Jornalismo

Coimbra

Coimbra. Festival recebe exposição sobre o Idai 

"Resistir ao Idai" é o nome da exposição que junta trabalhos de fotojornalistas sobre a passagem do ciclone Idai por Moçambique. O festival recebe ainda mais oito exposições.
Bill Clinton

Jornalista diz ter visto Clinton a ler Kama Sutra

1.758
Emily Maitlis, jornalista da BBC, revela em livro um momento em que apanhou Bill Clinton, antigo presidente dos EUA, a ler o Kama Sutra antes de uma entrevista.
Cultura

Maria Alberta Menéres. Velório é esta terça-feira

6.377
A jornalista, poetisa e escritora portuguesa morreu na segunda-feira, aos 88 anos. O velório tem lugar na Basílica da Estrela, em Lisboa, esta terça-feira.
Fotojornalismo

Scarlett Johansson: Paparazzi põem vidas em risco

A atriz norte-americana foi perseguida até casa por cinco carros com paparazzi. Scarlett Johansson considera inaceitável que não se tinha regulado a profissão depois da morte da Princesa Diana.
Fotojornalismo

Viver e morrer pelo lixo. Exposição de Mário Cruz

128
Um rio de lixo nas Filipinas é meio de subsistência e sentença de morte para milhões, uma realidade documentada pelo fotojornalista Mário Cruz, que chega sábado a exposição e livro.
Madonna

Madonna, Ponte de Lima e sarrabulho

483
A mudança da cantora para Ponte de Lima, a transferência de Quaresma para o SC Braga, o "JN da Turquia" e outras peripécias. No jornal O Minho, o Dia das Mentiras tem sido levado muito a sério.
Israel

Jornal israelita acusa Likud de manipulação

Segundo o jornal, foi criada uma rede de contas no Twitter para "promover os temas defendidos por Netanyahu e do partido Likud" e difundir "propaganda", "mentiras" e "calúnias" contra a imprensa.
Presidente Trump

Trump diz que Pulitzer tem de retirar prémios 

162
O Presidente pediu à comissão dos Prémios Pulitzer para retirar os prémios dados aos jornais The New York Times e The Washington Post pela "falsa cobertura" de um possível conluio com a Rússia.
Música

"Há muita crítica e pouco jornalismo musical" /premium

236
Simon Reynolds, referência do jornalismo musical, está em Lisboa para uma masterclass no MIL. Antes, em entrevista, falou-nos de música de dança, de jornais antigos e do (mau) estado das coisas.
Acidentes de Aviação

Sobrevivente da queda de avião morre do coração

Rafael Henzel morreu aos 45 anos de ataque cardíaco. O jornalista foi um dos seis sobreviventes da queda do avião em 2016 em que viajava a delegação do Chapecoense. A equipa já reagiu à notícia.
Angola

Jornalistas consideram "fake news" acauteláveis

Os órgãos de comunicação social angolanos consideraram que a preocupação de verificar sempre a informação ao seu alcance deve ser constante e que "há sempre mecanismos" para o efeito.
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Jornalismo

Fake news. Sistema de alerta lançado na 2.ª feira

A Comissão Europeia informou que, "será lançado o Sistema de Alerta Rápido, que é uma das principais medidas do plano de ação" contra a desinformação, criado a propósito das eleições europeias.
Espanha

Facebook lança programa para reduzir desinformação

Quando um dos verificadores classificar uma informação como falsa, esta será mostrada mais abaixo na secção de notícias, o que irá contribuir para reduzir a sua distribuição e propagação.
Espanha

Lusa e Efe unidas sobre "Histórias ibéricas"

Histórias ibéricas de coesão europeia" é um projeto de cooperação informativa com o intuito de mostrar os resultados da política de coesão europeia e o impacto nas vidas dos portugueses e espanhóis.
Media

Leis contra fake news vão piorar o problema

Termo 'fake news' é demasiado amplo para descrever um "problema complexo". Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha dizem que criar uma legislação contra "notícias falsas" só vai piorar o problema.
União Europeia

O que se esconde por trás do combate às fake news /premium

3.870
Não confiem, desconfiem. A campanha contra as “fake news” não é contra a desinformação, porque nessa os políticos são especialistas. É uma campanha para impor uma narrativa única e um pensamento único
Liberdades

Libertado jornalista detido em Caracas

O jornalista Cody Weddle encontra-se no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, onde aguarda um voo de regresso para os EUA. Número de casos de jornalistas presos por Maduro sobe para 36.
Moçambique

Jornalistas pedem libertação imediata de colega

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa pediu imediata libertação do jornalista Amade Abubacar. Jornalista foi detido em Cabo Delgado quando fotografava famílias que abandonavam a região.
Parlamento

Audiovisual. Portugal transpõe diretiva europeia

Portugal vai transpor para a legislação nacional a diretiva europeia 1808 sobre serviços audiovisual. O PS reclamou medidas ao Governo para garantir a cibersegurança nas eleições deste ano.
Justiça

