Ciência

A que se deve o sucesso da intoxicação alimentar?

Uma equipa de cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular descobriu uma das razões que leva ao sucesso das intoxicações alimentares. Conversamos com Ana Eulálio, investigadora do CNC.
Ciência

A tecnologia que identifica nódulos nos pulmões

Uma tecnologia desenvolvida no Porto ajuda os médicos a identificar, caracterizar e classificar nódulos nos pulmões. Falamos com António Cunha, investigador do INESC TEC e professor na UTAD.

Do ar ao prato nada escapa ao Green Deal

Foi hoje apresentado o novo pacto ecológico e o director-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Rosa, explica o que está em causa.
Ciência

A relação entre a memória e o sistema imunitário

Foram detectadas, pela primeira vez, células do sistema imunitário numa região específica do cérebro, as meninges. Bruno Silva Santos, investigador no IMM, explica-nos a relação.
Ciência

As barreiras que os idosos encontram nas cidades

O estudo exploratório “MOBI-AGE” quer identificar e classificar as barreiras que atualmente limitam a mobilidade dos idosos no espaço urbano. Falamos com Anabela Ribeiro, investigadora do CITTA.

Ciência: Há novidades sobre o Sol

A sonda Parker foi lançada pela NASA em agosto do ano passado e captou imagens do Sol. Foi a primeira sonda enviada para a atmosfera desta estrela. Falamos com Nuno Peixinho, astrónomo.
Sol

Sonda entra pela primeira vez na atmosfera solar

Sonda Parker – lançada pela NASA em agosto de 2018 – captou imagens que mostram ondas de plasma e campos magnéticos em alteração ao ser arrastados pela rotação da estrela.
Ciência

A tecnologia que combate a contrafação de tabaco

Foi desenvolvida, na Universidade de Coimbra, uma tecnologia de alta segurança que já está a ser usada no combate à contrafação de tabaco. Conversamos com Nuno Gonçalves, coordenador deste estudo.
Ciência

Ambiente: últimos 10 anos foram os mais quentes?

Os últimos 10 anos podem ter sido os mais quentes desde que há registos. Conversamos com Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Encontrados 100 kg de lixo no estômago de baleia

Foi encontrada uma baleia morta com uma bola de lixo de 100 quilos no estômago. O cetáceo ficou preso na ilha de Harris, no Reino Unido. Falamos com Ana Marçalo, investigadora do CCMAR.
Ciência

Foi descoberto o cão mais antigo do mundo?

Pode ter sido encontrado o fóssil mais antigo já descoberto de um cão. Trata-se de uma cria, um macho de dois meses, congelada há 18 mil anos na Sibéria.  Falamos com Octávio Mateus, paleontólogo.

Agência Europeia quer enviar astronautas à Lua

A Agência Espacial Europeia quer levar pela primeira vez astronautas à Lua. A ESA é parceira da NASA na missão Ártemis, na qual os Estados Unidos ambicionam regressar ao satélite em 2024.

A13, a molécula que pode travar o Alzheimer

Foi descoberta uma molécula que pode travar o Alzheimer. Estamos à conversa com Miguel Remondes, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular.

O abutre do Egito que foi salvo em Portugal

Este verão foi encontrado um jovem abutre do Egito, enfraquecido e desorientado, em Santa Maria da Feira. Falamos com Celso Santos, investigador no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD.
Ciência

O projeto que quer ajudar na compra/venda de casa

Chama-se “Localista” e pretende criar uma solução que permite comparar a localização de vários imóveis. Conversamos com João Fonseca Bigotte, professor e investigador da FCTUC e líder deste projeto.

57 mil euros para estudar o berbigão

Um estudo sobre o berbigão na ria de Aveiro foi um dos três estudos que receberam financiamento por parte do Fundo de Conservação dos Oceanos. Falamos com Luísa Magalhães, coordenadora deste estudo.
Astronomia

Detetada a explosão mais poderosa no cosmos

É um bilião de vezes mais energética que a luz do Sol, viajou 4,5 milhões de anos-luz até aqui e abre um novo capítulo para a física e astronomia. Explosão foi detetada há 11 meses e anunciada agora.

Observatório Oceânico da Madeira pode vir a fechar

O Observatório Oceânico da Madeira pode vir a ter de encerrar no próximo ano. Falámos com Rui Caldeira, diretor do Observatório e investigador e co-fundador do CIIMAR-Madeira.

Como atacar uma bactéria em 6 dias

Um grupo de cientistas portugueses conseguiu atacar uma bactéria em tempo recorde num simulacro. Falámos com Raquel Sá Leão, investigadora principal do ITQB e coordenadora deste projeto.
Ciência

Guarde as castanhas no frigorífico!

Há uma nova doença a “atacar” os castanheiros em Portugal. É conhecida por “podridão da castanha” e é provocada por um fungo. Conversamos com José Gomes Laranjo, docente e investigador da UTAD.

Cosmólogo Carlo Rovelli: "O LSD abriu-me a mente" /premium

A inspiração em Hawking, a teoria que harmoniza o mundo, a juventude rebelde e as experiências psicadélicas. O cosmólogo Carlo Rovelli está em Lisboa e fala sobre o passado, o presente e o futuro.
Exploração Espacial

"A Voyager definiu o que fiz no resto da vida" /premium

Carolyn Porco procurou o significado da existência nas religiões, mas acabou por encontrá-la na Astronomia. Carl Sagan foi responsável por abrir a porta de um caminho que levaria a muita descobertas.
Ciência

Porque é que Veneza está inundada?

O estado de emergência para Veneza está ativado e o nível das águas atingiu a marca de 1 metro e 87 centímetros, o nível mais alto desde 1966. Carlos da Camara, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explica...
Ciência

O robot que ajuda no combate ao cancro da prós...

Há novidades no que diz respeito à cirurgia que permite combater o cancro da próstata: os cirurgiões podem contar agora com a ajuda de um robot. Conversámos com o Dr. Pedro Bargão Santos, urologista.
Ciência

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos, é esta a conclusão de um estudo recente. Conversámos com Nuno Araújo, investigador da FCUL.
Ciência

As células estaminais podem acabar com a calvície?

Uma equipa de investigação portuguesa quer combater a calvície através das células estaminais. Falámos com o Dr. Carlos Portinha, um dos membros desta equipa de investigação.

Como ver a rara passagem de Mercúrio sobre o Sol

Esta segunda-feira Mercúrio vai passar entre a Terra e o Sol num fenómeno raro chamado transição. Só aconteceu 37 vezes desde 1631. Conheça os truques para ver este micro-eclipse.
Ciência

A maior montanha do mundo está a colapsar. Porquê?

Os geólogos têm evidências que mostram que os Himalaias estão a colapsar a este. Estivemos à conversa com João Duarte, Investigador do Instituto Dom Luiz da FCUL.
Ciência

Como transformar soro de leite de ovelha em gin

É possível obter gin a partir de soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção de queijo. Falámos com o cientista Rodrigo Carvalho sobre este projeto que já recebeu várias distinções.
Ciência

Há um verme que se desintegra quando se enerva

Hoje vamos conhecer as Planárias Marinhas. É um verme achatado que pela primeira vez foi estudado. Pode ser encontrado no Mediterrâneo, nas praias das Avencas e do Baleal.
Astronomia

Hígia deve ser o mais pequeno planeta-anão

O asteroide Hígia deve juntar-se aos cinco planetas anões que integram o sistema solar devendo também passar a ser o mais pequeno com apenas 444 quilómetros de diâmetro.
Ciência

A mudança de hora vista pela Ciência

A hora volta a mudar de sábado para domingo, mas porque é que isto acontece? Falámos com Rui Agostinho, professor de Física e Astrofísica na FCUL.
Edward Snowden

Snowden andou à procura de aliens na CIA

O analista norte-americano Edward Snowden andou à procura de provas da existência de extraterrestres nos ficheiros da CIA e diz que as teorias da conspiração não são verdade no seu livro de memórias.
Ciência

Sabe o que é o Carbono Azul?

O Carbono Azul contribui para a captura de carbono da atmosfera, tendo um papel importante no combate às alterações climáticas. Falamos com Rui Santos, investigador do Centro de Ciências do Mar.
Ciência

Apanha musgo para o presépio? Pode fazê-lo

Investigadores da Universidade de Aveiro descobriram que os musgos têm um papel essencial na gestão de solos queimados. Falámos com Flávio Silva, investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Ciência

O tubarão que foi filmado no fundo do oceano

Um tubarão-albafar foi filmado no fundo do oceano a uma profundidade de quase 600 metros, algo que é raro acontecer. Falámos com João Pedro Correia, Professor do IPL.
Astronomia

Cometa Halley cria chuva de estrelas esta noite

O cometa Halley volta a acenar-nos. Vinte estrelas cadentes por hora vão cruzar o céu às 20h desta segunda-feira. Fique atento à constelação Órion e afaste-se das luzes da cidade. Mas agasalhe-se.
Ciência

A bactéria que está mais difícil de matar

Chama-se "Helicobacter pylori" e está mais resistente aos antibióticos que a combatem. Conversámos com Ricardo Dias, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre este tema.
Ciência

"A poluição do tráfego marítimo é preocupa...

Um estudo da Universidade de Aveiro alerta para o facto de a poluição do tráfego marítimo poder vir a aumentar. Conversámos com a investigadora Alexandra Monteiro.
Ciência

Porque é que se sofre tanto com dores nas costas?

Ao longo dos últimos anos, a cirurgia da coluna tem conhecido enormes desenvolvimentos…. mas nem sempre foi assim. Falamos com o Dr. Luís Teixeira, médico ortopedista e diretor do SPINE Center.
Ciência

Obesidade e discriminação no desporto infantil

Um estudo conclui que o meio social das crianças influencia a discriminação no desporto infantil e contribui para a obesidade. Falamos com Helena Nogueira, a responsável pela investigação.

Borisov, o 2º objeto interestelar no Sistema Solar

O "2I/Borisov" é o segundo objeto interestelar a visitar o Sistema Solar. E o primeiro cometa. Ao contrário do 'Oumuamua a sua aparência não é extravagante.
Ciência

Como funciona a vacina da gripe?

Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas que funcionam para quatro tipos de vírus. Raquel Guiomar do Instituto Ricardo Jorge explica como combater a gripe.
Ciência

Depois das vespas asiáticas vêm os percevejos?

Numa altura em que o combate à vespa asiática é um tema em discussão surge um alerta em relação ao percevejo asiático. Falamos com João Loureiro, investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.
Ciência

Temos de lavar a roupa a mais de 60º?

Lavar roupa a menos de 60 graus celsius pode transmitir bactérias em ambiente hospital. Falamos com Ricardo Dias, investigador da FCUL.

Descobertas mais 20 luas na órbita de Saturno

As novas luas têm, em média, 5 quilómetros de diâmetro e algumas orbitam em sentido oposto ao da rotação do planeta. No total, Saturno passa a ter 82 luas, ultrapassando Júpiter, que tem 79.

A 1ª foto a cores do novo visitante interestelar

GB00234 foi rebatizado para C/2019 Q4 Borisov e está a 400 milhões de quilómetros do Sol. A NASA confirmou que é um cometa. Pela velocidade, deve mesmo ter vindo do espaço interestelar.
Astronomia

Dois asteroides vão passar de raspão pela Terra

Um dos asteroides já passou esta madrugada de sábado, o outro passará no início deste domingo e tem um diâmetro entre 290 a 650 metros. Não representam perigo, mas só por enquanto.
Astrofísica

Vapor de água detetado num exoplaneta

A água é comum no universo, mas isso não quer dizer que seja fácil de detetar. Agora, duas equipas encontraram-na num planeta duas vezes maior que a Terra — e numa zona habitável da sua estrela.
Astronomia

A segunda visita interestelar após 'Oumuamua?

GB00234 tem uma órbita tão estranha como o 'Oumuamua. Pode ser o segundo objeto interestelar a visitar o Sistema Solar. E o primeiro cometa. Faltam dados para confirmar. E tempo para os recolher.
Exploração Espacial

Modelo de alunagem indiano separou-se com sucesso

Todos os sistemas da missão Chandrayaan-2 estão a trabalhar sem problemas depois da manobra que separou o módulo de alunagem do topo da nave.

Próxima missão a Marte "ensaiada" na Islândia

O campo de lava de Lambahraun foi durante três semanas de julho o local de trabalho de vários engenheiros da NASA, uma vez que a Islândia apresenta características bastante semelhantes a Marte.
Astronomia

Perseidas. Chuva de estrelas entre amor e martírio

O pico de atividade da chuva de meteoros das Perseidas acontece esta madrugada. Enquanto espera fique a conhecer duas lendas em torno deste fenómeno astronómico.
Astronomia

Universo. Galáxias dão pistas sobre matéria escura

Astrónomos identificaram 39 galáxias antigas e 'supermassivas', uma descoberta que pode dar novas pistas sobre a evolução dos buracos negros de grande massa e a distribuição da matéria escura.
Astronomia

Aquáridas. Esta terça é noite de chuva de estrelas

As Aquáridas vão levar 15 meteoros por hora ao céu noturno já esta madrugada. O espetáculo chega ao ponto máximo após a meia-noite. E abre caminho para as Perseidas, a maior chuva de estrelas.

