Dark Mode 93,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Jornalismo

Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
Moda

Suzy Menkes está de saída da Vogue

É um nome incontornável do jornalismo de moda. Suzy Menkes tem saída anunciada da Vogue International, depois de seis anos como editora. A empresa sofre os efeitos da pandemia.
Comissão Europeia

Comissão Europeia. 9 milhões para 'fact-checkers'

A Comissão Europeia anunciou que vai destinar nove milhões de euros à criação de "centros de investigação nacionais e multinacionais" que apoiem os verificadores de notícias de âmbito digital.
Coronavírus

Media. Covid aumenta preocupação com rigor

Mais de metade (56,7%) dos cerca de 900 jornalistas inquiridos considerou haver questões importantes levantadas pela declaração do estado de emergência quanto à cobertura do jornalística.
Fact Check

MEC disse frase sobre orgulho gay e corrupção?

Frase que compara manifestação pelo orgulho gay e manifestação contra a corrupção é há vários anos mal atribuída a Miguel Esteves Cardoso e voltou a circular novamente nas redes sociais. É falso.
China

Covid-19. Jornalista denuncia censura na China

3332
Mavi Doñate, correspondente em Pequim da TVE , diz que está "farta, cansada e com raiva" por a polícia chinesa impedir que consiga noticiar o estado da Covid-19. "Fazem-nos apagar tudo", acusa.
Jornalismo

Associação destaca 30 "heróis da informação"

A associação lembra que, ao publicar informações fiáveis sobre a gravidade da pandemia ou denunciar disfunções na gestão pelas autoridades dos seus países, "contribuíram para resistir à censura".
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Coronavírus

Brasil. ONG exige segurança para jornalistas

A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras denunciou a escalada de ataques dos apoiantes do chefe de Estado à imprensa, exigindo garantias de segurança por parte das autoridades.
Coronavírus

Grupo Impala despede 54 trabalhadores

327
Grupo que detém várias revistas como a Nova Gente, a VIP e a TV7 Dias vai avançar com um despedimento coletivo, noticia a TVI24. 54 trabalhadores já foram despedidos.
Jornalismo

Media. Portugal e Timor estendem programa de apoio

A Embaixada de Portugal indicou que a prorrogação permite dar "continuidade à formação de língua portuguesa de jornalistas e de outros profissionais do governo ligados à comunicação social".
Segredo de Justiça

Vila Verde: jornalistas acusados de violarem lei

Segundo a acusação, "ficaram conhecedoras, por modo não apurado, do teor de despachos que determinaram a detenção de suspeitos e a realização de buscas" que estava sujeito a segredo de justiça.
Coronavírus

EUA pedem respeito por jornalistas em Hong Kong

186
"Estes jornalistas fazem parte da imprensa livre, e não são agentes de propaganda", disse Mike Pompeo, pedindo à China que não interfira no trabalho dos jornalistas norte-americanos em Hong Kong.
TVI

Jornalistas criticam cancelamento de "Ana Leal"

3790
Os jornalistas da TVI que integravam a equipa do programa "Ana Leal" dizem que a profissão "não está de quarentena" e criticam decisão da Direção de Informação de cancelar segmento de investigação.
Coronavírus

Dois media regionais portugueses recebem apoio 

O Fundo Europeu de Apoio Jornalismo Covid-19 vai apoiar 56 publicações, incluindo dois media regionais portugueses, mediotejo.net e Sul Informação, que vão receber 25 mil euros cada um.
Coronavírus

Stress é maior para mulheres no jornalismo

Segundo um inquérito global da Federação Internacional de Jornalistas sobre o impacto da pandemia de Covid-19, entre os jornalistas os níveis de stress são mais elevados nas mulheres.
Coronavírus

Carrapatoso estranha empresas de media em layoff

O presidente do Conselho de Administração do Observador considera ser "um pouco estranho" haver órgãos de media em regime de layoff, quando "há tanta informação para tratar".
Prémios e Galardões

The New York Times vence três Pulitzer

Os Prémios Pulitzer, que distinguem o jornalismo, as artes e as letras nos Estados Unidos, foram anunciados esta segunda-feira. O The New York Times venceu três galardões.
Redes Sociais

Apanhado na rede

130
Os cidadãos consumidores de notícias têm responsabilidade porque deixaram de assinar ou comprar os grandes jornais de referência para consumir as redes e o sensacionalismo de alguns canais televisivos
Coronavírus

Jornalistas têm "tarefa fundamental", diz Guterres

O secretário-geral da ONU defendeu a "tarefa fundamental" dos jornalistas no combate à pandemia e exigiu aos governos a garantia de que estes possam fazer o seu trabalho em plena liberdade.
Coronavírus

