456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

A riqueza dos Oceanos

Por que razão são os Oceanos tão importantes para o equilíbrio do Planeta? Qual o impacto das alterações climáticas nos ecossistemas marinhos e que riquezas há ainda por explorar no imenso azul?
Astronomia

Detritos de foguetão caíram no Mediterrâneo

Segundo estágio do foguetão chinês CZ-2F foi avistado em Portugal, Espanha e norte de África e chegou a ser confundido com chuva de estrelas. Detritos que não se desintegraram caíram no Mediterrâneo.
Ciência Pop

O que é um buraco negro?

Um enorme olho negro! É assim que se parece o Sagitarius A*, um buraco negro no centro da Via Láctea cuja imagem acaba de ser revelada. Mas, afinal, o que é um buraco negro?
China

Vestígios de água encontrados superfície da lua

Cientistas chineses identificaram vestígios de água na Lua, alguns dos quais com origem lunar, informou a televisão estatal CGTN.
Ciência Pop

O 5G faz mal à nossa saúde?

Há teorias sobre o alegado impacto do 5G no nosso corpo. É verdade que a nova geração de redes móveis provoca danos no nosso corpo, nomeadamente cancros?
Ciência Pop

Energia: o que é o Hidrogénio Verde?

O Hidrogénio tem sido apresentado como uma das alternativas aos combustíveis fósseis. Porque é apelidado de verde e como se produz?
Ciência Pop

Bicicleta: a física em duas rodas!

Há muito suor numa grande Volta. E há muita física em acção! A que leis da física se submete um ciclista quando pedala na sua bicicleta? Responde o professor Carlos Fiolhais.
Fact Check

Imagem da superfície do sol divulgada pela NASA?

Imagem partilhada no Facebook alega que se trata da fotografia mais nítida da superfície do sol e que foi divulgada pela NASA. É falso.
Lifestyle

Proteção solar. Conhece os perigos da luz azul?

Sabia que 80% da exposição solar ocorre no dia-a-dia e que o rosto é a zona mais suscetível aos perigos do sol? Conhecer os raios mais nocivos e garantir a proteção solar adequada é fundamental.
Ciência Pop

Os universos paralelos existem?

A propósito da nova aventura cinematográfica da Marvel, o professor Carlos Fiolhais explica o que é o Multiverso e quais as teorias que sustentam a possibilidade da sua existência.
Fotogaleria

As imagens da "Lua de Sangue" pelo mundo

Fotogaleria. Com tons avermelhados ou alaranjados, a "Lua de Sangue" ergueu-se nos céus de vários países. Os portugueses tiveram menos sorte, pois a visibilidade foi reduzida pelas nuvens.
Noticiário

3h. Começa agora o eclipse total da lua

O astrónomo José Augusto Matos explica os detalhes deste fenómeno que só acontece de três em três anos. E ainda, os vencedores da Eurovisão vão leiloar o troféu para ajudar o exército ucraniano.

O que aconteceu ao sol?

Um feixe de luz surgiu na última semana durante o pôr-do-sol. O que era? Este fenómeno está relacionado com a ocorrência de tempestades solares?
Eclipse

Como ver a "Lua de Sangue", minuto a minuto

Eclipse total da Lua vai pintar de vermelho a Lua Cheia na madrugada de segunda-feira. Observatório Astronómico explica a "Lua de Sangue" e como a Lua vai pregar uma partida logo ao nascer.
Resposta Pronta

Novo buraco negro "é uma descoberta incrivel!"

O astrónomo José Augusto Matos explica em que consiste este corpo celeste, a importância da descoberta, e o perigo que a Terra enfrentaria em caso de proximidade com este objeto.

Esta é a 1ª foto do buraco negro na Via Láctea

Astrónomos captaram a primeira fotografia do Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, onde fica a Terra. É a 2ª imagem da História de um buraco negro.
Fact Check

Rússia ameaçou astronautas estrangeiros?

Têm surgido várias publicações nas redes sociais que garantem que a Rússia ameaçou abandonar astronautas de outras nacionalidades na Estação Espacial Internacional. Descubra se é verdade.
Ciência Pop

Números: do zero ao maior do mundo

No Ciência Pop desta  semana andamos às voltas com os números.mO zero é um número? E qual o maior número do mundo? E o que é a proporção áurea?
Fact Check

Astronautas russos usaram as cores da Ucrânia?

Uma publicação alega que três astronautas russos vestiram as cores da bandeira da Ucrânia, como uma manifestação anti-guerra. Mas será verdade que estivessem desta forma a apoiar o povo ucraniano?
Ciência Pop

A estatística é como o biquini?

Quantas realidades se podem esconder numa estatística? E qual a importância da amostra na criação de uma estatística? A quantidade importa? E qual a diferença entre média e mediana?
Planetas

Vénus e Júpiter "encontram-se" este fim de semana

Quem assistir ao "encontro" entre Júpiter e Vénus este fim de semana pensará que os planetas estão quase a tocar-se, mas, na realidade, estarão a milhões de quilómetros de distância.

Dó, Ré, Mi, Fa, Sol, Lá ... Ciência e Música

A arte de conjugar sons encerra um imenso conjunto de processos científicos e convenções. Talvez a mais conhecida dessas convenções seja a que deu origem à nota musical Lá.

Como a Ciência pode ajudar combater a Fome

A fome é um dos maiores flagelos da história da Humanidade. Como é que a Ciência  - e os cientistas - pode ajudar a combater a carência e insegurança alimentares?

Novo estudo pode explicar faces diferentes da lua

Estudo sugere que o impacto que terá formado esta cratera teria criado um fluxo de calor que se espalhou pelo interior da lua e moveu materiais específicos para o lado visível na Terra.
Lua

Lua Rosa ou Lua da Páscoa? É já este sábado

Será vista em todo o país. Há quem chame Lua Rosa à lua cheia de abril. Porquê? Não é devido à coloração, avisa astrónoma. Por cá é Lua da Páscoa, já que domingo da ressurreição é no dia seguinte.
Ciência Pop

Genoma humano sequenciado. E agora?

Faltavam apenas 8 por cento. Agora o genoma humano está, finalmente, sequenciado na sua totalidade! O que significa isto e que caminhos se abrem no domínio da genética?

Proteínas ajudam na deteção da Esclerose Múltipla

Estudo da Universidade de Coimbra permite avanços importantes no diagnóstico da Esclerose Múltipla. "Podemos classificar um doente com 80% de certeza, avaliando oito proteínas específicas"
E=mc²

Qual impacto do mercúrio do Ártico na nossa vida?

Cientistas portugueses visitam Ártico para avaliar impacto do mercúrio libertado pelo solo gelado na vida animal e humana: "Há risco deste elemento entrar na cadeia alimentar", explica João Canário.
E=mc²

Novos fármacos para contrariar o envelhecimento

Ainda estamos longe do "elixir da eterna juventude", mas há "um grupo novo de fármacos, em desenvolvimento" que podem interferir no envelhecimento. No entanto há riscos: o cancro.

Impacto na Ciência das sanções à Rússia

Que projetos científicos vão ficar comprometidos com o isolamento da Rússia? E o que vai acontecer à cooperação internacional no domínio espacial? São perguntas da edição deste semana do Ciência Pop.
E=mc²

Como resolver os mistérios do Sistema Solar?

Portugueses vão utilizar simulador da NASA e tentar responder às perguntas sobre vida fora da Terra. Saiba tudo com o investigador, João Dias, do  Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
E=mc²

Calor extremo vai provocar mais mortes em Portugal

É o que prevê a investigação da Universidade de Coimbra com uma metodologia inédita no país. Mónica Rodrigues, autora do estudo, diz que comparando com a AMP, "Lisboa apresenta dados mais alarmantes".
E=mc²

Mortes por tuberculose aumentaram na Europa

Conceição Gomes, presidente da Comissão Tuberculose da SPP, explica que aumento se deve a um "atraso no diagnóstico" e à presença de outros problemas de saúde que agravam o estado da doença.
E=mc²

As mais antigas pegadas de elefante

Este artigo documenta um trabalho de investigadores portugueses e estrangeiros. Investigação que resultou na primeira descoberta de pegadas com cerca de 120 mil anos numa camada de areias interdunares
E=mc²

Míssil Kinzhal. O que é que o torna mais perigoso?

Daniel Pinéu, especialista em conflito internacional, explica que este míssil pode ultrapassar em "10 vezes a velocidade do som". Voa mais rápido e mais longe, sendo "praticamente impossível de deter"

Tremores "da" Terra

A propósito da crise sísmica nos Açores, recordamos os maiores sismos no arquipélago e no continente. Porque há tantos sismos nos Açores? E quais são as regiões do continente com maior risco sísmico?
Exploração Espacial

Amostra lunar aberta pela 1.ª vez 50 anos depois

A amostra do solo lunar foi recolhida pelos astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt em 1972, durante a missão da Apollo 17.
E=mc²

São Jorge. "Pode ocorrer sismo de maior magnitude"

O professor e investigador José Madeira lembra que "os enxames sísmicos" nos Açores são normais, mas explica que situação pode agravar. Cenário semelhante a La Palma é possível.

Portugal Jurássico

Que animais habitavam Portugal há milhões de anos? Que dinossauro dominava o país? E porque razão encontramos mais vestígios de dinossauros na região oeste?
Ciência Pop

Energia geotérmica é o futuro?

Pode a energia geotérmica reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis? E o calor existente no interior da terra é uma fonte infinita de energia?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.