Há anos que pede, mas não consegue a equivalência. O médico Carlos Durão, que fez a autópsia a Ihor Homeniuk, chumbou no exame da especialidade de medicina legal. A notícia foi avançada pela SIC e confirmada pelo Observador.

O médico, que tem especialidade em ortopedia, é perito no Instituto de Medicina Legal há vários anos, e desde 2019 que tenta obter equivalência para ter o grau de especialista, junto da Ordem dos Médicos. Carlos Durão fez entretanto o exame e soube, na semana passada, que chumbou na parte prática, o que faz com que não consiga o grau.

Ihor. Inspetores condenados a sete e nove anos: “Tiraram a vida a uma pessoa e arruinaram as vossas”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Rádio Observador, o médico diz que “este processo, infelizmente, sempre teve um claro propósito”, que “é demasiado óbvio para não perceber”.

Carlos Durão tinha sido afastado do Instituto Nacional de Medicina Legal em dezembro do ano passado, mas o organismo garantiu na altura que nada tinha a ver com o caso do ucraniano.

A autópsia de Ihor Homeniuk foi um dos elementos-chave para acusar os inspetores do SEF no caso. As conclusões da autópsia – que incluíam a existência de marcas corporais que comprovavam que o cidadão tinha sido submetido a grande violência, e descartavam “morte natural” – causaram desconforto no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, levando à demissão da diretora do organismo, e acelerando a reforma do SEF.

Ao mesmo tempo, a notícia da reprovação já fez com que a defesa de pelo menos um dos inspetores acusados queira usar esse facto para um novo recurso em tribunal, segundo avança a SIC.