818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Adiado regresso da Starliner à Terra

Nave da Boeing foi lançada no dia 6 de junho, com dois astronautas a bordo. Previa-se que voltassem passado uma semana, mas o regresso foi adiado devido a problemas técnicos na viagem de ida.
Espaço

Despertar de buraco negro com alterações inéditas

A galáxia SDSS1335+0728 irradia mais luz que em 2019, o que significa que tem um núcleo galático ativo, alimentado por um buraco negro — cujo despertar foi observado em tempo real pela 1ª vez.
Óbito

Morreu astronauta que tirou primeira foto da terra

ntigo astronauta da missão Apollo 8, em 1968, William Anders morreu na sexta-feira quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas ao largo das Ilhas San Juan, no estado de Washington.
Lua

Lua. Sonda descola com amostras da face oculta

A sonda Chang'e-6 descolou da superfície lunar com amostras recolhidas no lado mais distante da Lua, "um feito sem precedentes na história da exploração espacial" diz a imprensa estatal.

Telescópio James Webb deteta galáxia longínqua

Galáxia existe há 290 milhões de anos e apresenta as particularidades relacionadas às "implicações profundas" para a nossa compreensão dos primeiros anos do Universo
Fact Check

Meteoroide visto do cockpit de avião?

Vídeo registado a partir de um cockpit de um avião faz vários utilizadores de redes sociais acreditarem que se trata do meteoroide que cruzou o céu português. Mas não é
Sol

Campo magnético do Sol criado perto da superfície

Esta descoberta que situa o campo magnético do Sol a cerca de 30 mil quilómetros da superfície, contradiz teorias que apontam para origens profundas e pode explicar tempestades solares.
Eclipse

NASA capta eclipse solar sobre Pacífico?

Publicação viral alega que NASA captou eclipse solar. É falso.
Resposta Pronta

Meteorito. "A dúvida é se chegou a terra"

José Augusto Matos explica que procura vai ser difícil porque se deve tratar de um fragmento de pequena dimensão. Segundo o astrónomo, fenómeno não é incomum, mas brilho não costuma ser tão intenso.
Fact Check

Publicações mostram fotografias de aurora boreal?

Uma imagem impressionante da ponte 25 de Abril com uma aurora boreal está a circular na internet associada ao fenómeno natural que foi captado em várias zonas de Portugal.
Espaço

Descoberto planeta com densidade de algodão doce

Uma equipa de astrofísicos descobriu um novo planeta, WASP-193b: ainda maior que Júpiter, mas com uma densidade sete vezes menor, os cientistas comparam a sua densidade com a de algodão doce.
Sol

As imagens das auroras boreais que pintaram o céu

As auroras boreais foram vistas nos céus em cidades um pouco por todo o mundo. O fenómeno deve-se a uma tempestade solar de rara intensidade, uma das maiores dos últimos 20 anos.
Sol

Auroras boreais coloriram os céus de Portugal

A última grande aurora boreal em Portugal foi a 25 de janeiro de 1938, sendo que "só há relatos". A culpa é de uma tempestade solar de rara intensidad.
Espaço

Tempestade solar severa atinge a Terra

A organização norte-americana de previsão do clima espacial alerta para uma tempestade solar severa. O aviso não traz riscos associados, apenas a possibilidade de ver auroras boreais em locais raros.
Fact Check

Foi possível ver eclipse solar total em Portugal?

Imagens nas redes sociais dão conta de que o fenómeno do dia 8 de abril foi visto em Portugal. No entanto, as fotografias não são recentes, são de 2021, e nem sequer foram tiradas em Portugal.
Meteorologia

Temperaturas sobem a partir de 3ª. feira

O calor está de volta. A partir de terça-feira estão previstas máximas acima dos 25 graus sendo que no Alentejo, Região Sul e Vale do Tejo as temperaturas podem chegar aos 30 graus.
China

China lança sonda para analisar lado oculto da lua

A sonda Chang'e-6 tem a tarefa de pousar na Bacia do Pólo Sul-Aitken também denominada de "lado oculto" da lua. China é o primeiro país a fazer esta exploração lunar.
Astronomia

Webb capta nova imagem de "Cabeça de Cavalo"

A nebulosa "Cabeça de Cavalo", também conhecida como Barnard 33, emergiu de ondas turbulentas de poeira e gás e foi formada a partir do colapso de uma nuvem interestelar de material.
Fact Check

Eclipse solar total foi observado em Portugal?

Utilizadores das redes sociais divulgaram nas redes sociais imagens a alegar que o eclipse de dia 8 de abril foi visto em Portugal. As imagens não são recentes, e não foram captadas em Portugal.

Identificado buraco negro mais denso da Via Láctea

Localizado a 2.000 anos-luz da Terra, na constelação da Águia, o BH3 tem uma massa 33 vezes maior do que a do Sol e é o segundo buraco negro mais próximo do "planeta azul".
Lua

Japonês será o primeiro não americano a pousar Lua

O Japão anunciou que vai fornecer em troca um veículo lunar ultrassofisticado, um Rover pressurizado que servirá como "um habitat móvel, um laboratório, uma casa e um explorador lunar".

Desaparição

O eclipse! Milhares olhavam em espanto o céu, parados no meio do caminho, para irritação da malta que só queria passar de bicicleta ou continuar a sua corrida.
Eclipse

As imagens do eclipse que levou escuridão aos EUA

Um eclipse solar total deixou a América do Norte temporariamente na escuridão esta segunda-feira à tarde. Não foi visível em Portugal (só deverá ser daqui a alguns anos).
Eclipse

A euforia do dia em que América fica na escuridão

Festas exclusivas, um jogo de basebol adiado e hotéis com elevada procura (e mais caros). E um donut. Esta segunda-feira, o dia será noite durante alguns minutos na América devido a um eclipse solar.
Eclipse

O dia em que a América vai mergulhar na escuridão

Eclipse total será visível no México, EUA e Canadá esta segunda-feira, Há quem reserve voos e cruzeiros e há alertas para guardar comida. Península Ibérica tem de esperar por 2026 por um idêntico.
Exploração Espacial

Sonda japonesa SLIM sobrevive à segunda noite

A 20 de janeiro, o Japão tornou-se o quinto país a aterrar na lua. Apesar do problema durante a aterragem, a SLIM conseguiu descarregar veículos de exploração lunar e já vai no seu terceiro despertar.
Espaço

Astronautas vão levar plantas à Lua

Para além de plantas, serão levados três instrumentos, um deles para observar a fotossíntese das plantas, o crescimento e as respostas ao stress causados pela radiação e gravidade lunares.
Espaço

A explosão rara que vai brilhar uns dias no céu

A nova T Coronae Borealis, uma explosão que se repete a cada oito décadas, pode acontecer a qualquer momento (talvez até hoje). Vai brilhar no céu como uma estrela e desaparecer.
Suécia

Dono de terreno vence guerra por meteorito

Em 2020, um meteorito caiu no terreno de Engestrom e levou dois geólogos a apoderarem-se do objeto. Porém, o dono da propriedade alegou que o asteróide lhe pertencia e o tribunal deu-lhe agora razão.
Exploração Espacial

Foguetão de Musk vai onde nunca tinha ido

Nas duas tentativas anteriores, o mesmo modelo explodiu minutos após o lançamento. À terceira, o voo falhou apenas a aterragem, mas está mais próximo de ajudar a NASA a voltar à Lua.
Planetas

Detetado um planeta coberto por água?

Duas equipas distintas de investigadores chegaram a uma composição química semelhante da atmosfera do exoplaneta que está a 70 anos-luz. Mas não concordam sobre a existência de um oceano.
Astronomia

Vapor de água em disco de formação planetária

O disco de formação planetária rodeia uma estrela semelhante ao Sol e situa-se a 450 anos-luz da Terra. As imagens obtidas revelam "uma quantidade substancial de vapor de água".
Espaço

Astrónomos descobrem três novas luas

Astrónomos descobrem duas novas luas na órbita de Neptuno e uma em Urano. As pequenas luas foram observadas com telescópios no Havai, nos Estados Unidos, e no Chile.

EUA voltam a pousar na Lua mais de 50 anos depois

Módulo Odysseus, da empresa Intuitive Machines, pousou esta quinta-feira à noite na Lua, tornando-se na primeira nave norte-americana a aterrar na superfície lunar após a missão Apollo 17, em 1972.
Espaço

Astrónomos descobrem quasar mais brilhante

Astrónomos descobriram o quasar brilhante "J0529-4351", cujo buraco negro cresce "o equivalente a um Sol por dia", e cuja luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a chegar à Terra.

Conferências sobre o Universo na Culturgest

O ciclo de conferências "Aqui, no Universo", que junta cientistas em torno de temas como a poluição luminosa, os fenómenos climáticos extremos e o papel da astronomia, inicia-se na terça-feira.
Espaço

Vapor de água detetado em planeta extrassolar

É um “mini Neptuno” que possui uma atmosfera rica em oxigénio e carregada de água ou uma versão mais quente da lua Europa, de Júpiter, que contém duas vezes mais água do que a Terra sob a sua crosta.
Espaço

Astrónomos detetam pequeno planeta extrassolar

Os astrónomos desconhecem se a sua atmosfera é constituída principalmente por água ou se é rica em hidrogénio e tem uma pequena quantidade de vapor de água. "GJ 9827d" orbita uma estrela anã vermelha.
Fact Check

Musk disse que americanos não foram à lua em 1969?

Ida à luz é assunto de recorrente controvérsia nas redes sociais e desta vez Elon Musk é envolvido. Mas o CEO da SpaceX não só não duvida do que aconteceu em julho de 69, como quer repetir o feito.
Lua

Esta quinta-feira chega a "Lua do Lobo"

A primeira lua cheia do ano, apelidada de "Lua do Lobo", estará visível esta quinta-feira. Em 2024 haverá 12 luas cheias — resultado de quando a Lua está do lado oposto do Sol em relação à Terra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos