270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jornalismo

Coronavírus

Brasil. Leitores "arrepiados" com capa da Folha

Com uma capa especial quase totalmente em branco, jornal escreveu: "Se uma capa vazia causa incómodo, imagine a dor que causa o vazio nas famílias dos 500 mil brasileiros que perderam a vida".
Hong Kong

Detidos responsáveis de jornal de Hong Kong

Os cinco responsáveis, incluindo quatro homens e uma mulher, foram detidos por conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional.
Aviação

Voo desviado. OACI pede informação a vários países

Os pedidos de informação foram dirigidos à Grécia, Irlanda, Lituânia e Suíça. Bielorrússia e Polónia já teriam fornecido pormenores preliminares. O Conselho da OACI tinha decidido investigar o caso.
Estados Unidos da América

Tensão entre repórteres dos EUA e Rússia 

Os repórteres que acompanham as atividades de Joe Biden explicaram que a tensão começou numa entrada lateral, quando os norte-americanos e russos se apressaram para entrar na mansão.
Jornalismo

Nova lei permite acesso a mais publicidade

O diretor de um jornal digital das comunidades disse que a alteração à lei que alteração da lei permitirá, por exemplo, acesso à publicidade ao Turismo de Portugal.
Bielorrússia

Autoridades bielorrussas exibem Protasevich

Foi esta segunda-feira exibido pelas autoridades bielorrussas o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação".
Fotojornalismo

Fotojornalista do Observador premiado em Coimbra

João Porfírio foi um dos vencedores na categoria Notícias do prémio Estação Imagem 2021 Coimbra, com a cobertura de manifestações contra o racismo nos Estados Unidos.
Rússia

Rússia vai fornecer satélite sofisticado ao Irão

O satélite Kanopus-V, com uma câmara de alta resolução, permitirá ao Irão vigiar as instalações dos seus adversários em todo o Médio Oriente, explica o jornal, citando responsáveis em cargos nos EUA.
Jornalismo

Chefes de Redação da Lusa pediram demissão 

Os chefes de redação da Lusa pediram demissão por "sentirem que deixou de fazer sentido a sua continuação", depois da saída de duas pessoas da Direção com quem havia um estreito trabalho de equipa.
Jair Bolsonaro

The Economist acusada de ser contra Bolsonaro

Para o governo do Brasil, a revista britânica "enterra a ética jornalística" e "extrapola todos os limites do debate público". A mais recente edição defende a urgência de derrotar Jair Bolsonaro.
Casa Branca

EUA. Registos de jornalistas deixam de ser usados

Joe Biden tinha declarado que esta prática era "simplesmente errada" e que a sua administração iria abandonar esta política. Era prática comum para identificar as responsáveis por fugas de informação.
União Europeia

UE gastou quase 50 milhões contra "fake news"

A União Europeia mobilizou perto de 50 milhões de euros para o combate à desinformação entre 2015 e 2020, em contratação de pessoal, a realização de estudos de impacto e o reforço da investigação.
Jornalismo

Lusa com novos diretores-adjuntos

Os jornalistas Nuno Simas e Maria de Deus Rodrigues são os novos diretores-adjuntos da Lusa - equipa é liderada por Luísa Meireles - anunciou esta terça-feira a direção de informação da agência.
SIC

Impresa processa Nascer do Sol  

1083
Na página online do jornal Nascer do Sol foi avançada a notícia da alegada "falência técnica" e dívidas de milhões da Impresa. Grupo de Balsemão anunciou que iria processar o jornal.
China

Magnata condenado a mais 14 meses de prisão

O fundador do jornal Apple Daily já tinha sido condenado em 16 de abril a 14 meses de prisão, pelo envolvimento em mais duas manifestações em 2019. Ao todo, deverá cumprir 20 meses de prisão.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
CNN

Trump acedeu a emails e dados de jornalista da CNN

Registos de telefonemas, e-mails pessoais e de trabalho de uma correspondente da CNN no Pentágono, são alguns dos dados a que a administração de Trump terá acedido.
Livros

Gloria Steinem vence Prémio Princesa das Astúrias

A jornalista e escritora norte-americana Gloria Steinem foi distinguida em Oviedo, Espanha, com o Prémio Princesa das Astúrias para a Comunicação e Humanidades 2021.
Morte

Morreu Emanuel Correia, jornalista da Lusa

130
A Direção de Informação manifestou o seu profundo pesar e destacou "a bondade e o companheirismo" do jornalista, sublinhando que os 29 anos dedicados à agência se confundem com a história da empresa.
BBC

BBC. Jornalista da polémica entrevista a Diana sai

A saída de Martin Bashir dá-se antes de ser tornado público o resultado da investigação que avalia se houve ou não coação à princesa para dar a entrevista.
Presidente da República

PR condena "lamentável notícia" da Lusa

484
A Direção de Informação da Lusa disse que "lamenta profundamente" notícia em que a deputada do PS Romualda Fernandes foi identificada "de modo inaceitável". Ferro Rodrigues expressou "repúdio".
Açores

Há um novo serviço de apoio aos jornalistas

A reação do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, surge após o PS/Açores ter questionado que funções e meios terá o Centro de Multimeios criado pelo Governo Regional.
PS

Romualda Fernandes: PS repudia notícia da Lusa 

312
Editor de Política apresentou a demissão do cargo por ter sido ele a editar a notícia. O jornalista que assina vai ser alvo de um processo de averiguações. PS e Comissão de Trabalhadores repudiam.
João Galamba

CDS quer Galamba a explicar "ódio ao jornalismo"

O CDS desafiou João Galamba "a sair de onde está escondido" e explicar o seu ódio ao jornalismo. Para o partido, o secretário de Estado é "um cowboy do teclado, que destila ódio contra tudo e todos".
Liberdade de Expressão

PE quer leis para proteger jornalistas e ativistas

"A Europa tem de estar ao lado daqueles que procuram a verdade, e os nossos valores devem ser protegidos pelas nossas leis", disse a eurodeputada Roberta Metsola.
Inteligência Artificial

Inteligência artificial deve "servir" o jornalismo

"As tecnologias devem servir as pessoas e não o contrário", disse vice-presidente da Comissão Europeia apontando que é isso que deve ser feito com a Inteligência Artificial e o jornalismo.
Governo

João Galamba e o ódio ao jornalismo /premium

673
Galamba é um discípulo de Sócrates no discurso de ódio e na tática de descredibilizar a informação. Pior do que isso: ignora, como qualquer populista, que atacar o jornalismo, é censurar a democracia.
João Galamba

Galamba diz que 'Sexta às 9' é "estrume" e apaga /premium

9615
"Estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada 'um programa de informação', escreveu Galamba no Twitter. Depois apagou. RTP repudia e Marques Mendes diz que se deve retratar.
Justiça

Acusados jornalistas e coordenador da PJ vigiados

Carlos Rodrigues Lima, da Sábado, foi acusado de três crimes de violação do segredo de justiça e Henrique Machado, da TVI, foi acusado de um. O coordenador da PJ terá de responder por três.
União Europeia

Fundo financia ensino do jornalismo com 1 milhão

A política de coesão desenvolvida pela União Europeia procura aumentar o número de jornalistas especializados em assuntos da UE e contribuir para a cobertura informada das políticas europeias.
Política

Um problema que Pacheco Pereira tem com ele mesmo /premium

195
Sete anos de silêncio é muito tempo e por isso abro hoje uma excepção. O que basta, basta. Há limites para tanto delírio, tanta teoria da conspiração, tanto umbiguismo. Até porque há muito mais mundo.
Estados Unidos da América

"Trump falhou completamente em proteger o povo" /premium

Bob Woodward diz que legado de Trump é "uma catástrofe e uma tragédia" que deixou o "país dividido". Acredita que é preciso tirar lições dos últimos quatro anos e defende a importância do jornalismo.
Tecnologia

UE. Inteligência artificial e jornalismo em debate

A conferência tem como objetivo obter um melhor entendimento e uma sensibilização alargada sobre a adoção e o impacto da inteligência artificial na produção, distribuição e consumo de notícias.
Jornalismo

Fake News. Consórcio ibérico obtém financiamento

O objetivo do consórcio é reunir conhecimentos sobre desinformação "online" e intercâmbio de resultados de investigação científica, bem como monitorizar as políticas das plataformas "online".
Justiça

Selminho. MP pede que Rui Moreira vá a julgamento

O Ministério Publico pediu que Rui Moreia vá a julgamento no processo Selminho, reiterando que o autarca agiu em seu benefício e da família.
Jornalismo

Liberdade de imprensa: ameaças aumentam 40%

As ameaças à liberdade de informação aumentaram 40% em 2020, nos 47 países do Conselho da Europa, com 201 casos graves, de acordo com um relatório agora revelado.
Burkina Faso

Jornalistas espanhóis assassinados no Burkina Faso

531
David Beriain e Roberto Fraile, dois jornalistas espanhóis que estavam desaparecidos desde segunda-feira, foram assassinados no Burkina Faso.
Guiné-Bissau

Jornalista guineense espancado ouvido no MP

O jornalista afirmou que foi "brutal e selvaticamente agredido por Iaia Camará numa manifesta demonstração de força bruta", enquanto fazia uma reportagem.
Ciência

Desinformação. É urgente sensibilizar para truques

Investigadores têm estudado formas de proteger as pessoas de informações falsas e uma das ideias é a lógica da vacina, em que no confronto com doses de desinformação o cidadão ganha resistência.
Conferências

Bob Woodward orador na conferência digital da APED

O jornalista, distinguido com dois prémios Pulitzer e editor associado do The Washington Post, fará uma intervenção sobre liderança em tempos de profundas alterações políticas e sociais.
Sindicato dos Jornalistas

Global Media preocupa Sindicato dos Jonalistas

O Sindicato dos Jornalistas salienta o impacto que a decisão da Global Media Group vai ter na vida pessoal dos trabalhadores, "aos quais se vai pedir maior esforço pelo mesmo ou menor salário".
Liberdade de Imprensa

