Luís Montenegro

Eleições Europeias

Rangel picadinho na onda da irritação de Marques

No dia em que Montenegro desceu à campanha, Paulo Rangel deixou a veia de comentador, para a tarde, altura em que surfou a onda das críticas a Pedro Marques e negou que a campanha esteja flat.
PSD

Montenegro promete paz. Até outubro, pelo menos

224
Desafiador reage à vitória de Rui Rio e promete não o atacar publicamente até às eleições. Luís Montenegro diz que "acordou um gigante adormecido" e não exclui voltar no pós-legislativas.
PSD

Rio lembra passado de derrotas de Montenegro

189
O presidente do PSD contra-atacou acusações dos críticos e diz que quem teve "falta de coragem" foi Luís Montenegro quando decidiu não avançar há um ano. Lembrou ainda que nunca perdeu eleições.
PSD

Rio fica. Moção aprovada por margem de 25 votos - como aconteceu

609
Foi o dia mais longo da vida recente do PSD. Críticos de Rio não pouparam nos ataques e líder recebeu apoio de Menezes. Batalha jurídica culminou em voto secreto e Rio saiu vencedor. Moção aprovada.
PSD

Rio vs. Montenegro: o que lhes vai na cabeça? /premium

Montenegro lançou o desafio e é, até ao momento, o único adversário de Rio numas eventuais eleições diretas. Está tudo nas mãos dos conselheiros do PSD. Nesse frente-a-frente, que país idealizam?
PSD

São brancos, que se entendam /premium

Ninguém percebe qual é a partitura do PSD e qual a sinfonia que Rio ou Montenegro vão tocar, algo imprescindível para uma pessoa decidir se vai ou não ao concerto. Pode ser tudo e mais alguma coisa.
PSD

Críticos atacam Rio. Mais um possível candidato?

Em dia D para Rui Rio, a histórica Conceição Monteiro declara apoio a Luís Montenegro e o antigo dirigente da JSD, Pedro Duarte, não descarta candidatura à presidência do PSD.
Galpgate

Euro2016. Montenegro suspeito de falsificação

2.439
Na véspera do Conselho Nacional, a Sábado diz que Montenegro — adversário de Rui Rio numa eventual disputa pela liderança — falsificou documentos. Hugo Soares e Campos Ferreira também são suspeitos.
PSD

Rangel nega convite de Rio para as Europeias

O eurodeputado nega ter sido convidado pelo líder para cabeça de lista às eleições Europeias e diz que ainda não esteve com Rui Rio em 2019. Reitera que situação criada é "negativa" para o PSD.
PSD

Aguiar Branco renuncia ao cargo de deputado

418
Ex-ministro da Defesa de Passos Coelho anuncia que deixará de ser deputado até ao final do mês. Sinal é claro: não está contra Rio apenas porque quer "um lugarzinho". Relvas defende Montenegro.
PSD

A importância da regra do jogo /premium

108
Eis Montenegro, com uma velocidade igual á infelicidade: que o faz correr agora? Mas o que ele disse foi inversamente proporcional ao estrépito com que galopou para a sela do PSD (que não a do país).
Luís Montenegro

Montenegro denuncia compra de votos no PSD

841
Adversário de Rui Rio recusa fazer "um caso" do tema, mas em entrevista à CMTV admitiu ter informações de "convites" feitos a sociais-democratas que vão definir o futuro do líder.
PSD

PSD: O excel, a praia e a guerra que abre cedo

Os críticos de Rio estão indignados com a hora do Conselho Nacional. Os deputados lembram que há plenário a decorrer à mesma hora em Lisboa. Ambos os lados continuam os contactos na luta por apoios.
PSD

Mota Pinto: ação de Montenegro será julgada

317
Presidente do Conselho Nacional do PSD considera que acção de Montenegro provocou "tentativa de corte no ciclo democrático" do partido. E advertiu que isso não escapará ao julgamento dos militantes.
PSD

Rui Rio: "Defendo uma diminuição da carga fiscal"

336
Quando deu a entrevista à Notícias Magazine, Rui Rio estava mais preocupado com a oposição ao Governo, criticando a falta de aposta no futuro.
PSD

A tentativa de riogicídio  /premium

Montenegro oferece a Rio o que ele não tinha: uma causa mobilizadora. Os autocratas necessitam e beneficiam de um inimigo externo e Rio, que nunca quis ser anti-Costa, cultivará o anti-montenegrismo.
Rui Rio

Análise: Os ataques mais duros de Rio a Montenegro

2.128
Maçon, irresponsável, imaturo, inconsciente. Se Montenegro havia sido duro no dia anterior, Rui Rio carregou nas tintas para responder e atacou o adversário forte e feio.
PSD

Rio antecipa-se e apresenta moção de confiança

542
"A minha resposta é não". Rio anuncia que vai apresentar uma moção de confiança no Conselho Nacional para "facilitar a vida" aos "contestatários". Conselho Nacional será daqui a 15 dias.
PSD

Rio responde a Montenegro às 18h30

Rui Rio continua a dizer que "a seu tempo" reagirá ao desafio lançado por Montenegro de convocar "já" eleições para liderança do partido. Comunicação será feita este sábado, às 18h30, no Porto.
PSD

Os 135 votos da batalha do "impeachment" de Rio /premium

188
Após ser desafiado a convocar diretas e sob a ameaça de uma moção de censura, Rio apresentou moção de confiança e convocou Conselho Nacional para quinta-feira. Segue na frente da contagem decisiva.
PSD

Rio vai recusar desafio de Montenegro para diretas

Rio falou primeiro com Marcelo, depois reuniu o conselho estratégico ("prioridades"). Mas parece certo que não vai convocar eleições. Moção de confiança é hipótese. Declaração marcada para as 18h30.
PSD

As 4 caras de Montenegro no dia que desafiou Rio

501
Falou para Rio, para os militantes, para os "outros" críticos mas também para "os portugueses", como se fosse candidato a primeiro-ministro. As 4 caras de Montenegro no dia em que desafiou Rui Rio.
Luís Montenegro

Montenegro quer diretas "já": "Não tenha medo"

1.594
Montenegro desafia Rio para convocar eleições diretas "já" e pede-lhe para não se refugiar em questões formais: "Não tenha medo". Desafiador falou ainda ao país: "Quero galvanizar os portugueses".
Luís Montenegro

Montenegro. As últimas horas antes do discurso

Intervenção não terá mais do que 15 minutos e desafio a Rio vai ser para saltarem para a arena política. De Espinho a Lisboa, quem é Luís Montenegro, que perdeu mais eleições do que ganhou.
PSD

Vice de Rio acusa Montenegro de "golpe de Estado"

477
A vice-presidente do PSD Isabel Meirelles acusou Luís Montenegro de tentar fazer um "golpe de Estado" que prejudica o partido e o país.
Braga

Líder distrital defende Rio e critica "golpe"

100
O líder de uma das maiores distritais do PSD, a maior após Lisboa e Porto, vem defender que Rio deve ser o candidato a primeiro-ministro e lembra que teve o voto de 22.500 militantes.
PSD

Montenegro avança e quer ir para eleições já

651
Já não há recuo. Luís Montenegro vai candidatar-se e quer eleições já. O anúncio está marcado para esta sexta-feira às 16 horas no CCB. Miguel Morgado também admite entrar na corrida
PSD

Pedro Duarte: É sempre bom "mudar para melhor"

O antigo líder da JSD e antigo secretário de Estado, que já tinha desafiado Rui Rio em agosto, diz que é cedo para dizer se será candidato, mas diz que é sempre uma "evolução" mudar para melhor.
PSD

PSD. Conspiradores à espera de Montenegro

310
Montenegro deu o sinal que os críticos de Rio aguardavam. Prometeu mais "em breve". Conspiradores aguardam com os estatutos na mão. Moção de censura é a arma. Rio responde dando gás às europeias.
PSD

Montenegro quebra silêncio: "Isto tem de mudar"

960
Luís Montenegro não gostou de ouvir Manuela Ferreira Leite admitir que prefere um partido "pequeno" do que colado à "direita". "PSD assim não se vai afirmar". Ex-líder do PSD promete falar "em breve".
PSD

Montenegro: "Ganhar depende sobretudo de Rui Rio"

"Gostava mais que esse tipo de comentários não tivesse sido proferido. Não são palavras felizes", disse Montenegro no programa de comentário da TSF sobre críticas de Rui Rio no Pontal.
Luís Montenegro

PSD "corre o perigo" de ser "muleta do PS"

Ex-líder parlamentar Luís Montenegro alertou para o risco de o PSD ser visto como "uma muleta" do PS ao comentar os acordos celebrados com o executivo na descentralização ou os fundos comunitários.
Luís Montenegro

Deputados criticam Negrão na saída de Montenegro

276
Miguel Santos, Paula Teixeira da Cruz e Hugo Soares enviam emails críticos de Negrão a toda a bancada onde manifestam "tristeza" pela atitude do líder parlamentar. Negrão fala em "compreensão errada".
Luís Montenegro

Montenegro deseja ver Rio como primeiro-ministro

218
Luís Montenegro disse que "só no PCP e BE é que pensam todos da mesma maneira" e deixa várias propostas que gostaria que o PSD colocasse na sua agenda política e que espera ver Rio primeiro-ministro.
PSD

Montenegro ataca Rio: "Costa vai gozar connosco"

878
Rui Rio enfrentou muitas críticas uma reunião muito tensa, mas desvalorizou as críticas: "Não notei a convulsãozita". Diz ainda ter um "feeling" que há uma parte do PS que quer dialogar com o PSD.
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Luís Montenegro

Carpool: "Adelante", a sombra e o vizinho Cavaco

“Era pior se andasse a dizer as coisas às pinguinhas”, diz Luís Montenegro, após fazer o discurso mais duro do Congresso contra Rui Rio. Veja o best of do Carpool com o ex-líder parlamentar do PSD.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Entrevista

Luís Montenegro. "Não vou ser a sombra de Rui Rio"

Esteve seis anos seguidos na liderança da bancada do PSD, mais do que qualquer outro deputado do partido. Agora, deixa o Parlamento. Afasta-se, mas guarda margem para a avaliação crítica a Rio.
Congresso do PSD

"A sombra só incomoda fracos" (e outras 5 sombras)

123
Montenegro assumiu: poderá ser candidato à liderança do PSD e ironizou que Rio é forte para não se incomodar com "a sombra". Houve mais cinco discursos de homens que podem vir a fazer sombra ao líder.
Congresso do PSD

"Montenegro deve ter poupado ida ao psicólogo"

Luís Montenegro "não deixou nada por dizer". O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos ao "discurso mais duro dos últimos... 8 anos num congresso".
Eutanásia

Luís Montenegro defende referendo sobre eutanásia

112
O antigo líder parlamentar do PSD defende um referendo sobre a legalização da eutanásia. Luís Montenegro desafiou ainda Rio e Santana a tomarem uma posição sobre a matéria antes da corrida às urnas.
PSD

PSD. Montenegro não se candidata à liderança

213
Luís Montenegro, ex-líder parlamentar social-democrata, não se vai candidatar à liderança do PSD para suceder a Passos Coelho por razões "pessoais e políticas", anunciou quarta-feira em comunicado.
PSD

Passistas tentam candidato único para travar Rio

558
Paulo Rangel e Luís Montenegro estão os dois a ponderar se avançam para a liderança do PSD. Ambos defendem o legado de Passos e só um deverá avançar como candidato do "passismo" contra Rui Rio.
PSD

Montenegro admite candidatura à liderança do PSD

464
O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro disse ao início da tarde, na TSF, que está a fazer uma "ponderação" sobre se avança para a liderança. Essa decisão, garante, "não depende de ninguém".
Rating

Costa mais responsável pela "chegada do 'lixo'"

371
O ex-líder parlamentar do PSD lamentou que o Governo não tenha reconhecido o papel do anterior na subida do 'rating', considerando Costa "mais responsável pela chegada do 'lixo' do que pela limpeza.
Galpgate

Montenegro: "Paguei as viagens quando as fiz"

396
O líder cessante da bancada parlamentar do PSD não esclarece se as deslocações no Euro2016 foram pagas antes ou depois de ter viajado para França para assistir a jogos da seleção nacional.
PSD

Montenegro posiciona-se para liderança do PSD

629
Líder da bancada do PSD, em entrevista ao Expresso, posiciona-se para a liderança no pós-Passos. Diz que apoia o líder de forma incondicional até às legislativas e desvaloriza ida ao Euro 2016.
Fact Check

António Costa criou o SIRESP?

138
Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, acusou António Costa de, enquanto ministro da Administração Interna de Sócrates, ser o responsável pela criação do SIRESP. Será verdade?
PSD

Montenegro de saída. Próximo líder eleito dia 19

380
Luís Montenegro termina mandato de líder parlamentar em setembro e não pode ser reeleito. Sucessor será escolhido a 19 de julho, e não se trata de "antecipação". Deputados têm "autonomia", diz Passos.
PSD

Círculos uninominais seriam "hipermega geringonça"

Num painel dedicado à reforma do sistema político, Luís Montenegro disse ser contra a criação de círculos uninominais. Isso seria criar "uma hiper-mega-geringonça" com "deputados liminanos", disse.
PSD

Governo tem "duas caras": publicidade e realidade

102
Líder parlamentar do PSD acusa Governo de ter "duas caras", a da publicidade e a da realidade. Montenegro lembra "inúmeras iniciativas" do PSD mas admite dificuldades do partido em passar a mensagem.
PSD

Passos. "A retórica não cola com a realidade"

463
Foram três horas a visitar o hospital de Faro para concluir que a retórica do Governo não cola com a realidade no que toca a investimento no setor da saúde. Até uma senhora de cor de rosa ajudou.
Luís Montenegro

Luís Montenegro denuncia "malabarismo" do Governo

O líder parlamentar do PSD denunciou, "mais um exemplo do malabarismo do Governo" referindo-se à redução da comparticipação de determinados medicamentos aos trabalhadores do Estado.
Debate Quinzenal

Herança e cartilha. Como atacar boas notícias

148
Após duas semanas de boas notícias, o embate no Parlamento. PSD e CDS usaram o trunfo da "herança" do anterior Governo, mas esquerda argumentou que a maior reforma foi recusar o caminho da direita.
Luís Montenegro

PSD destaca autarquias "mesmo com um Governo mau"

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, destacou este domingo, na IX Academia de Jovens Autarcas, o contributo que as autarquias podem ter no crescimento do país, "mesmo com um Governo mau".
PSD

Montenegro contra primárias no PSD

164
O líder parlamentar do PSD admitiu não concordar com "essa ideia" e que nunca foi "um grande adepto das eleições primárias", reforçando o apoio a Pedro Passos Coelho.
Luís Montenegro

Montenegro quer sistema eleitoral como o da Grécia

128
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, defendeu um sistema político que aproxime mais eleitos de eleitores e apontou como exemplo um sistema eleitoral como o da Grécia.
Luís Montenegro

Luís Montenegro defende novo Governo sem eleições

1.572
Líder da bancada parlamentar do PSD propõe solução alternativa sem eleições, caso a 'geringonça' falhe. Também desafia Rui Rio a avançar e assume que ainda não têm candidato à câmara de Lisboa.
PSD

"Está em causa normal funcionamento do Parlamento"

Sociais-democratas sugerem que pode estar em causa o regular funcionamento das instituições, que é uma das condições necessárias para o Presidente aplicar a "bomba atómica" da demissão do Governo.
Luís Montenegro

Montenegro fala em "escândalo democrático" na AR

481
Líder parlamentar do PSD acredita que a maioria de esquerda e Ferro Rodrigues criaram obstáculos à comissão de inquérito à CGD e defende acesso a SMS: "Só quem tenha muito medo pode estar incomodado".
Eutanásia

Eutanásia. PSD não exclui nada, nem referendo

Luís Montenegro pede aos partidos para não acelerarem uma decisão sobre a eutanásia e garante que o PSD não exclui nenhuma possibilidade: contra, a favor ou a ideia de um referendo.
Novo Banco

PSD contra nacionalização do Novo Banco

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou o Governo de estar a desvalorizar o Novo Banco, e reiterou que o partido não defenderá a nacionalização de nenhuma entidade bancária.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)