A Valve, a empresa por detrás do Steam — a maior loja digital de videojogos para computador — anunciou na quinta-feira que vai lançar uma consola de jogos. Chama-se Steam Deck, permite jogar e instalar todos os títulos que os jogadores tenham na sua biblioteca para o computador e, à semelhança da Nintendo Switch, é uma consola híbrida. Ou seja, permite jogar em modo portátil ou conectado a um ecrã externo, como uma televisão.

O novo aparelho só vai ser lançado em dezembro mas promete revolucionar o mercado. Para já, foram anunciados três modelos: um com 64GB (eMMC) de memória interna, que custa 419 euros, um 256GB (SSD), com o valor de 549 euros, e um mais caro, com 512GB (SSD), com o preço de 679 euros. Todas as versões têm a opção de adicionar um cartão de memória para aumentar a capacidade de jogos instalados.

Na prática, este aparelho vai ser mais uma forma de os utilizadores do Steam poderem instalar e jogar os jogos que já compraram para computadores. Porém, se os utilizadores quiserem utilizar o aparelho para instalar outros software que não estejam disponíveis na plataforma interna do Steam, poderão fazê-lo, diz a Valve. Afinal, esta consola pretende oferecer com maior comodidade aquilo que os utilizador da loja digital já podem fazer com, por exemplo, um computador portátil.

A consola tem vários botões traseiros

Em termos de especificações, esta consola terá tudo aquilo que uma consola portátil pode oferecer em 2021. Porém, ao contrário da Nintendo Switch, os comandos laterais deste aparelho são fixos ao aparelho. Mesmo assim, tem uma bateria com uma autonomia entre duas a oito horas, dependendo do jogo que o utilizador estiver a jogar, um ecrã tátil de sete polegadas (resolução 1280 x 800 e 720p) e um giroscópio, colunas e microfone integrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os comandos estão fixos ao ecrã e têm a configuração dos que são utilizados, por exemplo, na Xbox

Também à semelhança da Switch, a Valve anunciou que irá lançar uma base própria para guardar esta consola. Quando ligada a esta base, a consola, automaticamente, ligar-se-á a um ecrã externo, tornando-a numa consola doméstica. O preço desta base ainda não foi anunciado, mas será vendida separadamente, refere a empresa.

O anúncio desta consola da Valve surge pouco tempo depois de a Nintendo anunciar uma nova versão da Switch, que terá também um ecrã de sete polegadas (o visor do modelo atual é mais pequeno). A consola está já em pré-venda através do Steam.

Nintendo anuncia novo modelo da Switch com um ecrã maior

Esta não é a primeira vez que o Steam lança hardware próprio. A loja já lançou comandos próprios a pensar em todo o tipo de videojogos de computador ou aparelhos que permitem uma conexão mais fluida para se jogar os jogos da loja digital em televisores.