761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jornalismo

Observador

Campanha celebra os 10 anos do Observador

O Observador faz dez anos em maio e, para assinalar o aniversário, é lançada uma campanha em TV, rádio, digital e outdoors com uma nova assinatura: “Sem interesses, muito interessante”.
Conferência de Imprensa

Ascensão do Chega é notícia no Reino Unido

Em contagem decrescente para as eleições, o The Guardian não fecha os olhos à ascensão da "extrema direita". E há quatro novas estrelas Michelin em Portugal e um novo restaurante com duas.
Obituário

Fotojornalista Marco morre aos 87 anos

Natural do concelho de Paredes, o fotojornalista iniciou-se como colaborador do DN e foi distinguido com vários prémios de fotografia. Morreu na Casa da Saúde de Boavista, onde estava internado.
Conferência de Imprensa

Onde vivem os líderes partidários?

A habitação é um dos temas fortes da campanha. À exceção de Ventura, todos os líderes partidários são proprietários. E com o fim dos debates, como correram as audiências?
Cultura

Medalha de Mérito Cultural para Fernando Alves

O jornalista esteve durante mais de 30 anos na TSF, tendo sido editor da informação da manhã e pivot de vários programas. Medalha reconhece o seu "inestimável trabalho", numa vida "dedicada à rádio".
Conferência de Imprensa

As legislativas dos indecisos

As legislativas estão à porta e há eleitores angustiados por não saberem em quem votar. E quem são os jovens que vão às urnas a 10 de Março? Identificam-se mais com a esquerda ou a direita?
Conferência de Imprensa

O Chega foi mesmo recebido a tiro em Famalicão?

O Chega diz que foi recebido a tiro em Famalicão, mas a PSP de Braga já desmentiu o sucedido. O som era de uma mota. E o arroz pode ser bom para muita coisa, mas não, não é bom para secar telemóveis.
Conferência de Imprensa

E se os "partidos pequenos" fossem grandes?

No debate dos partidos sem assento parlamentar há ideias antagónicas sobre como gerir e refazer o país. E para celebrar o novo ano na China, o Starbucks lançou um café com sabor de carne de porco.
Conferência de Imprensa

No Japão, já se sabe "a que sabe o amor"

Uma padaria japonesa criou o "pão romântico" para responder à pergunta "a que sabe o amor?". E o Barca-Velha é um dos grandes vinhos de Portugal e está no top das produções mais reputadas lá fora.
Jornalismo

Jornalistas: greve geral para 14 de março

Jornalistas reivindicam "contratos de trabalho estáveis" e "aumento geral dos salários", considerando inaceitável "uma profissão com esta relevância e exigência" ter salários tão baixos.
Jornalismo

GMG. "Piratinha do Ar" na nova administração

A administração da Global Media passa a contar com a presença de Rui Rodrigues e Vítor Coutinho, que será o novo presidente executivo do grupo. Trabalhadores da TSF dizem que foram "últimos a saber".
Comunicação Social

GMG. Acionistas reúnem-se sobre futuro da empresa

Convocatória para a reunião magna, para discutir futuro da empresa, está marcada para as 11h00 e tem cinco pontos na ordem de trabalhos. Ultima proposta é de um aumento de capital.
Conferência de Imprensa

Dia D para Montenegro e Pedro Nuno

Conheça o guia com 15 temas que ajuda a perceber o que cada partido defende. Ainda a agenda dos líderes da AD e PS, em dia do grande e decisivo debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos.
Resposta Pronta

"Formato dos debates ajuda a propagar fake news"

O jornalista entende que "pouco espaço para escrutinar e debater abre espaço para informações falsas". Ainda assim, Carlos Camponez vê vantagens neste modelo para que "os eleitores sigam sem enfado".
É burla?

Jornalistas e Cristiano Ronaldo usados em burla

Isaura Quevedo foi protagonista de vídeo viral nas redes sociais, onde aparecia a apresentar o noticiário e a dar conta de um jogo com um "jackpot de 100 milhões de euros". Há cada vez mais casos.
Conferência de Imprensa

Os cartazes políticos podem ajudar os indecisos?

Há cartazes para todos os gostos. Daniel Sá fala num mercado que continua a crescer e que ajuda na notoriedade dos partidos. E os debates estão a esticar-se no tempo e Ventura é um dos responsáveis.
Comunicação Social

Rui Moreira: comunicação social em grave crise

Rui Moreira diz que tradicional modelo de negócio da comunicação social baseada em receitas publicitárias está esgotado. E assumiu ainda estar muito preocupado com a situação do setor em Portugal.
Igreja Católica

Cardeal alerta para perigo do cidadão jornalista

Américo Aguiar refere que o cidadão jornalista “é uma coisa muito perigosa” devido "à avalanche das 'fake news'”. E afirma que uma democracia necessita de uma comunicação social sustentável e livre.
Comunicação Social

Presidente da Lusa pede que se repense recompra

Presidente da Lusa defende que a compra por parte do Estado permitiria que o serviço passasse a ser gratuito para os meios de comunicação, fazendo com que os pequenos media tivessem acesso às notícias
Conflito Israelo-palestiniano

72 dos 99 jornalistas mortos foram-no em Gaza 

Comissão de Proteção dos Jornalistas indica tratar-se de um dos piores balanços que já fez: representa um aumento de 44% num ano de profissionais da imprensa mortos em todo o mundo.
Conferência de Imprensa

Como Paulo Raimundo se estreou em televisão

Em Seine-Port, uma pequena vila francesa, os smartphones foram proibidos em espaços públicos. O “segredo" de Paulo Raimundo foi revelado. Há 30 anos, estreou-se em TV e venceu um concurso de talentos.
Jornalismo

Ou esquerda ou pluralismo

Quem deve escolher os jornais, e a quem os media devem servir, não é o Estado nem os grandes grupos económicos. São os leitores.
Conferência de Imprensa

Como estão a correr as audiências dos debates?

Os debates já foram vistos por cerca de 6,85 milhões de espectadores e o debate entre Mortágua e Montenegro foi o mais visto. Conheça as avós e rappers da Coreia do Sul que ficaram virais na internet.
Guerra na Ucrânia

Ataques russos a jornalistas causam 11 mortes

ONG tem documentados mais de 50 ataques, que resultaram em mortes, ferimentos, sequestros, tortura ou traumas causados pelos bombardeamentos. Em 2023 morreram 2 jornalistas na Ucrânia.
Conferência de Imprensa

O que propõem os partidos para a educação?

Na educação, há professores que referem que as propostas eleitorais não passam de "oportunismo político". A Super Bowl já lá vai, mas há um guia para ajudar a perceber as regras do futebol americano.
Comunicação Social

Porque sou patrono do Observador (Parte I)

A programação em directo, os noticiários e os podcasts do Observador são um manancial imenso de informação qualificada, de debate sério (mas não maçudo), intenso mas bem-humorado, que marcam uma época
Conferência de Imprensa

Quais são as propostas para a regionalização?

Viajar pelo mundo já é encarado como um "desporto de alta competição" e já existe um ranking onde estão 6 portugueses. Em tempo de eleições, conhecemos as propostas dos partidos para a regionalização.
Conferência de Imprensa

De Pedro Nuno a Ventura, ninguém escapa aos memes

A linguagem comercial é "coisa do passado". Os memes estão na moda e não há político que escape. E a Super Bowl está de volta. Sabia que um anúncio de 30 segundos pode custar 6,51 milhões de euros?
Rússia

Quem é Tucker Carlson, que vai entrevistar Putin?

Tucker Carlson foi estrela da Fox News e "a voz mais influente à direita". Agora, com imprensa "corrompida", vai entrevistar Putin a título próprio, contra a "propaganda". Por amor aos EUA, assegura.
Comunicação Social

GMG. Salários de janeiro já estão a ser pagos

Acordo para compra de alguns jornais e revistas da GMG por um grupo de investidores e empresários permitiu garantir que salários de janeiro começassem esta quarta-feira a ser pagos aos trabalhadores.
Conferência de Imprensa

Não há lesões que impeçam o debate eleitoral

Inês Sousa Real fraturou ombro, mas apesar da lesão, vai continuar com a campanha eleitoral. E o Ano Novo Chinês está a chegar. Começa a 10 de fevereiro sob o signo do dragão que traz sorte e saúde.
Conferência de Imprensa

O “Ditador mais fixe do Mundo” foi reeleito

Bukele, "o ditador mais fixe do mundo", venceu as eleições em El Salvador antes das eleições. E os vídeos onde mulheres mostram a rotina enquanto os namorados vão trabalhar ganham destaque no TikTok.
Conferência de Imprensa

Como vai votar a Geração Z nestas eleições?

Quer saber quanto tempo vai ver o seu cão? Especialistas dizem que basta medir o nariz. E com as eleições à porta, a Gen Z divide-se: as mulheres estão à esquerda e os homens à direita.
Eleições

O “Expresso” e a difícil neutralidade editorial

O tratamento jornalístico (incluindo a imagética) da sondagem do Expresso não me parece ter assegurado a desejada neutralidade editorial.
Conferência de Imprensa

Sabe todas as "regras" para ir jantar fora?

Dos códigos de vestimenta aos cães, a experiência num restaurante vai para lá da refeição. E o carro da Rainha Isabel II está à venda. Prepare a carteira, o Range Rover Loire Blue custa 265 mil euros.
TSF

TSF. Redação apreensiva com fim de noticiários

O Conselho de Redação da TSF manifestou "profunda apreensão" com fim dos noticiários nas madrugadas ao fim de semana, sublinhando"gestão errática" e "caótica", e apelou à ERC que se pronuncie.
Media

GMG. Sindicato considera que "justiça é o mínimo"

O Sindicato dos Jornalistas elogia esforços de "redações esclarecidas" do GMG e considera que "têm motivos justificados" para pedir contas na justiça pela administração liderada por José Paulo Fafe.
Comunicação Social

Trabalhadores do DN suspendem greve por 5 dias

Decisão surge depois de o presidente da Comissão Executiva da Global Media, José Paulo Fafe, ter apresentado a demissão por considerar "estarem esgotadas" as condições para exercer as suas funções.
Conferência de Imprensa

De onde vem o gesto de mostrar o "dedo do meio"?

Historiadores dizem que o gesto de mostrar o "dedo do meio" foi criado há 2500 anos pelos gregos para se ofenderem uns aos outros. E quem é Ireneu Barreto, o representante da República para a Madeira?
Conferência de Imprensa

Chovem promessas à esquerda e à direita

Os programas eleitorais não são oficiais, mas os partidos já levantam o véu sobre medidas. Ainda o cartaz da Semana Santa de Sevilha que está a gerar polémica por "sexualizar" o corpo de Cristo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.