Ministério da Cultura

Cultura

DGArtes apoia projetos com 1,39 milhões de euros

Serão 45 as entidades apoiadas pela DGArtes, que aprovou os seus projetos de Criação, Programação e Desenvolvimento de Públicos. O apoio total do Estado será de 1,39 milhões de euros.
Touradas

Questões de Civilização

200
A esquerda democrática em Portugal escolheu uma ministra da Cultura populista. Que vai, sim, fazer o papel daqueles a quem os portugueses felizmente consideram que não “Podemos” entregar o poder.
RTP

Precários da RTP devem integrar quadros 

A ministra da Cultura garantiu esta terça-feira que os trabalhadores precários da RTP que já têm parecer positivo, no âmbito do programa de regularização laboral "terão de ser integrados nos quadros".
Touradas

Tourada. Socialistas mandam farpas à ministra 

5.381
A frase da nova ministra da Cultura está a gerar polémica entre os aficionados das touradas e em alguns setores do PS. Há deputados a mandar "farpas" a Graça Fonseca no Facebook e pedidos de demissão.
Cultura

Cultura em Luta marca protesto para 19 de novembro

372
A Plataforma Cultura em Luta voltou esta terça-feira a exigir 1% do Orçamento do Estado para a Cultura e decidiu marcar uma concentração de protesto, em Lisboa, para o dia 19 novembro.
Política

Ambiente e Saúde com novos secretários de Estado

171
Já são dados como certos os nomes de dois novos secretários de Estado. Falta saber quem vão os donos das pastas da Cultura e Saúde chamar para renovar os respetivos ministérios.
Governo

Ministério da Cultura

O passado está feito e, em muitos casos, orgulha-nos. O futuro está por fazer e a generalidade dos agentes culturais não está pronta a dar um contributo significativo. É aí que o Estado deve intervir.
Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

324
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Ministério da Cultura

Ministro realça sentido ético de Saramago

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, evocou José Saramago em Coimbra e realçou que o Nobel da Literatura português "nunca perdeu o sentido ético" da existência humana.
Museus

Museu. Vários diretores em regime de substituição

Quase metade dos diretores dos 23 museus e monumentos sob alçada direta da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão em regime de substituição, nalguns casos desde 2017.
Livros

Há cada vez menos livrarias em Portugal

492
Uma em cada cinco livrarias da base de dados do Ministério da Cultura sobre a rede livreira nacional já não existe. Das restantes, só um terço que cumpre os requisitos para ser livraria.
Cultura

Ministro da Cultura felicita O Espaço do Tempo 

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, congratulou a Associação Cultural O Espaço do Tempo, e o seu fundador, Rui Horta, pelo Prémio Gulbenkian 2018 na área do Conhecimento.
Ministério da Cultura

Governo anuncia Estratégia Portugal 2030

Uma nova entidade de gestão dos museus e monumentos e um novo pólo museológico da Cinemateca são dois dos objetivos do governo para a Cultura.
Diplomacia

Cultura. Portugal aprofunda relação com Macau 

O Governo português "está disponível para promover o aprofundamento das relações culturais" com os homólogos chineses. No ensino, as bolsas de estudo para aprender português e chinês aumentaram.
Orçamento do Estado

OE2019: 1% para a Cultura não vai ser atingido

O ministro da Cultura admitiu que o objetivo de garantir 1% do Orçamento do Estado para a Cultura não será atingido nesta legislatura, mas garantiu o reforço financeiro em 2019.
Cultura

Cultura. Fundações tuteladas recebem 23 milhões

Oito fundações tuteladas pelo Ministério da Cultura vão receber, ao todo, perto de 23 milhões de euros. A Fundação Casa da Música é aquela que recebe o montante mais elevado.
Ministério da Cultura

DGArtes. Grupo reúne terça-feira para rever apoios

O grupo de trabalho criado pelo Ministério da Cultura vai reunir terça-feira para rever o novo modelo de apoio às artes, que entrou em vigor este ano e que foi fortemente contestado.
Cultura

Cultura. Ligação Portugal/Espanha é "importante"

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que a ligação cultural entre Portugal e Espanha é "importante" para a internacionalização da cultura.
RTP

RTP. Governo recusa atrasos na nova administração

O ministro da Cultura recusou atrasos na entrada em funções da nova administração da RTP, bem como a existência de uma gestão corrente na empresa, garantindo o cumprimento de "todas as regras legais".
Cultura

Ministro quer 1% do orçamento na cultura

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou no parlamento que "1% para a cultura é o objetivo para o qual caminhamos", respondendo a críticas do PCP sobre o apoio financeiro às artes.
Cultura

DGArtes. Modelo de apoio apresentado em setembro

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, revelou no Parlamento que irá apresentar no final de setembro uma proposta de revisão do novo modelo de apoio às artes.
Ministério da Cultura

Ministério: apoios ajudaram a "consolidar" artes

Terminou o concurso ao programa de apoio das DGArtes, que o Ministério da Cultura considerou ter conseguido "consolidar" e "renovar" as artes em Portugal. Teatro Experimental do Porto ficou de fora.
Cultura

DGArtes. Sílvia Belo Câmara nomeada diretora

A antiga responsável pela Galeria de Arte Urbana da Câmara de Lisboa Sílvia Belo Câmara, foi nomeada diretora-geral das Artes, em regime de substituição, e entra em funções na segunda-feira.
Ministério da Cultura

Paula Varanda diz que cessou funções no Dansul

Paula Varanda, diretora-geral das Artes, demitida pelo Ministério da Cultura esta sexta-feira, disse, em comunicado que deixou de exercer funções na Dansul quando assumiu o cargo.
Ministério da Cultura

Cultura. Ministro demite diretora-geral das Artes

354
Paula Varanda foi demitida por “perda de confiança política”. Ministério soube que a responsável ainda continuava como diretora artística de uma empresa que era financiada pela DGArtes.
RTP

RTP. Ministro da Cultura vai ser ouvido

Requerimento do PSD para a audição do ministro da Cultura na sequência do atraso da entrada em funções do novo Conselho de Administração da RTP, foi aprovado esta segunda-feira.
Ministério da Cultura

DGArtes: Entidades elegíveis vão receber apoio

Ministério da Cultura anunciou que a totalidade das entidades que foram contempladas no anterior ciclo e que concorreram no novo vão receber financiamento.
Concertos

Orquestra de Câmara Portuguesa sem apoios

188
A Orquestra de Câmara Portuguesa e o seu projeto Jovem Orquestra Portuguesa podem não dar mais concertos, uma vez que não foram abrangidas pelo Programa de Apoio Sustentado às Artes.
TDT

TDT. Regulamento sobre 2 novos canais é entregue

O ministro da Cultura anunciou esta quarta-feira que brevemente será entregue "na ERC o regulamento para a atribuição de duas novas licenças" de TDT.
Ministério da Cultura

Uma proposta radical para a cultura

112
Porque não responsabilizar pessoalmente o presidente da república ou o primeiro-ministro, enquanto mecenas por conta do Estado, pela despesa pública no subsídio às artes? Tudo seria mais transparente.
Cultura

"Aposta cultural é essencial" para o interior

Luís Filipe Castro Mendes afirmou que descentralização e territórios do interior são prioridade para o Governo e que, nessa linha, "a aposta cultural é essencial".
Ministério da Cultura

DGArtes. Novo modelo "não pode ser posto em causa" - como aconteceu

142
Na Assembleia da República, o secretário de Estado da Cultura defendeu que o novo modelo de apoio às artes não pode ser contestado porque isso põe em causa o sistema de financiamento público.
País

Cultura. Ministro ouvido no Parlamento

O ministro da Cultura vai ser ouvido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República sobre os apoios atribuídos pela Direção-Geral das Artes.
Arte

DGArtes. Sindicato diz que contestou novo modelo

O CENA-STE disse que "não houve falta de contestação" do novo modelo de apoio às artes, mas sim "falta de quem" os "escutasse com atenção". Ministro diz que ouviu e que vai continuar a ouvir setor.
Ministério da Cultura

Fogo na peça

310
O episódio dos subsídios ao teatro mostrou um Governo que caminha em ziguezagues para sobreviver. Há dinheiro, mas apenas para quem ameace chegar fogo à peça.
Ministério da Cultura

Carta aberta: "Honrado é a pessoa no sítio certo"

200
O bailarino, professor e antigo diretor da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro São Luiz escreve sobre a polémica que envolve o Ministério da Cultura e a distribuição dos apoios às artes.
Ministério da Cultura

O papel de Costa na farsa dos apoios à Cultura

201
A relação de Costa com a Cultura começou com uma opereta de interesses recíprocos, passou por uma cena queirosiana falhada e está a ter o final previsível: o primeiro-ministro a desresponsabilizar-se.
Cultura

PCP quer alteração do modelo de apoio da DGArtes

O PCP quer a correção dos resultados das candidaturas ao apoio às artes, a revisão do modelo e o reforço do financiamento em mais de sete milhões de euros. Ministro é ouvido na terça-feira.
Cultura

Teatro. Companhia pede demissão de Miguel Honrado

A Companhia de Teatro de Braga pede a demissão do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, que, acusa, "quer acabar com as companhias" e fazer delas "fazedores de projetos pontuais".
Ministério da Cultura

Que polémica é esta sobre os apoios às artes?

215
Os resultados provisórios das candidaturas ao apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) geraram a indignação dos profissionais do setor, sobretudo do teatro. Mas, afinal, o que é que está em causa?
Ministério da Cultura

DGArtes: Porto quer novo concurso

O presidente da Câmara do Porto revelou que pretende "falar com o Governo" para que seja elaborado "um novo concurso que corrija os erros" do Programa de Apoio Sustentado 2018-2021.
Ministério da Cultura

DGArtes: teatro terá 45% do reforço financeiro

A área do teatro vai receber 45% do reforço de verbas anunciado pelo Governo para os concursos do Programa de Apoio Sustentado de candidaturas artísticas consideradas elegíveis.
Ministério da Cultura

Ministro "não deixará cair estruturas" importantes

Luís Filipe Castro Mendes garantiu que o Ministério da Cultura "não deixará cair estruturas" importantes. Ministro da Cultura disse estar aberto a "repensar o modelo" de apoio.
Arte

Associação exige apoios às artes performativas

A Performart, em carta enviada a António Costa, apela à "reposição imediata dos montantes de 2009 para o apoio às artes" e pede esclarecimentos sobre o reforço de 1,5 milhões anunciado.
Cultura

Opart. Trabalhadores em protesto esta terça-feira

Os trabalhadores da Opart vão manifestar-se esta terça-feira em frente ao Ministério da Cultura, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, enquanto decorre uma audiência dos sindicatos do setor com a tutela.
Casa da Música

Casa da Música. José Pena do Amaral será reeleito

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse esta sexta-feira que José Pena do Amaral, cujo mandato como presidente na Casa da Música cessou em 2017, vai ser reeleito para o cargo.
Monumentos

Palácio de Mafra. Obras nos sinos autorizadas

Os ministérios da Cultura e das Finanças autorizaram um gasto de 1,5 milhões de euros entre 2018 e 2019 nas obras de requalificação dos sinos do Palácio de Mafra.
Joan Miró

Joan Miró em Itália é "ato de internacionalização"

O ministro da Cultura considera que a exposição da Coleção Joan Miró em Itália é "um ato de internacionalização". "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose" foi inaugurada esta sexta-feira.
Património da Humanidade

Mértola "merece" ser Património da Humanidade

1.292
O ministro da Cultura defendeu que a vila de Mértola "merece" ser Património da Humanidade. Luís Filipe Castro Mendes está confiante na classificação da UNESCO.
Arquitetura

Ministro destaca obra de Hestnes Ferreira

O ministro da Cultura destacou a obra deixada pelo arquiteto Raúl Hestnes Ferreira, que morreu no domingo, aos 86 anos. Luís Filipe de Castro Mendes realçou o "autor de vasta obra pública e privada".
Comunicação Social

Governo vai analisar precários na Lusa e na RTP

O ministro da Cultura admitiu a possibilidade do Governo avançar com concursos para dois novos canais privados de televisão. O Executivo vai também analisar a situação dos precários na Lusa e na RTP.
Ministério da Cultura

João Soares e Canavilhas na gestão da Lusa

1.476
Deputados são as duas hipóteses encaradas como mais prováveis para suceder a Teresa Marques na administração da agência de notícias. Ao Público, ex-ministros não confirmam cenário.
Cultura

Ministério da Cultura e SPA chegam a acordo

Há acordo quanto à Lei das Entidades de Gestão Coletiva. A SPA contestava a possibilidade de qualquer pessoa poder representar um cooperador em atos da cooperativa.
Jornalismo

'Fake news' combatem-se com "notícias verdadeiras"

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que a produção de "mais notícias verdadeiras" são "a melhor maneira de combater as notícias falsas".
Serralves

Ministro da Cultura elogia Fundação Serralves

Luís Filipe Castro Mendes destacou o papel da Fundação Serralves na cultura portuguesa. O ministro garantiu ainda que a instituição pode "contar com o Estado e com este Governo".
Banda Desenhada

BD. O autor que morreu à espera de uma bolsa

838
O ministro demorou apenas dois dias a emitir nota de pesar pela morte de Fernando Relvas, mas o autor de BD tinha passado mais de dois anos à espera de uma bolsa pedida ao ministério da Cultura.
Ministério da Cultura

Cultura aumenta o preço de eventos em monumentos

138
O ministro da Cultura considera que três mil euros cobrados para um jantar no Panteão são "um absurdo", disse ao Expresso. Jerónimos e Mosteiro da Batalha ficarão inacessíveis.
Ministério da Cultura

Património justifica veto a evento de Rui Moreira

356
Rui Moreira queria apresentar livro no Soares dos Reis, mas foi impedido pela Direção do Património. Autarca falou em censura e ameaçou com tribunais. DGPC contraria o autarca e mantém a argumentação.
Património Cultural

Saiba que monumentos pode alugar (e quanto custa)

198
Jantar na Sala do Baluarte da Torre de Belém? 7.500 euros. Há dezenas de monumentos disponíveis. Mas o Governo vai restringir "fortemente" o aluguer após o polémico jantar no Panteão.
Porto

Rui Moreira acusa Direção do Património de censura

811
A Direção-Geral do Património Cultural impediu Rui Moreira de apresentar um livro no Museu Soares dos Reis. Autarca diz-se alvo de censura, fala em "veto político" e admite avançar para os tribunais.
Cultura

Parceria com Google põe património "a céu aberto"

A parceria entre o Ministério da Cultura com a Google Culture & Arts coloca as coleções do património nacional no "maior museu a céu aberto", disse o subdiretor-geral do Património David Santos.
Cultura

Cultura. Ministro quer novo instituto público

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou esta terça-feira que quer criar um instituto público para os museus e monumentos, porque a atual DGPC é "uma estrutura disforme".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)