Presunção de inocência? /premium

Sou mensageira porque me quero o traço de união entre o que ocorre e quem quer saber o que ocorre; contadora porque aprendi com Virginia Woolf que “nada acontece até ser contado”.
Egito

Fotojornalista egípcio sai da prisão 5 anos depois

Mahmoud Abu Zeid foi preso em 2013 enquanto cobria uma manifestação de apoio ao ex-presidente islamita Mohamed Morsi, reprimida violentamente. O fotojornalista chegou a arriscar pena de morte.
Altice

Fake News. Altice Portugal quer combater fenómeno

A Altice Portugal trabalha com os seus próprios mecanismos internos e ainda estabeleceu uma parceria com o site Polígrafo, que irá garantir "a credibilidade ou não das notícias que são veiculadas".
Observador

Um esclarecimento necessário

232
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, recorda e reafirma os princípios e os valores do Observador, expressos no Estatuto Editorial, a propósito da polémica suscitada por um texto de opinião.
PSD

PSD. Deputado desvaloriza 'fake news'

O deputado do PSD Miguel Morgado desvalorizou o problema das 'fake news' e do populismo nas eleições europeias e lembrou que "houve sempre forças extremistas nas comunidades".
Venezuela

Jornalistas que irritaram Maduro vão ser expulsos

786
Nicolás Maduro não terá gostado de uma pergunta sobre fraude eleitoral feita pelos jornalistas da Univision, nem de ver um vídeo com crianças a comer do lixo. Os repórteres vão ser deportados.
Jornalismo

Apenas 48% dos portugueses identificam "fake news"

139
Segundo o Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira, só 48% dos inquiridos portugueses disse ter facilidade em identificar notícias falsas, percentagem que fica abaixo da média da UE, de 58%.
Estados Unidos da América

Jornal que pediu a volta do KKK tem diretora negra

248
Na semana passada, um jornal do Alabama, nos Estados Unidos, pedia o regresso do movimento racista Ku Klux Klan no seu editorial. Agora tem uma nova diretora: uma mulher negra.
Angola

Jornalistas angolanos ameaçam fazer greve

A decisão foi tomada por 50 pofissionais. Entre as reivindicações está um aumento salarial condigno e a imposição de um salário mínimo para a classe jornalística de 180 mil kwanzas (quase 500 euros).
Liberdade de Imprensa

Milhares de eslovacos homenageiam jornalista morto

Protesto quis reclamar uma investigação imparcial sobre o assassinato e denunciar que ninguém foi acusado pelo crime. Kuciak investigava assuntos de corrupção, tendo provocado a demissão do governo.
Fotojornalismo

As 130 fotos nomeadas para o World Press Photo

368
Há uma nova categoria e um português nomeado para a maior distinção de fotojornalismo do mundo. Os vencedores do World Press Photo só são conhecidos em abril. Mas aqui pode ver todos os nomeados.
Jornalismo

Lusa quer ser plataforma contra a desinformação

Na conferência organizada pela Lusa no âmbito do combate às fake news, Luísa Meireles propõe criar plataformas de entendimento entre portugueses para melhor combate o fenómeno.
Jornalismo

Lusa vai desenvolver projeto de "fact-checking"

Projeto surge no âmbito do combate à desinformação, proporcionada pelas "fake news". Graça Fonseca encontra na inteligência artificial um meio de combater a escolha de notícias feita por algoritmos.
Fotojornalismo

Mário Cruz premiado no World Press Photo 2019

192
O fotojornalista português desenvolveu o projeto sobre comunidades de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio, rodeadas de lixo.
Jornalismo

O mundo clandestino das fake news em Portugal

Há diferenças entre as 'fake news' em Portugal e noutros países, inclusive europeus. A política é menos presente nas páginas portuguesas.
Tecnologia

Risco de informações falsas "só vai aumentar"

Os especialistas consideram que as "eleições europeias são um grande desafio" e que o risco de "fake news" só vai aumentar, já que as tecnologias tornam o processo de filtragem cada vez mais difícil.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
Jornalismo

Informar na Líbia "é quase impossível"

A declaração foi proferida pela associação Repórteres Sem Fronteiras no dia em que se celebra o oitavo aniversário da revolta que acabou com o regime de Mouammar Kadhafi.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Filipinas

Jornalista detida por difamação sai em liberdade

A jornalista Maria Ressa, distinguida como uma das "personalidades do ano" da Times, acusou o Governo Rodrigo Duterte de abusar do seu poder e de usar a lei como arma para amordaçar os críticos.
Filipinas

Jornalista premiada pela Time detida por difamação

Maria Ressa encontrava-se nas instalações do Rappler, um portal de notícias online que adotou uma linha crítica da guerra contra as drogas liderada pelo Presidente Rodrigo Duterte.
Redes Sociais

