771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Montenegro

Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Noticiário

20h Bolieiro diz não ter lições para dar à AD

José Manuel Bolieiro diz não ter lições a dar à AD, mas admite poder ser inspiração para Luís Montenegro. Ainda, as clarificações de André Ventura sobre a conversa com Marcelo.
E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
Noticiário

12h.Chega disponível para viabilizar medidas da AD

Em declarações à Rádio Observador, António Pinto Pereira repete as palavras de André Ventura e lamenta o "não é não" de Luís Montenegro. E ainda, um ataque Russo contra Odessa fez 21 mortos.
Resposta Pronta

Chega. "Eu já tinha batido a porta a Montenegro"

António Pinto Pereira critica a "atitude indecorável" de Luís Montenegro face a acordos de governação com o Chega. Diz, no entanto, que o partido está disponível a viabilizar propostas da AD.
Noticiário

10h. Novo Governo deve tomar posse em março

Luís Montenegro e António Costa já tiveram um primeiro encontro de passagem de pasta. Ainda neste jornal, André Ventura diz que o novo Governo tem de durar quatro anos.
Novo Governo

Montenegro, Penteu e o fascínio das colinas

Etimologicamente a identidade soa a algo de tranquilizador. Esperemos que politicamente também – esperemos que Montenegro perceba que há certas colinas que não vale a pena espiar.
Legislativas 2024

Montenegro assume em março e já reuniu com Costa

Só surpresa na emigração pode travar Governo de Montenegro, que já se prepara. Marcelo acelera calendário. Líder da AD e atual primeiro-ministro já tiveram primeiro encontro de passagem de pasta.
Legislativas 2024

"A AD tem 100 dias para mostrar ao que vem"

Em entrevista, José Matos Correia, presidente do Conselho Jurisdicional do PSD, defende que só boa governação impedirá crescimento do Chega e culpa "inépcia" de Costa pela força que Ventura ganhou.
Noticiário

13h. PS. Comissão Política reúne-se na 5ª feira

Pedro Nuno Santos convocou a reunião para o dia a seguir à audiência do PSD com o PR, de onde deve sair a indigitação de Montenegro como PM. Ainda, Benfica vai encontrar o Marselha na Liga Europa.
E o vencedor é...

Montenegro diz "não" e a IL borra a pintura

Montenegro não quer a IL, mas Rui Rocha parece querer "manchar" o trabalho destas eleições e forçar uma entrada no Governo. Ainda os apelos da JS para o "combate de trincheiras" dos próximos meses.
Luís Montenegro

Os quatro erros de Montenegro

Em vez de reforçarem o partido como principal alternativa ao PS, os dirigentes do PSD escolheram a timidez e a inconsistência.
Legislativas 2024

Montenegro deve abdicar de Orçamento Retificativo 

Contra planos iniciais, governo da AD deve mesmo abdicar de retificativo. No PSD, acredita-se que há folga para acautelar despesa. Equipa de Montenegro acredita que sobrevive pelo menos dois anos.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
Legislativas 2024

"Bruno quê? Fialho? Não sei, nunca ouvi falar"

ADN disparou em relação às últimas eleições e São João da Pesqueira teve um dos resultados mais expressivos. Houve enganos e moradores acreditam que crescimento do partido não se traduz em convicção.
E o vencedor é...

AD "encurralada" com exigências de Ventura

Ventura quer "meter o nariz" na escolha de ministros da AD, criar instabilidade e pensar já no ciclo seguinte. Ainda a nota positiva para a CTI do novo aeroporto: "É raro quando as coisas correm bem".
Legislativas 2024

Um milhão de votos e ainda não perceberam

Em 2024, ainda há gente no PS (e à esquerda) que acha que chamar nomes aos eleitores do Chega e maldizer o país resolve alguma coisa. Além de ser uma reação infanto-juvenil, é absolutamente inútil.
Legislativas 2024

Montenegro aposta em raide para se pôr no centro

AD acredita que agenda de forte preocupação social (professores, polícias, Saúde) vai agarrar Pedro Nuno e Ventura. Em teoria, luz verde ao próximo OE permite aguentar governo até ao fim de 2026.
Resposta Pronta

PSP e GNR. Protestar agora seria "inconsequente"

Porta-voz da plataforma que junta sindicatos da PSP e GNR, garante que vão respeitar os tempos da democracia. Bruno Pereira diz que não tem razões para não acreditar na palavra de Montenegro.
Comentário

"Este é o regresso do tempo do Presidente"

O editor da secção de Política do Observador sublinha a importância do papel de Marcelo Rebelo de Sousa no pós-legislativas. Diz, também, que "é tempo de Luís Montenegro mostrar o que vale".
Eleições

Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD

Depois de ter felicitado Montenegro por telefone, o líder do PP também deu os parabéns, nas redes sociais, aos portugueses por terem escolhido o "único projeto credível para a mudança em Portugal".
Eleições

Imprensa europeia destaca extrema-direita

“As direitas impõem-se em Portugal", lê-se no El Pais. "Os eleitores portugueses castigaram os socialistas", sendo o resultado a "viragem à direita", conclui o Politico.
O Bom, o Mau e o Vilão

