456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério da Cultura

Joe Berardo

Berardo perde processo contra Governo e CCB

Empresário queria impedir o Ministério da Cultura de se opor ao acordo que colocava a Coleção Berardo em exposição no Centro Cultural de Belém. Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou.
Explicador

Berardo. "Estado deve manter obras em Portugal"

Jorge Barreto Xavier, ex-ministro da Cultura, diz que é preciso definir o futuro dos museus de arte contemporânea. A jornalista Alexandra Carita refere que o protocolo com o Estado "não podia seguir".
O Bom, o Mau e o Vilão

Quem diria? Já temos saudades de Ferro Rodrigues

O ministro da Cultura (que cortou com Berardo), o governo (que tem de responder pelo Metro) e Augusto Santos Silva (que devia conter-se) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

19h. É o fim do acordo com a Ass. Coleção Berardo

O Ministro da Cultura diz que não há condições para continuar, por causa dos processos judiciais do empresário. Mas coleção deve manter-se num novo museu que vai ser criado.
Ministério da Cultura

Governo termina protocolo com Coleção Berardo

Atualizado
Em janeiro de 2023, Estado passa a gerir o espaço do CCB onde estava até agora o Museu Berardo e onde pretende criar o novo Museu de Arte Contemporânea. Este também vai incluir a coleção do BPP.
Joe Berardo

Berardo avança com processo cautelar

Após pedir uma indemnização de 900 milhões de euros a quatro bancos, Joe Berardo avançou com um processo cautelar contra o ministério da Cultura e a Fundação Centro Cultural de Belém.
Cultura

Acabar com a precariedade na cultura?

Se a ideia é acabar com a cultura e fazer com os que os seus profissionais sejam considerados uma espécie de indigentes, como tem sido hábito até aqui, Pedro Adão e Silva está no bom caminho.
E o vencedor é...

São 11 contra 11. No final, ganha o PS e Costa

Governo está sentado na "poltrona da maioria absoluta" sem ter de dividir aquele "sofá apertado com PCP/BE". Adão e Silva será o primeiro ministro a cair? Quem aposta mais? E um PSD "irreconhecível"
Cultura

Capital da Cultura: finalistas pedem audiência

As candidaturas das quatro cidades portuguesas finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027 pediram uma audiência ao ministro da Cultura para "retomar o diálogo" com o Governo sobre o processo.
Cultura

Ministro reconhece atrasos do Garantir Cultura

Pedro Adão e Silva, reconheceu que há atrasos nos pagamentos de 47 processos apoiados pelo programa Garantir Cultura, no subprograma para entidades artísticas: "É um número bastante circunscrito".
Ministério da Cultura

Ministro: "É preciso revisitar" concessão da RTP 

O ministro da Cultura defendeu a necessidade em "revisitar" a discussão do contrato de concessão da RTP, no que diz respeito aos objetivos a atingir e os meios para alcançar mais pessoas.
Cultura

Américo Rodrigues nomeado diretor-geral das Artes

O ministro da Cultura nomeou Américo Rodrigues como Diretor-Geral das Artes (DGArtes), cargo que já ocupava, em regime de substituição, desde fevereiro de 2019, anunciou o Ministério da Cultura.
Coliseu do Porto

Coliseu do Porto reabre Salão Ático para concertos

Nos anos 50 era cenário de chás dançantes, mas a partir de junho será palco de concertos aos domingos à tarde. O Coliseu do Porto vai reabrir uma sala histórica com capacidade para 300 pessoas.
Ministério da Cultura

25 de Novembro. País deve comemorar o que o "une"

Deputados do PSD pergutaram sobre iniciativas para assinalar o 25 de novembro de 1975. Ministro Pedro Adão e Silva responde citando Ramalho Enaes e defendendo que se deve comemorar o que une Portugal.
Ministério da Cultura

Cultura. Adão e Silva quer ambição e estabilidade 

Novo ministro da Cultura fala da necessidade de estabilidade no setor, mas aponta a a importância de "ter mais ambição" e de "modernizar ainda mais" Portugal.
Bloco de Esquerda

Garantir Cultura. BE fala em atrasos no pagamento

A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, pretende que o novo ministro preste esclarecimentos sobre os atrasos nos pagamentos do programa, que, segundo o partido, se têm vindo a acumular.
Artes Visuais

Ministra da Cultura lamenta morte de Jorge Santos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou este domingo a morte do artista plástico Jorge Santos, que morreu no final da semana passada, com 48 anos.
Semáforo Político

Justiça. "Esperava alguém como Alexandra Leitão"

A ex-eurodeputada admite que esperava "uma pessoa de perfil diferente" no Ministério da Justiça. Questiona ainda a continuidade das ministras das pastas da Agricultura, Coesão e Segurança Social.
Noticiário

17h. Inflação vai disparar mais do que o previsto

O Banco de Portugal avança que em vez de 1,8%, a inflação vai chegar aos 4%. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa pede a Adão e Silva para continuar a valorizar as comemorações do 25 de abril.
25 de Abril

25 abril. PR agradece criatividade a Adão e Silva

O chefe de Estado voltou a apelar para que as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, que se vão estender por mais de quatro anos e meio, sejam "não tanto uma mera nostalgia ou uma saudade".
Cultura

