Jornalismo

Jornalismo

Luísa Meireles é a nova diretora da agência Lusa

121
A redatora principal do jornal Expresso vai assumir o cargo da direção da agência Lusa, antes ocupado por Pedro Camacho. Vítor Costa também foi integrado na direção editorial.
Presidente Trump

Trump diz que novo livro de Woodward é uma fraude

Donald Trump classificou como uma fraude o livro do jornalista de investigação Bob Woodward sobre a sua presidência e acusou o autor de inventar as citações que surgem no texto.
Estados Unidos da América

New Yorker desconvida Bannon para festival

Poucas horas depois de ter sido confirmado como convidado, o ex-conselheiro de Trump viu o convite ser retirado e chamou cobarde ao editor da New Yorker, que iria ser o entrevistador.
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Myanmar

Organização pede libertação de jornalistas 

A Repórteres Sem Fronteiras qualificou de "iníqua" a condenação em Myanmar a sete anos de prisão de dois jornalistas da Reuters e exortou a dirigente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a libertá-los.
Myanmar

Myanmar condena jornalistas da Reuters a prisão

Um tribunal de Myanmar condenou a sete anos de prisão os dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Jornalismo

UE. Jornalistas pedem "direitos conexos"

Mais de cem jornalistas de 27 países da UE apelaram aos deputados europeus para instaurarem os "direitos conexos", que forçariam os gigantes da Internet a contribuir para o financiamento da imprensa.
Jornalismo

Myanmar. Tribunal adia veredito de jornalistas 

Um tribunal de Myanmar adiou o veredito no caso dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Brasil

Morreu Otavio Frias Filho, diretor da 'Folha'

"Moderador de tensões", Otavio Frias Filho foi um reformista do jornalismo. Sob a sua liderança, durante 34 anos, a Folha tornou-se no jornal mais lido do Brasil. Morreu esta terça-feira com 61 anos.
Rússia

Wagner. Os mercenários de Vladimir Putin

Da Ucrânia à Síria, o grupo de mercenários Wagner esteve sempre presente em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam esta relação.
Bangladesh

Bangladesh. Jornalista detido por criticar Governo

A polícia do Bangladesh anunciou a detenção de um conhecido fotojornalista por "declarações provocatórias" numa entrevista em que acusou o Governo de usar "força bruta" para reprimir protestos.
Segurança

Carcavelos. A história do arrastão que não existiu /premium

1.144
Recentes desacatos em Carcavelos lembraram os conflitos de 2005, quando uma pequena rixa foi noticiada como um "arrastão" organizado. Como jornalistas, polícia e políticos alimentaram "fake news".
República Centro Africana

Jornalistas russos assassinados na RC Africana

141
Três jornalistas russos foram assassinados na República Centro-Africana no início da semana. Estavam a gravar um documentário sobre uma empresa militar privada da Rússia.
Estados Unidos da América

Jornalista do Watergate publica livro sobre Trump

Bob Woodward, um dos jornalistas que revelaram o escândalo Watergate, que forçou Presidente Richard Nixon a demitir-se em 1974, vai lançar um livro com "revelações" sobre Donald Trump.
Jornalismo

Direção de informação da RTP com três caras novas

João Fernando Ramos, Rosário Lira e Alexandre Leandro foram confirmados como membros do órgão máximo de gestão editorial da RTP. Direção de Informação passa de 8 para 7 membros.
Redes Sociais

WhatsApp dá 42 mil a quem responder a esta questão

O fenómeno das fake news é um dos grandes problemas dos últimos anos e o WhatsApp quer ajudar a resolvê-lo. Agora, pediu sugestões a qualquer pessoa. E dá um prémio.
Jornalismo

Observador ganha duas menções honrosas em prémio

286
Os prémios "Jornalismo em Oncologia", promovidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro, têm como objetivo premiar os melhores trabalhos em jornalismo escrito e audiovisual sobre o cancro.
Jornal Público

Ana Sá Lopes volta ao Público

318
O novo diretor do Público, Manuel Carvalho, já formou a equipa que o acompanhará na direção do jornal: terá ao seu lado Ana Sá Lopes, Amílcar Correia, David Pontes e Tiago Luz Pedro.
Jornalismo

Birmânia. Jornalistas da Reuters vão a julgamento

A justiça birmanesa decidiu avançar com o julgamento dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de violação de "segredos de Estado", no âmbito de uma investigação sobre a minoria rohingya.
Angola

Juízes entendem que jornalistas cumpriram regras

O tribunal de Luanda entende que os dois jornalistas angolanos acusados por injúrias pelo ex-Procurador-geral da República, observaram todas as regras jornalísticas na elaboração da notícia.
Jornalismo

Início de 2018 foi "negro" para os media

Nos seis primeiros meses deste ano, México (5) e Iémen (5) encontram-se na lista dos países mais perigosos para os jornalistas, segundo o barómetro de violação da liberdade de imprensa.
Moçambique

Jornalista agredido em Maputo terá alta em Julho

Ericino de Salema foi raptado e agredido em Maputo, Moçambique, e ficou com ferimentos nas pernas. A polícia moçambicana ainda não anunciou nenhuma detenção relacionada com o caso.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
Observador

Últimas horas para beneficiar de 50% de desconto

Está quase a terminar a promoção de lançamento do programa de assinaturas Observador/premium. Tem já poucas horas para poder beneficar de um desconto de 50% na assinatura anual.
Jornalismo

Das "fake news" aos "fake comments" /premium

266
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções.
Entrevista

Fernando Correia: "Enviei o meu livro ao Fidel" /premium

191
É hoje a "voz" de Bruno de Carvalho e tem o objectivo de "preservar" o presidente do Sporting. Mas Fernando Correia, 82 anos, jornalista, é mais que isso. E conta tudo em entrevista de vida.
Jornalismo

Donos de jornais de 59 países reunidos no Estoril 

World News Media Congress, o congresso mundial de jornalismo, vai decorrer, pela primeira vez, em Portugal, no centro de congressos do Estoril, entre quarta-feira e sexta-feira.
Assassinato

Como foi simulada a morte de Arkady Babchenko

193
As críticas à política do Kremlin valeram-lhe uma sentença de morte. Com a ajuda dos serviços secretos ucranianos, Babchenko simulou o seu assassinato e fintou os planos para acabar com a sua vida.
União Europeia

Morte de jornalista russo foi "crime cobarde"

A UE qualificou a morte do jornalista dissidente russo Arkadi Babchenko, reconhecido crítico do Kremlin, como um "crime cobarde", pedindo uma "investigação rápida e transparente" sobre o caso.
Rússia

Jornalista crítico de Putin assassinado em Kiev

134
Um jornalista russo, muito crítico do Presidente russo, Vladimir Putin, foi assassinado esta quarta-feira, com tiros nas costas, na capital ucraniana, o que a polícia do país atribuiu à sua profissão.
México

Jornalista mexicano assassinado no norte do país

O jornalista mexicano Héctor González, correspondente do diário Excélsior e de media locais, foi assassinado no Estado de Tamaulipas (nordeste), informou esta quarta-feira o diário.
Jornalismo

Rafael Marques ganha prémio Liberdade de Imprensa

245
Alvo de acusações de injúria no seu país, o jornalista angolano é o 70.º Herói Mundial da Liberdade de Imprensa, prémio entregue pelo IPI. Enfrentou "repressão sistemática", aponta o instituto.
Angola

Angola. Ex-PGR reafirma acusação contra jornalista

O ex-Procurador-Geral da República de Angola reafirmou em tribunal que uma notícia de novembro de 2016 do jornalista Rafael Marques põe em causa o seu bom nome.
Observador

Nova revista do Observador já nas bancas

No mês em que o Observador celebra o seu quarto aniversário, as melhores reportagens, entrevistas e artigos do último ano são reunidas numa revista especial para ler e guardar.
Pré-Publicação

Pedro Rolo Duarte: "O que é realmente importante" /premium

1.764
Quando soube que estava doente, Pedro Rolo Duarte começou a escrever um livro de memórias. "Não Respire" chegou este mês às livrarias. Leia aqui alguns dos excertos mais significativos.
Obituário

Morreu o jornalista Tom Wolfe

147
Tom Wolfe estava internado num hospital em Manhattan, em Nova Iorque, devido a uma "infeção". O escritor, um dos grandes precursores do chamado "New Journalism", tinha 87 anos.
Rússia

Jornalista que denunciou doping com visto recusado

O jornalista alemão Hajo Seppelt, autor das revelações sobre o escândalo de "doping" na Rússia, viu recusado o acesso ao país por ocasião do Mundial de futebol.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

"Uma Imagem Solidária" junta fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das suas fotografias revertem para a Acreditar. Donativos serão entregues no dia da criança.
Biografia

Editora lança autobiografia póstuma de Rolo Duarte

615
Autobiografia que Pedro Rolo Duarte concluiu pouco antes de morrer, em novembro de 2017, é lançada em maio pela editora Manuscrito. Segundo o filho, "Não Respire" é uma celebração da vida.
Jornalismo

Salário de um terço dos jornalistas é "indigno"

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, traçou esta quinta-feira um retrato negativo do setor. Falou em precariedade, "esvaziamento" das redações e espírito crítico "adormecido".
Moçambique

Moçambique celebra Dia da Liberdade de Imprensa

Presidente de Moçambique defendeu que os jornalistas devem procurar um equilíbrio entre interesse público e direito à privacidade e abster-se de contrariar direitos e liberdades constitucionais.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
Observador

O novo Observador Premium: mensagem dos Fundadores

326
É já a 2 de Maio que lançamos o programa de assinaturas Observador Premium. Trata-se de mais um passo no desenvolvimento deste projecto, como explicam os fundadores nesta mensagem a todos os leitores.
Sindicato dos Jornalistas

