Os últimos dias de Rui Costa têm sido no mínimo conturbados, com viagens pelo meio a começar por aquela que fez a Milão onde “fechou” João Mário, na passada terça-feira. Aí, a 6 de julho, Rui Costa era aquilo que queria ser: administrador da SAD, responsável por todo o futebol profissional, vice-presidente do clube como número 2 e o delfim apontado à liderança no final do sexto mandato de Luís Filipe Vieira, em 2024. Hoje, uma semana depois, tudo mudou e de forma radical. Hoje, Rui Costa é aquilo que considera ter de ser. E foi com essa base que falou na reunião dos órgãos sociais do Benfica, explicando os argumentos para um cenário de eleições antecipadas.

Cenário de eleições antecipadas no Benfica ganha força (nunca antes de outubro), Vieira cada vez com menos força na Luz

Como o Observador tinha avançado esta segunda-feira, a ideia reinante entre os elementos da Direção passava por segurar os destinos do clube com a mesma equipa sem Luís Filipe Vieira pelo menos num prazo de 90 dias, permitindo que pudessem ser fechados os processos mais imediatos no seio do Benfica e da SAD: fechar os plantéis do futebol profissional e das modalidades para nova temporada de 2021/22; garantir a maior procura possível do empréstimo obrigacionista em curso; e gerir da melhor forma este momento da vida benfiquista, com todo o impacto que provocou (ou continua a provocar) em termos internos e junto de entidades externas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Benfica confirma à CMVM que “Rei dos Frangos” tem acordo para vender 25% da SAD a John Textor

O tema Vieira, esse, não sendo o suficiente para criar divergências de fundo no seio da Direção, é analisado de formas ligeiramente diferentes entre vices, vogais e suplentes da Direção. Há quem considere que, perante o que está em causa, o presidente dos encarnados não tem condições para voltar, mas também há quem pense ainda tratar-se de uma indiciação que carece de prova factual. O certo é que, apesar dessa perceção diferente no que toca à posição atual do presidente auto-suspenso, o comunicado que resumiu os principais pontos do encontro realizado esta tarde/noite entre os órgãos sociais voltou a não fazer uma única alusão a Vieira.

Advogado diz que Vieira está “inocente” e a ponderar regresso ao Benfica. E conta como reagiu à substituição: “Fizeram-me isso?”

Dúvida: será Rui Costa candidato no próximo ato eleitoral? À partida, sim. Segundo o que foram explicando ao Observador, o agora presidente interino assumiu uma postura de verdadeiro número 1 na altura de assumir o comando do clube face à suspensão de Vieira e, se os próximos tempos correrem de feição, é quase certo que irá apresentar-se a sufrágio – e com algumas prováveis alterações na lista aos órgãos sociais. E Vieira? Em termos estatutários, nada o impede. Mas sendo quase certo de que não deverá voltar à Luz como presidente do Benfica, tendo em conta que os órgãos sociais pedirão a demissão em bloco entre setembro e outubro, também é quase líquido de que não irá fazer parte de qualquer lista às eleições a não ser que existisse um autêntico terramoto na operação Cartão Vermelho, que levou ao seu afastamento do clube, mas ao contrário e favor de Vieira.

Estatutos do Benfica são omissos sobre situações de suspensão do mandato. “Se for transitória, é razoável”, diz Rui Pereira

“O plenário dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica esteve reunido esta tarde. Foi analisada em pormenor a situação do Clube e de todo do grupo Benfica, em clima de coesão e unidade. Comum a todos os intervenientes a preocupação de defender os interesses da instituição acima de quaisquer outros. Ficaram unanimemente identificados os objetivos de curto prazo a que se torna imperativo dar resposta: Preparação da época desportiva no futebol; qualificação para a Champions League; preparação da época desportiva nas diversas modalidades; garantir a normalidade na gestão; assegurar um adequado fecho do mercado de contratações e vendas; conclusão, com sucesso, do empréstimo obrigacionista em curso; unidade no universo benfiquista”, referiu no final do encontro um comunicado assinado pelo presidente da Mesa, António Pires de Andrade.

Rui Costa, o maestro chegou a presidente. As histórias do que ele andou para aqui chegar

“Foi sublinhado que a Direção do Sport Lisboa e Benfica está seriamente empenhada em garantir que esses objetivos sejam alcançados, pelo que terá uma atuação intransigente em relação às matérias abordadas. Nessa perspetiva irá trabalhar, com dedicação, firmeza e sentido das responsabilidades para garantir a estabilidade e tranquilidade necessárias a fim de que as prioridades definidas sejam resolvidas com sucesso no tempo estritamente indispensável. O presidente da Direção, Sr. Rui Costa, sublinhando a unanimidade de todos os vice-presidentes, informou o plenário que, finda essa missão, irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios. O ato eleitoral deverá ocorrer até ao final do corrente ano. O plenário faz um apelo à união e ao sentido de responsabilidade de todos os benfiquistas na construção de um Benfica cada vez maior”, concluiu a mesma missiva, que mais uma vez não fez qualquer alusão a Luís Filipe Vieira.

Rui Costa apela à unidade. “Serei sempre um de vocês”

“Saúdo os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica por admitirem a realização de eleições antecipadas. Ainda que o façam timidamente, denotam sensatez neste momento negro na vida do clube. Como defendi, dar voz aos sócios é o único modo de legitimar uma direção e o Benfica, em momento algum, pode temer a vontade dos benfiquistas”, declarou depois do comunicado oficial o antigo candidato à liderança, João Noronha Lopes.

Rui Costa confirmado como presidente, pelouros vão ser revistos, Soares Oliveira controla a SAD: o Benfica pós-Vieira

“O próximo ato eleitoral será também uma oportunidade para voltarmos a honrar as melhores práticas democráticas. Essas implicam a existência de um regulamento eleitoral transparente, aprovado pelos sócios, que garanta condições de igualdade a todas as candidaturas e um ato eleitoral livre de dúvidas. Aguardarei por esclarecimentos adicionais quanto a esta matéria. Falta no entanto um compromisso concreto quando à data do ato eleitoral, que deveria ser estabelecida desde já. Essa decisão deve ser tomada livre de tacticismos e plena de benfiquismo. Que esse momento sirva para virar a página e para proteger os interesses do Benfica”, frisou.