790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Montenegro

Presidente Marcelo

Desculpem incomodar, mas posso defender Marcelo?

As expressões "urbano" e "rural" fazem parte da história do PSD e era isso que o Presidente estava a contar aos jornalistas estrangeiros. É absurdo transformar uma explicação num insulto.
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Noticiário

16h. Relações Portugal Angola "no seu melhor"

Luís Montenegro e João Lourenço querem continuar cooperação em várias áreas. Livre quer Conferência de Líderes a discutir pedido de esclarecimentos a Lucília Gago.
Noticiário

15h. Capucho. "Declarações de PR deploráveis"

António Capucho considera deploráveis declarações de Marcelo sobre Costa, Montenegro e reparação colonial. Sindicatos dos Enfermeiros otimistas depois de reunião com ministra da Saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa

O que revelou Marcelo aos jornalistas estrangeiros

As declarações num jantar com a imprensa estrangeira caíram como uma bomba na véspera do 25 de Abril. Marcelo falou do filho, dos primeiros-ministros, da PGR e do custos da reparação do colonialismo.
País

Montenegro quer mais cooperação com Timor-Leste 

O primeiro-ministro declarou que "Timor-Leste é um povo irmão" e que tem uma "localização geoestratégica que pode potenciar, do ponto de vista da economia portuguesa, muitas oportunidades".
PGR

Marcelo, a PGR e o que achou "maquiavélico"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Operação Influencer, os inquéritos que foram abertos e a data de abertura de um deles — exatamente a mesma em que António Costa se demitiu.
Eleições Europeias

Bugalho: o "novo Portas" ou o velho Sebastião?

O cabeça de lista da AD às europeias foi sempre visto como querendo ser "o novo Paulo Portas" — no jornalismo e agora na política. Pela pose, dizem que é um jovem, mas também velho. Como chegou aqui?
Timor-Leste

Ramos-Horta quer reforço comercial com Portugal 

"Eu gostaria de ver uma maior dimensão económica nas relações Timor-Leste — Portugal", afirma Ramos-Horta. Abordou as celebrações do 25 de Abril e desejou sucesso ao novo governo português.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Montenegro "vai dar trabalho"

Presidente da República define Montenegro como um político que vem "de um país profundo, ubano-rural" e que vai fazer "gestão do silêncio". Mais tarde, Marcelo reiterou que é "imprevisível".
Transparência

Código de conduta. Canal de denúncias e prendas

Código será aplicado aos membros do Governo, membros dos respetivos gabinetes, a todos os dirigentes superiores da Administração Pública e aos dirigentes e gestores de institutos e empresas públicas.
Noticiário

10h. SNS. Larcerda Sales pede "continuidade"

Depois da demissão do CEO do SNS, Larcerda Sales pede que a Direção Executiva seja para continuar. PS acusa Governo de provocar a demissão por entrar em "confronto". E ainda, o debate do IRS.
O Bom, o Mau e o Vilão

Louçã e Bugalho: um moralista sem moral para falar

O Chega (que tem um bom candidato), Luís Montenegro (que tem três deputados arguidos) e Francisco Louçã (que dá lições de moral) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Cultura

Montenegro assume risco em plano para cultura

Sublinhando que a aposta do Estado na área da cultura "é insuficiente", Luís Montenegro assumiu o compromisso de investir mais 50% do que o anterior governo na área da cultura.
IRS

PS propõe "alivio maior" mas com a mesma margem

Valor de redução no IRS é o mesmo que a AD propõe, com PS a falar de "responsabildade" ao mesmo tempo que acusa Governo de "defraudar expectativas". Viabilização depende de abertura para negociar.
Noticiário

7h. Europeias. Bugalho causa "estupefação" no PSD

Estupefação e ofensas nos bastidores da escolha de Sebastião Bugalho na AD. PS escolhe Marta Temido em reunião com ausências de peso. E ainda, Benfica vence e Schmidt critica adeptos.
Eleições Europeias

Os bastidores da escolha de Bugalho para europeias

Solução esteve a ser preparada, pelo menos, desde a semana passada. Moreira achou indigno ser número dois e recusou convite para integrar a lista. PSD aprovou a equipa. Mas não está todo convencido.
PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.
Eleições Europeias

Autarcas do PSD/Porto contra Moreira nas europeias

Subscritores lembram que Rui Moreira se candidatou em 2021 com a promessa de que cumpriria o mandato. E notam proximidade a António Costa e à Aliança Democrática: “Tentou dar-se com deus e o diabo.”
Luís Marques Mendes

Caso Passos-Montenegro: "Esta crítica até ajuda"

Social-democrata defende que palavras de Passos mostram que o atual primeiro-ministro "é um político moderado, ao centro”.
Luís Montenegro

Cabo Verde. Montenegro termina visita a dançar

De um cabo-verdiano, Montenegro recebeu o recado: não siga as ideias do líder do Chega, André Ventura, "siga o seu pensamento", num apelo para receber imigrantes cabo-verdianos que procuram trabalho.
Noticiário

5h. Nuno Melo vai ser reeleito líder do CDS

Nuno Melo prepara-se para ser reeleito líder do CDS no segundo dia do congresso do partido. Ainda, Jair Bolsonaro convocou manifestação a favor da democracia no Rio de Janeiro.
E o vencedor é...