União Astronómica Internacional faz 100 anos

Teresa Lago, secretária geral da UAI, diz que uma das prioridades é investir na área da inclusão e quer pôr os cegos a "verem" as estrelas e a astronomia nas salas de aula.
ESA/Hubble & NASA, L. Ho

A incrível galáxia espiral escondida na Ursa Maior

Está a mais de 70 milhões de anos-luz do nosso sistema solar, foi descoberta pelo telescópio Hubble e é conhecida como NGC 2985. É mais uma galáxia em espiral para contemplar.
Índia

Índia lançou foguetão para a lua

O foguetão Chandrayaan-2 já descolou. Se a missão lunar for bem sucedida, a Índia vai tornar-se no quarto país a pousar na superfície da lua.
Toyota

Toyota vai colocar um “mano” do Mirai na Lua

Não é desta que a Toyota vai instalar uma rede de concessionários na Lua, mas vai colocar lá em cima um veículo movido a células de hidrogénio, similar ao Mirai, mas apto a circular no outro mundo.

Chegada à Lua. 17 histórias que talvez não conheça /premium

Tantas fotos e registos públicos. Mas será que sabemos o suficiente sobre o dia 20 de julho de 1969? Três homens fizeram História, mas há ainda muitas alíneas por revelar. Mesmo 50 anos depois.
Volkswagen

O que têm os eléctricos em comum com a ida à Lua?

A aventura espacial, que culminou com primeira visita à Lua em 1969, é comparada neste vídeo da VW à aventura dos eléctricos. E a realidade é que há alguns pontos em comum.
Cinema

Cinco filmes com os pés na Lua

Nos 50 anos da chegada do homem à Lua, Eurico de Barros seleccionou um quinteto de filmes de ficção científica fundamentais sobre a nossa presença na superfície lunar, rodados entre 1902 e 2009

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
Lua

Índia programa missão lunar para segunda-feira

Caso a missão tenha sucesso a União Indiana passa a ser o quarto país a conseguir alunagens do mesmo género, depois das operações dos Estados Unidos, Rússia e República Popular da China.
Eclipse

As imagens do eclipse parcial da Lua pelo mundo

O fenómeno tornou-se visível a partir das 21h. A Lua ficou parcialmente na zona de sombra da Terra, algo que acontece duas vezes por ano. Eclipse só terminou pelas 1h20 da madrugada de quarta-feira.

Índia falha ida à Lua

Ainda não foi desta que mais uma nação chegou à Lua. A missão Chandrayaan-2 foi cancelada e o lançamento do foguetão adiado. Agência espacial indiana fala em "falha técnica".

Voltar à Lua 50 anos depois para ir a Marte

Cinquenta anos depois da alunagem da Apollo 11, a Lua volta a dar que falar, com os EUA a prometerem voltar em 2024 com astronautas, incluindo uma mulher. O objetivo? Chegar a Marte.
Lua

Índia vai lançar segunda missão à Lua

A ‘Chandrayaan-2’ deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A nave indiana, não tripulada e com 3,8 toneladas, integra um robô que irá explorar a superfície lunar.
Lua

Rússia prepara primeiro desembarque na Lua

Após 61 anos da ida americana à Lua, a Rússia planeia pôr os pés em solo lunar em 2030, ao mesmo tempo que a NASA planeia uma segunda ida em 2024 com o objetivo maior de chegar a Marte.
Astronomia

Estrela estranha deixa astrónomos confusos

Uma mega estrutura alienígena? Pouco provável, mas a estrela é tão estranha que este chega a ser um dos cenários ponderados pelos astrónomos. Desde 2015 que há achados de estrelas "estranhas".
Sol

Protetor permite absorção de vitamina D, diz APCC

A importância de desfazer mitos relacionados com o sol para que as pessoas se possam proteger é destacada pelo presidente da APCC. As medidas de proteção adotadas ainda não são suficientes.
Vulcões

NASA vai fazer estudos em vulcão dos Açores

O vulcão da Ilha do Faial apresenta condições muito semelhantes às que se terão verificado em Marte "há mil milhões de anos". Os Açores são "um laboratório especial" e o estudo vai começar brevemente.

As imagens do eclipse na América do Sul

Apenas o Chile e a Argentina puderam ver o eclipse na sua plenitude. Foi o maior evento astronómico de 2019 e não faltaram máquinas fotográficas para o registar.

NASA. Testado sistema de emergência para ida à Lua

A Flórida, nos Estados Unidos, viu partir a nave às 07h00 locais. A versão de teste da nave caiu, como previsto, no Atlântico passados três minutos. Atingiu os 1.300 quilómetros por hora.

Assista aqui ao eclipse solar da América do Sul

Está prestes a começar o eclipse solar que vai atravessar a América do Sul esta tarde. O fenómeno é raro e não se observa em Portugal desde o século XIX. Assista aqui em direto a partir do Atacama.
Lua

O chileno que é dono da Lua (com registo)

Em 1954 um advogado registou a Lua em seu nome. Antes de morrer deixou o satélite da terra ao povo chileno. E até há quem diga que Richard Nixon lhe pediu permissão para que Armstrong alunasse.

Imagem de estrela que está a explodir há 200 anos

Situada a 7.500 anos-luz da Terra, na constelação Carina, a Eta Carinae explodiu em 1838 num fenómeno conhecido por Grande Erupção, que a tornou, em 1844, na segunda estrela mais brilhante no céu.
IPMA

País. 7 distritos em risco extremo de exposição UV

Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos sinalizados. O resto do país apresenta risco muito elevado. IPMA alerta para subida de temperaturas e recomenda cuidados.
Fotografia

Astronomia. Português entre os melhores fotógrafos

Foto de Miguel Claro está entre as 38 preferidas na corrida para melhor fotografia de astronomia do ano. A imagem mostra a camada de titânio que compõe os mares da Lua. Pode valer até 11,3 mil euros.
Planetas

Descobertos dois planetas que podem albergar vida

Cientistas identificaram dois planetas, designados como Teegarden B e C, que consideram poder albergar vida, com climas semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
Planetas

Em junho podemos ver Júpiter com uns binóculos

Durante as noites de junho, o rei dos planetas do sistema solar vai parecer maior e será possível observá-lo em qualquer parte do mundo. A noite de dia 10 será a melhor para ver o "espetáculo".
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Planetas

Ciência. Foi encontrado um raro exoplaneta

O NGTS-4b foi encontrado numa zona do Universo onde se pensava que não era possível achar planetas com estas características sobreviverem. Dada a sua raridade, foi apelidado de "Planeta Proibido".

Universo. Portugueses estudam novas partículas

O investigador João Rosa explica que a teoria da inflação propõe "a existência de novas partículas elementares". Estas partículas podem constituir a matéria escura que existe nas galáxias.

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal /premium

Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.

NASA vai levar uma mulher à Lua em 2024

A nova missão lunar humana terá o nome de Ártemis. O anúncio foi feito para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua. A equipa de astronautas norte-americanos vai incluir uma mulher.
Primeira Liga NOS

Uma "Lua Azul" em noite de campeão nacional

Na noite em que se vai descobrir o novo campeão nacional de futebol, o céu vai ser coroado por uma Lua Azul. E esta é um pouco diferente das últimas que se têm visto. Só que o tempo pode não ajudar.

Ciência. Plutão tem atmosfera sazonal

Devido à reduzida massa de Plutão, as moléculas de azoto formam cristais perto da superfície em baixas temperaturas. A atmosfera entra assim em condensação e desaparece na forma de geada.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Astronomia

Imagem de buraco negro é "momento de mudança"

A primeira fotografia alguma vez tirada a um buraco negro é um "momento de mudança" para a ciência que "ficará para a história da Europa", disse o comissário europeu Carlos Moedas.
Astronomia

Eis a primeira foto de um buraco negro

A primeira fotografia de um buraco negro já foi revelada. A imagem é tal como Albert Einstein tinha imaginado. A Relatividade Geral foi confirmada mais uma vez: eis a distorção do tempo e do espaço.

