A incrível viagem à Lua pelos olhos da NASA

A Lua pode ser agora vista em 4K, num vídeo de qualidade inédita divulgado pela NASA. Uma viagem com direito a paragens onde o Homem nunca foi e em que pode ver ao pormenor as marcas da Apollo 17.
Planetas

Diamantes de meteorito são de planeta desaparecido

Um estudo publicado na Nature Communications revela que os diamantes encontrados no meteorito que caiu no deserto em 2008 são de um planeta que terá existido antes daqueles que conhecemos hoje.

Um asteróide passou resvés à Terra. NASA não o viu

Um asteróide passou perto da Terra no sábado e a NASA só o viu chegar a 21 horas da aproximação. O corpo era demasiado pequeno para ser visto. Mas outros ainda menores já feriram centenas de pessoas.
Astronomia

Fusão de ondas gravitacionais provoca zumbido

Cientistas têm uma nova técnica para ouvir o som produzido pelo choque entre ondas gravitacionais. Este sistema pode conduzir à descoberta de buracos negros desconhecidos.
Astronomia

O mundo aquático descoberto por portugueses

Fica a 350 anos-luz daqui, é quase três vezes maior do que a Terra e pode ser composto por 50% de água. Uma equipa liderada por portugueses descobriu um mundo aquático para lá do Sistema Solar.
Astrofísica

O exoplaneta K2-229b tem tanto ferro como Mercúrio

Os planetas têm normalmente uma composição semelhante à das suas estrelas. Mercúrio, com tanto ferro no núcleo, é uma excepção no nosso sistema solar. K2-229b também. Haverá mais?
Stephen Hawking

Universos paralelos: o último trabalho de Hawking

O artigo "Uma Breve Saída da Inflação Eterna", escrito com o também físico Thomas Hertog, descreve e explica a existência de um multiverso e ficou terminado dias antes de Hawking morrer.
Primavera

Como é que se decide quando começa?

A cultura popular diz que a primavera começa no dia 21 de março, mas só vai voltar a ser assim em 2050. O equinócio de março pode acontecer entre os dias 19 e 21.
Condução Autónoma

Desastre. Sol pode “cegar” carros autónomos

Numa altura em que os veículos autónomos parecem estar ao virar da esquina, os problemas continuam a avolumar-se. Sabe-se agora que as tempestades solares cegam os GPS e os automóveis sem condutor.

Identificada "Super Terra" e 14 outros planetas

Quinze novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo uma 'Super Terra' com condições para ter água líquida à superfície, foram identificados por cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
Espaço

NASA descobre ciclones nos pólos de Júpiter

Cientistas da NASA descobriram vários ciclones em ambos os pólos de Júpiter dispostos em formas poligonais em torno de um grande ciclone central. Os investigadores não sabem explicar o fenómeno.
Astronomia

A supernova mais distante alguma vez vista

É uma supernova tão brilhante, tão distante e tão rara que até merece um nome especial: hipernova. Existe desde que o universo era um jovem adulto. E pode ajudar a explicar a expansão do universo.
passeio aleatório

A primeira luz do ESPRESSO

Tudo leva a crer que o novo espectrógrafo europeu ESPRESSO irá possibilitar novos desenvolvimentos na astronomia, na linhagem das descobertas realizadas graças à luneta que Galileu construiu em 1609.

Mais 95 novos exoplanetas detetados

O telescópio Kepler identificou 95 novos planetas fora do Sistema Solar. Foram todos filtrados de uma lista de 275 corpos celestes detetados pelo telescópio. A família de exoplanetas cresce para 3.600

Lei do Espaço: "Regime para atrair investimento"

O ministro da Ciência afirmou que a lei do Espaço "não prevê nenhuma base especial" mas cria um "regime legal para atrair investimento". Manuel Heitor falou num "novo paradigma do uso do espaço".
Astronomia

Consórcio europeu cria o "maior telescópio ótico"

Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o "maior telescópio ótico em termos de poder coletor".
Marte

É português e está a aprender a viver em Marte

É no deserto de Omã, na Península Arábica, que está a ser testada a preparação daqueles que, um dia, poderão ir para Marte. João Lousada é um dos seis astronautas análogos da missão AMADEE-18.
Astronomia

Asteróide passa hoje pela Terra (mas nada tema)

O 2018 CB, asteróide com um tamanho de entre 15 a 40 metros, vai passar a menos de um quinto da distância da Terra à Lua. A NASA assegura que o planeta não corre qualquer perigo.
Planetas

Há planetas que podem ter mais água que a Terra

Alguns dos planetas que orbitam a estrela anã vermelha TRAPPIST-1 podem ter quase 250 vezes mais água do que os oceanos da Terra, para além de ser constituídos principalmente por rochas.

Super Lua deixa canais de Veneza sem água

A Super Lua Azul de Sangue provocou marés mais baixas, deixando os canais de Veneza quase vazios. O nível da água baixou significativamente após o fenómeno raro. E criou outro.

A Super Lua Azul de Sangue à volta do mundo

Meio mundo assistiu ao eclipse da lua gigante, a segunda deste mês. Portugal viu o espetáculo, mas não até ao fim: o eclipse não passou por cá. Estas são as imagens da "Lua de uma vida", diz a NASA.
Lua

As imagens da "Lua de uma vida"

A Super Lua Azul de Sangue brindou a costa oeste dos Estados Unidos com um verdadeiro espetáculo astronómico. As imagens da lua gigante e do eclipse não param de chegar. Veja-as aqui.
Eclipse

Lua já está vermelha. Veja o eclipse em direto

O eclipse total da Lua não vai ser visto em Portugal. Mas a NASA está a transmitir em direto o fenómeno a partir dos Estados Unidos. Veja a Lua de Sangue aqui. E saiba porque está vermelha.

Lua Azul de Sangue, o evento que mudou a História

Ocorre esta noite a 2ª Lua Cheia do mês ao mesmo tempo que o perigeu. Está brilhante mas não tão grande assim. Muito menos azul. Até o eclipse nos vai passar ao lado. Em tempos, foi especial. E hoje?
Marte

Marte tem depósitos de água gelada

O gelo encontrado em Marte pode ser uma fonte útil de água para futuras missões humanas no planeta, para além de poder conservar vestígios da evolução do clima e influenciar a sua 'habitabilidade'.

Dois meteoritos contêm 'ingredientes da vida'

Dois meteoritos são constituídos aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água. Os pequenos cristais que contêm estes 'ingredientes da vida' são mais finos do que um fio de cabelo.
Astronomia

Estrela parecida com o Sol ajuda investigadores

Uma estrela parecida com o Sol está a ajudar investigadores a compreender o ciclo solar e a sua influência no clima terrestre. A equipa de observação inclui investigadores do Porto.

A primeira de 2 luas azuis é já no final do mês

Duas luas azuis no mesmo ano, um eclipse total que não vai ser visto em Portugal e uma lua azul que não é azul. Tudo vai começar no final do mês. Algo parecido só volta a acontecer em 2037.

NASA planeia missão interestelar para 2069

A NASA já está a planear uma missão interestelar para 2069, ano em que se comemoram exatamente 100 anos desde que o Homem chegou à Lua.
Espaço

A estrela mais misteriosa está rodeada de poeira

"Tabby", a estrela mais misteriosa do Universo, está rodeada de poeira e não de uma estrutura extraterrestre, como se pensava. A estrela é maior e mais brilhante do que o sol.

A Super Lua que deu as boas vindas a 2018

A primeira noite de 2018 foi iluminada por uma Lua 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu. Este mês vai acontecer mais uma vez. É um fenómeno especial, mas pode não ter dado por nada.

Revelação 2017: 2 estrelas de neutrões a colidirem

A revista Science anunciou que a observação de duas estrelas de neutrões a colidirem é a descoberta científica do ano. Foi a primeira vez que vimos esse fenómeno, criador de ondas gravitacionais.
Inverno

7 coisas que talvez não saiba sobre o inverno

Para os friorentos, este é o dia mais triste do ano. O inverno começou esta quinta-feira e juntámos sete curiosidades que (provavelmente) não sabe sobre esta estação do ano.

Satélite europeu vai ser lançado entre 2018 e 2019

O satélite, que terá uma vida útil variável entre os três e os cinco anos, irá medir a massa e o raio dos exoplanetas já identificados e o tempo que demoram a orbitar a sua estrela.
Planetas

O que revela o 'Charuto interestelar'

A descoberta do primeiro objeto interestelar, com a forma de um charuto, sugere semelhanças entre a formação de planetas no Sistema Solar e noutros sistemas estelares, conclui um estudo.
Espaço

'Oumuamua' não é mais do que uma rocha

'Oumuamua' está a ser monitorizado pelo Green Bank Telescope desde quarta-feira. Os cientistas dizem que não veem quaisquer sinais a serem emitidos continuamente pelo misterioso corpo.
Astronomia

Chuva de estrelas cadentes chega antes do Natal

Tem até sábado para ver uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. O enxame de Gemínidas poderá chegar aos 120 meteoros por hora. Se preferir pode seguir a chuva em direto aqui.
Espaço

Misterioso 'Oumuamua' está a ser seguido

O mais potente telescópio do mundo, na Virgínia, Estados Unidos, está a tentar detetar sinais de rádio do mais recente e misterioso objeto que entrou no nosso sistema solar, o 'Oumuamua'.
Presidente Trump

Donald Trump quer conquistar Marte a partir da Lua

É o início do regresso dos humanos ao solo da Lua. Donald Trump assinou a diretiva que permite enviar norte-americanos ao satélite da Terra. Tudo para preparar a ida a Marte.
Planetas

Júpiter: imagens insólitas de nuvens e tempestades

A NASA divulgou, nos últimos meses, fotografias das tempestades e nuvens existentes em Júpiter. O planeta gasoso não é afinal tão avermelhado quanto pensávamos.

O fenómeno da super-Lua em 13 fotografias

O fenómeno da super-Lua aconteceu na noite de domingo. Poderá ver a "repetição" já nos próximos dias 1 e 31 de janeiro de 2018.

Ainda vai a tempo de ver a única Super Lua de 2017

Pico do fenómeno ocorreu este domingo à tarde, mas a lua continuará a parecer maior na noite de 4 de dezembro. E, caso a perca, dia 1 de janeiro há outra Super Lua.

A NASA fotografou um pôr do sol azul em Marte

A sonda Curiosity captou um pôr do sol azul visto de Marte. A cor do céu no planeta vermelho é sempre oposta àquela que podemos ver da Terra.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.

Vénus e Júpiter alinharam-se no céu. E foi assim

Um encontro especial, mas não incomum, ocorreu esta madrugada: Vénus e Júpiter estiveram tão perto um do outro no céu noturno que quase se tocavam. E houve quem captasse o momento em vídeo e fotos.

NASA: 31 fotografias surpreendentes de Marte

A NASA fotografou, durante dez anos, a superfície de Marte e recolheu milhares de imagens. Já divulgou 2.540, nós escolhemos 31 fotografias surpreendentes da superfície do planeta vermelho.
Halloween

É Halloween e a NASA partilhou sons do espaço

A NASA decidiu partilhar 22 faixas de sons gravados por todo o Sistema Solar. Desde a passagem por um cometa até à entrada na atmosfera de Júpiter.
Astronomia

Há chuva de estrelas, mas o tempo não ajuda

O cometa Halley vai acenar-nos ao longe. A chuva de meteoros oriónidas vai ocorrer na noite de sexta-feira para sábado e chega de madrugada ao pico máximo. O tempo não vai ajudar. Mas há alternativa.

Descoberta caverna na Lua que pode ser colonizada

A colonização da Lua pode estar mais próxima. Cientistas japoneses descobriram uma caverna grande o suficiente para ser uma base astronauta e abrigá-la de radiações e mudanças de temperatura.
Astronomia

Há um planeta-anão com anéis para lá de Plutão

Chama-se Haumea, foi descoberto em 2003 e é o mais desconhecido dos planetas-anão. Contudo, tem uma coisa que os outros não têm: um anel.

Pistas sobre vida na Terra podem estar em Marte

A NASA descobriu vestígios da existência de um mar em Marte há 3,7 milhões de anos que podem conter a resposta para um dos grandes mistérios do nosso planeta: o da origem da vida.

A NASA vai "tocar o sol" em 2024

A agência norte-americana vai enviar uma sonda rumo ao Sol em 2018 para estudar as tempestades solares. Será a primeira missão a entrar na atmosfera do Sol.
Espaço

Astrónomos avistam asteróides parecidos com cometa

Uma equipa internacional de astrónomos observou dois asteróides a girarem à volta um do outro, entre Marte e Júpiter, com características de um cometa.

Estas são as melhores fotos do espaço de 2017

Estão escolhidas as melhores fotografias do ano de astronomia. A vencedora demorou três dias para ser tirada, numa quinta na Namíbia. Mas há mais, desde o melhor sol, à melhor galáxia. Veja as fotos.
Exploração Espacial

Especial/ Foi há 40 anos que enviámos uma mensagem ao espaço

Há exatamente 40 anos, a NASA lançou a Voyager 1 para o espaço. A sonda já viajou 21 mil milhões de quilómetros e leva uma mensagem para apresentar a Humanidade ao Universo.
Animais

Milhares de salmões de viveiro escapam para oceano

Entre quatro e cinco mil salmões de viveiro escaparam das redes para as águas do Pacífico, no passado fim-de-semana, em Washington. Uns culpam o eclipse total do sol, outros as redes.
Eclipse

Trump olhou diretamente para o eclipse: as reações

O Presidente e o staff da Casa Branca não perderam o eclipse total do sol, visível em 14 estados norte-americanos, mas o momento em que Trump olhou diretamente para o eclipse tornou-se viral.
Fotogaleria

A imagens do eclipse de uma costa à outra dos EUA

A faixa de escuridão total foi de 113 km e atravessou 14 dos 50 estados norte-americanos. O eclipse total do sol atravessou os EUA da costa oeste à leste e os vários momentos foram sendo fotografados.
Eclipse

Veja em direto as imagens do eclipse total do sol

É um dos acontecimentos mais aguardados pela NASA e, por isso, a Agência Espacial transmite em direto o fenómeno. Acompanhe aqui o eclipse que vai atravessar 14 estados norte-americanos.
Sol

Aviso. Bronzeadores são "falsa proteção"

Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo alerta para a qualidade dos protetores solares, sublinhando que as "loções bronzeadoras" são uma "falsa proteção" e podem ser prejudiciais para a saúde.
Espaço

Arrancou fase final da missão da sonda Cassini

Depois de ter sido lançada há 20 anos pela NASA, a sonda Cassini iniciou, esta segunda-feira, as suas cinco últimas órbitas a Saturno.
Eclipse

Tudo a postos para o eclipse total do sol

Os norte-americanos vão assistir esta segunda-feira a um eclipse total do sol que se vai ver de costa a costa. A NASA transmite o momento em direto e é possível seguir o fenómeno em qualquer parte.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a