Planetas

Descobertos dois planetas que podem albergar vida

Cientistas identificaram dois planetas, designados como Teegarden B e C, que consideram poder albergar vida, com climas semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
Planetas

Em junho podemos ver Júpiter com uns binóculos

Durante as noites de junho, o rei dos planetas do sistema solar vai parecer maior e será possível observá-lo em qualquer parte do mundo. A noite de dia 10 será a melhor para ver o "espetáculo".
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Planetas

Ciência. Foi encontrado um raro exoplaneta

O NGTS-4b foi encontrado numa zona do Universo onde se pensava que não era possível achar planetas com estas características sobreviverem. Dada a sua raridade, foi apelidado de "Planeta Proibido".

Universo. Portugueses estudam novas partículas

O investigador João Rosa explica que a teoria da inflação propõe "a existência de novas partículas elementares". Estas partículas podem constituir a matéria escura que existe nas galáxias.

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal /premium

Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.

NASA vai levar uma mulher à Lua em 2024

A nova missão lunar humana terá o nome de Ártemis. O anúncio foi feito para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua. A equipa de astronautas norte-americanos vai incluir uma mulher.
Primeira Liga NOS

Uma "Lua Azul" em noite de campeão nacional

Na noite em que se vai descobrir o novo campeão nacional de futebol, o céu vai ser coroado por uma Lua Azul. E esta é um pouco diferente das últimas que se têm visto. Só que o tempo pode não ajudar.

Ciência. Plutão tem atmosfera sazonal

Devido à reduzida massa de Plutão, as moléculas de azoto formam cristais perto da superfície em baixas temperaturas. A atmosfera entra assim em condensação e desaparece na forma de geada.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Astronomia

Imagem de buraco negro é "momento de mudança"

A primeira fotografia alguma vez tirada a um buraco negro é um "momento de mudança" para a ciência que "ficará para a história da Europa", disse o comissário europeu Carlos Moedas.
Astronomia

Eis a primeira foto de um buraco negro

A primeira fotografia de um buraco negro já foi revelada. A imagem é tal como Albert Einstein tinha imaginado. A Relatividade Geral foi confirmada mais uma vez: eis a distorção do tempo e do espaço.

Buracos negros. A 1.ª foto do "mistério da física" /premium

Até agora, as imagens de buracos negros eram meros desenhos. Tudo mudou esta quarta-feira. O Event Horizon Telescope mostrou o "mistério da física". Como se fotografa o que não pode ser visto?
Astronomia

Visto planeta a orbitar o cadáver de uma estrela

Quando esta estrela explodiu, um planeta sobreviveu à catástrofe. Agora, os cientistas encontraram parte dele a orbitar a anã branca em que a estrela se transformou. O Sistema Solar vai acabar assim.
Planetas

Mercúrio permite perceber a formação de planetas

"Não há informação suficiente na Terra, porque é demasiado ativa", diz um dos cientistas. A missão conta com a cientista Joana Oliveira e das empresas Efacec e Active Space Technologies.

Agora só em 2020. Fotos da última Super Lua do ano

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.

O que é o eclipse da Super Lua Sangue de Lobo?  /premium

É uma Super Lua. É uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. E é um eclipse em que nada vai desaparecer. O único eclipse lunar total de 2019 acontece esta madrugada. Saiba porque vai acontecer e como o ver.

Primeira Super Lua do ano é já esta segunda-feira

Primeira de três Super Luas deste ano ocorre na madrugada de domingo para segunda e coincide com um eclipse lunar total — algo que só volta a acontecer em 2021.
China

Semente de algodão nascida na Lua morreu

Fazer nascer uma semente de algodão na lua era um feito difícil, já que as temperaturas na superfície lunar podem exceder os 100 graus Celsius, durante o dia, e 100 negativos, durante a noite.
China

Chineses fazem brotar semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa, que conseguiu chegar ao lado oculto da lua, fez brotar uma semente de algodão no satélite natural. Esta é a primeira "mini experiência" na biosfera realizada com sucesso.

Observatório explica o céu em 100 horas

O Observatório Astronómico do Exército lançou a iniciativa "100 horas de astronomia" com o intuito de incentivar o jovens a a usar telescópios e a ver o sol. A iniciativa dura até domingo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Astronomia

Eclipse desta noite antecipa outro espetáculo

Vai haver um eclipse solar esta noite, mas só algumas zonas do Pacífico o vão ver. Mesmo assim, esse fenómeno traz outro igualmente especial a Portugal: um eclipse lunar total a 21 de janeiro.
Lua

Rover chinês já circula no lado oculto da Lua

O veículo que a China enviou para o lado oculto da Lua na nave que pousou na quinta-feira já saiu da rampa do módulo e está a mover-se na superfície lunar.
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.

Primeiro atlas da Lua foi feito no século XVII

Muito antes de Amstrong pisar a superfície da Lua, o astrónomo polaco Johannes Hevelius, o mais inovador desde Copérnico, fez o primeiro atlas do satélite terrestre, só com a ajuda de um telescópio.

As 3 teorias que podem explicar a Estrela de Belém /premium

Não há provas de que existiu. Não há provas de que não existiu. E pode nem ter sido uma estrela. A explicação sobre a Estrela de Belém é milenar. Há 3 teorias. Todas vão dar a um beco sem saída.
Doodle

Doodle do dia. Como ver a última chuva de estrelas

Este ano, o evento ilumina o céu na noite desta quinta-feira até à madrugada de sexta. É a última chuva de estrelas do ano e inspira o doodle do dia da Google. Saiba como a ver em três passos.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
Astronomia

Há uma "estrela irmã do Sol"

O estudo de arqueologia galáctica, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, descobriu uma irmã do Sol "muito especial", devido à sua "idade" e "composição química".

Há uma super-Terra a orbitar a Estrela de Barnard

O novo candidato a exoplaneta deverá ser, no entanto, um "mundo gelado e sombrio" que pode ter uma temperatura de -170º C, o que torna pouco viável a vida humana tal como a conhecemos.

‘Charuto’ é uma nave? O que dizem os astrónomos /premium

Um estudo especula que o Oumuamua pode ser uma nave extraterrestre avançada. O autor do estudo tem negócios que entram em conflito com o trabalho. Pedimos aos astrónomos para descodificar o artigo.
Sistema Solar

Charuto Oumuamua foi enviado para espiar a Terra?

É só uma hipótese, mas um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua, que passou no sistema solar em 2017, diz que pode ter tido uma origem "artificial".
Sistema Solar

O que fazem criações portuguesas em Mercúrio?

Dois dos instrumentos que vão para Mercúrio descobrir mais sobre o Sistema Solar foram desenvolvidos por portugueses. BepiColombo é das missões mais ambiciosas do momento. Vai ser lançada no sábado.
Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.

A carta com que Galileu tentou enganar a Igreja

Uma nova carta de Galileu descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas de nada lhe valeu.
Astronomia

Foi descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um método de descobrir o local onde nasceram quase 600 estrelas da Via Láctea, incluindo o Sol.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.

Mike Pence pode anunciar hoje o regresso à Lua

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, dá esta quinta-feira um discurso no Johnson Space Center da NASA, onde deve anunciar os planos para o Homem regressar à Lua em breve.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Identificadas 4 galáxias com 13 milhões de anos

Astrónomos identificaram quatro das galáxias mais antigas do universo a orbitarem a Via Láctea, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.