Bruxelas preocupada com restrições ao jornalismo

A União Europeia expressou preocupação com as restrições à liberdade de imprensa impostas em alguns países durante a pandemia e destacou a importância do trabalho da comunicação social.
Media

Fake News. Relatório alerta para censura dos média

As medidas de combate à desinformação, "por trás da capa de propósitos alegadamente legítimos e leis", poderão levar à "censura e à supressão do pensamento crítico", avançou o relatório.
Coronavírus

PR "tem sido um aliado na defesa" dos media

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, que reuniu esta sexta-feira com o Presidente da República, diz que este "tem sido um aliado na defesa" dos media e "está a par das fragilidades do setor".
Liberdade de Imprensa

Guiné com maior queda na liberdade de imprensa

De acordo com o índice que classifica a liberdade de imprensa no mundo e avalia 180 países, entre os países lusófonos, Guiné-Bissau, Brasil e Moçambique registaram piores resultados.
Coronavírus

28 jornalistas agredidos na Venezuela

Na primeira quinzena de abril, registaram-se 28 agressões a jornalistas na Venezuela, maioritariamente pelas forças de segurança. O número sobe para 62 quando contabilizado desde janeiro.
Iniciativas Observador

SCML patrocina abertura de conteúdos premium

Numa parceria com o Observador, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai patrocinar a abertura de conteúdos premium para todos os leitores, mesmo que não sejam assinantes.
Noticiário

20h. Estado de emergência "deverá ser prorrogado"

Ministro da Administração Interna diz que Governo está "inteiramente em sintonia" com o Presidente da República no sentido de prolongar o estado de emergência a partir de 17 de abril.
Angola

Jornalista angolana agredida retira queixa

A jornalista angolana que acusou a escolta do governador do Namibe de a agredir na passada quinta-feira decidiu retirar a queixa. Em causa está um pedido de desculpas formal do governo provincial.
Coronavírus

"Mordaça". Sánchez deixa cair seleção de perguntas

467
Após acusações de censura, os jornalistas vão poder fazer perguntas diretamente ao primeiro-ministro. Até agora, questões eram enviadas por WhatsApp e pré-selecionadas por secretário de Estado.
Facebook

Facebook. 100 milhões para apoiar jornalismo

286
O Facebook prometeu investir 100 milhões de dólares para ajudar a indústria do jornalismo "numa altura em que a publicidade está a descer".
Óbito

Morreu o ex-jornalista Paulo Silva

254
Paulo Silva era vice-presidente da Casa da Imprensa e assessor de comunicação da Câmara de Gondomar. Morreu no IPO do Porto, onde estava internado. Tinha 59 anos.
China

Aumenta assédio chinês sobre jornalistas em 2019

O inquérito revelou os "esforços sistemáticos" do Estado chinês para "abafar reportagens factuais da imprensa estrangeira que não se encaixam na imagem global que o regime chinês quer cultivar".
PREC

Naquele tempo /premium

O importante é que naquele tempo tinha havido bons chefes, o combate fora de vida ou de morte e ganhara a vida e tínhamos colectivamente acreditado. Naquele tempo foi assim. E hoje? 
Jornalismo

Portugal não disposto a pagar por notícias online

Em Portugal apenas 7% das pessoas pagam por notícias disponíveis na internet, refere um estudo da OberCom. No mesmo patamar figuram países como a Grécia, Hungria, Chile ou República Checa.
Angola

Jornalista angolano apresenta queixa por agressão

José Kiabolo diz ter sido agredido juntamente com um repórter de imagem enquanto entrevistava manifestantes junto ao parlamento angolano durante a posse do novo presidente da CNE.
Universidade de Coimbra

Mulheres representam 14% das notícias desportivas

Um estudo da Universidade de Coimbra verificou que não houve qualquer crescimento ou redução do número de notícias sobre mulheres no desporto, "quando a expectativa seria um aumento da cobertura".
Angola

Sindicato contra impedimento de trabalhar sem fato

Em causa está a atitude dos funcionários do governo da Província da Lunda Norte que impediram os jornalistas de fazer a cobertura de uma tomada de posse "por não se apresentarem de fato e gravata".
Jornalismo

Jornalista portuguesa premiada em Espanha

O Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha reconhece o trabalho informativo de jornalistas em língua espanhola e portuguesa dos países que constituem a comunidade ibero-americana.
Jornalismo

Brasil. Ministério Público denuncia jornalista

O jornalista Glenn Greenwald, responsável pela investigação jornalística "Vaza Jato", foi denunciado pela invasão de telemóveis de autoridades. O norte-americano não foi investigado nem indiciado.
Jornalismo