Portugal é 9º país com mais liberdade de imprensa

O índice mostra que houve uma "deterioração" da liberdade de imprensa desde que a pandemia atingiu o planeta e que os países a utilizaram "para bloquear o acesso de jornalistas à informação".
Sindicato dos Jornalistas

Sindicato critica "total ausência de medidas"

O Sindicato dos Jornalistas considera que o Plano de Recuperação e Resiliência não tem em consideração o setor e já enviou propostas, que “espera ver acrescentadas ao plano inicial”.
Angola

Governo de Angola suspende TV Record

A empresa tem como diretor-executivo um cidadão não nacional e os quadros estrangeiros não se encontram acreditados nem credenciados no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.
Resposta Pronta

Novo. "Lançar um jornal agora é revolucionário"

130
O "Novo" é um novo semanário. Octávio Lousada Oliveira, diretor do jornal, garante: "As nossas capas vão incomodar". "Lançar o projeto agora é a prova de que somos irreverentes", remata.  
Turquia

Tribunal turco ordena libertação de jornalista 

O jornalista e escritor Ahmet Altan foi detido pela ligação com a tentativa de golpe de 2016, justificação que tem sido fortemente criticada. O Tribunal de Cassação ordenou a sua libertação.
ERC

Notícias tendenciosas sobre Covid-19 sem denúncias

O presidente do regulador dos media diz que a ERC não recebeu "até agora" qualquer queixa relativa à existência de anúncios à procura de jornalistas para escreverem notícias tendenciosas sobre a Covid
Despedimentos

Sindicato dos Jornalistas pede reunião com Cofina

"O Sindicato manifesta solidariedade com os trabalhadores, estando já a prestar apoio jurídico aos associados", comunicou recordando que há apenas 4 anos o grupo fez um despedimento de 65 pessoas.
Empresas

Lusa mantém administração até nova eleição

Não vai haver alterações no Conselho de Administração da Lusa até à eleição dos novos órgãos sociais e à aprovação do plano de atividades, afirma o presidente cessante Nicolau Santos.
RTP

RTP quer "explorar sinergias" com Lusa

Alguns dos objetivos da nova administração são "explorar sinergias" com a Lusa, combater as fake news, investir na tecnologia e no rigor da informação, reforçar a rádio e apostar também nos jovens.
Macau

Macau. Jornalistas pedem ação ao Parlamento 

Jornalistas denunciam a existência de um "ataque à liberdade de imprensa em Macau" e exigem que o "Estado português exerça os seus deveres" no cumprimento da Declaração Conjunta Luso-Chinesa.
Coronavírus

A redacção do Observador e a epidemia

1181
A redacção do Observador tinha a obrigação moral de se manter solidamente ancorada aos princípios base do jornalismo, em vez de se convencer de que tem o papel social que se atribui ao poder.
Myanmar

Myanmar. Jornalista da Associated Press libertado 

Thein Zaw foi libertado depois de ter sido ouvido pela segunda vez em tribunal. Associated Press disse estar "profundamente aliviada" mas pede à junta militar para libertar os restantes jornalistas.
Macau

Patriotismo. Demissões portuguesas na TDM

Na sequência das diretivas da emissora pública macaense a exigir "amor a Macau" e "patriotismo" aos serviços em língua portuguesa e inglesa, cinco jornalistas portuguesas apresentaram a demissão.
Ministério Público

Jornalistas vigiados. CSMP arquiva averiguação

109
O Conselho Superior do Ministério Público arquivou o processo aberto a duas procuradoras do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa que mandaram a PSP vigiar jornalistas.
Jornalismo

Governo está "mobilizado" para importância da Lusa

A agência Noticiosa faz parte de "um jornalismo absolutamente não refém de qualquer tipo de interesses" e lembra o “papel importante de referência” que tem no combate às Fake News.
Guiné-Bissau

Ordem dos Jornalistas da Guiné acusa Presidente

Ordem queixa-se de que os "jornalistas têm sido alvo de intimidação, ameaças e discriminação por parte do Presidente da República" da Guiné-Bissau e pede respeito pelos que lutam para informar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM condena agressões a jornalistas

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau ainda não tem "informações profundas" sobre os casos de agressão a jornalistas, mas afirma que não é o governo ou as autoridades "que estão por detrás disso".
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente nega envolvimento em violência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nega qualquer envolvimento no espancamento do jornalista e bloguista e diz lamentar "o que aconteceu com Aly Silva".
Fotografia

Nuno André Ferreira nomeado para World Press Photo

314
O fotojornalista Nuno André Ferreira está nomeado para o prémio internacional de fotografia World Press Photo, com trabalho sobre incêndios em Oliveira de Frades. Veja outros nomeados na fotogaleria.
Coronavírus

Estudo aponta comunicação ziguezagueante de Costa 

Marcelo esteve discreto devido à campanha pré-eleitoral e o espaço deixado foi aproveitado pelo executivo de Costa, que centrou a comunicação na gestão da pandemia durante os períodos de maior crise.
Sequestro

Jornalista e bloguer guineense sequestrado

151
A Liga Guineense dos Direitos Humanos informou que está a acompanhar as informações que indicam que o jornalista Aly Silva foi sequestrado, espancando e abandonado em Bissau.
Jornalismo