PRR e Estatuto nos dossiers da Cultura

A execução dos projetos do Plano de Recuperação e Resiliência e a aplicação do Estatuto dos Profissionais da Cultura são dois dos dossiers que Pedro Adão e Silva terá enquanto ministro da Cultura.
Ministério da Cultura

Cultura espera "boas intenções" do novo ministro

Representantes do setor esperam que as intenções de Pedro Adão e Silva correspondam às necessidades da Cultura e que o novo ministro agora apresentado tenha "condições políticas".
Resposta Pronta

Jorge Silva Melo é "nome incontornável do teatro"

Graça Fonseca afirma que Jorge Silva Melo é um "nome luminoso da cultura e democracia de Portugal", que ensinou que o "teatro é indissociável da vida". O encenador, ator e cineasta morreu aos 73 anos.
Cultura

Capital Europeia da Cultura. Finalistas anunciados

Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas. A cidade escolhida será designada entre dezembro deste ano e janeiro de 2023.
Artes Visuais

Vampiros em Veneza abordam identidade de género

Pedro Neves Marques explicou nesta quinta-feira o projeto "explicitamente queer" que leva à Bienal de Arte. Ministra da Cultura esteve presente e falou da polémica na seleção de artistas a concurso.
Ministério da Cultura

"Novas Cartas Portuguesas" deviam estar na escola

De Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa - que ficaram conhecidas como as "Três Marias" -, a obra foi banida pela ditadura salazarista e as suas autoras levadas a julgamento.
Cultura

Política é "fundamental" para igualdade de género

Graça Fonseca realça que a igualdade de género na Europa tem sido colocada "no centro do debate político" e considera que a política pública tem um papel "fundamental" nessa discussão.
Guerra na Ucrânia

Guerra realça "mais" a importância dos jornalistas

No final da reunião informal de governantes da UE, a ministra Graça Fonseca disse que "a situação que se vive é dramática" e acredita que a guerra na Ucrânia realça a importância dos media.
Cultura

Estudo: em 12 meses, 61% não leram um livro

Gulbenkian concluiu o primeiro inquérito nacional aos hábitos culturais dos portugueses. A idade, a capacidade financeira e a formação continuam a influenciar de forma decisiva o consumo de cultura.
Cultura

Governo mantém decisão para Bienal de Veneza

O curador de arte Bruno Leitão recorreu do resultado do concurso para escolha do projeto que representaria Portugal em Veneza. O Ministério da Cultura anuncia que vai manter a decisão final.
Arte

"É preciso resolver as coleções Ellipse e Berardo"

Em entrevista, a ministra da Cultura reforça o valor da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, aponta-lhe planos futuros e insiste na importância de "acervos que necessitavam de uma intervenção".
Óbito

Ministra da Cultura enaltece autor Júlio Conrado

Para Graça Fonseca, Júlio Conrado destaca-se como "um crítico experiente, conhecedor e com um domínio muito particular do universo literário português". O escritor morreu no sábado aos 85 anos.
Cultura

Programa Garantir Cultura apoia 1.741 projetos

Para ajudar a revitalizar o setor cultural em contexto de pandemia da Covid-19, o programa Garantir Cultura destina-se ao apoio à criação artística, por entidades e empresários em nome individual.
Óbito

Ministra da Cultura realça Fernando de Albuquerque

"A sua laboriosa ação permitiu a construção de redes e de parcerias de excelência a nível nacional e internacional", referiu, em comunicado, o ministério liderado por Graça Fonseca.
Racismo

Bienal de Veneza. Carta pede revisão do concurso

Os subscritores da carta referem-se ao projeto de Grada Kilomba como "complexo, singular e visionário", insurgindo-se com o facto de na avaliação ser "reduzido apenas a uma palavra: 'racismo'".
Cultura

Adiada entrega de medalhas de mérito cultural

O Ministério da Cultura refere que o adiamento se deve ao facto de um dos elementos envolvidos na preparação da cerimónia ter testado positivo à Covid-19.
Património Cultural

“Pode não haver mão-de-obra” para PRR da Cultura

Diretor-geral do Património preocupado com efeitos da pandemia, mas otimista quanto à aplicação de 150 milhões da "bazuca". Em entrevista, adianta a revolução pensada para o Mosteiro dos Jerónimos.
Ministério da Cultura

Governo homenageia 4 personalidades da cultura

Os quatro homenageados, que inclui a atriz Maria do Céu Guerra, são encenadores e também atores, "nessa dupla condição feita de múltiplas transversalidades, diálogos e potencialidades criativos".
Noticiário

14h. Caso Selminho. Acórdão só a 21 janeiro

As reações à morte de Rogério Samora. Na justiça, a audiência de João Rendeiro foi adiada para sexta-feira. E ainda, reportagem a acompanhar a audiência de Rui Moreira.
Resposta Pronta

"Dia muito triste para a cultura portuguesa"

Ministra da Cultura lembra Rogério Samora. "Percurso extraordinário" de quem "trabalhou com os maiores nomes da cultura portuguesa" e a dimensão humana e solidária "a par com o seu talento".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.