Buracos negros. A 1.ª foto do "mistério da física" /premium

Até agora, as imagens de buracos negros eram meros desenhos. Tudo mudou esta quarta-feira. O Event Horizon Telescope mostrou o "mistério da física". Como se fotografa o que não pode ser visto?
Astronomia

Visto planeta a orbitar o cadáver de uma estrela

Quando esta estrela explodiu, um planeta sobreviveu à catástrofe. Agora, os cientistas encontraram parte dele a orbitar a anã branca em que a estrela se transformou. O Sistema Solar vai acabar assim.
Planetas

Mercúrio permite perceber a formação de planetas

"Não há informação suficiente na Terra, porque é demasiado ativa", diz um dos cientistas. A missão conta com a cientista Joana Oliveira e das empresas Efacec e Active Space Technologies.

Agora só em 2020. Fotos da última Super Lua do ano

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.

O que é o eclipse da Super Lua Sangue de Lobo?  /premium

É uma Super Lua. É uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. E é um eclipse em que nada vai desaparecer. O único eclipse lunar total de 2019 acontece esta madrugada. Saiba porque vai acontecer e como o ver.

Primeira Super Lua do ano é já esta segunda-feira

Primeira de três Super Luas deste ano ocorre na madrugada de domingo para segunda e coincide com um eclipse lunar total — algo que só volta a acontecer em 2021.
China

Semente de algodão nascida na Lua morreu

Fazer nascer uma semente de algodão na lua era um feito difícil, já que as temperaturas na superfície lunar podem exceder os 100 graus Celsius, durante o dia, e 100 negativos, durante a noite.
China

Chineses fazem brotar semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa, que conseguiu chegar ao lado oculto da lua, fez brotar uma semente de algodão no satélite natural. Esta é a primeira "mini experiência" na biosfera realizada com sucesso.

Observatório explica o céu em 100 horas

O Observatório Astronómico do Exército lançou a iniciativa "100 horas de astronomia" com o intuito de incentivar o jovens a a usar telescópios e a ver o sol. A iniciativa dura até domingo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Astronomia

Eclipse desta noite antecipa outro espetáculo

Vai haver um eclipse solar esta noite, mas só algumas zonas do Pacífico o vão ver. Mesmo assim, esse fenómeno traz outro igualmente especial a Portugal: um eclipse lunar total a 21 de janeiro.
Lua

Rover chinês já circula no lado oculto da Lua

O veículo que a China enviou para o lado oculto da Lua na nave que pousou na quinta-feira já saiu da rampa do módulo e está a mover-se na superfície lunar.
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.

Primeiro atlas da Lua foi feito no século XVII

Muito antes de Amstrong pisar a superfície da Lua, o astrónomo polaco Johannes Hevelius, o mais inovador desde Copérnico, fez o primeiro atlas do satélite terrestre, só com a ajuda de um telescópio.

As 3 teorias que podem explicar a Estrela de Belém /premium

Não há provas de que existiu. Não há provas de que não existiu. E pode nem ter sido uma estrela. A explicação sobre a Estrela de Belém é milenar. Há 3 teorias. Todas vão dar a um beco sem saída.
Doodle

Doodle do dia. Como ver a última chuva de estrelas

Este ano, o evento ilumina o céu na noite desta quinta-feira até à madrugada de sexta. É a última chuva de estrelas do ano e inspira o doodle do dia da Google. Saiba como a ver em três passos.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
Astronomia

Há uma "estrela irmã do Sol"

O estudo de arqueologia galáctica, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, descobriu uma irmã do Sol "muito especial", devido à sua "idade" e "composição química".

Há uma super-Terra a orbitar a Estrela de Barnard

O novo candidato a exoplaneta deverá ser, no entanto, um "mundo gelado e sombrio" que pode ter uma temperatura de -170º C, o que torna pouco viável a vida humana tal como a conhecemos.

‘Charuto’ é uma nave? O que dizem os astrónomos /premium

Um estudo especula que o Oumuamua pode ser uma nave extraterrestre avançada. O autor do estudo tem negócios que entram em conflito com o trabalho. Pedimos aos astrónomos para descodificar o artigo.
Sistema Solar

Charuto Oumuamua foi enviado para espiar a Terra?

É só uma hipótese, mas um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua, que passou no sistema solar em 2017, diz que pode ter tido uma origem "artificial".
Sistema Solar

O que fazem criações portuguesas em Mercúrio?

Dois dos instrumentos que vão para Mercúrio descobrir mais sobre o Sistema Solar foram desenvolvidos por portugueses. BepiColombo é das missões mais ambiciosas do momento. Vai ser lançada no sábado.
Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.

A carta com que Galileu tentou enganar a Igreja

Uma nova carta de Galileu descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas de nada lhe valeu.
Astronomia

Foi descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um método de descobrir o local onde nasceram quase 600 estrelas da Via Láctea, incluindo o Sol.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.

Mike Pence pode anunciar hoje o regresso à Lua

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, dá esta quinta-feira um discurso no Johnson Space Center da NASA, onde deve anunciar os planos para o Homem regressar à Lua em breve.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Identificadas 4 galáxias com 13 milhões de anos

Astrónomos identificaram quatro das galáxias mais antigas do universo a orbitarem a Via Láctea, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.
Espaço

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.
Exploração Espacial

Sonda solar lançada com sucesso

A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
Astronomia

Não perca a chuva de estrelas deste domingo

O fenómeno conhecido por chuva de Perseidas será especialmente visível na noite de domingo para segunda-feira. A Lua facilitará a tarefa e tornará mais fácil avistar as chamadas "estrelas cadentes".
Exploração Espacial

Lançamento da sonda solar adiado para domingo

A janela de oportunidade para o lançamento da sonda são 65 minutos e começou às 8h33. Não sendo lançado este sábado, haverá outras oportunidades até dia 23 de agosto. O importante é não perder Vénus.
Exploração Espacial

Segunda tentativa para enviar sonda ao Sol

Foi escolhido um foguetão muito potente porque é preciso 55 vezes mais energia para lançar uma sonda para o Sol do que para Marte.

Como mandar uma sonda ao Sol sem esta derreter? /premium

Quando descreveu os ventos solares, no final dos anos 1950, Eugene Parker não imaginava que se pudesse ir até ao Sol para os estudar e uma sonda com o seu nome. 7 respostas para perceber porquê.
Astronomia

NASA vai lançar a sonda mais próxima do sol

A NASA lança no sábado uma sonda que irá 'viajar' até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da sua atmosfera, tornando-se no primeiro aparelho a estar tão próximo da estrela.
Astronomia

Astrónomos descobrem estrela gigante rica em lítio

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela gigante tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

Parker. A primeira sonda a tocar o Sol

Vai atravessar 150 milhões de quilómetros para chegar ao Sol. Parker, um projeto da NASA, vai ser a primeira sonda a tocar a estrela, em busca de respostas. Quando chegar, não vai derreter. Porquê?

Casillas na Lua sem bola /premium

Livre arbítrio e respeito pelas opiniões alheias são importantes numa sociedade cada vez mais polarizada, mas não podem sacrificar a verdade. E não, 2+2 não são 22. Não, a ida à Lua não é uma cabala.
Ciência

Lua de Júpiter pode conter vestígios de vida

Os cientistas mapearam a radiação a lua gelada de Júpiter, Europa, que revelou onde se deve procurar, e a que profundidade o devem fazer, para encontrar sinais de vida.
Marte

Marte está mais perto ou mais longe? /premium

Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que há lá água. Alguma vez lá chegaremos? A que custo?
Eclipse

Lua vermelha. Timelapse do maior eclipse do século

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123. Veja aqui, em timelapse, como tudo aconteceu.
Eclipse

O eclipse lunar visto a partir de Portugal

A neblina não permitiu aproveitar o fenómeno da melhor maneira mas os portugueses não desistiram. Em Lisboa, Sines e Coimbra o eclipse lunar motivou a reunião de dezenas de pessoas.

As imagens do eclipse que só se repete em 2123

Depois desta noite, só em 2123: a sombra do nosso planeta ocultou a Lua durante uma hora e 42 minutos. Em Portugal, a neblina estragou os planos de muitos. Mas há imagens incríveis à volta do mundo.

Vídeo. Veja em direto o eclipse a partir de Lisboa

O Observador está no Parque das Nações para lhe mostrar em direto como está a ser o maior eclipse lunar total do século XXI a partir de Portugal. Veja a lua vermelha a atravessar o céu nacional.
Eclipse

Termina o maior eclipse lunar do século - como aconteceu

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123, daqui a 105 anos. Mas há mais para ver esta noite. Siga em direto.

Lua vermelha. Porque é tão especial este eclipse? /premium

Uma Lua como aquela que vamos ver esta noite só volta ao céu daqui a 105 anos. A contribuir para o fenómeno estão dois afastamentos, uma luta entre a Terra e a Lua e um cruzamento imaginário.
A página está a demorar muito tempo.