Sindicato exige auditorias salariais nos media

"O Sindicato dos Jornalistas apoia a campanha #PayMeEqual" da Federação Internacional de Jornalistas que exige auditorias salariais e o combate à desigualdade de género nos media.
Observador

Editor de fotografia do Observador premiado

A fotografia o "Primeiro Abraço”, da autoria de João Porfírio, editor de Fotografia do Observador, ficou em segundo lugar na terceira edição do concurso de fotografia Somos – Imagens da Lusofonia.
Partido Chega

Chega. Comissão de Jornalistas é "manietada" 

2252
Chega condena a "negação do apedrejamento ocorrido em Setúbal" e acusam a CCPJ de "atingir o Chega e o seu líder" após a divulgação de um relatório por parte da Comissão de Jornalistas.
Presidenciais 2021

CCPJ queixa-se da candidatura de Ventura

689
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista decidiu enviar aos órgãos de soberania um documento onde condena a campanha presidencial de André Ventura, considerando-a uma ameaça à liberdade.
Jornalismo

Alerta para a situação de jornalistas mulheres 

A "One Free Press Coalition" compilou uma lista de mulheres jornalistas detidas ou sob ameaça em vários países: na Síria, Egipto, Bielorrússia, México, Vietname, Filipinas, Turquia, Índia e China.
Facebook

Facebook vai investir mil milhões em jornais /premium

Com o título "a verdadeira história do que aconteceu com as notícias do Facebook na Austrália", a rede social defende-se: "Há um mal-entendido" e promete mil milhões de dólares para jornais.
Comunicação Social

Jornalismo precisa-se /premium

148
É preciso que os meios de comunicação social façam um trabalho muito mais sério do que aquele que está a ser feito. O jornalismo não existe para bons títulos e muitos cliques.
Venezuela

Emmy para reportagem sobre corrupção na Venezuela

"O Ouro de Sangue de Maduro" contou com dois jornalistas portugueses e denunciou o esquema de Maduro de troca de ouro por divisas. O recurso é extraído em violação dos direitos humanos e ambientais.
ERC

ERC recomenda ao CM adoção de mecanismos internos

Entidade Reguladora para a Comunicação Social recomenda ao Correio da Manhã a "adoção de mecanismos internos de controlo do trabalho jornalístico", na sequência de queixa da Pluris, de Mário Ferreira.
ERC

ERC "não tem grande margem de manobra"

Vice-presidente do regulador dos média considera grave a compra da participação da Lusa pelo grupo Bel. Mário Mesquita diz, no entanto, que a ERC não tem grande margem de manobra" na matéria.
Greve

Greve de 24 horas no canal Euronews 

Os jornalistas da Euronews iniciaram uma greve inédita, a primeira intersindical, contra os despedimentos do canal televisivo europeu. Sindicatos denunciam falta de cooperação e sobrecarga horária.
Jornalismo

Portuguesa estreia programa no National Geographic

Programa "Na Rota do Tráfico com Mariana van Zeller" terá oito episódios e debruçar-se-á sobre o tráfico de armas, de sexo, de drogas e de ideologias em várias partes do mundo.
Comunicação Social

Compra de publicidade institucional concluída

Nuno Artur Silva afirmou que o processo de compra antecipada de publicidade institucional pelo Estado, com o objetivo de ajudar o setor dos media durante a pandemia, "foi concluído".
Zimbabué

Vídeo de jornalista do Zimbabué torna-se viral 

Jornalista foi detido numa prisão para assassinos e enfrenta uma pena de 20 anos por falar contra o Governo mas fazendo jus ao humor ensaiou uma canção contra o regime que se tornou viral no Twitter.
Moçambique

Maputo. Ordem de expulsão de jornalista é "ilegal"

Defesa do jornalista Tom Bowker, expulso de Moçambique por reportar o conflito de Cabo Delgado, argumenta que as autoridades não deram hipótese de defesa perante uma "ação arbitrária" e ilegal.
Crónica

Já não se pode confiar no povo /premium

1218
Sousa Tavares alerta para riscos dos emigrantes que “votam muito mais à direita”. Francisco Ramos a despropósito das vacinas ataca os “11% ou 12%” que votaram Ventura. Já não se pode confiar no povo.
Moçambique

Moçambique. Expulsão de jornalista contestada 

Tom Bowker fez a cobertura da violência em Cabo Delgado, no norte do país. Segundo a ONG, o processo das autoridades foi marcado pela falta de "transparência, profissionalismo e ilegalidade".
Assembleia Da República

PGR no Parlamento após escândalo das escutas 

Pedido do BE foi aprovado com apenas um voto contra, o do PSD. Segundo o Bloco, estão em causa "direitos fundamentais" num caso que motivou um alerta por parte da Federação Europeia de Jornalistas.
Atualidade

A escuridão também mata. Assine o Observador

926
Não foi feito tudo o que era necessário, há quem tenha mais responsabilidades, nós não fugimos às nossas. E estamos na primeira linha, a da informação, abrindo os artigos Covid. Mas precisamos de si.
Jornalismo