PSD criou a fantasia, mas o balão rebentou

O CDS está de volta e o grande desafio de Nuno Melo é provar que o CDS não são o "partido Os Verdes" do PSD. Montenegro não mentiu, mas não evitou intrigas e inimizades com os outros partidos da AR.
Noticiário

8h.EUA rejeitam participação em explosão no Iraque

Numa publicação na rede social X, o Comando Central dos EUA asseguram que a acusão é falsa. Ainda neste jornal, Luís Montenegro viaja hoje a Cabo Verde.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Resposta Pronta

"Descida de impostos tem de ser sustentável"

Para Vera Gouveia Barros, deve haver cuidado na descida de impostos para não pôr em risco as contas públicas. A economista diz que baixar as taxas de IRS não resolve todos os problemas da economia.
Noticiário

14h. Aprovada descida de IRS até ao oitavo escalão

O anuncio foi feito pelo primeiro-ministro, à saída do Conselho de Ministros. Nas reações, o secretário-geral do PS diz que os ganhos com a descida são irrisórios.
E o vencedor é...

Montenegro "tremido", Passos e Moedas "à espreita"

Podemos apontar defeitos, mas com Marcelo não há tédio. A vida a acontecer no PSD com Moedas e Passos a planear o futuro num mar com muitos "tentáculos". Ainda a "crise do regime" e o silêncio da PGR.
Noticiário

1h.Influencer. Costa sem perspetivas de ser ouvido

António Costa recusa falar sobre últimos pormenores da Operaçãpo Influencer e remete esclarecimentos para o advogado. E ainda, Cavaco Silva sai em defesa de Luís Montenegro.
Novo Governo

PM promete acelerar execução de fundos da UE

PM mostrou-se firme em recuperar o atraso na execução dos fundos de coesão e do PRR: "Para sermos merecedores dos fundos no futuro, temos de mostrar que somos capazes de no presente executar bem."
Noticiário

21h. Cavaco Silva sai em defesa do novo Governo

O antigo primeiro-ministro e Presidente pede que se deixe Luís Montenegro governar antes de se fazerem julgamentos. Ainda neste jornal, António Costa vai ser investigado num processo à parte.
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
Governo

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre IRS 

Primeiro-ministro remeteu esclarecimentos adicionais para Conselho de Ministros que se irá realizar esta sexta. Mostrou-se focado na governação e desvaloriza "episódios que todos os dias ocorrem".
Economia

Pedro Reis quer transparência "cega e permanente"

Sem nunca referir a Operação Influencer, ministro da Economia quer seguir as regras da transparência "sem nuances" e rejeita "contradições" nos projetos "por maiores e mais estratégicos que sejam".
O Bom, o Mau e o Vilão

Ministério Público sai mal disto. E Marcelo também

Luís Montenegro (que não vai à Madeira), o Livre (que não gostou dos votos) e o Ministério Público e o Presidente (por razões diferentes mas por causa do mesmo caso) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Resposta Pronta

"Líderes veem com entusiasmo António Costa na UE"

Paulo Sande diz que um cargo de António Costa na Europa seria muito interessante para Portugal. O especialista em assuntos europeus defende que o conflito no Médio Oriente é um teste para a UE. 
Eleições Europeias

Aparelho do PSD confortável com hipótese Moreira

Atual presidente da Câmara do Porto tem apoios no aparelho do PSD e do CDS para ser cabeça de lista da AD às europeias, o que pode acelerar processo. Equipa será apresentada na segunda-feira.
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Política

Montenegro ausente do congresso do PSD/Madeira

Miguel Albuquerque explicou que o primeiro-ministro tem uma visita de Estado já marcada a Cabo Verde, indicando que deverá ser representado no congresso pelo secretário-geral, Hugo Soares.
Conselho Europeu

Montenegro reitera compromisso com projeto europeu

O reforço da competitividade "é um objetivo tão europeu quanto português" afirmou o primeiro-ministro português, sublinhando o desejo de ter uma Europa forte no mundo e um Portugal forte na Europa.
E o vencedor é...

PSD, o campeão a dar tiros nos pés

Assim que a porta abriu, bastou uma rajada de vento para o Governo abanar e causar estragos. Os problemas de crescimento do Livre e os "truques e pózinhos" de Medina para baixar a dívida pública.
Fact Check

2/5 da população está a "definhar na pobreza"?

No debate do Programa de Governo, Luís Montenegro afirmou que 2/5 da população portuguesa está a "definhar na pobreza e dependente das prestações sociais". É verdade?
A História do Dia

Já terminou o estado de graça do Governo?

Nos primeiros dias, o executivo regista vários tropeções. Há casos e declarações polémicas que causam mossa. Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de  Política do Observador, é o nosso convidado.
Noticiário

6h. Líderes dos 27 reúnem hoje em Bruxelas

É a primeira cimeira europeia na qual Luís Montenegro vai participar. E ainda, o FC Porto e o Vitória de Guimarães disputam esta quarta feira a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Noticiário

3h. PSG e BVB nas meias finais da Champions League

O Paris Saint Germain venceu o FC Barcelona por 4-1 e o Borussia Dortmund eliminou o Atlético Madrid por 4-2. E ainda, Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora