Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.

A carta com que Galileu tentou enganar a Igreja

Uma nova carta de Galileu descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas de nada lhe valeu.
Astronomia

Foi descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um método de descobrir o local onde nasceram quase 600 estrelas da Via Láctea, incluindo o Sol.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.

Mike Pence pode anunciar hoje o regresso à Lua

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, dá esta quinta-feira um discurso no Johnson Space Center da NASA, onde deve anunciar os planos para o Homem regressar à Lua em breve.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Identificadas 4 galáxias com 13 milhões de anos

Astrónomos identificaram quatro das galáxias mais antigas do universo a orbitarem a Via Láctea, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.
Espaço

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.
Exploração Espacial

Sonda solar lançada com sucesso

A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
Astronomia

Não perca a chuva de estrelas deste domingo

O fenómeno conhecido por chuva de Perseidas será especialmente visível na noite de domingo para segunda-feira. A Lua facilitará a tarefa e tornará mais fácil avistar as chamadas "estrelas cadentes".
Exploração Espacial

Lançamento da sonda solar adiado para domingo

A janela de oportunidade para o lançamento da sonda são 65 minutos e começou às 8h33. Não sendo lançado este sábado, haverá outras oportunidades até dia 23 de agosto. O importante é não perder Vénus.
Exploração Espacial

Segunda tentativa para enviar sonda ao Sol

Foi escolhido um foguetão muito potente porque é preciso 55 vezes mais energia para lançar uma sonda para o Sol do que para Marte.

Como mandar uma sonda ao Sol sem esta derreter? /premium

Quando descreveu os ventos solares, no final dos anos 1950, Eugene Parker não imaginava que se pudesse ir até ao Sol para os estudar e uma sonda com o seu nome. 7 respostas para perceber porquê.
Astronomia

NASA vai lançar a sonda mais próxima do sol

A NASA lança no sábado uma sonda que irá 'viajar' até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da sua atmosfera, tornando-se no primeiro aparelho a estar tão próximo da estrela.
Astronomia

Astrónomos descobrem estrela gigante rica em lítio

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela gigante tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

Parker. A primeira sonda a tocar o Sol

Vai atravessar 150 milhões de quilómetros para chegar ao Sol. Parker, um projeto da NASA, vai ser a primeira sonda a tocar a estrela, em busca de respostas. Quando chegar, não vai derreter. Porquê?

Casillas na Lua sem bola /premium

Livre arbítrio e respeito pelas opiniões alheias são importantes numa sociedade cada vez mais polarizada, mas não podem sacrificar a verdade. E não, 2+2 não são 22. Não, a ida à Lua não é uma cabala.

Lua de Júpiter pode conter vestígios de vida

Os cientistas mapearam a radiação a lua gelada de Júpiter, Europa, que revelou onde se deve procurar, e a que profundidade o devem fazer, para encontrar sinais de vida.
Marte

Marte está mais perto ou mais longe? /premium

Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que há lá água. Alguma vez lá chegaremos? A que custo?
Eclipse

Lua vermelha. Timelapse do maior eclipse do século

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123. Veja aqui, em timelapse, como tudo aconteceu.
Eclipse

O eclipse lunar visto a partir de Portugal

A neblina não permitiu aproveitar o fenómeno da melhor maneira mas os portugueses não desistiram. Em Lisboa, Sines e Coimbra o eclipse lunar motivou a reunião de dezenas de pessoas.

As imagens do eclipse que só se repete em 2123

Depois desta noite, só em 2123: a sombra do nosso planeta ocultou a Lua durante uma hora e 42 minutos. Em Portugal, a neblina estragou os planos de muitos. Mas há imagens incríveis à volta do mundo.

Vídeo. Veja em direto o eclipse a partir de Lisboa

O Observador está no Parque das Nações para lhe mostrar em direto como está a ser o maior eclipse lunar total do século XXI a partir de Portugal. Veja a lua vermelha a atravessar o céu nacional.
Eclipse

Termina o maior eclipse lunar do século - como aconteceu

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123, daqui a 105 anos. Mas há mais para ver esta noite. Siga em direto.

Lua vermelha. Porque é tão especial este eclipse? /premium

Uma Lua como aquela que vamos ver esta noite só volta ao céu daqui a 105 anos. A contribuir para o fenómeno estão dois afastamentos, uma luta entre a Terra e a Lua e um cruzamento imaginário.

Eclipse. Anel vermelho de 1 hora e 42 minutos

Na sexta-feira, os céus de meio mundo vão acolher o mais longo eclipse lunar do século (1 hora e 42 minutos). O satélite natural vai atravessar a sombra terrestre e o espectáculo começa às 20h47.
Beleza e Bem Estar

Solários. Porque continuam a ser usados?

A obsessão dos solários voltou e alguns países estão a tentar bani-los. Conheça histórias que mostram o perigo real destes aparelhos e alguns factos para deixar de vez de os utilizar.

Lua vermelha. Guia para o maior eclipse do século /premium

É o maior eclipse do século. A Lua não vai desaparecer, mas ficar vermelha. E vem com outras surpresas únicas. Saiba onde ver o eclipse de norte a sul. E como preparar a noite, dos agasalhos às fotos.
Astronomia

Maior eclipse do século traz outro fenómeno ao céu

Portugal vai assistir ao mais longo eclipse lunar do século. A lua não vai ficar oculta, mas vermelha. Ao lado outro fenómeno único: Marte vai estar mais brilhante do que alguma vez esteve desde 2003.
Agricultura

Clima húmido compromete sabor das colheitas

O volume da generalidade das colheitas em 2018 é "bom", apesar do tempo instável registado nos últimos meses, mas a qualidade dos produtos pode ser afetada pela falta de sol.
Sol

Dois em cada três portugueses usam proteção solar

Mais de dois terços dos portugueses utilizam com frequência alguma proteção contra o Sol, sobretudo as mulheres e quem vive na região do Alentejo, concluiu o Instituto Ricardo Jorge.
Astronomia

Cientistas captam imagem do nascimento de planeta

Uma equipa internacional do Instituto de Astronomia Max Planck captou pela primeira vez uma imagem direta de um planeta no momento de formação.
Astronomia

E se `Oumuamua for um cometa e não um asteroide?

Que objeto é este que viajou desde o exterior do sistema solar? A falta de nuvem de gases e poeiras fez com que se pensasse que era um asteroide, mas o aumento de velocidade pode dizer o contrário.
Astrofísica

Vénus. Atmosfera pode estar a desacelerar planeta

A atmosfera de Vénus dá a volta ao planeta várias vezes antes de este girar sobre si próprio. A densidade da atmosfera e a perturbação ao nível das nuvens podem estar a desacelerar o planeta.
Meteorologia

Exposição UV. Guarda e Vila Real em risco extremo

Os distritos da Guarda e Vila Real estão em risco extremo de exposição aos raios UV. No sábado o risco mantém-se na Guarda. O restante território está em risco muito elevado.
DGS

Temperaturas elevadas. DGS recomenda proteção

A Direção Geral de Saúde recomenda que se evite a exposição direta ao sol, entre as 11h e as 17h, nos próximos dias de calor. Máximas chegam aos 33 graus no Alentejo.
Planeta Terra

Dias na Terra estão mais longos por causa da Lua

Um estudo publicado esta segunda-feira, reconstituiu a história da relação da Lua com a Terra, cujo movimento no espaço é influenciado por outros corpos celestes que exercem força sobre o planeta.

Plutão tem dunas de metano congelado

Cientistas descobriram que Plutão tem dunas, que se formaram a partir de grãos de metano congelado libertados na sua atmosfera pouco densa, publicou hoje a revista Science.
Sistema Solar

Descoberto primeiro asteroide extrassolar

Um grupo de cientistas descobriu o primeiro asteroide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira.
Astrofísica

O momento em que as luzes do universo se acenderam

Os telescópios ALMA e VLT detetaram o oxigénio mais distante alguma vez encontrado no Universo, a galáxia mais distante observada e quando se formaram as estrelas logo após o Big Bang.

Sonda viu água em lua de Júpiter há 20 anos

A NASA anunciou ter encontrado mais sinais de que a lua Europa tem jatos de água. A sonda Galileu já as tinha visto, mas a NASA não tinha percebido. É mais um passo na busca por vida extraterrestre.
Cancro

Rastreio aos cancros de pele detetou 101 casos

Desde 2010 está a assistir-se a "um aumento progressivo do número de casos de cancro de pele". Num dia de rastreio, em 2017, foram detetados 101 casos, 19 dos quais melanomas.
Meteorologia

Alerta: níveis muito elevados de exposição UV

Todas as regiões do continente e ilhas apresentam níveis muito elevados de exposição UV. No continente as temperaturas podem chegar aos 30 graus em Santarém. IPMA desaconselha exposição ao sol.
Estados Unidos da América

Havai. Protetores solares podem vir a ser ilegais

O projeto de lei tem ainda de ser aprovado pelo Governador do Havai. A ideia é proibir os protetores solares que contêm químicos como oxibenzona e octinoxate para salvar os recifes de corais.

