771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Cultura

Museus

Quatro museus integrados em Rede Portuguesa

O Ministério da Cultura indica que a credenciação de museus consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus. A Rede Portuguesa de Museus integra agora 169 membros.
Cultura

Ex-diretor da Cinemateca Portuguesa condecorado

José Manuel Costa, que se reformou da direção em fevereiro, vai receber a medalha de mérito cultural no dia 22. Na cerimónia o documentário do seu percurso de vida, "Faço Parte dos Móveis".
Cultura

Alterado o Estatuto dos Profissionais da Cultura

O decreto-lei que que visa facilitar o acesso dos trabalhadores independentes do setor ao subsídio de suspensão de atividade foi aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.
Ministério da Cultura

Associações exigem Declaração Anual da DGArtes

Várias associações do setor da Cultura exigem a publicação da Declaração Anual da DGArtes para 2024, na qual constam concursos de apoio para este ano, que deveria ter acontecido no início de janeiro.
Arte

Sequeira. Especialistas apelam à compra de quadro

12 especialistas assinam carta aberta enviada ao Ministério da Cultura onde expressam "profunda indignação" pela saída da pintura "Descida da Cruz" e pedem "todos os esforços" para sua aquisição.
Arquitetura

França: Mais alta distinção para Souto de Moura

A entrega das insígnias de comandante das Artes e Letras a Souto de Moura será feita pela embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, na próxima terça-feira.
Media

Adão e Silva quer gratuitidade do serviço da Lusa

O ministro da Cultura afirmou que a gratuitidade da Lusa permitirá a "mais 600 órgãos de comunicação social" aceder ao serviço da agência. "É uma medida transversal e eficaz", disse Adão e Silva.
Museus

Museus de Bragança geridos pelo Estado

Autarcas de Bragança opuseram-se à transferência de competências dos museus anunciada em junho. Monumentos ficarão à guarda do Estado e das novas entidades entretanto criadas.
Ministério da Cultura

Governo cria comissariado para 500 anos de Camões

O programa para as celebrações dos 500 anos do nascimento de Camões, a cumprir durante um ano, a partir de 10 de junho de 2024, será proposto pelo comissariado consultivo criado pelo Governo.
Media

Global Media e Lusa: ministros chamados à AR

O parlamento vai chamar os ministros do Trabalho e da Cultura acerca da reestruturação do Global Media Group. Os requerimentos do PCP e do Bloco de Esquerda foram aprovados por unanimidade.
Ministério da Cultura

Não há programa para 500 anos de Camões em 2024

O programa das comemorações deveria ter sido proposto até final de 2022 mas as estruturas nunca foram criadas. Comissária afirma não ter recebido notícias e sublinha estar "na expectativa" desde 2021.
Media

Ministro Adão e Silva recebe jornalistas da GMG

Ministro da Cultura recebe na quarta-feira, pelas 16h00, "uma delegação de jornalistas das várias marcas da Global Media". TSF tem na quarta-feira um plenário ao início da tarde.
Ministério da Cultura

Adão e Silva defende programa Capital Portuguesa

Pedro Adão e Silva defendeu a continuidade do programa Capital Portuguesa da Cultura, por descentralizar o acesso às manifestações culturais. “Esta é uma iniciativa que espero que perdure”, referiu.
Porto

Stop. Classificação resolve "parte do problema"

Pedro Adão e Silva referiu que a classificação do Stop, como imóvel de interesse municipal, resolve "parte do problema" e que espaços de criação artística solucionam o problema dos músicos.
Cultura

Produtores de cinema exigem plano estratégico

Os produtores de cinema e audiovisual querem que o Ministério da Cultura aplique um plano estratégico a longo prazo. Os profissionais querem rapidez na execução dos apoios financeiros.
Media

Lusa. Estado quer preservar "papel estratégico"

"Revisão do modelo de governação" da agência de notícias "obriga a um diálogo com os partidos com assento parlamentar, para o qual o Governo está inteiramente disponível", diz Ministério da Cultura.
CM Porto

Câmara precisa de declaração para classificar Stop

Rui Moreira diz que é necessário uma declaração do Ministério da Cultura para classificar o Stop, e admite estar a estudar "a fio" a classificação do espaço, em função do uso.
Teatro

Teatro São João terá mais de 6 milhões para 2024

Valor deverá ser inscrito na proposta de Orçamento do Estado de 2024 que o Governo irá apresentar em outubro. "A nossa ambição programática excede os recursos existentes", frisou o Presidente do TNSJ.
Cultura

DGArtes: falta de apoios é "chocante", diz PCP

O PCP considerou "chocante" a discrepância entre a qualidade dos projetos apresentados ao programa de apoio à criação, e o número de apoiados divulgados pela Direção-Geral das Artes.
Cultura

DGArtes: Plateia considera apoios "devastadores"

De acordo com os resultados anunciados, foi proposto financiamento a 210 projetos artísticos, o que representa um quarto dos 833 projetos que se candidataram, com um montante global de 5,25 milhões.
Ministério da Cultura

Quota de música portuguesa na rádio reposta em 30%

O ministério justifica a medida pela relevância que "a produção de música portuguesa apresenta" e a "vitalidade que permite às rádios cumprir o regime de quotas sem comprometer a diversidade".
Ministério da Cultura

Museus. Aprovados decretos de novos organismos

Foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros a versão final dos decretos-lei que criam dois organismos para gerir o setor do património, museus, monumentos e palácios.
Humor

Ministro: autonomia do humor deve preservar-se

Pedro Adão e Silva reiterou que se deve "preservar" o espaço de "autonomia do humor e aceitar com tolerância esse espaço", numa alusão ao 'cartoon' transmitido pela RTP.
JMJ 2023

Ministério da Cultura reúne programação para JMJ

O ministro da Cultura afirmou que esta programação reunida se destina "a acolher os voluntários e os peregrinos", sendo "um momento para dar a conhecer a cultura e a dinâmica cultural portuguesas".
Noticiário

10h. IL vs Costa. "Não é exemplo de transparência"

Rodrigo Saraiva reage ao artigo de opinião de António Costa em que afirma não desvalorizar a corrupção. Ainda neste jornal, as declarações de Luís Montenegro sobre as buscas no PSD.
Noticiário

8h. PSD. Adão e Silva "perplexo" com autoridades

Pedro Adão e Silva sublinha que este é um caso que merece "reflexão". Ainda neste jornal, o aviso de António Costa.
Noticiário

1h. Adão e Silva: CPI é "política espetáculo"

O Ministro da Cultura descreve a Comissão Parlamentar de Inquérito como uma "produção mediática" que "merece reflexão e que não traz vantagens para o sistema".
as pequenas coisas

O livro cor-de-rosa

Uma inutilidade propagandística. Não é aos 18 anos que as pessoas tomam contacto com os livros; é muito antes. E felizmente ainda vivemos num país onde há razoável contacto com esses objectos mágicos.
Noticiário

2h. CPI à TAP. Duarte Cordeiro apoia Adão e Silva

O Ministro do Ambiente apoia Pedro Adão e Silva nas críticas à CPI e afirma que subscreve o Ministro da Cultura relativamente ao facto de "os ministros terem opinião e deverem expressar a opinião”.
Noticiário

19h. Chega quer que relatório admita interferência

Interferência “deliberada e consciente” nas palavras de André Ventura. Ainda neste jornal, Álvaro Beleza deixa elogios à postura de António Lacerda Sales em relação às declarações de Adão e Silva.
Ministério da Cultura

Ministro defende autonomia para cartoonistas

Pedro Adão e Silva insistiu que "o cartoon devem ser um espaço que deve gozar de particular autonomia e de não interferência editorial", frisando que existem várias discussões sobre limites do humor.
Iniciativa Liberal

IL acusa ministro de "pouca cultura democrática"

O líder parlamentar da IL fez críticas à entrevista de Adão e Silva, que considerou ter havido deputados a agir como "procuradores do cinema americano de série B da década de 80" na CPI da TAP.
Cultura

Quotização adicional é "ínfima"

Pedro Adão e Silva defendeu que "as especificidades do trabalho na Cultura justificam que se faça um sistema diferente", mas sublinha que não deve haver um sistema contributivo apenas para esta área.
Ministério da Cultura

Medalha de Mérito Cultural para Maria Bethânia

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural à cantora Maria Bethânia, que atuou no sábado à noite em Oeiras, "pelo inestimável trabalho que tem feito na divulgação dos poetas portugueses".
Noticiário

23h. Mudanças na Cultura esperadas "a médio prazo"

Ainda assim, Pedro Adão e Silva espera que se veja já no setor "uma ambição renovada naquilo que é a gestão dos nossos museus e monumentos nacionais".
Património Cultural

Universidade de Lisboa: edifícios são monumento

Foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros o decreto que classifica os edifícios da Reitoria e das faculdades de Letras e Direito da Universidade de Lisboa como monumento nacional.
Cultura

Governo reorganiza DGPC e cria novas entidades

Pedro Adão e Silva revelou a constituição da empresa Museus e Monumentos de Portugal e de um instituto público de salvaguarda do património, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Ministério da Cultura

Museus. Ministro promete "relação mais horizontal"

O grupo de trabalho apresentou 31 recomendações, divididas em quatro eixos depois das indicações de 156 museus da rede serem ouvidas, destacando "novo modelo de funcionamento da rede".
Ministério da Cultura

Cultura. Ministro vai ser ouvido sobre apoios 

Foram aprovados esta quarta-feira por unanimidade os requerimentos para audição de Pedro Adão e Silva no Parlamento sobre o apoio às artes e o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.
Cultura

Diretora regional de Cultura do Norte reconduzida

A historiadora de arte Laura Castro foi reconduzida, por um período de cinco anos no cargo que ocupa desde 2021, conforme despacho de nomeação publicado em Diário da República.
Cultura

DGArtes quer aumentar apoios no próximo ano

O ministro da Cultura manifestou a vontade em aumentar a dotação, lembrando que o valor disponível para os concursos a decorrer aumentou 22% face ao ano anterior.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos