O verão já terminou, mas com o bom tempo que ainda nos resta e que nos convida a estar ao ar livre, quanto menos tempo passarmos na cozinha, melhor. E nesta altura, o que apetece mesmo são pratos saudáveis. Além de leves, as receitas de verão (ou de início de outono) devem ser práticas, fáceis de transportar — não vá uma pessoa querer levá-las para o almoço na praia —, frescas e hidrantes para combater os possíveis efeitos negativos do calor. Inspire-se nas receitas que lhe sugerimos e transporte para a próxima estação tudo de melhor que o verão tem para oferecer.

Uma bebida que sabe a verão

Menos rotinas, tempo quente, tardes de praia e de piscina, serões com amigos, frescura, liberdade, leveza. O verão é tudo isto e muito mais, mas também os primeiros tempos de outono o podem ser. Há uma bebida que combina perfeitamente com todas estas características: Pleno. Além de refrescante, esta bebida inspirada na natureza é leve e tem um sabor suave. Fresca, sabe mesmo bem. E o melhor de tudo é que, pela sua versatilidade, pode ser uma peça-chave em várias combinações e nas mais variadas ocasiões.

Infografia: Diogo Batuca

Receitas para levar para a praia

É um facto: o verão já terminou, mas as temperaturas ainda convidam a uma ida à praia durante os fins de semana, como forma de matar as saudades das férias. Para um dia em pleno, é possível fazer escolhas saborosas, saciantes e um bocadinho “fora da caixa” (metaforicamente falando). Sempre acompanhadas de uma bebida à altura, como Pleno. Tome nota de três sugestões deliciosas e fáceis de preparar, seja para um almoço ou até lanche reforçado. Que, dizem e bem, a praia mói.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1. Wrap de atum combinado com a frescura do Chá Verde e Mirtilo

Uma das grandes vantagens de optar pelos wraps é que são uma refeição individual, fácil de transportar e de consumir, sem a necessidade de talheres, por exemplo. Deixamos-lhe uma receita de wrap deliciosa. E, claro, com a devida bebida a acompanhar.

Vai precisar de:

4 latas de atum
1/4 de cebola picada
1 cenoura ralada
1/4 de beterraba ralada
1/2 pimento vermelho aos cubinhos
1/4 de chávena de azeite
2-3 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 dente de alho picado
1/4 de chávena de salsa picada
Sal grosso a gosto
Pimenta a gosto
6 a 8 tortilhas integrais

Como preparar:

  1. Numa taça, desfaça o atum usando um garfo;
  2. Adicione ao atum, a cebola, a beterraba, a cenoura e o pimento vermelho;
  3. Numa outra taça, junte o azeite, o sumo de limão, o alho, a mostarda e a salsa e misture bem;
  4. Adicione o molho à mistura e envolva bem;
  5. Tempere com sal e pimenta a gosto;
  6. Coloque o preparado no centro de uma tortilha e dobre-a. Corte o wrap ao meio e acondicione para levar na lancheira.

Bebida ideal: Pleno Chá Verde e Mirtilo. Em casa, experimente servir com bastante gelo e mirtilos.

2. Salada de abacate e queijo fresco acompanhado pelo Chá verde e Limão

Um dos clássicos “pratos” de praia são as saladas. E pela sua praticidade, não é de admirar. Mas até nos pratos mais comuns é possível dar um toque de criatividade. Nesta receita de salada não entra a típica alface, tomate e cebola, mas sim alguns alimentos que também sabem (e muito) a verão. Experimente, prove e comprove.

Vai precisar de:

1/2 chávena de pepino aos cubos (sem casca)
1/3 de chávena de pimento amarelo aos cubos
6 tomates cherry cortados em quartos
1 colher de sopa de manjericão picado
1-1/2 colher de chá de sumo de limão
1-1/2 colher de chá de azeite
Alho em pó a gosto
1 abacate cortado aos cubos
1 chávena de rúcula
2 colheres de sopa de queijo fresco desfeito

Como preparar:

  1. Numa taça, junte o pepino, o pimento, os tomates cherry, o manjericão, o sumo de limão, o alho em pó e o azeite. Cubra a taça e leve ao frigorífico para refrigerar durante 15-20 minutos;
  2. Retire a taça do frigorífico e adicione o abacate e a rúcula. Misture com cuidado;
  3. Junte o queijo fresco.

Bebida ideal: Pleno Chá Verde e Limão. Em casa, experimente servir com uma rodela de limão e bem gelado.

3. Salada fria com massa integral e pesto de manjericão aliado ao Chá Preto e Ginseng

Praia não tem de ser só de dia, sobretudo se já regressou ao trabalho e passa o dia no escritório. Para aproveitar o bom tempo, porque não um piquenique de final de tarde (ou um lanche ajantarado, como se diz à boa maneira portuguesa) no areal? Assim, como o tempo está mais fresco, até pode optar por refeições um bocadinho mais elaboradas e com ingredientes que com o calor poderiam estragar-se mais facilmente. Deixamos-lhe aqui a sugestão de uma massa fácil de preparar e que dá para várias pessoas.

Vai precisar de:

1/2 limão
5 chávenas de espinafres baby
1/2 chávena de pesto de manjericão
1/4 de chávena de maionese
500g de massa integral (por exemplo, espirais)
1/2 pepino
400g de tomate cherry (para um toque de cor extra, escolha tomate tricolor)
250g de mozzarella baby
Folhas frescas de manjericão
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto

Como preparar:

  1. Comece por colocar a massa a cozer com água e sal. Quando a massa estiver al dente, desligue o fogão e escorra-a. Passe-a por água fria até que esta arrefeça e não deite vapor;
  2. Num processador de alimentos, coloque o sumo do limão, os espinafres, o pesto, a maionese, sal e pimenta a gosto. Triture durante cerca de 20 segundos, até obter uma textura cremosa;
  3. Corte o pepino em pequenos pedaços finos e os tomates cherry em metades ou em quartos. Corte também as bolinhas de mozzarella em metades;
  4. Transfira a massa para uma taça grande, adicione-lhe o pesto e misture muito bem para envolver. Depois, adicione o pepino, os tomates e o queijo mozzarella. Por fim, guarneça com as folhas de manjericão.

Bebida ideal: Pleno Chá Preto, Ginseng e Limão. Em casa, experimente adicionar-lhe uns cubos de gelo e umas rodelas de limão, para um sabor mais intenso.