Assassinados 56 jornalistas em 2019

O número de jornalistas assassinados em 2019 baixou para 56, quase metade dos 99 registados em 2018. Em causa estão investigações políticas, de corrupção e de crimes, geralmente no local de origem.
França

Macron reconhece "violência instalada na rua"

O Presidente da República francês reconheceu que a violência se instalou nas ruas do país, anunciando novas medidas para garantir segurança dos jornalistas, cujo trabalho tem sido dificultado.
Malta

Malta tem novo primeiro-ministro

Robert Abela é o novo líder do Partido Trabalhista e, consequentemente, o novo primeiro-ministro de Malta. O advogado vai substituir Joseph Muscat, acusado de envolvimento na morte de uma jornalista.
Fotojornalismo

As melhores fotos do ano do Observador

180
Pelos fotojornalistas que colaboram com o Observador resultaram fotografias que marcaram 2019. Veja a seleção das melhores imagens do ano.
Turquia

Turquia condena seis jornalistas a prisão

Em causa estão alegadas ligações à tentativa falhada do golpe de estado na Turquia em 2016. Os jornalistas estão condenados a dois anos e um mês e a três anos e seis meses.
Prémios e Galardões

Hamilton desportista europeu do ano para agências 

As agências noticiosas destacaram o piloto de Formula 1, Lewis Hamilton, como desportista europeu do ano pela segunda vez. Cristiano Ronaldo não foi além do 18.º lugar.
Jornalismo

Lusa com orçamento de "altíssimo risco" em 2020

116
A Agência vai preterir o investimento digital para não afetar a área editorial. O orçamento para 2020 é "de altíssimo risco" e a agência está "a trabalhar nos seus limites".
RTP

José Fragoso é o novo diretor de Informação da RTP

José Fragoso vai acumular os cargos de diretor de Informação e Programas na RTP. Sucede assim a Maria Flor Pedroso, que se demitiu na segunda-feira.
Jornalismo

Quarenta e nove jornalistas mortos em 2019

O número é "historicamente baixo", comparado com a média de 80 mortes nas últimas duas décadas. Razão? A diminuição de jornalistas mortos nos conflitos armados no Iémen, Síria e Afeganistão.
Jornalismo

"No El Mundo, não sabia de onde vinham as balas" /premium

136
David Jimenez dirigiu por um ano um dos mais influentes jornais espanhóis e desvendou o lado negro do jornalismo num livro. Foi um best-seller. Políticos e empresários adoraram. Os jornalistas não.
Ucrânia

Ucrânia. Detidos suspeitos de matar jornalista

Três anos depois da morte do crítico do Kremlin e das autoridades ucranianas, morto por uma bomba no centro de Kiev em 2016, o ministro do Interior anunciou a detenção de diversas pessoas suspeitas.
Sociedade

Pelo menos 250 jornalistas presos em todo o mundo 

Pelo menos 250 jornalistas estão presos em todo o mundo, diz ONG. China, Turquia, Arábia Saudita, Eritreia, Vietname e Irão são países onde exercer jornalismo é um ato particularmente arriscado.
Media

Lusa pode diminuir cobertura noticiosa

Nicolau Santos, presidente da Lusa, afirmou que a agência é essencial para o suporte dos media de Portugal e de língua portuguesa. A cobertura noticiosa da agência pode, contudo, vir a ser reduzida.
Jornalismo

Governo vai fazer campanha pelo jornalismo "sério"

448
Vai ser lançada uma campanha de sensibilização que visa incentivar a leitura e a consciencialização da população para a distinção entre "jornalismo profissional" e o "que não é informação".
Timor-Leste

Santa Cruz. Jornalista poderá tornar-se timorense

A atribuição da "cidadania especial" ao jornalista britânico Max Stahl em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste vai ser debatida na terça-feira em plenário.
Macau

Lusa inaugura exposição fotográfica sobre Macau

A exposição é alusiva à transferência de administração da região de Portugal para a China. Na altura, a Agência Lusa foi responsável por montar o centro de imprensa internacional de Macau.
Jornalismo

IURD: processo disciplinar a jornalistas da TVI

215
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista abriu um processo disciplinar à jornalista Alexandra Borges e ao diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, por uma reportagem sobre a IURD.
Jornalismo

Dificuldades na Lusa podem comprometer notícias

768
A agência Lusa pode vir a não ter capacidade de cobertura de viagens do Presidente da República e do primeiro-ministro, devido à instabilidade orçamental, alertou a comissão de trabalhadores.
Jornalismo

Prémios Gazeta. Jornalistas criticam imediatismo

124
Jornalistas distinguidos com os Prémios Gazeta 2018 criticaram as condições atuais para o exercício da profissão e a prevalência do imediatismo. E Marcelo voltou a pedir medidas para o setor.
Jornalismo

Morreu o jornalista António Tavares-Teles

543
Jornalista desportivo, destacou-se pela coluna "O Pato" no jornal O Jogo e pelas intervenções na TSF. Foi ainda autor de textos do famoso "Estebes", de Herman José. Morreu aos 77 anos.
Jornalismo

Centromarca premeia jornalista do Observador

449
Edgar Caetano recebeu o prémio "Jornalismo que marca" pelo seu trabalho ‘O futuro do retalho, como será ir às compras num shopping em 2028?’, publicado há um ano no Observador.
Jornalismo

Crise nos media põe em xeque o jornalismo

A diretora da Agência Lusa destacou que o jornalista deveria estar imune à desinformação, mas que ninguém vive em "estado puro", mas sim imerso no seu contexto condicionado pelo empregador.
Morte

Morreu o jornalista Luís de Barros

O jornalista Luís de Barros, que dirigiu o Diário de Notícias durante o tempo do PREC, morreu esta quarta-feira aos 78 anos. O funeral parte da Igreja de São João de Deus na tarde de quinta-feira.
Malta

Malta oferece perdão em troca de provas

O primeiro-ministro de Malta assinou uma carta em que concede perdão a um suspeito de lavagem de dinheiro caso este consiga identificar o assassino da jornalista Daphne Galizia.
Moçambique

Jornalistas ameaçados após denúncia em Moçambique

Vários jornalistas envolvidos na denúncia de mau funcionamento do Tribunal Administrativo de Nampula foram ameaçados por telefone depois de revelarem uma fonte interna ao tribunal.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Televisão

Judite Sousa. Conquistas, desgostos e polémicas /premium

Anunciou esta quarta-feira a saída da TVI. Os principais episódios da vida e da carreira de Judite Sousa, que chegou à RTP com 18 anos e se habituou a ser notícia, nem sempre pelos melhores motivos.
Judite Sousa

Judite Sousa sai da TVI: "Iniciativa foi minha"

639
A diretora-adjunta de informação da TVI e TVI24 anunciou nas redes sociais que vai abandonar a estação. Ao Observador, disse: "Era uma decisão que vinha a ponderar desde o início do ano".
Jornalismo

Carta de um Jovem Jornalista

104
Programas que desde há mil e uma noites fazem da grelha dos principais canais noticiosos uma homenagem a Goebbels e albergam como comentadores residentes inúmeros Josés Gaspares são o elefante na sala
Mundo

Somália resolve menos crimes a jornalistas

A Somália é o país com mais homicídios a jornalistas por esclarecer, considerando população. Tendo em conta os 38 países do ranking, já morreram 318 jornalistas.
Artigo 38

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço"

Clara Ferreira Alves: de "Soares New Look" à passagem pelo "Bando dos Quatro" à zanga com Pulido Valente mais um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
Obituário

Morreu antiga jornalista Vera Futscher Pereira

Jornalista nas agências noticiosas ANOP e NP. Nasceu em Léopoldville, cresceu em São Francisco e passou parte da adolescência em Madrid. Tinha 66 anos e foi vítima de doença prolongada.
Facebook

Facebook paga para difundir notícias "confiáveis"

164
A rede social terá em breve uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. Há acordo com Wall Street e Washington Post, entre outros.
Artigo 38

"Chegará o dia em que ninguém quer falar comigo"

270
Felícia Cabrita fala sobre os inimigos que tem feito com o jornalismo de investigação, aponta o dedo aos “comentadores encartados” da tv e descreve Sócrates como “o maior impostor do século".
Media

"Perdi muitos amigos com responsabilidades no PS" /premium

1874
"Há-de chegar o dia em que ninguém quer falar comigo", admite Felícia Cabrita. "Mas se assim não fosse, não estaria a fazer um bom trabalho", afirma também. A entrevista ao Artigo 38.
Atualidade

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Donald Trump

Vídeo violento de falso Trump causa polémica

Exibição do vídeo, ficcional e de caráter violento, aconteceu durante uma conferência no resort do Presidente. Trump garante que não o viu e a sua secretária de imprensa condenou-o "veementemente".
Artigo 38

"A comunicação social está ligada à máquina"

Em entrevista ao programa Artigo 38, de João Miguel Tavares, Octávio Ribeiro fala da compra da TVI, do seu futuro na Cofina, de Sócrates e dos media.
Jornalismo

Cofina/Media Capital: ERC terá de emitir parecer

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social terá de analisar a proposta de negócio e pronunciar-se sobre esta operação de concentração de meios de comunicação
Jornalismo

Morreu Nélson Traquina, formador de jornalistas

510
Chegou a ser correspondente da agência de notícias United Press International, mas foi na Academia que se destacou como um dos mais importantes investigadores de jornalismo em Portugal. Tinha 71 anos.
Artigo 38

Com "O Independente, a direita deixou de ser tabu"

Paulo Portas comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos. Entrevista de José Miguel Tavares no Art 38º.
Cultura

Festa Literária Folha’19 leva escritores à Curia

A Festa, que vai na segunda edição, tem como objetivo divulgar "autores e obras literárias" portuguesas. Este ano será marcado pelos centenários de Jorge Sena e Sophia de Melo Breyner Andersen.
Eleições Legislativas

A sociedade fechada de Rui Rio /premium

531
Rio quer aproximar Portugal da Hungria de Orban com um ataque cerrado à liberdade de imprensa e o controle da Justiça. Tudo para construir um país de segredos e evitar o escrutínio ao poder político.
Entrevista

"Não falo de política com o meu irmão" /premium

1245
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.
Artigo 38

Ricardo Costa: "Não falo de política com o me...

162
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.  
Artigo 38

Entrevista a Vicente Jorge Silva

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
União Europeia

Políticos que espalham desinformação são ameaça

As medidas que a UE adotou para combater as notícias falsas, como a autorregulação, são "insuficientes" numa altura em que alguns líderes políticos espalham desinformação, dizem especialistas.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Governo lança guia dos media

Entre as recomendações está a não utilização do termo "crime passional", afim de evitar a romantização, e a adição dos números de apoio nas notas de rodapé de qualquer notícia que seja deste tema.
Donald Trump

Trump. Aliados minam credibilidade de jornalistas

297
Informações pejorativas sobre jornalistas que escreveram notícias negativas sobre Trump farão parte de operação para descredibilizar os media nos EUA e garantir reeleição em 2020, diz New York Times.
Artigo 38

Entrevista a Sérgio Figueiredo

185
João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Artigo 38

Entrevista a Camilo Lourenço

256
João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Jornalismo

Moniz e a Ongoing: "Estava ceguinho? Estava"

355
As pressões de Soares, Santana, Sócrates. A ingenuidade da saída para a Ongoing. E o papel no Benfica. Pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a José Eduardo Moniz na Rádio Observador.
Artigo 38

Entrevista a José Eduardo Moniz

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Líbano

Jornal libanês publica edição em branco 

Na primeira página do jornal Daily Star pode ler-se "Líbano" escrito em branco sobre um fundo preto. O país é um dos mais endividados do mundo, com um rácio da dívida em relação ao PIB maior que 150%.
World Press Photo

World Press Photo patente em Macau em setembro

No total vão ser exibidas na Casa Garden 157 fotografias. O grande destaque é o trabalho que venceu o concurso, da autoria de John Moore. Entre os premiados deste ano está o português Mário Cruz.
México

México. 3.º jornalista morto numa semana

Só este ano já oito jornalistas foram assassinados no México, sendo que em maio registou-se uma média de dois ataques a jornalistas por dia. Jorge Celestino Ruiz foi morto na noite de sexta-feira.
Artigo 38

Entrevista a Joaquim Vieira

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Comunicação Social

Joaquim Vieira: "Marcelo inventava notícias" /premium

2151
"Mário Soares ameaçou processar-me, Balsemão processou-me e Saramago não processou porque estava morto". Joaquim Vieira em entrevista a João Miguel Tavares: a prisão, os despedimentos e a perseguição.
México

México: 2 jornalistas mortos em menos de 1 semana

Um jornalista mexicano foi assassinado na sexta-feira no estado de Guerrero, sul do México, três dias depois de outro repórter ter sido encontrado morto no centro do país.
Artigo 38

Entrevista a João Marcelino

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Artigo 38

Entrevista a Miguel Sousa Tavares

João Miguel Tavares coloca jornalistas influentes na pele de entrevistados. E que nome de programa é este? É o artigo da Constituição dedicado à liberdade de imprensa.
Moçambique

Moçambicanos querem formação sobre 'fake news'

A semanas do início da campanha para as eleições gerais, jornalistas moçambicanos consideram que deve haver formação para distinguir notícias falsas para criar consciência do impacto das 'fake news'.
Jornalismo

Portugueses estão atentos às fake news

Os portugueses são utilizadores de Internet conscientes do problema da desinformação, apontam investigadores com base em questionários internacionais.
Jornalismo

Trabalho do Observador vence prémio de fotografia

1114
O fotojornalista Diogo Ventura, colaborador do Observador, venceu o Concurso Nacional de Fotografia Anacom na categoria jovem. A fotografia galardoada foi feita na manifestação dos coletes amarelos.
Jornalismo

É contra a direita? Então vale tudo /premium

651
A campanha do Guardian contra Boris Johnson mostra como o jornalismo de esquerda, perante os políticos de direita, recorre a todos os truques sujos de que normalmente acusa esses políticos.
Liberdade de Imprensa

Mundo. A liberdade de imprensa está em declínio

A organização norte-americana diz que o mundo registou acentuados recuos na informação. Os ataques de Trump à imprensa influenciaram declínio, que também se verifica na Europa.
Atualidade

5 anos de Observador. A festa e a futura rádio

O Observador fez 5 anos e abriu as portas da redação, dia 22. A festa contou com visita do Presidente da República, concerto dos Capitão Fausto, uma nova revista e pistas sobre a rádio que vai nascer.
Jornalismo

As revelações de Marcelo nos 5 anos do Observador

1073
Praticante de "ioga e meditação transcendental", o "otimista realista" esteve na festa dos cinco anos do Observador. Falou dos hábitos noctívagos, de um acidente de automóvel e do convívio com Costa.
Sindicatos

Sindicato condena agressão a equipa da CMTV

Segundo o sindicato, "um dos adeptos, que aparentava estar embriagado, começou por dizer ao repórter de imagem que não gostava da CMTV" tendo, de seguida, dado um soco ao operador de câmara.
Fotojornalismo

Exposição do fotojornalista Mário Cruz prolongada

Inaugurada em abril, a exposição recebeu um elevado interesse dos visitantes e foi premiada na categoria Ambiente do Prémio Estação Imagem. Em junho, o fotojornalista fará ainda duas visitas guiadas.
Jornalismo

Direitos das mulheres. Jornalista morta a tiro

6397
A ex-apresentadora televisiva Mena Mangal foi assassinada quando ia para o trabalho. Dois atacantes balearam a jornalista que trabalhava principalmente temas ligados aos direitos das mulheres.
António Costa

Obviamente, não se demitiu /premium

1046
À semelhança dos cachorros da lenda os profissionais do comentário ouvem as campainhas e reagem em conformidade, no caso em auxílio do dono que ameaçava repetir o trágico resultado eleitoral de Seguro
Myanmar

Myanmar liberta jornalistas da agência Reuters

Os dois jornalistas foram detidos em dezembro de 2017, quando estavam a investigar o massacre de rohingyas. O "interesse nacional a longo prazo" pesou na decisão tomada pelo presidente Win Myint.
RTP

Lucro da RTP atingiu os 330 mil euros em 2018 

A transmissão do Festival da Eurovisão e do Mundial de Futebol permitiram uma crescimento do lucro de 153%. A empresa salienta ainda que a dívida está "num patamar historicamente baixo".
Jornalismo

Jornalista do Observador recebe menção honrosa

A Liga Portuguesa Contra o Cancro atribuiu o Prémio de Jornalismo de Imprensa a Vânia Maia e Luís Barra, da Visão, e de Audiovisual a Miriam Alves, Rogério Esteves e Rui Berton, da SIC.
Fotojornalismo

Fotojornalista português distinguido em Espanha

O fotojornalista de Leiria foi distinguido com um trabalho onde Marcelo Rebelo de Sousa surge ao lado de um agricultor, vítima dos incêndios. O prémio foi entregue pelo rei Felipe VI.
Prémios e Galardões

Editor de fotografia do Observador ganha prémio 

794
João Porfírio, editor e fotojornalista do Observador, foi premiado este sábado no concurso que fotografia que decorre em Coimbra. O fotojornalista Leonel de Castro levou as duas melhores distinções.
Fotojornalismo

World Press Photo no Museu de História Natural

Nesta exposição do maior prémio internacional de fotojornalismo, estarão em exibição imagens captadas por 43 fotógrafos, oriundos de 25 países. Entre os premiados está o português Mário Cruz.
Coimbra

Coimbra. Festival recebe exposição sobre o Idai 

"Resistir ao Idai" é o nome da exposição que junta trabalhos de fotojornalistas sobre a passagem do ciclone Idai por Moçambique. O festival recebe ainda mais oito exposições.
Bill Clinton

Jornalista diz ter visto Clinton a ler Kama Sutra

1758
Emily Maitlis, jornalista da BBC, revela em livro um momento em que apanhou Bill Clinton, antigo presidente dos EUA, a ler o Kama Sutra antes de uma entrevista.
Cultura

Maria Alberta Menéres. Velório é esta terça-feira

6377
A jornalista, poetisa e escritora portuguesa morreu na segunda-feira, aos 88 anos. O velório tem lugar na Basílica da Estrela, em Lisboa, esta terça-feira.
Fotojornalismo

Scarlett Johansson: Paparazzi põem vidas em risco

A atriz norte-americana foi perseguida até casa por cinco carros com paparazzi. Scarlett Johansson considera inaceitável que não se tinha regulado a profissão depois da morte da Princesa Diana.
Fotojornalismo

Viver e morrer pelo lixo. Exposição de Mário Cruz

128
Um rio de lixo nas Filipinas é meio de subsistência e sentença de morte para milhões, uma realidade documentada pelo fotojornalista Mário Cruz, que chega sábado a exposição e livro.
Madonna

Madonna, Ponte de Lima e sarrabulho

483
A mudança da cantora para Ponte de Lima, a transferência de Quaresma para o SC Braga, o "JN da Turquia" e outras peripécias. No jornal O Minho, o Dia das Mentiras tem sido levado muito a sério.
Israel

Jornal israelita acusa Likud de manipulação

Segundo o jornal, foi criada uma rede de contas no Twitter para "promover os temas defendidos por Netanyahu e do partido Likud" e difundir "propaganda", "mentiras" e "calúnias" contra a imprensa.
Presidente Trump

Trump diz que Pulitzer tem de retirar prémios 

162
O Presidente pediu à comissão dos Prémios Pulitzer para retirar os prémios dados aos jornais The New York Times e The Washington Post pela "falsa cobertura" de um possível conluio com a Rússia.
Música

"Há muita crítica e pouco jornalismo musical" /premium

236
Simon Reynolds, referência do jornalismo musical, está em Lisboa para uma masterclass no MIL. Antes, em entrevista, falou-nos de música de dança, de jornais antigos e do (mau) estado das coisas.
Acidentes de Aviação

Sobrevivente da queda de avião morre do coração

Rafael Henzel morreu aos 45 anos de ataque cardíaco. O jornalista foi um dos seis sobreviventes da queda do avião em 2016 em que viajava a delegação do Chapecoense. A equipa já reagiu à notícia.
Angola

Jornalistas consideram "fake news" acauteláveis

Os órgãos de comunicação social angolanos consideraram que a preocupação de verificar sempre a informação ao seu alcance deve ser constante e que "há sempre mecanismos" para o efeito.
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Jornalismo

Fake news. Sistema de alerta lançado na 2.ª feira

A Comissão Europeia informou que, "será lançado o Sistema de Alerta Rápido, que é uma das principais medidas do plano de ação" contra a desinformação, criado a propósito das eleições europeias.
Espanha

Facebook lança programa para reduzir desinformação

Quando um dos verificadores classificar uma informação como falsa, esta será mostrada mais abaixo na secção de notícias, o que irá contribuir para reduzir a sua distribuição e propagação.
Espanha

Lusa e Efe unidas sobre "Histórias ibéricas"

Histórias ibéricas de coesão europeia" é um projeto de cooperação informativa com o intuito de mostrar os resultados da política de coesão europeia e o impacto nas vidas dos portugueses e espanhóis.
Media

Leis contra fake news vão piorar o problema

Termo 'fake news' é demasiado amplo para descrever um "problema complexo". Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha dizem que criar uma legislação contra "notícias falsas" só vai piorar o problema.
União Europeia

O que se esconde por trás do combate às fake news /premium

3870
Não confiem, desconfiem. A campanha contra as “fake news” não é contra a desinformação, porque nessa os políticos são especialistas. É uma campanha para impor uma narrativa única e um pensamento único
Liberdades

Libertado jornalista detido em Caracas

O jornalista Cody Weddle encontra-se no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, onde aguarda um voo de regresso para os EUA. Número de casos de jornalistas presos por Maduro sobe para 36.
Moçambique

Jornalistas pedem libertação imediata de colega

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa pediu imediata libertação do jornalista Amade Abubacar. Jornalista foi detido em Cabo Delgado quando fotografava famílias que abandonavam a região.
Parlamento

Audiovisual. Portugal transpõe diretiva europeia

Portugal vai transpor para a legislação nacional a diretiva europeia 1808 sobre serviços audiovisual. O PS reclamou medidas ao Governo para garantir a cibersegurança nas eleições deste ano.
Justiça

Presunção de inocência? /premium

Sou mensageira porque me quero o traço de união entre o que ocorre e quem quer saber o que ocorre; contadora porque aprendi com Virginia Woolf que “nada acontece até ser contado”.
Egito

Fotojornalista egípcio sai da prisão 5 anos depois

Mahmoud Abu Zeid foi preso em 2013 enquanto cobria uma manifestação de apoio ao ex-presidente islamita Mohamed Morsi, reprimida violentamente. O fotojornalista chegou a arriscar pena de morte.
Altice

Fake News. Altice Portugal quer combater fenómeno

A Altice Portugal trabalha com os seus próprios mecanismos internos e ainda estabeleceu uma parceria com o site Polígrafo, que irá garantir "a credibilidade ou não das notícias que são veiculadas".
Observador

Um esclarecimento necessário

232
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, recorda e reafirma os princípios e os valores do Observador, expressos no Estatuto Editorial, a propósito da polémica suscitada por um texto de opinião.
PSD

PSD. Deputado desvaloriza 'fake news'

O deputado do PSD Miguel Morgado desvalorizou o problema das 'fake news' e do populismo nas eleições europeias e lembrou que "houve sempre forças extremistas nas comunidades".
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Jornalismo

Apenas 48% dos portugueses identificam "fake news"

139
Segundo o Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira, só 48% dos inquiridos portugueses disse ter facilidade em identificar notícias falsas, percentagem que fica abaixo da média da UE, de 58%.
Estados Unidos da América

Jornal que pediu a volta do KKK tem diretora negra

248
Na semana passada, um jornal do Alabama, nos Estados Unidos, pedia o regresso do movimento racista Ku Klux Klan no seu editorial. Agora tem uma nova diretora: uma mulher negra.
Angola

Jornalistas angolanos ameaçam fazer greve

A decisão foi tomada por 50 pofissionais. Entre as reivindicações está um aumento salarial condigno e a imposição de um salário mínimo para a classe jornalística de 180 mil kwanzas (quase 500 euros).
Liberdade de Imprensa

Milhares de eslovacos homenageiam jornalista morto

Protesto quis reclamar uma investigação imparcial sobre o assassinato e denunciar que ninguém foi acusado pelo crime. Kuciak investigava assuntos de corrupção, tendo provocado a demissão do governo.
Fotojornalismo

As 130 fotos nomeadas para o World Press Photo

368
Há uma nova categoria e um português nomeado para a maior distinção de fotojornalismo do mundo. Os vencedores do World Press Photo só são conhecidos em abril. Mas aqui pode ver todos os nomeados.
Jornalismo

Lusa quer ser plataforma contra a desinformação

Na conferência organizada pela Lusa no âmbito do combate às fake news, Luísa Meireles propõe criar plataformas de entendimento entre portugueses para melhor combate o fenómeno.
Jornalismo

Lusa vai desenvolver projeto de "fact-checking"

Projeto surge no âmbito do combate à desinformação, proporcionada pelas "fake news". Graça Fonseca encontra na inteligência artificial um meio de combater a escolha de notícias feita por algoritmos.
Fotojornalismo

Mário Cruz premiado no World Press Photo 2019

192
O fotojornalista português desenvolveu o projeto sobre comunidades de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio, rodeadas de lixo.
Jornalismo

O mundo clandestino das fake news em Portugal

Há diferenças entre as 'fake news' em Portugal e noutros países, inclusive europeus. A política é menos presente nas páginas portuguesas.
Tecnologia

Risco de informações falsas "só vai aumentar"

Os especialistas consideram que as "eleições europeias são um grande desafio" e que o risco de "fake news" só vai aumentar, já que as tecnologias tornam o processo de filtragem cada vez mais difícil.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
Jornalismo

Informar na Líbia "é quase impossível"

A declaração foi proferida pela associação Repórteres Sem Fronteiras no dia em que se celebra o oitavo aniversário da revolta que acabou com o regime de Mouammar Kadhafi.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Filipinas

Jornalista detida por difamação sai em liberdade

A jornalista Maria Ressa, distinguida como uma das "personalidades do ano" da Times, acusou o Governo Rodrigo Duterte de abusar do seu poder e de usar a lei como arma para amordaçar os críticos.
Filipinas

Jornalista premiada pela Time detida por difamação

Maria Ressa encontrava-se nas instalações do Rappler, um portal de notícias online que adotou uma linha crítica da guerra contra as drogas liderada pelo Presidente Rodrigo Duterte.
Redes Sociais

Facebook no combate às "fake news" na África

O Facebook pretende diminuir a capacidade de distribuição de notícias e factos que sejam falso. WhatsApp, também, lançou uma campanha 'Partilha Factos, não Rumores' na Nigéria.
Estados Unidos da América

Washington garante que não abafa caso Khashoggi

O secretário de estado de EUA, Mike Pompeo, afirma que a administração "trabalha com diligência" e "continuará a pedir contas a todos os responsáveis".
A página está a demorar muito tempo.