Terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça. Para se considerar uma onda de calor é preciso que se registem apenas 72 horas consecutivas de temperaturas acima do normal. Pois bem, o país vai estar, quase todo, mais de uma semana com os termómetros acima dos 30ºC, com o Alentejo a passar os 40ºC e o Algarve, além de dias de 37ºC, com verdadeiras noites tropicais em que ainda estarão 25ºC madrugada dentro. Será a primeira grande vaga de calor deste verão. E será tórrida.
A culpa é de uma massa de ar quente do Norte de África que substituirá a massa polar de ar frio que tem estado a influenciar o tempo na Península Ibérica, sobretudo na zona Norte. E vai apanhar metade do país a regressar de férias e quase outra metade a partir para elas, já que estamos no fim da primeira quinzena de agosto: que se cumpre aliás no próximo fim de semana.
Depois de um mês de julho meio fresco, em que os episódios de dias mais quentes foram sempre curtos e esporádicos, uma crista de altas pressões que vai ficar estável sobre a península e a tal entrada da massa de ar muito quente do Norte de África, que trará as habituais poeiras alaranjadas associadas, tomarão conta da meteorologia já a partir desta terça-feira. As temperaturas vão subir gradualmente e manter-se muito altas até ao início da próxima semana. O calor será mesmo muito intenso no interior, o pouco vento virá de sul e sudeste, e no litoral algarvio as noites nunca baixarão dos 20ºC.
Tudo isto tem sempre um perigo associado, colocando várias regiões do país em alerta: com temperaturas muito elevadas e pouca humidade, o risco de incêndio aumenta consideravelmente.
Esa mancha rosa (>24 ºC a unos 1500 metros de altitud) que se aproxima desde el este podría representar la primera ola de calor del año.
????️ "No es el mismo evento de Grecia y Turquía, solo comparten el origen", aclara Víctor González (@gdvictorm): https://t.co/BWtqvRC2hi pic.twitter.com/GBHbXsu3jy
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) August 7, 2021
Presencia de #polvosahariano en la Península y las
islas Baleares para estos días. @Dust_Barcelona https://t.co/o8bbgcWMZr
Recuerda que el calor y la contaminación agravan sus efectos en la salud.
Nos lo contaba @ensgismau en #AEMETblog >>https://t.co/yNVPBL6uh4 pic.twitter.com/M8nPFVlVlJ— AEMET (@AEMET_Esp) August 9, 2021
Mas o calor a sério, daquele a escaldar, está guardado para o fim de semana. O tal de regresso para uns e partida para outros. Só para dar alguns exemplos: Lisboa estará com 36ºC na sexta e no sábado e 34ºC no domingo; o Porto, apesar de mais fresquito, andará entre os 25ºC e os 26º ao longo de toda a semana; Braga vai chegar aos 35º na sexta e aos 36ºC no sábado; a Guarda também passará a quinzena de agosto com 35º; Santarém já irá para os 40ºC, Beja atingirá os 42ºC e Évora os 43ºC.
Mesmo nas ilhas, Madeira e Açores, o tempo vai estar bastante agradável, quer de noite quer de dia.
E no Algarve, não serão só as noites que estarão quentes. Apesar de o tempo costumar ser mais ameno no litoral algarvio, desta vez a massa de ar quente africana atingirá em pleno o sul. Tudo começa sexta com 35ºC de dia e 25ºC à noite, sábado com 34ºC/24ºC, domingo com 36ºC/23ºC e segunda com 37ºC/24ºC. Espero que não esteja já a transpirar, mas sim a preparar o protetor, o chapéu e a pensar na esplanada ao fim da noite. Para os invejosos que voltaram ao trabalho, só mais um pormenor: a temperatura da água do mar também vai subir até aos 24ºC/25ºC. Mas, claro, há sempre o ar condicionado.
Ficam aqui as temperaturas de algumas das principais cidades do país: