Marte

Próxima missão a Marte "ensaiada" na Islândia

O campo de lava de Lambahraun foi durante três semanas de julho o local de trabalho de vários engenheiros da NASA, uma vez que a Islândia apresenta características bastante semelhantes a Marte.
Astronomia

Perseidas. Chuva de estrelas entre amor e martírio

O pico de atividade da chuva de meteoros das Perseidas acontece esta madrugada. Enquanto espera fique a conhecer duas lendas em torno deste fenómeno astronómico.
Astronomia

Universo. Galáxias dão pistas sobre matéria escura

Astrónomos identificaram 39 galáxias antigas e 'supermassivas', uma descoberta que pode dar novas pistas sobre a evolução dos buracos negros de grande massa e a distribuição da matéria escura.
Astronomia

Aquáridas. Esta terça é noite de chuva de estrelas

As Aquáridas vão levar 15 meteoros por hora ao céu noturno já esta madrugada. O espetáculo chega ao ponto máximo após a meia-noite. E abre caminho para as Perseidas, a maior chuva de estrelas.

União Astronómica Internacional faz 100 anos

Teresa Lago, secretária geral da UAI, diz que uma das prioridades é investir na área da inclusão e quer pôr os cegos a "verem" as estrelas e a astronomia nas salas de aula.

A incrível galáxia espiral escondida na Ursa Maior

Está a mais de 70 milhões de anos-luz do nosso sistema solar, foi descoberta pelo telescópio Hubble e é conhecida como NGC 2985. É mais uma galáxia em espiral para contemplar.
Índia

Índia lançou foguetão para a lua

O foguetão Chandrayaan-2 já descolou. Se a missão lunar for bem sucedida, a Índia vai tornar-se no quarto país a pousar na superfície da lua.
Toyota

Toyota vai colocar um “mano” do Mirai na Lua

Não é desta que a Toyota vai instalar uma rede de concessionários na Lua, mas vai colocar lá em cima um veículo movido a células de hidrogénio, similar ao Mirai, mas apto a circular no outro mundo.

Chegada à Lua. 17 histórias que talvez não conheça /premium

Tantas fotos e registos públicos. Mas será que sabemos o suficiente sobre o dia 20 de julho de 1969? Três homens fizeram História, mas há ainda muitas alíneas por revelar. Mesmo 50 anos depois.
Volkswagen

O que têm os eléctricos em comum com a ida à Lua?

A aventura espacial, que culminou com primeira visita à Lua em 1969, é comparada neste vídeo da VW à aventura dos eléctricos. E a realidade é que há alguns pontos em comum.
Cinema

Cinco filmes com os pés na Lua

Nos 50 anos da chegada do homem à Lua, Eurico de Barros seleccionou um quinteto de filmes de ficção científica fundamentais sobre a nossa presença na superfície lunar, rodados entre 1902 e 2009
Exploração Espacial

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
Lua

Índia programa missão lunar para segunda-feira

Caso a missão tenha sucesso a União Indiana passa a ser o quarto país a conseguir alunagens do mesmo género, depois das operações dos Estados Unidos, Rússia e República Popular da China.
Eclipse

As imagens do eclipse parcial da Lua pelo mundo

O fenómeno tornou-se visível a partir das 21h. A Lua ficou parcialmente na zona de sombra da Terra, algo que acontece duas vezes por ano. Eclipse só terminou pelas 1h20 da madrugada de quarta-feira.

Índia falha ida à Lua

Ainda não foi desta que mais uma nação chegou à Lua. A missão Chandrayaan-2 foi cancelada e o lançamento do foguetão adiado. Agência espacial indiana fala em "falha técnica".
Marte

Voltar à Lua 50 anos depois para ir a Marte

Cinquenta anos depois da alunagem da Apollo 11, a Lua volta a dar que falar, com os EUA a prometerem voltar em 2024 com astronautas, incluindo uma mulher. O objetivo? Chegar a Marte.
Lua

Índia vai lançar segunda missão à Lua

A ‘Chandrayaan-2’ deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A nave indiana, não tripulada e com 3,8 toneladas, integra um robô que irá explorar a superfície lunar.
Lua

Rússia prepara primeiro desembarque na Lua

Após 61 anos da ida americana à Lua, a Rússia planeia pôr os pés em solo lunar em 2030, ao mesmo tempo que a NASA planeia uma segunda ida em 2024 com o objetivo maior de chegar a Marte.
Astronomia

Estrela estranha deixa astrónomos confusos

Uma mega estrutura alienígena? Pouco provável, mas a estrela é tão estranha que este chega a ser um dos cenários ponderados pelos astrónomos. Desde 2015 que há achados de estrelas "estranhas".
Sol

Protetor permite absorção de vitamina D, diz APCC

A importância de desfazer mitos relacionados com o sol para que as pessoas se possam proteger é destacada pelo presidente da APCC. As medidas de proteção adotadas ainda não são suficientes.
Vulcões

NASA vai fazer estudos em vulcão dos Açores

O vulcão da Ilha do Faial apresenta condições muito semelhantes às que se terão verificado em Marte "há mil milhões de anos". Os Açores são "um laboratório especial" e o estudo vai começar brevemente.

As imagens do eclipse na América do Sul

Apenas o Chile e a Argentina puderam ver o eclipse na sua plenitude. Foi o maior evento astronómico de 2019 e não faltaram máquinas fotográficas para o registar.

NASA. Testado sistema de emergência para ida à Lua

A Flórida, nos Estados Unidos, viu partir a nave às 07h00 locais. A versão de teste da nave caiu, como previsto, no Atlântico passados três minutos. Atingiu os 1.300 quilómetros por hora.

Assista aqui ao eclipse solar da América do Sul

Está prestes a começar o eclipse solar que vai atravessar a América do Sul esta tarde. O fenómeno é raro e não se observa em Portugal desde o século XIX. Assista aqui em direto a partir do Atacama.
Lua

O chileno que é dono da Lua (com registo)

Em 1954 um advogado registou a Lua em seu nome. Antes de morrer deixou o satélite da terra ao povo chileno. E até há quem diga que Richard Nixon lhe pediu permissão para que Armstrong alunasse.

Imagem de estrela que está a explodir há 200 anos

Situada a 7.500 anos-luz da Terra, na constelação Carina, a Eta Carinae explodiu em 1838 num fenómeno conhecido por Grande Erupção, que a tornou, em 1844, na segunda estrela mais brilhante no céu.
IPMA

País. 7 distritos em risco extremo de exposição UV

Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos sinalizados. O resto do país apresenta risco muito elevado. IPMA alerta para subida de temperaturas e recomenda cuidados.
Fotografia

Astronomia. Português entre os melhores fotógrafos

Foto de Miguel Claro está entre as 38 preferidas na corrida para melhor fotografia de astronomia do ano. A imagem mostra a camada de titânio que compõe os mares da Lua. Pode valer até 11,3 mil euros.
Planetas

Descobertos dois planetas que podem albergar vida

Cientistas identificaram dois planetas, designados como Teegarden B e C, que consideram poder albergar vida, com climas semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
Planetas

Em junho podemos ver Júpiter com uns binóculos

Durante as noites de junho, o rei dos planetas do sistema solar vai parecer maior e será possível observá-lo em qualquer parte do mundo. A noite de dia 10 será a melhor para ver o "espetáculo".
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Planetas

Ciência. Foi encontrado um raro exoplaneta

O NGTS-4b foi encontrado numa zona do Universo onde se pensava que não era possível achar planetas com estas características sobreviverem. Dada a sua raridade, foi apelidado de "Planeta Proibido".

Universo. Portugueses estudam novas partículas

O investigador João Rosa explica que a teoria da inflação propõe "a existência de novas partículas elementares". Estas partículas podem constituir a matéria escura que existe nas galáxias.

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal /premium

Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.

NASA vai levar uma mulher à Lua em 2024

A nova missão lunar humana terá o nome de Ártemis. O anúncio foi feito para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua. A equipa de astronautas norte-americanos vai incluir uma mulher.
Primeira Liga NOS

Uma "Lua Azul" em noite de campeão nacional

Na noite em que se vai descobrir o novo campeão nacional de futebol, o céu vai ser coroado por uma Lua Azul. E esta é um pouco diferente das últimas que se têm visto. Só que o tempo pode não ajudar.

Ciência. Plutão tem atmosfera sazonal

Devido à reduzida massa de Plutão, as moléculas de azoto formam cristais perto da superfície em baixas temperaturas. A atmosfera entra assim em condensação e desaparece na forma de geada.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Astronomia

Imagem de buraco negro é "momento de mudança"

A primeira fotografia alguma vez tirada a um buraco negro é um "momento de mudança" para a ciência que "ficará para a história da Europa", disse o comissário europeu Carlos Moedas.
Astronomia

Eis a primeira foto de um buraco negro

A primeira fotografia de um buraco negro já foi revelada. A imagem é tal como Albert Einstein tinha imaginado. A Relatividade Geral foi confirmada mais uma vez: eis a distorção do tempo e do espaço.

Buracos negros. A 1.ª foto do "mistério da física" /premium

Até agora, as imagens de buracos negros eram meros desenhos. Tudo mudou esta quarta-feira. O Event Horizon Telescope mostrou o "mistério da física". Como se fotografa o que não pode ser visto?
Astronomia

Visto planeta a orbitar o cadáver de uma estrela

Quando esta estrela explodiu, um planeta sobreviveu à catástrofe. Agora, os cientistas encontraram parte dele a orbitar a anã branca em que a estrela se transformou. O Sistema Solar vai acabar assim.
Planetas

Mercúrio permite perceber a formação de planetas

"Não há informação suficiente na Terra, porque é demasiado ativa", diz um dos cientistas. A missão conta com a cientista Joana Oliveira e das empresas Efacec e Active Space Technologies.

Agora só em 2020. Fotos da última Super Lua do ano

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.
Sistema Solar

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.