Jornalista dispensada após tweet de apoio a Biden

Lauren Wolfe, que trabalhava como freelancer no The New York Times, foi dispensada dois dias depois de escrever no Twitter que ficou "arrepiada" ao ver o avião de Joe Biden aterrar em Washington.
Brasil

Brasil. Ano desastroso para liberdade de imprensa 

De acordo com a ONG, o ano de 2020 foi marcado por ataques do clã Bolsonaro à imprensa brasileira. Em 580 ataques registados, Jair Bolsonaro e os três filhos estiveram envolvidos em 85%, 469 ataques.
Liberdade de Imprensa

As noronhistas e a liberdade de imprensa /premium

377
Sem o direito de proteção das fontes, não haveria jornalismo de investigação ou judiciário. Alguém imagina nada se saber durante anos a fio sobre a Operação Marquês ou os casos BES, BPN ou BCP?
Jornalismo

Bellingcat quer apostar em documentários

O fundador do 'site' de jornalismo de investigação Bellingcat espera produzir uma série de documentários sobre algumas das suas maiores investigações, e até mesmo séries.
Fotojornalismo

Retratos de Rui Oliveira distinguidos em concurso

Fotojornalista Rui Oliveira arrecadou o 3.º lugar na categoria de Retrato no prémio internacional POY Latam, com um conjunto de retratos de profissionais de saúde na luta contra a Covid-19.
Ministério Público

Sindicato critica PGR no caso dos jornalistas

Sindicato dos Magistrados do Ministério Público considerou, sobre o caso dos jornalistas vigiados, que a Procuradoria-Geral da República não interviu responsavelmente. SMMP criticou também "pressões"
Segredo de Justiça

A guerra MP vs PJ no caso dos jornalistas vigiados /premium

Investigação apontou a PJ como o maior suspeito da fuga de informação no e-Toupeira. A partir das buscas, abriu-se uma guerra: o diretor ainda contestou alguns pedidos da procuradora, mas sem sucesso.
Ministério Público

Procuradora fez perguntas sobre mais jornalistas /premium

No inquérito aberto há quase três anos, a procuradora só inquiriu e mandou vigiar dois jornalistas, constituídos arguidos. Mas às testemunhas que ouviu até agora perguntou se conheciam muitos mais.
Jornalismo

Jornalistas. Federação Europeia notifica Portugal

131
A Federação Europeia de Jornalistas notificou Portugal junto ao Conselho da Europa devido à vigilância de jornalistas, que diz ser "especialmente grave" por Portugal assumir a presidência da UE.
Jornalismo

Júlio Magalhães sai do Porto Canal 

305
O jornalista Júlio Magalhães vai sair da direção do Porto Canal e abandonar a estação, revela o Jornal de Notícias citando um comunicado da administração da empresa
Jornalismo

Jornalistas vigiados. PGR abre processo

A procuradora-geral da República, Lucília Gago, abriu um processo para averiguar a "relevância disciplinar da atuação do Ministério Público" no caso dos jornalistas que foram vigiados.
Jornalismo

Vigilância. "Lei não impede que se faça"

303
A antiga diretora do DCIAP, Cândida Almeida, considera que os jornalistas podem ser vigiados em processos por violação do segredo de justiça. São eles que têm que proteger as fontes e não o MP.
Jornalismo

Vigilância. "É tudo legal", diz diretora do DIAP /premium

291
Fernanda Pêgo sabia que dois jornalistas estavam a ser vigiados por violação do segredo de justiça. "É tudo legal. Então não podemos seguir jornalistas na via pública?", disse à Sábado.
Jornalismo

Ministra remete caso para o Conselho Superior /premium

286
Juízes e procuradores mantêm-se, na generalidade, em silêncio no caso em que dois jornalistas foram vigiados pela PSP. Pinto Monteiro admite que se façam vigilâncias, mas só autorizadas por um juiz.
Segredo de Justiça

PGR não foi informada de vigilância a jornalistas

293
Procuradoria-Geral da República só foi informada das buscas na PJ e da constituição de arguido de um inspetor por violação do segredo de justiça. No processo há mensagens de outros jornalistas.
Jornalismo

Vigilância. Sindicato pede esclarecimentos à PGR

Dois jornalistas foram vigiados pelo Ministério Público. Sindicato fala numa "clara violação do sigilo profissional e da proteção das fontes", ERC assinala "ostensivo olvidar de direitos".
Segredo de Justiça

Jornalistas vigiados durante dois meses pela PSP /premium

882
Procuradora mandou PSP vigiar dois jornalistas para perceber quem eram as suas fontes de informação, acedeu às suas contas e esteve na PJ a recolher computadores e telemóveis, incluindo da direção.
Coronavírus

Larry King, de 87 anos, hospitalizado com Covid-19

A informação foi confirmada pela família do apresentador que tem estado impedida de o visitar. Está há mais de uma semana num hospital de Los Angeles e o histórico clínico inspira muitos cuidados.
Fotojornalismo

História de 2020 em 100 fotografias do Observador

123
Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, os fotojornalistas que colaboram com o Observador tiraram fotografias que marcaram 2020. Veja a seleção das melhores imagens do ano.
China

UE reclama libertação imediata de jornalista 

Apurou-se que a jornalista foi vítima de maus tratos e tortura aquando a sua detenção, e precisa agora de cuidados médicos adequados ao seu estado de saúde.
Jornalismo

Juíz ordena prisão de jornalista etíope da Reuters

Sem dar confirmação, a Reuters adianta que a a detenção do repórter poderá estar ligada à sua cobertura do recente conflito na região etíope de Tigray.
China

China condena jornalista que noticiou 1º. surto

3058
A jornalista chinesa independente que noticiou o surto em Wuhan foi condenada a quatro anos de prisão pelas autoridades chinesas. Zhang Zhan foi presa por "causar distúrbios" e "procurar problemas".
Óbito

Jornalista Márcio Candoso morre aos 61 anos

O jornalista Márcio Candoso morreu vítima de doença prolongada. Passou pelas redações de O Comércio do Porto, Primeiro de Janeiro, Jornal de Notícias, agência Lusa, Rádio Renascença, entre outras.
Jornalismo

Número de jornalistas detidos atinge novo máximo

O CPJ divulgou que até 1 de dezembro havia 274 jornalistas presos, um novo máximo. Houve um aumento significativo de presos na Bielorrússia e na Etiópia. António Guterres mostra-se "indignado".
Estados Unidos da América

Artigo de opinião sobre Jill Biden abre polémica

144
O WSJ publicou um artigo em que Jill Biden é criticada por usar o título de "Dra." antes do nome e em que é chamada de criancinha. Democratas como Hillary Clinton não gostaram.
Jornalismo

Observador recebe menção honrosa da AMI

168
"Em silêncio". Reportagens do Observador sobre abusos sexuais na Igreja recebem menção honrosa na 22.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.
Imprensa

Redação: DN sem "condições" para voltar a diário

O Diário de Notícias diz que a redação foi "brutalmente afetada pelo processo de despedimento coletivo em curso no Global Media Group" e não reúne as "condições necessárias" para voltar às bancas.
México

Assassínio de jornalista há 8 anos abala o México

Regina Martínez, jornalista mexicana, foi assassinada enquanto investigava o desaparecimento de várias pessoas. Uma investigação veio agora reabrir a discussão sobre a causa da sua morte.
Jornalismo

Madeira homenageia Pedro Camacho

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira manifestou o seu "profundo pesar" pela morte do jornalista Pedro Camacho, considerando que "deixa uma marca indelével" no jornalismo português.
Cultura

Ministra destaca "dedicação" de Pedro Camacho

Graça Fonseca referiu que a "competência" e a "dedicação" de Pedro Camacho, que morreu este sábado, "foram fundamentais para que a Agência Lusa mantivesse o seu serviço noticioso de referência".
Manifestações

Global Media. "Isto não pode ser assim"

110
Cerca de uma dezena de trabalhadores da Global Media, dona do DN, JN e TSF, entre outros, concentrou-se no Porto em protesto contra a intenção de um despedimento coletivo de 81 pessoas.
Sindicatos

Concentração junto ao JN contra os despedimentos 

"Está a decorrer um despedimento coletivo de 81 trabalhadores, [17 dos quais] jornalistas e trabalhadores do setor gráfico". A manifestação está marcada para a próxima quarta-feira.
Jornalismo

Um jornalista ao serviço do PS – e novidades? /premium

1567
Numa análise rápida, conclui-se que cerca de 92,45% da nossa classe jornalística se baixa perante o PS e os aliados do PS com zelo idêntico ao do sr. Filipe. E numa análise demorada conclui-se o mesmo
Jornalismo

Jornalistas querem investigação a Fake News

2188
A comissão da carteira dos jornalistas e o sindicato apelam ao MP que investigue grupos que espalham desinformação. "O jornalismo é a marca de água que distingue informação de desinformação", afirma.
Jornalismo

Filipe Santos Costa impedido de exercer jornalismo

111
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista decidiu que Filipe Santos Costa está em situação de incompatibilidade pela realização de um podcast para o PS. Jornalista vai impugnar decisão.
Benfica

Pedro Pinto sai da TVI e vai para o Benfica

4005
Jornalista vai ser o novo responsável pela comunicação do SL Benfica e liderar a BTV, o canal televisivo do clube da Luz. Apresenta o jornal da noite na TVI este domingo, pela última vez.
Literatura

Morreu a escritora transexual Jan Morris

Depois de uma carreira fulgurante como jornalista, assinou quase 40 livros e tornou-se uma das maiores autoras de sempre de literatura de viagens. Tinha 94 anos. Vivia como mulher desde 1972.
União Europeia

Bruxelas apoia jornalismo de investigação

O pacote tem como objetivo apoiar jurídica e materialmente a formação de jornalistas de investigação e monitorizar as violações da liberdade de imprensa.
Empreendedorismo

Fumaça recebe bolsa de 84 mil euros

574
Bolsa foi atribuída pela Open Society Fundation, de George Soros, com o objetivo de que o projeto seja totalmente financiado pelos leitores e ouvintes nos próximos dois anos.
Jornalismo

Greve na Lusa suspensa após garantia de subsídio

Em 3 de novembro, os trabalhadores da Lusa decidiram, por maioria, fazer greve nos dias 13 e 14 de novembro contra o corte de 29,65 euros da sua remuneração, de acordo com a resolução do plenário.
Coronavírus

Jornalismo de investigação perde financiamento

Em Portugal, a generalidade dos meios de comunicação reconhece que a situação financeira "é muito difícil", ressalvando que os jornalistas têm sido "decisivos" na denúncia dos casos de maior interesse
Jornalismo

DN regressa como diário em 29 de dezembro

Rosália Amorim, refere o Conselho de Redação, disse que a administração lhe pediu para implementar o regresso do DN ao papel "com uma edição impressa diária", apostando na política, economia e Lisboa.
Cultura

Marcelo reage a morte de Artur Portela Filho

Seu "colega de lides jornalísticas, seu amigo e às vezes seu alvo", é assim que Marcelo Rebelo de Sousa recorda Artur Portela. Também Graça Fonseca e Ferro Rodrigues reagiram à morte do jornalista.
Óbito

Morreu o jornalista e escritor Artur Portela Filho

926
O autor foi hospitalizado em Abrantes com diagnóstico de pneumonia e infecção com Covid-19. José Sasportes recorda homem "que se bateu pela verdade".
Turquia

Turquia condenada por prender jornalistas

A detenção de jornalistas foi ordenada por terem escrito artigos que criticavam "certas políticas do Governo". A Turquia terá de pagar 16.000 euros por danos morais a cada jornalista.
Eleições EUA

John King, o "MVP" das eleições norte-americanas /premium

Usa tecnologia que só o governo dos EUA tem para seguir as eleições. Desde terça só dormiu seis horas e meia. John King é o novo fascínio da internet. Até a um meme viral com o Pornhub teve direito.
Jornalismo

32 jornalistas mortos desde o início do ano

Os números são divulgados pela ONG Repórteres sem Fronteiras que diz que os números são preocupantes e insta a ONU a criar o cargo de "Representante especial para a segurança dos jornalistas".
Durão Barroso

Durão Barroso encerra formação sobre UE

A sessão de encerramento, que acontece esta sexta-feira, às 10h, caberá a Durão Barroso e será aberta ao público, com transmissão na página da rede social Facebook da Lusa.
Jornalismo

Não aprender nada, não esquecer nada /premium

O que dói mais é o desprezo a que é votada pelo jornalismo português, à superfície e à profundidade, a nossa própria sociedade, vista como um lugar que não merece qualquer paixão e consideração.
Jornalismo

Trabalhadores da Lusa exigem suspensão de corte

227
Na sexta-feira, os trabalhadores da Lusa ficaram a saber que o subsídio de transporte passava a ser de 40 euros a partir deste mês, o que representa um corte de 30 euros.
Luanda

Jornalistas detidos foram libertados em Luanda

Os três jornalistas e um motorista da Rádio Essencial, que foram detidos no sábado, durante uma manifestação, em Luanda, foram libertados esta segunda-feira.
Observadores

Uma brasileira "infiltrada" 11 dias no Observador /premium

Sem querer, uma jovem estudante de Coimbra foi adicionada ao grupo do Observador no Whatsapp. Acabou descoberta de forma bastante insólita quando lhe pedimos para mexer na manchete. E fomos ouvi-la.
Jornalismo

OE2021: Jornalistas lamentam ausência de medidas

A presidente do Sindicato dos Jornalistas lamentou a ausência de medidas para o setor no Orçamento do Estado para 2021 e disse que foi pedida uma reunião ao secretário de Estado da tutela.
Operação Marquês

Tribunal da Relação revoga despacho de Ivo Rosa

1076
O juiz que dirigiu a instrução do processo Operação Marquês, Ivo Rosa, retirou o estatuto de assistente a três jornalistas e agora viu a sua decisão revogada pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Resposta Pronta

"Última Hora" é "uma comédia amarga"

A peça de teatro "Última Hora" conta a história de uma redação antiga e desatualizada. O encenador, Gonçalo Amorim, descreve "um jornal em crise e uma redação que cruza vários tempos". 
Jornalismo

Jornalistas de A Bola sem subsídio de férias

153
Alguns trabalhadores receberam o subsídio de férias antes de março, mas outros ainda não receberam. O sindicato ameaça comunicar o caso ao Ministério do Trabalho e pedir uma intervenção da ACT.
Jornalismo

Observador distinguido com menção honrosa

Reportagem sobre bebés abandonados, nas instalações da Ajuda de Berço, foi distinguida com menção honrosa no prémio "Os Direitos das Crianças em Notícia". Trabalhos de DN, Antena 1 e SIC venceram.
Observadores

O erro do engenheiro poeta e o falso cartaz do PM /premium

Como são feitos no dia-a-dia os fact-checks que esta semana começaram a ser transmitidos na Hora da Verdade do Jornal das 8, uma parceria entre a TVI e o Observador.
Penafiel

Mário Zambujal será homenageado no Escritaria

327
O escritor e jornalista Mário Zambujal será o autor homenageado da edição deste ano do festival literário Escritaria, em Penafiel, que também destacará Fernando Alves.
Televisão

