Jornalismo

Fotojornalismo

Mário Cruz premiado no World Press Photo 2019

O fotojornalista português desenvolveu o projeto sobre comunidades de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio, rodeadas de lixo.
Jornalismo

O mundo clandestino das fake news em Portugal

Há diferenças entre as 'fake news' em Portugal e noutros países, inclusive europeus. A política é menos presente nas páginas portuguesas.
Tecnologia

Risco de informações falsas "só vai aumentar"

Os especialistas consideram que as "eleições europeias são um grande desafio" e que o risco de "fake news" só vai aumentar, já que as tecnologias tornam o processo de filtragem cada vez mais difícil.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
Jornalismo

Informar na Líbia "é quase impossível"

A declaração foi proferida pela associação Repórteres Sem Fronteiras no dia em que se celebra o oitavo aniversário da revolta que acabou com o regime de Mouammar Kadhafi.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Filipinas

Jornalista detida por difamação sai em liberdade

A jornalista Maria Ressa, distinguida como uma das "personalidades do ano" da Times, acusou o Governo Rodrigo Duterte de abusar do seu poder e de usar a lei como arma para amordaçar os críticos.
Filipinas

Jornalista premiada pela Time detida por difamação

Maria Ressa encontrava-se nas instalações do Rappler, um portal de notícias online que adotou uma linha crítica da guerra contra as drogas liderada pelo Presidente Rodrigo Duterte.
Redes Sociais

Facebook no combate às "fake news" na África

O Facebook pretende diminuir a capacidade de distribuição de notícias e factos que sejam falso. WhatsApp, também, lançou uma campanha 'Partilha Factos, não Rumores' na Nigéria.
Estados Unidos da América

Washington garante que não abafa caso Khashoggi

O secretário de estado de EUA, Mike Pompeo, afirma que a administração "trabalha com diligência" e "continuará a pedir contas a todos os responsáveis".
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.
Jornalismo

CNN: "Momento perigoso para dizer verdade" nos EUA

O jornalista da CNN explicou que os que continuam chamar os jornalistas de inimigos, criam "uma atmosfera onde as pessoas podem se magoar, onde os jornalistas podem ser assassinados".
Redes Sociais

Twitter e Facebook eliminam milhares de contas

As 783 páginas do Facebook e do Instagram e as 2800 contas do Twitter fariam parte de uma rede ligada à Venezuela, Rússia e Irão que produzia notícias falsas.
Liberdade de Imprensa

Venezuela. Jornalistas franceses foram libertados

Pierre Caillé e Baptiste des Monstiers estão bem e devem regressar a Paris em breve. Os jornalistas partiram para a Venezuela para acompanhar a crise política e foram detidos enquanto filmavam.
Prémios e Galardões

Fotojornalista da Lusa vence Prémio Rei de Espanha

912
Imagem de Marcelo a tentar consolar um agricultor afetado pelos incêndios valeu o primeiro lugar a Nuno André Ferreira. Júri valorizou o fator emocional e a componente humana da fotografia.
Ministério da Defesa

Ciberdefesa. Portugal terá "capacidade superior"

O ministro da Defesa Nacional afirma que os recursos humanos irão aumentar através da formação de militares e da contratação de civis para "evitar escalada de ameaças".
Comissão Europeia

'Fake news': Bruxelas aposta em educação digital 

A Comissão Europeia aposta na educação digital. O Plano de Ação Conjunto contém medidas como a criação de um sistema de alerta rápido para sinalizar campanhas de desinformação em tempo real.
Turquia

Turquia. ONU investiga morte de Khashoggi

A equipa da ONU está no terreno até ao dia 3 de fevereiro. O objetivo também é “identificar como os Estados podem fortalecer os seus compromissos internacionais para proteger o direito à vida".
Xenofobia

Comissão alerta para discurso xenófobo

Comissão para Igualdade avisa que devem ser evitadas as referências a nacionalidade, etnia ou situação documental em notícias a partir de fontes oficiais e em meios de comunicação social.
Espanha

Julen. Cobertura televisiva vai ser analisada

128
A entidade vai avaliar se as televisões violaram direitos fundamentais dos familiares do bebé que caiu num poço em Málaga com a cobertura que têm feito do acontecimento.
Redes Sociais

Twitter. A maior fonte das 'fake news'

O estudo realizado por investigadores das universidades norte-americanas revela que 0,1% de utilizadores do Twitter foram responsáveis por partilhar 80% de conteúdos falsos.
ERC

ERC recebe queixas sobre programa de Ana Leal

311
A ERC e a Comissão da Carteira de Jornalista receberam cerca de 600 queixas contra reportagem de Ana Leal sobre terapias de reorientação sexual praticadas por psicólogos da Igreja Católica.
Marcelo Rebelo de Sousa

