Jornalismo

Jornalismo

Jornalista do Observador vence prémio de ciência

335
Vera Novais recebeu o prémio da Comunidade Cética Portuguesa pelo jornalismo "de alta qualidade" na área da ciência. A cerimónia aconteceu este sábado no Museu de Leiria.
Papa Francisco

Papa elogia jornalismo de "pessoas para pessoas"

O papa Francisco elogiou os jornalistas que chamam de "injustiça à injustiça" e que realizam um jornalismo de "pessoas para pessoas" durante uma audiência.
Instituto Camões

Timor. Instituto Camões dá formação a jornalistas

O instituto Camões, em parceria com a União Europeia (UE), realiza uma formação sobre "literacia orçamental" no âmbito de um projeto de apoio à melhoria do setor das finanças públicas do país.
Nicarágua

Mais de 420 ataques à imprensa na Nicarágua

A imprensa e os jornalistas foram alvo de mais de 420 agressões, atos de censura ou ameaças de forças policiais ou de paramilitares em seis meses de crise política na Nicarágua.
Jornalismo

Jornalistas em grave risco na América Latina

Jornalistas latino-americanos advertiram para os graves riscos que enfrentam os profissionais da região, desde as perseguições judiciais e as campanhas de descrédito até à prisão.
Impresa

Grupo Impresa com lucro de 1,4 milhões de euros

A Impresa registou lucros de 1,4 milhões de euros até setembro, contra prejuízos de 165 mil euros um ano antes. Já a Media Capital subiu 25% nos primeiros nove meses do ano, para 12,1 milhões.
Eleições no Brasil

Denunciada intimidação a jornalistas no Brasil

124
A Human Rights Watch denunciou ameaças contra jornalistas que cobrem a campanha eleitoral brasileira, relatando perseguições e ataques físicos contra os profissionais de comunicação
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Liberdade de Imprensa

Trump aceita explicações sobre morte do jornalista

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos aceitou as explicações dadas pela Riade. No dia anterior disse que teriam de existir consequências graves.
Liberdade de Imprensa

Guterres preocupado com morte de Khashoggi

112
De a acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Jamal Khashoggi.
Geopolítica

Londres, Paris, Berlim pedem investigação credível

Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista.
Geopolítica

Arábia Saudita recusa sanções e "acusações falsas"

A Arábia Saudita recusou que lhe venham a ser impostas sanções, depois da ameaça dos Estados Unidos de um "castigo severo", no âmbito do caso do desaparecimento de Jamal Khashoggi.
Presidente Trump

Khashoggi. Trump promete "castigo severo"

O presidente Donald Trump, admitiu que a Arábia Saudita possa estar por detrás do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e advertiu que, se for o caso, haverá um "castigo severo".
Arábia Saudita

Apple Watch de jornalista pode resolver mistério

Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo saudita, está desaparecido desde dia 2 de outubro. Acredita-se que foi assassinado e o Apple Watch que usava pode ser a chave para o caso.
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

A reportagem "A Enxaqueca é muito mais do que uma dor de Cabeça", da jornalista Vera Novais, ganhou o 2º lugar da 7ª edição do Prémio de Jornalismo na área da Dor, da Fundação Grünenthal e da APED.
Arábia Saudita

Gravações provam tortura e morte de jornalista

407
"Washington Post" avança que autoridades turcas informaram os EUA de que existem gravações – imagem e som – que mostram que Jamal Khashoggi foi torturado e o seu corpo desmembrado.
Arábia Saudita

Príncipe herdeiro ordenou captura de jornalista

Segundo o Washington Post, foi o príncipe herdeiro da Arábia Saudita a ordenar a captura de Jamal Khashoggi, jornalista saudita desaparecido. Começam a surgir as identidades dos 15 homens envolvidos.
Fotojornalismo

Fotojornalista da Lusa vence prémio internacional 

126
Uma fotografia do fotojornalista José Sena Goulão, da Agência Lusa, vence prémio internacional de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
Hong Kong

Hong Kong. Londres pede explicações sobre visto

Jornalista do Financial Times teve visto recusado na sequência de uma palestra que organizou com um líder pró-independência de Hong Kong. Britânicos querem "explicação urgente".
Jornalismo

Portugueses duvidam do que leem na Internet

Portugal é um dos países do mundo onde a população mais acredita nas notícias, começando também a existir preocupação sobre artigos falsos divulgados através das redes sociais.
Arábia Saudita

Mulher apresenta pela 1ª vez noticiário saudita

231
Weam Al Dakheel tornou-se, na quinta-feira, a primeira mulher a apresentar o jornal da noite na televisão estatal da Arábia Saudita.
Jornalismo