Divulgação de vídeos de Sócrates é "legítima"

317
Embora considere que "haja aspetos que possam suscitar dúvidas", São José Almeida diz que as reportagens divulgaram aspetos do processo de "relevante interesse público", declarando-as "legítimas".
TSF

Jornalista da TSF recebe prémio internacional

321
Reportagem "A Alma dos Capela" venceu o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha. foi transmitida em janeiro de 2017 e descreve a vida de uma família portuguesa fabricante de violinos.
Empreendedorismo

É Apenas Fumaça ganha fundo de 80 mil euros

101
A bolsa de apoio, concedida ao projeto pela Open Society Foundation, vai ser investida na contratação profissional de parte da equipa e na aposta em novos formatos.
Jornalismo

Reportagens sobre Weinstein ganham Prémio Pulitzer

Reportagens do jornal The New York Times e da revista The New Yorker ganharam o prémio na categoria 'Public Service'. Cobertura da ingerência russa nas eleições americanas venceu noutra categoria.
Angola

Tribunal de Luanda adia julgamento de jornalista

Rafael Marques é acusado por João Maria de Sousa de crimes de injúria e ultraje ao órgão de soberania. Tribunal adiou a segunda sessão de julgamento devido a ausência do ofendido.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Jornalismo

Mariana van Zeller, do 11 de setembro à Amazónia

418
Mariana van Zeller é correspondente da National Geographic. Nasceu em Lisboa, vive nos EUA e trabalhou em mais de 50 países. Histórias que contou ao Observador - sem esquecer imigração, droga e Trump.
Equador

Presidente ameaça sequestradores de jornalistas

Presidente do Equador disse que os sequestradores de grupo de jornalistas têm 12 horas para enviar "provas de vida". Se não o fizerem, Lenín Moreno, promete agir "sem contemplações".
Liga dos Campeões

O que dizem os jornais sobre o Real-Juventus?

181
Os jornais reagiram de forma diferente ao penálti marcado a favor do Real Madrid. Em Itália fala-se em "roubo" e em França da "estrelinha da sorte". Por cá, o destaque é Ronaldo.
Moçambique

Moçambique. Jornalismo, "farol" do desenvolvimento

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, defendeu esta quarta-feira que o jornalismo deve servir de farol para o desenvolvimento do país, numa mensagem alusiva ao Dia do Jornalista Moçambicano.
Jornalismo

'Media' podem vir a ter "rótulo" de fiabilidade

A organização Repórteres Sem Fronteiras lançou um sistema internacional para lutar contra as notícias falsas, que visa certificar os 'media' que respeitam os critérios de integridade e de deontologia.
Coimbra

Prémio Estação Imagem começa dia 17 de abril

O programa do Prémio Estação Imagem, que vai decorrer em Coimbra, vai ter exposições de vários fotojornalistas internacionais. Entrega dos prémios é dia 21 de abril no Convento São Francisco
Jornalismo

Jornalistas denunciam "hostilidade" no futebol 

O Sindicato dos Jornalistas denunciou esta segunda-feira o "crescente ambiente de hostilidade" contra jornalistas que cobrem eventos desportivos, nomeadamente futebol, após queixas de vários órgãos.
Guiné-Bissau

ONU. Jornalistas "cruciais" na eleições na Guiné

O representante especial adjunto do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, David McLachlan-Karr, afirmou esta terça-feira que o papel dos jornalistas será crucial no próximo ciclo eleitoral do país.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

213
"Uma imagem solidária" vai juntar fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das fotografias vão reverter para a Acreditar para continuar a ajudar crianças com cancro.
Media

Administração da Lusa aprovada "por unanimidade"

A administração da Lusa, liderada por Nicolau Santos, foi aprovada por unanimidade. Dos oito pontos agendados para a reunião deste dia, só um, referente ao orçamento de 2018, foi adiado.
Jornalismo

Ferreira Fernandes vai ser diretor editorial do DN

Depois de Marques Mendes ter afirmado que Ferreira Fernandes ia ser diretor do DN, a Global Media confirmou aos funcionários que será o diretor editorial. Catarina Carvalho será diretora executiva.
Angola

Angola. Adiado julgamento de Rafael Marques

O julgamento do jornalista angolano Rafael Marques, acusado dos "crimes de injúrias e ultraje a órgão de soberania", foi reagendado para o dia 19 deste mês, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
Dinamarca

Peter Madsen nega ter matado Kim Wall

No julgamento, que começou esta quinta-feira, o inventor dinamarquês Peter Madsen negou ter matado a jornalista sueca Kim Wall a bordo do seu submarino em agosto do ano passado.
Música

NME vai deixar de ter edição em papel

A publicação que já conta com 66 anos de história vai deixar de ser entregue gratuitamente. A direcção afirmou que vai passar a apostar forte no online.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)