acontece a 2 de março.
Lançamentos

20 anos de Harry Potter com edição especial

134
"Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro volume da saga de J.K. Rowling sobre as aventuras do jovem feiticeiro, foi publicado em português em 1999. Livro vai ter agora edição especial.
Lançamentos

Imprensa nacional publica obras de Mário Soares

536
A coleção é coordenada por José Manuel dos Santos e conta com a colaboração de conhecedores e personalidades próximas de Soares. Plano editorial da Imprensa Nacional foi apresentado esta quinta-feira.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

105
O regresso da "Persona", um volume de inéditos de Agostinho da Silva, os contos de Susan Sontag e "As Confissões de Um Travesti": estas são algumas das novidades literárias do segundo mês do ano.
Lançamentos

Vencedor do Prémio Leya publicado em fevereiro

325
"Torto Arado" conta a história de duas irmãs, filhas de descendentes de escravos para quem "a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário". É o primeiro romance de Itamar Vieira Junior.
Lançamentos

A segunda parte de "Eliete" chega este ano

100
A Tinta-da-China vai publicar a segunda parte de "Eliete", considerado um dos melhores romances de 2018. A biografia de Cohen e a edição fac-similada da "Persona" são outras das apostas da editora.
Lançamentos

E-Primatur vai editar ficção completa de Voltaire

180
A "Ficção Completa" do filósofo francês vai chegar às livrarias em março, na mesma altura que uma coleção de contos e novelas fantásticos de Dumas. "Satânica", de Judith Teixeira, vai ter nova edição.
Lançamentos

Vaticano. Porto Editora publica livro "explosivo"

111
O livro, que inclui referências a "pessoas portuguesas", vai ser lançado em simultâneo em oito países a 21 de fevereiro. Até lá, a editora não pode avançar mais pormenores.
Lançamentos

Porto Editora publica romance vencedor do Booker

"Milkman", de Anna Burns, vai ser publicado em Portugal em maio. A autora foi a primeira escritora da Irlanda do Norte a receber o prestigiado prémio literário de língua inglesa.
Lançamentos

Quetzal publica contos completos de Susan Sontag

120
São muitas as novidades que a Quetzal guardou para 2019. Além do volume de inéditos de Agostinho da Silva e da coletânea de contos de Susan Sontag, haverá novos livros de Agualusa e José Luís Peixoto.
Lançamentos

Mia Couto e Germano Almeida com novos livros

183
Os novos livros dos Prémio Camões vão ser publicados na reta final do ano. Mia Couto e Germano Almeida são duas das apostas da Caminho para o novo ano literário.
Livros

Os melhores livros que lemos em 2018 /premium

166
É tempo de olhar para trás e escolher o melhor de 2018. Na literatura, a lista é variada: inclui romances, poesia, ensaios, livros com graça e outros que nem tanto. E Proust. Muito Proust.
Lançamentos

Último livro de Milton Hatoum chega em janeiro

"A Noite da Espera" foi publicado no Brasil em outubro de 2017 e chega agora a Portugal pela Companhia de Letras. É uma das apostas para o início do novo ano do grupo editorial Penguin Random House.
Escritores

"Masterclass" com escritor Olivier Rolin na sexta

O escritor francês, que está em Cascais numa residência literária, vai apresentar o livro "Porto-Sudão" na Faculdade de Letras de Lisboa ao final da tarde . Depois da sessão, haverá uma "masterclass".
Escritores

Olivier Rolin: "A morte é um grande adversário" /premium

146
Visitou os 4 cantos do mundo. Esteve na América, na Ásia e agora está em Portugal para escrever. Olivier Rolin, o celebrado autor francês que acha Proust irritante, falou com o Observador em Cascais.
Lançamentos

Dulce Maria Cardoso: "Tenho o sonho de ser lida" /premium

442
Sete anos depois de "O Retorno", Dulce Maria Cardoso tem um novo livro. "Eliete" fala sobre a vida normal, a de antes e a de agora, ao mesmo tempo que reflete sobre a identidade. Falámos com a autora.
Lançamentos

Nemésio. O romancista também foi um grande poeta

359
"Poesia (1916-1940)" é o primeiro volume da nova edição da obra completa de Nemésio e mostra um lado menos conhecido do autor de "Mau Tempo No Canal" — o de poeta. Livro foi apresentado esta quinta.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro

154
Novos livros de Clarice Lispector, Lucia Berlin, Dulce Maria Cardoso e Ali Smith, a poesia publicada em vida por António Botto e novidades de George R.R. Martin: eis alguns dos livros de novembro.
Lançamentos

Novo livro de George R.R. Martin chega em novembro

188
A tradução portuguesa de "Sangue & Fogo — A História dos Reis Targaryen" vai chegar às livrarias três dias depois do lançamento mundial. Trata-se do primeiro volume da história da Casa Targaryen.
David Bowie

Bowie. Concerto em Glastonbury vira disco-filme

155
Ano 2000, dia 25 de junho. David Bowie subiu ao palco do festival de Glastonbury. Deu um concerto muito elogiado que, com os anos, tornou-se quase mítico. Agora, sairão as gravações: em CD, LP e DVD.
Lançamentos

Dom Quixote publica livro de Woodward sobre Trump

A edição portuguesa de "Medo — Trump na Casa Branca", que chega hoje às livrarias norte-americanas, vai ser editado na primeira quinzena de novembro pela editora Dom Quixote, foi anunciado esta terça.
Lançamentos

Cotovia comemora 70 anos de Silva Melo com livro

"A Mesa Está Posta" reúne um conjunto de textos sobre teatro de Jorge Silva Melo. O livro, que sairá em 2019 pela Cotovia, pretende comemorar os 70 anos do encenador e diretor dos Artistas Unidos.
Lançamentos

Jonathan Littell tem um novo romance

O romance "Uma História Antiga", publicado 12 anos depois de "As Benevolentes", vai chegar às livrarias portuguesas em novembro. A edição é da Dom Quixote.
Lançamentos

Estes são os livros que pode esperar até dezembro /premium

360
Mais um mês de setembro, mais uma "rentrée" literária. Para que saiba o que esperar até ao final de 2018, o Observador reuniu algumas das principais novidades literárias até dezembro.
Pré-Publicação

"O Intruso": H.P. Lovecraft está de volta /premium

Na semana em que começa mais uma edição do MOTEL X, a Saída de Emergência prepara-se para lançar uma nova edição ilustrada dos poemas de H.P. Lovecraft. O Observador pré-publica um dos contos.
Lançamentos

Quetzal lança livro de inéditos de Roberto Bolaño

A edição portuguesa é a primeira tradução do livro, recentemente publicado em Espanha. “Sepulcros de Cowboys” chega às livrarias neste mês de setembro.
Lançamentos

Maria Judite de Carvalho: 2º volume em setembro

262
A editora Minotauro vai dar continuidade já em setembro à publicação das obras completas de Maria Judite de Carvalho, uma das mais importantes escritoras portuguesas do século XX.
Lançamentos

Afonso Reis Cabral tem um novo romance

Quatro anos depois de "O Meu Irmão", Afonso Reis Cabral vai lançar um novo livro. "Pão de Açúcar" é inspirado num caso verídico e chega às livrarias já no próximo mês de setembro.
Lançamentos

Livro de Comey publicado em Portugal em setembro

"Lealdade a Toda a Prova" esgotou numa semana nos Estados Unidos da América. A edição portuguesa do livro do ex-diretor do FBI James Comey vai ser publicada no próximo dia 5 de setembro.
Lançamentos

Novo livro de Lucia Berlin chega no final do ano

127
O muito aguardado novo livro de Lucia Berlin é publicado a 1 de novembro. A edição portuguesa está a cargo da Alfaguara, que publicou em 2016 "Manual para mulheres de limpeza".
Lançamentos

Jaime Cortesão, um "homem audaz" e "tenaz"

O investigador Pedro Martins aborda no livro "Uma Vida de Herói" a faceta poética e de dramaturgo do historiador Jaime Cortesão, um "homem audaz". Obra chega às livrarias em outubro.
Lançamentos

Obras de António Botto vão voltar às livrarias

238
As obras de António Botto vão ter uma nova edição a cargo da Assírio & Alvim. O seu livro mais conhecido, "Canções", foi editado pela última vez em 2008, pela já desaparecida Quasi.
Peugeot

508. Berlina elegante que é demasiado coupé

A Peugeot apresentou o novo 508, modelo que rompe totalmente com a geração anterior. É mais atraente por dentro e por fora, o que é bom, mas tem um interior mais acanhado, o que não é uma vantagem.
A página está a demorar muito tempo.