Hélio detetado em planeta fora do Sistema Solar

O hélio é um dos principais constituintes dos planetas Júpiter e Saturno, mas até agora nunca tinha sido detetado em exoplanetas. Astrónomos utilizaram o telescópio espacial Hubble.
Espaço

NASA acaba com programa de veículo lunar

A NASA anunciou sexta-feira ter posto termo ao seu único programa de desenvolvimento de um veículo lunar, apesar das declarações de Donald Trump, de que queria voltar a enviar astronautas à Lua.
Lua

A incrível viagem à Lua pelos olhos da NASA

A Lua pode ser agora vista em 4K, num vídeo de qualidade inédita divulgado pela NASA. Uma viagem com direito a paragens onde o Homem nunca foi e em que pode ver ao pormenor as marcas da Apollo 17.
Planetas

Diamantes de meteorito são de planeta desaparecido

Um estudo publicado na Nature Communications revela que os diamantes encontrados no meteorito que caiu no deserto em 2008 são de um planeta que terá existido antes daqueles que conhecemos hoje.

Um asteróide passou resvés à Terra. NASA não o viu

Um asteróide passou perto da Terra no sábado e a NASA só o viu chegar a 21 horas da aproximação. O corpo era demasiado pequeno para ser visto. Mas outros ainda menores já feriram centenas de pessoas.
Astronomia

Fusão de ondas gravitacionais provoca zumbido

Cientistas têm uma nova técnica para ouvir o som produzido pelo choque entre ondas gravitacionais. Este sistema pode conduzir à descoberta de buracos negros desconhecidos.
Astronomia

O mundo aquático descoberto por portugueses

Fica a 350 anos-luz daqui, é quase três vezes maior do que a Terra e pode ser composto por 50% de água. Uma equipa liderada por portugueses descobriu um mundo aquático para lá do Sistema Solar.

O exoplaneta K2-229b tem tanto ferro como Mercúrio

Os planetas têm normalmente uma composição semelhante à das suas estrelas. Mercúrio, com tanto ferro no núcleo, é uma excepção no nosso sistema solar. K2-229b também. Haverá mais?
Stephen Hawking

Universos paralelos: o último trabalho de Hawking

O artigo "Uma Breve Saída da Inflação Eterna", escrito com o também físico Thomas Hertog, descreve e explica a existência de um multiverso e ficou terminado dias antes de Hawking morrer.
Primavera

Como é que se decide quando começa?

A cultura popular diz que a primavera começa no dia 21 de março, mas só vai voltar a ser assim em 2050. O equinócio de março pode acontecer entre os dias 19 e 21.
Condução Autónoma

Desastre. Sol pode “cegar” carros autónomos

Numa altura em que os veículos autónomos parecem estar ao virar da esquina, os problemas continuam a avolumar-se. Sabe-se agora que as tempestades solares cegam os GPS e os automóveis sem condutor.

Identificada "Super Terra" e 14 outros planetas

Quinze novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo uma 'Super Terra' com condições para ter água líquida à superfície, foram identificados por cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
Espaço

NASA descobre ciclones nos pólos de Júpiter

Cientistas da NASA descobriram vários ciclones em ambos os pólos de Júpiter dispostos em formas poligonais em torno de um grande ciclone central. Os investigadores não sabem explicar o fenómeno.
Astronomia

A supernova mais distante alguma vez vista

É uma supernova tão brilhante, tão distante e tão rara que até merece um nome especial: hipernova. Existe desde que o universo era um jovem adulto. E pode ajudar a explicar a expansão do universo.
passeio aleatório

A primeira luz do ESPRESSO

Tudo leva a crer que o novo espectrógrafo europeu ESPRESSO irá possibilitar novos desenvolvimentos na astronomia, na linhagem das descobertas realizadas graças à luneta que Galileu construiu em 1609.
Planetas

Mais 95 novos exoplanetas detetados

O telescópio Kepler identificou 95 novos planetas fora do Sistema Solar. Foram todos filtrados de uma lista de 275 corpos celestes detetados pelo telescópio. A família de exoplanetas cresce para 3.600

Lei do Espaço: "Regime para atrair investimento"

O ministro da Ciência afirmou que a lei do Espaço "não prevê nenhuma base especial" mas cria um "regime legal para atrair investimento". Manuel Heitor falou num "novo paradigma do uso do espaço".
Astronomia

Consórcio europeu cria o "maior telescópio ótico"

Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o "maior telescópio ótico em termos de poder coletor".