Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.

O que é o eclipse da Super Lua Sangue de Lobo?  /premium

É uma Super Lua. É uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. E é um eclipse em que nada vai desaparecer. O único eclipse lunar total de 2019 acontece esta madrugada. Saiba porque vai acontecer e como o ver.

Primeira Super Lua do ano é já esta segunda-feira

Primeira de três Super Luas deste ano ocorre na madrugada de domingo para segunda e coincide com um eclipse lunar total — algo que só volta a acontecer em 2021.
China

Semente de algodão nascida na Lua morreu

Fazer nascer uma semente de algodão na lua era um feito difícil, já que as temperaturas na superfície lunar podem exceder os 100 graus Celsius, durante o dia, e 100 negativos, durante a noite.
China

Chineses fazem brotar semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa, que conseguiu chegar ao lado oculto da lua, fez brotar uma semente de algodão no satélite natural. Esta é a primeira "mini experiência" na biosfera realizada com sucesso.

Observatório explica o céu em 100 horas

O Observatório Astronómico do Exército lançou a iniciativa "100 horas de astronomia" com o intuito de incentivar o jovens a a usar telescópios e a ver o sol. A iniciativa dura até domingo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Astronomia

Eclipse desta noite antecipa outro espetáculo

Vai haver um eclipse solar esta noite, mas só algumas zonas do Pacífico o vão ver. Mesmo assim, esse fenómeno traz outro igualmente especial a Portugal: um eclipse lunar total a 21 de janeiro.
Lua

Rover chinês já circula no lado oculto da Lua

O veículo que a China enviou para o lado oculto da Lua na nave que pousou na quinta-feira já saiu da rampa do módulo e está a mover-se na superfície lunar.
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.

Primeiro atlas da Lua foi feito no século XVII

Muito antes de Amstrong pisar a superfície da Lua, o astrónomo polaco Johannes Hevelius, o mais inovador desde Copérnico, fez o primeiro atlas do satélite terrestre, só com a ajuda de um telescópio.

As 3 teorias que podem explicar a Estrela de Belém /premium

Não há provas de que existiu. Não há provas de que não existiu. E pode nem ter sido uma estrela. A explicação sobre a Estrela de Belém é milenar. Há 3 teorias. Todas vão dar a um beco sem saída.
Doodle

Doodle do dia. Como ver a última chuva de estrelas

Este ano, o evento ilumina o céu na noite desta quinta-feira até à madrugada de sexta. É a última chuva de estrelas do ano e inspira o doodle do dia da Google. Saiba como a ver em três passos.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
Astronomia

Há uma "estrela irmã do Sol"

O estudo de arqueologia galáctica, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, descobriu uma irmã do Sol "muito especial", devido à sua "idade" e "composição química".

Há uma super-Terra a orbitar a Estrela de Barnard

O novo candidato a exoplaneta deverá ser, no entanto, um "mundo gelado e sombrio" que pode ter uma temperatura de -170º C, o que torna pouco viável a vida humana tal como a conhecemos.

‘Charuto’ é uma nave? O que dizem os astrónomos /premium

Um estudo especula que o Oumuamua pode ser uma nave extraterrestre avançada. O autor do estudo tem negócios que entram em conflito com o trabalho. Pedimos aos astrónomos para descodificar o artigo.
Sistema Solar

Charuto Oumuamua foi enviado para espiar a Terra?

É só uma hipótese, mas um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua, que passou no sistema solar em 2017, diz que pode ter tido uma origem "artificial".
Sistema Solar

O que fazem criações portuguesas em Mercúrio?

Dois dos instrumentos que vão para Mercúrio descobrir mais sobre o Sistema Solar foram desenvolvidos por portugueses. BepiColombo é das missões mais ambiciosas do momento. Vai ser lançada no sábado.
Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.

A carta com que Galileu tentou enganar a Igreja

Uma nova carta de Galileu descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas de nada lhe valeu.
Astronomia

Foi descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um método de descobrir o local onde nasceram quase 600 estrelas da Via Láctea, incluindo o Sol.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.

Mike Pence pode anunciar hoje o regresso à Lua

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, dá esta quinta-feira um discurso no Johnson Space Center da NASA, onde deve anunciar os planos para o Homem regressar à Lua em breve.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Identificadas 4 galáxias com 13 milhões de anos

Astrónomos identificaram quatro das galáxias mais antigas do universo a orbitarem a Via Láctea, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.
Espaço

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.
Exploração Espacial

Sonda solar lançada com sucesso

A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
Astronomia

Não perca a chuva de estrelas deste domingo

O fenómeno conhecido por chuva de Perseidas será especialmente visível na noite de domingo para segunda-feira. A Lua facilitará a tarefa e tornará mais fácil avistar as chamadas "estrelas cadentes".
Exploração Espacial

Lançamento da sonda solar adiado para domingo

A janela de oportunidade para o lançamento da sonda são 65 minutos e começou às 8h33. Não sendo lançado este sábado, haverá outras oportunidades até dia 23 de agosto. O importante é não perder Vénus.
Exploração Espacial

Segunda tentativa para enviar sonda ao Sol

Foi escolhido um foguetão muito potente porque é preciso 55 vezes mais energia para lançar uma sonda para o Sol do que para Marte.

Como mandar uma sonda ao Sol sem esta derreter? /premium

Quando descreveu os ventos solares, no final dos anos 1950, Eugene Parker não imaginava que se pudesse ir até ao Sol para os estudar e uma sonda com o seu nome. 7 respostas para perceber porquê.
Astronomia

NASA vai lançar a sonda mais próxima do sol

A NASA lança no sábado uma sonda que irá 'viajar' até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da sua atmosfera, tornando-se no primeiro aparelho a estar tão próximo da estrela.
Astronomia

Astrónomos descobrem estrela gigante rica em lítio

Segundo a equipa dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China, a estrela gigante tem 3.000 vezes mais lítio do que outras estrelas e está a 4.500 anos-luz da Terra.

Parker. A primeira sonda a tocar o Sol

Vai atravessar 150 milhões de quilómetros para chegar ao Sol. Parker, um projeto da NASA, vai ser a primeira sonda a tocar a estrela, em busca de respostas. Quando chegar, não vai derreter. Porquê?

Casillas na Lua sem bola /premium

Livre arbítrio e respeito pelas opiniões alheias são importantes numa sociedade cada vez mais polarizada, mas não podem sacrificar a verdade. E não, 2+2 não são 22. Não, a ida à Lua não é uma cabala.

Lua de Júpiter pode conter vestígios de vida

Os cientistas mapearam a radiação a lua gelada de Júpiter, Europa, que revelou onde se deve procurar, e a que profundidade o devem fazer, para encontrar sinais de vida.
Marte

Marte está mais perto ou mais longe? /premium

Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que há lá água. Alguma vez lá chegaremos? A que custo?
Eclipse

Lua vermelha. Timelapse do maior eclipse do século

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123. Veja aqui, em timelapse, como tudo aconteceu.
Eclipse

O eclipse lunar visto a partir de Portugal

A neblina não permitiu aproveitar o fenómeno da melhor maneira mas os portugueses não desistiram. Em Lisboa, Sines e Coimbra o eclipse lunar motivou a reunião de dezenas de pessoas.

As imagens do eclipse que só se repete em 2123

Depois desta noite, só em 2123: a sombra do nosso planeta ocultou a Lua durante uma hora e 42 minutos. Em Portugal, a neblina estragou os planos de muitos. Mas há imagens incríveis à volta do mundo.

Vídeo. Veja em direto o eclipse a partir de Lisboa

O Observador está no Parque das Nações para lhe mostrar em direto como está a ser o maior eclipse lunar total do século XXI a partir de Portugal. Veja a lua vermelha a atravessar o céu nacional.
Eclipse

Termina o maior eclipse lunar do século - como aconteceu

Ao fim de sete horas no total, o maior eclipse lunar do século XXI terminou. Outro maior que este só dia 9 de junho de 2123, daqui a 105 anos. Mas há mais para ver esta noite. Siga em direto.

Lua vermelha. Porque é tão especial este eclipse? /premium

Uma Lua como aquela que vamos ver esta noite só volta ao céu daqui a 105 anos. A contribuir para o fenómeno estão dois afastamentos, uma luta entre a Terra e a Lua e um cruzamento imaginário.

Eclipse. Anel vermelho de 1 hora e 42 minutos

Na sexta-feira, os céus de meio mundo vão acolher o mais longo eclipse lunar do século (1 hora e 42 minutos). O satélite natural vai atravessar a sombra terrestre e o espectáculo começa às 20h47.
Beleza e Bem Estar

Solários. Porque continuam a ser usados?

A obsessão dos solários voltou e alguns países estão a tentar bani-los. Conheça histórias que mostram o perigo real destes aparelhos e alguns factos para deixar de vez de os utilizar.

Lua vermelha. Guia para o maior eclipse do século /premium

É o maior eclipse do século. A Lua não vai desaparecer, mas ficar vermelha. E vem com outras surpresas únicas. Saiba onde ver o eclipse de norte a sul. E como preparar a noite, dos agasalhos às fotos.
Astronomia

Maior eclipse do século traz outro fenómeno ao céu

Portugal vai assistir ao mais longo eclipse lunar do século. A lua não vai ficar oculta, mas vermelha. Ao lado outro fenómeno único: Marte vai estar mais brilhante do que alguma vez esteve desde 2003.