TVI quer dar "prioridade à informação"

A estação apresentou este domingo as novidades na informação. Há uma nova rubrica de fact checks em colaboração com o Observador e mudanças nos pivôs. Sousa Tavares e Paulo Portas mantêm comentários.
Donald Trump

Jornalista do NYT expulsa de comício de Trump

218
Gray estava no Aeroporto Internacional MBS para fazer cobertura ao comício de Trump, mas foi expulsa depois de ter denunciado no Twitter que poucos apoiantes usavam máscara. Campanha tem outra versão.
Jornalismo

Vicente /premium

A minha vida, pura e simplesmente, nunca será desligável profissionalmente (nem humanamente) da tua e por isso levaste contigo um bocadinho de mim, tanto – mas tanto – foi o que vivemos juntos.
Óbito

Morreu Vicente Jorge Silva, co-fundador do Público

1573
Vicente Jorge Silva, co-fundador e primeiro diretor do jornal Público, morreu na madrugada desta terça-feira. Tinha 74 anos. Jornalista e cineasta, foi responsável pela criação da Revista do Expresso.
China

Jornalistas australianos retirados da China

Bill Birtles, da ABC, e Michael Smith, do Australian Financial Review, foram retirados da China por medo de que fossem detidos, na sequência da recente detenção de uma jornalista sino-australiana.
Fotojornalismo

Exposição fotográfica sobre a pandemia em Portugal

183
Nos dois pisos da galeria CC11, em Lisboa, cabe um país inteiro retratado por fotógrafos e fotojornalistas que saíram à rua para mostrar como Portugal viveu a pandemia de Covid-19.
Jornais

Polémico, divertido, louco. A saga do Tal&Qual /premium

281
Pré-publicação. 40 anos depois, um livro desvenda os bastidores do jornal Tal&Qual e das suas principais histórias: da Dona Branca ao falso deputado; de Snu à guarda-costas de Sá Carneiro.
Jornalismo

Emprego. Jornalistas fazem "o que não deveriam" 

491
Membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista disse que a falta de dinheiro nos órgãos de comunicação leva a que jornalistas façam "o que não deveriam" para garantir postos de trabalho.
Jornalismo

Vera Lagoa, a provocadora da esquerda e da direita /premium

1149
Passou de primeira locutora da RTP a arqui-inimiga dos revolucionários de Abril. Escreveu muito, sofreu ataques à bomba e nunca perdoou os inimigos. Morreu há 24 anos. Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
Livros

José Nogueira, aventureiro português na Patagónia /premium

203
Nasceu pobre e era analfabeto, mas quando morreu já teria uma fortuna de quase 24 milhões de euros. A vida extraordinária de José Nogueira é agora contada num livro da jornalista Mónica Bello.
Iémen

Iémen: jornalistas são atacados de todos os lados

"Os jornalistas são mortos, espancados ou feitos desaparecer; são perseguidos e ameaçados", criticou Michelle Bachelet, da ONU.
TVI

João Fernando Ramos vai integrar a equipa da TVI

"O jornalista João Fernando Ramos, que nos últimos anos apresentou e coordenou o Jornal 2 na RTP2 e que foi considerado em 2019 um dos 10 jornalistas mais influentes", vai integrar a equipa da TVI.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro. Juiz pede parecer sobre investigação

O pedido de investigação envolve ações tomadas pela rede social Facebook que resultaram na remoção de dezenas de contas ligadas ao Partido Social Liberal, que elegeu o Presidente brasileiro em 2018.
Jornalismo

Futuro do jornalismo está nas mãos da sociedade

Federação Internacional de Jornalistas disse que futuro do jornalismo está nas mãos da sociedade, que, no meio da pandemia, se voltou para os meios de comunicação tradicionais.
Redes Sociais

"Estar conectado o tempo todo vai ser um absurdo"

330
Bruno Patino conduziu um estudo -- "A civilização da memória dos peixes" (em espanhol) -- em que conclui que a perda de atenção que estamos a viver "é patológica".
TVI

Anselmo Crespo será novo diretor de Informação

119
O Grupo Media Capital, que detém a TVI, já confirmou que Anselmo Crespo será o novo diretor de Informação do canal. "Há desafios que nos convocam a trilhar novos caminhos", diz o jornalista.
Jornalismo

Fotógrafo José Sarmento Matos vence prémio

165
O fotógrafo documental José Sarmento Matos venceu o prémio Estação Imagem 2020 Coimbra. O fotógrafo do Observador, João Porfírio, também foi premiado.
Fotojornalismo

Fotojornalismo. Lisboa em quarentena

Quatro olhares de fotojornalistas sobre a capital durante a quarentena devido à pandemia estarão reunidos em exposição no Museu de Lisboa. Exposição tem o nome de "Lisboa Ainda".
Hong Kong

Jornalistas advertidos pela cobertura de Hong Kong

Jornalistas estrangeiros que trabalham em Hong Kong podem ser expulsos caso "cruzem a linha" ao promover "apelos pela independência de Hong Kong.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
A página está a demorar muito tempo.