Luísa Meireles é a nova diretora da agência Lusa

121
A redatora principal do jornal Expresso vai assumir o cargo da direção da agência Lusa, antes ocupado por Pedro Camacho. Vítor Costa também foi integrado na direção editorial.
Presidente Trump

Trump diz que novo livro de Woodward é uma fraude

Donald Trump classificou como uma fraude o livro do jornalista de investigação Bob Woodward sobre a sua presidência e acusou o autor de inventar as citações que surgem no texto.
Estados Unidos da América

New Yorker desconvida Bannon para festival

Poucas horas depois de ter sido confirmado como convidado, o ex-conselheiro de Trump viu o convite ser retirado e chamou cobarde ao editor da New Yorker, que iria ser o entrevistador.
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Myanmar

Organização pede libertação de jornalistas 

A Repórteres Sem Fronteiras qualificou de "iníqua" a condenação em Myanmar a sete anos de prisão de dois jornalistas da Reuters e exortou a dirigente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a libertá-los.
Myanmar

Myanmar condena jornalistas da Reuters a prisão

Um tribunal de Myanmar condenou a sete anos de prisão os dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Jornalismo

UE. Jornalistas pedem "direitos conexos"

Mais de cem jornalistas de 27 países da UE apelaram aos deputados europeus para instaurarem os "direitos conexos", que forçariam os gigantes da Internet a contribuir para o financiamento da imprensa.
Jornalismo

Myanmar. Tribunal adia veredito de jornalistas 

Um tribunal de Myanmar adiou o veredito no caso dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de obterem ilegalmente documentos oficiais do Governo.
Brasil

Morreu Otavio Frias Filho, diretor da 'Folha'

"Moderador de tensões", Otavio Frias Filho foi um reformista do jornalismo. Sob a sua liderança, durante 34 anos, a Folha tornou-se no jornal mais lido do Brasil. Morreu esta terça-feira com 61 anos.
Rússia

Wagner. Os mercenários de Vladimir Putin

Da Ucrânia à Síria, o grupo de mercenários Wagner esteve sempre presente em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam esta relação.
Bangladesh

Bangladesh. Jornalista detido por criticar Governo

A polícia do Bangladesh anunciou a detenção de um conhecido fotojornalista por "declarações provocatórias" numa entrevista em que acusou o Governo de usar "força bruta" para reprimir protestos.
Segurança

Carcavelos. A história do arrastão que não existiu /premium

1.144
Recentes desacatos em Carcavelos lembraram os conflitos de 2005, quando uma pequena rixa foi noticiada como um "arrastão" organizado. Como jornalistas, polícia e políticos alimentaram "fake news".
República Centro Africana

Jornalistas russos assassinados na RC Africana

141
Três jornalistas russos foram assassinados na República Centro-Africana no início da semana. Estavam a gravar um documentário sobre uma empresa militar privada da Rússia.
Estados Unidos da América

Jornalista do Watergate publica livro sobre Trump

Bob Woodward, um dos jornalistas que revelaram o escândalo Watergate, que forçou Presidente Richard Nixon a demitir-se em 1974, vai lançar um livro com "revelações" sobre Donald Trump.
Jornalismo

Direção de informação da RTP com três caras novas

João Fernando Ramos, Rosário Lira e Alexandre Leandro foram confirmados como membros do órgão máximo de gestão editorial da RTP. Direção de Informação passa de 8 para 7 membros.
Redes Sociais

WhatsApp dá 42 mil a quem responder a esta questão

O fenómeno das fake news é um dos grandes problemas dos últimos anos e o WhatsApp quer ajudar a resolvê-lo. Agora, pediu sugestões a qualquer pessoa. E dá um prémio.
Jornalismo

Observador ganha duas menções honrosas em prémio

286
Os prémios "Jornalismo em Oncologia", promovidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro, têm como objetivo premiar os melhores trabalhos em jornalismo escrito e audiovisual sobre o cancro.
Jornal Público

Ana Sá Lopes volta ao Público

318
O novo diretor do Público, Manuel Carvalho, já formou a equipa que o acompanhará na direção do jornal: terá ao seu lado Ana Sá Lopes, Amílcar Correia, David Pontes e Tiago Luz Pedro.
Jornalismo

Birmânia. Jornalistas da Reuters vão a julgamento

A justiça birmanesa decidiu avançar com o julgamento dos dois jornalistas da agência Reuters acusados de violação de "segredos de Estado", no âmbito de uma investigação sobre a minoria rohingya.
Angola

Juízes entendem que jornalistas cumpriram regras

O tribunal de Luanda entende que os dois jornalistas angolanos acusados por injúrias pelo ex-Procurador-geral da República, observaram todas as regras jornalísticas na elaboração da notícia.
Jornalismo

Início de 2018 foi "negro" para os media

Nos seis primeiros meses deste ano, México (5) e Iémen (5) encontram-se na lista dos países mais perigosos para os jornalistas, segundo o barómetro de violação da liberdade de imprensa.
Moçambique

Jornalista agredido em Maputo terá alta em Julho

Ericino de Salema foi raptado e agredido em Maputo, Moçambique, e ficou com ferimentos nas pernas. A polícia moçambicana ainda não anunciou nenhuma detenção relacionada com o caso.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
Observador

Últimas horas para beneficiar de 50% de desconto

Está quase a terminar a promoção de lançamento do programa de assinaturas Observador/premium. Tem já poucas horas para poder beneficar de um desconto de 50% na assinatura anual.
Jornalismo

Das "fake news" aos "fake comments" /premium

266
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções.
Entrevista

Fernando Correia: "Enviei o meu livro ao Fidel" /premium

191
É hoje a "voz" de Bruno de Carvalho e tem o objectivo de "preservar" o presidente do Sporting. Mas Fernando Correia, 82 anos, jornalista, é mais que isso. E conta tudo em entrevista de vida.
Jornalismo

Donos de jornais de 59 países reunidos no Estoril 

World News Media Congress, o congresso mundial de jornalismo, vai decorrer, pela primeira vez, em Portugal, no centro de congressos do Estoril, entre quarta-feira e sexta-feira.
Assassinato

Como foi simulada a morte de Arkady Babchenko

193
As críticas à política do Kremlin valeram-lhe uma sentença de morte. Com a ajuda dos serviços secretos ucranianos, Babchenko simulou o seu assassinato e fintou os planos para acabar com a sua vida.
União Europeia

Morte de jornalista russo foi "crime cobarde"

A UE qualificou a morte do jornalista dissidente russo Arkadi Babchenko, reconhecido crítico do Kremlin, como um "crime cobarde", pedindo uma "investigação rápida e transparente" sobre o caso.
Rússia

Jornalista crítico de Putin assassinado em Kiev

134
Um jornalista russo, muito crítico do Presidente russo, Vladimir Putin, foi assassinado esta quarta-feira, com tiros nas costas, na capital ucraniana, o que a polícia do país atribuiu à sua profissão.
México

Jornalista mexicano assassinado no norte do país

O jornalista mexicano Héctor González, correspondente do diário Excélsior e de media locais, foi assassinado no Estado de Tamaulipas (nordeste), informou esta quarta-feira o diário.
Jornalismo

Rafael Marques ganha prémio Liberdade de Imprensa

245
Alvo de acusações de injúria no seu país, o jornalista angolano é o 70.º Herói Mundial da Liberdade de Imprensa, prémio entregue pelo IPI. Enfrentou "repressão sistemática", aponta o instituto.
Angola

Angola. Ex-PGR reafirma acusação contra jornalista

O ex-Procurador-Geral da República de Angola reafirmou em tribunal que uma notícia de novembro de 2016 do jornalista Rafael Marques põe em causa o seu bom nome.
Observador

Nova revista do Observador já nas bancas

No mês em que o Observador celebra o seu quarto aniversário, as melhores reportagens, entrevistas e artigos do último ano são reunidas numa revista especial para ler e guardar.
Pré-Publicação

Pedro Rolo Duarte: "O que é realmente importante" /premium

1.764
Quando soube que estava doente, Pedro Rolo Duarte começou a escrever um livro de memórias. "Não Respire" chegou este mês às livrarias. Leia aqui alguns dos excertos mais significativos.
Obituário

Morreu o jornalista Tom Wolfe

147
Tom Wolfe estava internado num hospital em Manhattan, em Nova Iorque, devido a uma "infeção". O escritor, um dos grandes precursores do chamado "New Journalism", tinha 87 anos.
Rússia

Jornalista que denunciou doping com visto recusado

O jornalista alemão Hajo Seppelt, autor das revelações sobre o escândalo de "doping" na Rússia, viu recusado o acesso ao país por ocasião do Mundial de futebol.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

"Uma Imagem Solidária" junta fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das suas fotografias revertem para a Acreditar. Donativos serão entregues no dia da criança.
Biografia

Editora lança autobiografia póstuma de Rolo Duarte

615
Autobiografia que Pedro Rolo Duarte concluiu pouco antes de morrer, em novembro de 2017, é lançada em maio pela editora Manuscrito. Segundo o filho, "Não Respire" é uma celebração da vida.
Jornalismo

Salário de um terço dos jornalistas é "indigno"

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, traçou esta quinta-feira um retrato negativo do setor. Falou em precariedade, "esvaziamento" das redações e espírito crítico "adormecido".
Moçambique

Moçambique celebra Dia da Liberdade de Imprensa

Presidente de Moçambique defendeu que os jornalistas devem procurar um equilíbrio entre interesse público e direito à privacidade e abster-se de contrariar direitos e liberdades constitucionais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)