Facebook no combate às "fake news" na África

O Facebook pretende diminuir a capacidade de distribuição de notícias e factos que sejam falso. WhatsApp, também, lançou uma campanha 'Partilha Factos, não Rumores' na Nigéria.
Estados Unidos da América

Washington garante que não abafa caso Khashoggi

O secretário de estado de EUA, Mike Pompeo, afirma que a administração "trabalha com diligência" e "continuará a pedir contas a todos os responsáveis".
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.
Jornalismo

CNN: "Momento perigoso para dizer verdade" nos EUA

O jornalista da CNN explicou que os que continuam chamar os jornalistas de inimigos, criam "uma atmosfera onde as pessoas podem se magoar, onde os jornalistas podem ser assassinados".
Redes Sociais

Twitter e Facebook eliminam milhares de contas

As 783 páginas do Facebook e do Instagram e as 2800 contas do Twitter fariam parte de uma rede ligada à Venezuela, Rússia e Irão que produzia notícias falsas.
Liberdade de Imprensa

Venezuela. Jornalistas franceses foram libertados

Pierre Caillé e Baptiste des Monstiers estão bem e devem regressar a Paris em breve. Os jornalistas partiram para a Venezuela para acompanhar a crise política e foram detidos enquanto filmavam.
Prémios e Galardões

Fotojornalista da Lusa vence Prémio Rei de Espanha

912
Imagem de Marcelo a tentar consolar um agricultor afetado pelos incêndios valeu o primeiro lugar a Nuno André Ferreira. Júri valorizou o fator emocional e a componente humana da fotografia.
Ministério da Defesa

Ciberdefesa. Portugal terá "capacidade superior"

O ministro da Defesa Nacional afirma que os recursos humanos irão aumentar através da formação de militares e da contratação de civis para "evitar escalada de ameaças".
Comissão Europeia

'Fake news': Bruxelas aposta em educação digital 

A Comissão Europeia aposta na educação digital. O Plano de Ação Conjunto contém medidas como a criação de um sistema de alerta rápido para sinalizar campanhas de desinformação em tempo real.
Turquia

Turquia. ONU investiga morte de Khashoggi

A equipa da ONU está no terreno até ao dia 3 de fevereiro. O objetivo também é “identificar como os Estados podem fortalecer os seus compromissos internacionais para proteger o direito à vida".
Xenofobia

Comissão alerta para discurso xenófobo

Comissão para Igualdade avisa que devem ser evitadas as referências a nacionalidade, etnia ou situação documental em notícias a partir de fontes oficiais e em meios de comunicação social.
Espanha

Julen. Cobertura televisiva vai ser analisada

128
A entidade vai avaliar se as televisões violaram direitos fundamentais dos familiares do bebé que caiu num poço em Málaga com a cobertura que têm feito do acontecimento.
Redes Sociais

Twitter. A maior fonte das 'fake news'

O estudo realizado por investigadores das universidades norte-americanas revela que 0,1% de utilizadores do Twitter foram responsáveis por partilhar 80% de conteúdos falsos.
ERC

ERC recebe queixas sobre programa de Ana Leal

311
A ERC e a Comissão da Carteira de Jornalista receberam cerca de 600 queixas contra reportagem de Ana Leal sobre terapias de reorientação sexual praticadas por psicólogos da Igreja Católica.
Marcelo Rebelo de Sousa

Média. Combate à crise passa por dar meios à Lusa

138
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o apelo que fez, em novembro do ano passado, sobre a situação de emergência que vive a comunicação social, em visita esta quinta-feira à agência Lusa.
Jornalismo

Agência Lusa lança site sobre 'fake news'

A agência portuguesa fez uma parceria com a espanhola EFE para "ensinar e mostrar que há armas possíveis para combater as 'fake news'." Estão previstas também duas conferências.
Jornalismo

Gana. Mataram jornalista que denunciou corrupção

Ahmed Hussein-Suale investigou corrupção que envolve a federação do Gana, árbitros e empresários. Um deputado do partido no poder chegou a oferecer uma recompensa na televisão a quem o espancasse.
Myanmar

Jornalistas da Reuters condenados a 7 anos de pena

Dois repórteres birmaneses da Reuters foram condenados em 2ª instância, a 7 anos de prisão. Em causa está a apropriação de documentos secretos enquanto investigavam massacre de rohingyas.
Nigéria

Jornalistas presos por reportagem sobre Boko Haram

Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
Fotojornalismo

O ano visto pelos fotojornalistas do Observador

154
Seleccionámos as melhores fotografias tiradas pelos fotojornalistas que colaboraram em 2018 com o Observador durante este ano que agora termina.
Jornalismo

Jornalista estrela admite ter fabricado histórias

1.111
Aos 33 anos era um dos melhores jornalistas na Alemanha, com vários prémios no currículo. Esta semana confessou o inconfessável quando foi descoberto: fabricou histórias, personagens e diálogos.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)