Média. Combate à crise passa por dar meios à Lusa

138
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o apelo que fez, em novembro do ano passado, sobre a situação de emergência que vive a comunicação social, em visita esta quinta-feira à agência Lusa.
Jornalismo

Agência Lusa lança site sobre 'fake news'

A agência portuguesa fez uma parceria com a espanhola EFE para "ensinar e mostrar que há armas possíveis para combater as 'fake news'." Estão previstas também duas conferências.
Jornalismo

Gana. Mataram jornalista que denunciou corrupção

Ahmed Hussein-Suale investigou corrupção que envolve a federação do Gana, árbitros e empresários. Um deputado do partido no poder chegou a oferecer uma recompensa na televisão a quem o espancasse.
Myanmar

Jornalistas da Reuters condenados a 7 anos de pena

Dois repórteres birmaneses da Reuters foram condenados em 2ª instância, a 7 anos de prisão. Em causa está a apropriação de documentos secretos enquanto investigavam massacre de rohingyas.
Nigéria

Jornalistas presos por reportagem sobre Boko Haram

Dois jornalistas nigerianos do Daily Trust foram detidos por militares por terem divulgado informações sobre conflitos com Boko Haram. Exército nega avanço do grupo terrorista a Norte da Nigéria.
Fotojornalismo

O ano visto pelos fotojornalistas do Observador

154
Seleccionámos as melhores fotografias tiradas pelos fotojornalistas que colaboraram em 2018 com o Observador durante este ano que agora termina.
Jornalismo

Jornalista estrela admite ter fabricado histórias

1.111
Aos 33 anos era um dos melhores jornalistas na Alemanha, com vários prémios no currículo. Esta semana confessou o inconfessável quando foi descoberto: fabricou histórias, personagens e diálogos.
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.
Livros

Judite Sousa publica livro sobre Bolsonaro

1.250
Chama-se "Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito" e chega às livrarias a 3 de janeiro. Este será o décimo livro da jornalista, que esteve no Brasil a cobrir as campanhas presidenciais.
Myanmar

"Pessoa do ano". Há mais de 365 dias sem liberdade

Wa Lone e Kyaw Oo estão entre as pessoas do ano para a TIME, mas estão presos há um ano. Myanmar recusa-se a libertá-los. São dois entre 262 jornalistas detidos pelo seu trabalho.
Prisão

Número de jornalistas em prisão atinge recorde

Este é o número recorde desde que existe registo por parte do CPJ, organização sem fins lucrativos baseada em Nova Iorque, tendo sido contabilizados 251 no total.
Jornalismo

Agência Lusa assina protocolo de formação

O memorando terça-feira assinado em Lisboa prevê que a Lusa dê às Edições Novembro "apoio na formação dos seus técnicos, na área de jornalismo".
Doodle

Doodle do dia celebra Clarice Lispector

129
Nascida na Ucrânia em 1920 no seio de uma família judaica, a escritora e jornalista naturalizada brasileira foi uma das figuras mais emblemáticas da cultura do país do século XX.
Media

Crise no jornalismo pode ter "cura"

Vítor Tomé defende que os jornalistas poderiam ter um papel importante na formação dos leitores e essa seria uma forma de o Estado os financiar por esse serviço prestado à sociedade.
Arábia Saudita

Khashoggi. Mensagens de WhatsApp revelam "medo"

Nas mensagens trocadas entre o jornalista e Omar Abdulaziz, um ativista saudita, a que a CNN teve acesso exclusivo, Khashoggi atacava o caráter "opressor" do príncipe Mohammad bin Salman.
Jornalismo

Sócrates e a intervenção do Estado nos media /premium

235
A construção de um novo modelo económico para os media só pode passar pelo mercado e pelos privados. O lucro é a melhor defesa da independência obrigatória do jornalismo. Não há outra solução.
Bangladesh

Fotojornalista Shahidul Alam libertado 

O fotojornalista e ativista do Bangladesh Shahidul Alam foi libertado na terça-feira. Em mais de 40 anos de carreira, trabalhou para grandes títulos estrangeiros como o New York Times e a Time.
Jornalismo

Jornalista do Observador vence prémio de ciência

335
Vera Novais recebeu o prémio da Comunidade Cética Portuguesa pelo jornalismo "de alta qualidade" na área da ciência. A cerimónia aconteceu este sábado no Museu de Leiria.
Papa Francisco

Papa elogia jornalismo de "pessoas para pessoas"

O papa Francisco elogiou os jornalistas que chamam de "injustiça à injustiça" e que realizam um jornalismo de "pessoas para pessoas" durante uma audiência.
Instituto Camões

Timor. Instituto Camões dá formação a jornalistas

O instituto Camões, em parceria com a União Europeia (UE), realiza uma formação sobre "literacia orçamental" no âmbito de um projeto de apoio à melhoria do setor das finanças públicas do país.
Nicarágua

Mais de 420 ataques à imprensa na Nicarágua

A imprensa e os jornalistas foram alvo de mais de 420 agressões, atos de censura ou ameaças de forças policiais ou de paramilitares em seis meses de crise política na Nicarágua.
Jornalismo

Jornalistas em grave risco na América Latina

Jornalistas latino-americanos advertiram para os graves riscos que enfrentam os profissionais da região, desde as perseguições judiciais e as campanhas de descrédito até à prisão.
Impresa

Grupo Impresa com lucro de 1,4 milhões de euros

A Impresa registou lucros de 1,4 milhões de euros até setembro, contra prejuízos de 165 mil euros um ano antes. Já a Media Capital subiu 25% nos primeiros nove meses do ano, para 12,1 milhões.
Eleições no Brasil

Denunciada intimidação a jornalistas no Brasil

124
A Human Rights Watch denunciou ameaças contra jornalistas que cobrem a campanha eleitoral brasileira, relatando perseguições e ataques físicos contra os profissionais de comunicação
Arábia Saudita

Khashoggi. CIA terá ouvido gravação da morte

Numa visita secreta, Gina Haspel terá tido acesso à gravação que revela o interrogatório e tortura a que foi sujeito o jornalista antes de ser morto, noticiou o jornal The Washington Post.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende a importância do jornalismo

122
Marcelo Rebelo de Sousa, e o jornalista José Alberto Carvalho, da TVI, defenderam perante alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto a importância do jornalismo para a democracia.
Liberdade de Imprensa

Trump aceita explicações sobre morte do jornalista

Esta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos aceitou as explicações dadas pela Riade. No dia anterior disse que teriam de existir consequências graves.
Liberdade de Imprensa

Guterres preocupado com morte de Khashoggi

112
De a acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Jamal Khashoggi.
Geopolítica

Londres, Paris, Berlim pedem investigação credível

Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista.
Geopolítica

Arábia Saudita recusa sanções e "acusações falsas"

A Arábia Saudita recusou que lhe venham a ser impostas sanções, depois da ameaça dos Estados Unidos de um "castigo severo", no âmbito do caso do desaparecimento de Jamal Khashoggi.
Presidente Trump

Khashoggi. Trump promete "castigo severo"

O presidente Donald Trump, admitiu que a Arábia Saudita possa estar por detrás do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e advertiu que, se for o caso, haverá um "castigo severo".
Arábia Saudita

Apple Watch de jornalista pode resolver mistério

Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo saudita, está desaparecido desde dia 2 de outubro. Acredita-se que foi assassinado e o Apple Watch que usava pode ser a chave para o caso.
Jornalismo

Observador ganha prémio de jornalismo

A reportagem "A Enxaqueca é muito mais do que uma dor de Cabeça", da jornalista Vera Novais, ganhou o 2º lugar da 7ª edição do Prémio de Jornalismo na área da Dor, da Fundação Grünenthal e da APED.
Arábia Saudita

Gravações provam tortura e morte de jornalista

407
"Washington Post" avança que autoridades turcas informaram os EUA de que existem gravações – imagem e som – que mostram que Jamal Khashoggi foi torturado e o seu corpo desmembrado.
Arábia Saudita

Príncipe herdeiro ordenou captura de jornalista

Segundo o Washington Post, foi o príncipe herdeiro da Arábia Saudita a ordenar a captura de Jamal Khashoggi, jornalista saudita desaparecido. Começam a surgir as identidades dos 15 homens envolvidos.
Fotojornalismo

Fotojornalista da Lusa vence prémio internacional 

126
Uma fotografia do fotojornalista José Sena Goulão, da Agência Lusa, vence prémio internacional de melhor foto de 2018 da Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
Hong Kong

Hong Kong. Londres pede explicações sobre visto

Jornalista do Financial Times teve visto recusado na sequência de uma palestra que organizou com um líder pró-independência de Hong Kong. Britânicos querem "explicação urgente".
Jornalismo

Portugueses duvidam do que leem na Internet

Portugal é um dos países do mundo onde a população mais acredita nas notícias, começando também a existir preocupação sobre artigos falsos divulgados através das redes sociais.
Arábia Saudita

Mulher apresenta pela 1ª vez noticiário saudita

231
Weam Al Dakheel tornou-se, na quinta-feira, a primeira mulher a apresentar o jornal da noite na televisão estatal da Arábia Saudita.
Jornalismo

Luísa Meireles é a nova diretora da agência Lusa

121
A redatora principal do jornal Expresso vai assumir o cargo da direção da agência Lusa, antes ocupado por Pedro Camacho. Vítor Costa também foi integrado na direção editorial.
Presidente Trump

Trump diz que novo livro de Woodward é uma fraude

Donald Trump classificou como uma fraude o livro do jornalista de investigação Bob Woodward sobre a sua presidência e acusou o autor de inventar as citações que surgem no texto.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)