Montenegro ou Ventura: um vai contra a parede

Montenegro e Ventura (que saem com uma vitória), António Costa (que sai com uma derrota) e a CNE (que pensa que pode silenciar jornalistas por capricho) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Três Toques

O futebol e a política não andam de mãos dadas

Na política quem ganhou foi o Benfica, até porque Ventura teve mais razões para festejar do que Montenegro ou Pedro Nuno. Ainda o golpe de marketing certeiro do Paços de Ferreira à boleia do ADN.
Legislativas 2024

Governo de combate, pensado para mini-ciclo

Montenegro teve noite agridoce: venceu e vai governar, algo que não acontecia desde 2011. Mas resultado curto e ascensão do Chega indiciam aparente bloqueio. Próxima etapa: combater e dramatizar.
Reportagem Observador

"Exijo sentido de responsabilidade aos partidos"

No discurso de vitória, Luís Montenegro destaca a vitória da AD e a queda do PS. A Marcelo, Montenegro mostra-se disponivel para formar governo e espera "que PS e Chega não formem coligação negativa".
Atualidade

"Os portugueses quiseram mudar de políticas"

O líder dos sociais-democratas, Luís Montenegro, diz que os "portugueses quiseram mudar de governo" e "querem mudar de políticas".
Emissão Especial

Montenegro: “É minha expectativa formar governo”

Luís Montenegro destaca que a vitória da Aliança Democrática é “incontornável”. O líder do PSD sublinha que ““a AD ganhou as eleições e o PS perdeu”. 
Legislativas 2024

"Domingo vai ter reflexos nas próximas décadas"

Montenegro despediu-se da campanha eleitoral dramatizando o apelo ao voto. Moedas, convidado de honra, dizendo que este era o "momento de toda uma geração" e que estava em causa "futuro da democracia"
Legislativas 2024

Cavaco e Ferreira Leite fazem apelo ao voto na AD

Cavaco Silva falou em "dever cívico" para apoiar AD. Manuela Ferreira Leite referiu-se à Covid-19 e à inflação como benesses dadas ao PS. Montenegro prometeu não invadir Administração Pública.
Reportagem Observador

Cavaco Silva. "Voltei porque confio em Montenegro"

Aníbal Cavaco Silva recorda que não participava numa campanha eleitoral "há 21 anos" e explica que se junta à lista de apoiantes da AD porque confia na capacidade de Montenegro para governar.
Noticiário

14h. Cavaco Silva e Costa participam nas campanhas

O antigo Presidente e o atual PM falaram praticamente à mesma hora, nestes últimos momentos de campanha. Ainda, agricultores algarvios apelam ao próximo Governo que tome medidas contra a seca.
Noticiário

13h. Professores. PS promete chegar a acordo

E afirma ter condições para negociar um pacto para a justiça com o PSD. Ainda, Montenegro apresenta queixa depois de a sede do PSD ter sido vandalizada por elementos da greve climática estudantil.
Emissão Especial

Luís Montenegro: “Estou francamente otimista”

A caminho de um prato de bacalhau, em casa, o líder do PSD conversou com o jornalista Miguel Santos Carrapatoso a 6 de março. Montenegro não esconde a confiança de que vai ter um bom resultado. 
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O voto útil vai dominar os últimos apelos ao voto?

PS e AD apelam ao voto útil com uma ideia simples: "Se queremos derrotar o principal adversário, o melhor é concentrar os votos em nós". Mas onde ficam os partidos mais pequenos no meio disto tudo?
Noticiário

1h. Luís Montenegro pede confiança aos portugueses

O líder da Aliança Democrática apontou aos indecisos para pedir que confiem nas soluções da AD. E ainda, Rui Rocha acredita que as legislativas vão trazer uma mudança de ciclo político.
Reportagem Observador

Sem chuva, AD consegue “onda de mudança” no Porto

Na tradicional arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto, Montenegro foi levantado em obros antes de discursar para pedir "mudança". O líder da AD diz que "confia" no juízo dos portugueses.
Legislativas 2024

Cavaco Silva e Ferreira Leite na campanha da AD

Ex-Presidente da República Cavaco Silva, antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite e ex-ministra da Saúde Leonor Beleza juntar-se-ão à campanha da AD esta sexta-feira.
Legislativas 2024

Montenegro diz ao PPE antever "mudança política"

Presidente do PSD diz à sua família política europeia que se sente um "vento de mudança" em Portugal. Ataca ainda "opções socialistas" que estão de "braço dado" a partidos "anti-europeus e anti-NATO".
Noticiário

7h. A campanha de Pedro Nuno e Luís Montenegro

Os líderes apresentam diferenças na pontualidade, no contacto com as pessoas e até na forma de cuidar a voz. Ainda neste jornal, a arruada noturna da Iniciativa Liberal em Braga.
Legislativas 2024

Estivemos nos bastidores das campanhas de PS e PSD

Milhares de quilómetros, pequenas mazelas físicas, marketeiros atarefados e um risco calculado para evitar erros fatais. Os bastidores das campanhas que querem acabar em São Bento
Noticiário

1h. AD. Igualdade de oportunidades para mulheres

Luís Montenegro apresenta dados para dizer que a igualdade entre homens e mulheres não foi alcançada e que há muito para fazer nesta área.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos