O comunicado enviado pela Benfica SAD à CMVM foi uma espécie de gota de água nas decisões que Luís Filipe Vieira ponderava tomar em relação à liderança dos encarnados. No seguimento dessa minuta, onde o Conselho Fiscal e Disciplinar da sociedade colocou como únicos cenários uma saída a bem ou a mal nos próximos 30 dias (tendo em conta que as medidas de coação nunca iriam ser alteradas pelo juiz Carlos Alexandre nesse período), a figura que liderou o clube da Luz nos últimos 18 anos ponderou o que fazer, falou com pessoas próximas, voltou a assumir a desilusão com algumas atitudes mas tomou a decisão de sair. Esta quinta-feira, anunciou. O jornal Record anunciou a informação que o Observador confirmou quando as cartas de demissão estavam na Luz.

O fim de uma era: Vieira vai ser afastado da SAD do Benfica nos próximos 30 dias (a não ser que saia pelo próprio pé)

Segunda informações recolhidas pelo Observador, e ao contrário do que foi expresso em alguns meios, Vieira considera que deveria ter sido tratado de outra forma pelos seus antigos pares. Ou seja, não colocando em causa a subida de Rui Costa a presidente interino, o antigo líder cedo percebeu que o facto de nunca ter sido referido nas comunicações feitas pelo clube e pela SAD era um caminho até ao fim de linha que menos esperava. Por isso, esteve a preparar as cartas de demissão durante o dia e enviou menos de 30 horas depois de ter recebido aquilo que foi encarado como um ultimato no comunicado endereçado pela Benfica SAD à CMVM. Vieira demitiu-se do clube, da SAD e das participadas, os cargos que tinha suspendido há menos de uma semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fumo branco para novas eleições: Benfica vai mesmo a votos até ao final do ano (e Vieira volta a não ser referido)

Ainda assim, acrescente-se, cada uma das missivas tem apenas um parágrafo e com uma curta justificação para a renúncia dos cargos, a mesma justificação “pela qual tinha suspendido as funções” antes de se despedir com “Saudações benfiquistas”. A argumentação de tudo o que fez no clube ao longo de 18 anos não irá sair pelo menos da gaveta de Vieira. E assim acabou, com lacónicas cartas, o fim da maior era de uma só liderança na Luz.

Advogado diz que Vieira está “inocente” e a ponderar regresso ao Benfica. E conta como reagiu à substituição: “Fizeram-me isso?”

“A Direção do Sport Lisboa e Benfica informa que recebeu do presidente da Mesa da Assembleia Geral a carta de renúncia ao mandato enviada por Luís Filipe Vieira. A Direção reunirá amanhã, sexta-feira, durante a manhã, para formalizar as necessárias alterações à sua composição, de acordo com os estatutos. A Direção do Sport Lisboa e Benfica apela à união de todos os Benfiquistas em torno dos objetivos comuns e na salvaguarda dos superiores interesses do clube”, salientou o clube em comunicado, fazendo alusão a duas alterações: a passagem de Rui Costa a número 1 da Direção e de Jaime Antunes ou Rui Vieira do Passo a vice efetivo.

Cenário de eleições antecipadas no Benfica ganha força (nunca antes de outubro), Vieira cada vez com menos força na Luz

“A Sport Lisboa e Benfica –Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para os efeitos previstos no artigo 17.º, n.º 1, do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, e no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira apresentou hoje ao Conselho Fiscal a sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração. O Conselho de Administração foi convocado para reunir amanhã e deliberar sobre a cooptação de um administrador, cuja designação terá como consequência a imediata produção de efeitos da referida renúncia. A Benfica SAD tomou ainda conhecimento que o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira apresentou a sua renúncia a Presidente da Direção do Sport Lisboa e Benfica, bem como a membro do órgão de administração das sociedades participadas, direta ou indiretamente,pelo Sport Lisboa e Benfica”, destacou a SAD, anunciando a entrada de um novo administrador com a ascensão de Rui Costa de vogal a presidente da sociedade e mais uma adenda no obrigacionista.